PDA

Ver Versão Completa : Silverado 4.1 mpfi, consertos e modificações



Aloisio89
14/09/2014, 16:58
Boa tarde à todos do fórum 4x4brasil, sou novo de registro no fórum, mais acompanho os tópicos à muitos anos, mais nunca participei por não possuir um carro do estilo do fórum pois sempre tive carros de passeio até HOJE!!! \o/
Estou realizando um sonho antigo de possuir uma Silverado DLX, porém é uma 4.1 mpfi gasolina e o preço foi bem atraente mesmo sabendo dos muitos detalhes à serem resolvidos no carro. Minha intenção é ficar com o arro até o qnt eu conseguir pois sempre quis uma, e assim que for sobrando uma graninha vou ir reformando e melhorando a nave aos poucos. Pois bem, ela tem kit gás provavelmente das primeiras gerações pois fica muito fraca, e o seu desempenho na gasolina já não é muito atraente... ai por questões de facilidades de compra e venda dos motores, e custo x benefício, pensei em optar por um Vorte 4.3 devido ser um motor com bem mais potência e mais torque que o velho GM250... Procurei por outras pessoas que fizeram esta modificação e não encontrei nenhuma! hahahahaha, ai gostaria de saber da galera do fórum que estão à muito tempo ligadas às caminhonetes e suvs se esta troca de "corações" seria possível??? ou se terei muitas imcompatibilidades com o câmbio original dela, ou se seria possível colocar todo o conjunto motor+câmbio da S10/Blazer nela. Vejo no youtube que nos EUA saíram inúmeras Silverados V6 vortec 4.3, e q parece que continuam saindo por lá ainda 0km, com o EcoTec3 V6 de 285 cv e injeção direta (que me soa como nosso Vortecão devidamente atualizado).

Desde já agradeço à todos que puderem me ajudar, ou que tiverem informações sobre esta adaptação visto q parece ser comum em Opalas, então penso talvez ser fácil na Silverado tbm... Obrigado!

Aloisio89
18/09/2014, 02:52
Bom pessoal, agora rodando no dia à dia com o carro estou vendo que tenho muitas prioridades antes do desempenho... os rolamentos estam zunindo, e quando ando escuto uns rangidos horriveis da suspensão e navegando pelo fórum estou com medo das rodas saírem do carro após ler sobre pivôs e diferencial traseiro problemáticos... confesso que estou com medo, me sinto rodando sobre uma bomba relógio! O negócio é trocar tudo e ficar mais tranquilo...

RodrigoSoracco
18/09/2014, 07:31
É melhor, Aloisio. Eu peguei uma Blazer, já ia colocar estribos, quebra-matos, multimídia com GPS, mas preferi fazer revisões (algumas forçadas). Já foi motor, câmbio, freios, radiador, agora falta a suspensão.

A minha Vortec anda no gás. Não é um primor de desempenho, mas atende bem na estrada. E nas subidas e trechos mais críticos, apelo para a gasolina. Já fez uma boa revisão no motor? Quando eu peguei a minha, era anêmica. Fiz a regulagem, troquei velas e cabos, a bomba da gasolina (estava bem fraca), e o desempenho mudou da água pro vinho.


Bom pessoal, agora rodando no dia à dia com o carro estou vendo que tenho muitas prioridades antes do desempenho... os rolamentos estam zunindo, e quando ando escuto uns rangidos horriveis da suspensão e navegando pelo fórum estou com medo das rodas saírem do carro após ler sobre pivôs e diferencial traseiro problemáticos... confesso que estou com medo, me sinto rodando sobre uma bomba relógio! O negócio é trocar tudo e ficar mais tranquilo...

rfdex
18/09/2014, 20:31
Essa suspensão GM (e aí incluindo série D10, D20, Silverado e S10s 1ª e 2ª geração) são o calcanhar de aquiles. Eu tive duas S10s, rodando média de 25 mil kms por ano. A cada ano e meio trocava pivô, terminais, braço pitman e auxiliar, etc. Gasta demais. E olha que meu uso é urbano e estrada. É melhor gastar um pouquinho na Silver antes da aparência e performance. A sua não deve sofrer muito porque o motor à gasolina é mais leve que os diesel, mas ainda assim a camionete é pesada e desgasta mesmo. Nas peças de suspensão, rolamentos e tensionadores de correias, use só peças de qualidade, conhecidas no mercado. Não faça economia nesta parte. Vá postando o upgrade para que possamos acompanhar. Abraço

Aloisio89
20/09/2014, 02:48
É melhor, Aloisio. Eu peguei uma Blazer, já ia colocar estribos, quebra-matos, multimídia com GPS, mas preferi fazer revisões (algumas forçadas). Já foi motor, câmbio, freios, radiador, agora falta a suspensão.

A minha Vortec anda no gás. Não é um primor de desempenho, mas atende bem na estrada. E nas subidas e trechos mais críticos, apelo para a gasolina. Já fez uma boa revisão no motor? Quando eu peguei a minha, era anêmica. Fiz a regulagem, troquei velas e cabos, a bomba da gasolina (estava bem fraca), e o desempenho mudou da água pro vinho.

Ainda não Rodrigo, eu já fiz uns orçamentos, e já comprei aditivos do radiador e agua de bateria pra diluir à 40% (quase cai pra trás qnd descobri q vão 13 litros... kkkk), velas ngk bpr5ey, e estou pensando em vez dos cabos de vela originais colocar de silicone 10mm por causa do gás que força mais a ignição, filtro de ar novo, filtro de gasolina, junta da tampa de valvulas (esta melando o topo do cabeçote), e dar uma lavada no motor pra detectar outros possíveis vazamentos ocultos pela sujeirada... O motor não aparenta ter nenhum problema grave, já q pega de 1ª sem falhas e sobe de giro sem pipocos, vibrações, ruídos estranhos (torço para q esteja tudo OK, senão f....) somente os dados de potência e torque originais dele que são anêmicos, não entendo a GM colocar um motor de 30 kgf em uma pickup de 2.1T e um de 35 kgf na de 1.5T! ao meu ver deveria ter usado o 4.3 pra toda a linha.
Mais no gnv o caso é crítico, fica pior q Uno mille, em morrões que ela sobe em 3ª na gasola, no gnv ela pede até 1ª se tentar subir!!! é absurdo a fraqueza, sempre antes de qlqr morrinho eu já chamo na gasolina pra não passar vergonha na rua... hahahaha, fora o rendimento que está menor no gás doq na gasolina, andei 72km com 16m³, e depois andei 48km com 10l de gasola fazendo o mesmo trajeto, nos mesmo horários. Segunda vou procurar um posto de instalação de gás e ver oq ocorre com este kit, e ver o custo das $oluções.

No mais eu estou correndo com urgênia atrás da susp. e rolamentos q não acho à pronta entrega, td por encomenda p semana q vem, e os pneus que estão ruins e passo sempre pelo posto da rodoviária daquele jeito já esperando ser o próximo à encostar... :oops:

Aloisio89
20/09/2014, 03:13
Essa suspensão GM (e aí incluindo série D10, D20, Silverado e S10s 1ª e 2ª geração) são o calcanhar de aquiles. Eu tive duas S10s, rodando média de 25 mil kms por ano. A cada ano e meio trocava pivô, terminais, braço pitman e auxiliar, etc. Gasta demais. E olha que meu uso é urbano e estrada. É melhor gastar um pouquinho na Silver antes da aparência e performance. A sua não deve sofrer muito porque o motor à gasolina é mais leve que os diesel, mas ainda assim a camionete é pesada e desgasta mesmo. Nas peças de suspensão, rolamentos e tensionadores de correias, use só peças de qualidade, conhecidas no mercado. Não faça economia nesta parte. Vá postando o upgrade para que possamos acompanhar. Abraço

Qnd eu era criança, meus pais tiveram uma S10 4.3 CS, show de desempenho! isso pq eu só andava de carona (12 anos). Desde então cresci sempre gostando de caminhonetes, especialmente as Full sonhando qnd teria uma. Ficamos cerca de 2 anos com ela, e nunca foi mechido em nada na suspensão, e nem fazia barulhos estranhos... Pra mim foi algo inédito saber dessa deficiência e perigo que estavamos correndo na época por não saber dos riscos.

E estou fazendo exatamente isso agora, quero deixar manutenção 0km, e acompanhando os relatos do pessoal que trocaram as peças e as melhores marcas tbm... segurança é fundamental pra mim. Somente os pneus que eu não sei oq vou fazer, pois ela veio com 4 Yokohama geolandar m/t 32x11.5x15, que apesar de já estarem bem fracos, dão uma imponência boa na Silver... mas o preço de outros novos pra mim é impraticável. Procurando manter como ela está, sem alterar muito, olhei diversas opções de pneus, e encontrei o clássico pneu chinês com preço bem razoável, mas nunca usei e apesar de ler sobre a história da empresa no país de origem, 5 anos de garantia, etc... não sei se posso confiar. Os pneus são da LingLong 31x10.5 a/t, e estão saindo à R$400,00 cada pelo site, será que são confiàveis? ou é preconceito meu mesmo sobre tudo q é "made in china"? Usualmente não ando à mais de 80 km/h pois tenho uma filha de 1 ano e 7m, em rodovias o máximo que chego é 100-110 km/h e olhe lá, mas como sou novo nesse lance de caminhonetes, pneus h/t - a/t - m/t, etc... fico meio perdido, e sinto q estaria vacalhando na qualidade dos pneus saindo das marcas tradicionais e beeem mais caras.

rfdex
20/09/2014, 08:48
Aloisio,

olha só, os pneus LingLong duram bastante e são bons sim. Você deve estar comprando no site pneufree.com.br né. Pode confiar! Mas eu se fosse você trocaria esses pneus por medidas menores, mais próximos do original. Visualmente fica mais feio, mas ela ficará mais econômica e desgastará menos (suspensão, embreagem, sistema de direção, etc). Ou então use um meio termo, algo entre o tamanho e largura original (é é pequeno e fino) e o que você está usando agora (alto e largo). No site pneufree com certeza vai ter alguma medida nesse "meio termo". Mas não deixe de verificar a suspensão e sistema de direção e freios do seu carro, são as primeiras coisas que fazemos ao comprarmos um carro usado, assim como troca de óleos, fluídos e filtros. Um abraço!!!

sallespickup
21/09/2014, 10:14
aloisio, com certeza tem coisa errada no seu motor, pois torque é o que nunca faltou a ele(4.1) original, tanto no gas quanto na gasolina, mexo com esse tipo de carro a anos e o pessoal usa no transporte pesado sem problemas, e eu ja mais colocari um vortech ai, pois é um motor de giro não de força, pra mudar só se ir pra V8,
quanto a suspenção ai sim revise mesmo pois como o pessoal ja falou segurança é tudo, se não achar peças por ai liga no Peçabem, 11 2955 5000 que vc acha tudo, rolamento pastilha e pivo, ah fica proximo a vila maria
e pneus a medida correta ja que suas rodas são 15 é o 255/75/15 ou o 31/10.5/15 e pra camionete nunca usei, mais pra carro de passeio esse linglong é bem bom, tenho num carro nosso e com 10 mil ainda tem até os cabelinhos

RodrigoSoracco
21/09/2014, 22:49
Eu acho que uma boa revisada aí, inclusive no kit GNV vai trazer bons resultados. Pra teres uma idéia, na estrada o GNV rende 12.5 km/m³ de gás. Na cidade não passa de 7,5. Sem forçar muito. Mas esse motor não é ruim não. Já tive Veraneio com o antigo motor 4.3 em linha, e puxava bem as duas toneladas dela. Atravessei a Cordilheira algumas vezes com esse motor! Dá uma boa calibrada na Silverado que ela fica bala!


Ainda não Rodrigo, eu já fiz uns orçamentos, e já comprei aditivos do radiador e agua de bateria pra diluir à 40% (quase cai pra trás qnd descobri q vão 13 litros... kkkk), velas ngk bpr5ey, e estou pensando em vez dos cabos de vela originais colocar de silicone 10mm por causa do gás que força mais a ignição, filtro de ar novo, filtro de gasolina, junta da tampa de valvulas (esta melando o topo do cabeçote), e dar uma lavada no motor pra detectar outros possíveis vazamentos ocultos pela sujeirada... O motor não aparenta ter nenhum problema grave, já q pega de 1ª sem falhas e sobe de giro sem pipocos, vibrações, ruídos estranhos (torço para q esteja tudo OK, senão f....) somente os dados de potência e torque originais dele que são anêmicos, não entendo a GM colocar um motor de 30 kgf em uma pickup de 2.1T e um de 35 kgf na de 1.5T! ao meu ver deveria ter usado o 4.3 pra toda a linha.
Mais no gnv o caso é crítico, fica pior q Uno mille, em morrões que ela sobe em 3ª na gasola, no gnv ela pede até 1ª se tentar subir!!! é absurdo a fraqueza, sempre antes de qlqr morrinho eu já chamo na gasolina pra não passar vergonha na rua... hahahaha, fora o rendimento que está menor no gás doq na gasolina, andei 72km com 16m³, e depois andei 48km com 10l de gasola fazendo o mesmo trajeto, nos mesmo horários. Segunda vou procurar um posto de instalação de gás e ver oq ocorre com este kit, e ver o custo das $oluções.

No mais eu estou correndo com urgênia atrás da susp. e rolamentos q não acho à pronta entrega, td por encomenda p semana q vem, e os pneus que estão ruins e passo sempre pelo posto da rodoviária daquele jeito já esperando ser o próximo à encostar... :oops:

Aloisio89
22/09/2014, 03:56
Rfdex,
Foi lá mesmo! hahahaha,os pneus casam com as medidas originais q o Salles falou: 255/75 ou 31/10.5. Estou somente esperando alguns emails q mandei em anúncios de BFs usados q me passam mais confiança, e ainda sairiam um pouco mais baratos doq 4 linglong novos... na pneusfree eles tem tbm o 265/70 da linglong com desenho imitando os BF, só 10 reais mais caros, que seram minha pedida caso nenhum usado se manifeste até a suspensão estar 100% e com rolamentos novos, não quero adiar muito a troca... =/

Salles,
Desencanei da troca do motor mesmo, visando custo e modificações tbm com doc., um amigo Eng. Mecânico me deu a idéia de se mesmo depois de revisar a mecânica ainda achar fraca, juntar um $$ e colocar uma turbina .50/.70 à 0,5 ou 0,6 de pressão c intercooler que já extrairia no mínimo 60% à mais de potência e torque desde baixas rotações e sem modificar nada internamente estando o motor redondo. Isso me animou bastante para uma mod. em um futuro beeem distante (sem gnv ou com kit de 5ª geração $$$...), ter uma Silver com 220 cv e 48 kgf seria de encher os olhos, dignos de um 0-100 em uns 9 ou 10s eu chutaria... kkkkk, e com a manutenção simples e barata do velho opalão!

Rodrigo,
Também estou chegando nesta conclusão, conversei com o pai de um amigo que tem uma Traffic antiga pra trabalho, à gás e ele quem faz as manutenções dela. Me disse uma coisa que acho que pode estar ocorrendo na Silver, de que no rodogás, existe um diafragma com umas molas, por onde circula agua do radiador parece, por fora deste diafragma e dentro do rodogás para regulagem da vazão nos kits antigos e agua serve para aquecer o gás q vai pro motor, e qnd fiz a limpeza do radiador saiu o clássico problema de carro usado de dono descuidado: Ferrugem!, então estando desgastadas estar molas ou até travadas, não existe a dosagem correta pro sistema, e deia fraco e gastão. Pra efeito de comparação ele me disse q a Traffic carregada com 1.500kg na gasolina faz 4 km/l e no gás antes fazia 5 km/m³ e depois dele revisar e ter de substituir o rodogás q estava c as molas se desfazendo em ferrugem agora faz 9 km/m³! e anda à 140 km/h na estrada carregada e no gás! kkkk
Então é certeza q algo esta errado no meu kit, vou levar na oficina especializada pra conferir o estado do kit, e logo após o conserto e tbm a instalação das peças compradas eu posto as impressões novas da máquina!

rfdex
22/09/2014, 13:19
Rapaz, compre logo os linglong novos e tira esse sistema de GNV. Quem sabe dar uma mexida no comando de válvulas também melhore. Pode ser que este seu motor esteja usando comando do ômega (que é pra giro e não para torque), pois na Silverado à gasolina o motor, apesar de ser o mesmo, tem algumas regulagens diferente da do ômega - como o comando de válvulas, por exemplo. Abraço

Aloisio89
23/09/2014, 03:28
Pneus comprados!!! Depois de muito refletir, achei os mesmos pneus em outro site com preço imbatível, estão vendendo os Ling Long 31x10.5 R616 à 379,00 cada! assim que eu instalar já irei postar as primeiras impressões sobre os pneus, alinhamento, balanceamento, frenagem, tração, etc... Tomara que os pneus da linha SUV sejam tão bons qnt os da linha Passeio que vcs tiveram bons resultados. :D

Aloisio89
23/09/2014, 03:46
Rapaz, compre logo os linglong novos e tira esse sistema de GNV. Quem sabe dar uma mexida no comando de válvulas também melhore. Pode ser que este seu motor esteja usando comando do ômega (que é pra giro e não para torque), pois na Silverado à gasolina o motor, apesar de ser o mesmo, tem algumas regulagens diferente da do ômega - como o comando de válvulas, por exemplo. Abraço

Estou arriscando no gnv, hj troquei as peças compradas, ganhou força na gasola, mais o consumo não consegui aferir ainda... Mais qnd fui trocar o filtro de ar, vi q a tampa da caixa esta com uma ponta quebrada por baixo q eu ñ tinha visto... e notei uma coisa de errado no kit: esta sem as mangueiras de entrada e saída de agua quente! e parece que estas 2 coisinhas comprometem todo o funcionamento dele (especialmente a agua quente!). Comprei as mangueiras e braçadeiras, só não fiz a ligação ainda pois estou rodando com o aditivo de limpeza do radiador ainda, mas lá pra 5ª ou 6ª eu vou esgotar a agua pra sair os resíduos de ferrugem e colocar o aditivo definitivo, dai já faço a ligação correta da agua quente. Tenho um filtro esportivo grande do meu antigo Astra, vou instalar tbm, pois c a caixa original quebrada dificulta tbm a regulagem, e li em um tópico antigo de um rapaz com uma blazer usando filtro esportivo q ficou melhor q original. Tenho agora 97% de certeza (e fé! muita fé!) que com o filtro esportivo grande e a ligação de agua tudo se resolva e o brinquedão fique forte e mais econômico.

RodrigoSoracco
23/09/2014, 07:20
Deixa o kit de GNV aí. Só quem fala mal é quem nunca usou, ou comprou algo porcamente instalado e não deu manutenção. Quando fores viajar com a Silverado, vai agradecer a economia. Minha Blazer está com filtro de ar esportivo. Melhorou o desempenho, o motor ficou mais firme nas arrancadas. Mas bota um filtro grande, senão ela fica "asfixiada". Quanto ao aquecimento do regulador de pressão do gás, já peguei serra com temperatura negativa, de parar no posto para abastecer, e ver o regulador branquinho com uma capa de gelo. E mesmo assim, continuou funcionando sem falhas. Não falha, mas é sempre bom ter o combustível na temperatura correta.
E eu também ando com um par de pneus ling long na traseira. Nenhuma queixa contra eles, vão durar pelo menos mais um ano.

Abraços!

fpandur
23/09/2014, 19:55
Pneus comprados!!! Depois de muito refletir, achei os mesmos pneus em outro site com preço imbatível, estão vendendo os Ling Long 31x10.5 R616 à 379,00 cada! assim que eu instalar já irei postar as primeiras impressões sobre os pneus, alinhamento, balanceamento, frenagem, tração, etc... Tomara que os pneus da linha SUV sejam tão bons qnt os da linha Passeio que vcs tiveram bons resultados. :D
Por favor, poderia indicar qual modelo pegou e em qual site encontrou mais barato ? Estou entre os LingLong LL850 e os Kumho KL-78. Grato.

Aloisio89
23/09/2014, 22:27
Por favor, poderia indicar qual modelo pegou e em qual site encontrou mais barato ? Estou entre os LingLong LL850 e os Kumho KL-78. Grato.

Claro! os pneus são 31x10.5xR15, modelo A/T R616, segue o link do pneu no site:
Pneu 31x10,5R15 Ling Long Radial 616 109Q 6 Lonas Ranger, Pajero (http://www.guaporepneus.com.br/pneu-31x10-5r15-ling-long-radial-616-109q-6-lonas-ranger-pajero-pr-5929-297138.htm)

Não conheço a empresa eu comprei pelo preço, parece que são do Paraná...

fpandur
23/09/2014, 22:36
Claro! os pneus são 31x10.5xR15, modelo A/T R616, segue o link do pneu no site:
Pneu 31x10,5R15 Ling Long Radial 616 109Q 6 Lonas Ranger, Pajero (http://www.guaporepneus.com.br/pneu-31x10-5r15-ling-long-radial-616-109q-6-lonas-ranger-pajero-pr-5929-297138.htm)

Não conheço a empresa eu comprei pelo preço, parece que são do Paraná...
Muito grato ! Eu já tinha passado por esse site e está salvo como um dos mais baratos para compra. No meu caso os pneus são 16 e um pouco maiores que o 31, são os equivalentes ao 32 e 33 do aro 15. Mas o modelo que estou vendo é diferente:

Pneu 265/75R16 Ling Long LL850 10 Lonas F-250 4X4 (http://www.guaporepneus.com.br/pneu-265-75r16-ling-long-ll850-10-lonas-f-250-4x4-pr-1821-297138.htm)

Aproveitando um pouco do tópico e da experiência do rfdex com os LingLong:
- qual modelo de pneu você usou ?
- opiniões a respeito desse pneu são poucas na NET. Alguma coisa que li é que são duros e portanto duram bastante. Mas pneu duro também significa baixa aderência, principalmente em frenagens e piso molhado (vide os BF AT). O que você poderia opinar a respeito ?

Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas cheguei até ele quando busquei opiniões sobre o LingLong :-)

Grato

Múcio Luiz
24/09/2014, 01:10
Salve Aloisio!

Parabéns pela aquisição. Posta umas fotos p/ gente da sua Silver.

[]s!

rfdex
25/09/2014, 11:52
Muito grato ! Eu já tinha passado por esse site e está salvo como um dos mais baratos para compra. No meu caso os pneus são 16 e um pouco maiores que o 31, são os equivalentes ao 32 e 33 do aro 15. Mas o modelo que estou vendo é diferente:

Pneu 265/75R16 Ling Long LL850 10 Lonas F-250 4X4 (http://www.guaporepneus.com.br/pneu-265-75r16-ling-long-ll850-10-lonas-f-250-4x4-pr-1821-297138.htm)

Aproveitando um pouco do tópico e da experiência do rfdex com os LingLong:
- qual modelo de pneu você usou ?
- opiniões a respeito desse pneu são poucas na NET. Alguma coisa que li é que são duros e portanto duram bastante. Mas pneu duro também significa baixa aderência, principalmente em frenagens e piso molhado (vide os BF AT). O que você poderia opinar a respeito ?

Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas cheguei até ele quando busquei opiniões sobre o LingLong :-)

Grato

Oi amigo. Eu não vou mais lembrar o modelo exato, lembro que era aro 15 de um S10 que tive. Há muito tempo!!! Mas segurava bem em frenagens e curvas sem problema. Pode comprar. Abraço

sallespickup
25/09/2014, 14:40
outra coisa o GNV tem tamanhos de redutor certo, pode ser que o antigo dono pegou um kit usado de carro 4cc carburado ai falta vazão, pois o que tem de C20 e silv no gaz e anda até melhor que na gasolina , não ta escrito, depois de velas e cabos de velas trocados leva num especialista em GNV pra dar uma regulada, pois tem 3 regulagens distintas, vazão no redutor, vazão na mangueira e regulagem fina da marcha lenta, todos influenciam, alem de ter um variador de avanço, pois com ponto como originla pra gasolina no GNV fica fraco que só

Aloisio89
26/09/2014, 19:48
Salve Aloisio!

Parabéns pela aquisição. Posta umas fotos p/ gente da sua Silver.

[]s!

Valeu Múncio!
Vou postar algumas fotos dela aqui, mais falta muito chão pela frente ainda pra ficar como eu quero, abraço!

Aloisio89
26/09/2014, 20:01
Salles,
Eu regulei ele eu mesmo e ficou forte como se estivesse na gasolina, o consumo não consegui aferir ainda, mais vou ter de ir à um posto de gás para instalarem este variador e fazer limpeza do redutor. Agora é reta final pros reparos da parte mecânica, e só guardar $$ pro estético... :lol:

Uma pergunta: Será que tem como adaptar a 4x4 engesa na Silver? Além da suspensão ser a mesma da D20, dizem que o chassi tbm é, esta informação procede???

fpandur
26/09/2014, 20:28
Oi amigo. Eu não vou mais lembrar o modelo exato, lembro que era aro 15 de um S10 que tive. Há muito tempo!!! Mas segurava bem em frenagens e curvas sem problema. Pode comprar. Abraço

OK, grato pelo seu relato. :concordo:

Aloisio89
27/09/2014, 02:55
Um videozinho que encontrei pesquisando sobre o aditivo da Radiex, aquele de 90% agua e sem etilenoglicol, que comprei e coloquei no carro antes de saber disto. :putz:
Perguntei até em outro tópico sobre achar que havia comprado agua com kisuco, e fiquei preocupado com isso, até que achei este vídeo do ADG, bem conceituado no youtube e no clube do Marea, fica a dica pra quem tbm tem dúvidas deste aditivo:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_XSJiFmhfB0

Estou 90% convencido de que funcionará bem, os outros 10% vou testar em casa em 2 amostras no freezer doméstico à -10° C (acho que é isso que diz no manual dele... :lol:) e posto aqui as impressões, quero por o Radiex e o da Petronas que dizem ser o melhor, pesadão, original fiat e descobrir se rasguei dinheiro ou não além de ajudar quem tbm comprou este aditivo iludido pelo marketing/ embalagem/ preço kkkkkk, abraço!

sallespickup
27/09/2014, 09:08
sim o Kit é o mesmo das D20 de 93 em diante, pois os reforços que vão no chassi são bem diferentes da 93 e anterior a 93

Aloisio89
27/09/2014, 20:21
sim o Kit é o mesmo das D20 de 93 em diante, pois os reforços que vão no chassi são bem diferentes da 93 e anterior a 93

Então é plug n play? será que gira em torno de quanto $$, e é uma caixa específica pra essa adaptação, ou só pegar de um engesa qualquer q serve? fiquei curioso por nunca ter visto ninguém adaptar... esse é o maior defeito delas: não possuir 4x4.

RodrigoSoracco
27/09/2014, 22:24
Aloisio, fico feliz que tua Silver ficou forte no gás. A minha voltou hoje do conserto do câmbio automático. O mecânico abriu a vazão do kit, acho que no redutor, para que as marchas passem melhor. De fato, melhorou, mas o consumo aumentou também. Tudo tem seu preço :-)


Salles,
Eu regulei ele eu mesmo e ficou forte como se estivesse na gasolina, o consumo não consegui aferir ainda, mais vou ter de ir à um posto de gás para instalarem este variador e fazer limpeza do redutor. Agora é reta final pros reparos da parte mecânica, e só guardar $$ pro estético... :lol:

Uma pergunta: Será que tem como adaptar a 4x4 engesa na Silver? Além da suspensão ser a mesma da D20, dizem que o chassi tbm é, esta informação procede???

sallespickup
28/09/2014, 10:09
sim é plug in play, porem é meio dificil de achar pois este é somente pras picapes GM de 93 em diante, mais se achar das mais antigas e tiver um proficional que mexa com chassi e soldas tb da pra adaptar, agora preço é diro dizer, como tem pouco pode ir de 5 a 10 mil, depende se tem tudo ou não

Aloisio89
28/09/2014, 15:54
Ahhh, tenho que guardar dinheiro pra isso também agora! Hahahaha, vai ficar pro futuro junto com os pneus gigantes e turbo à 0,6 pra dar a cavalaria extra, e puxar os pneus, gostei dos 37" da pickup do colega do fórum "tchutchuca" muito bonita e bem feita.

Aloisio89
28/09/2014, 16:03
Fotos da minha Silver, envelopada de "fibra de carbono" vermelho (comprei assim):
https://imageshack.com/i/hjZ4BQv0j

Aloisio89
28/09/2014, 16:53
Os faróis são oq mais me incomodam... estavam amarelos e o antigo dono coloou uma película preta, que tinha nas lanternas traseiras tbm que estavam envernizadas de vitral preto... nas traseiras consegui liar todo o verniz preto, e pintei com verniz brilhante e o resultado foi muito bom, ficaram como novas e originais. Os faróis pretendo trocar em breve por novos transparentes importados pelo ebay, e gostaria de importar os retrovisores grandes tbm (towing mirros) que esses originais iguais os da S10 são minúsculos pro carro, são ruins de baliza e pra ver motoqueiros... kkkkk

O adesivo vou deixar por enquanto, a cor dela é vinho, mas como já fiz trabalhos de funilaria em outros carros eu mesmo, acho que não será difícil pintar ela inteira de outra cor... pensei em um vermelho vivo que nunca saiu nas silverados nacionais acredito eu, só vi vinho até hj, e não curto muito.

A idéia da pintura seria para ficar algo assim no futuro:

RodrigoSoracco
29/09/2014, 07:58
O que é que leva um ser humano a colocar filme nos faróis???

Múcio Luiz
29/09/2014, 12:25
O que é que leva um ser humano a colocar filme nos faróis???

X2. Eu luto com os faróis de brinquedo da Explorer, meu sonho é conseguir comprar os de facho duplo importados. A mesma coisa é a Silver: seus faróis já não iluminam bem (como qualquer carro com faróis cujas lentes não sejam lisas) e o sujeito ainda filma! :parede:

Quanto ao envelopamento é uma questão de gosto. Eu particularmente até curto, mas nunca carbono, só fosco ou brilhante, mesmo assim dependendo do carro. Se me lembro bem o tom de vinho da Silverado é muito bonito, mas o vermelho dessa foto tbém é show.

[]s!

Aloisio89
29/09/2014, 13:15
X2. Eu luto com os faróis de brinquedo da Explorer, meu sonho é conseguir comprar os de facho duplo importados. A mesma coisa é a Silver: seus faróis já não iluminam bem (como qualquer carro com faróis cujas lentes não sejam lisas) e o sujeito ainda filma! :parede:

Quanto ao envelopamento é uma questão de gosto. Eu particularmente até curto, mas nunca carbono, só fosco ou brilhante, mesmo assim dependendo do carro. Se me lembro bem o tom de vinho da Silverado é muito bonito, mas o vermelho dessa foto tbém é show.

[]s!

X3, dá vontade de bater no cara, o inteligência havia posto lâmpadas de 100W que amarelaram e derreteram as lentes! Ai pra ficar "menos feio" ele colocou os film. Não dá pra saber oq é pior, o amarelo derretido ou o farol preto q além de horríveis ñ iluminam nada! Mas nada que os cristais com xenon de 4300K não resolvam em breve... :P

RodrigoSoracco
29/09/2014, 13:23
Hahaha! Eu quando peguei a Blazer, os faróis também estavam com "catarata", e amarrados com arame! Comprei novos, e mesmo assim, a iluminação é fraquinha :-) Vou ter que apelar pra xenon qualquer dia desses!


X3, dá vontade de bater no cara, o inteligência havia posto lâmpadas de 100W que amarelaram e derreteram as lentes! Ai pra ficar "menos feio" ele colocou os film. Não dá pra saber oq é pior, o amarelo derretido ou o farol preto q além de horríveis ñ iluminam nada! Mas nada que os cristais com xenon de 4300K não resolvam em breve... :P

Aloisio89
29/09/2014, 13:56
Hahaha! Eu quando peguei a Blazer, os faróis também estavam com "catarata", e amarrados com arame! Comprei novos, e mesmo assim, a iluminação é fraquinha :-) Vou ter que apelar pra xenon qualquer dia desses!

O xenon é a melhor opção pra iluminação, o f*** é só a rodoviária que gosta de achar pêlo em ovo... mais ai colocando um de 4300K não tem como diferenciar da halógena comum, é só esconder os reatores e ser feliz! kkkkkk
Achei no ML por 65 reais, e a instalação é muito mamão, é tudo plug n play, vale muito apena visto que hj em dia custa mais barato doq um par de halógenas da philips...

Múcio Luiz
29/09/2014, 17:09
O xenon é a melhor opção pra iluminação, o f*** é só a rodoviária que gosta de achar pêlo em ovo... mais ai colocando um de 4300K não tem como diferenciar da halógena comum, é só esconder os reatores e ser feliz! kkkkkk
Achei no ML por 65 reais, e a instalação é muito mamão, é tudo plug n play, vale muito apena visto que hj em dia custa mais barato doq um par de halógenas da philips...

Rapaz... desculpe discordar, mas não sou a favor do xenon adaptado por dois motivos: 1. É contra a lei e 2. Não fica bom, ofusca os outros motoristas. Nunca que um xenon adaptado vai iluminar corretamente e sem ofuscar como um original de fábrica. Chega a ser falta de educação um sujeito vir em direção contrária jogando o xenon na sua cara. Nossos faróis são do tipo refletor e o xenon se aplica em faróis do tipo projetor, ou "olho de boi", além da obrigatoriedade dos lavadores de faróis, justamente para evitar o ofuscamento. E se a lei proíbe e eu não quero estragar minha viagem com problemas com a Polícia Rodoviária, me conformo com meu farol (que a lente ainda tá boa) colocando as melhores halógenas do mercado (ou Philips Xtreme Vision ou Osram Night Breaker - são caras sim, mas são as melhores e dentro da lei) e instalo auxiliares de milha e neblina.

Minha humilde e sincera opinião.

[]s!

rfdex
29/09/2014, 21:04
Exatamente. Achamos que não, mas uma ofuscada em um condutor pode levá-lo a causar um belo acidente. Concordo com o Múcio.

RodrigoSoracco
29/09/2014, 22:00
Com certeza, não tem coisa que eu mais odeie em sentido contrário do que um Xenon ou mesmo farol com lâmpada incandescente mal regulado. Estes dias queira comprar um jogo de Night Breaker aqui em Floripa pra colocar num Ka, e o vendedor me disse que não eram mais vendidas...


Rapaz... desculpe discordar, mas não sou a favor do xenon adaptado por dois motivos: 1. É contra a lei e 2. Não fica bom, ofusca os outros motoristas. Nunca que um xenon adaptado vai iluminar corretamente e sem ofuscar como um original de fábrica. Chega a ser falta de educação um sujeito vir em direção contrária jogando o xenon na sua cara. Nossos faróis são do tipo refletor e o xenon se aplica em faróis do tipo projetor, ou "olho de boi", além da obrigatoriedade dos lavadores de faróis, justamente para evitar o ofuscamento. E se a lei proíbe e eu não quero estragar minha viagem com problemas com a Polícia Rodoviária, me conformo com meu farol (que a lente ainda tá boa) colocando as melhores halógenas do mercado (ou Philips Xtreme Vision ou Osram Night Breaker - são caras sim, mas são as melhores e dentro da lei) e instalo auxiliares de milha e neblina.

Minha humilde e sincera opinião.

[]s!

Múcio Luiz
29/09/2014, 23:32
Com certeza, não tem coisa que eu mais odeie em sentido contrário do que um Xenon ou mesmo farol com lâmpada incandescente mal regulado. Estes dias queira comprar um jogo de Night Breaker aqui em Floripa pra colocar num Ka, e o vendedor me disse que não eram mais vendidas...

Rodrigo, no Mercado Livre tem vários vendedores. Será que em Floripa, que é uma capital vc não encontra? Até aqui no interior de SP eu achei!

[]s!

Aloisio89
30/09/2014, 01:23
Onde eu moro de cada 10 carros na rua 7 tem enon, e os azulados que teoricamente ofuscam mais acima de 6000K, e nunca tive problemas com os que estão instalados em faróis lisos mesmo sem ser projetor (celta, corsa, montana, etc...) e com o facho devidamente regulado para o chão. Uma vez ou outra vejo algum palio antigo, gol bolinha, etc... om os faróis de lentes estriadas, que ofuscam um pouco, ou os que por falta de conhecimento ou maldade retiram aquele chapéuzinho da lâmpada dentro do farol, ai ofusca mesmo quem vem no outro sentido, às vezes por comprarem nas casas de som as lâmpadas de tamanho errado geralmente maiores, ai por não encaixarem por causa do chapéuzinho (não sei o nome certo) eles retiram pra caber e poder vender o kit pro cliente que não entende nada. Mas a culpa não é da lâmpada em si, é do instalador querendo vender à qlqr preço... acho que um farol de lente lisa, com a proteção do chapéuzinho já bloqueia o facho direto, fazendo ele refletir devolta ao refletor, e devidamente ajustado para o chão, não ofusca ninguém... qnt à ser "contra a lei" o Brasil é fabrica de multas, ñ tem como levar em consideração oq nossos orgãos competentes regulamentam ou barram, vide a máfia dos extintores mesmo, e a culpa nem é do policial q é pago pra fazer o serviço dele sem ponderar nenhuma situação, se amanhã falarem q carros de cor prata não poderam circular, eles iram multar todos os carros pratas sem questionar nada do "porquê" daquilo, simplesmente vão fazer oq a nova lei diz e pronto.

Aloisio89
30/09/2014, 01:38
E acho abusivo as Night breaker por exemplo custarem o equivalente à R$29,00 lá fora, e aqui no BR por causa de impostos absurdos custarem 100 paus! O próprio sistema falho já induz o cliente à pagar menos pelo oq vai iluminar mais... é como pagar 12 conto no kg da picanha e 26 no kg de músculo...
Essa é a minha opinião tbm né, mtos talvez discordem de mim e achar que sou egoísta ñ ligando pros outros motoristas, mas é que de fato o xenon dos outros carros não me incomodam, salvo os casos q eu citei antes, + qnd está tudo certinho no farol e facho no chão pra mim é como um farol comum de cor diferente só.

RodrigoSoracco
30/09/2014, 07:28
É verdade. O consumidor acaba tentando "economizar" e incentiva o mercado destas porcarias que não atingem um padrão mínimo de qualidade. Aí lâmpada boa vira ostentação...


E acho abusivo as Night breaker por exemplo custarem o equivalente à R$29,00 lá fora, e aqui no BR por causa de impostos absurdos custarem 100 paus! O próprio sistema falho já induz o cliente à pagar menos pelo oq vai iluminar mais... é como pagar 12 conto no kg da picanha e 26 no kg de músculo...
Essa é a minha opinião tbm né, mtos talvez discordem de mim e achar que sou egoísta ñ ligando pros outros motoristas, mas é que de fato o xenon dos outros carros não me incomodam, salvo os casos q eu citei antes, + qnd está tudo certinho no farol e facho no chão pra mim é como um farol comum de cor diferente só.

RodrigoSoracco
30/09/2014, 07:31
Acredite, Floripa só tem título de capital, porque é complicado achar peças e serviços aqui. Esses dias fui fazer os freios da Blazer, passei em quatro oficinas "especializadas" até cair na DPaschoal, a única que tinha elevador pra mais de duas toneladas. Aqui é muito bonito pra passear e tirar férias, mas deixa a desejar em alguns aspectos.


Rodrigo, no Mercado Livre tem vários vendedores. Será que em Floripa, que é uma capital vc não encontra? Até aqui no interior de SP eu achei!

[]s!

sallespickup
30/09/2014, 09:19
silv não tem jeito tem de comprar farois DEPO mais mesmo assim uns milhas de boa qualidade é que vão iluminar de verdade, pis nem xenon faz esse bendito farol iluminar bem

Aloisio89
30/09/2014, 12:22
Pior é q eu acho feio milhas no parachoque diant. ou na saia dele... acho que ficam bem em quebra-matos ou no sto. antonio só...

sallespickup
01/10/2014, 09:37
é mais mesmo com xenol farol novo e tudo mais se gosta de boa iluminação como eu não tera jeito, um par de redondos de boa marca são bem necessarios

Aloisio89
02/10/2014, 19:01
é mais mesmo com xenol farol novo e tudo mais se gosta de boa iluminação como eu não tera jeito, um par de redondos de boa marca são bem necessarios

Se não resolver, acho que vai ser o jeito mesmo então... Mas se me renderem o dobro de iluminação destes faróis de vela já fico satisfeito :smile:

Aloisio89
02/10/2014, 19:18
Teste que eu mesmo fiz com os aditivos de radiador diluidos a aprox. 50/50% em copos descartáveis e um 3º copo só com água, e tive uma surpresa!
O famoso Radiex congelou, ok... mas o da Petronas tbm congelou! e na embalagem ele diz "-40°C à 125°C" em proporção de 40/60%, e mesmo eu deixando ambos mais concentrados, congelaram... Acho que todos eles são somente anti-corrosivos, pois ou eu tenho um super freezer que ultrapassa -40°, ou é tudo balela, e os aditivos pra radiador brasileiros são somente agua destilada, corantes e uma colherinha de chá de óleo de corte tipo C.

Seguem as fotos do teste caseiro:

Aloisio89
02/10/2014, 19:29
Vi em um fórum de carros antigos, onde o pessoal discutia sobre Fluido de corte solúvel tipo C nos radiadores, pois esta informação constavam nos manuais do proprietário da época... E foram sendo removidas dos manuais conforme foram "avançando" os aditivos específicos, OU fortificando o sistema de repase de lucros para as montadoras por indicarem o produto X em seus manuais com retorno de Y% dos lucros totais das vendas do produto X.
Agora estou acreditando mais na 2ª opção... :lol:

sallespickup
03/10/2014, 09:09
eu uso oleo soluvel até hoje, é que o pessoal fica meio assim pois deixa a agua do radiador meio leitosa, mais não to nem ai, os selos pelo menos não furam...

Aloisio89
03/10/2014, 13:38
eu uso oleo soluvel até hoje, é que o pessoal fica meio assim pois deixa a agua do radiador meio leitosa, mais não to nem ai, os selos pelo menos não furam...

Eu vou procurar pra comprar, o pessoal disse que basta algumas gotas pra ele exercer a função de anti-corrosivo em 5 litros de água, imagino que em 12 litros um copinho de café dá e sobra... qual a proporção q vc usa? talvez se colocarmos um pouco de anelina para dar cor à mistura como nos aditivos só para facilitar a leitura no reservatório...

Aloisio89
04/10/2014, 20:11
Hoje descobri que o ABS não funciona... kkkkk, e reparei que a luz não se acende qnd giro a chave p acender o painel, nem dele, nem de uma molinha e nem de um carinha com cinto de segurança. Vou dar uma verificada na caixa de fusíveis, seria legal conseguir um manual do proprietário em pdf, muitas dúvidas sobre o carro eu to penando pra descobrir... =/

sallespickup
04/10/2014, 21:41
uso uma tampinha de oleo de motor como medida no radiador da D10, ja essa da anelina não sei se da certo
ja as luzes do painel a molinha é o aquecedor das com motor MWM 6cc que tem o temporizador e a carinha é a falta do cinto afivelado no motorista, costuma funcionar conjulgado com uma campainha irritante, eu ranco sempre o fuzivel, nas S10 e blazer tb tem

Aloisio89
25/09/2015, 00:56
Fala pessoal do fórum, depois de um longo tempo afastado por motivos de força maior, estou de volta trazendo as novidades da barca, e novas fotos tbm... hehehehe
Infelizmente estou colocando ela à venda para cobrir alguns gastos imprevistos que tive, e terei de me desfazer do meu sonho de Full Size por enquanto até as oisas melhorarem... mais é isso ae, qualquer dúvida de quem tenha adiquirido uma Silver à pouco tempo, aho q posso ajudar bastante com as melhorias e modificações/ restaurações que fiz ao longo desde ano de 2015, kkkkkkk, abaixo o link do anúncio com as informações de contato, possuo mais fotos em tamanho maior do carro que posso enviar por email, só mandar MP ou Whats:

http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/silverado-vermelha-completa-117220595


OBS*: Possuo todas as peças originais dela: spoiler dianteiro, escapamento, grade do vidro traseiro...

willianfernandoamorim
06/01/2016, 16:31
Boa tarde pessoal
Tenho uma Silver 97 6cc a mais ou menos um ano, e desde de la venho resolvendo varios pontos negativos que se abrigavam nela
a parte mecânica agora esta 100%, mais tem um ponto que venho pesquisando a algumas semanas e não encontrei nada de concreto
quero adaptar 4x4 e colocar fecho de molas na dianteira para deixá-la mais robusta, pois pego muita estrada de chão, e em época de chuva ela pena muito para passar o barro

se alguém tem alguma sugestão, ou solução para esse tipo de adaptação eu agradeço

valeu

RoadRunner
07/01/2016, 21:20
Olá,

È uma questão de custo benefício, para instalar um 4x4 com qualidade gastaras mais de 15 mil. Pois jogar um eixo em baixo do chassis é facil, agora montar um projeto que continue com estabilizade na rodovia, manutenção baixa entre outros detalhes é onde o bicho pega.

Antes de jogar dinheiro fora, passe por estas etapas:

Compre um par de pneus mudterrain, boas sugestoes são os modelos da BF GoodRich ou Dunlop. Apesar de mais caros que os modelos para o asfalto, calibrando-os com frequencia duram quase o mesmo e ja mudam a viatura na lama da agua para o vinho.

Caso nao seja o suficiente, coloque meia camara de ar caminhao cheia (terra, areia ou pedra) na caçamba e esqueça ela por lá, nao sentira diferenca no uso da camioneta e realmente melhora outro tanto o uso dela no barro quando combinado com pneus mud.

Se ainda nao resolver, compre um guinho eletrico e instale na dianteira para as vezes que ficar na estrada.

Se ainda assim nao resolver, guarde $$ e procure um conjunto completo 4x4 para instalar, comece por casal de eixos de algum 4x4 disponivel no pais, instale-los, e ai pense na instalacao da caixa de transferencia e por ai vai...

Quando comprei minha exD20, sofria um bocado na lama, Apenas instalei um par de pneus MUD na tracao e resolveu meu problema. Mesmo usando ela bastante tanto no barro quanto no asfalto, rodei 40 mil kms e eles tinham muita borracha para gastar ainda.

[s]