Ver Versão Completa : Bomba Injetora Hilux SW4 3.0 Turbo 1997, onde?
eduardo_bacarin
11/09/2014, 14:17
Olá pessoal, meu primeiro post no fórum e estou precisando de uma séria ajuda. Estou com um problema na minha Hilux SW4 3.0 Turbo 1997 de cabeçote de alumínio, onde preciso trocar a bomba injetora dela. De manhã ela demora muito para pegar, necessitando até mesmo de recarga da bateria as vezes e fica fumaceando muito, fumaça branca mesmo. Estou procurando a Bomba Injetora faz um tempo já, liguei em vários lugares, viajei por perto até o Paraná onde sei que tem muitos desmanches e não achei, achei uma aqui mas o cara pede 7.000 nela, e o valor é muito alto e estou procurando outras.
Gostaria de saber se vocês sabem onde poderia ter essa bomba, qualquer lugar do Brasil. Essa bomba aparentemente ela só veio nos modelos 97 e 98.
Obrigado, fico no aguardo de alguma resposta!
Muita calma nessa hora. Bomba injetora não é barato.
Porque trocar a bomba? Não tem conserto? Dificilmente precisa trocar a bomba inteira.
Outra coisa. Tem certeza desse diagnóstico? Fumaça branca... Verificou cabeçote?
Em todo caso, se não me engano, o Gugaverdevida daqui do fórum tentou trocar a bomba dele semi eletronica por mecanica e não deu certo. Talvez ele tenha ou saiba onde encontrar a bomba injetora que procuras.
Mas volto a dizer: Avalia bem o diagnóstico da viatura.
eduardo_bacarin
11/09/2014, 19:13
Muita calma nessa hora. Bomba injetora não é barato.
Porque trocar a bomba? Não tem conserto? Dificilmente precisa trocar a bomba inteira.
Outra coisa. Tem certeza desse diagnóstico? Fumaça branca... Verificou cabeçote?
Clandio, meu pai fez o motor inteirinho novo só com peças originais, cabeçote, pistões, tudo novo da própria Toyota e mesmo assim o problema persistiu, o mecânico diz firmemente que é a bomba injetora!
--
Achamos um cara em São Paulo, moro em Presidente Prudente, que diz que se não tiver a bomba eles conseguem arrumar a do carro de qualquer jeito, se não me engano a oficina se chama "VOAL", são especializados em mecânica Diesel, segundo o site deles, queria saber se algum de vocês também conhecem eles e sabem se são de qualidade?
Eduardo,
Não compre outra bomba injetora antes de ver se a sua pode ser reparada.
Procure um bombista de confiança, veja se na sua cidade tem alguma oficina "Bosch Truck Service", elas costumam possuir pessoal bem treinado e ferramental adequado.
Um abraço, Delfim
sandro_ventania
11/09/2014, 23:00
Clandio, meu pai fez o motor inteirinho novo só com peças originais, cabeçote, pistões, tudo novo da própria Toyota e mesmo assim o problema persistiu, o mecânico diz firmemente que é a bomba injetora!
--
Achamos um cara em São Paulo, moro em Presidente Prudente, que diz que se não tiver a bomba eles conseguem arrumar a do carro de qualquer jeito, se não me engano a oficina se chama "VOAL", são especializados em mecânica Diesel, segundo o site deles, queria saber se algum de vocês também conhecem eles e sabem se são de qualidade?
Será que eu li certo?
O mecânico fez voces fazerem um motor todo, gastando peças originais...certamente não ficou abaixo de uns 10.000,00 e o problema era outro?
Cara eu dou uma surra em um mecanico desse!! Antes do mexanico dar um diagnostico desse ele tem que eliminar todas as outras variaveis, testar bomba é uma delas! Se voce mora em local frio, até a falta de velas aquecedoras pode dar esse sintoma.
Desse jeito, até ele ter montado a bomba fora de ponto pode acontecer.
Ja testou os bicos injetores?
eduardo_bacarin
11/09/2014, 23:12
Será que eu li certo?
O mecânico fez voces fazerem um motor todo, gastando peças originais...certamente não ficou abaixo de uns 10.000,00 e o problema era outro?
Cara eu dou uma surra em um mecanico desse!! Antes do mexanico dar um diagnostico desse ele tem que eliminar todas as outras variaveis, testar bomba é uma delas! Se voce mora em local frio, até a falta de velas aquecedoras pode dar esse sintoma.
Desse jeito, até ele ter montado a bomba fora de ponto pode acontecer.
Ja testou os bicos injetores?
Calma calma, Sandro! hahahaha, aconteceu que ela começou com esse problema e nada, até que por alguns outros problemas o motor acabou fundindo ou algo parecido com isso, tipo, refazer o motor foi meio que obrigatório pois meu pai adiou muito esse problema da bomba e acarretou outros problemas e gerou no motor arrebentado... Cara, minha cidade já faz uns 3 meses que nao faz menos de 20 graus UHAHUAUHA. Enfim, os bicos já foram trocados também se eu não me engano, vou esperar meu pai chegar pra ter certeza disso!
Engels Kbça
16/09/2014, 11:08
Será que eu li certo?
O mecânico fez voces fazerem um motor todo, gastando peças originais...certamente não ficou abaixo de uns 10.000,00 e o problema era outro?
Cara eu dou uma surra em um mecanico desse!! Antes do mexanico dar um diagnostico desse ele tem que eliminar todas as outras variaveis, testar bomba é uma delas! Se voce mora em local frio, até a falta de velas aquecedoras pode dar esse sintoma.
Desse jeito, até ele ter montado a bomba fora de ponto pode acontecer.
Ja testou os bicos injetores?
O Sandro pode está certo :pensativo: já testou as velas aquecedoras?? Elas causam esses problemas, de dificuldade na partida e fumaça quando funciona.
eduardo_bacarin
18/09/2014, 19:44
Muita calma nessa hora. Bomba injetora não é barato.
Porque trocar a bomba? Não tem conserto? Dificilmente precisa trocar a bomba inteira.
Outra coisa. Tem certeza desse diagnóstico? Fumaça branca... Verificou cabeçote?
O Sandro pode está certo :pensativo: já testou as velas aquecedoras?? Elas causam esses problemas, de dificuldade na partida e fumaça quando funciona.
Sim, já foi visto já as velas aquecedoras, aliás foi a primeira coisa a ser verificada, não me lembro se foram trocadas, mas foram testadas.
Uma coisa é ser testada na bancada e estar funcionando, outra é estar chegando energia nela instalada no local. Mas em temperatura média (e Presidente Prudente, conforme já dito, é quente para caramba) não seria necessário o uso das velas para ela funcionar. O motor daria apenas umas voltas a mais antes de dar a partida. Mas ela haveria de pegar. Essa bomba não é daquela geração que possui gerenciamento eletrônico em conjunto com o sistema mecânico? Mas pode realmente ser bomba, como pode ser bicos, como pode ser bateria/motor de partida (ver malha de aço - cabos - que alimentam o motor de partida e o aterramento), bem como cabeçote mal feito. Enfim, uma série de coisas, mas primeiro há de ir por etapas. Poste uma foto do motor, a versão certinho, o que já foi trocado, etc que fica mais fácil. Abraço
Engels Kbça
19/09/2014, 08:54
Sim, já foi visto já as velas aquecedoras, aliás foi a primeira coisa a ser verificada, não me lembro se foram trocadas, mas foram testadas.
Eduardo.
Da uma olhada aqui nesse manual de serviço do motor 1KZT, tem todos os testes de bico e bomba injetora.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/106051-manual-tecnico-motor-1kzt.html
eduardo_bacarin
24/09/2014, 12:43
Pessoal, consegui arrumar! Vou deixar aqui o que foi feito para poder ajudar caso alguém um dia precise!
O que foi feito foi ajustar o ponto da bomba, a regulagem dela. Ela estava no máximo, então o mecânico abriu a bomba e pulou uma engrenagem fazendo ela ficar regulada denovo, agora está firmezinha! :D Agradeço à todos que participaram do meu tópico procurando me ajudar! Agora já sei onde vir quando estiver precisando de algo, muito obrigado, pessoal! (:
gabriel theodoro de souza
24/09/2014, 21:24
o Sandro matou a charada:montaram a bomba fora do ponto. So tem cobra criada!!
parabens....
feitosac
25/09/2014, 10:16
Realmente grande forum, se aprende muito por aqui.
Abs.
realmente grande forum, se aprende muito por aqui.
Abs.
olha na entrada da bomba injetora tem um filtro pequeno parecendo um tubinho, e poucos mecânicos sabe disso, recentemente troquei da minha, que é mesmo ano e modelo da sua, também tirei os bicos mandei limpar e testar, o carro ta um foguete.
olha na entrada da bomba injetora tem um filtro pequeno parecendo um tubinho, e poucos mecânicos sabe disso, recentemente troquei da minha, que é mesmo ano e modelo da sua, também tirei os bicos mandei limpar e testar, o carro ta um foguete.
Em quais anos tem esse filtro?
Nunca tinha ouvido falar.:pipoca:
em quais anos tem esse filtro?
Nunca tinha ouvido falar.:pipoca:
não sei, a minha é 97 3.0 td, posso passar fotos e referencia do filtro
não sei, a minha é 97 3.0 td, posso passar fotos e referencia do filtro
A minha é ano 98 e a tenho desde abril 2012.
Nunca mexi em nada de bicos e bomba, pois está aparentemente perfeita.
Mas fiquei curioso sobre esse filtro, pois deve ser fácil de limpar.:concordo:
Engels Kbça
26/09/2014, 08:12
olha na entrada da bomba injetora tem um filtro pequeno parecendo um tubinho, e poucos mecânicos sabe disso, recentemente troquei da minha, que é mesmo ano e modelo da sua, também tirei os bicos mandei limpar e testar, o carro ta um foguete.
Uma vez abasteci, em Tocantins, e o diesel estava "batizado", a viatura não passava de 90 km/h, depois que tirou esse pequeno filtro e limpou, ficou um foguete.
Assim como o Glaicon, fiquei curioso sobre esse filtro. Isso pode ser feito em casa ou precisa levar em bombista/mecânico?
assim como o glaicon, fiquei curioso sobre esse filtro. Isso pode ser feito em casa ou precisa levar em bombista/mecânico?
levei num bombista, que não me cobrou nada, tem que ser com motor frio, que a posição é muito apertada, depois vou postar fotos do filtro e onde fica
Engels Kbça
26/09/2014, 13:51
levei num bombista, que não me cobrou nada, tem que ser com motor frio, que a posição é muito apertada, depois vou postar fotos do filtro e onde fica
Sinval
Quem é esse bombista ??
Engels Kbça
26/09/2014, 15:12
levei num bombista, que não me cobrou nada, tem que ser com motor frio, que a posição é muito apertada, depois vou postar fotos do filtro e onde fica
O filtro fica na válvula solenoide de corte de combustivel da BI.Vejam aqui na figura.
478670
o filtro fica na válvula solenoide de corte de combustivel da bi.vejam aqui na figura.
478670
é em guanambí a 800 km divisa de mg
Não sei como adicionar fotos aqui !!
O filtro fica na válvula solenoide de corte de combustivel da BI.Vejam aqui na figura.
478670
Eh, não dá para mexer em casa.
É serviço para especialista.
Mesmo porque o sistema estará preenchido com diesel.
Pensa na sujeira que se fará na garagem.:concordo:
Fotos em anexo
RETIRA ESSA PORCA QUE PRENDE O TUBO NA ENTRADA DA BOMBA, DEPOIS RETIRA A OUTRA PARTE QUE ESTÁ EMBAIXO DO TUDO, O FILTRO FACA LA DENTRO , TEM QUE PUXAR ELE , O MEU FOI PUXADO COM UM PARAFUSO ROSCA SUBERBA ENROSCOU NELE E PUXOU, Obs: feito com o motor frio
sandro_ventania
27/09/2014, 21:31
Pessoal, consegui arrumar! Vou deixar aqui o que foi feito para poder ajudar caso alguém um dia precise!
O que foi feito foi ajustar o ponto da bomba, a regulagem dela. Ela estava no máximo, então o mecânico abriu a bomba e pulou uma engrenagem fazendo ela ficar regulada denovo, agora está firmezinha! :D Agradeço à todos que participaram do meu tópico procurando me ajudar! Agora já sei onde vir quando estiver precisando de algo, muito obrigado, pessoal! (:
Vendo a solução só agora...
Feliz por ter encontrado solução...bons passeios com sua Toy!
ps: mas que o mecânico merece uns cascudos...merece!!kkkkk Mas se ele for amigo, manda ele pagar a cerveja:concordo:
Eduardo.
Da uma olhada aqui nesse manual de serviço do motor 1KZT, tem todos os testes de bico e bomba injetora.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/106051-manual-tecnico-motor-1kzt.html
Bom dia pessoal,
Alguém já fez o ajuste de débito da BI no 1KZT?
No manual que o Engels disponibilizou encontrei este procedimento, é desta forma?
Agradeço as dicas.
Um abraço,
Edu
Walter da Camper
16/10/2014, 10:48
É o mesmo esquema de ajuste do débito de qualquer BI mecânica: É a famosa bomba aberta: Abre 0,5 a 1 volta o carro fica mais esperto (e mais gastão). Abre mais de 1 volta vira um foguete e solta uma taroba de fumaça preta (e fica bem mais gastão).
Originalmente essa regulagem é feita em bancada medindo o volume injetado, de acordo com os parâmetros de fábrica.
Bom dia pessoal,
Alguém já fez o ajuste de débito da BI no 1KZT?
No manual que o Engels disponibilizou encontrei este procedimento, é desta forma?
Agradeço as dicas.
Um abraço,
Edu
Olá pessoal,
verificando a BI, encontrei esta peça, que parece estar coberta por uma capa.
É nesta peça que é feito o ajuste? se for, como se retira esta capa?
Seguem 2 fotos com a indicação.
Me desculpem por tantas questões.
Um abraço,
Edu
Boa noite pessoal,
Alguém tem alguma dica?
Um abraço,
Edu
Migueljjr
22/07/2015, 15:53
Pessoall, to com problemão...minha SW4 98 bateu o motor 1kzt...e foi tudo pro saco...bloco, cabeçote etc...resumindo ou faria o motor todo orçado em 28 mil (com tudo original) ou compraria um motor em ferro velho, logo optei pela compra de um usado. Resultado o motor adquirido está mil maravilhas andando muito, econômico e tal....moro no DF e comprei o motor em Goiânia, só que fui transferir o motor no DETRAN e deu um problema no numero do motor...até ai beleza...so que o cara que me vendeu o motor tem outro la que segundo ele ta OK documentação e tal, mas o detalhe é que pertence a uma SW4 ano 2001 ou seja 1kzt-e. Agora que necessito ajuda de vocês... fiquei muito animado com a proposta, mas a duvida é se eu pegar esse motor seria somente tirar minha bomba mecânica e bicos (1kzt) e colocar no 1kzt-e e tudo ira funcionar??
Grato pela ajuda amigos!
americo_mattar
22/07/2015, 16:27
Miguelito, você colocou a mesma pergunta em 5 posts diferentes, tenha um pouco de paciência que jaja a gelera responde, não precisa fazer spam...😉
Nestes motores, só muda a bomba mesmo, porém é certo que a elétrica e diferente. Sugiro caso seja possível, compra a elétrica junto, às vezes um sensor diferente e que não esteja funcionando bem vai te deixar doido até achar a falha além do carro ficar manco.
Vamos ver qual a opinião da turma sobre isso.
Abracos é boa sorte,
Pessoall, to com problemão...minha SW4 98 bateu o motor 1kzt...e foi tudo pro saco...bloco, cabeçote etc...resumindo ou faria o motor todo orçado em 28 mil (com tudo original) ou compraria um motor em ferro velho, logo optei pela compra de um usado. Resultado o motor adquirido está mil maravilhas andando muito, econômico e tal....moro no DF e comprei o motor em Goiânia, só que fui transferir o motor no DETRAN e deu um problema no numero do motor...até ai beleza...so que o cara que me vendeu o motor tem outro la que segundo ele ta OK documentação e tal, mas o detalhe é que pertence a uma SW4 ano 2001 ou seja 1kzt-e. Agora que necessito ajuda de vocês... fiquei muito animado com a proposta, mas a duvida é se eu pegar esse motor seria somente tirar minha bomba mecânica e bicos (1kzt) e colocar no 1kzt-e e tudo ira funcionar??
Grato pela ajuda amigos!
Migueljjr
23/07/2015, 14:00
Miguelito, você colocou a mesma pergunta em 5 posts diferentes, tenha um pouco de paciência que jaja a gelera responde, não precisa fazer spam...😉
Nestes motores, só muda a bomba mesmo, porém é certo que a elétrica e diferente. Sugiro caso seja possível, compra a elétrica junto, às vezes um sensor diferente e que não esteja funcionando bem vai te deixar doido até achar a falha além do carro ficar manco.
Vamos ver qual a opinião da turma sobre isso.
Abracos é boa sorte,
Desculpem o desespero...muito obrigado pela resposta!!!!
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