Ver Versão Completa : Adição de álcool anidro na gasolina? Problemas.
Colegas, estava lendo hoje a seguinte notícia:
55 Petrobras irá testar veículos com maior percentual de etanol na gasolina - d 11/09/2014 - a Mercado - 1c Folha de S.Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/09/1514298-petrobras-ira-testar-veiculos-com-maior-percentual-de-etanol-na-gasolina.shtml)
E se conhecemos bem esse governo, irão aprovar o aumento. O mais ilógico é que irão testar apenas em VW e Caoa, e nem ficou claro se são flex....
Acredito que esse aumento irá trazer sérios prejuízos para carros monocombustível, como acredito ser a maioria dos carros do pessoal aqui do fórum (quando gasolina)....
Alguém da área de mecânica saberia opinar sobre isso?
J.
Ricardo Passoni
11/09/2014, 11:20
Pois é fico azedo só de pensar na mistura , do que chamam de mijolina , minha Tracker já grila quando coloco gasolina ruim ( isso que so abasteço em posto Shell), agora vai grilar de monte ,se der problema quem eu culpo?? quem paga a despesa ? ou melhor e o alto consumo , se fizer 9 km/l na estrada vai esta muito bom !! :odedo: :odedo: tudo isso para justificar a doação para as campanhas dos usineiros ! :odedo:
Newton Guerra
11/09/2014, 12:09
Ricardo, pelo menos uma boa notícia: com mais álcool vai grilar menos, rsrsrs. Se pudéssemos usar a mesma medida da gasolina, poderíamos dizer que o álcool tem "octanagem" maior.
Se quiser dar uma boa melhorada na batida de pino, tira o escorpião do bolso, abastece com Podium e vai pra estrada. Dirija pelo menos meia hora com a rotação acima de 4000 rpm. Depois fale se melhorou u não.
Abraços
Ricardo Passoni
11/09/2014, 12:20
Pois é todo dia estrada Campinas / Paulinia , mas estou ficando velho não passo de 110 km/h e nem chega nos 4000 rpm, vou voltar hj com a rotação mais elevada rs! abasteço com podium quando vou para SP pois por incrível que pareça aqui esta custando quase R4,00 !!!! o litro e estamos do lado da refinaria!!! , ela grila com gasolina aditivada , como disse depende do batismo do posto , pois os de SP tudo vai bem !! e olha que so abasteço com aditivada e da Shell ....
Abraço
Walter da Camper
11/09/2014, 12:31
O problema maior será para os velhos jeeps carburados. Tanto na parformance/consumo quanto na corrosão.
Os carros injetados adaptam-se automaticamente. Me lembro que nos anos 90, inicio dos 2000, a piãozada das empreiteiras de telefonia, que recebiam por Km rodado, abastecia os carros das locadoras com 50% gasolina, 50% alcool (o rabo de galo), e andavam normalmente. Pouco tempo depois, em 2003, apareceram os carros flex.
Ricardo Passoni
11/09/2014, 12:35
Walter seria bom poder abastecer so com gasolina , igual aos nossos " vizinhos " que compram a nossa gasolina mais barata e sem álcool !!! tudo para ajudar usineiro .
Abraço
Newton Guerra
11/09/2014, 14:02
Ricardo, essa dica quem deu foi o Daniel, mecânico. funcionou direitinho com a minha ex-Gv e com a de um amigo também. Não precisa correr, é só deixar numa marcha mais baixa.
Abraços
vai causar so mais problemas, carros como pajero que rodam originais no japao com GASOLINA 100%, aqui com 72,5% de gasolina e o resto de AGUA (vulgo xixi de gato), rodarao de modo HORRIVEL!!!
Gracas a nossa presidentA.....
Múcio Luiz
11/09/2014, 20:11
vai causar so mais problemas, carros como pajero que rodam originais no japao com GASOLINA 100%, aqui com 72,5% de gasolina e o resto de AGUA (vulgo xixi de gato), rodarao de modo HORRIVEL!!!
Gracas a nossa presidentA.....
Não somente a Pajero japonesa. Mas creio que todos os importados dos anos 90 sofrerão com essa m**da. Pajero, SW4, XJ, ZJ, Explorer, Pathfinder...
E pensar que os nossos hermanos compram gasolina 100% da Petrobras a um preço bem mais baixo que o nosso.
[]s!
Mucio
Dei a Pajero apenas como exemplo, Brasil um pais de TOLOS....
Ricardo Passoni
11/09/2014, 21:07
O pior de tudo e que vão testar com gasolina da BR em carros da CAOA e VW !!!! Precisa dizer mais alguma coisa? O pais do baralho!
Pois é pessoal.... até onde eu sei também aumenta o consumo. Achei uma matéria dos bons tempos quando tínhamos 20% de álcool anidro e estavam para aumentar para 25% Aumento do percentual de álcool na gasolina reduz autonomia do veículo - Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/economia/aumento-do-percentual-de-alcool-na-gasolina-reduz-autonomia-do-veiculo-7712667)
O fato é que vão colocar essa regra sem qualquer estudo ou adaptação de nossas carros à isso... mesmo nos casos do meu carro que já tem um "reconhecimento" melhor da mistura.
O Brasil é de "marcha a ré" mesmo... ao invés de realizarem proporções de tal forma que gastemos menos combustível, é justamente o contrário....
E eu que o diga, pois moro justamente na região da cana.... não aguento mais esse tempo seco e as queimadas, e agora mais essa....
J.
O pior de tudo e que vão testar com gasolina da BR em carros da CAOA e VW !!!! Precisa dizer mais alguma coisa? O pais do baralho!
Bota baralho nisso...... certamente tem esquema...
J.
Múcio Luiz
22/09/2014, 18:04
Concordo. E isso vai se constatar mais uma vez no dia 5 de outubro. Infelizmente.
Seria tããão mais simples equacionar preços e tributos para que o etanol hidratado tivesse mais demanda. Mas não, a solução para o encalhe do álcool tem que ser uma canetada na gasolina, que coisa triste! E a gente fica condenado a rodar uns híbridos ineficientes, cujo principal requisito técnico é "queimar o que derem..."
pattrickmiller
23/09/2014, 15:31
É pessoal, já estou começando a sofrer com isso.
Estou escolhendo meu primeiro 4x4 mas estou praticamente descartando veículos somente a gasolina.
Sempre detestei carro FLEX, mas agora não vai ter jeito se não quiser ter dor de cabeça, vai ser ou FLEX ou Diesel
Arildo MT
23/09/2014, 15:51
É pessoal, já estou começando a sofrer com isso.
Estou escolhendo meu primeiro 4x4 mas estou praticamente descartando veículos somente a gasolina.
Sempre detestei carro FLEX, mas agora não vai ter jeito se não quiser ter dor de cabeça, vai ser ou FLEX ou Diesel
olá, uso tracker e também outros carros e motos a gasolina e diesel, estamos na floresta amazônica, não tem postos de bandeira por aqui, o pessoal reclama da mixolina e do diesel ai nos grandes centros, (nem queiram imaginar o quanto pior é no interior), resumindo o menor dos problemas é quantidade de álcool, tem tantos solventes, agua, e outras porcarias, segundo noticias o ''governo'' autorizou a venda de ''gasolina'' feita a partir da mistura de 200 solventes desde 2011, é claro que o consumidor ''paga o pato'', carros e motos perdem em rendimento, força, consumo, mas a tracker continua firme e forte, matenho a manutenção preventiva em dia, ela queima o que colocamos no tanque e chamamos de ''gasolina'', acho que a médio/longo prazo a corrosão do escapamento será maior sem duvida.
pattrickmiller
23/09/2014, 16:11
olá, uso tracker e também outros carros e motos a gasolina e diesel, estamos na floresta amazônica, não tem postos de bandeira por aqui, o pessoal reclama da mixolina e do diesel ai nos grandes centros, (nem queiram imaginar o quanto pior é no interior), resumindo o menor dos problemas é quantidade de álcool, tem tantos solventes, agua, e outras porcarias, segundo noticias o ''governo'' autorizou a venda de ''gasolina'' feita a partir da mistura de 200 solventes desde 2011, é claro que o consumidor ''paga o pato'', carros e motos perdem em rendimento, força, consumo, mas a tracker continua firme e forte, matenho a manutenção preventiva em dia, ela queima o que colocamos no tanque e chamamos de ''gasolina'', acho que a médio/longo prazo a corrosão do escapamento será maior sem duvida.
Justamente, estou saindo de um Honda Civic 1998 e a única peça que troquei mais de uma vez (2x em 3 anos) que não foi por manutenção preventiva foi o silencioso final do escapamento (acredito que devido a quantidade de álcool dos 25% atuais da gasolina que não é queimado e sai pelo escapamento).
Fico imaginando que com o aumento para 27,5% mais peças terão mais desgaste e vai virar uma bomba relógio.
Quando se trata do escapamento tudo bem, mas se começar a estourar peça interna do motor, ai a coisa pode ficar mais feia ($$$$) e acabar transformando muito carro bom em pesadelo...
Arildo MT
24/09/2014, 00:58
Justamente, estou saindo de um Honda Civic 1998 e a única peça que troquei mais de uma vez (2x em 3 anos) que não foi por manutenção preventiva foi o silencioso final do escapamento (acredito que devido a quantidade de álcool dos 25% atuais da gasolina que não é queimado e sai pelo escapamento).
Fico imaginando que com o aumento para 27,5% mais peças terão mais desgaste e vai virar uma bomba relógio.
Quando se trata do escapamento tudo bem, mas se começar a estourar peça interna do motor, ai a coisa pode ficar mais feia ($$$$) e acabar transformando muito carro bom em pesadelo...
Realmente esta questão é polemica, mas vou me expressar (não é conselho, apenas minha opinião particular) baseado em minha experiência como motorista e mecânico nas horas vagas, acho que essa mudança de 25 p/ 27,5% vai afetar mais o consumo e desempenho, do que causar desgastes além do que os 25% já causam (os escapamentos entre outros que o digam), o que é pior a meu ver são os solventes e outras porcarias adicionadas hoje ''legalmente ou não'' a gasolina (tipo a gasolina formulada através do lixo das petroquímicas, usando 200 solventes e vendida legalmente desde 2011) a nova grid que é pior que a comum e quando é adulterada será que tem só 25% de etanol?, tenho uma tracker, ela era vendida em alguns países aonde se mistura 10% de etanol (no brasil em 2006 a 2009 período em que a tracker 2.0 16v foi comercializada aqui, o percentual já era 20 ou 25% não me lembro) então acho a construção da tracker bastante robusta, sistema de injeção ignição, etc. e o motor em alumino deve suportar razoavelmente o etanol, alias a questão do carro flex foi uma fatia de mercado que as montadoras resolveram explorar aqui no brasil depois que se popularizou o costume de fazer o ''RABO DE GALO'' mistura de até + ou - 50/50% gasolina/álcool muito usada por taxistas e outros na época, os motores a carburador e os primeiros injetados rodavam 50/50 (falhava, era ruim, mas rodava), acho esse negocio de carro flex ilusão de brasileiro (''igual urna eletrônica, em outros países não querem nem saber dela, nem de carro flex'') na verdade é um motor a álcool que tolera a gasolina, tipo um meio termo ex: taxa de compressão do motor maior que na gasolina e menor que em alguns motores a álcool, ignição ''multiponto'' ponto varialvel, etc, enfiem o flex acaba consumindo mais no etanol e na gasolina, do que um carro só a gasolina ou só a etanol (com raras exceções), (já tive flex), muitos fabricantes demoraram anos a vender carros flex e outros não fabricam até hoje, por que será? alguns dos melhores importados não são flex, porque? enfiem enquanto eu puder comprar só a álcool ou só a gasolina eu prefiro assim, mas daqui alguns anos as opções ficaram mais limitadas, a unica ''vantagem'' que vejo no flex é se a compressão for maior que 10:1 poderia usar a caríssima podium (que também atualmente tem 25% etanol) e aproveitar a octanagem maior, sonho seria uma gasolina de verdade com boa octanagem, pura ou aditivada com um preço justo, como a petrobras fornece em alguns países vizinhos, lembrem foi só a minha opinião, sucesso a todos.
Colegas
O fato é que, de alguma forma, o procedimento do governo está errado, uma vez que necessitaria de mais estudos comprobatórios dessa mistura. Inclusive, relembrando que o acréscimo é de álcool anidro (na gasolina) e não o hidratado, usado em carros flex por exemplo. O mais desgaste causado pelo álcool é a presença de água, ao contrário do anidro. De qualquer forma, para ambos necessita-se de um "preparo" do sistema do motor, uma vez que os níveis de corrosão são modificados (coloquei um artigo muito bom logo depois).
Andei fazendo umas pesquisas e a primeira fala de um aumento em 2007 e a opinião bem interessante de alguns mecânicos: iFolha - Mecânicos reprovam aumento do álcool na gasolina (http://www.ifolha.com.br/ler_noticias.php?id_j=618). O trecho mais significativo foi este:
"Já o proprietário da Oficina Mecânica Menina, Paulo Roberto Campos, que recorda que os carros a gasolina já chegaram a andar com 28% de álcool anidro, adianta que aumentam bastante os problemas com as bombas de combustível, principalmente, as bombas elétricas utilizadas em carros equipados com injeção eletrônica. Porém, informa que outros problemas podem atingir os carros. "Queimas e desgastes de escapamentos que vão corroer mais depressa porque tem mais água", acrescentou. Os principais cuidados apontados pelo mecânico são totalmente direcionados à limpeza: "troca de filtro de combustível que pode entupir e velas". Os fatores apontados pelo mecânico Emerson Lucas Ribeiro, funcionário da Oficina RL, estão diretamente ligados ao consumo de combustível: "Vai aumentar o tempo de injeção e queda de regulagem da mistura de oxigênio e combustível e isso aumenta o consumo", avisou."
Partindo mais para a parte técnica, tem um artigo científico bem interessante que mostra essa questão da corrosão dos combustíveis. Inclusive muitos países do mercosul utilizam somente 15% de anidro e alguns usam no diesel também!
Química Nova - Metallic corrosion related to mineral fuels and biofuels utilization (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422009000700037&script=sci_arttext)
J.
Ricardo Passoni
25/09/2014, 08:50
Como falei em outro post , eu quero e poder colocar so gasolina no meu tanque , igual a que nos vendemos para os Hermanos , quero meu carro tendo um rendimento próximo ao anunciado pelo fabricante , e mais quando der desgaste das peças em contato com o álcool , a quem eu reclamo ? Usineiros , governo , UNICA ? poderiam ter na bomba o tao Falado E85 , ate E50 , mas gasolina pura ! já que pagamos tanto aqui por que não ter o direito de usar gasolina !
Abraços
KKK já vem acontecendo há um século, nosso bisavós são os primeiros culpados...
Quem tiver curiosidade, veja o último parágrafo da página 150 (o anexo começa na 146)
http://segall.ifch.unicamp.br/publicacoes_ael/index.php/cadernos_ael/article/viewFile/116/124
KKK já vem acontecendo há um século, nosso bisavós são os primeiros culpados...
Quem tiver curiosidade, veja o último parágrafo da página 150 (o anexo começa na 146)
http://segall.ifch.unicamp.br/publicacoes_ael/index.php/cadernos_ael/article/viewFile/116/124
Gostei de saber que até 1941 a coisa estava indo bem..... 5%......
J.
Colegas
Já é de algum tempo a notícia do aumento de 27,5% (ou 27% agora) de etanol na gasolina.
Esta recente notícia pode trazer sérios problemas para nossos carros somente a gasolina e doer de fato no bolso...
Anfavea acata 27% de álcool e sugere gasolina premium
http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/anfavea-acata-27-de-alcool-e-sugere-gasolina-premium/
Ou seja, segundo a (falta) de ideia é que se use gasolina premium, um verdadeiro ABUSO de nosso governo... brincadeira, parece pegadinha do malandro.... E agora???????? usar E27 comum ou E25 pódium... e o bolso? pior é que nem se quiser, não se acha com facilidade gasolinas premium.
J.
Usar E27 comum e brigar na justiça se alguém negar garantia por este motivo estapafúrdio...
J Carlos
03/03/2015, 14:31
Entrei em contato com a Suzuki perguntando sobre esse aumento da mistura de etanol na gasolina, segue a resposta :
Nossos veículos possuem alto padrão de qualidade onde vários testes são realizados para garantir o seu desempenho, dentre eles, o tipo de combustível que é comercializado em nosso país. O sistema de gerenciamento eletrônico de injeção e queima de combustível dos nossos veículos foram aferidos e calibrados respeitando normas internacionais para suportar variações e porcentagens para mais ou para menos nas misturas que podem ocorrer no combustível. Isso também interfere na emissão de poluentes por isso essa preocupação.
Infelizmente alguns distribuidores de combustível em nosso País não respeitam as normas e adulteram o combustível adicionando no mesmo vários produtos que podem prejudicar e até danificar os motores.
Por isso o correto é indicar que todos os abastecimentos sejam realizados em postos de bandeiras conhecidas e utilizar combustível do tipo comum.
Recomendamos a procura de postos revendedores de combustíveis com certificação de qualidade pela ANP (Agência Nacional do Petróleo – www.anp.gov.br (http://www.anp.gov.br/) ). Abasteça seu veículo apenas com combustíveis de boa procedência e qualidade.
Os nossos veículos mesmo não sendo do tipo flex, estão preparados para utilizar combustível comercializado em nosso País.
Atenciosamente,
Karolainy Morais
SVB Automotores do Brasil Ltda
faleconosco@svb.com.br (faleconosco@svb.com.br)
SAC Suzuki - 0800 770 3380
Resumindo, se der problema, a culpa é de combustível adulterado, e como é que nós (consumidores) iremos provar isso ? é mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro.
... aumento da mistura de etanol na gasolina ...
http://www.brasilagro.com.br/conteudo/dilma-engaveta-aumento-da-mistura-de-etanol-na-gasolina25-para27.html#.VPX3XvnF9CB
http://www.icarros.com.br/noticias/manutencao/mais-etanol-na-gasolina:-voce-sera-afetado-/18113.html
J Carlos
04/03/2015, 07:36
Trecho da entrevista (27.10.2014) de Luiz Rosenfeld Presidente da Suzuki.
BlogAuto: Quando teremos um Suzuki (http://www.autoo.com.br/suzuki/) Jimny Flex?
Luiz Rosenfeld: Nós temos alguns protótipos de Jimny Flex em avaliação, mas não quer dizer que a gente vá ter o Flex, nós não temos data, estamos estudando. Nós achamos que nem sempre Flex é o melhor compromisso.
BlogAuto: Isso não te atrapalha no InovarAuto?
LR: Não, logicamente que o Flex é um pouco beneficiado, mas não é o nosso foco maior colocar o flex para atender o InovarAuto. Se formos para o Flex vai ser porque é o melhor para nosso cliente. Nós não temos esta leitura no momento.
Tinha previsão de trocar o meu no início do ano, mas vou aguardar um pouco não gosto de carro flex mas também não quero arriscar.
Segue o link da entrevista: http://www.blogauto.com.br/fale-com-o-presidente-luiz-rosenfeld-suzuki/
Guima-MS
11/03/2015, 20:26
PessoALL , tenho uma Dodge dakota 3.9L Gasolina, ano 1998 , Motor americano , feito para rodar com gasolina , venho rodando essa mijolina comercializada a preços exorbitantes aqui no brasil , quais seriam os danos para meu motor ? trinca cabeçote ou algo caro ?
Se eu podesse escolher , compraria gasolina PURA , nem que pagasse um pouco mais cara (esses dias vi no Paraguay gasolina pura a R$ 4,00 , enquanto a comum 2,82 , logicamente eu iria de pura ) .
PessoALL , tenho uma Dodge dakota 3.9L Gasolina, ano 1998 , Motor americano , feito para rodar com gasolina , venho rodando essa mijolina comercializada a preços exorbitantes aqui no brasil , quais seriam os danos para meu motor ? trinca cabeçote ou algo caro ?
Se eu podesse escolher , compraria gasolina PURA , nem que pagasse um pouco mais cara (esses dias vi no Paraguay gasolina pura a R$ 4,00 , enquanto a comum 2,82 , logicamente eu iria de pura ) .
Guilherme, o Paraguai também utiliza etanol na mistura e em 24%....
http://www.colidernews.net/site/cnoticia-id-20370#.VQFwf8vstko
Só o Chile e Argentina que são bem menores. Sempre é necessária a mistura.
J.
Colegas, uma matéria muito esclarecedora e técnica sobre o assunto dos 27%:
http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/
J.
Guima-MS
12/03/2015, 13:48
Poxa , achei era pura . nao cheguei a perguntar no posto . complicado .
J Carlos
19/03/2015, 07:51
Esperança: http://www.prmg.mpf.mp.br/imprensa/noticias/consumidor-e-ordem-economica/mpf-pede-suspensao-do-aumento-do-percentual-de-alcool-na-gasolina
xibiu!!!
19/03/2015, 10:57
Antigamente nos veículos a gasolina (quando a gasolina ainda era pura), não saía água no escapamento.
Hoje isso se justifica por causa da mistura de etanol.
O que se discute no momento é o "possivel" dano ao motor com essa mistura de 27% de etanol.
Minha dúvida é a seguinte:Se na composição do etanol tem uma porcentagem de água,quanto essa água influenciaria diretamente no funcionamento e na vida útil das peças diretamente atacadas pela mistura.
neilsonhenriques
19/03/2015, 22:52
Minha dúvida é a seguinte:Se na composição do etanol tem uma porcentagem de água,quanto essa água influenciaria diretamente no funcionamento e na vida útil das peças diretamente atacadas pela mistura.
No mundo desenvolvido, há engenharia pra calcular tudo isso.
No meu Discovery já há alguns pontos de ferrugem no escapamento, sobretudo na parte traseira. Em pouco tempo terei que importar um conjunto novo da Inglaterra, possivelmente junto com o catalisador que também deve estar quase podre.
É o preço que se paga por andar com um carro de Primeiro Mundo, feito por gente desenvolvida, nessa merda de país escroto com "gente" (brasileiros estão bem abaixo disso) que descende diretamente de primatas.
E olha que raríssimas vezes abasteci com aditivada. Em 140.000 km rodados, 95% do tempo abasteci com Pódium (Petrobrás).
Recentemente a ANFAVEA disse que não haveria problemas nessa mistura. Afirmo categoricamente, MENTIRA. A ANFAVEA é a principal interessada em apoiar as medidas dos corruPTos visto que recebe incentivos e não tem a menor isenção em se posicionar.
Engraçado, tenho um TR4 2009 com 130.000 km, portanto flex, e o catalizador está totalmente comido. Não acredito que rode mais 20.000 km antes de ser trocado.
De fato, não existe esse negócio de carro flex. A única coisa que brasileiro sabe fabricar é corrupção. Toda inteligência pra essa aberração tupiniquim vem de fora, do Primeiro Mundo, e lá não existe Rabo de Galo (50% gasolina + 50% etanol).
O resultado a gente vê na garagem quando liga o carro.
Podem postar o resto de falácias. A verdade é uma só.
Arildo MT
28/03/2015, 18:18
Olá,sobre o aumento do percentual de etanol da gasolina, realmente esses 2% a maisde etanol é ruim, mas não que vá prejudicar mais do que os solventes e outrasporcarias que adicionam e nem sabemos o põem no tanque, será que aonde vocêabastece tem só 25% de etanol na gasolina?, tenho uma tracker teoricamente monocombustivel, porem moro em uma cidade no interior sem acesso por estradaspavimentadas, na época de chuvas (06 meses por aqui) as vezes pontes de madeiravão embora, atoleiros, já ocorreu em alguns anos de fortes chuvas, ficarmosilhados aqui (ir e vir só de avião monomotor) consequentemente desabastecimentode muitos itens incluindo combustível, imaginando que um dia em uma emergênciaposso ficar sem gasolina e sabendo da robustez da tracker com a qualidadeSuzuki com sistema de injeção bem parrudo com peças bosch, denso, Mitsubishi,mas a taxa de compressão não é ideal para etanol, longe disso, resolvi testarna pratica as alterações da adição de etanol, logo de inicio com 50% de etanol(25 já presente na gasolina e mais 25 de etanol) poderia dar merda, mas atracker não deu nem bola, partida de manha normal (décimos de segundo maislenta) temperatura ambiente na manha de 20 a 25° e no dia 25 a 40°, nãoaumentou a agua no escape, não percebi perda de rendimento, consumo ainda nãoaferi mas parece normal (talvez 5 a 10% de perca com 50% etanol) percebipequeno aumento na vibração do motor enquanto frio, luz de injeção anomalia nãoacendeu, tudo aparentemente normal, então se o carro tiver um bom sistema deinjeção ele gerencia e faz as correções, já vi um palio antigo a gasolina de umprofessor sem alterações rodando 100% no etanol, quando frio o motor 20c°ficava com a lenta péssima uns 10 minutos até aquecer, resumindo só fiz issopara saber que se eu precisar em uma emergência adicionar etanol o carro''aceitara'', talvez eu teste com 30, 40, 60, 75, 100% etanol (talvez não) foium teste rápido um tanque, poucos kms, nada conclusivo e claro que se usar alongo prazo ''pode'' causar problema na bomba, linha, injeção, motor, mas meucaso foi só um teste p/ não ser pego de surpresa em uma eventualidade, NÃOFAÇÃO ISSO EM CASA, rsrsrsrsrsrsrs, fica o registro, vou replicar o post emoutros tópicos para pesquisa em assuntos similares, blz.
IsmaelMatos
29/03/2015, 14:51
Foristas, boa tarde,
Confirmando o relato do Arildo, na falta de gasolina, já rodei com um tanque cheio de álcool num VW Polo à gasolina. Na estrada, em dia quente de verão, com motor já quente, eu não notei diferença, exceto pelo consumo mais elevado. Depois enchi novamente com gasolina.
Se a marcha lenta fica ruim, eu não notei, pois só andei em velocidade. Se o motor frio vai pegar pela manhã, eu não sei. Se for um dia bem frio de inverno na Serra Gaucha, eu duvido que pegue. O uso continuado do álcool no motor não preparado para isso certamente vai acelerar o desgaste e a corrosão ao longo do tempo. Mas numa emergência, com motor quente, não tive problema.
Saudações a todos,
Múcio Luiz
09/07/2015, 13:05
Buenas a todos!
Fazendo coro ao amigo Edintruder http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/150761-campanha-pesquise-antes-de-abrir-novo-topico.html, como já existe mais de um tópico aberto a respeito dos 27,5% de etanol na gasolina e suas possíveis mazelas às nossas máquinas, pergunto a todos os foristas que, como eu, possuem viaturas a gasolina se já sentiram alguma diferença depois da mudança do percentual de etanol na gasolina.
No meu caso, a única diferença que senti na Explorer foi que aumentou o consumo. Fazia 5,5 até 6km/l, agora fico entre 4,5 e no máximo 5km/l. Não percebi alteração no funcionamento.
Aproveitando o momento, pergunto também a vocês se suas viaturas apresentam alguma alteração de comportamento abastecendo com gasolina aditivada. Mais uma vez, no meu caso, quando abasteço com comum a Xplo anda numa boa. Mas percebo uma leve, bem leve melhora (será que é efeito placebo?) ao abastecer com a Grid da Petrobras. Já com a V-Power Nitro da Shell não mudou nada.
Então? Vale mesmo a pena abastecer com aditivada? Ou fico com a comum mesmo?
[]s!
Múcio;
O consumo aumentou.
Não medi mais o consumo para não passar raiva, mas que está gastando mais gasolina está.
A alteração no funcionamento é imperceptível, mas ninguém pode dizer o que vai acontecer com o motor ao longo do tempo.
Pedro Paulo.
xibiu!!!
02/11/2023, 16:03
Nova gasolina tera mais etanol em sua concentracao, mas o que muda? (https://garagem360.com.br/nova-gasolina-tera-mais-etanol-em-sua-concentracao-mas-o-que-muda/)
580989
xibiu!!!
09/03/2024, 13:08
Gasolina com 35% pode afetar seu carro; saiba o que pode dar errado | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/gasolina-com-35-pode-afetar-seu-carro-saiba-o-que-pode-dar-errado/)
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