PDA

Ver Versão Completa : ADITIVO BOOSTER PARA MOTORES A DIESEL



FERNANDO NB
12/01/2006, 07:18
QUANDO SAIO DA GARAGEM COM O CARRO AINDA FRIO E PEGO UMA SUBIDINHA COM A MINHA HILUX SRV/AT NOTO UM BARULHO ESTRANHO QUE DEPOIS DESEPARECE.
E SABIDO QUE O DIESEL BRASILEIRO TEM 42 DE CETANO ,E NO MANUAL DA TOYOTA RECOMENDA-SE DIESEL COM NUMERO DE CETANAS 50 OU + ALTO.

ALGUEM JA USOU O ADITIVO BARDAHL POWER DIESEL QUE PROMETE ALMENTAR O NR DE CETANAS???
SERA QUE E RECOMENDADO USAR TAL ADIDIVO???

GRATO FERNANDO

Luca
13/01/2006, 00:07
Sim, conheço e é duca. Recomendo :concordo: Dá uma olhada neste post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12370&highlight=bardhal . Já te aviso que num tem nada a ver com barulho nenhum do motor. Mas que melhora o desempenho, a isso lá melhora.
Abraço

andrecneto
13/01/2006, 18:38
Luca,

Você usa sempre?

No posto que abasteço, o frentista vive me falando pra colocar...estou pensando em usar em um tanque para ver.

Tem noção da melhora (%)?

abraços,
andré

dero
13/01/2006, 19:43
Isso muito me interessa

Leocls
13/01/2006, 23:22
Quem já usa diesel aditivado será que pode usar esse aditivo?

Luca
14/01/2006, 21:54
Luca, Você usa sempre?
André,
Uso sempre que encontro. É caro, R$ 25,00. Mas vale muito. Prá minha Toya asmática, que num anda nada, dá uma acordada sensível. Em subidas longas fica evidente a melhora. Num dá prá avaliar, mas diria que uns 2% na potência. É só uma pimenta. MAs é bem perceptível. Acho que em motor turbo-diesel não será percebido. Nunca vi em posto em SAMPA. Somente na estrada. Onde você encontra?
Abraço


Quem já usa diesel aditivado será que pode usar esse aditivo?
Sem problema. Uma coisa é "umacoisa", outra coisa é "outracoisa". Aditivo limpa o sistema e a câmara de combustão, se possível. O outro aumenta o poder calorífico do diesel. São calorias a mais na combustão do diesel do seu engenho. Coisa que eu achava que era conto de carochinha. Coisa de milagreiro. Mas funcionou.
Abraço.

Walter L. L. Casitta
14/01/2006, 23:40
Já rodei esse Belo Horizonte atrás desse Power diesel e não encontro de jeito nenhum. Desapontado coloque o Max Power mesmo (pra gasolina). Sabem, né? Quem não tem cão caça com gato.:roll:

Percebi uma pequena melhora no desempenho e uma grande melhora na economia de combustível e pra conferi não coloque nada na abastecida seguinte e tudo normal.

Hoje reabasteci e de novo, mas agora com o octane boost da STP (eu acho que é esse o nome e é mais barato que o Bardahl). Já to achando que ta andando mais, mas isso pode ser um efeito psicológico vou aguardar pra ver qual vai ser a autonomia...

Bom se tivesse mais um corajoso por aqui para também dar o seu relato...

andrecneto
16/01/2006, 10:06
Walter e Luca e amigos,

Eu serei o corajoso, hehehe, só falta achar o produto.

Procurei aqui nos postos mas não achei, vou ver se encontro em algum representante.

Assim que eu achar, vou experimentar e posto aqui minhas impressões.

Pelo que li no site da bardahl, é interessante. Já uso um aditivo deles no óleo do motor e, segundo meu mecânico (que fez 1milhão de km com uma f1000), é o que salva o motor em muitas ocasiões. Disse que a película que o aditivo forma nas peças metálicas é inclusive muito difícil de tirar qdo se quer lavar a peça.

grande abraço,
andré

Luca
16/01/2006, 18:58
Desapontado coloque o Max Power mesmo (pra gasolina). Sabem, né? Quem não tem cão caça com gato.
Walter, meu amigo, vai nessa não. Quem caça com gato morre de fome ou vira comida. Não se brinca com motor diesel. A menos que você saiba exatamente o que está colocando no tanque. Eu não sei o que tem neste Max Power prá gasolina. Talvez não aguente a alta compressão dos motores diesel, em longos períodos, e comece a detonar. Há chance de você causar prejuízo permanente no motor do seu carro.
Ligue prá Bardhal e pergunte quem é o distribuidor. Vale a pena.

Abraço.

Walter L. L. Casitta
16/01/2006, 19:18
Sinceramente Luca,
Não estou preocupado com isso. O motor diesel resiste bem e como não percebi nada de anormal no funcionamento do motor até agora, não acredito que isso possa trazer algum problema em curto prazo. A menos que alguém com embasamento técnico venham dizer o contrário não tenho motivos pra o abortar o teste.
Até lá então deixa em fazer as minhas experiências malucas por aqui. :mrgreen:

Pequeno jr
16/01/2006, 19:34
Qdo achei esse forum ... a quase um ano atras ... olhava as msgs do Walter e so falava assim .. esse camarada ai ta parecendo o Prof. pardal.

Agora to vendo q ele não parece nada ... ele é sim !!
:mrgreen: :mrgreen:

Walter L. L. Casitta
16/01/2006, 21:26
Pequeno,

Por falar em experiências malucas, lembro que Edintruder disse que às vezes mistura um pouco óleo lubrificante no diesel e dava pra Ranger beber para lubrificar bomba injetora. Lembro que na é poça não achei aquilo uma boa idéia e acho que até cheguei a fazer algum comentário. Não lembro bem se fiz. Desculpas Edin. se for o caso.:parede:

Depois, pensando melhor: Quase todo tipo de óleo pode ser usado como combustível nos motores diesel.:pensativo:
Então numa das trocas de óleo do motor da minha Ranger, pedi ao frentista que queria levar o óleo que seria tirado. O cara muito atencioso catou dois galões vazios de 5L e drenou o óleo do motor pra dentro dos galões. Encheu um e o restante no outro (pouco mais de 6 Litros).

Terminado o serviço, corri ansioso pra chegar em casa e lá no cantinho da garagem, virei todo aquele óleo usado goela adentro do tanque misturando com os 20 e poucos litro de diesel que credito que tinha lá. Virei a chave e fui surpreendido com marcador de combustível marcando quase um quarto a mais de combustível. Ôba, combustível grátis! :dance: Foi o que pensei na hora e ao tempo preocupado por ter exagerado na dose.:putz:

O final da historia foi totalmente sem graça. A Ranger andou normal com aquele óleo com se fosse só diesel. Não percebi nenhum barulho ou fumaça diferente. A única coisa foi que consegui andar pelo menos 50Km a mais do que ando normalmente com um tanque cheio.

Crianças, não façam isso em casa. :concordo:

Daniel Castanho
17/01/2006, 13:11
Tenho uma L200 2003 de 87hp (também asmática) e quando coloquei o aditivo da STP (um preto) o carro ficou muito mais solto, principalmente em subidas. O mais surpreendente foi que depois que terminou este tanque ela continuou solta. Acho que o sistema estava sujo e o aditivo limpou tudo.
Quanto a STP x Bardal, tenho ouvido falar que a STP está melhor. Meu mecânico disse que a Bardal está meio "atrasada no tempo"... não sei se confere.
Quanto ao óleo, ouvi dizer que os caras que trabalham com Van Diesel usam óleo de moto (2T ou 4T não me lembro). Eu ainda não tive coragem de colocar e não sei o resultado. Parece que isso manteria o sistema limpo e lubrificado, o que não acontece se usar querosene.
Na minha opinião, acho que o melhor mesmo é usar um aditivo tipo STP de tempos em tempos.
()s
Daniel

Walter L. L. Casitta
17/01/2006, 14:34
Hummm!
Óleo 2T. Boa idéia... :mrgreen:

Pequeno jr
17/01/2006, 14:37
QUal dos produtos da Stp vcs estão falando?

Produto 1 - http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=9

Produto 2 - http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=10

Produto 3 - http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=31

Walter L. L. Casitta
17/01/2006, 14:50
Foi esse mesmo que usei...

dero
17/01/2006, 17:08
Esse aditivo para diesel custa 25,00 ?????? 236ml??

Penso que se for realmente aditivar tem que se procurar uma solução economicamente viável:

-aditivos diesel para motor marítimo (para limpeza de injetores e não para conservação, pq tem 2 tipos), como os tanques marítimos são grandinhos eles costumam ser vendidos em frascos beeeem maiores o que melhora o custo/benefício, as latas são de 1L e 20L. :mrgreen:

Tanto o diesel "estradeiro" qto o marítimo (comercial) são extremamente semelhantes (+-97%), diferindo somente no ponto de fulgor.
:concordo:
Afinal 25,00 são 14 litros de diesel :mrgreen:


valeu

João Pedro
17/01/2006, 18:34
Dero.

Esse ponto de fulgor que vc citou seria o ponto de inflamabilidade?
E assim sendo, poderia ter algum comprometimento com com txs de compressão etc, provocaria eventuais "batidas de pino"?

Walter L. L. Casitta
17/01/2006, 19:20
O Aditivo booster pra diesel é uma coisa inviável custando R$25,00. Mesmo o booster de gasolina da STP, o mesmo que coloquei no tanque custando R$12,00. Esse é o mesmo preço que custa o Bardahl Max Diesel. Alias todas as vezes que troco o óleo ganho 4 frascos desse Max Diesel que é totalmente dispensável, pra quem já abastece com diesel aditivado.

Outra coisa: No meu entender sobre o motor diesel, os problemas de batida de pino ou pré-ignição como nos motores a álcool e gasolina não existe. No motor diesel com injeção mecânica pelo menos, o combustível só é injetado no momento da combustão, portanto durante a compressão só existe ar no cilindro. Isso é bem diferente dos outros motores em que a compressão inicia já com a mistura ar/combustível pronta dentro do cilindro.

Kim
18/01/2006, 00:54
Caros Amigos!
Durante muito tempo trabalhei com lubrificante e combustível.
A questão de se colocar óleo de motor no diesel é a seguinte: Muito usado para motores que estão com baixa compressão, pois "engrossando" o óleo, a partida melhora sensivelmente de manhã e, ajuda depois que o motor esquenta e dilata os anéis.
Colocar óleo "queimado" é loucura, pois está rico em CO-fumaça mesmo, por isso está preto, só serve para colocar em corrente de motorserra e, reciclar (vira óleo de direção hidraulica, óleo 2ª linha e outros mais). Também obstrui os filtros, diminuindo sua vida útil.
Quanto a linha de aditivos:
Pode ser usado em diesel aditivado, não há qualquer problema.
O diesel com o tempo cria um "verniz", que reduz o desempenho do veículo, com o uso do produto, limpa esse material estranho, melhorando a performace e diminuindo o consumo.
Lembre-se cada combustível tem seu aditivo.
A todos, principalmente com motores novos, recomendo o uso do bardhal B 12, onde se prolonga a troca de óleo em o dobro sem medo.
Quero esclarecer que não sou vendedor do produto, a família foi proprietária durante algumas décadas (apartir dos anos 60 até 2003).
Campo de prova:
1 D 20 coquest (desde a 1ª troca de óleo)
1 Trator 7630 Ford 130 cv turbo (desde a 1ª troca)
1 trator 4600 Ford 75 cv ano 77 desde 1980 até hoje +- 20.000 horas sem fazer o motor (isso da km pkrlh)
2 compressores 5 cabeçotes 500 pés (acho)
4 máquina de alta pressão para lavagem de veículos (esguicho)
1 Astra 2004
1 vectra 2001
1 engesa 1987 adquirido no começo do ano e na troca de óleo já foi pro B 12.

Quanto a misturas estranhas, tem muita gente que usa querosene no álcool e no diesel, tanto que em alguns postos de serviços há bomba de querosene.
O carro fica porreta.
Certas pessoas usam Castrol M50 junto com o álcool (óleo para kart de competição-único óleo que mistura com álcool).

É isso ai amigos esse é o relato que posso passar a voces, o uso do aditivo e recomendado, mais não contínuo, usem um tanque sim, + - 2 não, fica muito bom.

Atte,

Gentil Filho.

dero
18/01/2006, 14:09
Dero.

Esse ponto de fulgor que vc citou seria o ponto de inflamabilidade?
E assim sendo, poderia ter algum comprometimento com com txs de compressão etc, provocaria eventuais "batidas de pino"?

Sim, ponto de inflamabilidade, nos marítimos esse requisito é importante pq envolve segurança, dadas as características de estocagem nos porões/tanques, nesse caso é "a menor temperatura que o óleo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de ignição). Para o óleo diesel marítimo o ponto de fulgor é fixado em um valor mínimo de 60°C."
fonte:petrobras distribuidora - www.br.com.br

Ao contrário da gasolina os aditivos diesel nao comprometem nem ocasionam batidas de pino.

valeu

dero
18/01/2006, 14:12
Para um melhor entendimento do tópico devemos conhecer as características e especificações do diesel:


"Óleo diesel automotivo

O óleo diesel automotivo é dividido em subgrupos que permitem sua adequação às necessidades ambientais e dos usuários.

Tem-se os seguintes tipos de diesel automotivo:

· Tipo "B" (máximo 0,35% de enxofre)

O óleo diesel Tipo "D" é utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação e condições climáticas adversas a dispersão dos gases resultantes da combustão do óleo diesel, necessitando de maior controle das emissões. Para as demais regiões do país é utilizado o óleo diesel Tipo "B".

· Tipo "D" (máximo 0,2% de enxofre)

O óleo diesel Tipo "D" é utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação e condições climáticas adversas a dispersão dos gases resultantes da combustão do óleo diesel, necessitando de maior controle das emissões. Para as demais regiões do país é utilizado o óleo diesel Tipo "B".

· Extra Diesel Aditivado

O Extra Diesel Aditivado é um óleo diesel que contém um pacote multifuncional de aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentação de combustível, reduzir o desgaste dos bicos injetores, reduzir a formação de sedimentos e depósitos, proporcionar melhor separação da água eventualmente presente no diesel e conferir maior proteção anticorrosiva a todo o sistema de alimentação.

A utilização continuada do Extra Diesel Aditivado garante uma pulverização mais eficaz do combustível na câmara de combustão, permitindo uma mistura mais homogênea do combustível com o ar, melhorando o rendimento do motor, evitando o desperdício de óleo diesel e reduzindo as emissões, contribuindo para uma melhor qualidade do ar.

A utilização do Extra Diesel Aditivado traz, como conseqüência, a redução da freqüência de manutenção dos componentes do sistema de alimentação e o aumento da vida útil do motor.

· De referência (também chamado diesel padrão)

O chamado óleo diesel de referência é produzido especialmente para as companhias montadoras de veículos a diesel, que o utilizam para a homologação de motores nos ensaios de consumo, desempenho e de emissões."
fonte: petrobras - www.br.com.br

valeu

Fernando César Ximenes
19/01/2006, 12:52
Kim,
A minha L 200 - 2002, está com 152.000 km rodados. Troco o óleo do motor a cada 5.000 km[castrol max turbo guardian 3] e o filtro de óleo lubrificante a cada 10.000 km. Talvez seja um exagero meu fazer essas trocas de óleo na metade da quilometragem recomentada pela fábrica, mas, faço assim devido à alta temperatura ambiente em nossa região. Acho que o óleo se degrada em menos tempo do que numa região de clima mais ameno. O B 12 tu adicionas ao óleo do motor a cada troca? Há tempos, usava-se por aqui o molikote mas ñ é mais encontrado no comércio.

João Pedro
19/01/2006, 21:19
Eu estava pensando exatamente isto, quer dizer, quanto ao uso do óleo usado como combustível. porque, além das características físico-químicas dele já ter sido alteradas, ele estará cheio de partículas de metais do desgaste natural do motor. Como uso contínuo deve causar males bem piores do que simples ônus ao filtro de combustível.
Mas, parace que o Walter é o nosso prof. Pardal mesmo. Se deixar ele põe óleo de peroba, maionese Helmann's, óleo de fígado de bacalhau e o escambau :lol:

Contudo, uma coisa ainda ninguém respondeu e que parece ser bem interessante.
A opção do colega que aventou a hipótese de se usar aditivos para motores marítimos à diesel.
De plano não vejo quais seriam as grandes diferenças, bastaria, em tese e sub censura, examinar se as taxas de compraessão são próximas, pois se for a elasticidade requerida seria a mesma.
Vale conferir.
Quem se arriscará? :dance:

Kim
20/01/2006, 12:51
Caro Fernando!
Quanto a troca de óleo, hoje em dia os detergentes usados nos óleos são de uma excelente qualidade, podendo prosseguir com o recomendado pela fabrica, contudo não deixando de observar sempre o nível; com o uso do B-12 (o adt. que conheço) sei que poderá fazer a troca a cada 15.000, sendo que fará a troca do kit (óleo e filtros).
O molikote que conheço é para câmbio, e recomendo o uso do mesmo, principalmente se for um engesa F I.
A ESSO tem um óleo para motores diesel que é para 80.000 km, só que o preço é muito salgado, é o que uso no mau GM 151 (opala 4cc), troco a cada 30.000. O óleo de motor diesel pode ser usado em carro alc/gaso.
Basta olhar seu API/SF e outras recomendações. A tempos atrás havia óleo para álcool e outro para gasolina, hoje - bicombustível.

Caro João Pedro!
Quanto ao óleo usado, trás danos mesmo, este deve ser usado para proteger palanques, mourões, matar cupim e, reciclar., como combustível é loucura.
O que sei, como escrevi anteriormante, é colocao óleo SAE 40 (novo) no tamque quando o motor esta "cansado", da mais um fôlego nele (paliativo até a retífica).
Quanto ao uso do aditívo marítimo, não conheço a especificação do mesmo, pois moro longe do litoral ou rio.
Bem mais tentando usar a lógica, este deve servir para evitar o surgimento de sedimento de água no tanque, como melhorar a performace do motor, portanto, sendo possível seu uso, venho a recomendar, pois assim aumentaria o espaço entre um dreno e outro do filtro de combustível.
Quanto a usar qualquer coisa no tanque, teria que ter aqeule motor ELKO que funcionava até com óleo de fritura de pastel (lembram).
Sei qua a Valmet colocou no mercado o motor MWM a álcool, conheço um trator assim aqui na minha região, se quiserem posto foto (mesmo motor da F-1000 - frente 4 farois)
Por enquanto é só.

Atte,

Gentil Filho.

João Pedro
20/01/2006, 14:01
Bardahl Marine Super Diesel

Aditivo para diesel de motores náuticos.


VANTAGEM BARDAHL

Bardahl Marine Super Diesel limpa e protege bicos e bombas injetoras. Proporciona características lubrificantes, anticorrosiva e estabilidade ao diesel, além de economizar combustível e reduzir fumaça.


ONDE USAR

Tanque de combustível de motores náuticos a diesel.


MODO DE USAR

A cada abastecimento, adicione o conteúdo de um frasco de 200 mL de Bardahl Marine Super Diesel em tanques de combustível de até 200 litros.
Em tanques de combustível entre 300 a 500 litros adicione o conteúdo de um frasco de 500 mL de Bardahl Marine Super Diesel ou na proporção de 0,1%.


Infelizmente não há no site as especificações técnicas deste aditivo da Bardhal. Não achei no site da STP aditivos específicos para motores mar´timos.

Homero
20/01/2006, 21:12
tive ausente pois estava viajando.Fui para Ushuaia com a Hilux.Sai com 15500 km e retornei com 30200km em22 dias.
Sobre o aditivo power diesel , na minha Hilux ele diminuiu o ruido quando frio, (aquele da subida quando ainda ta frio), melhorou a performance , tenhoa impressão que aumenta a velocidade final , não notei diferença no consumo.
A Bardhal afirma que aumenta o numero de cetano em até 4 , o que daria 46 para o nosso diesel.
O numero de cetano é mais ou menos o inverso do numero de octanas, ou seja quanto maior o numero de cetano menos tempo demora para entrar em combustão depois de injetado, alguns dizem que facilita a combustão , enquanto que quanto maior o numero de octanas mais dificil seria a combustão expontânea(só com compressão).

Então usar um aumentador de octanas deveria ser ruim...

Por outro lado , a especificação da Hilux seria para diesel com 50 ou mais de numero de cetano , que por acaso é a especificação do diesel da Argentina.
Acontece que usando o diesel da Argentina , o ruido quando frio de fato melhorou , o veiculo aparentava um melhor torque(arrancada ) mas a final parecia que piorava assim como o barulho do motor em media até alta rotação.(nada que chegasse a incomodar).Mas a decepção foi o consumo que piorou significativamente.Num topico sobre trilhas on road li que um colega que foi a Argentina com um Bandeirantes que chegava a fazer 12 no brasil , na Argentina mal fez 10.
Comigo , sai de são paulo com o tanque cheio de diesel Petrobras metropolitano (com menos enxofre) que é o que me dá melhor resultado de consumo , performance e ruido e fui encher novamente apos 822 km com 72 litros o que dá 11,3 , normal para meu modo de viajar.Fui por chui onde coloquei o suficiente para chegar a Argentina pois queria esperimentar o diesel de lá alem de mais barato.Fui de Buquebus(barco entre colonia e BA) e cheguei em Buenos aires no fim do segundo dia.
Em BA enchi o tanque e depois de se afastar um pouco , a estrada fica realmente vazia , apesar de 1 pista só ela é muito boa sem ondulações e sem radares...
Ai comecei a andar feito louco e quando precebia estava a mais de 180 .Peguei uma região de muito vento e andando forte , quando fui encher o tanque fez 7,3.
Estava muito quente , o carro se comportava muito bem , mas resolvi manerar e adotei como maxima 160 km/h, ai fez entre 8 e 8,5.Outro trecho que procurei andar como ando no Brasil consegui no máximo 9,5

Então talves usar o octane booster , apesar de teoricamente ir para o lado errado pode dar bom resultado pois posso quase jurar que com o diesel da Argentina o consumo piora apesar dos seus 50 de cetano.A unica duvida é que o relevo é diferente na Argentina e isso pode influir, mas meu sentimento é que consome mais.
O diesel na Argentina eu paguei 1,5 pesos em BA até 1,3 em Ushuaia , ele tem uma consistencia mais de oleo , bem clarinho mas muito fedido, molhei o dedo e ficou fedendo um tempão.Mas barato... gasolina regular em Ushuaia 1,1...

Homero

Walter L. L. Casitta
26/01/2006, 22:32
Pessoal,
Hoje foi a primeira vez que abasteço depois que coloquei o STP Octane Booster (gasolina) no tanque cheio de diesel. Como tinha dito estava esperando por esta ocasião par confirmar ou não a impressão que tinha que isso aumentaria a autonomia.
Aconteceu que nesse último período de 10 dias que foi o necessário pra gastar os 70 litros de diesel, o clima aqui em Belo Horizonte esta sendo o mais quente de que me lembro e estou tendo que usar o AC da Ranger até quando saio a noite. Só pra você terem uma idéia, agora são 22:25 e as crianças daqui do prédio estão tomando um banho na piscina.
Normalmente, uso o AC entre 20 e 30% do tempo que dirijo. Mesmo assim a Ranger fez nesse período, exatos 8,9Km/l. Eu acho que nunca consegui uma marca melhor que essa dentro da cidade mesmo com o AC desligado.
Dessa vez não usarei o STP. Vamos ver no que vai dar...

Pequeno jr
26/01/2006, 23:53
Mesmo assim a Ranger fez nesse período, exatos 8,9Km/l.

Caramba 8,9 ??? ... Walter qual a media antes do seu carro ??

Cara .. a minha tem feito sempre acima dos 10.5km/L e rodo durante o dia inteiro com o ar ligado. A noite aq em Bsb esta da mesma forma e ate a noite não tem jeito ando com o ar ligado. (opa) pera la .. devido a minha esposa(gravidez e agora o pos parto), a ranger ta parada e to andando na Parati 1.0 16v turbo q comprei uns meses atras, mas qdo eu tava rodando tava dando isso q falei.

Q saudade q to do Diesel R$ 1,89 fazendo acima dos 10.5km/L e tinha uma autonomia de uns 850km pra mais; Ja parati a gasolina R$ 2,53 faz 11,5(aproximadamente) e rodo uns 520km (ainda não rodei ate o ponteiro ir la embaixo), mas a media é essa dai.

Edintruder
26/01/2006, 23:54
O que vale calcular é o valor do aditivo somado ao diesel. Será que o $$ extra ainda sai mais em conta junto à redução do consumo ou a redução não chega a compensar o valor do aditivo?

Walter L. L. Casitta
27/01/2006, 00:23
Pequeno,
9Km/L é a média que consigo no transito de BH andando quase sempre com o ar desligado.

Edi,
Isso tudo é só por curiosidade e certamente só pra reduzir o consumo, não vale a pena pagar R$12,00 pelo aditivo. Por outro lado, o que quero mesmo saber é se consigo melhorar o desempenho. Tenho impressão que sim, mas esta sendo um pouco difícil de avaliar e acredito que a redução no consumo pode ser um indicativo seguro de algum aumento na potência. E então por isso poderia até valer a pena em alguns casos...

Aceito sugestões pra testar outros aditivos ou qualquer outra coisa que poderia servir como tal... :twisted:

Péricles
27/01/2006, 16:39
Sobre o teste que Walter fez com o STP Octane Booster, aditivo recomendado para gasolina, questionei a própria STP sobre os efeitos do uso desse aditivo em motores a diesel e ela disse o seguinte:

"Nunca foram feitos testes em laboratório ou em campo para determinar possíveis melhorias ou possíveis falhas que um aditivo para gasolina pudesse gerar em um motor a diesel.
Por este motivo não recomendamos o uso e não podemos responder ao senhor quanto aos efeitos benéficos ou maléficos do produto para gasolina em um motor diesel."

Perguntei isso pra saber se era recomendado apenas para gasolina por ser ruim para o diesel, mas vejo que é porque eles não sabem. Deveriam fazer esse teste, quem sabe não sirva para os dois tipos de combustível, assim estão perdendo alguns consumidores.
Em outra pergunta sobre o uso de aditivos para diesel disseram que "Nenhum aditivo para Diesel de nossa linha pode vir a prejudicar qualquer parte do seu veiculo principalmente provocar desgastes".
O que pode significar que alguns aditivos para gasolina podem vir a causar desgastes. Será?

É um bom questionamento para os Mithbusters.

Elmer_Jeep
28/01/2006, 13:53
Homero, não sei a qualidade(nº de cetano) do diesel aqui da Venezuela mas todos que usam aqui dizem que o consumo aumenta, já aconteceu comigo também.
O diesel de lá parece querosene, branco, fino e quase sem cheiro.

[]'s

Edintruder
29/01/2006, 02:15
Walter, em motores diesel sempre que o consumo cai é sinal de melhor aproveitamento da queima do combustível, pois um volume maior retornou para o tanque, o problema é sentir a melhora do desempenho... Talvez uma garrafa de O2 com uma injeção por válvula elétrica depois do filtro de ar, dê para sentir uma grande ganho de desempenho! Em motores 2 tempos é incrivel como melhora, estou bolando um sistema para uma moto de arrancada de um colega do serviço, mas falta um pistão forjado para suportar.

wagnerf
29/01/2006, 08:52
Pequeno, acho que a diferença de consumo entre a sua Ranger e a do Walter é devido ao relevo de BH.
Aqui o consumo de qualquer carro é maior mesmo, temos a combinação perfeita, muito transito, morros e mais morros, e muito mas muito semafaros, numca vi tantos em outro lugar. Alem dos 33 do Walter, que combinado com BH deve também ajudar a aumentar o consumo nas arrancadas.


Abraços.

JairoM
30/01/2006, 10:51
Acompanhando a conversa, .... ontem passei pelo posto pra abastecer.
Era um ´posto Texaco... perguntei se tinha STP pra motor diesel.... a resposta foi um frasco de STP Diesel Fuel Treatment
Produto 1 - http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=9 (citado pelo Pequeno Jr)

Custou 11.80.... completei o diesel e enchi o tanque. Agora resta esperar o consumo.

No site da STP vi um outro aditivo pra motores diesel.... Diesel Fuel Injector - http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=31

Afinal, de qual aditivo estamos falando, pra melhorar o funcionamento e pra deixar o motor mais " solto" , independente de alterar o consumo?

[ ]s curiosos....

Homero
30/01/2006, 16:01
Alguns aditivos para gasolina agem entre outras coisas diminuindo a tensão superficial.Isso faz com que o a pulverização do combustível resulte em gotículas menores o que ajuda a homogeneisar a mistura , melhorando a queima nos motores a gasolina.Esse mesmo efeito nos diesel creio que também facilitaria a ignição pois particulas menores se aqueceriam mais rapidamente(equivalente a aumentar o n de cetano).
Não sei de fato se isso ocorre realmente.
Um efeito que pode ser ruim para o motor diesel é que diminuindo a tensão superficial dos liquidos , eventual agua no tanque tende a se dissolver no combustível (não se separa) e ai poderia ser prejudicial.Na gasolina isso não atrapalha provavelmente melhora pois homogeinisa o combustível do tanque.

O Edi parece que usa querozene para limpar bicos da sua Ranger , ele relatou que faz mais fumaça.Se faz mais fumaça e anda melhor, pode render mais Km/l.

Homero

Péricles
30/01/2006, 22:02
Não sei se o consumo diminui com o STP Diesel Fuel Treatment mas a STP me propôs o seguinte teste: :idea:

- Utilize um tanque inteiro de seu veiculo com diesel comum.
- Logo após utilize um tanque inteiro do seu veiculo com diesel comum e o aditivo STP Diesel Fuel Treatment.
- Repare na quantidade de fumaça preta com o tanque sem aditivo e depois com o tanque com aditivo.
- Repare também no barulho do motor e em seu desempenho.

Será que nesse caso com o desempenho melhorando, melhora o consumo :?: Só testando pra ver.

Péricles
02/02/2006, 17:03
Estive pensando sobre a experiência de Walter em colocar STP Octane Booster, que é recomendado para motores a gasolina, no seu motor a Diesel.
Não sei dizer com certeza, mas será que a melhora percebida não se deve ao fato de que motores a diesel possuem alta compressão, mais que o dobro de um carro a gasolina? Segundo li no site da Petrobrás, esses aditivos que aumentam a octanagem só têm seus efeitos percebidos, de melhor desempenho, em veículos com alta taxa de compressão, isto é, a partir de 10:1, o que nem todos carros a gasolina têm, mas que é encontrado, se não me engano, em todos os carros a Diesel.
A taxa de compressão da L200 Sport por exemplo é 21.0 e da nova S10 Diesel é 17.8, enquanto que na S10 a gasolina é 9.6.

Beto Lacerda
02/02/2006, 17:32
e adicionar GLP na mistura ?? vi numas revistas gringas kits a venda (p/ RAM , F-250 V-87.3 diesel , etc etc ) que prometem uma redução significativa no consumo e um aumento de torque é potencia .
alguem ja ouviu falar disso ??
[]'s

Walter L. L. Casitta
02/02/2006, 18:17
Péricles,
Isso aí foi o que eu pensei quando resolvi colocar o STP Octane Booster.
Estou esperando o próximo abastecimento pra ver o que vai acontecer. O que posso adiantar é que a fumaça diminui quando uso o STP Octane Booster e tenho a impressão que o ruído do motor também.

murilloaquino
02/02/2006, 20:08
walter...

A qualidade do combustivel nos motores a diesel(n de cetano) influencia no barulho?
abraços

João Pedro
02/02/2006, 20:08
Eu andei usando por uns tempos o aditivo da Bardhal (para diesel), mas não valeu como experiência por que não metodisado com controle etc. Portanto, na época, pouco pude aduzir.

Contudo, recentemente tornei ao uso e senti alguma diferença no desempenho (Powerdiesel), mas é muito caro para compensar o uso que faço da picape.
Agora, nesta troca de óleo, adicionei um aditivo (também da Bardhal) no carter (eu uso como mais freqüência o óleo comum da Texaco) e ao mesmo tempo coloquei um Maxidiesel no tanque.
O engraçado é tanto eu como meu filho, que usamos mais a picape, notamos que ela varia seu desempenho no dia-a-dia, isto sem aditivos.. Cremos que isto seja relacionado à vetusta, mas influente, sigla físico-química de CNTP. Mas, com a adição de aditivos no tanque, pudemos notar uma leve melhora.

Daí, já que montamos aqui um laboratório virtual de professores Pardais, eu e meu filho deliberamos, que nestes próximos 15 dias faremos uma experiência com melhor controle e métodos de avaliação.

Vamos adicionar o frasco como recomendado pelo fabricante - proporção de 01 frasco para cada 100l de diesel.
Como fazemos (quase que invariavelmente) o mesmo percurso, e temos um tipo de guiagem bem parecida, será viável supor que tenhamos uma amostragem "científica". KKK
Anotaremos quantidades em litros e quilômetros em cada abastecimento - sempre usando a trava do tanque - e abastecendo no mesmo posto (que é de nossa confiança.
Procederemos a drenagem do filtro após dois abastecimentos.
Na segunda quinzena faremos todos os mesmos procedimentos, menos adicionar o aditivo.

A coisa, apesar do empirismo, terá como ponto mais fraco a "impressão pessoal", quando o quesito em exame for o desempenho. Mas aí, entra de positivo que temos guiagem parecida e trocamos as mesmas informações.

Quando tudo estiver concluído penso em fazer um gráfico e postar, ou para não complicar postar apenas os resultados numericamente.
Começaremos na próxima segunda (06/02). Eu e ele estamos de férias e isto ajuda.
Lembrem-se! Eu não sou louco! Hoje um aditivo... manhã o mundo :mrgreen: :mrgreen:

Péricles
02/02/2006, 21:04
João Pedro,

Só como sugestão, acho que você deveria mudar a ordem dos testes, primeiro usando o carro sem o aditivo e depois com o aditivo, pois pode ficar algum resíduo do uso do mesmo e você não vai notar a diferença como deveria. Tanto que geralmente os fabricantes de aditivo aconselham usar a cada 2.000 ou 3.000 km, pois nesse período ainda há vestígios do uso do mesmo.

Walter L. L. Casitta
03/02/2006, 00:06
walter...

A qualidade do combustivel nos motores a diesel(n de cetano) influencia no barulho?

Murillo,

Não sei. O que sei é que o barulho do motor da minha Ranger não é sempre o mesmo.

João Pedro
03/02/2006, 00:12
Bem posto Péricles! Vou inverter os procedimentos
Nada como outro cientista louco para ajudar um colega.

Solve et coagula :twisted:

Homero
03/02/2006, 13:11
murilloaquino, Walter L. L. Casitta,


Conversando com um mecanico da Toyota justamente devido ao ruido frio da Hilux ele disse algumas coisas:

A situação ótima para a combustão do diesel é que ele queime a medida que é injetado.Entretanto ocorre um atraso entre a injeção e a queima pois as goticulas devem absorver o calor do ar na camara de combustão até atingir a temperatura para a qual naquela pressão ocorra a combustão.Isso faz com que se acumule uma quantidade de diesel ainda sem queimar na camara e quando a combustão se inicia , devido ao aumento de temperatura e pressão , esse diesel já injetado e não queimado detona , daí o ruido muito parecido com batida de pino .
O numero de cetano é uma medida desse atraso.Existe numero de cetano e indice de cetano que são ligeiramente diferentes , porem significam a mesma coisa(valores são ligeiramente diferentes).Quanto maior o numero de cetano , menor é o atraso para o inicio da combustão e portanto menor quantidade de diesel não queimado se acumula e portanto menor a detonação e teoricamente menor ruido.
Quando o motor está frio , esse ruido costuma ser maior , diminuindo com o aquecimento pois o atraso diminui e isso explica o ruido que o autor desse tópico se referia no primeiro post.
Quem possui motor não turbinado provalvemente nota o ruido de castanhola até rotações mais elevadas , ao passo que os turbinados , ao entrar a turbina esse ruido quase que desaparece pois com a pressão maior a temperatura no final da compressão é maior , fazendo com que o atraso seja muito pequeno e portanto o ruido diminui muito.
Alguem postou(em outro topico) que usou o Bardhal Power diesel (que aumenta o numero de cetano) numa Hilux não turbinada e o resultado em relação a performance foi muito bom .Provalvelmente num motor não turbinado , o efeito deve ser mais sentido pois com o turbo esse atraso deve ser menor e a diminuição provocada pelo aumento do numero de cetano é menos significativo , porem o turbo deve entrar mais cedo com maior numero de cetano.
Quando usei o power diesel o ruido frio diminuiu e a performance melhorou , mas não notei diferença no consumo.
O veiculo se comporta como se estivesse com a ignição adiantada , o que provavelmente é o caso.Isso talves explique o maior ruido em alta que notei usando diesel na Argentina (numero de cetano 50 ou mais).
Ainda sobre ruido , os motores eletronicos com injetores piezoeletricos são mais silenciosos pelo seguinte:
-Maior pressão de injeção resultando em particulas menores e portanto menor atraso da ignição.
-Uso da pre injeção que consiste de uma injeção muito pequena e adiantada que aquece o ar alem de aumentar a pressão para que na injeção principal a ignição ocorra quase sem atraso (queima a medida que entra na camara ) e isso diminui o ruido ,a vibração , o consumo e melhora a performance.
Entretanto quando se pisa mais fundo no acelerador o sistema passa a injeção unica e isso explica porque , como relatado no primeiro post , na subida , tendo que acelerar o ruido aparece.
Com a Hilux nova (e creio também que na Ranger e outras eletronicas) , a 120 km/h(2000 rpm) o ruido do motor na cabine é mais baixo que a maioria dos veiculos a gasolina.


Homero

Walter L. L. Casitta
05/02/2006, 12:37
Pessoal, estou 90% confiante que o STP Octane Booster (gasolina) melhora o consumo de diesel, o desempenho e diminuir a fumaça.
Consegui uma media de 8,9Km/L com ele e agora sem ele, 8Km/L.
Tenho que ir a Sampa agora e vou aproveitar a viagem pra ver o que acontece na estrada. Volto no próximo domingo e relato o que acontecer...

Marvila
22/05/2006, 12:41
Pessoal, estou 90% confiante que o STP Octane Booster (gasolina) melhora o consumo de diesel, o desempenho e diminuir a fumaça.
Consegui uma media de 8,9Km/L com ele e agora sem ele, 8Km/L.
Tenho que ir a Sampa agora e vou aproveitar a viagem pra ver o que acontece na estrada. Volto no próximo domingo e relato o que acontecer...
Walter,
passados esses meses a quanto anda a sua Ranger rodando com o diesel "aditivado" pelo STP Octane Booster ?
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

Walter L. L. Casitta
22/05/2006, 13:02
Depois daquela viagem, estive tão atarefado que acabei perdendo o interesse e não dei não continuidade...

vinicius picapeiro
22/05/2006, 13:18
Os motores maritimos sao projetados para trabalhar em regimes muito mais severos do que motores de uso terrestre, portanto o aditivo usado em motores maritimos trara beneficio sim aos motores de nossos bolidos.
Quanto ao citado anteriormente uso de oleo 40, tem praticamente o mesmo efeito de um velho aditivo para motores a gasolina conhecido pelo nome de "stop smoke", que aliviava a batida de pino e a fumaca de motores pra la de Bagda. A maxima que todos aqui ja estao carecas de saber e que toda experiencia com esses aditivos antes citados vai depender da qualidade do diesel usado, pois como bem sabemos existe posto que vende diesel-veneno por ai!
Para mudancas sutis no desempenho fica a duvida se realmente o tal aditivo funciona ou se foi o efeito psicologico que melhorou o desempenho.

João Pedro
23/05/2006, 08:45
Havia embatucado na idéia de fazer um teste metodisado e com perfil anotado, pari passu, inclusive fazendo gráficos e coisa e tal (quanta presunção, rss). Porém, um acidente comigo, e posterior acometimento de um grave problema de saúde em minha filha, deixaram-me sem tempo, condições e "cabeça" para realizá-lo como gostaria. Cheguei a estimular meu filho a faze-lo, mas ele também estava comprometido com nossos problemas de família e não deu.

De qualquer modo, faço uso freqüente do Max Diesel e é difícil encontrar o Power Diesel (e quando o encontrei fiquei estupefato com o preço).
Me parece que o "Booster" da STP é bem mais em conta, só não sei quanto a qualidade dele, pois em um teste de aditivos - e isto já algum tempo - a 4Rodas havia negativado alguns produtos da STP. Mas, isto são coisas típicas da "$Rodas".

JairoM
30/05/2006, 18:16
Neste final de semana eu fiz o teste com o aditivo da Bardhal.

A embalagem de 200 ml diz claramente... para até 200 litros de diesel. Segui a recomendação, dividi em 3 partes iguais, e coloquei uma pra cada vez que enchia o tanque com 70 litros. (na verdade colocava 35ml de bardhal cada vez que completava com até 40 l de diesel).

O consumo na estrada melhorou muito pouco. Não chegou a 10%. O teste foi feito em aproximadamente 1000 km de estrada e cidade.

O aditivo da bradhal custou 12 reais e deu pra encher o tanque 3 vezes...

ainda tenho diesel remanescente com o aditivo pra gastar.....

vinicius picapeiro
01/06/2006, 22:05
Caros Srs.,

Acabo de iniciar um teste e assim que tiver resultados encaminho para conhecimento publico.
Considerando o ja realizado pelo pessoal do forum, resolvi optar por fazer um teste com o max diesel + oleo de motor:

Coloquei +- o recomendado para um tanque e adicionei cerca de 0,5 l de oleo de motor novo.

So para ilustrar, a minha bruta faz 11 km/l em condicoes normais, diesel comum (mas de boa qualidade) e sem nenhum aditivo.

De cara senti um empurraozinho a mais em arrancada e desempenho global. Vamos ver como vai ficar de consumo.

Alguem ja tentou esse teste misto?

Sds, :twisted:

FABIOVAZ
25/08/2008, 21:36
CARO WALTER,
POSSUO UMA 504 2.3 DIESEL HÁ 3 ANOS E SEMPRE USO UMA PROPORÇÃO DE 20 % DE OLEO QUEIMADO, FILTRADO POR MIM E DIESEL NUMA BOA. TROCO O FILTRO DO ÓLEO DIESEL A CADA 10.000 KM, QUE CUSTA EM TORNO DE R$ 5,00. O PEUGEOT NÃO APRESENTA NENHUMA ANORMALIDADE, A NÃO SER SUJEIRA EM EXCESSO NOS BICOS, OS QUAIS DEVEM SER LIMPOS COM MAIS FREQUENCIA. ABASTEÇO NUM POSTO AQUI E O CARA DO ÓLEO ME DÁ UMA BOMBONA DE 20L POR SEMANA.
jÁ USEI TAMBÉM OLEO COMESTIVEL DE FRITURA USADO , NA PROPORÇÃO DE ATÉ 5%. ALIÁS , TODO O ÓLEO DE FRITURA LÁ DE CASA VIRA ENERGIA NA 504.

ATT

FlavioLouveira
26/08/2008, 20:39
eu ja usei tudo que é marca de aditivo , bardal, stp (frasco azul), e sinceramente nunca vi mudança nenhuma de km por litro ou algo assim...

por COSTUME de vez em qdo eu coloco, se fosse pela pratica e pela eficacia percebida, eu não colocaria nunca mais hehehe