Conectar

Ver Versão Completa : Diferencial traseiro LSD híbrido da Triton 2015 - barulho e trepidação



PauloJ
03/09/2014, 00:59
Olá pessoal,

Meu carro (Triton 2015 diesel AT, 1500km) faz um barulho metálico e trepida a alavanca da caixa de transferência quando eu acelero um pouco mais forte para entrar numa rampa, em curva, no asfalto, 4x2. Em velocidades baixas e curvas fechadas.

Minha dúvida é se isso é o funcionamento normal do novo diferencial traseiro de 2014 em diante, híbrido de deslizamento limitado, ou se é um defeito. Não há menção a esse acontecimento no manual do proprietário.

Moderando o acelerador, não acontece. Só acontece se pisar um pouco mais forte, e mesmo assim o movimento do carro é normal, arranca rapidamente.

Alguém tem experiência com diferenciais LSD, conhece essa situação? E para complicar um pouco, LSD híbrido...

Curva fechada, aceleração um pouco mais forte, não estou ouvindo pneu cantar mas sim um barulho metálico que faz imaginar patinação da embreagem do LSD. Será uma fragilidade do sistema, melhor pisar leve para não gastar essa embreagem antes da hora? Infelizmente no meu caminho habitual tem um balão movimentado num local bem íngreme, tenho que esperar para entrar e às vezes convém que seja rápido.

Muito obrigado a quem puder comentar.

PauloJ
05/09/2014, 10:07
Paulo, explique de uma forma mais Genérica o que está acontecendo, não ficou muito claro.

Mais me parece que no caso da trepidação da alavanca é normal, pois ela está ligada direto a caixa e a caixa conta com calços e a mesma balança devido ao conjunto rotativo do motor e o caso do aparente "deslizamento" se for algo ocorrente bem diferenciado do normal com certeza é um defeito, não notei isso na minha.
Ontem passei rapidamente na concessionária para trocar um detalhe de acabamento que veio com defeito e informalmente perguntei sobre isso ao consultor, que encaminhou ao chefe de oficina. Tentei reproduzir o problema lá (tem uma boa rampa) e não consegui. A orientação foi para que eu identifique se acontece somente com o carro frio (hipótese "é normal", LSD ainda não tem o efeito de acoplamento viscoso) ou também quente, onde o óleo já deveria impedir a patinação da embreagem LSD (hipótese defeito).
Lá, com o carro quente, não consegui reproduzir. E o balão onde sempre acontece é pertinho de casa, ou seja carro frio...

E complementando Lucas, na hora do barulho e trepidação o movimento da alavanca da caixa de transferência é muito maior que o habitual. Sem dúvida a alavanca sempre balança um pouco, por estar mecanicamente conectada. Mas nessa hora em que balança além do normal, tem algo "diferente" acontecendo na própria caixa ou no diferencial traseiro.