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Ver Versão Completa : Como evitar que sua Bomba Injetora seja destruída por Baixa Lubricidade do Óleo Diese



franzlana
14/09/2014, 22:43
E aí pessoal.

Quando trabalhava com manutenção de frota, já mandei várias Bombas Injetoras para manutenção e o laudo foi Baixa Lubricidade do Diesel. Verificamos na época a presença de uma "pasta viscosa" dentro dos tanques de combustível, principalmente os de plástico, não sei porque nestes a pasta muitas vezes criava uma bola, do tamanho de uma bola de sinuca. Na época o abastecimento era através de tanques próprios abastecidos com diesel BR e havia todo controle de qualidade no sistema de armazenamento e abastecimento conforme normas da BR.
Criei este tópico porque além da água no diesel que penetra nas Bombas e acaba com as partes moveis porque água não é boa lubrificante, temos também esta perda de lubrificação do Diesel quando ele perde o lubrificante, que me parece ficar retido nesta pasta viscosa que se deposita no tanque.
Esta semana fui limpar o tanque de diesel do Engesa em função de estar fazendo uma reforma geral e verifiquei que o meu tanque está revestido com esta gosma viscosa.Tem mais de 5 mm desta "graxa" no fundo e laterais do tanque.
Quando parei o Engesa para reforma a 1 ano atras ele estava com o tanque cheio (130 litros) e pela recomendação dos fabricantes de diesel ele deve ser usado em no máximo 3 meses.
Vou lavar o tanque, revesti-lo com resina e montar mangueiras novas. A bomba alimentadora do MWM 6cil é nova, o filtro é novo e original MWM.A B Injetora foi revisada e os bicos são novos. A pergunta é: O que podemos fazer para garantir que a BI receba o diesel com a qualidade ideal sempre? Instalar mais filtros? Quais? Usar aditivos? Quais? Outra ideia?
Não adianta pensar em usar o diesel S10 pois tem exatamente menos enxofre que é o lubrificante do diesel. As BI mecânicas não foram projetadas para trabalhar com o S10.Tem gente usando mas a bomba vai perder vida útil.
O Arla 32 que se adiciona ao S10 é uma mistura de 32,5% de ureia purificada em 67,5% de água desmineralizada e tem a função de gerar menor emissão de CO na atmosfera. Como a maioria dos Engesas meu motor tem injeção mecânica que aliás foi uma das minhas preocupações em preservar quando defini o motor a usar.
A BI está regulada e os bicos novos, então minha preocupação é preservar BI e Bicos e gostaria de saber o que cada um tem feito e se voces também já observaram esta pasta viscosa nos tanques das suas viaturas.
Alguém tem feito uso de algum aditivo para evitar a geração desta pasta viscosa no diesel?

ivancgbsb
15/09/2014, 07:13
O Arla 32 que se adiciona ao S10
Ops !!!
Acho que não !!!!.
O único jeito de melhorar a lubrificação da Bi é colocando algum aditivo.

Walter da Camper
15/09/2014, 08:04
Franzlana, vou dar uma resumida no que eu estudei sobre o assunto.

O Arla32 não é adicionado ao diesel-S10, ele abastece um recipiente à parte nos caminhões e é pulverizado no cano de escapamento, onde tem um tipo de catalizador que o faz reagir com os poluentes.

Quanto à questão da lubricidade, o menor teor de enxofre realmente a faz diminuir, mas a adição de uma porcentagem biodiesel é capaz de recuperar essa lubricidade perdida. No início não acreditei nesse papo do governo, mas depois de pesquisar na net, encontrei algumas experiências feitas como tese de mestrado e doutorado, portanto sem a participação do governo ou da BR, onde se constatou que a adição de 2% de biodiesel é suficiente para repor a lubricidade de volta ao padrão do S-500. Misturas cima de 2% pouco alteram o resultado obtido com esse percentual.

Ocorre que nem tudo são flores. A maioria das bombas rotativas foi feita para trabalhar com S-1800, por isso até o S-500 é pouco lubrificante para elas. Isso talvez explique o fato das bombas antigamente durarem muito mais que hoje. Eu lí em algum lugar, que na Europa houve grande incidência de desgaste nas BI quando reduziram o teor de enxofre para 500 ppm.

Assim como outros colegas, eu prefiro usar o S-500 e adicionar 0,5% de óleo lubrificante comum. Tem gente que adiciona acima de 1%, mas com a experiência que tenho com motores de moto 2T, em que 2 a 4% de óleo na gasolina é suficiente para lubrificar pistão, biela, virabrequim e rolamentos em alta rotação e temperatura, considerando que a gasolina é um solvente para o óleo, então chego à conclusão que 0,5% é suficiente para melhorar consideravelmente a lubricidade do diesel.

Walter da Camper
15/09/2014, 08:17
Taí uma tese de mestrado para quem tem paciência de ler trabalhos científicos de engenharia.

Estudo da correlação das propriedades do diesel, biodiesel e suas blendas com a lubricidade (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/70940)

Carlo Pecca
15/09/2014, 08:34
Bom dia pessoal,
na minha Band motor OM364, quando não encontro o diesel comum e tenho que colocar o S10, ponho 50ml de Max Diesel da Bardahl em 45 lt. Limpei resentemente o meu tangue que é de plástico e tirei muita borra. Realmente parece um ciclete marrom escuro e é duro de se tirar, pois não tenho sistema de esquiço. Foi na base de pet com mangueirinha fina, utilizei o próprio diesel do tangue. A borra e o diesel utilizado larguei em tanque de óleo queimado de um posto próximo a minha residência. Gostei da ideia de colocar óleo de motor para garantir uma melhor lubrificação, só uma pergunta: fumaça muito?

Walter da Camper
15/09/2014, 12:37
Carlo, se utilizar misturas até 1% não há diferença visível de fumaça. Mas no seu caso não precisa ter essa preocupação com lubricidade pois o OM364 (assim como o OM314) tem bomba injetora em linha, cuja lubrificação é feita pelo óleo do cárter (mais um ponto para as Band no quesito resistência). O problema está nas bombas rotativas distribuidoras, em que todas as partes móveis são lubrificadas exclusivamente pelo diesel.

Eduardo Velo
15/09/2014, 14:56
Bom assunto esse heim ...
Coloco 1 bisnaga de oleo 2 tempos mineral a cada abastecida , minha BI deu problema por ter ido terra , qdo tirei pra limpar o tanque um tempo atras tinah pouca goma , essa goma é resultado da mistura de biodiesel no diesel -
Artigos Despoluir - Implicações da adição de 5% de biodiesel na qualidade do óleo diesel (http://www.cntdespoluir.org.br/paginas/Artigos.aspx?n=7)

Temos um problemão nas mãos pra tentar resolver , podem ver pelo artigo acima que os postos tb estão sofrendo com o biodiesel , os aditivos acabam soltando a goma , mas isso até pode piorar a situação pq aí vai pra linha de abastecimento , uma solução seria uma serpentina para aquecer o diesel , aí não teria nenhum problema a goma na linha de abastecimento , como não temos esse recurso por enqto e não tem diesel sem adição de biodiesel , o jeito vai ser usar algum óleo no abastecimento , aditivo a cada 2 abastecimentos ( dependendo do uso ) e fitros tipo Racor ( de vidro ) ; trocar com mais frequência filtros de combustível e evitar abastecer em postos sem bandeira pq água no diesel com biodiesel piora muito mais a situação ...
No meu caso apareceu terra na BI pq coloquei a sucção no tanque por baixo em vez de ser pelo tubo no medidor de nível como veio de fábrica , tinham os filtros da bomba primaria e da BI , mas não seguraram a terra que corroeu toda a BI . Troquei as mangueiras de abastecimento e retorno , os filtros e instalei um filtro Racor na saída do tanque preso na parte interna da cx de roda , para evitar entrada de terra no tanque instalei um filtro de linha comum com passagem de um lado , ainda não verifiquei se está evitando totalmente a entrada de poeira , mas ja andei uns 10.000 km depois que fiz esse serviço e não tive nenhum problema , por incrível que pareça nunca achei água ou terra depois que instalei o Racor , sempre que dreno só sai diesel ...

abs ...

franzlana
15/09/2014, 22:19
Você colocou qual Racor?

Eduardo Velo
15/09/2014, 23:03
Foi desse tipo -
FILTRO COMBUSTIVEL SEPARADOR DE AGUA - Filtros separadores de água (Racor) - Filtros e acessórios (http://www.recopecas.com.br/loja/index.php/default/filtros-e-acessorios/filtros-separadores-de-agua-racor/filtro-combustivel-separador-de-agua-diesel-com-bomba-sem-alarme.html)

A parte de baixo é um pouco diferente , é mais longo o bico de drenagem , mas o elemento e o suporte são iguais ...

solanocardia
16/09/2014, 11:04
Tenho utilizado o S-10 e adiciono um otimizador de combustível que tem ação bactericida, para evitar a formação de borra que se dá pela proliferação de micro-organismos no tanque. Evita a deterioração do biodiesel e mantém a sua capacidade de lubrificação. Além de ser dispersante de água. Bom, é o que o fabricante diz.
É o fim da picada o consumidor ter que se preocupar com isso!

sallespickup
05/10/2014, 11:34
eu uso 1 litro de oleo de motor a cada abastecimento, tanque de 88 l

franzlana
07/10/2014, 15:02
Já me falaram desta possibilidade,mas veja só: 1 L óleo = R$10,00 (suficiente para rodar 900 km). Vamos arredondar para 1000 km. Quando sua bomba tiver rodado 300.000 você terá gasto R$3.000,00. Dá pra retificar a bomba e sobra muito capilé. Sem falar que R$ 10,00 dá pra comprar 5L de diesel. Quero garantir que o diesel funcione sem aditivos,pois estes representam custo.

Walter da Camper
08/10/2014, 10:26
Embora os números frios sejam contrários ao prolongamento da vida útil da BI com a aditivação por óleo, eu acrescentaria outros fatores de natureza filosófica:

1-Paz de espírito: Satisfação pessoal de fazer aumentar a vida útil de um compontente tão importante. Geralmente quem é adepto do diesel mecânico se orgulha da durabilidade e confiabiliade do equipamento escolhido.

2-Menor número de intervenções ao longo do tempo = menor risco de danos por imperícia de prestadores de serviços cada vez menos confiáveis.

3-Há o risco de no futuro não existirem mais peças de reposição com qualidade compatível com as originais. Isso já vem acontecendo com os veículos carburados, em que é comum abrir um carburador velho e constatar que vale mais a pena reaproveitar uma boia de latão fabricada em 196X do que usar a de plástico que vem no kit de reparo, entre tantos outros exemplos como ausência de platinados decentes... Espero estar errado, mas acho que esse fenômeno tende a acontecer com as BI's mecânicas nos próximos anos.

Abraços filosóficos pessimistas...

JRoberto
08/10/2014, 16:40
X2!
Pra quem pretende ficar com a viatura por muito tempo, a receita é essa mesmo.

solanocardia
09/10/2014, 07:47
Embora os números frios sejam contrários ao prolongamento da vida útil da BI com a aditivação por óleo, eu acrescentaria outros fatores de natureza filosófica:

1-Paz de espírito: Satisfação pessoal de fazer aumentar a vida útil de um compontente tão importante. Geralmente quem é adepto do diesel mecânico se orgulha da durabilidade e confiabiliade do equipamento escolhido.

2-Menor número de intervenções ao longo do tempo = menor risco de danos por imperícia de prestadores de serviços cada vez menos confiáveis.

3-Há o risco de no futuro não existirem mais peças de reposição com qualidade compatível com as originais. Isso já vem acontecendo com os veículos carburados, em que é comum abrir um carburador velho e constatar que vale mais a pena reaproveitar uma boia de latão fabricada em 196X do que usar a de plástico que vem no kit de reparo, entre tantos outros exemplos como ausência de platinados decentes... Espero estar errado, mas acho que esse fenômeno tende a acontecer com as BI's mecânicas nos próximos anos.

Abraços filosóficos pessimistas...

Walter, qual óleo lubrificante vc tem colocado?

Walter da Camper
09/10/2014, 10:54
Óleo comum de motor (20W40 ou 20W50) o mais barato que encontro, ou o próprio Extra Turbo que uso no carter.

A proporção que uso é meio litro por abastecimento (em média 60 lts).


Walter, qual óleo lubrificante vc tem colocado?

solanocardia
09/10/2014, 18:27
Óleo comum de motor (20W40 ou 20W50) o mais barato que encontro, ou o próprio Extra Turbo que uso no carter.

A proporção que uso é meio litro por abastecimento (em média 60 lts).

OK Walter, obrigado! Vou passar a usar também já que pretendo ficar com a viatura por um bom tempo.

sallespickup
09/10/2014, 20:19
Franz sua conta tem um errinho, pois se o diesel não lubrificar como se deve, a bomba não vai durar nem a pau 300 mil, com 90 a 100 mil vai pro prego, então o gasto com o oleo de motor pra mim parece ser um lucro alem de compartilhar das ideias do Walter

JOÃO R.
11/10/2014, 00:04
Salles x2...
tambem uso 1 litro de óleo em abastecimentos intercalados...

rub
12/10/2014, 22:09
Amigos,

Estou acompanhando este tópico, porque também quero ficar com a minha viatura por muito tempo.
Porém tenho as dúvidas abaixo e gostaria de ajuda para as respostas antes de começar a usar óleo de motor misturado com o óleo diesel. Alguém poderia responder?

- O óleo de motor (20W40 ou 20W50), aumenta o nível de emissão de fumaça (preta)?
- Com o uso do óleo de motor no óleo diesel, poderá reduzir a vida útil do filtro de combustível?
- O óleo poderá deixar as válvulas do cabeçote, bicos injetores, pistões e escapamento, carbonizados?
- Na ausência do óleo 20w40 ou 20w50, posso usar óleo sintético tipo: 0W30 ou outro parecido?

Agradeço pela ajuda nas respostas,

Rubens

Leonardo Raffi
12/10/2014, 22:37
e o óleo 2T????? alguém tem experiência...

JOÃO R.
12/10/2014, 23:48
Respondendo suas perguntas baseado na minha experiência...
1- uso 15w40 e aumenta sim a fumaça, só que branca...
2- não... Mas troco meus filtros com menos tempo por causa do meu tanque que solta muito ferrugem...
3- não sei, não desmontei ainda...
4- não sei.

aguardando as respostas dos amigos....

tiorico
13/10/2014, 08:17
Começando a acompanhar o tópico...

Vou passar a adicionar óleo nas abastecidas tb.

Faz tempo que vi reportagem sobre esses filtros e estava pensando em colocar na Camper...

Alguém já usa ou tem opinião sobre os mesmos?
Purifilt - Purificadores e Filtros de Combustíveis - Diesel / Biodiesel - Linha Automotiva - P 450 R (http://www.purifilt.com.br/produto/diesel-biodiesel/linha-automotiva/p-450-r)

https://www.youtube.com/watch?v=L2yvZpoguP8

https://www.youtube.com/watch?v=lIcaxLLJqNE

Esse foi o roçamento que fiz em junho/2014
Purificador P 450 R Completo. Atende motores até 250 CV de potência.............. R$ 767,55
Refil(50mil KM) para modelo P 450 é de: R$ 186,13

solanocardia
13/10/2014, 09:05
Começando a acompanhar o tópico...

Vou passar a adicionar óleo nas abastecidas tb.

Faz tempo que vi reportagem sobre esses filtros e estava pensando em colocar na Camper...

Alguém já usa ou tem opinião sobre os mesmos?
Purifilt - Purificadores e Filtros de Combustíveis - Diesel / Biodiesel - Linha Automotiva - P 450 R (http://www.purifilt.com.br/produto/diesel-biodiesel/linha-automotiva/p-450-r)

https://www.youtube.com/watch?v=L2yvZpoguP8

https://www.youtube.com/watch?v=lIcaxLLJqNE

Esse foi o roçamento que fiz em junho/2014
Purificador P 450 R Completo. Atende motores até 250 CV de potência.............. R$ 767,55
Refil(50mil KM) para modelo P 450 é de: R$ 186,13

Também pretendo instalar um filtro separador, mas agora fiquei na dúvida pois pretendia instalar o Racor.

Walter da Camper
13/10/2014, 10:02
Salvo engano, a diferença entre o óleo de carter e o 2T é que o segundo possui aditivos para homogenizar sua mistura com a gasolina, além de corante para saber se a gasolina que está num galão já recebeu óleo 2T.
Ambos, se usados em baixas concentrações (até 1%) não causam fumaça visivel. A mesma regra deve valer para carbonização, pois as motos 2T usam em média 4% e demoram para carbonizar. Deve-se ainda considerar que o motor diesel tem mais capacidade de queimar totalmente o óleo do que o motor otto, devido à taxa de compressão.
Quanto ao filtro não sei responder, pois troco em média com 5000 Km.
Sei que existe óleo 2T sintético, mas eu não misturaria óleo sintético com o diesel que é mineral.

Para quem tem ferrugem no tanque, uma solução interessante é instalar um filtro comum de gasolina/alcool antes do filtro de diesel. Custa 5,00 e pode ser trocado com bastante frequencia, evitando que as partículas chegem ao filtro principal.


Amigos,

Estou acompanhando este tópico, porque também quero ficar com a minha viatura por muito tempo.
Porém tenho as dúvidas abaixo e gostaria de ajuda para as respostas antes de começar a usar óleo de motor misturado com o óleo diesel. Alguém poderia responder?

- O óleo de motor (20W40 ou 20W50), aumenta o nível de emissão de fumaça (preta)?
- Com o uso do óleo de motor no óleo diesel, poderá reduzir a vida útil do filtro de combustível?
- O óleo poderá deixar as válvulas do cabeçote, bicos injetores, pistões e escapamento, carbonizados?
- Na ausência do óleo 20w40 ou 20w50, posso usar óleo sintético tipo: 0W30 ou outro parecido?

Agradeço pela ajuda nas respostas,

Rubens