Ver Versão Completa : Gaiola Motor Transversal 2.0 GTI
Aí galera!
Sou novo no fórum, estou colocando na minha gaiola o motor 2.0 GTI Injetado do Pointer com caixa (transversal), torre de suspensão e tudo. Estou com dificuldade de fazer o acionamento das marchas com o cabos, pois acredito que tenho que fazer 2 voltas nos cabos para fazer as marchas na posição original. Alguém já viu esta adaptação ou pode me ajudar? Vou postar algumas fotos para vocês verem minha "empreitada"
joao da gaiola
02/09/2014, 17:32
tem um cara q fez com o do palio e as marchas ficaram no lugar certo
vinijost
02/09/2014, 17:46
tem um cara q fez com o do palio e as marchas ficaram no lugar certo
com cabo não fica ao contrario..
No carro quando eu coloco a primeira o cabo puxa pra traz e o garfo da caixa também.
Na gaiola, como coloquei o conjunto inteiro atraz (motor e caixa), se eu virar a alavanca de marcha para que os cabos saem direto pra traz, a primeira fica ao contrário e segunda tbem e assim por diante. Um amigo meu falou que vou ter que dar 2 voltas nos cabos para poder fazer as marchas certinho como original mas não sei se é isso mesmo e também não sei como fazer. Vou mandar algumas fotos para vocês verem.
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Flávio Cadore
03/09/2014, 18:31
Deividi, vc teve que passar os cabos por cima da caixa e lá na "palanca" vc colocou uma saída do cabo viarada para trás, no carro a saída é para frente, se for isso vai inverter os movimentos mesmo.
Ou vc usa um cabo mais comprido ( da Besta ) para fazer as voltas necessárias e virar a "palanca" para frente ou faz uma peça parecida com uma gangorra para inverter os movimentos dos cabos ( empurra de um lado e puxa do outro ).
Vc tem que postar uma foto do mecanismo de troca na caixa e uma foto da alavanca de marchas pra nós vermos melhor...
Opa Flávio, isso mesmo e é exatamente como tu falou! Os cabos ficam em cima caixa e na alavanca da marcha os cabos saem para frente. O que eu estava fazendo era o seguinte mas como fiquei com dúvida se ia funcionar parei o projeto.
Fiz os cabos passarem por baixo da caixa, fazendo a primeira volta para manter os movimentos originais, e na alavanca deixei os cabos saindo pra frente e fiz uma peça com rolamento para trabalhar como gangorra como você mesmo disse fazendo então a segunda volta nos cabos logo saindo da alavanca. Vou embutir esta gangorra no túnel para ficar aparecendo só os 2 cabos que saem da alavanco os 2 que vão pra tráz vão correr por dentro do túnel.
Vou postar as fotos em seguida para você ver se vai dar certo!
Abraço!
Oi, segue as fotos...
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Flávio Cadore
04/09/2014, 18:07
É isso aí, agora vai.Hehehehehe
É isso aí, agora vai.Hehehehehe
Valeu Flávio. então "mãos à obra" hehehe
O Flávio com relação a embreagem, estou pensando em colocar a hidráulica pra não ter que ficar dando volta no cabo, porque o garfo da embreagem na caixa fica fora do centro da gaiola. Sabes me dizer qual é o melhor sistema? Qual é o cilindro do pedal e auxiliar que devo usar?
Valew!
Flávio Cadore
05/09/2014, 19:27
O pessoal aqui do Forum anda usando da L200, não sai caro no paralelo. Será que não saiu um Pointer com embreagem hidráulica?
Estava montando ontem o esquema de troca de marcha na minha gaiola conforme as fotos que postei e surgiu uma ideia que deve ficar mais simples e com menos adaptação (eu acho) kkk. Na imagem do esquema 1 é o que eu estava fazendo, e a do esquema 2 foi a ideia que surgiu. No esquema 1 os cabos passam embaixo da caixa e entram pela frente da alavanca usando a gangorra para fazer a inversão dos cabos (como no carro original). Aí pesei no esquema 2 em inverter os cabos no tranbulador da caixa fazendo com que eles saiam direto para frente, e não mexer na alavanca só inverter a entrada dos cabos, ou seja tampar os furos originais e refurar na parte de traz, como no esquema 2 ai os cabos ficam sem emenda e com as marchas originais.
Será que funciona? Alguém já viu?476838
vinijost
09/09/2014, 09:30
Estava montando ontem o esquema de troca de marcha na minha gaiola conforme as fotos que postei e surgiu uma ideia que deve ficar mais simples e com menos adaptação (eu acho) kkk. Na imagem do esquema 1 é o que eu estava fazendo, e a do esquema 2 foi a ideia que surgiu. No esquema 1 os cabos passam embaixo da caixa e entram pela frente da alavanca usando a gangorra para fazer a inversão dos cabos (como no carro original). Aí pesei no esquema 2 em inverter os cabos no tranbulador da caixa fazendo com que eles saiam direto para frente, e não mexer na alavanca só inverter a entrada dos cabos, ou seja tampar os furos originais e refurar na parte de traz, como no esquema 2 ai os cabos ficam sem emenda e com as marchas originais.
Será que funciona? Alguém já viu?476838
É o esquema dois que faço quando uso cabos nas gaiolas.. fica bom.. só tem que ver onde a sua alavanca desnuca a ré. porque não vai mais desnucar lá! valeu!
Flávio Cadore
09/09/2014, 12:36
Estava montando ontem o esquema de troca de marcha na minha gaiola conforme as fotos que postei e surgiu uma ideia que deve ficar mais simples e com menos adaptação (eu acho) kkk. Na imagem do esquema 1 é o que eu estava fazendo, e a do esquema 2 foi a ideia que surgiu. No esquema 1 os cabos passam embaixo da caixa e entram pela frente da alavanca usando a gangorra para fazer a inversão dos cabos (como no carro original). Aí pesei no esquema 2 em inverter os cabos no tranbulador da caixa fazendo com que eles saiam direto para frente, e não mexer na alavanca só inverter a entrada dos cabos, ou seja tampar os furos originais e refurar na parte de traz, como no esquema 2 ai os cabos ficam sem emenda e com as marchas originais.
Será que funciona? Alguém já viu?476838
Se o esquema 2 não fica invertido "mete ele", eu pensei que fazendo assim ficava invertido e por isso teria que usar a "gangorra".
Realmente Flávio, você está certo, do jeito que eu tinha dito pra você antes, seu eu não colocasse a "gangorra" iria inverter mesmo, não tinha jeito só que eu estava passando um trabalhão para fazer as marchas com a gangorra e achei que não ia ficar bom, aí ontem a noite veio essa ideia de inverter os 2 conjuntos (Cabo da caixa + cabo da Alavanca).
Quando ficar pronto posto mais fotos!
Flw
Pois éh Vinijost, esta dúvida da ré surgiu quando eu estava fazendo os testes do esquema 2. Quando original a ré é para baixo e para frente em direção da 1ª. Tua acha que a ré pode ficar escapando, ou só vai mudar de posição. E as marchas 1ª, 2ª, 3ª... ficam na mesma posição?
vinijost
09/09/2014, 14:39
Pois éh Vinijost, esta dúvida da ré surgiu quando eu estava fazendo os testes do esquema 2. Quando original a ré é para baixo e para frente em direção da 1ª. Tua acha que a ré pode ficar escapando, ou só vai mudar de posição. E as marchas 1ª, 2ª, 3ª... ficam na mesma posição?
escapar não..o desnuque serve para não engatar sem querer.. mas as marchas irão ficar na posição original sim.. so cuide na hora de fazer os suportes dos cabos na caixa.. pra ver certo a posição
joao da gaiola
10/09/2014, 00:00
nao sei como fez mas funciona top viu motor santana 1.8 alcool e caixa de gol 1.6 mi
joao da gaiola
11/09/2014, 00:06
com cabo não fica ao contrario..
e caixa de gol 1.6 e motor 1.8 alcool so para os jovens vou lançar fotos ai vc me conta a senha ...
O pessoal aqui do Forum anda usando da L200, não sai caro no paralelo. Será que não saiu um Pointer com embreagem hidráulica?
Bom dia Flávio
Cara vê se tu podes me ajudar!
Tô acabando minha empreitada na gaiola com motor transversal, as marchas ficaram show de bola. Na embreagem hidraulica usei o cilindro atuador (escravo) do pálio. Funciona certinho a embreagem (até já andei com a gaiola) mas parece que o garfo lá da caixa demora pra voltar tenho medo que queimar disco de embreagem. Sabes uma solução pra isso? Pensei em colocar uma mola para ajudar a voltar. Tu já isso em alguma gaiola?
Flávio Cadore
03/12/2014, 12:38
Se vc teve que usar uma mangueira mais comprida pode ser que esteja tendo muita resistência para movimentar o fluído, a solução seria usar uma mangueira com diâmetro maior. Usar mola vai aumentar o peso do pedal.
Ismael Mayer
15/12/2014, 09:17
Deividi, você tem fotos de como ficou a adaptação dos cabos do cambio na caixa? Como você fez em relação a embreagem e o cabo do acelerador?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/145395-gaiola-com-motor-ap-1-8-escort-com-caixa-de-cambio-transversal.html
Robson Lima
28/05/2017, 01:30
tambem queria as fotos de como fico os cabos. se alguem poder me ajudar
cara, mudei minha gaiola, não tenho mais este sistema. Mas o que fiz foi o esquema 2, eu inverti os cabos na caixa fazendo ele sair direto pra frente da gaiola. Você só vai ter que fazer uma chapinha de suporte para os cabos, é uma chapinha com um furo de uns 2cm de diâmetro mais ou menos, o próprio cabo já tem o lugar para vc prender com uma trava.
As marchas ficaram na mesma posição original.
Se sua gaiola tem 2 metros entre eixo não precisa emendar cabo.
Não tenho fotos, mas é bem tranquilo de fazer,
carlosjc
04/11/2023, 21:02
Aí galera!
Sou novo no fórum, estou colocando na minha gaiola o motor 2.0 GTI Injetado do Pointer com caixa (transversal), torre de suspensão e tudo. Estou com dificuldade de fazer o acionamento das marchas com o cabos, pois acredito que tenho que fazer 2 voltas nos cabos para fazer as marchas na posição original. Alguém já viu esta adaptação ou pode me ajudar? Vou postar algumas fotos para vocês verem minha "empreitada"
Eu tenho um Pointer GTI 2.0, sei que a caixa do 1.8 é igual as furações da caixa seca, e que tem uma diferença no eixo estriado aonde vai a embreagem, gostaria de saber se é só montar com a embreagem e plator do 1.8 ... é isso será que fica bom. O meu está com problema na caixa sáteleite, e só estou achando caixa do 1.8.
Rodrigo aita
02/09/2024, 20:58
Alguém sabe a caixa de AP transversal mais longa que tem
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