Conectar

Ver Versão Completa : Como cortar e rebater paralamas

denisdenis
12/01/2006, 00:33
Comprei um Niva em dezembro e fui direto trocar os pneus (carecas) 6.50x16 por supertrack 215/80R16. Agora está pegando nos paralamas por fora e por dentro, em qualquer curvinha ou lombada. Já tenho a suspensão traseira levantada em 3cm por causa do kit GNV e não quero levantar a dianteira para o Niva não ficar 'torto' por causa do peso na traseira.

Todos falam em cortar os paralamas (geralmente o acabamento fica meio feio, a melhor opção que vi foi colocando os alargadores da Fiat Strada por cima para disfarçar) e também em rebate-los. O que significa rebater os paralamas??? Alguem tem foto disso? Onde faz? Quanto custa e o que muda no carro?

Obrigado e abraços

Cavalcante
12/01/2006, 08:28
Denis, rebater os paralamas é uma tarefa complexa, que deve ser feita por um profissional competente e de grande experiência. Consiste em, após uma análise cuidadosa dos pontos de contato do pneu com a lataria do carro, utilizar uma ferramenta de precisão grau 5.70 (marreta de 5 quilos com cabo de 70 cm) e literalmente sentar a marreta nesses pontos até que não pegue mais. Claro que só se faz isso pro lado de dentro do carro. Para fora só cortando, a menos que você não se importe com a aparência de adolescente (cheio de espinhas) que o paralama vai ficar...
Fui claro?

Abraços.

alexandre roveri
12/01/2006, 16:17
:D :D :D :D :mrgreen: :mrgreen:

Ferraments de precição grau 5,7

Ótima !!!!

Denis, aconselho tb a verificar o assentamento das molas, pois pode estar "calçado", mas torto .
outra coisa é alongar a Barra panhard pra carroceria não puxar para o lado !!!
A proposito vc notou se pega mais de um lado do que de outro ?

Alexandre
Sumaré SP

santiagoniva
12/01/2006, 21:19
interesante esa ideia, ja que estou comprando pneu, e demore quase dois meses em conseguir o da magion, para pior os fornecedores estão falando que não se va a fabricar mas. E ai, que pneu 50/50 a gente utiliza, que não bata nos paralamas ou não presize recortar?

Santiago

denisdenis
13/01/2006, 01:05
Sim, pega mais do lado esquerdo.

"GRAUÇÁ 4x4"
25/11/2008, 11:49
Alguém teria um crocri ou planos ou fotos detalhadas dessa façanha de rebater e cortar os paralamas ?

Acredito que ajudaria bastante a todos que ainda não o fizeram ou pretendem fazê-lo.

Otávio Luiz
25/11/2008, 13:31
Outra solução seria usar espaçadores de roda que coincidentemente estou vendendo...:mrgreen::mrgreen:

Jfranck
25/11/2008, 13:35
Otávio,

Quais as medidas desses espaçadores?

Jfranck:concordo:

"GRAUÇÁ 4x4"
25/11/2008, 13:38
Outra solução seria usar espaçadores de roda que coincidentemente estou vendendo...:mrgreen::mrgreen:

Otávio,

Meu desejo é usar pneus mais largos, de aro 16 e na roda original do Grauçá, pois minha região é mais arenosa.

Girti
25/11/2008, 13:40
Alguém teria um crocri ou planos ou fotos detalhadas dessa façanha de rebater e cortar os paralamas ?

Acredito que ajudaria bastante a todos que ainda não o fizeram ou pretendem fazê-lo.

Rebater não é complicado, basta paciência e capricho, para não sair "nas coxas". Mas pense muito bem antes de cortar os paralamas, veja se isto é realmente necessário, porque é extremamente complicado refazer os paralamas, caso você queira, mais tarde, voltar aos paralamas originais!

Otávio Luiz
25/11/2008, 14:01
Otávio,

Meu desejo é usar pneus mais largos, de aro 16 e na roda original do Grauçá, pois minha região é mais arenosa.

Mas pelo menos fiz meu comercial!!!:mrgreen:

JuniorScartezini
25/11/2008, 15:45
Quem eu sei que tem um gabarito é o Cassiano, agora resta saber se ele disponibiliza isso.
Abraços

shuther4x4
25/11/2008, 21:43
O meu não foi recortado, somente rebatido.
Como o camarada Cavalcanti (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=205442&postcount=2) disse é um trabalho minucioso e muitíssimo especializado:rolleyes:.
Abraços.
Não sei se vai conseguir visualizar algo pela foto, mas aí vai:

"GRAUÇÁ 4x4"
22/12/2013, 22:40
Niveiros,

Estou usando no Grauçá pneus “FIRESTONE 215/80 R16 DESTINATION A/T 107S”, e de vez em quando raspa nos para-lamas dianteiros e também pega na traseira em algumas manobras, mesmo usando calços de suspensão de dois (2) cm da Apoio 4x4.
Gostaria de saber qual seria a melhor solução, rebater???!!!
Cortar???!!
Algum Camarada Niveiro tem um passo-a-passo para tais ações???!!!
Ou se têm outra opção...

Betão