Ver Versão Completa : Jimny 4Sport 2015
tchemario
29/04/2015, 23:39
Pessoal sou novo no forum. Estive lendo por aqui mas e muita informacao. Eu estou com um 4Sport e ontem instalei o kit de suspencao 50mm trail master do Rus (jimnybits). Alguem teve experiencia com este kit? O carro ficou legal mas a traseira ficou bem mais alta que a frente, nao entendi por que. Os amortecedores da frente parecem muito apertados para o espaco. Vou anexar uma foto quem sabe voces que tem mais experiencia conseguem me ajudar. Abracos.
500443500444500445
pedropedreiro
30/04/2015, 07:50
Pessoal sou novo no forum. Estive lendo por aqui mas e muita informacao. Eu estou com um 4Sport e ontem instalei o kit de suspencao 50mm trail master do Rus (jimnybits). Alguem teve experiencia com este kit? O carro ficou legal mas a traseira ficou bem mais alta que a frente, nao entendi por que. Os amortecedores da frente parecem muito apertados para o espaco. Vou anexar uma foto quem sabe voces que tem mais experiencia conseguem me ajudar. Abracos.
500443500444500445
Mário, seja bem vindo.
Evite postar tópicos repetidos.
Abs.
tchemario
30/04/2015, 12:32
Opa, desculpem amigos pela gaffe. Tentei deletar o post repetido mas nao estou achando onde.
Abracos
Dutrafcd
01/05/2015, 15:13
Alguém já instalou um guincho no 4sport 2015? No tópico específico de guincho para jimny não há nada a respeito.
Esse novo pára-choque deixa menos espaço para trabalhar do que o modelo >2014. Pensei em fazer uma chapa e aparafusar (ao invés de soldar na barra de reboque dianteira. Mas esse método está me dando receio de esgarçar os parafusos após a operação do guincho.
Alguém tem alguma experiência a respeito?
Miranda_MG
01/05/2015, 21:39
Alguém já instalou um guincho no 4sport 2015? No tópico específico de guincho para jimny não há nada a respeito.
Esse novo pára-choque deixa menos espaço para trabalhar do que o modelo >2014. Pensei em fazer uma chapa e aparafusar (ao invés de soldar na barra de reboque dianteira. Mas esse método está me dando receio de esgarçar os parafusos após a operação do guincho.
Alguém tem alguma experiência a respeito?
Dutra,
Não sei se pretende usar a furação já disponível no seu veículo. Se for, desconsidere o comentário que segue.
Dependendo da bitola do parafuso e com a fixação do outro lado por algum tipo de porca, preocupação zero.
Abraço,
Miranda
LRGagliardi
01/05/2015, 22:32
Boa noite Srs, estava vendo o site da Suzuki, principalmente o manual de especificações, e vi que o Jimny puxa reboque com freio de somente 450 Kg, senão me engano nos manuais anteriores era no minimo o dobro desse valor, estou errado??
Abraços
Boa noite Srs, estava vendo o site da Suzuki, principalmente o manual de especificações, e vi que o Jimny puxa reboque com freio de somente 450 Kg, senão me engano nos manuais anteriores era no minimo o dobro desse valor, estou errado??
Abraços
A realidade é a seguinte (basta olhar no site da Suzuki inglesa, nas especificações do Jimny inglês):
O Jimny até 2011, sem ABS, possuía as seguintes especificações: 350 Kgs para reboque sem freio e 450 Kgs para reboque com freio).
É assim que está no manual do meu que é Japonês e não tem ABS (o manual é traduzido diretamente do original, inclusive com vários erros pitorescos de tradução).
Quando o Jimny com ABS foi lançado, a Suzuki mudou as especificações para: 350 Kgs reboque sem freio e 1300 para reboque com freio.
Já vi muita gente em foruns ingleses e australianos comentando sobre esse assunto.
Agora, o porque da Suzuki Brasil não seguir mais essa especificação também é um mistério para mim.
THE PERFECT BALANCE FOR TOUGHEST TERRAINTHE PERFECT BALANCE FOR TOUGHEST TERRAIN
JIMNY
1.3 PETROL MANUAL
1.3 PETROL AUTO
Kerb weight
kg
1,090
1,105
Gross vehicle weight
kg
1,420
1,420
Max. towing weight braked
kg
1,300
1,300
Max. towing weight un-braked
kg
350
350
LRGagliardi
01/05/2015, 23:48
A realidade é a seguinte (basta olhar no site da Suzuki inglesa, nas especificações do Jimny inglês):
O Jimny até 2011, sem ABS, possuía as seguintes especificações: 350 Kgs para reboque sem freio e 450 Kgs para reboque com freio).
É assim que está no manual do meu que é Japonês e não tem ABS (o manual é traduzido diretamente do original, inclusive com vários erros pitorescos de tradução).
Quando o Jimny com ABS foi lançado, a Suzuki mudou as especificações para: 350 Kgs reboque sem freio e 1300 para reboque com freio.
Já vi muita gente em foruns ingleses e australianos comentando sobre esse assunto.
Agora, o porque da Suzuki Brasil não seguir mais essa especificação também é um mistério para mim.
THE PERFECT BALANCE FOR TOUGHEST TERRAINTHE PERFECT BALANCE FOR TOUGHEST TERRAIN
JIMNY
1.3 PETROL MANUAL
1.3 PETROL AUTO
Kerb weight
kg
1,090
1,105
Gross vehicle weight
kg
1,420
1,420
Max. towing weight braked
kg
1,300
1,300
Max. towing weight un-braked
kg
350
350
Pois é tche, muito estranho essa mudança.
Eu tava com intenção de comprar um e usaria pra puxar reboque com 1 cavalo em cima baseado nas informações antigas.
Vamo ver se alguém tem mais alguma informação!!
Grato pela resposta!!
Jacksonjf
02/05/2015, 06:50
Tudo bem pessoal?! Não sei se cabe o assunto nesse tópico, mas estou um pouco preocupado com o consumo do meu jimny e gostaria de algumas opiniões/dicas. O carrinho é show, estou adorando, estou com ele dois meses peguei ele com 5.600 km e hoje ele está com 7400 km, é um 4 sport 14/15 c/ MUD 215/75/R15. Sem comentários do que ele é capaz de fazer no barro, já tirei o celta do meu cunhado do atoleiro quando estávamos indo pra casa de um amigo no ultimo feriado, com reduzida o laranjinha nem precisou se esforçar. Bom mas nem tudo está tão bem entre nós dois, o carrinho ta bebendo bastante, na estrada não consegui nada melhor que 9km/l teve um abastecimento que ficou em 8,65 km/l andando 110/120 km/h. Na cidade ta complicado, médias entre 8,5 a 8,8 km/l com ar cond off 100% do tempo. Acham isso normal? Em Maio vou levá-lo para revisão de 12 meses e quero ter argumentos para discutir com o pessoal da concessionária. Aproveitando, quando passo mais rápido em quebra molas ou algum desnível de asfalto tenho sentido uma pancada na direção, já li alguns comentários que é possível reduzir, gostaria de saber como. Abs
jorgeffn
02/05/2015, 12:58
Tudo bem pessoal?! Não sei se cabe o assunto nesse tópico, mas estou um pouco preocupado com o consumo do meu jimny e gostaria de algumas opiniões/dicas. O carrinho é show, estou adorando, estou com ele dois meses peguei ele com 5.600 km e hoje ele está com 7400 km, é um 4 sport 14/15 c/ MUD 215/75/R15. Sem comentários do que ele é capaz de fazer no barro, já tirei o celta do meu cunhado do atoleiro quando estávamos indo pra casa de um amigo no ultimo feriado, com reduzida o laranjinha nem precisou se esforçar. Bom mas nem tudo está tão bem entre nós dois, o carrinho ta bebendo bastante, na estrada não consegui nada melhor que 9km/l teve um abastecimento que ficou em 8,65 km/l andando 110/120 km/h. Na cidade ta complicado, médias entre 8,5 a 8,8 km/l com ar cond off 100% do tempo. Acham isso normal? Em Maio vou levá-lo para revisão de 12 meses e quero ter argumentos para discutir com o pessoal da concessionária. Aproveitando, quando passo mais rápido em quebra molas ou algum desnível de asfalto tenho sentido uma pancada na direção, já li alguns comentários que é possível reduzir, gostaria de saber como. Abs
Aqui tem um tópico que discute bastante isso... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/2313-consumo-do-jimny-e-regulagens-34.html
o consumo é uma questão mais delicada... tem muita gente com médias bem diferentes, já que existem inúmeras variáveis que afetam o consumo. Mas as suas médias não estão muito fora da realidade não.. principalmente na cidade, eu mesmo dificilmente passo dos 9 na cidade... lembrando que agora nossa gasolina contém ainda mais álcool né... o que eleve um pouco o consumo dos carros somente a gasolina. Já na estrada dá para ter médias melhores (mas não muito) mas vai das condições da estrada, se é muito sinuosa, se reduz muito para manter as velocidades e tal.. lembrando que a 120km/h com os 215 o Jimny já tá com o giro na faixa dos 4mil RPM.... sua média foi só asfalto?? ou teve estrada de terra?
abs!!
Tudo bem pessoal?! Não sei se cabe o assunto nesse tópico, mas estou um pouco preocupado com o consumo do meu jimny e gostaria de algumas opiniões/dicas. O carrinho é show, estou adorando, estou com ele dois meses peguei ele com 5.600 km e hoje ele está com 7400 km, é um 4 sport 14/15 c/ MUD 215/75/R15.
Lembre também que com pneu 215 o hodômetro marca uma distância percorrida menor do que com pneus originais e isso faz com que o carro "pareça" estar bebendo mais.
E o mais interessante é que, como todo carro de fábrica sempre tem o velocímetro propositalmente marcando mais do que a velocidade real, na realidade quem marca "certo" é o carro com pneus maiores.
Resultado, todos os carros originais de fábrica induzem a uma medição de consumo subestimada, isto é, vão parecer gastar menos combustível do que na realidade.
E quanto maior fôr o diâmetro do pneu, maior será a distância percorrida, mas como o velocímetro/hodômetro não são ajustados à nova realidade, vão marcar para menos e o consumo parecerá maior.
Eu tive essa mesma impressão quando saí de um Picasso para o Jimny HR com AT 215
E o mais interessante é que, como todo carro de fábrica sempre tem o velocímetro propositalmente marcando mais do que a velocidade real, na realidade quem marca "certo" é o carro com pneus maiores.
Resultado, todos os carros originais de fábrica induzem a uma medição de consumo subestimada, isto é, vão parecer gastar menos combustível do que na realidade.
Realmente a maioria dos carros apresenta erro para menos na marcação do velocímetro mas não no hodômetro, ou seja a velocidade apontada é menor mas a quilometragem marcada é real.
No caso do Jimny com pneus 215 a marcação de velocidade passa a ser real e a quilometragem menor em 5% e portanto para cálculo de consumo esse erro deve ser levado em conta.
Realmente a maioria dos carros apresenta erro para menos na marcação do velocímetro mas não no hodômetro, ou seja a velocidade apontada é menor mas a quilometragem marcada é real.
No caso do Jimny com pneus 215 a marcação de velocidade passa a ser real e a quilometragem menor em 5% e portanto para cálculo de consumo esse erro deve ser levado em conta.
Obrigado por "consertar"o meu post. Peço desculpas, pois da forma como coloquei, a informação sobre o hodometro ficou errada.
...o carrinho (um 4Sport 14/15 c/MUD 215/75/R15) ta bebendo bastante, na estrada não consegui nada melhor que 9km/l teve um abastecimento que ficou em 8,65 km/l andando 110/120 km/h. Na cidade ta complicado, médias entre 8,5 a 8,8 km/l com ar cond off 100% do tempo. Acham isso normal? ... Aproveitando, quando passo mais rápido em quebra molas ou algum desnível de asfalto tenho sentido uma pancada na direção, já li alguns comentários que é possível reduzir, gostaria de saber como.
Acho que o consumo do seu Jimny na cidade está normal, mas na estrada, se for asfaltada, está meio baixo. Com duas pessoas a bordo, consigo fazer cerca de 11km/l com o meu, que é igual ao seu. Uso gasolina aditivada, 23 libras nos pneus e não passo de 120km/h, com ar condicionado ligado direto. Para calcular o consumo, multiplico a quilometragem indicada no hodômetro por 1,053 por causa do acréscimo de distância percorrida gerado pelos pneus MUD. Às vezes, também ouço esse estalo na direção, que é provocado pelo encaixe da mola, que distende e volta (veja explicação no vídeo abaixo entre 5:20 e 5:30):
https://www.youtube.com/watch?v=nrmVzj1ga9o
Jacksonjf
03/05/2015, 11:23
Acho que o consumo do seu Jimny na cidade está normal, mas na estrada, se for asfaltada, está meio baixo. Com duas pessoas a bordo, consigo fazer cerca de 11km/l com o meu, que é igual ao seu. Uso gasolina aditivada, 23 libras nos pneus e não passo de 120km/h, com ar condicionado ligado direto. Para calcular o consumo, multiplico a quilometragem indicada no hodômetro por 1,053 por causa do acréscimo de distância percorrida gerado pelos pneus MUD. Às vezes, também ouço esse estalo na direção, que é provocado pelo encaixe da mola, que distende e volta (veja explicação no vídeo abaixo entre 5:20 e 5:30):
https://www.youtube.com/watch?v=nrmVzj1ga9o
Barros se eu aplicar esse fator, o consumo vai pra 9,05 km/litro aí melhora pra consumo urbano, porém sem ar cond. 100% do tempo e trânsito leve. O consumo na rodovia continua baixo mesmo aplicando o fator, vai pra 9,47 km/litro, 100% asfalto e ar ligado. Quanto ao estalo, esse do vídeo eu nem ouço, o problema mesmo é uma pancada seca, até minha esposa no carona reclama. Sempre quando passo em quebra molas ou algo parecido no asfalto da esse "soco". To achando estranho, pois tem relatos de pessoas que até pulam quebra molas com jimny, se eu tentar fazer isso vai quebrar alguma coisa...rsrsr
Jacksonjf
03/05/2015, 11:28
Aqui tem um tópico que discute bastante isso... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/2313-consumo-do-jimny-e-regulagens-34.html
o consumo é uma questão mais delicada... tem muita gente com médias bem diferentes, já que existem inúmeras variáveis que afetam o consumo. Mas as suas médias não estão muito fora da realidade não.. principalmente na cidade, eu mesmo dificilmente passo dos 9 na cidade... lembrando que agora nossa gasolina contém ainda mais álcool né... o que eleve um pouco o consumo dos carros somente a gasolina. Já na estrada dá para ter médias melhores (mas não muito) mas vai das condições da estrada, se é muito sinuosa, se reduz muito para manter as velocidades e tal.. lembrando que a 120km/h com os 215 o Jimny já tá com o giro na faixa dos 4mil RPM.... sua média foi só asfalto?? ou teve estrada de terra?
abs!!
jorgeffn,
essa média na estrada foi somente rodovia asfaltada, com ar ligado 100% do tempo. Nossa gasolina realmente não está ajudando em nada...
abs,
Jacksonjf
03/05/2015, 11:31
Pessoal,
abusando da boa vontade de vcs, os vidros dianteiros (portas) do meu jimny estão vibrando muito, só não vidra totalmente fechado ou totalmente aberto, se eu abrir uns dois dedos já vibra muito e nem precisa estrada de terra. Isso tem solução?
Abs,
flaviosilvamachado
03/05/2015, 16:45
Pessoal,
abusando da boa vontade de vcs, os vidros dianteiros (portas) do meu jimny estão vibrando muito, só não vidra totalmente fechado ou totalmente aberto, se eu abrir uns dois dedos já vibra muito e nem precisa estrada de terra. Isso tem solução?
Abs,
Parece que vibra mesmo, uns mais, outros menos.
Com a gasolina disponível , rendimento x km acabou. Desempenho melhor com custo maior só ,Podium. Custo menor com desempenho pior , todas as aditivadas. É cruel mais é assim.
jorgeffn,
essa média na estrada foi somente rodovia asfaltada, com ar ligado 100% do tempo. Nossa gasolina realmente não está ajudando em nada...
abs,
pedropedreiro
04/05/2015, 15:30
Valeu Pedro! sim, a bateria estacionário segura a geladeira por umas 30hs com o carro parado e também alimenta um inversor de 12v para 220v para carregar cameras, notebook e entre outras coisas.
Sim, coloquei um bagageiro da Newtrack e levo junto um galão de 20l Bremen de metal e outro de 12lt de água.
A propósito, fica a dica do bagageiro, pesquisei bastante e sempre ouvia a reclamação do barulho a partir de certa velocidade. vi em um forum que um colega havia colocado um outro ponto de apoio, soldado em casa, no bageiro da newtrack. Liguei pra Newtrack e eles fizeram um sobre medita com um terceiro ponto de fixação e mais pontos para fixar farol de milha, e o melhor, não cobraram nada por isso. Até agora nenhum ruido. abaixo a foto da bagageiro.
500284
abraço
Fabiano, valeu Pela dica.
Sobre o galão de gasolina, dá uma pesquisada pra confirmar, mas lembro de já ter lido que ele deve ser transportado com a boca para cima (não sei se tem alguma disposição legal, mas é bom pra sua segurança mesmo).
Abraço! Se for passar aqui pelo planalto central, manda inbox que eu te passo umas dicas de Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros.
leo_queiroz
07/05/2015, 10:19
Pra mim essa questão do consumo do Jimny é delicada também... Eu considero o meu 4sport 2015 MUD 215/75 muito beberrão.
Confesso que não sou o cara mais tranquilo do mundo na relação embreagem/acelerador, mas já tentei dirigi-lo de todas as formas possíveis, e nunca passei de 9 km/l na cidade (a média é uns 8,5) e 11 na estrada (a média é 10,5). Pra mim é inimaginável fazer médias de 13, 14 km/l na estrada, como alguns narram. Penso que com pneus MUD, maiores e mais aderentes, deve ser IMPOSSÍVEL chegar nessas médias. Já tentei de tudo: acelerar menos, reduzir antes da subida para não ter que esgoelar, prestar atenção na troca de marchas, não passar de 105 km/h etc.. E nada! Nunca, nunca passei de 11 na estrada.
O frustrante é justamente a média na estrada ser tão próxima da média na cidade.. e quanto a essa gasolina sem vergonha desse gov fdp atual, realmente não ajuda...
Muito frustrante também é quando eu vou para a cidade da minha mãe, eu de Jimny e meu cunhado de Fusion titanium turbo. Eu a 90/100 km/h, com consumo de 10,5 km/l, ele a 140 km/h na nave, com consumo de 9,5 km/l!! É f*&%$!!!
Penso que a "culpa" é realmente dos pneus. Mas no fim das contas vale a pena, pq me sinto muito mais seguro com eles na terra, e a aparência do jipinho fica bem mais legal também! É o preço a se pagar, penso eu...
Alguém consegue médias muito melhores que essas com pneus MUD 215??
gui_na_trilha
07/05/2015, 12:50
O Que vocês acharam?!
http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/05/suzuki-anuncia-fim-de-producao-em-fabrica-de-carros-em-itumbiara-go.html
gui_na_trilha
07/05/2015, 12:52
Com os pneus originais consegui uma vez 13 km/L com Ar Ligado andando a 100 km/h eu e minha esposa apenas e com pouca bagagem...
Troquei os pneus para BF All Terrain.... no máximo fazia 10 km/L....
leo_queiroz
07/05/2015, 14:34
O Que vocês acharam?!
http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/05/suzuki-anuncia-fim-de-producao-em-fabrica-de-carros-em-itumbiara-go.html
Putz... não sabia dessa.. A fábrica durou dois anos... Por mais que, em tese, a produção vai continuar sem alteração no polo da Misubishi, eu penso que isso não é bom para quem tem Jimny, pq mostra uma fragilidade da Suzuki no país, que já fechou as portas em 2003 e, após voltar, agora fecha uma fábrica super nova...
Se nós já temos certas queixas das concessionárias, o enfraquecimento da empresa no país não é um bom sinal...
Eu já tinha chegado a essa conclusão sobre a dificuldade da suzuki com os custos por causa da questão da retirada do snorkel no modelo 4sport. Explico: Um dia desses estive na concessionária para revisão e vi o 4sport sem o snorkel. Perguntei qual era o motivo, e eles deram uma desculpa, pra mim esfarrapada, de que o fabricante não estava fornecendo mais, e que aquele seria um item que nem todo mundo gosta (oi? estamos falando de um off road!).
Eu vi também que o 4sport estava sendo anunciado por ABSURDOS R$ 68 mil e tanto, com pneus ATR (mais barato que o MUD).
Então cheguei à conclusão (opinião MINHA) que eles tiraram o snorkel para que o Jimny não ultrapassasse a casa dos 70k, já que existe um fator psicológico no consumidor fortíssimo nessa faixa de preço (não sem razão, já que com 70 k dá para brincar bem de consumidor de carro....).
O que eu não entendo é, por mais que o custo Brasil seja altíssimo, todos sabem que o lucro Brasil também é muito elevado.
Então será que fabricar o Jimny custa tudo isso mesmo?
Quero só ver se a produção vai continuar no mesmo ritmo apesar da mudança de parque fabril... Tomara que sim!
O Jimny já era montado em Catalão e apenas finalizado em Itumbiara. Agora, apenas vai ser totalmente fabricado em Catalão, como já era antes da fábrica de Itumbiara. Aliás, a Suzuki já utilizava grande parte da estrutura administrativa da Mitsubishi, já que ambas são representadas pelo mesmo grupo no País. Esse fechamento não deixa de ser um retrocesso da marca Suzuki no País, mas não deve prejudicar a produção do Jimny, apesar da demissão esperada de cerca de sessenta funcionários. É uma consequência natural da atual crise do setor, que também já levou à interrupção da fabricação dos jipes Mahindra no País. Esperemos que a Suzuki não saia novamente do País, como já fez no passado, nem restrinja eventos tais como Suzuki Off-Road, Jimny Day, Track Day, etc.
flaviosilvamachado
07/05/2015, 22:49
O que não faz as vendas do Jimny dispararem é o preço elevadíssimo. Se a Suzuki conseguisse entregar a versão mais básica na faixa dos 45 mil, com absoluta certeza ele venderia mais do que o dobro. 60 mil é bem salgado.
O que é mais estranho é que a suzuki acabou de lançar o s-cross. Além disso o site tá muito mais bonito, parece que fizeram ele todo de novo (e bem feito pra caramba dessa vez) http://suzukiveiculos.com.br/novo/
pedropedreiro
07/05/2015, 22:52
O que não faz as vendas do Jimny dispararem é o preço elevadíssimo. Se a Suzuki conseguisse entregar a versão mais básica na faixa dos 45 mil, com absoluta certeza ele venderia mais do que o dobro. 60 mil é bem salgado.
Certamente. Comprei o meu 4all tem um ano, por 56k, já no limite do que um dia pensei pagar em um carro. Pelos 60k atuais, provavelmente desistiria e partiria pra um Jimny ou tr4 usados.
leo_queiroz
08/05/2015, 09:57
Certamente. Comprei o meu 4all tem um ano, por 56k, já no limite do que um dia pensei pagar em um carro. Pelos 60k atuais, provavelmente desistiria e partiria pra um Jimny ou tr4 usados.
Pois é, em dezembro de 2014 eu paguei cerca de 65 k no 4sport 0km com pneus MUD. Posso dizer que tb não esperava pagar esse preço por um carro... foi muita vontade de ter um Jimny mesmo..
Agora, poucos meses depois disso, o mesmo carro, sem snorkel e sem pneus MUD, está valendo quase R$ 69 k (??).
Enquanto isso, apenas a título de exemplo (não estou comparando os dois carros!), a Renault BAIXOU (isso mesmo!) o preço de duas versões do DUSTER, e MANTEVE o preço nas versões mais tops, mesmo com o carro bastante repaginado.
Infelizmente parece que a Suzuki está acreditando na máxima que corre lá fora, de que o brasileiro paga o preço que lhe é imposto, sem questionar..
Julie Marins
08/05/2015, 12:30
Paulo!
Parabéns pelo carro! Você tem um verdadeiro 4x4 nas mãos!
A primeira coisa é sobre as válvulas dos diferenciais! Apesar não vir com prolongadores de respiro, as válvulas originais são bem eficientes! Você pode fazer travessias cobrindo as mesmas de água e não ter problema nenhum! O problema é que é um sistema "mecânico", ou seja, através de um sistema de mola. Portanto, com o tempo, pode ser que ela perca a eficiência e deixe entrar água no conjunto! Travessias não são problemas...o problema é parar o carro na água! Aí sim, você vai contaminar o óleo do diferencial...Tenho 40k rodados e ainda não fiz o prolongamento dos respiros, sem problemas! Um dia vou fazer, mas isso não me impede de atravessar alagados!
Segundo...entrar água no interior do carro! O Jimny é projetado para isso! Não tem excesso de tecnologia embarcada, sem módulos para queimar, etc...o único problema, é a sujeira! Debaixo do carpete, existem drenos justamente para escorrer água que entra...Existem carpetes para substituir os originais. Você ainda pode pedir para emborrachar o chão do carro, facilitando na limpeza! Muita gente sabe que na hora do aperto, "abre a porta e deixa afundar" auheauheuae. Não adianta um carro 100% vedado, porque ele vai boiar e você só vai ser um passageiro!
Seu Jimny está bem equipado para enfrentar situações bem adversas! Não pense que o carro é um tanque, respeite os limites e você vai se surpreender!
OBS: O som está bem legal! Mas o módulo é um dos equipamentos que não vai tolerar água! uaheuaheuae
Boas trilhas amigo!
Oi gente, tudo bem com vcs?
Tô precisando de uma ajudinha de vcs... alguém aí já teve problema com o ventilador que vai na frente do Jimny? Comprei o meu em outubro de 2014 e como venho de Troller, só vendi pq uso o jipe como meu carro diário e de trilhas tbm... e o Jimny é mais confortável e mais barato de se manter.
Esse ventilador que falei aí queimou, e na css custa R$900,00!!! Quasei morri!! De acordo com a pessoa da css que me atendeu, a função dele e para gelar o AC em uso na cidade, e realmente percebi isso, quando estou andando o ar gela, parou... começa a ficar ruím.
Alguém aí jápassou por isso? Existe alguma peça que possa fazer a vez desse ventilador?
Beijos
Ju
Schebeski
08/05/2015, 12:57
Olá,
Estou interessado em instalar um guincho no Jimny 4Sport 2015.
Alguém tem alguma sugestão (Custo x Beneficio) ?
Obrigado !
flaviosilvamachado
08/05/2015, 14:57
Olá,
Estou interessado em instalar um guincho no Jimny 4Sport 2015.
Alguém tem alguma sugestão (Custo x Beneficio) ?
Obrigado !
Parece que o guincho removível é uma boa. https://www.youtube.com/watch?v=kMnYwERrsbU
Miranda_MG
08/05/2015, 18:10
Parece que o guincho removível é uma boa. https://www.youtube.com/watch?v=kMnYwERrsbU
Flávio,
A idéia é bacana. Além de ter apenas um para dianteira ou traseira, ainda é uma preocupação a menos para viagens em lugares que a regulamentação local não permite que nenhum acessório exceda as dimensões originais do veículo.
Abraço,
Miranda
Será que o suporte do guincho aguenta?
Acho que o problema maior é onde levar isso! Já ouvi relatos que esse suporte com guincho não cabe no porta malas, só entra com o banco rebatido... Alguém já ouviu isso?
jorgeffn
09/05/2015, 17:38
Acho que o problema maior é onde levar isso! Já ouvi relatos que esse suporte com guincho não cabe no porta malas, só entra com o banco rebatido... Alguém já ouviu isso?
Eu não vejo problemas em usar o guincho fixo... claro que aumenta o peso e tal.... mas nada que mude muito o carro. Existem ótimas opções de parachoque com mesa para guincho... muitos deles bem discretos. Fico pensando em uma trilha ou outro lugar qualquer onde seria necessário o uso do guincho, vc tendo todo o trabalho antes de apenas esticar o cabo e boa... mas ressalto que é uma opinião pessoal.
abs!
Miranda_MG
09/05/2015, 18:08
Eu não vejo problemas em usar o guincho fixo... claro que aumenta o peso e tal.... mas nada que mude muito o carro. Existem ótimas opções de parachoque com mesa para guincho... muitos deles bem discretos. Fico pensando em uma trilha ou outro lugar qualquer onde seria necessário o uso do guincho, vc tendo todo o trabalho antes de apenas esticar o cabo e boa... mas ressalto que é uma opinião pessoal.
abs!
Fala, conterrâneo!
Tem outra desvantagem desse guincho que é a perda de ângulos de entrada e saída. Isso se você já deixá-lo instalado antes de entrar na trilha; o que parece ser o mais coerente, já que tem lamaçal que não vai te deixar instalá-lo jamais! Mas, no geral, vejo com bons olhos esse removível.
Ressalva para o fato de que não será o que vou instalar, mas estou ciente que 100 Kg a mais (guincho + para choque) na extrema dianteira da minha Ranger vão exigir mexer na suspensão. E o sacrifício será a perda de conforto pela dureza adicional.
Bizaco, o suporte TEM que aguentar. Ou o engenheiro responsável entrega o diploma, vai pra casa e chora. ;)
E. Para finalizar, GWC, o espaço deve ser sim um problema. Não sei te precisar no Jimny, mas você deve conseguir estimar o uso do espaço dele com as dimensões aproximadas. Nem que sejam as da embalagem do produto.
Abraço,
Miranda
jorgeffn
09/05/2015, 18:26
Fala, conterrâneo!
Tem outra desvantagem desse guincho que é a perda de ângulos de entrada e saída. Isso se você já deixá-lo instalado antes de entrar na trilha; o que parece ser o mais coerente, já que tem lamaçal que não vai te deixar instalá-lo jamais! Mas, no geral, vejo com bons olhos esse removível.
Ressalva para o fato de que não será o que vou instalar, mas estou ciente que 100 Kg a mais (guincho + para choque) na extrema dianteira da minha Ranger vão exigir mexer na suspensão. E o sacrifício será a perda de conforto pela dureza adicional.
Bizaco, o suporte TEM que aguentar. Ou o engenheiro responsável entrega o diploma, vai pra casa e chora. ;)
E. Para finalizar, GWC, o espaço deve ser sim um problema. Não sei te precisar no Jimny, mas você deve conseguir estimar o uso do espaço dele com as dimensões aproximadas. Nem que sejam as da embalagem do produto.
Abraço,
Miranda
Fala Miranda.... então.. a questão do peso é um problema, já que o Jimny é um veículo bem leve, então qualquer peso a mais altera alguma coisa. Porém já vi muito Samurai e Vitara rodando com parachoques, guinchos, proteções e tudo mais e nunca foi comum ouvir a reclamação do peso adicional... é aquela né.. não existe almoço grátis.. preparando o carro para trilha/expedições aumentando seu peso, algumas consequências existirão.. e entre elas a questão de mexer na suspensão para aguentar esse maior peso.
Agora na Ranger você acha mesmo que o peso iria alterar tanto?? é um carro bem robusto e assim, pelo senso comum, acho que esses carros aguentam sem sofrer tanto uma adição de peso....
abs!!
Miranda_MG
09/05/2015, 19:00
Fala Miranda.... então.. a questão do peso é um problema, já que o Jimny é um veículo bem leve, então qualquer peso a mais altera alguma coisa. Porém já vi muito Samurai e Vitara rodando com parachoques, guinchos, proteções e tudo mais e nunca foi comum ouvir a reclamação do peso adicional... é aquela né.. não existe almoço grátis.. preparando o carro para trilha/expedições aumentando seu peso, algumas consequências existirão.. e entre elas a questão de mexer na suspensão para aguentar esse maior peso.
Agora na Ranger você acha mesmo que o peso iria alterar tanto?? é um carro bem robusto e assim, pelo senso comum, acho que esses carros aguentam sem sofrer tanto uma adição de peso....
abs!!
Você tem razão quanto aos Samurais, Trollers e afins preparados. Mas tem muito jipeiro que usa o carro só para trilhas e pequenos deslocamentos e nem precisa se preocupar muito com o impacto das modificações.
No meu caso, a Ranger ainda é de uso diário na cidade e na estrada, embora vá prepará-la para expedições. O objetivo não são trilhas, embora, se precisar passar por algumas durante os passeios, tem que chegar do outro lado. Aí, pode até ser mais robusta, mas o projeto trata de peso extra lá atrás e não láááá na frente. Hahaha
Se colocar os para-choques e o guincho antes do lift, vou recalibrar os Offshox. Já até adiantei a conversa lá na fábrica e eles fazem o ajuste. E não tem jeito: é deixar mais duro mesmo (se não precisar mexer nas molas também). :(
Abraço,
Miranda
G2_Trilhas
22/05/2015, 23:59
Boa noite Maurício,
Muito obrigada pelo post. Estou no mesmo dilema "pernas encolhidas x trilhos originais", no meu caso são os dois bancos.
Tenho uma dúvida, mas pelo que percebi o teu carro é bem novo. Talvez não tenhas passado por uma revisão ainda. Me pergunto se não haveria algum problema na revisão com a concessionária... mesmo retornando ao "default" poderiam restar marcas da alteração.
Daí levanto a pegurta se alguém já passou pela revisão preservando a garantia e se há alguma indicação para realizar o serviço no Rio de Janeiro.
Obrigada.
G2_Trilhas
23/05/2015, 00:24
Boa noite Maurício,
Muito obrigada pelo post. Estou no mesmo dilema "pernas encolhidas x trilhos originais", no meu caso são os dois bancos.
Tenho uma dúvida, mas pelo que percebi o teu carro é bem novo. Talvez não tenhas passado por uma revisão ainda. Me pergunto se não haveria algum problema na revisão com a concessionária... mesmo retornando ao "default" poderiam restar marcas da alteração.
Daí levanto a pegurta se alguém já passou pela revisão preservando a garantia e se há alguma indicação para realizar o serviço no Rio de Janeiro.
Obrigada.
jorgeffn
23/05/2015, 16:39
Boa noite Maurício,
Obrigada.
Se você fala da alteração dos trilhos do banco com relação a garantia.... creio que não tem nenhum problema.. essa é uma alteração que não influência em nada na estrutura do carro. Só não vai dar para você reclamar de um barulho no banco por exemplo, durante a garantia.... heheheheh
abs!
Boa noite Maurício,
Muito obrigada pelo post. Estou no mesmo dilema "pernas encolhidas x trilhos originais", no meu caso são os dois bancos...
Só pra gente entender melhor, a que post vc se refere? Aliás, qual é a sua altura? Até 1,80m, acho que o motorista e o carona vão bem acomodados.
RICARDO RJ
23/05/2015, 18:56
Olá amigos do Jimny!Tenho 1,82m e vou bem no Jimny com o banco no final do trilho.Se tivesse mais 5 cm teria dificuldade.Ab a todos.
G2_Trilhas
23/05/2015, 23:10
Só pra gente entender melhor, a que post vc se refere? Aliás, qual é a sua altura? Até 1,80m, acho que o motorista e o carona vão bem acomodados.
Boa noite.
Obrigada Barros. Estava me referindo ao post do Maurício D'Arezzo de
05/01/2015.
Eu tenho 1,75m e fico bem, mas o meu noivo tem 1,89m e deve ser um motorista ocasional, predominantemente no carona. E realmente ele sempre relutou argumentando que não cabia e tive que concordar quando fomos fazer o test drive.
Mas a minha determinação em comprar o jipinho pra matar a minha saudade das trilhas que fazia com o Bandeirante é enorme. Portanto, busquei alternativas de extensão dos trilhos pra tentar amenizar a questão.
Muito obrigada pelas respostas de todos.
Abraços.
G2_Trilhas
23/05/2015, 23:27
Obrigada Jorgeffn,
Era essa a questão. E quanto ao barulho vou ter que pesar o que incomoda menos rsrs
Alguém fez a alteração dos trilhos no Rio e teria indicação de mão de obra?
Abraços.
Se você fala da alteração dos trilhos do banco com relação a garantia.... creio que não tem nenhum problema.. essa é uma alteração que não influência em nada na estrutura do carro. Só não vai dar para você reclamar de um barulho no banco por exemplo, durante a garantia.... heheheheh
abs!
Estou para comprar meu tão sonhado jimny, eu tenho 1,83m e não senti problema no teste drive, talvez pelo fato de preferir dirigir mais justo, sempre regulo pelo meu punho no volante, mas acho que fiquei na medida certa, mais que isso creio que complicaria, e pre piorar, fui fisiculturista profissional, hj faço apenas meu jiu jitsu 2 vezes por semana e uma malhação de leve, mas ainda tenho mais de 110kg, mas aquele negocio, só fiz o teste drive, em uma viajem maior posso sofrer um pouco, principalmente no lombar, mas sou um cara sossegado, não tenho muita frescura com isso.
Experiência Off Road
24/05/2015, 06:39
Tenho 1,80m de altura, sei que não sou um gigante mas minhas pernas ficam um pouco encolhidas, para resolver e não alterar a estrutura dos bancos e não perder a garantia acabei fazendo dois suportes aonde existem as furacões iguais as originais e os suportes são fixadas ao assoalho e novos furos foram feitos exatamente com a mesma disposição só que 6cm para trás, dessa forma consegui afastar o banco dos pedais e a diferença de conforto é muito grande, na posição original minhas pernas acabam doendo em pouco tempo dentro do carro. Usei ferro chato 1/4 x 1 1/4 assim foi possivel usar um macho de 3/8'' para fazer a rosca da nova fixação dos bancos, o parafuso original tem a rosca M10 passo 1,25 (usei 3/8 porque é o que eu já tinha de ferramenta)
Aonde aparece a cabeça sextavada prata é o parafuso original fixando o suporte ao assoalho, a rosca nova aonde usa-se o parafuso 3/8'' para fixar o banco ao suporte está escondido pelos acabamentos originais de plástico. Segue foto.
No caso de necessidade de reverter para o original é possível em dois ou três minutos sem deixar marcas.
Espero ter sido útil a informação.
Fiz também uma chapa redonda com a furação igual a da roda que vou instalar no suporte do estepe para esconder os parafusos que fixam o suporte à porta, os parafusos ficam muito à mostra e por mais que se ponha cadeado ou porcas com segredo no estepe é só o malaco usar uma chave catraca e rouba estepe e suporte tudo junto, a tinta está secando, logo posto foto. Sei que não é infalível mas dificulta a vida do cabra, sei que depois de tudo isso é só encostar o revolver e levar o carro todo.
Um abraço a todos.
Parabéns Maurício!
Gostei muito dessa adaptação. Sou um novo pretendente de um Jimny e tenho feito test drive no jipinho para me adaptar a ideia da compra. Estou mesmo propenso à compra. Tenho 1,85m e as vezes sinto-me ok, mas as vezes acho apertado e essa sua solução ficaria perfeita para mim. Abs. Samuel
...o meu noivo tem 1,89m e deve ser um motorista ocasional...
...Tenho 1,85m e as vezes sinto-me ok, mas as vezes acho apertado...
Estou para comprar meu tão sonhado jimny, eu tenho 1,83m ... tenho mais de 110kg ...
Não é o Jimny que é muito pequeno e apertado... vocês é que são muito grandes e espaçosos, hahaha.
Experiência Off Road
24/05/2015, 10:35
Não é o Jimny que é muito pequeno e apertado... vocês é que são muito grandes e espaçosos, hahaha.
Ontem fiz um test drive em um Jimny lá na css de Campinas, a Dili Car. Olha, fui muito bem atendido pelo Daniel Leite e Reginaldo. O test drive foi show. Teve trecho on road, onde deu para curtir o jipinho em um trecho de estrada e um pequeno mas bem interessante percurso off road, onde realmente o Jimny me surpreendeu pela força da reduzida e agilidade. Subimos e descemos uns barrancos com uma facilidade surpreendente. O jipinho nem se assustou. Foi uma experiência muito legal, que só me deu mais vontade de comprar o Jimny. Hoje tenho uma Grand Vitara 2001, V6 e estou querendo trocar por um jipe mais novo e o Jimny é o candidato mais apto à minha necessidade. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
Este fórum tem ajudado muito a conhecer as opiniões dos donos de Jimny e conhecer também as características desse jipinho. Abs. Samuel
jorgeffn
24/05/2015, 20:59
Obrigada Jorgeffn,
Era essa a questão. E quanto ao barulho vou ter que pesar o que incomoda menos rsrs
Alguém fez a alteração dos trilhos no Rio e teria indicação de mão de obra?
Abraços.
Quando me referi ao barulho, não é que o Jimny tem esse barulho, porém existem alguns relatos de ruídos vindos do banco do carona.. aí como vc fará uma alteração no trilho, o único risco que você corre na garantia é de reclamar do banco.. hahahahaha
abs!!!
Magnum84
25/05/2015, 00:46
Boa noite pessoal! Falando em barulho... comprei um jimny 4sport 2015 usado com 4500 km e pneus mud scorpion... Então desde o início, estranhei um barulho de ressonância como se fosse de rolamento ....zumzumzum.... vindo de traz quando estou a partir de 50km/h...Então será que esse ronronar vem dos pneus mud ou é algum defeito
mecânico?? Nunca tive Jipe e muito menos pneus mud.. hehehe. Gostaria de saber se outros colegas aqui do fórum passam pelo mesma situação. Obrigado!
flaviosilvamachado
25/05/2015, 07:26
Boa noite pessoal! Falando em barulho... comprei um jimny 4sport 2015 usado com 4500 km e pneus mud scorpion... Então desde o início, estranhei um barulho de ressonância como se fosse de rolamento ....zumzumzum.... vindo de traz quando estou a partir de 50km/h...Então será que esse ronronar vem dos pneus mud ou é algum defeito
mecânico?? Nunca tive Jipe e muito menos pneus mud.. hehehe. Gostaria de saber se outros colegas aqui do fórum passam pelo mesma situação. Obrigado!
Pneu mud faz barulho mesmo, se fosse rolamento faria barulho sempre. Faça um teste, desça uma ladeira em ponto morto, se for rolamento você vai ouvir.
Magnum84
25/05/2015, 20:22
Já desci em ponto morto e o barulho continua... pensei em rolamentos e diferencial... na css dizem q é ruído de pneu mud... mas vem só da traseira, da dianteira nada. .. estou meio grilado com isso
Acho que o ruído pode ser mesmo do pneu; esse tipo de pneu é mais barulhento no asfalto.
leo_queiroz
26/05/2015, 17:33
Que isso pessoal! Eu meço 1,85 e usando todo o recuo do trilho do banco do motorista eu me sinto absolutamente confortável na direção!
E digo mais, na minha opinião até 1,90 da para ir de boa.
Portanto, sem dramas com seus 1,83, 1,85 ou até mesmo 1,89. O conforto é tranquilo! Nada de joelho na direção, perna dobrada etc..
Claro que não estamos considerando levar alguém no banco traseiro, mesmo porque o Jimny não foi feito para isso.. .rs
Se tiver que chegar o banco um pouco que seja pra frente, aí realmente fica apertado pra quem tem minha altura.
doberista
26/05/2015, 17:42
:wink: Se alguém for muito alto, recomendo adquirir o 4sun :mrgreen:
Maurício D'Arezzo
26/05/2015, 17:49
Olá a todos,
Tenho 1,80m e diminuindo, estou com 50 anos e daqui pra frente vamos encolhendo :-(
Vi que muitos aqui tem mais de 1,80m, mas minhas pernas e braços são mais longos que a média (isso dito por um alfaiate) e senti dificuldade de ficar muito tempo sentado, não que eu seja chato, mas até percebo a diferença dependendo do calçado, se é um calçado mais leve coloco o banco um pouquinho mais para frente, se é um sapato mais pesado, aqueles que tem um solado mais grosso tenho que colocar o banco todo para trás.
Essa adaptação fez com que o banco se deslocasse 06cm e me deu um alívio.
Quanto à garantia ainda não sei, amanhã é a primeira revisão, acredito não ter problema pois nada foi modificado é só uma barra nova colocada entre o banco e o assoalho, nada de furos ou solda nas peças originais, em 02 minutos reverto ao modo de fábrica.
Quanto ao Jimny estou muito satisfeito, tenho um Idea que minha mulher usa (eu uso eventualmente) e um Willys 1961, o Idea é muito barulhento desde 0km e o Willys é uma carroça com motor (mas sou apaixonado pelo meu Jeep) e o Jimny perto do Willys parece um Landau.
Não entendo nada de pneu, meu Jimny está com Pirelli MTR 215/75 R15 e não faz muito barulho, mas leio relatos do pessoal aqui comentando do alto ruido dos pneus, outro dia vi um Jimny 2015 na rua com Pneu um pouco maior que o meu, que acredito que não é original e no pneu estava escrito MUD em letras brancas, pesquisando no Google vi que a Pierlli faz os dois modelos, MTR e MUD, pelas fotos o MUD parece mais cravudo e por isso deve ter mais ruido no atrito com o asfalto.
No site da Pirelli MTR tem R15 e o MUD apenas R16.
Abraço a todos.
Maurício D'Arezzo
27/05/2015, 11:40
Olá G2 trilhas, acabei de retornar da concessionária Proauto da av Sumaré -S.P. e o pessoal não viu problema nenhum quanto à perda da garantia, não que outra concessionária não possa analisar de forma diferente, mas como não houve nenhuma modificação estrutural é apenas uma peça intermediária. A pessoa que me atendeu gostou da idéia e iria passar para o responsável pela oficina, assim dariam um jeito de executar o serviço para algum futuro cliente.
Se alguém estiver interessado em produzir fique à vontade.
Att.
Maurício.
Veja esclarecimentos em resposta à sua consulta idêntica postada no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/74367-barulhos-no-jimny-6.html#post2280172
Aliás, sugiro que esse assunto seja tratado somente naquele tópico, específico para barulhos no Jimny.
Com isso, concentraríamos a discussão do assunto num único tópico, evitando sua dispersão pelo fórum.
Pessoal, quanto ao seguro, é caro?
G2_Trilhas
29/05/2015, 09:45
Olá G2 trilhas, acabei de retornar da concessionária Proauto da av Sumaré -S.P. e o pessoal não viu problema nenhum quanto à perda da garantia, não que outra concessionária não possa analisar de forma diferente, mas como não houve nenhuma modificação estrutural é apenas uma peça intermediária. A pessoa que me atendeu gostou da idéia e iria passar para o responsável pela oficina, assim dariam um jeito de executar o serviço para algum futuro cliente.
Se alguém estiver interessado em produzir fique à vontade.
Att.
Maurício.
Muito obrigada Maurício!
Já está decidido, vou de 4All e vou fazer a adaptação.
Agora só preciso achar alguma oficina aqui no Rio que faça o serviço.
Estive em uma concessionária ontem e o vendedor citou um cliente que fez, mas enfatizou que eles não indicam nenhum local para fazer o serviço.
Pra fechar a compra agora agora só preciso decidir a cor... rsrs Querendo muito ir no laranja ou no amarelo mas receosa quanto à manutenção. Pequenos reparos são sempre necessários para quem faz trilhas e não sei se será tão fácil retocar nessas cores...
Muito obrigada!
Acho que a matéria abaixo pode ajudá-la na escolha da cor do seu Jimny. Uma cor de fácil manutenção de pintura é o branco. O prata e o cinza são bons pra esconder a sujeira. Os carros de cores vivas, como amarelo e laranja, são bonitos e modernos. Escolhi o Verde Amazônia porque tem mais cor de jipe, rs. Além disso, é mais discreto pra se usar no dia-a-dia. De qualquer forma, a escolha da cor é uma decisão muito pessoal.
https://www.emuitocarro.com.br/blog/qual-cor-de-carro-devo-escolher/
Maurício D'Arezzo
29/05/2015, 12:58
Fazer essa peça é relativamente simples, basta ir a um serralheiro que tenha um mínimo de capricho, com o carro na mão vcs podem fazer um modelo em papelão, com todas as marcações dos furos e a posição do pino, depois o serralheiro transfere para o ferro.
Enviei um e-mail para a New track (http://www.newtrack.com.br) que fabrica bagageiros para ver se eles tem interesse em fabricar, e comentei sessa nossa conversa.
Vamos aguardar
Maurício D'Arezzo
29/05/2015, 16:22
Olá novamente a todos,
Recebi a resposta da New track, aparentemente eles tem interesse em produzir, disseram que vão fazer um protótipo para um amigo e assim que acetarem devem colocar à venda.
Segue a resposta que recebi:
"Caro Mauricio, boa tarde
Obrigado pela idéia e pelo envio do croquis . Vou fazer um conjunto para um Amigo tamanho " Monster Size "! KKK . Peço a ele para trazer o carro aqui na fábrica e farei um par para ele e o gabarito para fabricar em série.
Um Abraço e um bom final de semana.
Silvio Camelo"
Agora é só aguardar.
Um abraço a todos.
Pessoal, uma coisa que queria saber mas no site da suzuki não fala, o Jimny 2015 vem com acionamento do alarme e subida dos vidros pelo botão na chave?
Não. Tanto o alarme como a subida dos vidros pelo botão da chave são vendidos como acessórios.
homerohermida
02/06/2015, 15:19
E (http://www.autossegredos.com.br/2015/06/02/suzuki-lancara-grand-vitara-4sport-ainda-em-junho/)le vem com lift como os antigos HR?
jorgeffn
02/06/2015, 18:32
E (http://www.autossegredos.com.br/2015/06/02/suzuki-lancara-grand-vitara-4sport-ainda-em-junho/)le vem com lift como os antigos HR?
Homero, vem sim... vem com lift de carroceria de 1"......
abs!
A informação que eu tinha obtido de um vendedor da Suzuki é que o lift de carroceria que havia no HR para comportar pneus 215/75 não existe no 4Sport porque os seus para-lamas recortados já comportam esses pneus maiores.
jorgeffn
02/06/2015, 20:25
A informação que eu tinha obtido de um vendedor da Suzuki é que o lift de carroceria que havia no HR para comportar pneus 215/75 não existe no 4Sport porque os seus para-lamas recortados já comportam esses pneus maiores.
Até as versões que eu vi pessoalmente, tinham o calço de carroceria. Podem ter tirado nas últimas modificações, não olhei nenhum da versão nova de perto. Para comportar os 215/75 nem precisa dos calços... encaixa bem sem eles. O calço e os para-lamas chegam a permitir pneus maiores, porém como a Suzuki no máximo coloca os 215, o calço é realmente desnecessário....
abs!
Por acaso alguém sabe de que material é feito o engate de fábrica do Jimny 4Sport 15/15?
Até as versões que eu vi pessoalmente, tinham o calço de carroceria. Podem ter tirado nas últimas modificações, não olhei nenhum da versão nova de perto.
Devem ter tirado mesmo; pelo que consta da ficha técnica do Jimny (link abaixo), as 3 versões (4All, 4Sun e 4Sport) têm exatamente a mesma altura (1.705 mm) e a mesma altura livre do solo (200 mm). Essas alturas apenas são maiores na versão 4Sport (1.755 mm e 235 mm, respectivamente) quando ela vem equipada com pneus MUD/MTR na medida 215/75.
http://suzukiveiculos.com.br/app/webroot/novo/files/Fichas_Tecnicas_2015_JIMNY.xlsx
jorgeffn
03/06/2015, 20:16
Devem ter tirado mesmo; pelo que consta da ficha técnica do Jimny (link abaixo), as 3 versões (4All, 4Sun e 4Sport) têm exatamente a mesma altura (1.705 mm) e a mesma altura livre do solo (200 mm). Essas alturas apenas são maiores na versão 4Sport (1.755 mm e 235 mm, respectivamente) quando ela vem equipada com pneus MUD/MTR na medida 215/75.
http://suzukiveiculos.com.br/app/webroot/novo/files/Fichas_Tecnicas_2015_JIMNY.xlsx
Valeu pela informação Barros, acho uma pena... o lift além dar um visual mais offroad dava a possibilidade de pneus maiores... A Suzuki já tirou o lift, o snorkel... e nada de tirar no preço... hehehehe
abs!!!
doberista
03/06/2015, 20:29
Vale lembrar que os angulos de ataque e de saída do 4sport são maiores, o que, dependendo do caso, chega a ser mais relevante que a altura do solo.
jorgeffn
03/06/2015, 20:38
Vale lembrar que os angulos de ataque e de saída do 4sport são maiores, o que, dependendo do caso, chega a ser mais relevante que a altura do solo.
Os calços de carroceria não elevam a altura do solo, eles levantam a carroceria, o chassi continua na mesma altura, o que define a altura do solo é o tamanho dos pneus.... E com o lift de carroceria você aumenta um pouco os ângulos, já que os parachoques também são elevados com a carroceria...
abs!!!
Na ficha técnica do Jimny consta que os ângulos de entrada e de saída do Jimny 4Sport com pneus 215/75 são de 45° e 51°, respectivamente. Alguém saberia informar qual é o ângulo central, a inclinação lateral máxima e a rampa máxima?
doberista
04/06/2015, 10:30
Bem observado, jorgeffn :curtir:
Pessoal, como falei, pegaria o meu Jimny quarta feira, tudo certo e tal, pois daria um carro na troca, só que esse carro em questão é uma Pajero Full 2011 hpe 3.8 v6, por telefone foi me passado que na troca, me voltariam 20mil, pois meu Pajero está cotada com fipe R$101.900,00, com o preço que me passaram anteriormente do Jimny, 67k, eu perderia um bocado, mas como sei que esse veiculo requer tempo para vender aceitei, o problema é que ao chegar na Suzuki, disseram que só voltariam 10mil, pois achavam que minha Pajero era a diesel kkkk, devem estar achando que sou um completo idiota, se a minha tá em tabela 102mil a diesel deve estar beirando 130, vale dois jimny, são esperto ou não são, mas altamente incompetentes isso tenho certeza, sendo que passei foto e dados por email, e ainda disse 3.8 e a vendedora por telefone ainda me disse que se assustou quando disse que era um 3.8 de 250cv, não é possível que não conseguem distinguir qual versão é, tomei uma certa birra da Suzuki, não achei honestos, então fico com o pé atrás, já não cumprem sua palavra, o que me garante que vão cumprir quando comprar o carro, ainda quero o Jimny, só que agora vou pegar usado, pois zero eu desisti, minha Pajero já esta quase vendida, apesar que pegarei outro carro na troca, de preço mais baixo mas mais fácil de vender, depois que resolver isso começo a garimpar meu Jimny.
LuizCabral
23/07/2015, 00:38
Afinal, o 4sport 2015 possui lift ou não??? Eh da mesma altura do 4all??
J Carlos
23/07/2015, 08:35
Segundo o 0800 da Suzuki, não tem.
Cassio Santiago
24/07/2015, 15:46
Pessoal,
Tenho um Jimny Sport 2015 e me surpreendi com um problema encontrado no ar condicionado, fica caindo uns pingos no pé do carona e ao olhar a vedação eu me deparei com a falta do filtro do ar condicionado, ao ir na concessionária questionar sobre o compartimento vazio fui informado que não vem o filtro em nenhum Jimny. Meu carro esta com 4.000km e olhei um que estava para revisão de 10.000 e tem na relação a "SUBSTITUIÇÃO" do filtro, como vai substituir algo que não tem? Além do mais o carro passa 10.000km ou 6 meses acumulando resíduo dentro das tubulações do ar condicionado e somente na revisão de 10.000 que a Suzuki vai colocar um filtro, se é que colocam.
Fica a dica, quem não completou os 10.000 ou quem já fez a revisão e pagou pelo filtro é bom verificar se ele está lá.
Abs.
Cassio,
Realmente o Jimny não vem com filtro de ar condicionado, inclusive os anteriormente importados.
Mas é possível colocar.
Procure pelos filtros da marca Wega ou Filtros Brasil, talvez existam outras marcas mas não conheço. Alguns foristas adaptaram filtros de outros carros.
Este assunto já foi discutido em outras postagens do Fórum.
Quanto ao filtro a ser substituído na revisão de 10.000 km não seria o filtro de ar do motor?
Pedro Paulo.
leo_queiroz
30/07/2015, 10:52
Cassio,
Realmente o Jimny não vem com filtro de ar condicionado, inclusive os anteriormente importados.
Mas é possível colocar.
Procure pelos filtros da marca Wega ou Filtros Brasil, talvez existam outras marcas mas não conheço. Alguns foristas adaptaram filtros de outros carros.
Este assunto já foi discutido em outras postagens do Fórum.
Quanto ao filtro a ser substituído na revisão de 10.000 km não seria o filtro de ar do motor?
Pedro Paulo.
Realmente a revisão dos 10k não coloca filtro de ar condicionado - pelo que me lembro, é o filtro de ar do motor que é substituído mesmo.
A CSS te oferece a colocação do filtro de ar condicionado como serviço opcional. Eu confesso que optei por não colocar, porque a revisão já não é barata...
Mas na dos 20k vou colocar o tal do filtro.
Sinceramente, apesar de morar em "Hellbeirão Preto", eu não uso MUITO o ar condicionado, a não ser quando pego estrada com sol a pino, o que é raro.
Alguém saberia me dizer se a consequência de não usar filtro do ar condicionado por tanto tempo (20k) pode ser grave para o sistema?
Valeu
A falta do filtro não afeta o funcionamento do ar condicionado.
O que pode ocorrer é o acumulo de poeira, folhas de árvores, etc. nas tubulações da ventilação.
Se o filtro do ar condicionado é importante, por que será que o Jimny já não vem de fábrica com esse filtro? Seria por questão de economia, apesar da irrelevância do seu valor no cômputo geral do preço do carro?
Rodrigo-nit
31/07/2015, 00:39
Realmente a revisão dos 10k não coloca filtro de ar condicionado - pelo que me lembro, é o filtro de ar do motor que é substituído mesmo.
A CSS te oferece a colocação do filtro de ar condicionado como serviço opcional. Eu confesso que optei por não colocar, porque a revisão já não é barata...
Mas na dos 20k vou colocar o tal do filtro.
Sinceramente, apesar de morar em "Hellbeirão Preto", eu não uso MUITO o ar condicionado, a não ser quando pego estrada com sol a pino, o que é raro.
Alguém saberia me dizer se a consequência de não usar filtro do ar condicionado por tanto tempo (20k) pode ser grave para o sistema?
Valeu
Bom, a resposta é: Afeta SIM o ar condicionado. O uso do ar sem o filtro levará a contaminação por poeira, impurezas, folhas, etc da Condensadora. A unica maneira de mante-la limpa é com o uso do filtro. Caso ela seja contaminada, terás que desmonta-la (precisa tirar o painel do veiculo para isso) para fazer a limpeza.
nenhumdenos
31/07/2015, 16:54
Tenho um Sandero e tive Palio e ambos pingam água no pé do motorista. Posso inferir que ambos também não tem este filtro ?
Não tenho o Jimny, mas ele é uma possibilidade, assim a falta de tal filtro tem o mesmo problema em todos os carros ou em carros para trilhas e água isso é pior ?
Realmente é bom ter o filtro para manter a tubulação de ar limpa e também, claro o interior do carro. Andar na terra sem ter que respirar poeira é muito bom.
Sobre pingar água nos pés não tem relação com o filtro de ar.
Pode ser um entupimento no dreno do ar condicionado ou até mesmo um vazamento no trocador do sistema de aquecimento de ar.
leo_queiroz
03/08/2015, 12:05
Uso do engate.
Considerando que esse tópico trata do Jimny 4Sport e que o modelo vem com um "engate bola" removível, gostaria de perguntar aos demais proprietários se vocês usam o engate constantemente ou o instalam somente em caso de eventual necessidade?
Sobre a possibilidade de uso constante, quando comprei o meu Jimny, lembro do vendedor dizer que eu não poderia utilizá-lo permanentemente, sob pena de multa.
Procurando a legislação a respeito, o que eu concluí das Resoluções 197 e 234 do CONTRAN é que veículos que forem discriminados pelo fabricante/importador como com capacidade de tração poderão utilizar esse acessório.
Ao que parece, há uma lista do CONTRAN discriminando esses veículos. Eu não achei na net a lista com fonte oficial, encontrei somente em um site - http://www.webcamping.com.br/LISTA_ENGATE.pdf
O estranho é que nessa lista não há nenhum modelo da Suzuki...
Será que no Jimny podemos usar engate constantemente?
Outra dúvida com relação a quem usa: a fixação do engate me parece ser muito "precária" - uma alavanca e um parafuso ajustável... imagino que o acessório deve ficar balançando, causando barulho, possivelmente. Isso procede?
Agradeço a quem puder ajudar e peço desculpas se o assunto já tiver sido tratado em outro tópico, eu não achei nada.
Abs.!
Acho que o engate só deve ser usado quando necessário, ou seja, para rebocar carretas e trailers, entre outros. O engate para reboque é uma peça que acabou sendo desvirtuada e passou a ter uma figuração decorativa ou de proteção. Só que o engate acaba causando danos mais sérios tanto para a estrutura do carro como para pedestres em caso de acidentes. Além disso, quem estiver com o engate em desacordo com as normas de trânsito estará sujeito a multa de R$127,69 e a 5 pontos na carteira, além do risco de apreensão do veículo até sua regularização. Por tudo isso é que eu deixo o meu engate bem guardadinho em casa, já que eu não reboco nada com o meu Jimny. No lugar do reboque, eu carrego no porta-malas um ponto de ancoragem removível que eu comprei da Todo Terreno para compensar a falta de ponto fixo de ancoragem na traseira do Jimny 4Sport (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=238&Ponto-de-Ancoragem-remov%C3%ADvel-). Esse, sim, poderá ser bastante útil (para rebocar ou ser rebocado) numa situação de enrosco no uso off-road.
J Carlos
03/08/2015, 17:00
Barros, você usa esse ponto de ancoragem no 4Sport, ele cabe certinho na traseira e dianteira ? poderia informar o valor ?
Obrigado
Comprei em nov/14 por R$230. No começo não encaixou direito. Devolvi para ajuste e voltou perfeito. Acredito que agora já venha no padrão.
J Carlos
04/08/2015, 08:01
Obrigado Barros :curtir:
RodrigoPaixao
14/08/2015, 14:06
Salve turma, tudo bem?
Estou namorando um Jimny 4Sport para comprar e amanha irei fazer um test-drive e quem sabe fechar negócio.
Olhando o tópico, já vi que o filtro do ar não tem, sendo assim, algum outro ponto que eu deva prestar atenção? Qual é o valor das revisões?
Abraços,
Rodrigo.
jorgeffn
14/08/2015, 14:26
Salve turma, tudo bem?
Estou namorando um Jimny 4Sport para comprar e amanha irei fazer um test-drive e quem sabe fechar negócio.
Olhando o tópico, já vi que o filtro do ar não tem, sendo assim, algum outro ponto que eu deva prestar atenção? Qual é o valor das revisões?
Abraços,
Rodrigo.
Rodrigo, o Jimny não vem com filtro de ar condicionado.......
no site da Suzuki tem uma tabela com o valor das revisões programadas....
abs!
Olá pessoal.
Finalmente, depois de esperar por quase 1 mês, retirei quinta-feira passada da css o meu Jimny 4Sport.
Ao sair com ele a noite neste final de semana notei que a iluminação noturna das teclas do rádio (clarion) não está funcionando. Antes de eu ir à css resolver isto gostaria da ajuda de vcs no sentido de me informar se isto realmente é um defeito do rádio ou o mesmo não possui iluminação noturna.
Abraço a todos.
Nelson
jorgeffn
18/08/2015, 16:18
Olá pessoal.
Finalmente, depois de esperar por quase 1 mês, retirei quinta-feira passada da css o meu Jimny 4Sport.
Ao sair com ele a noite neste final de semana notei que a iluminação noturna das teclas do rádio (clarion) não está funcionando. Antes de eu ir à css resolver isto gostaria da ajuda de vcs no sentido de me informar se isto realmente é um defeito do rádio ou o mesmo não possui iluminação noturna.
Abraço a todos.
Nelson
Nelson, o rádio não acende nada?? porque ele tem iluminação sim... vermelha.....
abs!
Nelson, o rádio não acende nada?? porque ele tem iluminação sim... vermelha.....
abs!
Olá Jorge.
O visor digital acende (vide foto em anexo). O que ele não tem é a iluminação noturna das teclas quando ligamos a lanterna ou farol. E é isso que estou em dúvida: o rádio tem ou não iluminação noturna da teclas?
509969
jorgeffn
18/08/2015, 17:22
Olá Jorge.
O visor digital acende (vide foto em anexo). O que ele não tem é a iluminação noturna das teclas quando ligamos a lanterna ou farol. E é isso que estou em dúvida: o rádio tem ou não iluminação noturna da teclas?
509969
Nelson, tem sim, ali no botão de volume, por exemplo, tem uma luz vermelha, a mais visível até.... hoje quando tiver indo embora para casa tiro uma foto e coloca aqui para você comparar...
abs!!!
jorgeffn
18/08/2015, 20:54
Nelson, tem sim, ali no botão de volume, por exemplo, tem uma luz vermelha, a mais visível até.... hoje quando tiver indo embora para casa tiro uma foto e coloca aqui para você comparar...
abs!!!
Nelson, segue a foto!
509990
abs!!!
flaviosilvamachado
18/08/2015, 21:02
Eu nunca fucei as configurações do som do jimny, mas no som do meu samurai havia opção de desligar ou ligar as luzes.
Ok Jorge. Muito obrigado por esclarecer a minha dúvida. Era o que eu imaginava: o meu rádio está sem a iluminação noturna. Já mexi em todas as configurações dele e não vi nada que se refira a esta função.
Um abraço.
Nelson
Nelson, segue a foto!
509990
abs!!!
Ok Jorge. Muito obrigado por esclarecer a minha dúvida. Era o que eu imaginava: o meu rádio está sem a iluminação noturna. Já mexi em todas as configurações dele e não vi nada que se refira a esta função.
Um abraço.
Nelson
Nelson, segue a foto!
509990
abs!!!
Olá Jorge, boa noite.
Hj levei o Jimny na css aqui de Vitória-ES e relatei o defeito do rádio. Em menos de 15 minutos resolveram o problema. Segundo eles era um conector mal apertado. Agora tá blz.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
Abs.
jorgeffn
19/08/2015, 22:23
Olá Jorge, boa noite.
Hj levei o Jimny na css aqui de Vitória-ES e relatei o defeito do rádio. Em menos de 15 minutos resolveram o problema. Segundo eles era um conector mal apertado. Agora tá blz.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
Abs.
Bão demais Nelson.... bom que não precisou trocar o rádio!
agora é seguir curtindo o jipinho que é show de bola!!!!
abs!
J Carlos
20/08/2015, 09:41
Observei que o snorkel do 4Sport não tem dreno, é isso mesmo ?
Sassagudo
23/08/2015, 15:08
Observei que o snorkel do 4Sport não tem dreno, é isso mesmo ?
Também tinha reparado isto no meu.
Mas ao abrir a caixa do filtro de ar entendi pq não tem.
Observe que o ar entra na caixa de ar, onde está o filtro, por baixo, vindo do snorkel ou não (4all), passa pelo filtro e é aspirado pelo motor por cima.
No fundo da caixa de ar tem um pequeno furo que permite que a água que entre na caixa de ar saia gotejando por aí.
Outra coisa, na teoria a entrada do snorkel, voltada para trás, faz DIMINUIR a massa de ar aspirada pelo motor com o aumento da velocidade. De certa forma é uma destomada :) de ar... Contrária, por exemplo, as da Fórmula 1. Tudo bem que o sensor MAP acusa isso e compensa a injeção de combustível.
Então, teoricamente, o 4Sport é mais econômico e de menor desempenho do que outros sem snorkel.
jimyjimy
23/08/2015, 20:51
Sassagudo,
na instalação do meu snorkel (OGZ) nos tampamos esse furo com silicone, seguindo uma recomendação de alguns amigos daqui do fórum, pois poderia entrar água por ali.
Poderia me explicar melhor a questão do consumo? No meu tenho a impressão que está consumindo mais... E as n discussões que já li aqui não chegaram a uma conclusão se consome mais ou menos....
Também tinha reparado isto no meu.
Mas ao abrir a caixa do filtro de ar entendi pq não tem.
Observe que o ar entra na caixa de ar, onde está o filtro, por baixo, vindo do snorkel ou não (4all), passa pelo filtro e é aspirado pelo motor por cima.
No fundo da caixa de ar tem um pequeno furo que permite que a água que entre na caixa de ar saia gotejando por aí.
Outra coisa, na teoria a entrada do snorkel, voltada para trás, faz DIMINUIR a massa de ar aspirada pelo motor com o aumento da velocidade. De certa forma é uma destomada :) de ar... Contrária, por exemplo, as da Fórmula 1. Tudo bem que o sensor MAP acusa isso e compensa a injeção de combustível.
Então, teoricamente, o 4Sport é mais econômico e de menor desempenho do que outros sem snorkel.
J Carlos
23/08/2015, 21:27
Vou verificar esse furo na caixa. Em relação ao consumo ainda não sei estou no 1° tanque do 4Sport. O meu HR ficava entre Km/l 8,5 e 9,0 na cidade com ar, se conseguir essa mesma média com pneu MTR tá bom.
Sassagudo
23/08/2015, 22:21
Vou verificar esse furo na caixa. Em relação ao consumo ainda não sei estou no 1° tanque do 4Sport. O meu HR ficava entre Km/l 8,5 e 9,0 na cidade com ar, se conseguir essa mesma média com pneu MTR tá bom.
Sassagudo,
na instalação do meu snorkel (OGZ) nos tampamos esse furo com silicone, seguindo uma recomendação de alguns amigos daqui do fórum, pois poderia entrar água por ali.
Poderia me explicar melhor a questão do consumo? No meu tenho a impressão que está consumindo mais... E as n discussões que já li aqui não chegaram a uma conclusão se consome mais ou menos....
Olá.
Quanto a questão de consumo é só em teoria... A diferença para menos será tão pequena que as variações de marca de gasolina, vento, diferenças de modo de dirigir, etc., mascaram tudo...
Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.
Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.
Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...
Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...
Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...
Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...
Boa semana a todos!!
Bão demais Nelson.... bom que não precisou trocar o rádio!
agora é seguir curtindo o jipinho que é show de bola!!!!
abs!
E aí Jorge? Td bem?
Esses adesivos que vc tem no seu jipe são de boa qualidade? Vc recomenda?
Abs
jorgeffn
27/08/2015, 20:10
E aí Jorge? Td bem?
Esses adesivos que vc tem no seu jipe são de boa qualidade? Vc recomenda?
Abs
A maioria dos adesivos comprei na Super Adesivos (só digitar no google)... eles são de ótima qualidade... e lá além dos modelos que eles tem, você pode enviar/solicitar algo diferente que eles fazem.. atendimento muito bom.. já usei adesivos deles em outros carros e nunca tive problema.... Já precisei remover e não deixou "marcas".. só aquela sujeira que fica na borda... facilmente removida com um pouquinho de massa de polir
agora, alguns outros foram ganhados e/ou de algum lugar que já fui, aí tem qualidades variadas (sempre bons no meu ponto de vista). Nunca tive problemas com adesivos....
abs!!!
nenhumdenos
27/08/2015, 20:35
Pessoal,
tava vendo o 4sport, mas queria sem pneu mud. Queria o parachoque mais curto, snorkel (principalmente) e os engates. Mas a css diz que se pedir com snorkel, vem com MUD :/
É isso em todas css ?
jorgeffn
27/08/2015, 20:58
Pessoal,
tava vendo o 4sport, mas queria sem pneu mud. Queria o parachoque mais curto, snorkel (principalmente) e os engates. Mas a css diz que se pedir com snorkel, vem com MUD :/
É isso em todas css ?
Na Ficha técnica do Jimny no site da Suzuki está um pouco confuso.. já que eles oferecem o 4sport com "opcional offroad" onde os pneus estão inclusos, porém o Snorkel está apenas como "Opcional"... teoricamente você pode pegar apenas com o Snorkel. Estão querendo fazer venda "casada"... uma opção é você pagar por esse "opcional" e escolher um pneu AT na medida 215.
ah... e vi que você postou lá no Tópico do Duster que ele concorre "indiretamente" com o Jimny... não tem nada disso.. o Jimny é um jipe com eixo rígido e chassi... nem de longe pode ser comparado a um Duster (sem denegrir ele, é um carro que cumpre bem sua proposta e com um interessante sistema de 4x4, é um carro valente no fora de estrada).... falo isso porque é interessante você pensar bem o que quer, para o Jimny não te decepcionar... material no fórum é o que não falta para você conhecer os diferentes pontos de ambos.
abs!
Maurício D'Arezzo
20/09/2015, 18:43
Olá a todos novamente, estou postando mais uma gambiarra Tabajara, vi em outros Jimny 's farois instalados na parte frontal, para não furar o parachoque dei uma pesquisada e encontrei um suporte que vai por trás da grade, no AliExpress custa U$50,00 +U$48,00 de frete, sem falar no imposto de importação de 60%. Então resolvi copiar a idéia e fabricar um eu mesmo, seguem fotos de como ficou.
Ainda não instalei o farol pois ainda não chegaram, esses saíram a um preço bom, não sei se presta, pelos depoimentos o quem comprou gostou.
Maurício D'Arezzo
20/09/2015, 19:00
Seguem fotos
Maurício D'Arezzo
21/09/2015, 15:25
Segue o link do suporte no Aliexpress, e segue novamente as fotos, ontem acessei o tópico pelo meu celular e a imagem não ficou lá essas coisas, se o moderador puder editar removendo as imagens anteriores é melhor.
http://pt.aliexpress.com/item/Suzuki-Jimny-Factory-front-bumper-Light-Bar-Bracket-Adventure-Light-Mounting-Sport-Jimny-Light-Bar-Jimny/32254381991.html
Abraço a todos.
Ricardo Leite
17/10/2015, 18:04
Pessoal
Recebi meu Jimny 4sport essa semana. Ele é 0km e vem de fábrica com o Scorpion MTR 215/75.
Pois então, entre 60 e 80 km/h (principalmente ao fazer curvas) sinto o volante dar uns soquinhos, trepidando mais ronque eu esperava.
primeiro o pneus estavam com 24psi, depois passei para 27psi. Aparentemente reduziu a trepidação, mas não parou.
Isso é normal? Se for... Tem como resolver?
Meu troller tinha os BF mud 33" e eu não sentia toda esse trepidação. Por isso eu estou estranhando...
se alguém poder me ajudar...
abs a todos
Caro amigo, eu já sofri bastante com esse problema de vibração no volante, a única maneira de acabar com isso e fazer o BALANCEAMENTO NO LOCAL, o balanceamento feito com a roda fora não funciona, o balanceamento com a roda no local fica perfeito.
Vermelho
07/08/2017, 16:23
Na Ficha técnica do Jimny no site da Suzuki está um pouco confuso.. já que eles oferecem o 4sport com "opcional offroad" onde os pneus estão inclusos, porém o Snorkel está apenas como "Opcional"... teoricamente você pode pegar apenas com o Snorkel. Estão querendo fazer venda "casada"... uma opção é você pagar por esse "opcional" e escolher um pneu AT na medida 215.
ah... e vi que você postou lá no Tópico do Duster que ele concorre "indiretamente" com o Jimny... não tem nada disso.. o Jimny é um jipe com eixo rígido e chassi... nem de longe pode ser comparado a um Duster (sem denegrir ele, é um carro que cumpre bem sua proposta e com um interessante sistema de 4x4, é um carro valente no fora de estrada).... falo isso porque é interessante você pensar bem o que quer, para o Jimny não te decepcionar... material no fórum é o que não falta para você conhecer os diferentes pontos de ambos.
abs!
Bah, estou reativando esse tópico porque procuro a ficha técnica do 4sport 2015. Entrando hoje no site da suzuki a FT é diferente da de 2015, principalmente nas dimensões. Minha dúvida era pra ver a altura do vão livre do solo do 4sport com os pneus mud 215/75, que tem no meu de fábrica. Atualmente estão saindo todos com as mesmas dimensões.
Alguém por acaso tem esse arquivo salvo?
Abs
jorgeffn
07/08/2017, 17:05
Bah, estou reativando esse tópico porque procuro a ficha técnica do 4sport 2015. Entrando hoje no site da suzuki a FT é diferente da de 2015, principalmente nas dimensões. Minha dúvida era pra ver a altura do vão livre do solo do 4sport com os pneus mud 215/75, que tem no meu de fábrica. Atualmente estão saindo todos com as mesmas dimensões.
Alguém por acaso tem esse arquivo salvo?
Abs
Vou verificar nos arquivos aqui se fiz o Download do arquivo... se tiver, coloco aqui...
abs!
Vermelho
08/08/2017, 09:37
Vou verificar nos arquivos aqui se fiz o Download do arquivo... se tiver, coloco aqui...
abs!
:concordo: valeu!
jhpoubel
10/05/2019, 22:03
Mauricio boa noite, foi você que fez o extensor do trilho? Gostaria de comprar um ou ter informações onde você fez.
José Henrique.
Maurício D'Arezzo
14/05/2019, 10:45
Mauricio boa noite, foi você que fez o extensor do trilho? Gostaria de comprar um ou ter informações onde você fez.
José Henrique.
Olá José Henrique, essas peças foram feitas aqui em casa mesmo, comprei retalhos de barra chata de ferro e eu mesmo fiz, certa vez enviei o modelo para uma fabrica de acessórios (Newtrack)e ele respondeu do interesse em fabricar e colocar à venda, não pedi nada em troca mas acredito que ele deva ter ficado receio de produzir e eu abrir algum processo já que eu nunca vi essas peças à venda no site deles.
Mas não é complicado,com o desenho que eu postei, até fazendo um modelo em papelão e qualquer serralheiro é capaz de fabricar.
Abs:
Maurício.
Rafael bot
24/01/2025, 15:57
Qual o óleo que você usa para motor ?
5w30 ?
Não consigo
Achar manual online para o 4sport 2016 !