Conectar

Ver Versão Completa : A maldita regulagem das barras...

Dr_Marcus
08/09/2014, 17:05
Comprei uma XLT 2.3 CD 2009 a pouco, e contemplando a beleza da viatura "por de trás" percebi que a roda do lado direito estava mais "cambada" que a esquerda. Como já sabia que a suspensão da Ranger tem as regulagens na barra, deitei embaixo para ver e estava da seguinte forma:

Lado esquerdo (motorista) com uns 20mm de regulagem
Lado direito (carona) zerado, parafuso todo pra fora e a castanha encostada na base.

Levantei a caminhonete, medi a regulagem esquerda com o paquimetro e acertei a direita na mesma altura, larguei no chão e olhando de trás, tirando como parametro a inclinação da caçamba, que antes era reta, agora ficou com o lado direito que regulei, mais alto.

Diante disso vim recorrer ao forum... Antes de abrir aqui li e re-li os topicos sobre a regulagem das barras de torção da Ranger, compreendi tudo sobre a regulagem e medição de altura padrão e tal, que vai regulando as barras para compensar o desgaste das buchas da balança inferior... mas nenhum respondeu diretamente a seguinte questão:

As barras de torção tem de ter a MESMA regulagem dos dois lados OU NÃO é regra isso? No meu caso, pode ser que as buchas do lado motorista estejam ferradas por ter pego um buraco ou algo parecido?? Pois a barra do carona estava sem nenhuma regulagem, porem a carroceria estava reta mas a roda cambada...

Que troço complexo kkkk...

Daniel.Shimomoto
08/09/2014, 23:02
Calma lá

Cambagem ruim é braço superior/pivo desgasado. Altura da picape é regulagem de barra.

Não adianta consertar cambagem regulando a barra de torção. Não é certo. O Certo é arrumar a cambagem via regulagem. Se nao estou errado a Ranger 2008-> ja vem com os parafusos excentricos de regulagem do braço superior - camber e cáster.

O parafuso da barra de torção não precisa estar igualzinho dos dois lados. Quem tem que estar igual é a altura. Por outro lado, ambos devem ter margem para regulagem senão é indicio certo de embuchamento da bandeja estragado.

Agora, uma coisa eu comento: Ranger 2.3 Duratec não é para ter problema de suspensão porque o motor é leve. No diesel que a suspensão é mais judiada.

Grande Abraço

Imperador!
09/09/2014, 08:33
Calma lá

Cambagem ruim é braço superior/pivo desgasado. Altura da picape é regulagem de barra.

Não adianta consertar cambagem regulando a barra de torção. Não é certo. O Certo é arrumar a cambagem via regulagem. Se nao estou errado a Ranger 2008-> ja vem com os parafusos excentricos de regulagem do braço superior - camber e cáster.

O parafuso da barra de torção não precisa estar igualzinho dos dois lados. Quem tem que estar igual é a altura. Por outro lado, ambos devem ter margem para regulagem senão é indicio certo de embuchamento da bandeja estragado.

Agora, uma coisa eu comento: Ranger 2.3 Duratec não é para ter problema de suspensão porque o motor é leve. No diesel que a suspensão é mais judiada.

Grande Abraço

X2!
Eu daria uma investigada pra saber porque SÓ UM LADO arriou tanto com esse motor leve. Provavelmente uma pancada muito forte... é bom dar uma olhada.

DJTHD
13/09/2014, 17:46
Na 94 4x2 4.0 V6 onde eu faço essa regulagem ?

JRoberto
13/09/2014, 18:11
Na 94 4x2 4.0 V6 onde eu faço essa regulagem ?

Essa sua é outro sistema, não tem barra de torção. O que você quer regular?