Ver Versão Completa : suspensão f100 off road
F100 corrente
14/09/2014, 23:33
ola pessoal, sou novo no fórum,mas sempre acompanho as perguntas e respostas, comprei uma f100 73 para restaurar e deixar suspensão off road, algum tem fotos ou idéias de como alterar suspensão da dianteira e traseira?
BrunoDallanora2013
15/09/2014, 10:00
ola pessoal, sou novo no fórum,mas sempre acompanho as perguntas e respostas, comprei uma f100 73 para restaurar e deixar suspensão off road, algum tem fotos ou idéias de como alterar suspensão da dianteira e traseira?
acho que pode partir para eixo reto na frente ! algo da rural ou eixos de f250 4x4 ! ou o articulado da f1000 4x4 !
F100, tens que ver qual o teu objetivo, se é transforma-la em 4x4 ou simplesmente levantá-la. Se for partir para o 4x4 a idéia mais prática e barata seria a aplicação do eixo dianteiro da rural ou então em uma alternativa mais cara e técnica utilizar-se do trem dianteiro da F1000 4x4 que dará um pouco mais de trabalho e custo. Já se for manter 4x2 com a suspensão twin i beam o ideal é refazer os pontos de fixação da suspensão maiores e descer o conjunto todo para manter o funcionamento e acerto de geometria. Se simplesmente calçar as molas alterará a cambagem de forma considerável e os eixos e tirantes irão funcionar de maneira forçada aumentando o desgaste das buchas prematuramente. Outra alternativa é inovar com uma suspensão four link realizando um projeto exclusivo. Entre em sites gringos procurando por F100 de 1967 até 1972 e irás te surpreender com as coisas que tem e fazem por lá. Ford abraço.
Um eixo de rural aguentaria o peso de uma F100, ele seria ligado aos pontos de fixação da suspensão twin i beam, como se resolveria a questão do oeixo da rural ser quase 20 cm maus estreito que o da f 100?
Gostei desta ideia F 100 4x4 a partir de eixo Rural .
Rodrigo Baratti
16/09/2014, 20:09
Olha esse tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/38493-f-100-62-4x4.html
[]'s
BrunoDallanora2013
16/09/2014, 20:52
tem fotos da f100? é daquelasdo capo grandão ? e farois redondos paramas enormes ? aquelas ja vi muitas rebaixadas mas 4x4 nunca vi seria bemm legal !
acho que um sistema bem bruto e forte seria o chassi completo da f250 4x4 usando só a carroceria da f100 e alguns componentes como o motor se for v8 !
ja pensou em qual caixa de transferencia usar ?
Rodrigo Baratti
17/09/2014, 05:50
O cara perguntou e desapareceu!
F100 corrente
17/09/2014, 22:54
Olá pessoal, não desapareci, é que está corrido o serviço e não deu pra olhar as respostas, mas estou grato desde já. o que eu pretendo é futuramente adaptar a mecânica da f250, desde motor, caixa e diferencial e levantar a suspensão deixando off road, sonho mesmo era que fosse 4x4, mas tenho dúvidas sobre os tramites de documentação, algum sabe me informar se é muito burocrático passar 4x4 no documento? e se a mecânica da f250 seria a mais correta para essa adaptação?
A questão do documento se faz necessário primeiramente dirigir-se ao órgão do Detran da tua cidade e solicitar uma autorização para alteração de característica, fazer as modificações, ir até um órgão do Inmetro e realizar a inspeção para obter o certificado de segurança veicular. De posse do CSV deverá novamente ir ao Detran apresentar o CSV e fazer nova vistoria no veículo para então constar no prontuário do mesmo tal alteração. Lembre-se que isto vale para a transformação em 4x4 ou até mesmo colocar a lataria sobre o chassi da F250 passando inclusive até por uma troca de motor.
BrunoDallanora2013
18/09/2014, 20:51
A questão do documento se faz necessário primeiramente dirigir-se ao órgão do Detran da tua cidade e solicitar uma autorização para alteração de característica, fazer as modificações, ir até um órgão do Inmetro e realizar a inspeção para obter o certificado de segurança veicular. De posse do CSV deverá novamente ir ao Detran apresentar o CSV e fazer nova vistoria no veículo para então constar no prontuário do mesmo tal alteração. Lembre-se que isto vale para a transformação em 4x4 ou até mesmo colocar a lataria sobre o chassi da F250 passando inclusive até por uma troca de motor.
no caso de um chassi de f250 , sabe que a f250 tm que ter carteira C as 4x4 ou 4x2 com maxpower , send assim se colocar a carroceria da f100 nos documentos fica como f100 com carteira B ou carteira C para dirigir ?
Vai depender do PBT dela e como o registrador vai denominá-la, F100 1973 modificada para 4x4 e alterada para motor diesel. Lembrando que o CTB preve que a troca de motores de gasolina para diesel só pode ser feito em picapes com capacidade de carga de uma tonelada para cima ou então qualquer veículo 4x4 independentemente da sua capacidade de carga. Aliado a isto existe uma resolução do Denatran (não lembro o numero), mas que determina que as alterações de motores não poderão exceder 10% de sua potencia original. Agora no segundo caso poderá ocorrer o seguinte, que inclusive acho mais simples, fazendo o tramite do CRV pedindo para alterar a F250 para a modificação de sua lataria colocando toda a carroceria da F100 sobre o chassi da F250 onde constará no documento algo como Ford F250 modificada para F100. Em resumo, o que vai valer será o numero do chassi que irá ser documentado trazendo consigo as caracteristicas originais e as alterações pretendidas. No que se refere a habilitação, se exceder o PBT de 3500kg terá de ser no minimo categotia C aliado ao fato que acima desta capacidade provavelmente constará no documento como caminhão como acontece com a Dodge Ram. Espero ter respondido a contento, Ford abraço.
BrunoDallanora2013
18/09/2014, 22:17
Vai depender do PBT dela e como o registrador vai denominá-la, F100 1973 modificada para 4x4 e alterada para motor diesel. Lembrando que o CTB preve que a troca de motores de gasolina para diesel só pode ser feito em picapes com capacidade de carga de uma tonelada para cima ou então qualquer veículo 4x4 independentemente da sua capacidade de carga. Aliado a isto existe uma resolução do Denatran (não lembro o numero), mas que determina que as alterações de motores não poderão exceder 10% de sua potencia original. Agora no segundo caso poderá ocorrer o seguinte, que inclusive acho mais simples, fazendo o tramite do CRV pedindo para alterar a F250 para a modificação de sua lataria colocando toda a carroceria da F100 sobre o chassi da F250 onde constará no documento algo como Ford F250 modificada para F100. Em resumo, o que vai valer será o numero do chassi que irá ser documentado trazendo consigo as caracteristicas originais e as alterações pretendidas. No que se refere a habilitação, se exceder o PBT de 3500kg terá de ser no minimo categotia C aliado ao fato que acima desta capacidade provavelmente constará no documento como caminhão como acontece com a Dodge Ram. Espero ter respondido a contento, Ford abraço.
bem explicado ! valeu
F100 corrente
19/09/2014, 00:09
Bem esclarecido... essa f100 já está no diesel e no documento penso que seja mais simples ?
Rodrigo Baratti
19/09/2014, 07:16
Com certeza, basta colocar o 4x4.
Embora, na prática, não sei se teria tanto problema deixar ela 4x4 e no doc 4x2.
Tomara que eu tenha esse problema em breve!
[]'s
Por favor alguém saberia dizer se é possível instalar eixos dianteiro quanto traseiro e ainda caixa de tração de Explorer em f100 ou F1000?
Tendo em vista que é instalado eixo de rural em F100.
BrunoDallanora2013
29/09/2014, 21:04
Por favor alguém saberia dizer se é possível instalar eixos dianteiro quanto traseiro e ainda caixa de tração de Explorer em f100 ou F1000?
te refere a caixa de transferencia? isto ? se for usa a mesma da f1000 4x4 a borg varner 1356 ou se se refere ao cambio usa uma eaton fs2305f ou a ZF se o motor for gasolina ai não sei informar quanto ao cambio
Rodrigo Baratti
30/09/2014, 07:55
Eu entendi a pergunta diferente do Bruno.
Vc quer usar toda a mecânica da Explorer na F100, é isso?
Se for primeiro verifique a bitola para ver se cabe na largura, se der certo o eixo traseiro não tem problema, já o dianteiro tem que verificar a dificuldade de adaptar toda a suspensão da Explorer, nesse caso pode ser mais fácil aproveitar a parte da frente do chassi da Explorer.
Acho que era isso.
[]'s