PDA

Ver Versão Completa : Transformando uma L200 Sport GLS em uma HPE



Marcello Ladeira
11/01/2006, 09:26
Alguém aqui sabe ou tem conhecimento se é possível transformar uma L200 Sport GLS em uma HPE?

[]s

Marcello Ladeira

JairoM
11/01/2006, 12:21
Marcello Ladeira,

Uma vez, eu conversei aqui no Rio de Janeiro, com o pessoal que fazia a importação dos intercoolers pra Mitsubishi.

Eles entendem bastante da coisa, e sabem tambem como cobrar.

Perguntei exatamente isso: É possivel transformar uma GLS em HPE ? Quanto custa ?

A resposta foi um sonoro SIM. O custo é que é proibitivo. Eles sugerem vender a GLS e comprar uma HPE. Se for do mesmo ano, a diferença de preço das duas, é menor do que o investimento necessário pra fazer a transformação.

Basicamente,a explicação foi que a importação destes kits, em poucas unidades, custa muito mais caro que a importação que a MIT faz, de um montão de cada vez....

ferramenteiro
11/01/2006, 14:23
Pelo o que eu sei a unica diferença entre a gls e a hpe e o módulo de controle da injeção, fabricado pela hpe.
Uma vendedora da mitsubishi me disse que esse modulo poderia ser acresentado em uma gls, cuja diferença de potencia é de 20CV, e ainda deixou escapar que não precisaria ser o original da mitsubishi(que na verdade não é, é da HPE)
Creio eu que seria um remapeamento do chip ou acresentar um modulo como o UNICHIP que faz todas as leituras e ajustes de bomba injetora, pressão do turbo,etc. de acordo com a rotação do motor , posição do acelerador,etc.
os motores são identicos o que muda é somente a programação da central que comanda esses parametros.
Tente se informar com alguém que venda o UNICHIP, provavelmente ele poderá lhe ajudar.
www.multiturbo.com.br

Abraço

JairoM
11/01/2006, 15:18
ferramenteiro,

Não esqueça que a vida útil do motor tambem diminui muito......

a GLS dizem que 500.000 é molinho de chegar.... já as HPE, dizem que abrem o bico bem antes disso....

[ ]s

ferramenteiro
11/01/2006, 15:37
Com certeza Jairo a durabilidade deve cair bastante, originalmente era um motor de 87cv.
A minha é uma hpe e com 40.000Km tinha uma trinca no cabeçote, como não sou o primeiro dono não sei exatamente o porque que isso aconteceu, a mit diz que pode ser defeito de material na fabricação do cabeçote e que em várias já ocorreu esse problema.
Eu acho que o motor está no limite da potência, vamos ver quando a mit vai adotar um outro motor.

JairoM
11/01/2006, 16:24
Acabei de conversar com o pessoal da Multiturbo aqui no Rio de Janeiro Tel: 0xx21-2494-3309
.

O UNICHIP aumenta a cavalaria (palavra da Multiturbo) de 140 pra 165 cavalinhos...

na Pajero FULL sobe de 165 pra 195 cv.

o UNICHIP custa 4.000,00 com power plug, e 3.000,00 sem power plug. (é só um conector)...
o MODULO HPE custa aprox. a diferença de preço na tabela entre a GLS e a HPE. O problema é encontrar o modulo no mercado fora das concessionarias.

Segundo o Leonardo (da Multiturbo), a partir de 2003 (ele nao tem certeza disso), os motores MIT deixaram de ser modelo 4D56 (igual a minha ano 2000) e passaram a ser 4D57. Os 4D57 são os chamados motores eletrônicos. Isso muito antes das Rangers e das Hilux falarem no assunto. Estes motores tem originalmente o MODULO e podem receber apenas o UNICHIP.

Pra nos, que temos motores 4D56 (mecanicos), a modificação é possivel, mas ao custo hoje de aprox. 12.000,oo pra conseguir chegar em 140cv. Não vale a pena.

Espero ter ajudado a clarear....

[ ]s
Jairo

Walter L. L. Casitta
11/01/2006, 16:36
Jairo,
Sem querer de desanimar, mas se fosse o motor de 87cv, ai sim poderia durar até 300.000Km desde que muito bem utilizado.

Ferramenteiro,
Certamente trincou devido aqueles super aquecimentos...
Depois do um super aquecimento você precisa mandar verificar os bicos injetores. Os bicos foram feitos pra dura a vida inteira do motor, mas se passam por algum super aquecimento a vida deles diminui.

Marcello Ladeira
11/01/2006, 16:55
Bom 3.000,00 já é um bom começo neh?!?!?! Vou ver se entro em contato com eles lá para saber mais a respeito... será que a pressão da turbina na GLS é a mesma da HPE, ou será que é a central que comando isso tudo, assim como nos carros mais novos?

[]s

Marcello

JairoM
11/01/2006, 17:03
Walter L. L. Casitta,

Eu estou falando de 500.000 e não 300.000. Um amigo aqui no Rio tem uma L200 ano 1993. Ela está com pouco mais de 1/2 milhão de quilometros rodados. Até hoje, trocou a cada 50.000 as correias, oleo a cada 5.000. O unico problema se deu nos 500.ooo, pois ela demorava pra pegar de manhã. Trocou as velas de pre-aquecimento, e acabou o problema.

O cara nerm se anima de trocar.... tá muito boa a velhinha dele.....

Ele foi um dos incentivadores quando eu resolvi comprar a minha.

tmrsled
11/01/2006, 17:22
Marcello Ladeira, ao contrario do que se pensa não muda somente o modulo de controle de injeção, a hpe possui cabeçote diferente pois é mais taxada. Cuidado talvez a conversão não valha a pena a maioria das L200 sport modelo Hpe rodam com a temperatura mto alta, facilmente vc encontra elas em oficina consertando cabeçote ou trocando juntas. abraço.

Walter L. L. Casitta
11/01/2006, 17:28
Jairo,
Pois é, assim como tenho notícias de Sprinter com motor Maxion com mais de 1 milhão de Kms rodados.
Como sempre acontece com os motores dos outros nunca com o nosso...

Pequeno jr
11/01/2006, 17:31
Oxi ... topico bom para trocar ideias e nada do Ewerton.

Kd o menino ??

JairoM
11/01/2006, 18:37
Olha... não quero falar nada não, mas a minha L-200, eu comprei usada com 100.000.
Hoje ela tem quase 150.000, nunca esquentou, nunca trocou nada. Só diesel, graxa e oleos.

Estou esperando os 150.000 pra trocar as correias que já estao guardadinhas nela mesmo, e provavelmente os pneus tambem pelos BF 31x10.5 ....AT

Pelo andar da carruagem, não parece que que o motor vai abrir o bico tão cedo.... tá redondinho, segundo o Katsunori (o cara que era chefe da mecânica da YEN aqui no Rio, e que hoje tem sua própria oficina. Ele examinuou a pickup antes de eu comprar e disse: tá muito boa. É só trocar os amortecedores... vai gastar menos de 500 latinhas....

Assim eu fiz.

Foi muito bom acreditar nele.

Que a coisa continue assim até os 500.000, amén !

tmrsled
11/01/2006, 18:52
JairoM, éolha so tive uma L200 gls 2003 que esquentou com 90 mil km, e sem força ela...foi andando normal no asfalta, troquei em uma sport gls 2004 e ela tb nunca esquentou, mas conheço L200 sport hpe 2005 que esquentou e bateu o motor com apenas 5 mil km rodados, assim como vi L200 esquentar, ser desmontada e não ser diagnosticado nda, qnd remontada voltou ao normal então acho q é sorte...espero q a sorte esteja comigo desta vez....abraço a todos.

JairoM
12/01/2006, 16:42
tmrsled,
Tomara que o "cara lá de cima" oui o santo protetor das pickpus (se é que existe um) estejam ouvindo as nossas preces...
:lol: :palmas:

Pequeno jr
12/01/2006, 17:10
tmrsled e JairoM,

Ate aonde que eu saiba, a questão do aquecimento das L-200 é normalmente naquele motor de 87 cv (Meu pai tem uma 2004) que não aguenta um regime de rotação muito alto, principalmente quando vc roda acima dos 130km por um certo tempo.

Fora a L-200 L e GL, so sabia da Sport HPE automatica que nas trilhas tbm estavam esquentando. Agora GLS, HPE, Sport HPE Mec .. primeira vez q escuto que esquentam.

OBS: To tomando por base que o carro d vcs e as que vcs mencionam, fazem manutenção preventiva.

tmrsled
12/01/2006, 17:43
Pequeno jr, eu tinha uma L200 gls 2003,q esquentou sem motivo, troquei em uma Sport gls 2004 mas esta esta ok., tenho amigo dono de oficina em fortaleza - ce onde estou de ferias e te garanto que todas esquentam principalmente as HPE, na minha opnião a Sport gls parece ser a q menos esquenta, fiquei surpreso ao ver uma Sport hpe 2005 com 5000 km rodados bater morto por te esquentando, assim como vi hpe sport automatica esquentar sem motivo, ter o motor desmontado e ao remontar sem nenhum diagnostico voltar ao normal...JA vi tanta L200 esquentar que fiquei desconfiado ...mas é isso ai, quem sabe a mitsubishi toma uma decisão e reveja o sistema de arrefecimento dos carros.

Marcello Ladeira
12/01/2006, 18:44
Esse lance de esquentar parece ser o unico ponto fraco deste carro entao neh? e não é um ponto a desconsiderar pois motor esquentando é uma coisa bem séria neh? Existe algum aviso sonoro ou mesmo luz indicando o superaquecimento do motor ou apenas o ponteiro é que se move?!?!

Quanto +/- sai uma retifica neste motor?

[]s

Marcello Ladeira

JairoM
12/01/2006, 18:53
Aqui no Rio de Janeiro, não tem assim tantas L-200 esquentando.

As HPE, se andar de péembaixo, vao acabar esquentando sim, porque é um motor que nasceu com 87vc, e hoje saem de fabrica com 100, 120 ou 140, e se receberem o nichip chegam até a 200vc.... mas continuam sendo aquele motor de 87vc.

Folga no motor existe. Resistencia tambem. Acho que depende muito como voce usa.

a do meu amigo, ano 93, passou dos 500.000 e nunca esquentou. Ele saiu do Rio, foi a POrto Alegre e depois voltou e foi até Natal. D]Nas duas viagens, levava uma carga de 1 tonelada na caçamba.... nem pneu furou....

Deve ser o jeito de dirigir.....

Quantoa temperatura... tem um ponteiro como do tanque de combustivel.... com um curso bem grande, e imagino que deva ter um led tambem (esse eu nunca vi aceso).

Walter L. L. Casitta
12/01/2006, 19:23
Pessoal,
Esquentar é uma coisa. Superaquecer é outra completamente deferente.

Todo motor pode aquecer um pouco a mais que o normal. É por isso que tem o medidor pra manter o motorista informado e evitar o superaquecimento.

Um aquecimentozinho não é motivo pra detonar a L200. Se fosse assim a L200 do amigo do Jairo já tinha ido pro saco. Se todas esquentam um pouco mais, a dele também.

É verdade que alguns picapes têm o sistema de arrefecimento um pouco mais bem dimensionado, mas mesmo nessas pode ocorrer problemas de superaquecimento.

Todas as oficinas de picapes têm picapes de todas as marcas com todo tipo de problema.

tmrsled
12/01/2006, 19:35
Aê galera onde eu coloquei esquentar quis dizer superaquecer...foi pq tava com presa, JairoM, as L200 93 não eram nacionais, e segundo alguns mecanicos que so trabalham com mitsubishi, as importadas não apresentavam o problema de superaquecer, na mesma quantidade que as nacionais apresentam.

JairoM
17/01/2006, 18:52
tmrsled,

As L200 93 não era nacionais nao. Eram 100% importadas do Japao.
As L200 atuais, 2005. ou 2006, tambem são 100% importadas do Japão (só os motores).

Acho que é disso que estamos falando, não ? MOtores.

Lataria, bancos, vidros, isso ja se "faz" auqi no Brasil desde 97 ou 98... Carroceria, talvez até o chassis, não tenho certeza. Mas que o motor 4d56 e o 4D57(eletronico) continuam sendo japonezes... isso é verdade.

To certo ou tô errado ?
[ ]s

tmrsled
17/01/2006, 19:04
JairoM, motores com certeza, mas o fato é que algo acontece com as L200 mais novas , alguma coisa pode ter mudado, uma vez que as antigas 93/94/95 não apresentavam tal problema...mas saber oq mudou é que ngm sabe mesmo.

Marcello Ladeira
17/01/2006, 19:26
Será que o lance do "esquentamento" não ta relacionado ao tamanho do radiador não? Vamos imaginar que as L200 de competição não tenham este problema (senão não teriam ganhado tantos prêmios). Na L200 Sport RS (Passeio) que vi o radiador é bem maior (mais grosso) que a Sport HPE/GLS.

O que vocês acham? O radiador maior pode resolver o problema do superaquecimento? Se for isso pode ter uma solução simples e relativamente barata não? Outra possibilidade é a capacidade/eficiencia da ventoinha, certo?

Outras diferenças que vi na RS são o intecooler, que fica junto do radiador e não junto da entrada de ar do capo como as normais (acho que na S10 é assim também)... na entrada de ar do capo vem o captador para o filtro de ar.

[]s

Marcello Ladeira

tmrsled
17/01/2006, 23:09
Marcello Ladeira, Olha conheço os carros de competição, oque posso te dizer é que todas tem intercoller, seja L200 R, RS ou ainda a evo (mas essa utiliza o motor que equipa as pajeros a diesel), e ao contrario do que se pensa elas tambem possuem o problema de superaquecimento pelo menos a L200 R sim, a RS roda muito quente...vou checar se o radiador é maior ou menor dai falo pra vc´s... abraço a todos. enquanto isso a foto de RS aqui de fortaleza - ce.

Marcello Ladeira
18/01/2006, 09:03
Caro TMRSLED,

quando me referi à L200 RS não me referi à de competição e sim à pickup referenciada no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15923&highlight=l200

Belas fotos a sua.

[]s

Marcello Ladeira

tmrsled
18/01/2006, 09:31
:D :D hehehe desculpa so pensei na de competição, assim que eu ver uma RS de rua posto fotos do motor....abraço a todos.

murilloaquino
18/01/2006, 12:23
Pessoal

Estive procurando mais informaçoes sobre aquele unichip citado no inicio do forum...oss valores sao os mesmos e num forum antigo fizemos um comentario sobre esse tipo ´´hacker`` para o sistema do carro.Pelo q sei, esses motores trabalham com muita folga de potencia e alem disso, tem pesadas leis d emissoes d poluentes...Será q é possivel uma ranger com 163 cv passar pra quase 210 cv?
pelos meus mininmos conhecimentos, acho q é possivel sem muita perda na questao economia, dependendo do pé é claro...
Gostaria d comentarios da turma d Experts ai

outra duvida...Nesses carros com motores eletronicos(ranger,toyota e outros) a pressao da turbina e controlada pela ECU como nos carros a gasolina?)marea, golf)
abraço a todos...

Marcello Ladeira
18/01/2006, 13:12
Caro Murillo, não sou experiente em Diesel, tenho conhecimentos apenas em gasolina... já troquei chip de carro sem turbo e realmente o ganho não é expressivo, geralmente o pessoal trabalha mais com o aplainamento da curva de torque, dando a falsa ilusão que o carro ficou mais potente. Acho até que os cv's aumentam mas pouca coisa.

Já nos casos dos turbinados, sei de vários Mareas que após uma simples reprogramação saltaram dos 180 para os 220, existem Mareas rodando em Sampa com mais de 300cvs sem muita mágica. Tudo isso é conseguido pois a ECU controla a turbina destes carros.

Realmente não sei como funciona nos Diesel, mas acho que para prometer este ganho este tal de UniChip deve de alguma forma alterar a turbina, senão os ganhos nào seriam tão grandes. Porque vocês chamam isso de UniChip? É o nome da Loja, do Fabricante? ou "O que"?

murilloaquino
18/01/2006, 13:30
Mercelo
www.multiturbo.com.br
entra aii...mais detalhado....Unichip e o nome q elis dao ao computadorzinho lá...realmente emcarros a gasosa, pela desmostraçao nu proprio site e sem turbina, o ganho e realmente menor...agora nos diesel , com ajustes nos pontos d queima, axo mais facil...
entra la e da uma comfiridinha...
3000 r$ por 47 cv.....interessante nao?
abraçoss...

tmrsled
18/01/2006, 14:52
Ei pessoal 3000 reias por 47cv é um preço otimo, mas sera que vale a pena?? a vida util do motor não fica muito reduzida??? A exemplo de carro turbo a gasolina, tipo Audi A3, vc pode si ter um carro desses com 250 cv, com reprogramação da centralina, mas a vida util do motor é reduzida sensivelmente, uma vez que a versão original, onde a relação potencia e beneficio foi a melhor encontrada, o carro possui 180 cv, embora todo motor possua folga,a vida util deles ficam comprometidas a medida que se aumenta a potencia. MAs sem pensar nisso seria interessante ter um L200 sport com mais de 200 cv, deve ser mto gostoso de dirigir... :twisted:

Walter L. L. Casitta
18/01/2006, 15:09
Pra comprometer vida do motor tem que usar a potência máxima constantemente. Se usar normalmente, o motor vai durar praticamente o mesmo que o original.

L200 Sport com 200CV? Não consegue com chip e nem com milagre. Aquele motor já está totalmente espremido...

tmrsled
18/01/2006, 17:37
Walter L. L. Casitta, concordo com vc, mas sonhar é bom.... :D, acho que a mitsubishi deveria adotar o motor da linha pajero em toda linha L200 tb, dai sim seria possivel ver L200 com ate 220 cv...quem sabe um dia né?

JairoM
18/01/2006, 17:47
O pessoal da MUltiturbo disse ao telefone que as pajeros chagam facinho nos 200 cv.....

Marcello Ladeira
19/01/2006, 09:15
Olhem aí, quase 200... hehehehe

http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=2505336&tipo=U

Esse carro é demais mas não terei coragem, to achando q deve beber horrores.

[]s

Marcello

sidnei lima
22/02/2006, 15:30
[quote="Marcello Ladeira"]Alguém aqui sabe ou tem conhecimento se é possível transformar uma L200 Sport GLS em uma HPE?

[]s

Marcello Ladeira[/quote

Boa tarde, estava pesquisando sobre snorkel para L200 e achei este forum, se vc ainda estiver querendo adaptar a sua L200 GLS para Hpe eu tenho um modulo original, caso se interesse entre em contato comigo pelo meu email: sidneils@hotmail.com

sidnei lima
02/03/2006, 14:43
E ai Marcelo beleza, se vc ainda estiver querendo mudar sua L 200 Sport GLS em HPE, vc não precisa adaptar esse Unichip no modulo, além do que vc vai estar fazendo um adaptação e gastando +ou- R$3.000,00,eu tenho um módulo original Mitsubishi HPE que é só vc plugar ele no chicote ai vc só troca os adesivos da tampa trazeira que deve custar maios ou menos R$ 10,00 e pronto vc tem uma L200 Sport HPE de 141 cv sidneils@hotmail.com

jlguimarães
27/08/2007, 11:20
E ai Marcelo beleza, se vc ainda estiver querendo mudar sua L 200 Sport GLS em HPE, vc não precisa adaptar esse Unichip no modulo, além do que vc vai estar fazendo um adaptação e gastando +ou- R$3.000,00,eu tenho um módulo original Mitsubishi HPE que é só vc plugar ele no chicote ai vc só troca os adesivos da tampa trazeira que deve custar maios ou menos R$ 10,00 e pronto vc tem uma L200 Sport HPE de 141 cv sidneils@hotmail.com

Com esses radiadores e intercoolers quero ver L-200 esquentar!!!!

Marcello Ladeira
28/08/2007, 20:09
JLGuimarães pelo visto esta L200 é uma Sport RS... onde vc tirou esta foto? Parece que a placa é de BH...

abs,

Paulo T Dias
11/02/2008, 09:25
Alguém aqui sabe ou tem conhecimento se é possível transformar uma L200 Sport GLS em uma HPE?

[]s

Marcello Ladeira
sim, em um tópico anterior ja citei e ja fiz, mudei uma l200 gl para hpe- trocar o turbo por um turbo VGT
(turbo de geometria variavel)
intercooler dimensionado.
PauloTDias

Manoel Osorio Cadorin
26/01/2011, 21:52
Ola pessoal.
Estou acompanhando este tópico, li todas os posts, mas eu fiquei com algumas dúvidas, e não sei se podem me ajudar a esclarece-las, pode ser minha ignorancia de não ter entendido também. Hehehe... Pois bem, eu tenho uma L200 Savana 2010, só que ela é com o motor 121 cv, mas ela é meu carro de toda lida, e viajo muito com ela, mas esse motor anda poco e bebe, pois já tive uma HPE automatica e gastava bem menos e andava bem. Um exemplo que posso citar é que quando estava em 2.500 rpm ela estava a 110 km, e na Savana a 3000 rpm ela esta a 110 km. Portanto, gostaria de saber se para transforma-la em HPE preciso trocar o memory card (chip) dela, e mexer em diferencial etc?
Um abraço a todos.

Pequeno jr
26/01/2011, 22:31
Ola pessoal.
Estou acompanhando este tópico, li todas os posts, mas eu fiquei com algumas dúvidas, e não sei se podem me ajudar a esclarece-las, pode ser minha ignorancia de não ter entendido também. Hehehe... Pois bem, eu tenho uma L200 Savana 2010, só que ela é com o motor 121 cv, mas ela é meu carro de toda lida, e viajo muito com ela, mas esse motor anda poco e bebe, pois já tive uma HPE automatica e gastava bem menos e andava bem. Um exemplo que posso citar é que quando estava em 2.500 rpm ela estava a 110 km, e na Savana a 3000 rpm ela esta a 110 km. Portanto, gostaria de saber se para transforma-la em HPE preciso trocar o memory card (chip) dela, e mexer em diferencial etc?
Um abraço a todos.

Essa diferença de giro do motor é devido a relação da L-200 com câmbio automãtico ser mais longa do que a com câmbio manual.

De nada vai adiantar você instalar o módulo HPE nela.

Gugu7
03/02/2013, 09:26
Ola pessoal.
Estou acompanhando este tópico, li todas os posts, mas eu fiquei com algumas dúvidas, e não sei se podem me ajudar a esclarece-las, pode ser minha ignorancia de não ter entendido também. Hehehe... Pois bem, eu tenho uma L200 Savana 2010, só que ela é com o motor 121 cv, mas ela é meu carro de toda lida, e viajo muito com ela, mas esse motor anda poco e bebe, pois já tive uma HPE automatica e gastava bem menos e andava bem. Um exemplo que posso citar é que quando estava em 2.500 rpm ela estava a 110 km, e na Savana a 3000 rpm ela esta a 110 km. Portanto, gostaria de saber se para transforma-la em HPE preciso trocar o memory card (chip) dela, e mexer em diferencial etc?
Um abraço a todos.
Retomando o tópico:
Não adianta mais força/potência no motor, pois a questão é da relação, caixa-diferencial.
Ou aceita que essa MT é pra rodar até 3000 rpm ou muda de picape.

CORISCO
19/01/2016, 01:00
Retomando o tópico:
Não adianta mais força/potência no motor, pois a questão é da relação, caixa-diferencial.
Ou aceita que essa MT é pra rodar até 3000 rpm ou muda de picape.


Salve pessoal venho lendo varios posts sobre aquecimento da HPE e para min esta claro que o problema do aquecimento é causado em fim de questão pela programação do módulo (salvo causas comuns que causam estes a qualquer motor,com o módulo se o motor não estiver afinadinho vai acentuar e adiantar o surgimento do problema a equação é carro afinado +modulo HPE = bom desmpenho ,carro com motor desgastado,cabecote ferrado radiador sujo,valv. termostatica ruim ou trocad = problema de aquecimento rapido . minha dúvida é possivelreprogramar o módulo deixando o motor um pouco mais manso ou mesmo retira-lo e ter um veiculo para uso urbano , estradas e pouca carga ?