PDA

Ver Versão Completa : Quebra da Polia esticadora da correia do Ar Condicionado - SW4 1997 3.0 TD

Marco Dente
08/09/2014, 07:42
Pessoal alguém já viu acontecer isso?

Qual a possível causa?

HERICK
08/09/2014, 08:10

Qual a possível causa?

Nunca vi isso acontecer, a polia é original?

Marco Dente
08/09/2014, 08:23
Nunca vi isso acontecer, a polia é original?

Herick, não sei dizer se é original ou não.
Achei estranha essa quebra, o compressor do ar condicionado não está travado.....

TCHEIGOR
08/09/2014, 15:26
a correia arrebentou tbem?

Marco Dente
08/09/2014, 17:31
a correia arrebentou tbem?

Não arrebentou mas deu uma desgastada, era zerinho....hehehehehe

Rubens Linhalis
08/09/2014, 17:56
Não arrebentou mas deu uma desgastada, era zerinho....hehehehehe

Se era zerinha a correia, entao vc fez a troca recente, certo? Rodou quanto tempo depois da troca (km ou meses) ?

Marco Dente
09/09/2014, 08:43
Se era zerinha a correia, entao vc fez a troca recente, certo? Rodou quanto tempo depois da troca (km ou meses) ?

Rodei 600km

Rubens Linhalis
09/09/2014, 09:48
Rodei 600km

Não pode ter cido problema na montagem dessa correias novas nao?

Marco Dente
09/09/2014, 12:24
Não pode ter cido problema na montagem dessa correias novas nao?

Pensei nisso, mas não tem nenhum mistério ou dificuldade na montagem.

Acabei de comprar outra e eu mesmo vou montar, vamos ver no que dá.

[]s

Emerson Höpner
09/09/2014, 12:31
Marco, o desgaste no apoio da correia já tinha? Está muito marcada a polia, parece que a correia patinou... que a polia estivesse travada...

Eu tinha uma SW4 destas. Dentro da polia tem um rolamento, dá uma olhada se está girando bem, senão tem como trocar o rolamento por um novo.
Além disso, na hora de montar, a porca que prende a polia tem que só posicionar, sem aperto. Depois da correia esticada (pelo parafuso grande no suporte) é que se aperta até o final a porca da polia.

feitosac
09/09/2014, 17:56
Marco,
Pelo desgaste na polia ela está com cara de original ainda, voce montou a correia nova ela acaba ficando mais larga que a velha que já estava acamada, ou seja roda mais acima do desgaste e força a parede da polia, sem contar que deve ter arrochado de mais no aperto, ai quebra mesmo.
Monte um conjunto novo polia e correia e deixe uma pequena folga apertando levemente com o polegar, esta polia existe paralela a original é muito cara.
Abs.

Marco Dente
09/09/2014, 18:13
Marco, o desgaste no apoio da correia já tinha? Está muito marcada a polia, parece que a correia patinou... que a polia estivesse travada...

Eu tinha uma SW4 destas. Dentro da polia tem um rolamento, dá uma olhada se está girando bem, senão tem como trocar o rolamento por um novo.
Além disso, na hora de montar, a porca que prende a polia tem que só posicionar, sem aperto. Depois da correia esticada (pelo parafuso grande no suporte) é que se aperta até o final a porca da polia.

Comprei nova polia e eu mesmo vou montar, seguindo essa dica do aperto.

Valeu

Marco Dente
09/09/2014, 18:14
Marco,
Pelo desgaste na polia ela está com cara de original ainda, voce montou a correia nova ela acaba ficando mais larga que a velha que já estava acamada, ou seja roda mais acima do desgaste e força a parede da polia, sem contar que deve ter arrochado de mais no aperto, ai quebra mesmo.
Monte um conjunto novo polia e correia e deixe uma pequena folga apertando levemente com o polegar, esta polia existe paralela a original é muito cara.
Abs.

Apertando com o polegar o parafuso que estica a correia? Acho que assim fica muito frouxa, não fica?

Valeu

feitosac
11/09/2014, 11:48
Marco,
Voce vai apertando o parafuso do esticador da correia, e vai testando com o polegar na correia até que ela ceda um pouco a pressão do polegar, a correia não deve ficar totalmente esticada.
Abs.

Marco Dente
11/09/2014, 11:51
Marco,
Voce vai apertando o parafuso do esticador da correia, e vai testando com o polegar na correia até que ela ceda um pouco a pressão do polegar, a correia não deve ficar totalmente esticada.
Abs.

Entendi.

Farei assim, valeu

OliveiraPeças2014
11/09/2014, 13:46

Qual a possível causa?

Acontece mas é difícil, provavelmente alguma falha no sistema , ou até vmesmo a quebra da correia .

AlonsoFausto
11/09/2014, 14:54
Entendi.

Farei assim, valeu

Marco, vou colaborar porque recentemente substituí minhas correias. Além do teste do polegar, você também pode ter como parâmetro a "torção" da correia: com ela no lugar, vai tensionando com o parafuso esticador até o limite em que você consiga pegá-la com o dedão e com o dedo fura-bolo e virar, mesmo movimento como se estivesse segurando um parafuso e torcendo, e que ela vire um pouco. Se não conseguir virar nada, está muito tensionada. Mas deve haver alguma resistência, não pode ser fácil de virar. E não é virar tudo, apenas permitir certo movimento lateral.

Não sei se me fiz entender...

Abraço.

OBS: se ficar frouxa, sem tensão, vai cantar, daí é só corrigir a tensão.

Marco Dente
11/09/2014, 15:20
Marco, vou colaborar porque recentemente substituí minhas correias. Além do teste do polegar, você também pode ter como parâmetro a "torção" da correia: com ela no lugar, vai tensionando com o parafuso esticador até o limite em que você consiga pegá-la com o dedão e com o dedo fura-bolo e virar, mesmo movimento como se estivesse segurando um parafuso e torcendo, e que ela vire um pouco. Se não conseguir virar nada, está muito tensionada. Mas deve haver alguma resistência, não pode ser fácil de virar. E não é virar tudo, apenas permitir certo movimento lateral.

Não sei se me fiz entender...

Abraço.

OBS: se ficar frouxa, sem tensão, vai cantar, daí é só corrigir a tensão.

Boa Dica.

Ainda não troquei porque preciso trocar o parafuso que prende a polia e não descobri como tirar, deve ter algum encaixe, mas até sábado eu olho com mais calma e faço a troca.

[]s

Emerson Höpner
12/09/2014, 12:23
São dois parafusos, um bem comprido (uns 15cm) que ajusta a tensão da correia e fica em cima, na vertical, com a cabeça próxima ao cabeçote do motor. O outro é o que fixa a polia, fica na horizontal e é acessado pela dianteira, atrás da ventoinha.
Tem que soltar o segundo um pouco senão o parafuso comprido não sai.

Marco Dente
12/09/2014, 14:20
São dois parafusos, um bem comprido (uns 15cm) que ajusta a tensão da correia e fica em cima, na vertical, com a cabeça próxima ao cabeçote do motor. O outro é o que fixa a polia, fica na horizontal e é acessado pela dianteira, atrás da ventoinha.
Tem que soltar o segundo um pouco senão o parafuso comprido não sai.

Ainda não tive tempo para olhar com mais atenção, porém minha dúvida é:

Preciso trocar o parafuso que fixa a polia (parafuso menor) pois o parafuso que veio com a polia nova é um pouco mais comprido que o parafuso que já está no local, e esse novo casa melhor com a polia nova. Porém me parece que esse parafuso está encaixado dentro do espaço de regulagem da correia e não sai dali mesmo se eu desconectar o parafuso maior.....
Não sei se consegui explicar direito.... eheheheheheh

Newton Guerra
12/09/2014, 18:48
Marco, tem que afrouxar primeiro o da polia. Não tente afrouxar o mais comprido primeiro senão pode espanar. Não tem erro, solta o da polia que o outro vai ficar frouxo.

A função do mais comprido é justamente tensionar a correia: na montagem, só aponte o parafuso da polia, sem apertá-lo. Vai apertando o comprido que a polia vai subindo, tensionando a correia. Na hora que achar que está bom é só terminar de apertar o da polia.

Apertando com o "dedão" no vão livre maior da correia, a deflexão dela deve ser da ordem de 8 mm. Depois de andar um pouco com o carro meça de novo, pois ela pode ceder por ser nova. Se for preciso ajustar, solte o parafuso da polia, ajuste pelo outro e volte a apertar o da polia.

Marco Dente
12/09/2014, 18:52
Marco, tem que afrouxar primeiro o da polia. Não tente afrouxar o mais comprido primeiro senão pode espanar. Não tem erro, solta o da polia que o outro vai ficar frouxo.

A função do mais comprido é justamente tensionar a correia: na montagem, só aponte o parafuso da polia, sem apertá-lo. Vai apertando o comprido que a polia vai subindo, tensionando a correia. Na hora que achar que está bom é só terminar de apertar o da polia.

Apertando com o "dedão" no vão livre maior da correia, a deflexão dela deve ser da ordem de 8 mm. Depois de andar um pouco com o carro meça de novo, pois ela pode ceder por ser nova. Se for preciso ajustar, solte o parafuso da polia, ajuste pelo outro e volte a apertar o da polia.

Blz Newton.

Farei assim, obrigado

Marco Dente
15/09/2014, 07:30
Troca realizada com sucesso.

Obrigado pelas dicas

[]s