Ver Versão Completa : Dúvidas na compra - HILUX SR5 2.8 4x4 anos 1998 à 2001
cleberpi
01/09/2014, 22:20
Prezados, boa noite!
Então... Há tempos tenho vontade de ter uma caminhonete 4x4. Hoje eu tenho um Polo hatch 2009 bem bom, que não me dá dor de cabeças, mas como este modelo desvaloriza muito e como não quero mais carros devido a esta questão acredito que chegou o momento de comprar a caminhonete.
Já faz mais de um ano que estou pesquisando. Neste período olhei várias, desde Ranger XLT/XLS 2.8 e 3.0 (de 2001 à 2005), Frontier 2.8 (2003 e 2004), vi até Bandeirante (desisti pelos preços), por fim cheguei a conclusão que o que realmente quero é a HILUX com foco no modelo SR5 2.8 (anos 1998 à 2001). A opção pelo modelo, primeiro pelo preço de aquisição (na faixa de até 40milR$) e segundo porque todos falam bem delas devido a baixa manutenção e pela facilidade de encontrar peças.
Já vi e andei em algumas SR5, todas de anunciantes particulares. Não estou dando muita importância para quilometragem (pois KM pode ser alterado), o que estou dando importância é o histórico de manutenção delas e faço um verdadeiro interrogatório aos proprietários vendedores.
Particularmente me agradei de três:
Uma SR5 1998/1998 cinza, cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais. Ele pede nela 37mil. O detalhe é que esta 1998 não possui vidros e travas elétricas e os bancos não são de couro e é lerdinha para andar;
Me agradou também uma SR5 1999/1999, verde escura, cujo dono possui ela há 5 anos. Esta está bem bonita de aparência, possui bancos em couro, vidros e travas elétricas, muito bem conservada de aparência e anda muito bem. A mecânica neste caso me preocupa um pouco, pois o proprietário não entende nada de mecânica e foi muito sincero comigo dizendo que realmente não entende nada e que desde que comprou rodou 60mil km e só fez o básico (óleos, filtros, etc). Esta caminhonete está turbinada e vi que as mangueiras estão um pouco sujas de óleo. O dono está pedindo também 37mil por ela (ele anunciou por mais, mas a vista ele baixa para 37mil e acho que consigo melhorar para uns 36mil);
Vi também uma SR5 2001/2001, cor vinho. Esta era de um proprietário de uma oficina mecânica de caminhões que faleceu e um dos filhos dele que acabou ficando com ela no inventário a pôs a venda. Segundo o vendedor (filho do mecânico), o pai dele a comprou há 9 anos e ela está com 120mil km originais (vendedor afirma). Para vender ele fez uma revitalização na pintura e pôs 4 pneus novos. A mecânica está boa (toda revisada segundo o vendedor), mas ele não sabe dizer o que foi revisado e quando foi revisado. Os únicos defeitos que vi nela (que nem é defeito) são o encosto de braço da porta do motorista que precisa ser trocado e como o pai do vendedor utilizava ela para transportar peças da oficina, o protetor de caçamba plástico está judiado. O proprietário pede 39mil na caminhonete. Esta eu não cheguei a andar ainda.
Vi outras também, mas como são muitas as opções me atentei a estas três.
Seguem dúvidas:
Quais dos três modelos vocês recomendariam?
Vi que têm algumas pessoas que dizem que os modelos de 1997 e 1998 das SR5 não são muito boas. Por quê?
Vale a pena eu pegar uma mais básica, porém revisada e mais cara ou uma mais completa com preço de aquisição bom e arcar com as revisões?
O fato da mangueira que vai do turbo até o filtro de ar estar suja de óleo representa realmente um problema? Uns dizem que sim outros que não, o que realmente é verdade?
Estas seriam minhas principais dúvidas. Tenho outras, mas se responderem estas já estarão me ajudando e muito!!
Não comentei anteriormente, mas meu foco nestes anos de caminhonetes também leva em conta o valor do IPVA e seguro. Consegui valor bom de seguro para caminhonetes Hilux até 2001, depois deste ano o valor é absurdo... Também levo em conta o fato dos motores 2.8 terem menos eletrônica do que os modelos 3.0 e também das demais caminhonetes que experimentei.
Desde já, agradeço pela atenção dos senhores.
Atenciosamente!
Macbsenior
02/09/2014, 14:22
Cleberpi,
Você esqueceu de citar as motorizações dos 3 veículos. Outra coisa esta 99 é originalmente turbinada? Ou foi turbinada pós fabrica? Pelo que vejo aqui no fórum eu correria da 3.0 aspirada que observo muitos relatos de super aquecimento com consequências drásticas.
Sem ver é dificil, mas uma coisa eu te digo um carro com vidros e travas manuais tem boas probabilidades de ser original, se tem o tecido original melhor ainda, o tecido do banco fala muito sobre a pick up.
A minha era assim quando comprei e até hoje só coloquei o couro (porque o banco do motorista estava deformado e tinha que reformar) e a trava elétrica porque eu ficava neurótico para ver se as portas estavam fechadas.
Você disse "cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais."
Se fosse eu conferiria todas as notas fiscais as datas e tudo o mais, porque este histórico é o mais importante para a aquisição. Fazendo assim você só vai dar prosseguimento a manutenção preventiva da pick up. É lerdinha para andar mesmo mas a 110 km/h vai para qualquer lugar sem judiar do motor, acho que atende a finalidade do projeto com folga.
cleberpi
02/09/2014, 15:12
Cleberpi,
Você esqueceu de citar as motorizações dos 3 veículos. Outra coisa esta 99 é originalmente turbinada? Ou foi turbinada pós fabrica? Pelo que vejo aqui no fórum eu correria da 3.0 aspirada que observo muitos relatos de super aquecimento com consequências drásticas.
Sem ver é dificil, mas uma coisa eu te digo um carro com vidros e travas manuais tem boas probabilidades de ser original, se tem o tecido original melhor ainda, o tecido do banco fala muito sobre a pick up.
A minha era assim quando comprei e até hoje só coloquei o couro (porque o banco do motorista estava deformado e tinha que reformar) e a trava elétrica porque eu ficava neurótico para ver se as portas estavam fechadas.
Você disse "cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais."
Se fosse eu conferiria todas as notas fiscais as datas e tudo o mais, porque este histórico é o mais importante para a aquisição. Fazendo assim você só vai dar prosseguimento a manutenção preventiva da pick up. É lerdinha para andar mesmo mas a 110 km/h vai para qualquer lugar sem judiar do motor, acho que atende a finalidade do projeto com folga.
Boa tarde,
Na verdade todos modelos que estou vendo possuem motor 2.8. Minha preferência é por esta motorização.
Particularmente eu gostei mais da verde, mas como eu relatei a manutenção dela está me preocupando um pouco.
A 1998, que o dono diz que está revisada, só não me agradou o fato do ano ser mais baixo e o fato de ser mais básica (não ter vidros e travas elétricas, por exemplo). Mas é a que está mais inteira de todas. Neste caso fico em dúvida se vale a pena ficar com a 1998 ou as mais novas.
Att,
Cleber.
Rubens Linhalis
02/09/2014, 15:47
Boa tarde,
Na verdade todos modelos que estou vendo possuem motor 2.8. Minha preferência é por esta motorização.
Particularmente eu gostei mais da verde, mas como eu relatei a manutenção dela está me preocupando um pouco.
A 1998, que o dono diz que está revisada, só não me agradou o fato do ano ser mais baixo e o fato de ser mais básica (não ter vidros e travas elétricas, por exemplo). Mas é a que está mais inteira de todas. Neste caso fico em dúvida se vale a pena ficar com a 1998 ou as mais novas.
Att,
Cleber.
cleberpi,
Vai na que tem histórico de manutenção e esta mais conservada. Banco de couro, vidros e travas é detalhe que vc coloca depois se quiser.
Confere no histórico de manutenção se realmente foi feito coisas importantes e "normais".
Sonhador
02/09/2014, 15:54
Acho que deveria arrumar algum bom mecanico toyota para ele fazer uma avaliação da mecanica para você .
Sobre a questão de vidros e travas e banco de couro , isso e coisa facil e barata de instalar , o que pega mesmo e o custo de retifica de um motor diesel , peças de suspensão tbem são caras , mas a durabilidade das peças toyotas são grandes em media 10a.
E o historico de manutenção conta muito em toyota.. principalmente as diesel
Não citou a kilometragem da que mais gostou.
Macbsenior
02/09/2014, 15:58
Cleber,
Esta verde se é 2.8 foi turbinada pós fabrica (vai saber em que condições e porque) muitos fazem isto e fica muito bom, eu particularmente não faria, como você mesmo disse o dono não entende nada de mecânica, é até estranho, porque quem tem Toyota antiga normalmente procura entender, até para fazer a manutenção preventiva com mais cuidado e gastar menos em coisas previsíveis que acabam arrancando um monte de grana do seu bolso.
Na minha modesta opinião o ano não importa 98 ou 2001 é tudo carro velho kkkkk Não se aplica aqui o mesmo que se aplica para carrinhos de plástico, acho que você não interpretou meu post corretamente:
"Sem ver é díficil, mas uma coisa eu te digo um carro com vidros e travas manuais tem boas probabilidades de ser original, se tem o tecido original melhor ainda, o tecido do banco fala muito sobre a pick up.
A minha era assim quando comprei e até hoje só coloquei o couro (porque o banco do motorista estava deformado e tinha que reformar) R$ 1.500 e a trava elétrica + alarme R$ 300,00 porque eu ficava neurótico para ver se as portas estavam fechadas."
O que te preocupa é o que mais valoriza o carro, você mesmo acabou entregando que esta é a mais inteira. Eu só pelo seu relato eu já imaginei que esta seria a mais inteira. A minha esta com a mesma Quilometragem 186k/km, para estes carros isto é plena juventude.
feitosac
02/09/2014, 16:28
Cleberpi,
Eu iria na 1998 com proprietario de 8 anos e com as notas das revisões.
Se voce estiver perto de Porto Alegre vale a pena levar o carro na Toyosul Multipeças, comprei minha Prado ai em Porto Alegre tem 15 dias levei neles e paguei R$ 60,00 para eles avaliarem o carro, fazem um checkup e voce fica mais seguro na compra, se o carro tiver algum problema o proprietário certamente vai correr.
Vidro elétrico e banco de couro é barato pra resolver.
Abs.
cleberpi
02/09/2014, 21:42
Obrigado pelos relatos e dicas, amigos! Como não estou com pressa, estou analisando outras também que apareceram no decorrer do período (risos).
A 98 está revisada, conforme relato e notas que o dono apresentou. Particularmente, e mesmo vendo as notas, eu desconfio de tudo isso até mesmo porque estamos no Brasil. Mesmo eu pegando a 98 iria revisar ela de cabo a rabo...
Com relação ao turbo, mesmo que eu pegue uma sem, eu pretendo instalar para melhorar as retomadas principalmente nas ultrapassagens. Dirigi tanto as sem turbo e com turbo e digo que melhora bastante.
Acho que a dica de levar a caminhonete na Toyosul é o segredo, não que eu vá me livrar de um problema de motor oculto, porém vou ter um horizonte de que não tem nada condenado no veículo.
Minha esposa, particularmente ela, adorou a verde pois ela está mais bonita (tem rodas de liga leve, pneus 31x10.50R15, tem quebra mato e santo antônio, e a pintura e lata estão 100%), mas como vocês mesmo disseram os acessórios se instala mais tarde, pois o que realmente importa é a mecânica.
Estamos na busca... Se aparecerem outras opções vou apresentá-las aos amigos para saber de suas opiniões!!
Nesse tipo de veículo o menos importa é o ano. O segredo, como já foi dito, é o histórico de manutenção. Tenho uma sw4 com esse motor 2.8 e está com 422.000 km e está perfeito. Segredo: MANUTENÇÃO.
gabiragabiru
04/09/2014, 18:00
Segue uma dúvida minha.. por muito tempo pensei em comprar uma japa com feixes de mola na frente.. surgiu uma no mecânico que levo o meu toyota. É uma SW4 que entrou num negócio para ele. O mecânico vai fazer o motor dela e vendê-la. Vi que a estrutura está boa, mas está um pouco usada.. sw499 motor 3.0 turbo. Tenho um pouco de receio deste motor. Vcs acham que uma vez refeito eu posso cruzar o Brasil - com as devidas manutençoes - e ser feliz como vcs sao? Este modelo de carro e motor dá muita manutenção com custos altos?
Obrigado.
Gabriel.
cleberpi
05/09/2014, 22:14
Cleberpi,
Eu iria na 1998 com proprietario de 8 anos e com as notas das revisões.
Se voce estiver perto de Porto Alegre vale a pena levar o carro na Toyosul Multipeças, comprei minha Prado ai em Porto Alegre tem 15 dias levei neles e paguei R$ 60,00 para eles avaliarem o carro, fazem um checkup e voce fica mais seguro na compra, se o carro tiver algum problema o proprietário certamente vai correr.
Vidro elétrico e banco de couro é barato pra resolver.
Abs.
Bem... Aproveitando a recomendação do amigo, também aproveitando o gancho para tirar dúvidas, resolvi ligar para a Toyosul Oficina e Mutipeças de Porto Alegre para saber quanto eles cobravam por uma pequena avaliação de caminhonete. Eles informaram que depende do que precisa ser avaliado, por exemplo: avaliação do sistema de suspensão, embreagem, freios e níveis de fluídos, gira em torno de R$ 50,00. Eles informaram também que avaliar motor é mais complicado, mas dá para fazer sim, demora um pouco e precisa ser agendado. Com relação a Hilux 2.8 turbinada, eles informaram que não fazem avaliação de Hilux 2.8 turbinadas, pois a turbina não é recomendada para este tipo de motor...
Com base na resposta do senhor que me atendeu, por telefone, na Toyosul, pergunto: Realmente não é recomendado turbinar o motor 2.8 do hilux? Vejo um monte de gente turbinando e todos dizem que melhora bastante o motor? Sei lá, fiquei confuso agora... hehehe
TCHEIGOR
06/09/2014, 07:07
Turbina melhorar o desempenho é uma coisa, ser recomendável é outra...
Mas vai depender também da forma de uso do motor, pra uns pode durar 300 mil km um motor turbinado, pra outros pode durar 600 mil.
Eu acho que a oficina não avalia porque não é original, então deve aparecer turbina de tudo que é marca e tamanho nas 2.8, e acho que eles não querem se comprometer em avaliar uma adaptação da qual eles não têm o conhecimento técnico.
Mas tem muito 2.8 rodando por aí turbinado e com saúde.
Segue uma dúvida minha.. por muito tempo pensei em comprar uma japa com feixes de mola na frente.. surgiu uma no mecânico que levo o meu toyota. É uma SW4 que entrou num negócio para ele. O mecânico vai fazer o motor dela e vendê-la. Vi que a estrutura está boa, mas está um pouco usada.. sw499 motor 3.0 turbo. Tenho um pouco de receio deste motor. Vcs acham que uma vez refeito eu posso cruzar o Brasil - com as devidas manutençoes - e ser feliz como vcs sao? Este modelo de carro e motor dá muita manutenção com custos altos?
Obrigado.
Gabriel.
Se você confia no seu mecânico "especialista", acho que o ideal é buscar a opinião dele, afinal é uma opinião técnica. Mas digo novamente, se você não procurar entender de veículo utilitário e ainda encará-lo como um utilitário - e não como um carro popular -, terá problemas, chateações e dores de cabeça. E enquanto ficar refém de mecânico, principalmente mecânicos que vendem status, melhor permanecer nos carros de plástico. Qualquer veículo dá problema. Esses dias a caminho de casa parei para auxiliar um senhor que acabara de retirar seu Nissan da concessionária. Não rodou 3 km e o carro apagou geral, voltou de guincho. O melhor jeito de aprender sobre veículos é na prática, tenha um, ainda que lhe dê dor de cabeça, vai aprender bastante. E com certeza a próxima aquisição já será feita com melhores critérios. É como diz o ditado: "não existe almoço grátis". E repito mais uma vez a você, em Brasília pouquíssimos mecânicos entendem de diesel e de sua manutenção. Mas cada um pensa de uma forma. Meu pai já diz que há duas formas de aprender: através do erro alheio e quebrando a cara. Cabe a nós avaliar o que queremos! E principalmente confiar nas pessoas. Sei que estamos vivendo uma fase difícil no Brasil, onde a picaretagem corre solta. Mas há muita gente honesta. Desde a compra do meu primeiro utilitário (um Niva) nada entendia além de ler o fórum de Nivas, confiei em um cara que estava vendendo seu Niva e acabei acertando na escolha. Aprendi bastante com o carrinho. Depois disso até moto já comprei pelo Mercado Livre sem sequer ver a cara do vendedor, e ainda depositei alguns mil em uma conta bancária apenas na confiança. Dias depois recebi a moto conforme anunciada. Isso é uma regra? Não, concordo. Mas tudo tem um risco e em algumas vezes temos que terminar pagando para ver, caso contrário ficaremos o resto da vida babando na curtição alheia, lendo relatos alheios para satisfazer um desejo próprio que não somos capazes de realizar por medo. Abraço
Bem... Aproveitando a recomendação do amigo, também aproveitando o gancho para tirar dúvidas, resolvi ligar para a Toyosul Oficina e Mutipeças de Porto Alegre para saber quanto eles cobravam por uma pequena avaliação de caminhonete. Eles informaram que depende do que precisa ser avaliado, por exemplo: avaliação do sistema de suspensão, embreagem, freios e níveis de fluídos, gira em torno de R$ 50,00. Eles informaram também que avaliar motor é mais complicado, mas dá para fazer sim, demora um pouco e precisa ser agendado. Com relação a Hilux 2.8 turbinada, eles informaram que não fazem avaliação de Hilux 2.8 turbinadas, pois a turbina não é recomendada para este tipo de motor...
Com base na resposta do senhor que me atendeu, por telefone, na Toyosul, pergunto: Realmente não é recomendado turbinar o motor 2.8 do hilux? Vejo um monte de gente turbinando e todos dizem que melhora bastante o motor? Sei lá, fiquei confuso agora... hehehe
Sai fora desse lugar! Fazendo uma analogia, há um ditado que diz: "arma não mata gente. Gente mata gente". Da mesma forma motor e turbina. Turbina não estraga motor. Quem estraga é o dono/condutor. Esse seu mecânico deve ser mais um daqueles que vendem o status (de ter trabalhado na autorizada ou só trabalhar com esta marca) e não sua mão de obra! Está cheio deles na praça, aqui em Brasília mesmo tem alguns. Eu fujo deles, a maioria espertalhões que escapelam os clientes e ainda oferecem serviço ruim. Abraço.
cleberpi
07/09/2014, 00:02
Sai fora desse lugar! Fazendo uma analogia, há um ditado que diz: "arma não mata gente. Gente mata gente". Da mesma forma motor e turbina. Turbina não estraga motor. Quem estraga é o dono/condutor. Esse seu mecânico deve ser mais um daqueles que vendem o status (de ter trabalhado na autorizada ou só trabalhar com esta marca) e não sua mão de obra! Está cheio deles na praça, aqui em Brasília mesmo tem alguns. Eu fujo deles, a maioria espertalhões que escapelam os clientes e ainda oferecem serviço ruim. Abraço.
Então... Minha intenção, caso eu compre uma Hilux 2.8 sem turbo, é turbiná-la. Mas... E se eu já pegar uma toda equipada e turbinada? Como vou saber se está tudo bem de motor? Fiz o teste de retirar a vareta do óleo com o motor funcionando e não aconteceu nada (não saiu nem vapor nem óleo pelo cano da vareta), isso indicaria que o motor está bom? Já que a oficina especializada em Toyota não avalia o negócio é eu mesmo avaliar e ir com a sorte... hehehe.
guilhermeabreu
07/09/2014, 00:15
Então... Minha intenção, caso eu compre uma Hilux 2.8 sem turbo, é turbiná-la. Mas... E se eu já pegar uma toda equipada e turbinada? Como vou saber se está tudo bem de motor? Fiz o teste de retirar a vareta do óleo com o motor funcionando e não aconteceu nada (não saiu nem vapor nem óleo pelo cano da vareta), isso indicaria que o motor está bom? Já que a oficina especializada em Toyota não avalia o negócio é eu mesmo avaliar e ir com a sorte... hehehe.
CLEBERPI
Vc só ir por estas informações de sair fumaça daqui ou dali é muito pouco para quem não entende muito de motor , ocerto é vc levar num ecânico de sua confiança .
Eu qdo compro meus carros nunca levei em mecânico ,pq eu qdo vejo um carro gosto , gosto do estado geral , peço pra andar se esta tudo quetinho sem barulhos internos vou gostar dete carro , obesrvo se esta saindo fumaça no escapamento e se tem barulho de motor diferento do que é normal , compro sem problema pq NA MINHA OPINIÃO prefiro mil vezes comprar um carro conservado sem barulho interno algum com tudo funcionando e bom estado de conservação , como bancos forrações de portas teto e mecânica ruim do que comprar um com boa mecânica e todo barulhento , pq um carro SAMBADO não tem como vc fazer ele ficar conservado e sem barulho e qualquer problea de mecânica vc conserta e fica bom .
Meus 0,0002% de colaboração , só pra ilustrar , esta última SW4 2011 que comprei a +- 30 dias comprei ela sem mesmo andar nela , só olhei examinei tudo nela liguei e fechei negócio , o cara insistiu muito para que eu desse uma andada nela e falei que não precisava e o caro é um espetáculo , estou babando até hoje .
Boa sorte na compra .
Então... Minha intenção, caso eu compre uma Hilux 2.8 sem turbo, é turbiná-la. Mas... E se eu já pegar uma toda equipada e turbinada? Como vou saber se está tudo bem de motor? Fiz o teste de retirar a vareta do óleo com o motor funcionando e não aconteceu nada (não saiu nem vapor nem óleo pelo cano da vareta), isso indicaria que o motor está bom? Já que a oficina especializada em Toyota não avalia o negócio é eu mesmo avaliar e ir com a sorte... hehehe.
Minha opinião e experiência é de comprar uma original aspirada, pois o kit turbo se não for bem,instalado vai dar pau no motor cedo cedo, se quer turbinada compre uma turbinada originalmente de fabrica, meus dois cents!!
Minha opinião e experiência é de comprar uma original aspirada, pois o kit turbo se não for bem,instalado vai dar pau no motor cedo cedo, se quer turbinada compre uma turbinada originalmente de fabrica, meus dois cents!!
Então quer dizer que se qualquer um de nós que tenha instalado um kit turbo numa Hilux ou SW 2.8, em uma eventual venda do veículo, temos de retirar o kit somente porque o futuro proprietário deve acompanhar a instalação? É isso mesmo? Acho que não é por aí, pois dessa forma até estaríamos incentivando uma mascarada no negócio. É fácil retirarmos um kit turbo e vendermos como motor originalzinho. Mas é ético? Eu não acho. Acho que tudo é questão de confiança no negócio. Se sentir firmeza nas palavras do vendedor e no estado do veículo, vá em frente. Eu compro facilmente uma 2.8 Turbo (como comprei!) e não compro uma 3.0T (kzte) de fábrica. É como penso.
cleberpi
07/09/2014, 18:35
Então quer dizer que se qualquer um de nós que tenha instalado um kit turbo numa Hilux ou SW 2.8, em uma eventual venda do veículo, temos de retirar o kit somente porque o futuro proprietário deve acompanhar a instalação? É isso mesmo? Acho que não é por aí, pois dessa forma até estaríamos incentivando uma mascarada no negócio. É fácil retirarmos um kit turbo e vendermos como motor originalzinho. Mas é ético? Eu não acho. Acho que tudo é questão de confiança no negócio. Se sentir firmeza nas palavras do vendedor e no estado do veículo, vá em frente. Eu compro facilmente uma 2.8 Turbo (como comprei!) e não compro uma 3.0T (kzte) de fábrica. É como penso.
Concordo com o rfdex, pois ao comprarmos uma Hilux mais antiga sem turbo não teremos como saber se ela já foi turbinada e um dos donos anteriores removeu o turbo para vendê-la, a não ser que a caminhonete seja de único dono e este dono seja conhecido seu e você conheça a caminhonete.
Há poucos dias vi um anúncio de uma Hilux 2.8 turbinada 2001 e agendei com o proprietário uma visita. A caminhonete é de único dono (inclusive ele me mostrou a NF de compra dela) e ele já a comprou turbinada, ou seja, a concessionária que a vendeu já vendeu o kit turbo instalado. Bem, tirando a parte externa da caminhonete que está bem judiada devido a ser usada para trabalho, a parte mecânica dela está impecável. O dono é muito cuidadoso com a caminhonete. Logo, acredito que se fosse prejudicar alguma coisa a concessionária não teria vendido a caminhonete turbinada.
A verdade é que comprar qualquer veículo usado é uma loteria. Como disse "Guilhermeabreu" o negócio é comprar aquela que o cara se agrada mais e se der algum problema mecânico, paciência. É claro, não se pode dar chance para o azar né, o veículo tem que estar tudo em dia (documentação, conservação de lataria, estofados, pneus, sem vazamentos).
Vamos a luta. Ainda estou procurando... hehehe
Alemão_SC
01/12/2014, 16:54
Boa tarde pessoal, sou novo no forum, mas tenho acompanhado a um bom tempo as informações aqui disponíveis e me foram sempre muito úteis. Estou querendo comprar uma nova viatura, uma Hilux SR5 2.8, ano 2001, minha dúvida é a seguinte:
Alguém sabe me dizer qual o custo total para deixar a viatura zerada em uma revisão, levando em conta os seguintes itens:
1. correia dentada
2.troca do líquido de arrefecimento
3.troca do filtro do óleo e filtro do óleo
4. trocar o filtro de combustível
5.verificar a lubrificação dos rolamentos
6.buchas da suspensão
7. verificar nível do óleo do câmbio
8. verificar se as coifas da junta homocinética estão em perfeito estado
9.verificar o estado das cruzetas, se for o caso lubrifica-las.
10. verificar o estado do disco de embreagem, platô e colar de embreagem
11. verificar e se for o caso trocar as pastilhas de freio
12. trocar independente de qualquer coisa o fluído de freio, pela forma com que vc recebeu o veículo, pois, o recomendável é troca o fluído a cada ano. Coloque o fluído DOT 4.
13.verificar o estado das borrachas das portas, para que não comece a bater seco contra a lata e fique causando folga nas fehcaduras.
14.verificar todas as mangueiras do motor, se estiverem ressecadas trocá-las pelo tempo de uso, acho que seria prudente trocá-las imediatamente, evitando assim qualquer vazamento e rompimento das mesmas causando detonação do motor.
15. Seguir as orientações de forma continua quanto ao tempo de desligamento do motor, quando eventualmente for desligar o motor, essa recomendação serve para todos os motores trubinados, ainda mais com intercoller como é o caso do motor de sua SW4.
16. Esse procedimento deve ser seguindo conforme a recomendação constante do aviso colado ao parabrisa.
17. trocar os amortecedores, os quais pelo tempo de uso já devem está cansados e via de regra as molas; obs: veja no manula do proprietário, especificamente no manula de garantia, a sequência de trocas de peças, caso, lá esteja indicando a troca das molas a cada 80.000, faça isso, porque vc nãos abe se foram trocadas pelo antigo proprietário.
Só pra constar que estou querendo comprar essa pkp por utilizar veículos com certa frequência em estradas de chão, mas sem nenhum tipo de exigência de 4x4 ou esforço do veículo, apenas estradas boas do interior de Santa Catarina.
Desde já, muito obrigado!!!
Thiago Farias
01/12/2014, 17:43
Fala alemão,
Tudo é muito relativo, depende de viatura para viatura, qd comprei a minha sw4 mandei revisar tudo, gastei em torno de 2k.
De qualquer forma, ao comprar uma Hilux, tenha uma boa grana p dar uma geral básica logo de cara, lubrificação, oleos, filtros, correia, tensor, etc.
Tambem tenha em mente que sempre vai surgir algo a ser feito, normalmente quando menos esperar.
Vi que é novo no forum, aproveite para ler pois tem muito material...
ABS
Alemão_SC
01/12/2014, 17:49
Com certeza cara, tem muita coisa pra ler, muito coisa boa!
Desde já muito obrigado cara, é bom saber quanto que é o rombo pra já ir me preparando, porque a ideia é deixar o carro zerado pra não ter imprevisto.
Muito obrigado!
Luiz Alexandre
01/12/2014, 19:39
Uma dúvida: seria melhor comprar uma Hilux turbo de fábrica com motor de 200.000km já retificado ou uma com km menor original... sem retífica? Qto tempo um motor de Hilux turbinada de fábrica consegue trabalhar sem precisar retificar?
Abraços...
Turbinada de fábrica só os modelos 3.0 (1KZT, 1KZT-E e 1KD FTV (acho que esse o nome)) Os motores 3L e 5L não saíram turbinados de fábrica.
vendi uma Hilux 2002 com motor 1KZT-E com 300.000 km e não baixava óleo nem apresentava qualquer sinal de desgaste.
Especifique melhor o que tu tá procurando, tipo de veículo, ano, etc, para podermos ajudar.
guilhermeabreu
01/12/2014, 21:07
ALEMÃO_SC
Seja muito bem vindo : ISTO AQUI VICIA , este é o único problema aqui .
Se vc souber procurar um bom carro para comprar não precisa de fazer tudo isto relatado por vc , mas os óleos a CORREIA DENTADA + ESTICADOR + ROLAMENTO TEM QUE SEREM ORIGINAIS , isto sim tem nescessidade , acho que vc gastaria no máximo uns R$1.500,00 para fazer uma boa revisão CASO VC COMPRE UM CARRO BOM , mas se comprar um carro judiado vc vai gastar muito mais e não vai ficar bom , pq carro judiado será sempre um carro judiado e vc sempre terá aporrinhações .
LUIZ ALEXANDRE
Carro depende do dono anterior ou dos donos anteriores , não adianta vc comprar um carro com 120.000 km que o cara só deu pau no carro e pouca manutenção , muito melhor seria vc comprar um carro com 300.000 km de um cara que fez todas as revisões na CCS e usou o carro como uma pessoa normal .
Tudo depende do estado do caro , eu PREFIRO SEMPRE COMPRAR UM CARRO QUE NUNCA FOI MEXIDO NO METOR , pq depois que é feito vc não sabe se foi bem feito ou não se usou peças originais ou não minha experiência com motor fetio é um desastre NUNCA MAIS FAÇO MOTOR EM MEUS CARROS .
Alemão_SC
01/12/2014, 23:22
Vicia mesmo hehehe, agora surgiu outra oportunidade, eu tenho um carro na troca, e um cara me ofereceu uma Hilux SW4 3.0 Turbo 2002, vou ver ela amanhã, o cara ta pedindo 50 mil nela, e a SR5 sai por 39 mil, a SR5 ja ví, ta muito inteira, muito bonita, resta saber qual das duas é mais viável economicamente no sentido de revisões, manutenção e consumo. Sei que a SW4 dá um banho em conforto e tudo mais, mas não é MUITO o que estou procurando ou preciso, preciso de um carro pra trabalhar e fazer poucas viagens, não faço nem 600 km por mês, alguém tem uma ideia?
Desde já, muito obrigado!
Thiago Farias
02/12/2014, 00:26
Alemão,
Anda nas duas e vai ter a resposta. Não troco uma sw4 por uma cabine dupla ou simples por nada nessa vida...especialmente pelo conforto e segurança, a minha tem ABS e air bag.
Mas se precisar da caçamba para uso no trabalho, essa Hilux sr5 lhe atenderá muito bem.
Por outro lado, se tem filhos e/ou carrega a sogra sempre, a sw4 é a pedida. Melhor SUV ..
Anda só 600 km por mes!????????
Pouquíssimo, trate de achar logo uma Hilux, seja qual for e caia na estrada.... Kkkkk
Ande em varias Hilux e compre sem pressa....qdo achar a sua, vai ter certeza..
ABS,
Vicia mesmo hehehe, agora surgiu outra oportunidade, eu tenho um carro na troca, e um cara me ofereceu uma Hilux SW4 3.0 Turbo 2002, vou ver ela amanhã, o cara ta pedindo 50 mil nela, e a SR5 sai por 39 mil, a SR5 ja ví, ta muito inteira, muito bonita, resta saber qual das duas é mais viável economicamente no sentido de revisões, manutenção e consumo. Sei que a SW4 dá um banho em conforto e tudo mais, mas não é MUITO o que estou procurando ou preciso, preciso de um carro pra trabalhar e fazer poucas viagens, não faço nem 600 km por mês, alguém tem uma ideia?
Desde já, muito obrigado!
Se precisas de caçamba vai de Hilux 2.8 D CD, senão precisa a SW4 é a melhor escolha, por tudo que já sabe, é simples assim meu caro, não se esqueça que existe a 2002 3.0TD CD com o mesmo motor da SW4 3.0 TD ok! Já tive as duas e posso dizer de cadeirinha, são propostas distintas, mas são excelentes VTRs!
Alemão_SC
02/12/2014, 13:35
Pode crê, acho que no fim das contas vou comprar a SW4, o cara aceita o meu carro e pelo que tudo indica ela é muito mais carro que a SR5, e outra coisa, pra finalizar, no quesito durabilidade e manutenção, as duas se equivalem?
Pode crê, acho que no fim das contas vou comprar a SW4, o cara aceita o meu carro e pelo que tudo indica ela é muito mais carro que a SR5, e outra coisa, pra finalizar, no quesito durabilidade e manutenção, as duas se equivalem?
Se estiver com as manutenções em dia, ambas são muito robustas, é só correr pro abraço, boa sorte!
EduardoMello
12/12/2014, 09:05
Cleber, meu conterrâneo. Você comentou no 1º post que conseguiu seguro barato para a Hilux. Em qual cia e qual valor? Abraço
CAPT GOTTLIEB
05/02/2015, 13:19
Nunca uma autorizada Toyota irá avaliar uma Hilux que foi turbinada pós-fabricação. Não querem se comprometer e usam sempre este jargão: A TOYOTA NÃO RECOMENDA TURBINAR ESTE VEÍCULO! Tudo bobagem! Qualquer veículo diesel é beneficiado pela instalação do turbo, desde que bem feita. Não dá para improvisar ou fazer gambiarras. Outra coisa que não foi falado é a singela e barata instalação de um manômetro do turbo no painel (custa menos de R$ 200,00 - Cronomac). Com isso você vê a turbina encher e monitora a pressão. A minha trabalha sempre abaixo de 0,9 Kgf/cm2 e só uso pra valer nas ultrapassagens, sendo muito raro atingir o valor máximo. O que detona o motor é o turbo mal instalado, as gambiarras, as improvisações, a falta de manutenção e principalmente o mau motorista. Uma Hilux 2.8 tem um motor relativamente fraco e demora um pouco para ganhar velocidade. Isso traz insegurança nas ultrapassagens. Um turbo bem instalado e trabalhando abaixo de 1 Kgf/cm2 (válvula wastegate bem calibrada) não danifica o motor e só vai ser usado pra valer ao baixar a bota para fazer uma ultrapassagem mais segura. Não uso para dar arrancadas, cantar pneus e muito menos para correr acima de 120 Km/h. Não dirijo mais veículo diesel sem turbo e sem direção hidráulica.
CAPT GOTTLIEB
05/02/2015, 15:09
Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Mas mesmo assim vou arriscar um palpite e acredite quem quiser. A melhor caminhonete, mais robusta e que exige menos manutenção é TOYOTA. Quem precisa carregar muita coisa deve usar SR5 e quem não precisa de caçamba deve usar SW4. Quilometragem é importante, mas o mais importante na hora de comprar é o antecedente do motorista, os cuidados, a manutenção, o capricho com a funilaria, pintura, tapeçaria e principalmente a mecânica. Um motor Toyota com sinais de desgaste mostra que o veículo foi esmerilhado ao máximo. Fuja dele. A aparência conta ponto, mas a conservação mecânica é sempre o principal. Ter turbo é vantagem, desde que bem instalado. Se tiver dúvida compre sem turbo e mande instalar um como se deve. Banco de couro, vidros elétricos, rádio sofisticado, câmera de Ré, cromados, etc. valorizam o carro, mas são secundários. Dirija a Hilux, engate todas as marchas, use a tração 4x4 e a reduzida para subir e descer uma ladeira. Se gostou, traga um mecânico que entenda de diesel e peça a ele para fazer um check-up final, inclusive olhando por baixo do carro. Se tiver um posto de gasolina por perto use o elevador (dá pra ver melhor), senão, coloque um tapete ou toalha velha embaixo da Hilux e deixe o mecânico verificar. Não esqueça nunca de ver a documentação e conferir bem. Se tiver dúvida a única saída é ir para a vistoria (mas vai custar algum). Este pessoal de vistoria tem muita prática e percebem na hora se o carro tem algo suspeito. Muitas vezes não dá para saber o que tem de errado, porém havendo algo estranho ou errado é melhor não comprar. Comprei minha Hilux 1998 CD motor 2.8 com 1 ano e meio de uso e 22.000 Km. Sou o segundo dono e ela está agora com 240.000 Km. Fiz pouca coisa até agora, tais como: troca da embreagem, pastilhas de freio, amortecedores, bateria, pequenos reparos na parte elétrica, etc. NÃO FREQUENTO AUTORIZADA TOYOTA, sequer passo na calçada! Levo sempre em gente que lida bem com veículos diesel e são de minha confiança. As peças mereceriam um tópico a parte, pois ali mora o perigo! A Hilux quebra pouco, mas quando quebra pode quebrar teu bolso, se você for ingênuo. Vá na internet e verifique preço, marca e qualidade. Vá depois em 2 ou 3 lojas de peça e veja o preço, a marca e a qualidade do que precisa. Só compre na autorizada peças muito específicas e que realmente precisam muito ser originais. Os preços da mesma peça costumam oscilar mais que as ações da BOVESPA, mas é preciso pensar sempre no preço junto com a qualidade. Compre a peça de boa qualidade que estiver com menor preço. Quando precisei trocar a embreagem, em 2010, uma oficina (que nunca mais voltei) me pediu R$ 3.500,00 ou mais!!! Na autorizada, por telefone, me pediram R$ 5.000,00!!!! Comprei na Rua Barão de Limeira uma embreagem LUK (boa marca) por pouco menos de R$ 800,00 e paguei R$ 200,00 ao mecânico! Em 2014 troquei pneus e mandei balancear e alinhar. Trocaram 2 terminais de direção e o braço Pitman e me cobraram o dobro da média de preço na internet. Fui direto no PROCON e em três dias me chamaram para devolver o que cobraram a mais!!!! Infelizmente existem Mecânicos e mecânicos, Vendedores de peças e vendedores de peças.
Minha Hilux era assim 492036 Mas está assim 492037 492038
Esta capota para a caçamba foi instalada na Zona Leste de São Paulo, perto de São Miguel Paulista. É presa com 4 parafusos de bom tamanho, mas não é difícil de retirar. É de fibra e tem trinco com chave, funcionando com se fosse um amplo bagageiro. Instalei também engate e quando preciso carregar algo maior prefiro rebocar com a carreta. Não está a venda.
Marco255
08/02/2015, 16:33
Parabéns pela vtr e pelas dicas. Experiência para quem sabe dar valor, conta muito na vida. Obrigado. Um grande abraço e boa semana.
Salve galera, primeira mensagem aq no fórum. Bom tenho uma Hilux 2001, 76 cv, diesel, com 57 mil km, apenas. Dúvida, queria turbinar a picape, o q vcs acham?
Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Mas mesmo assim vou arriscar um palpite e acredite quem quiser. A melhor caminhonete, mais robusta e que exige menos manutenção é TOYOTA. Quem precisa carregar muita coisa deve usar SR5 e quem não precisa de caçamba deve usar SW4. Quilometragem é importante, mas o mais importante na hora de comprar é o antecedente do motorista, os cuidados, a manutenção, o capricho com a funilaria, pintura, tapeçaria e principalmente a mecânica. Um motor Toyota com sinais de desgaste mostra que o veículo foi esmerilhado ao máximo. Fuja dele. A aparência conta ponto, mas a conservação mecânica é sempre o principal. Ter turbo é vantagem, desde que bem instalado. Se tiver dúvida compre sem turbo e mande instalar um como se deve. Banco de couro, vidros elétricos, rádio sofisticado, câmera de Ré, cromados, etc. valorizam o carro, mas são secundários. Dirija a Hilux, engate todas as marchas, use a tração 4x4 e a reduzida para subir e descer uma ladeira. Se gostou, traga um mecânico que entenda de diesel e peça a ele para fazer um check-up final, inclusive olhando por baixo do carro. Se tiver um posto de gasolina por perto use o elevador (dá pra ver melhor), senão, coloque um tapete ou toalha velha embaixo da Hilux e deixe o mecânico verificar. Não esqueça nunca de ver a documentação e conferir bem. Se tiver dúvida a única saída é ir para a vistoria (mas vai custar algum). Este pessoal de vistoria tem muita prática e percebem na hora se o carro tem algo suspeito. Muitas vezes não dá para saber o que tem de errado, porém havendo algo estranho ou errado é melhor não comprar. Comprei minha Hilux 1998 CD motor 2.8 com 1 ano e meio de uso e 22.000 Km. Sou o segundo dono e ela está agora com 240.000 Km. Fiz pouca coisa até agora, tais como: troca da embreagem, pastilhas de freio, amortecedores, bateria, pequenos reparos na parte elétrica, etc. NÃO FREQUENTO AUTORIZADA TOYOTA, sequer passo na calçada! Levo sempre em gente que lida bem com veículos diesel e são de minha confiança. As peças mereceriam um tópico a parte, pois ali mora o perigo! A Hilux quebra pouco, mas quando quebra pode quebrar teu bolso, se você for ingênuo. Vá na internet e verifique preço, marca e qualidade. Vá depois em 2 ou 3 lojas de peça e veja o preço, a marca e a qualidade do que precisa. Só compre na autorizada peças muito específicas e que realmente precisam muito ser originais. Os preços da mesma peça costumam oscilar mais que as ações da BOVESPA, mas é preciso pensar sempre no preço junto com a qualidade. Compre a peça de boa qualidade que estiver com menor preço. Quando precisei trocar a embreagem, em 2010, uma oficina (que nunca mais voltei) me pediu R$ 3.500,00 ou mais!!! Na autorizada, por telefone, me pediram R$ 5.000,00!!!! Comprei na Rua Barão de Limeira uma embreagem LUK (boa marca) por pouco menos de R$ 800,00 e paguei R$ 200,00 ao mecânico! Em 2014 troquei pneus e mandei balancear e alinhar. Trocaram 2 terminais de direção e o braço Pitman e me cobraram o dobro da média de preço na internet. Fui direto no PROCON e em três dias me chamaram para devolver o que cobraram a mais!!!! Infelizmente existem Mecânicos e mecânicos, Vendedores de peças e vendedores de peças.
Minha Hilux era assim 492036 Mas está assim 492037 492038
Esta capota para a caçamba foi instalada na Zona Leste de São Paulo, perto de São Miguel Paulista. É presa com 4 parafusos de bom tamanho, mas não é difícil de retirar. É de fibra e tem trinco com chave, funcionando com se fosse um amplo bagageiro. Instalei também engate e quando preciso carregar algo maior prefiro rebocar com a carreta. Não está a venda.
Boas dicas CAPT GOTTLIEB!
Você ainda está com a sua viatura? Estou pensando em trocar o meu carro atual por uma SR5 2.8 ou uma SRV 3.0... mas ainda não estou certo sobre qual modelo escolher... uma questão que está pesando muito na minha decisão é que as SR5 já possuem mais 15 anos e são isentas de imposto no DF, para onde irei transferi-la... no mais tenho visto que a SR5 não possui turbo e que vale a pena instalar um kit que sairá por aproximadamente 3000... Isso ao longo do prazo compensará no valor do imposto que a SRV pagaria até chegar o momento da isenção...
O seu carro, em especial, me chamou a atenção por causa da capota de fibra, que é o que pretendo fazer caso eu compre o carro... Elas vedam bem a poeira? Se me permite, quanto pagou pela sua capota?
Como é o conforto na sua SR5? Os bancos de traz também possuem boa ergonomia para uma viagem? Ou são realmente como um trator como ouvi dizer? Me preocupa a questão do conforto pelo fato de eu trabalhar com turismo ecológico e aventura, fazemos passeios off road e expedições 4x4, então o conforto para os passageiros são importantes para mim... não precisa ter o conforto de um bentley, mas seria bom se fizesse uma viagem de 500Km sem muito desgaste dos passageiros...
Vi também muitas sugestões indicando as SW4, mas além delas serem mais caras, eu quero a opção da caçamba... por isso minha dúvida entre a SR5 e a SRV... tenho olhado algumas SR5 em torno de 28000 e as SRV em torno de 31000, o que acham? é um bom preço para se pagar por um carro como este?
alphazzz
23/11/2016, 14:18
Olha Napp, quem vê cara não vê coração, mas hoje na minha namorada diária pelo Olx, encontrei essa bonitona, se tiver como conferir pessoalmente parece ser legal:
Toyota Hilux CD SR5 99/00 2.8 4X4 Diesel, 2000 - Carros - Niquelândia, Goiás | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/veiculos/carros/toyota-hilux-cd-sr5-99-00-2-8-4x4-diesel-268255578?xtmc=hilux&xtnp=8&xtcr=38)
Olha Napp, quem vê cara não vê coração, mas hoje na minha namorada diária pelo Olx, encontrei essa bonitona, se tiver como conferir pessoalmente parece ser legal:
Toyota Hilux CD SR5 99/00 2.8 4X4 Diesel, 2000 - Carros - Niquelândia, Goiás | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/veiculos/carros/toyota-hilux-cd-sr5-99-00-2-8-4x4-diesel-268255578?xtmc=hilux&xtnp=8&xtcr=38)
E ai Alphazzz eu vi ela, ela está em uma garagem, tem q ficar mais esperto, né... Mas o carro parece estar bom mesmo, acho q vale a pena ir conferir, mas o negócio é que eu tenho q concluir a venda do meu Jeep para comprar a pickup... Vamos ver, se eu concluir a venda do meu carro a tempo eu vou lá... Obrigado pela dica!
Vamos acompanhando!!qnd comprar mando as fotos p vcs! Valeuu!
alphazzz
24/11/2016, 10:22
Estamos no aguardo, enquanto eu não tenho a minha vou dando pitaco na dos outros kkkk
Bluetauro
01/12/2018, 13:55
Olá pessoa, tudo tranquilo.
Me ajudem com uma dúvida
Estou procurando o manual da Hilux 1998 SR5 2.8 4X4
No site da Toyota só têm o manual selecionando o ano 2000. Pergunto, seria o mesmo manual da Hilux de 1998 até 2001 ?
Segue o link do manual
Entre aqui Manuais dos modelos - Toyota (https://www.toyota.com.br/manuais/) selecionei ano 2000. Selecionando qualquer ano inferior não encontra nada
https://www.toyota.com.br/wp-content/uploads/2018/06/OM356-99BRA-RP.pdf
Desde já agradeço.
Grande abraço.
Junior Sampaio1
23/01/2019, 08:44
Olá amigos, tudo bem com vcs?
Estou a adquirir uma sr5 1998, o dono trocou praticamente tudo, fez motor, turbinou e interculou e bixinha, pergunto a vcs: tem futuro esse motor ou corro fora?
Forte abraço meus amigos.
Se fez bem feito e com peças de qualidade não precisa ter medo...
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