Conectar

Ver Versão Completa : passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes

Agendacar
01/09/2014, 00:38
475990
Bem ,primeiramente vou me apresentar , meu nome e Fabricio Covre ( SARDA) tenho uma pequena oficina automotiva ( Agendacar Automotors
quem tiver entere-se da uma olhada no face e aproveite para dar um joinha..rs) atendemos em geral apenas carros pequenos, a 2 semanas adquiri uma pajero gls-b, onde encontrei varios problemas, um deles era esta luz da tracao piscando o tempo todo,pelo menos eu nao encontrei muito material detalhado sobre o caso apenas informativos sobre possiveis defeitos, mau contato, solenoide..... pois bem mesmo nao tendo conhecimento algum com as mit resolvi verificar o sistema , a partir de uma chave de polaridade verifiquei todo o sistema de interruptores em todos os modos (2h,4h,4hlc,4llc) com cambio em posicao neutra e chave contato ligada(motor desligado) notei que todos os interruptores trabalham com pulso negativo ,sendo assim quando á pulso negativo(-) significa circuito fechado e pulso positivo(+) circuito aberto(no geral os com pulso (-) estao funcionando perfeitamente ja que quando defeituoso indicam circuito aberto o tempo todo) abaixo um esquema com á localizacao e polaridades que devem ser encontradas c tudo estiver correto (Obs este esquema foi feito por mim, baseado em uma pajero gls-b ano 99 automatica,nao sei informar c todas sao iguais )
475991
No meu caso o interruptor de nr 1 estava com problemas indicando circuito aberto(+) no 2h , e neutro no 4h/4hlc
retirei o interruptor passei wd no pino de acionamento e o movimentei varias vezes ,testei com um multimetro no modo ohms e algumas vezes o sinal falhava passei mais wd conectei uma furadeira de baixa rotacao (para nao aquecer demais) a ponta do pino e acionava e desacionava com o pino girando por alguns segundos, testei novamente e tudo certo , refiz o teste de polaridade estando conforme o desenho, fiz o teste de volante , com a chave ligada em modo 2H as luzes de tracao continuaram a piscar , acionando o 4H a luz ficou acesa indicando tracionando , voltei para baixo do veiculo e testei o interruptor de numero 6 localizado na caixa de tracao dianteira , indicando circuito fechado (rodas dianteiras tracionando ) com as rodas dianteiras suspensas liguei o veiculo em 2H ( esta acao se torna nescessario devido o acionamento ser a vacuo) rodei as rodas para ajudar no desacoplamento mas nao desacoplo ( nao retirei o interruptor pois ao rodar as rodas estava claro que realmente as mesmas nao estavam livres , retirei a mangueira de vacuo do servo acionador que fica ao lado do diferencial dianteiro) onde constatei que nao tinha vacuo.
475986475987
apos verificar as mangueiras cheguei ao solenoide que fica ao lado do filtro , com a ignicao ligada e motor desligado desconectei as mesma ouvindo um estalo de uma delas ,mesmo com alimentacao chegando normalmente(12v) uma delas nao estalava , apos teste de resistencia ohms com o multimetro constatou defeito da solenoide , troquei por outra ,no meu caso utilizei a do fiat uno era o que tinha, mais ja ouvi falar que a do gol fica mais original, refiz o teste do vacuo tudo certo ,conectei ao servo onde visualmente foi acionado apos algumas giradas nas rodas desacoplou aliviando as mesmas de cargas o int deu circuito aberto e tudo funciono como deveria...( obs Aqui mesmo no forum vi relatos de pessoas com este problema da luz , fizeram os testes e a tracao funcionava perfeitamente e chegaram ao cumulo de retirar as lampadas do painel , o problema e que caso o servo nao desacople o diferencial dianteiro o dispositivo de roda livre nao funcionara e as rodas ficarao conectadas direto,causando desgaste no sistema e consumo elevado de combustivel).
Aproveitando a deixa outro problema que me incomodou foi a bucha da alavanca da caixa de tracao , sintomas 4H normal ,para conectar 4HLC a alavanca ficava louca hora ia para esquerda hora para a direita mais engatava, 4LLC dificilmente engatava e as vezez quando engatava custava a desengatar travava, dica caso sua pajero engate a 4HLC sem ter que colocar a lavanca para esquerda conforme mostra o desendo da manopla , sua bucha ja era...mas fique tranquilo e bem facil ,apenas desmonte o console central , retire os parafusos da coifa da alavanca e finalmente 3 miseros parafusos da tampa da alavanca puxe para cima e verifique o estado da bucha ou o que sobrou dela,retire o maximo que puder dos destrocos da bucha antiga retire o pino que fica na horizontal ( com o uso de um saca pino ou um pocao bata no pino que ele sai ), va a um torneiro com este desenho tecnico (abaixo) retirado de um outro forum ( creditos ao autor na imagem) e faca o processo inverso e so alegria com passagens suaves e precisas...
475988475989
Bem ja que a patroa brigou comigo por estar no pc ate esta hora , ja vi que nao vai ter jogo mesmo,entao vai mais uma rapidinha
para aqueles que tem o retrovisor externo solto ou batendo , para retirar o mecanismo interno existe apenas um unico parafuso na parte de baixo , olhe de baixo para cima e vera um furo que da direto a um parafuso philipis , solteo empurre o espelho para cima e puxe pronto agora ficou mais facil de resolver o problema(ao remontar de dois pingos de silicone no encaixe superior ajuda a evitar ruidos indesejáveis.

Galera peco desculpas antecipadamente pelos erros de portugues e por possiveis equivocos , lembrando que nao tenho experiencia alguma com estas maravilhas da mit ,caso alguem visualize algo que esteja em desconformidade fique a vontade para corrigir , caso tambem tenha alguma dica para enrriquecer o topico seja bem vindo att fabricio covre

Marcio_Brum
01/09/2014, 13:13
Parabéns, excelente tópico.

jairferreira
01/09/2014, 15:37
Duvidas.
Qual solenoide do uno ou do gol serve? Ela é usada onde no uno ou no gol?

Muito bom o trabalho feito!

A minha quando veio só acendia a luz do bloqueio central, a luz laranja. Desmontei o painel para dar uma geral porque estava bem sujo e aproveitei pra dar uma conferida nas lampadas. Porém continuava do mesmo jeito.
foi quando resolvi fuçar em baixo no conectores da tração e descobri que havia um conector solto, o que só tem um fio. Conectei o individuo e voltou a funcionar normal.

ivancgbsb
01/09/2014, 15:38
UAU !!!
Muito bom !!! Parabéns, Agendacar !!

Agendacar
01/09/2014, 18:59
Duvidas.
Qual solenoide do uno ou do gol serve? Ela é usada onde no uno ou no gol?

Muito bom o trabalho feito!

A minha quando veio só acendia a luz do bloqueio central, a luz laranja. Desmontei o painel para dar uma geral porque estava bem sujo e aproveitei pra dar uma conferida nas lampadas. Porém continuava do mesmo jeito.
foi quando resolvi fuçar em baixo no conectores da tração e descobri que havia um conector solto, o que só tem um fio. Conectei o individuo e voltou a funcionar normal.

muito obrigado jair , etou sabendo que vc e um grande conhecedor destas belezuras...hehe....quanto a valvula , geralmente sao utilizadas na linha do canister ou na linha de partida frio (principalmente linha flex) provavelmente vai ter que modificar o conector mas resto tudo certo ,a que eu usei foi a do uno 95/96 ( c/ controle de marcha lenta a vacuo) que utiliza 2 destas valvulas proximo ao farol ld direito. att fabricio covre

RValle
01/09/2014, 23:58
Fabrício, primeiramente, seja bem vindo!

Segundo, sempre é bom termos um profissional nos ajudando, pois a maioria aqui gosta mesmo de fuçar, mas a minoria tem isso como trabalho. Parabéns e obrigado por compartilhar!

Abração!

Agendacar
02/09/2014, 07:33
Fabrício, primeiramente, seja bem vindo!

Segundo, sempre é bom termos um profissional nos ajudando, pois a maioria aqui gosta mesmo de fuçar, mas a minoria tem isso como trabalho. Parabéns e obrigado por compartilhar!

Abração!

Disponha .Como ja comentei acima, nao tenho experiencias com as viaturas,apenas carros menores,mais tenho alguns programas que possuem varias informacoes sobre elas ,desde capacidade e tipos de lubrificantes,sincronismo das correias e outros, caso alguem tenha alguma duvida , me passem que dou uma olhada para ver se encontro algo a respeito...Uma coisa que eu fucei fucei e nao encontrei !!!! ( caso alguem tiver um link agradeco ) Seria de grande valia , se uma alma bondosa e paciente, digitaliza se o manual da viatura e o disponibiliza se aqui.......att fabricio covre

vitor_grotmann
02/09/2014, 10:12
Fabricio, tem um cara aqui do forum, ele até ta meio sumido, mas ele digitalizou o manual e postou aqui no forum.
o link é Manual do Proprietário - Pajero GLS-B 1997 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/office/dCxVr2IL/Manual_do_Proprietrio_-_Pajero.html)

o post dele é http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/132018-manual-do-proprietario-pajero-gls-b-97-a.html

abraços
Vitor

Agendacar
02/09/2014, 11:41
Valeu vitor , show de bola o link ainda ta valendo ,acabei de baixar tinha procurado mais nao tinha encontrado, realmente tem q dar os parabens para o ruy porque digitalizar 200 pag nao e mole nao..a minha tambem veio sem o bendito manual,afinal eu nao sei porque as pessoas retiram do veiculo , se e so deixar guardado naquela caixa em baixo do banco do caroneiro que nao atrapalha em nada...............novamente muito obrigado......att fabricio covre

jairferreira
02/09/2014, 15:15
muito obrigado jair , etou sabendo que vc e um grande conhecedor destas belezuras...hehe....quanto a valvula , geralmente sao utilizadas na linha do canister ou na linha de partida frio (principalmente linha flex) provavelmente vai ter que modificar o conector mas resto tudo certo ,a que eu usei foi a do uno 95/96 ( c/ controle de marcha lenta a vacuo) que utiliza 2 destas valvulas proximo ao farol ld direito. att fabricio covre

Fala cara, beleza?

Grande conhecedor já é demais. kkkkkkkkkkkk
Conheço o que a necessidade me obrigou a conhecer. Perguntei sobre a solenoide porque caso alguém venha ficar no prego existe uma solução provisoria ou permanente.
No meu caso tive problema com bico injetor (pifaram só cinco) aí descobri com um brother que tem oficina que os do vectra serviam. Precisa de uma leve modificação na carcaça do injetor e soldar o conector no chicote.
Vazão semelhante, resistência aceitável e pressão idêntica. No caso é o 0280150962.
Ficou normal e o melhor que não modifiquei nada do carro, ou seja quando quiser colocar os originais é só tirar os do vectra e pronto.
Coisa que eu não vou fazer! kkkkkkkkkk

Agendacar
02/09/2014, 16:17
Para quem nao conhece...
476150476151
bico vectra 2.0 valvula solenoide partida a frio,encontrada mercado livre por R$19,00

jairferreira
02/09/2014, 16:53
Exatamente!

No caso do bico injetor, passa no torno mecânico a parte marcada com a seta vermelha e os dois traços e diminui o diâmetro pra caber no tubo ou flauta de combustível.
Obs.: pra trocar o oringue tem que retirar com cuidado a parte sinalizado pela seta azul, coloca-se o oringue da pajero e depois coloca a parte de volta.
O oringue superior sinalizado com verde trocasse por dois mais finos, identicos aos da pajero.
Solda os conectores paralelos aos originais e é só montar.

476161

Parece complicado, mas depois que você entende se torna muito fácil. No meu caso achei bico injetor de até R$ 490,00. Enquanto o bico do vectra custa em torno de R$ 100,00.

Não estou desmerecendo que usa peças originais, a questão é que não estou em condições de gastar muita grana aí tenho de arrumar um jeito de não ficar a pé, porém sem comprometer a integridade da viatura.

Marcion
02/09/2014, 21:31
Muito bom Fabricio. Pena que tô longe de vc. Já levava minha pajerinho pra vc consertar estas malditas luzes piscando.

Levei numa oficina aqui de BH, trocaram a solenoides mas a luz continua piscando. No 4h funciona legal. Mas qdo está no 2H Algumas vezes apaga, 8utras vezes pisca, e noutras pisca de forma irregular. Deve ser mal contato no interruptor. Mas me disse nesta oficina que o acesso é dificil, e que teriam de baixar a Tcase. É verdade isso? Tem uma foto aí pra mostrar, ou que tipo de ferramenta pra tirar o interruptor?

Valeu. Parabens pelo tópico

Abs

Marcion

jairferreira
02/09/2014, 21:56
Se eu vi certo, acho que são uns conectores que ficam bem em cima da CT. É um pouco apertado, mas com (muita) paciência dá pra acessar.

A RURAL uma vez ou outra pisca no 2H. Percebi que quando estaciono e ela volta um pouco desligada ela faz isso.
Outro dia estava mexendo na suspensão dianteira e girei o pneu com ela desligada. Quando liguei ficou piscando. Quando comecei andar ela parou. Desse dia pra cá comecei prestar atenção e toda vez que movimenta desligada, quando ligo ela pisca e para de piscar quando começa andar.

Agendacar
02/09/2014, 22:03
Muito bom Fabricio. Pena que tô longe de vc. Já levava minha pajerinho pra vc consertar estas malditas luzes piscando.

Levei numa oficina aqui de BH, trocaram a solenoides mas a luz continua piscando. No 4h funciona legal. Mas qdo está no 2H Algumas vezes apaga, 8utras vezes pisca, e noutras pisca de forma irregular. Deve ser mal contato no interruptor. Mas me disse nesta oficina que o acesso é dificil, e que teriam de baixar a Tcase. É verdade isso? Tem uma foto aí pra mostrar, ou que tipo de ferramenta pra tirar o interruptor?

Valeu. Parabens pelo tópico

Abs

Marcion

interruptores na caixa de tracao uma simples chave boca estrela 22mm e no int do diferencial uma 19mm , nao e tao dificil assim nao , a unica coisa chata e que pode acontecer, por os fios serem compridos e o espaco ser meio limitado ao rosquear os interrupt o fio pode romper na base do int, mais nada que um pingo de solda estanho nao de jeito. quando as luzes estiverem piscando no 2h erga a frente e verifique c as rodas estao livres (motor ligado) pode ser que nao esteja desacoplando a roda livre ....lembrando que a minha automatica nao sei c todas sao iguais,assim q der levanto ela e bato as fotos..

Agendacar
02/09/2014, 22:14
Se eu vi certo, acho que são uns conectores que ficam bem em cima da CT. É um pouco apertado, mas com (muita) paciência dá pra acessar.

A RURAL uma vez ou outra pisca no 2H. Percebi que quando estaciono e ela volta um pouco desligada ela faz isso.
Outro dia estava mexendo na suspensão dianteira e girei o pneu com ela desligada. Quando liguei ficou piscando. Quando comecei andar ela parou. Desse dia pra cá comecei prestar atenção e toda vez que movimenta desligada, quando ligo ela pisca e para de piscar quando começa andar.

jair quando desligamos a viatura o motor para de gerar vacuo , entao a mola empurra o pistao na posicao de acoplagem ,algumas vezes acopla sem mexer nas rodas outras nao , entao eu ate acho que e normal ligarmos a chave e a luz pisca, ao ligar o motor para (certas ocasioes tem q girar a roda para desacoplar) pelo menos foi o que eu notei na minha, a vantagem deste sistema e que caso venha dar uma pane no sistema a vacuo , nao perdemos a tracao....

jairferreira
04/09/2014, 14:13
Valeu cara, tá aí mais uma duvida esclarecida!

RValle
12/09/2014, 19:38
jair quando desligamos a viatura o motor para de gerar vacuo , entao a mola empurra o pistao na posicao de acoplagem ,algumas vezes acopla sem mexer nas rodas outras nao , entao eu ate acho que e normal ligarmos a chave e a luz pisca, ao ligar o motor para (certas ocasioes tem q girar a roda para desacoplar) pelo menos foi o que eu notei na minha, a vantagem deste sistema e que caso venha dar uma pane no sistema a vacuo , nao perdemos a tracao....

Tá, e a minha que só acopla 4x4 no "P" e com o motor desligado (só a luz da bateria acesa)? Como explicam?:?

Quando faço isso, além de acoplar a luz fica acesa normalmente!!! Se faço no modo como manda o manual, a luz fica piscando e as vezes não acopla e fica escorregando, com barulho de coisa roçando. Aí coloco a palanca no lugar com medo de estragar algo.

jairferreira
12/09/2014, 21:07
Caramba?!?!

Ela é 3500 então Super Select, certo?

Se for Parcial só engata 4x4 e reduzida parada.

Se eu estiver errado alguém me corrija.

RValle
13/09/2014, 10:41
jairferreira, tudo bem?

Sim é Super Select. Não precisaria estar parada. Realmente a Sport que precisa parar. A minha dá pra fazer "on the fly". Inclusive já engatei a 4x4 com ela andando (deixei no N e engatei). Mas parada ela dá essas zicadas...

ah, deixa eu adiantar outra coisa: quando eu coloco a 4x4HLC/LLC, quando começo a andar, a luz do ABS acende. Depois que desacoplo e desligo o carro, quando ligo de novo ela apaga normalmente... :evil:

jairferreira
13/09/2014, 22:25
Cara, tá complicado. É como se não sincronizasse a mudança.

Estava lendo uma matéria e vou colocar aqui, talvez alguém entenda melhor e quem sabe possa chegar ao problema.

Aqui fala da TR4 mas como é Super Select I a CT é a mesma da FULL mais velha.

ENGATE E DESENGATE 4X4

Uma dúvida recorrente é sobre o engate e desengate 4x4 da Pajero TR4. Mais especificamente, por que o status da tração não muda imediatamente no painel, depois de mexer a alavanca.

A caixa de transferência da TR4 (Super Select I) tem a grande vantagem de ser 100% mecânica. E por que isto seria uma vantagem? Porque esquemas elétricos são "famosos" por quebrarem fácil, deixando o motorista na mão, ou até impedindo o automóvel de andar. O sistema mecânico representa menos modos de falha num ponto tão crítico.

Talvez estes sistemas estejam melhorando. Nunca ouvi falar de problemas no sistema do Troller, por exemplo. Mas já ouvi diversas queixas em picapes e SUVs de luxo -- coisas do tipo ficar com o carro completamente bloqueado no meio do nada, e no fim conseguir destravar desconectando a bateria!

Com a Pajero TR4, você não fica na rua por problemas de tração 4x4. Isto é que interessa.

Porém... há uma parte do sistema de tração que é elétrica: a roda-livre do eixo dianteiro. Na tração 4x2, a roda-livre desconecta a roda esquerda do diferencial, o que (pela forma que o diferencial trabalha) também libera a roda direita, na prática isentando toda a transmissão dianteira.

Na verdade, a roda-livre é parte elétrica, parte a vácuo. A seqüencia completa de funcionamento ao engatar 4H é a seguinte:

motorista move a alavanca para 4H
sensor detecta posição 4x4 na alavanca
sensor de roda-livre indica desengatado
painel mostra estado 4WD "piscando"
solenóide direciona o vácuo do motor para roda-livre engatar
depois de rodar alguns metros, roda-livre consegue engatar
sensor da roda-livre indica engate OK
painel pára de piscar.

Ao mudar de 4H para 2H, a seqüência é a mesma, mas de baixo para cima.

O ponto é: a indicação de tração do painel fica piscando enquanto os sensores da caixa de transferência e da roda-livre divergem, ou seja, roda-livre está ainda engatada em 2H, ou ainda está solta em 4H.

O vácuo sozinho não é capaz de engatar ou desengatar a roda-livre; é preciso que os eixos girem com pouca carga por alguns metros, para o engate "balançar" e o vácuo conseguir deslocá-lo.

O controle do vácuo é feito pela peça da foto abaixo. Note os tubinhos coloridos de ar, listrados de azul e amarelo.

http://4.bp.blogspot.com/-B0zrVa1WZZU/TZNf1p9YWdI/AAAAAAAAACQ/itzEWJ4ARIw/s400/IMAG0109.jpg (http://4.bp.blogspot.com/-B0zrVa1WZZU/TZNf1p9YWdI/AAAAAAAAACQ/itzEWJ4ARIw/s1600/IMAG0109.jpg)

Esta peça está abaixo e à direita do comando do freio ABS (olhando o automóvel de frente para trás, com o capô aberto). Por completeza, o comando do ABS está ilustrado abaixo, embora ele não tenha nenhuma relação com a roda-livre.

http://2.bp.blogspot.com/-no4kcEbvWi4/TZCmbJWy7kI/AAAAAAAAAA4/yeOpW1rPIFI/s400/IMAG0098.jpg (http://2.bp.blogspot.com/-no4kcEbvWi4/TZCmbJWy7kI/AAAAAAAAAA4/yeOpW1rPIFI/s1600/IMAG0098.jpg)

A roda-livre é construída de forma a engatar sem vácuo, e desengatar com vácuo. Além disso, engata mais facilmente que desengata, dada a mesma força.

Por conta disso, o painel fica piscando mais tempo ao "descer" para 2H. Também pisca às vezes quando o motor está desligado (quando não há vácuo para atuar a roda-livre).

Se o sistema falhar, a roda-livre permanece engatada. Isto pode parecer ruim, mas na verdade é bom: não há dano imediato, apenas maior desgaste. E não fica sem tração 4x4 se houver falha justo no meio de um lamaçal...

Como o leitor deve ter notado, o sistema de roda-livre é mais complexo e cheio de pontos de falha, praticamente o oposto da caixa de transferência. E de fato ele costuma apresentar pequenos defeitos em Pajerinhos mais velhas.

Possíveis defeitos (a maioria fácil de resolver):

falha no sensor da caixa de transferência (que deixa de atualizar o painel e comandar a roda-livre);
falha no sensor da roda-livre (painel fica piscando mesmo com roda-livre corretamente atuada);
tubos de vácuo entupidos por sujeira;
mau contato ou fio solto na ligação ao sensor;
solenóide com problemas.

De longe o defeito mais comum é sensor; o segundo mais comum é a roda-livre não conseguir desengatar. Ambos são problemas que não impedem de dirigir o carro até o destino, para no outro dia levar ao mecânico. Afinal, o modo 4H da tração pode ser usado de forma permanente.

Em carros mais velhos, o sistema de roda-livre pode estar desgastado, e não consegue mudar de 4H para 2H apenas andando para frente. É preciso dar uma rezinha também. O próprio manual da Pajero sugere fazer isso caso a roda-livre não desengate (e o painel continue piscando).

Agendacar
14/09/2014, 00:16
Tá, e a minha que só acopla 4x4 no "P" e com o motor desligado (só a luz da bateria acesa)? Como explicam?:?

Quando faço isso, além de acoplar a luz fica acesa normalmente!!! Se faço no modo como manda o manual, a luz fica piscando e as vezes não acopla e fica escorregando, com barulho de coisa roçando. Aí coloco a palanca no lugar com medo de estragar algo.

desculpa pela demora estava meio ocupado....vc reparou c sua alavanca de selecao esta justa ou meio folgada,,,pode ser a tal da bucha explicado no comeco do post, caso nao for pode ter um problema mais serio...nao esqueca de conferir o nivel do oleo do cambio..

Agendacar
14/09/2014, 00:25
exelente achado jair..parabens...

RValle
14/09/2014, 16:47
Nope, a alavanca está justinha. Meu câmbio aparenta estar em ordem, mudando as marchas normalmente, sem trancos ou barulhos diferentes. Estou até evitando acoplar, até levar num mecânico de confiança e resolver de vez por todas.

jairferreira
14/09/2014, 18:35
Valeu Fabricio!

Bem lembrado a questão da alavanca.

A mais ou menos uns 20 dias estava mexendo na alavanca (uuiiiiiii) pra acionar a 4H e ela piscou as luzes mas não acoplou.
Depois de algumas tentativas forcei a alavanca mais um pouco pra frente e ela acoplou beleza.
A alavanca dela é meio firme devido o pouco uso. O RURAL rodou 14 anos no asfalto (malvadeza). O antigo dono me disse que se muito usou a tração foi umas 4 vezes.

RValle, quem sabe se seu problema seja na hora de selecionar a tração, pode não estar alcançando o ponto ou passando?!?!

Torço pra que seja algo simples de resolver!

RValle
14/09/2014, 23:52
Valeu Fabricio!

Bem lembrado a questão da alavanca.

A mais ou menos uns 20 dias estava mexendo na alavanca (uuiiiiiii) pra acionar a 4H e ela piscou as luzes mas não acoplou.
Depois de algumas tentativas forcei a alavanca mais um pouco pra frente e ela acoplou beleza.
A alavanca dela é meio firme devido o pouco uso. O RURAL rodou 14 anos no asfalto (malvadeza). O antigo dono me disse que se muito usou a tração foi umas 4 vezes.

RValle, quem sabe se seu problema seja na hora de selecionar a tração, pode não estar alcançando o ponto ou passando?!?!

Torço pra que seja algo simples de resolver!

Valeu pelas dicas jairferreira!

Deixei o Bastião de castigo essa semana na casa da minha mãe e to saindo essa semana com meu carro menos beberrão. Semana que vem vou dar uma testada e posto aqui para ver se é isso... mas acho que tem caroço nesse angú.

Abração!

feitoza
15/09/2014, 20:36
Parabéns pelo post, muito proveitoso. Vou fazer do jeito como vc falou.
e post aqui o resultado.
Abraços...

RValle
26/12/2014, 11:48
Valeu pelas dicas jairferreira!

Deixei o Bastião de castigo essa semana na casa da minha mãe e to saindo essa semana com meu carro menos beberrão. Semana que vem vou dar uma testada e posto aqui para ver se é isso... mas acho que tem caroço nesse angú.

Abração!

Jair véio... hoje tô em Cambará do Sul, bem perto dos Canyons. Lugar maravilhoso. Fui dar uma volta nuns morros aqui, bem light. Fui tracionar... ela entra, fica a luz piscando, vou acelerar e dá um barulho como se estivesse raspando em algo, tipo patinando mesmo... não é ronco de caixa arranhando. Desligo o bixo, coloco a alavanca no P, traciono... ligo o carro, a luz acende e a tração fica uma belezura...

Que porra é essa???? :?

jairferreira
26/12/2014, 14:30
Caraca!

Vou no chute. Será homocinética?

Será a válvula que faz o acoplamento, fica ao lado do eixo dianteiro, tem uma coifa sanfonada.

487892

Será que a alavanca não está selecionando corretamente?

Em terreno sem pavimento tenta com o motor funcionando, coloque a alavanca em N e acione a reduzida. Coloque em D e ande em linha reta e veja se está andando devagar e com a rotação alta. Caso não volte tudo ao normal.

Lembrando que você disse que o BASTIÃO ficou um bom tempo em garagem sem uso o lubrificante da tração não deve estar muito bom.

Seria esse o problema, visto que ter um diferencial central?

Lembrando que é só o que se passa em minha mente, não são afirmações.

Torço pra que resolva logo e custe pouco!

RValle
26/12/2014, 17:43
Caraca!

Vou no chute. Será homocinética?

Será a válvula que faz o acoplamento, fica ao lado do eixo dianteiro, tem uma coifa sanfonada.

487892

Será que a alavanca não está selecionando corretamente?

Em terreno sem pavimento tenta com o motor funcionando, coloque a alavanca em N e acione a reduzida. Coloque em D e ande em linha reta e veja se está andando devagar e com a rotação alta. Caso não volte tudo ao normal.

Lembrando que você disse que o BASTIÃO ficou um bom tempo em garagem sem uso o lubrificante da tração não deve estar muito bom.

Seria esse o problema, visto que ter um diferencial central?

Lembrando que é só o que se passa em minha mente, não são afirmações.

Torço pra que resolva logo e custe pouco!

Sim, o Bastião ficou quase 10 anos parado... por isso dessas bostas na tração e os tuchos. Tô achando também que possa ser a válvula de acoplamento. Só me estranha eu deixar o carro desligado e no P. Se eu vou pelas vias normais (N, sem acelerar), ele não acopla direito.

jairferreira
26/12/2014, 22:03
Sim, o Bastião ficou quase 10 anos parado... por isso dessas bostas na tração e os tuchos. Tô achando também que possa ser a válvula de acoplamento. Só me estranha eu deixar o carro desligado e no P. Se eu vou pelas vias normais (N, sem acelerar), ele não acopla direito.

Pra engatar a reduzida (4LLc) tem que ser parado!

Cambio automático não se deve colocar em N com ele em movimento.

RValle
27/12/2014, 08:52
Pra engatar a reduzida (4LLc) tem que ser parado!

Cambio automático não se deve colocar em N com ele em movimento.
Mas não é reduzida meu filho, é a integral normal. E tava em N com o Bastião parado ��

jairferreira
27/12/2014, 16:16
Mas não é reduzida meu filho, é a integral normal. E tava em N com o Bastião parado 😉

Sendo assim não precisa colocar em N e nem parar.

O que falei foi pra quando der esse problema tentar acionar a 4HLc e a 4LLc pra ver se elas também estão com problema.

Como em inglês só sei falar dond two vai e dond tow vem não dá pra explicar. Mas dá uma olhada nesse fórum

Pajero Owners Club of South Africa ‐ Troubleshooting 4x4 Super select lights : Drivetrain - Page 3 (http://www.pajeroclub.co.za/forum/viewtopic.php?f=25&t=119&start=20)

Tio Eddie
27/12/2014, 23:36
Como em inglês só sei falar dond two vai e dond tow vem

Jair,

Whatkatso the porra ist his????

Assim que eu conseguir parar de rir, vou ver o link

Tio Eddie
27/12/2014, 23:43
Mas não é reduzida meu filho, é a integral normal. E tava em N com o Bastião parado 😉

Mano,

Eu diria que é algo na linha de vácuo + solenóide. Se ligado não acopla, provavelmente não faz vácuo ou não comanda a solenóide. Desliga, liga já com a alavanca na posição e funciona....pode ser isso.

As luzes ficam piscando?

my 2¢

Alexandre Bainy
27/12/2014, 23:45
Mas não é reduzida meu filho, é a integral normal. E tava em N com o Bastião parado ��
RValle

esse barulho que você relata parece ser na roda livre, quando ela está mal acoplada(ou desacoplada) e o diferencia dianteiro girando. Um barulho metálico né??
A única coisa que me ocorre para explicar o o fato de engatar desligado é algum problema interruptor 2wd/4wd. Pode ser que ele não esteja lendo a mudança, mas está lendo as posições. Assim quando você liga em 4wd funciona, mas se liga em 2wd ele não passará 4wd. Se não me engano é esse interruptor que comanda o vácuo que irá movimentar as rodas livres.

Essas conclusões são baseadas nas Trs, pois sou novato nas gls-b, mas pelo que vi até agora o sistema é o mesmo.

Sugiro rã abusar de limpa contato no sensores e refazer os teste.. Se quiser te passo o contato do meu mecânico em POA que também tem uma 3000 v6 e pode dar uma olhada.
Abraços.

jairferreira
28/12/2014, 11:00
Jair,

Whatkatso the porra ist his????

Assim que eu conseguir parar de rir, vou ver o link

dond two vai - onde você vai

dond two vem - de onde você vem

dond two mora - onde você mora

Veio Eddie, foram 19 anos sonhando em um dia poder ter uma viatura dessas aqui em casa. Isso mesmo, desde adolescente quando meu pai me apresentou uma gls b 1995 0 km.
Tivemos umas ferias de 21 dias com ela na época só vimos duas em todo trajeto aqui na Bahia.

Os instrumentos de navegação, a cama armada, as ferramentas no porta malas, o pegador do painel com o nome PAJERO, nunca saíram da minha mente.

Resumindo, tenho muitas, mas muitas horas de internet estudando essas viaturas e já vi um monte de assunto, fotos, videos, comentários, peças, acessórios, modificações...

Porém estou aqui para aprender.

RValle
28/12/2014, 21:00
Mano,

Eu diria que é algo na linha de vácuo + solenóide. Se ligado não acopla, provavelmente não faz vácuo ou não comanda a solenóide. Desliga, liga já com a alavanca na posição e funciona....pode ser isso.

As luzes ficam piscando?

my 2¢

Teus 2 cents são sempre bem-vindos Eddie! Isso é a base dessa confraria!

Mas o que me estranha, por que quando estou desligado (somente a chave ligada sem ligar o motor), no P, ele acopla e a luz fica ligadinha da silva como se tivesse 100% (lá de vez em quando ela dá uma piscadela, tipo mal contato)? Era para ela fazer isso normalmente, ligada. Mas...

... ligado, além de ficar piscando direto, ela dá essa arranhada (mais pra ronco) quando acelero, e eu acabo tirando com medo de ferrar algo... eita saco isso :(

RValle
28/12/2014, 21:06
RValle

esse barulho que você relata parece ser na roda livre, quando ela está mal acoplada(ou desacoplada) e o diferencia dianteiro girando. Um barulho metálico né??
A única coisa que me ocorre para explicar o o fato de engatar desligado é algum problema interruptor 2wd/4wd. Pode ser que ele não esteja lendo a mudança, mas está lendo as posições. Assim quando você liga em 4wd funciona, mas se liga em 2wd ele não passará 4wd. Se não me engano é esse interruptor que comanda o vácuo que irá movimentar as rodas livres.

Essas conclusões são baseadas nas Trs, pois sou novato nas gls-b, mas pelo que vi até agora o sistema é o mesmo.

Sugiro rã abusar de limpa contato no sensores e refazer os teste.. Se quiser te passo o contato do meu mecânico em POA que também tem uma 3000 v6 e pode dar uma olhada.
Abraços.

Alexandre, quero sim esse contato!!! Tô precisando de um fera que entenda de Pajeros aqui no RS.
Esse teu mecânico manja de motor V6 ou se caga de medo como a maioria? :bananadança:

Onde fica esse sensor que você falou para eu dar uma sprayzada com limpa contato? É lá embaixo ou aquele que fica dentro do carro?

Pois é... eu tb tive uma TR4 e ela era show no quesito tracionar... era uma manteiga e parecia uma porta de geladeira nova quando engatava...

Tio Eddie
28/12/2014, 21:17
Teus 2 cents são sempre bem-vindos Eddie! Isso é a base dessa confraria!
Mas o que me estranha, por que quando estou desligado (somente a chave ligada sem ligar o motor), no P, ele acopla e a luz fica ligadinha da silva como se tivesse 100% (lá de vez em quando ela dá uma piscadela, tipo mal contato)? Era para ela fazer isso normalmente, ligada. Mas...
... ligado, além de ficar piscando direto, ela dá essa arranhada (mais pra ronco) quando acelero, e eu acabo tirando com medo de ferrar algo... eita saco isso :(

NO Sufão, o interruptor 4x2-4x4 está ruim, dai não acopla adequadamente fora que as luzes ficam piscando.
Já encomendei a peça e espero que seja só isso. Mantenho vocês informados

RValle
28/12/2014, 21:38
NO Sufão, o interruptor 4x2-4x4 está ruim, dai não acopla adequadamente fora que as luzes ficam piscando.
Já encomendei a peça e espero que seja só isso. Mantenho vocês informados

Você fala do Solenóide o do comando que fica embaixo do painel? Já li tanto que acho que estou confundindo...

Tio Eddie
28/12/2014, 22:00
Você fala do Solenóide o do comando que fica embaixo do painel? Já li tanto que acho que estou confundindo...

Estou falando do interruptor que fica lá na ct/câmbio

488047
O que comprei para o Sufão é o de interruptor marrom - ponta/pino

RValle
28/12/2014, 22:47
Obrigado pela informação, Tio Eddie. Tomara que eu não precise trocar isso.

Ah, só mais uma coisa, quando eu coloco na reduzida bloqueada, a luz do ABS acende quando começo a andar.... Depois, para ela apagar, só desligando o carro. Liga de novo e ela apaga. Só usei 2 vezes, quando precisei subir uma ladeira de paralelepípedo embarrada... mas foi que parecia que tava escalando uma escada, hehehehe. Lindo demais.

jairferreira
03/01/2015, 23:06
RValle,

Descobri essa semana que o atuador da tração da RURAL estava com um problema (quebrado), porém estava acionando a tração. Lembrei do perrengue que você está passando com o BASTIÃO e resolvi tirar e postar as fotos do serviço. São muitas!!

488423
Esse atuador fica fixado no eixo dianteiro do lado direito e é responsável pelo acionamento mecânico da tração

488425
Onde está esse buraco deveria ter um pequeno tubo para encaixa a mangueira que vem das solenoides

488426488427
Limpei por fora, abri e olha como estava por dentro. Limpei por dentro com desengripante e palha de aço.

488428
Usei um pedaço de tubo de freio e usei um macho pra abrir a rosca. UUIIII

488429
Peça que fiz ao lado do pedaço que estava na mangueira, também fiz rosca na peça de plastico

488430488431
Colei com araudite e observei para que não passar para outro lado

488434
Atuador limpo e concertado

488436488438
Muito cuidado na retirada e na hora de colocar esse pino que é muito pequeno e fácil de perder, depois retornar a presilha para o lugar

488439
Atuador instalado

Quando liguei a ignição sem dar partida o problema de ficar piscando as luzes acabou.

O que acontece: São duas mangueiras de vácuo, uma suga para acoplar e outra para desacoplar. Como uma estava solta sempre que acionava a ignição uma solenoide ficava sem vácuo, justamente a que desacopla. Não dava muita diferença porque dentro tem uma mola que faz retornar. Isso também pode ocorrer se houver uma mangueira furada.

Fazendo esse trabalho fiquei imaginando que talvez o BASTIÃO não esteja acoplando devido um vazamento nas mangueiras, problema nas solenoides ou até mesmo o lubrificante do diferencial pode ter virado borra devido o bom tempo que ficou parado e não está permitindo o acoplamento completo.

.

Resumindo, pesquisei os preços e o mais barato foi R$ 250,00.

Gastei um pedacinho de cano de freio, BRONBIL, desengripante, duas gotas de cola e meus machos!!

Ficou zero!

RValle
03/01/2015, 23:50
RValle,

Descobri essa semana que o atuador da tração da RURAL estava com um problema (quebrado), porém estava acionando a tração. Lembrei do perrengue que você está passando com o BASTIÃO e resolvi tirar e postar as fotos do serviço. São muitas!!

488423
Esse atuador fica fixado no eixo dianteiro do lado direito e é responsável pelo acionamento mecânico da tração

488425
Onde está esse buraco deveria ter um pequeno tubo para encaixa a mangueira que vem das solenoides

488426488427
Limpei por fora, abri e olha como estava por dentro. Limpei por dentro com desengripante e palha de aço.

488428
Usei um pedaço de tubo de freio e usei um macho pra abrir a rosca. UUIIII

488429
Peça que fiz ao lado do pedaço que estava na mangueira, também fiz rosca na peça de plastico

488430488431
Colei com araudite e observei para que não passar para outro lado

488434
Atuador limpo e concertado

488436488438
Muito cuidado na retirada e na hora de colocar esse pino que é muito pequeno e fácil de perder, depois retornar a presilha para o lugar

488439
Atuador instalado

Quando liguei a ignição sem dar partida o problema de ficar piscando as luzes acabou.

O que acontece: São duas mangueiras de vácuo, uma suga para acoplar e outra para desacoplar. Como uma estava solta sempre que acionava a ignição uma solenoide ficava sem vácuo, justamente a que desacopla. Não dava muita diferença porque dentro tem uma mola que faz retornar. Isso também pode ocorrer se houver uma mangueira furada.

Fazendo esse trabalho fiquei imaginando que talvez o BASTIÃO não esteja acoplando devido um vazamento nas mangueiras, problema nas solenoides ou até mesmo o lubrificante do diferencial pode ter virado borra devido o bom tempo que ficou parado e não está permitindo o acoplamento completo.

.

Resumindo, pesquisei os preços e o mais barato foi R$ 250,00.

Gastei um pedacinho de cano de freio, BRONBIL, desengripante, duas gotas de cola e meus machos!!

Ficou zero!

Mano velho, estou sem palavras! :D

Pode ser essa bosta que esteja me atrapalhando a vida! Ela é fácil de tirar daí? Eu vi a querida embaixo do Bastião, mas não reparei nada quebrado nela. Parece intacta. Mas vou dar um jeito de limpar essa naba!!

Obrigado por compartilhar!

Tio Eddie
04/01/2015, 00:15
Boa Jair,

Vou conferir o do Sufão também!

Valeu!

jairferreira
04/01/2015, 00:17
Mano velho, estou sem palavras! :D

Pode ser essa bosta que esteja me atrapalhando a vida! Ela é fácil de tirar daí? Eu vi a querida embaixo do Bastião, mas não reparei nada quebrado nela. Parece intacta. Mas vou dar um jeito de limpar essa naba!!

Obrigado por compartilhar!

Fala veio!

Tem que tirar o protetor do carter

Soltar as mangueiras

Retirar dois parafusos que sustentam o atuador no eixo

Afastar a coifa

Afastar a presilha que envolve o pino

Retirar o pino por cima

Depois de retirada, destravar as bordas para soltar a tampa plastica e está tudo solto. Prestar atenção a posição das peças para não montar errado. (Sempre que vou desmontar algo complicado, faço marcações ainda montado com esmalte branco principalmente nas emendas).

Limpar e refazer o serviço.

Veio,

Ontem estava no sitio de um amigo e fomos cortar uns cajueiros. Terminou que um cajueiro caiu em cima da cerca do vizinho.

E pra puxar?

Amarrei na RURAL e foi só alegria. A sujeita puxou o cajueiro inteiro e só paramos porque as cordas de 1" romperam.

Pena que não tive como filmar.

Pense numas viaturas brutas essas nossas!

RValle
04/01/2015, 13:41
Fala veio!

Tem que tirar o protetor do carter

Soltar as mangueiras

Retirar dois parafusos que sustentam o atuador no eixo

Afastar a coifa

Afastar a presilha que envolve o pino

Retirar o pino por cima

Depois de retirada, destravar as bordas para soltar a tampa plastica e está tudo solto. Prestar atenção a posição das peças para não montar errado. (Sempre que vou desmontar algo complicado, faço marcações ainda montado com esmalte branco principalmente nas emendas).

Limpar e refazer o serviço.

Veio,

Ontem estava no sitio de um amigo e fomos cortar uns cajueiros. Terminou que um cajueiro caiu em cima da cerca do vizinho.

E pra puxar?

Amarrei na RURAL e foi só alegria. A sujeita puxou o cajueiro inteiro e só paramos porque as cordas de 1" romperam.

Pena que não tive como filmar.

Pense numas viaturas brutas essas nossas!

Adorooooooo!!! :safari-rig:

jairferreira
30/01/2015, 19:42
Adorooooooo!!! :safari-rig:

Fala veio,

Resolveu o problema da tração?

RValle
03/02/2015, 21:41
Fala veio,

Resolveu o problema da tração?

bah, mano, viajei a trabalho para o exterior e gastei os tubos nos outlets, hehehehe. Pelo menos trouxe jogo de velas e correias pro Bastião e velas, correias e o tensor da corrreia do Civic, que lá custou 65 doletas e aqui está quase 400 paus.

Precisarei deixar passar a sangria do cartão de crédito para resolver essa parte, hehehe

Mas ainda consigo só tracionar direito quando o carro está desligado, só a chave girada na posição sem ignição.

jairferreira
03/02/2015, 21:47
bah, mano, viajei a trabalho para o exterior e gastei os tubos nos outlets, hehehehe. Pelo menos trouxe jogo de velas e correias pro Bastião e velas, correias e o tensor da corrreia do Civic, que lá custou 65 doletas e aqui está quase 400 paus.

Precisarei deixar passar a sangria do cartão de crédito para resolver essa parte, hehehe

Mas ainda consigo só tracionar direito quando o carro está desligado, só a chave girada na posição sem ignição.

Fala turista!

Troquei as velas da RURAL e o consumo melhorou e muito, porém o gasolixo subiu de R$ 2,83 para R$ 3,49.

Talvez eu deixe a RURAL pros fins de semana e compre um jegue pra andar de segunda a sexta. Com um litro de milho ele anda muito!

RValle
03/02/2015, 22:27
Fala turista!

Troquei as velas da RURAL e o consumo melhorou e muito, porém o gasolixo subiu de R$ 2,83 para R$ 3,49.

Talvez eu deixe a RURAL pros fins de semana e compre um jegue pra andar de segunda a sexta. Com um litro de milho ele anda muito!

Tenho o Bastião como segundo carro, mas to andando direto uma semana antes da viagem e essa semana toda estou com ele. Tenho que colocar o bicho a rodar um pouco pra tirar as "craca" heheeheh.... Nem me fala da gasolina...

Marcos Vaz
18/03/2015, 13:28
Fabricio, tem um cara aqui do forum, ele até ta meio sumido, mas ele digitalizou o manual e postou aqui no forum.
o link é Manual do Proprietário - Pajero GLS-B 1997 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/office/dCxVr2IL/Manual_do_Proprietrio_-_Pajero.html)

o post dele é http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/132018-manual-do-proprietario-pajero-gls-b-97-a.html

abraços
Vitor Grotmann

Alguém baixou este manual que pudesse mandar pra mim? Tentei mas o link não esta mais ativo.

Paulo JP
20/03/2015, 12:38
Parabéns! Adquiri uma pajero igual, recentemente, e já constatei este problema na luz de tração, mas ainda estou perdido como arrumar isto.

Paulo JP
20/03/2015, 12:42
Parabéns! Adquiri uma pajero igual, recentemente, e já constatei este problema na luz de tração, mas ainda estou perdido como arrumar isto.

Alguém me poderia me explicar com detalhes mais simples como tirar o barulho da tração e a luz piscando no painel? Quando eu paro o carro ouço o estalo na tração e o painel volta a pisca.

Marrapa
27/03/2015, 07:57
Bom dia senhores, comprei uma Pajero Dakar 2012, automatica, com 65 mil km rodados, ao engatar o 4Hlc 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e a Tração 4Llc 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e reduzida a luz (laranja) indicadora de mudança de tração nao para de piscar. O 4H 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (vcU) atuante funciona normal. Porém quando eu subo a alavanca para os demais modos ela nao funciona. Alguem tem uma dica pra solucionar isso? Onde fica essa peça pra eu passar o WD40? As 4 luzes das rodas ficam verde sem piscar nos modos 4H, 4Hlc e 4Llc. Porem quando coloco nas com bloqueiio de diferencial a caixa laranja não para de piscar e nao sinto diferença na condução do carro. Teria um passo a passo a ser observado? Detalhe q se eu ligar o carro no modo 4Llc ele engata, mas a luz quadrada laranja não para de piscar.

caporto
01/06/2015, 16:25
Caros amigos;

A minha Full tinha um problema que ainda não tinha conseguido resolver que era a luz laranja do diferencial central comecar a piscar após 25 KM rodados. e este relato acontece muito nos carros da MIT L200, Sport, Full mundo a fora.
No meu caso eu já havia trocado sensor da caixa de tração, sensor na caixa de mudança dos modos da tração, solenoid de vacuo e o problema persistia.
Então resolvi fazer um teste e comprar um novo atuador da tração, pois este eu já havia trocado quando comprei o carro, mas eu comprei um generico no Mercado Livre, dessa vez comprei a peça original e mostrei no post abaixo como foi feita a troca.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...gerais-12.html (Pajero full - comentários gerais) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-12.html)

Desde que fiz a troca o problema não apareceu mais, este final de semana fiz uns cinco trechos de mais de 60 KM e não piscou a danada da luzinha laranja.
Então estou concluindo que consegui resolver o problema e gastando apenas 350,00 meu mecanico já não sabia mais o que podia ser, já pensava em algum problema na ECU, pois todo o conjunto era novo e o defeito não sumia. O pessoal da CCS queria que fosse trocado novamente o sensor da caixa da tração e o solenoide de vacuo pois eles achavam que as peças mesmo nova podiam estar com defeito, só as duas peças e mão de obra seria R$ 2.100,00. O atuador na CCS custa R$ 2.034,00.
Bom amigos se alguem tiver este mesmo problema já tem uma pista do que olhar.

Abs.

Rburatto
20/08/2016, 11:02
RValle

Abraços.

Me passa o contato do mecânico. O que mexe na Coroa trocou a solenoide e continua o pisca pisca quando em 2x4.
kkkkk

ascpokorski
05/04/2017, 09:39
bom dia, vou falar do meu problema, pois vejo que você conhece mais do que eu de pajero, tenho uma glx 1994 com a caixa de cambio quebrada, e não consigo a caixa original, só consigo a da gls que é mais larga, a minha tem motor diesel 2.8, 4m40 sem interculer, queria saber se da para substituir uma pela outra e que problemas eu poderia enfrentar

pedrocuba
05/04/2017, 16:54
bom dia, vou falar do meu problema, pois vejo que você conhece mais do que eu de pajero, tenho uma glx 1994 com a caixa de cambio quebrada, e não consigo a caixa original, só consigo a da gls que é mais larga, a minha tem motor diesel 2.8, 4m40 sem interculer, queria saber se da para substituir uma pela outra e que problemas eu poderia enfrentar

tenta descobrir qual o modelo da sua caixa de cambio. Pode ter outro modelo mais atual da mit que use. A minha por ex é a mesma da Pajero Dakar e L200 Triton.

ascpokorski
06/04/2017, 10:22
é que a glx é a unica que usa essa caixa de marchas pequena, eu tenho uma da gls do mesmo ano que ela é maior, eu só queria saber se alguem ja fez essa substituição, pois ela tem um sistema de tração a mais que a glx, resumindo a glx não pode tracionar andando, e a gls pode, queria saber se dava certo essa troca

Rafapaj
13/05/2019, 10:12
Bom dia senhores, desculpem-me desenterrar o tópico, mas estou com algumas dúvidas e gostaria da ajuda dos nobres colegas.

Estou a poucos dias com um Pajero GLS-B 99/00 e a mesma estava com as lâmpadas do eixo dianteiro piscando no painel. Resolvido após a troca das solenoides do vácuo.

Antes e após a troca dos solenoides, o teste foi o mesmo e também o resultado. Suspendi o eixo dianteiro e com o motor desligado, girei uma roda e a outra também se moveu, o que atesta que as rodas-livres estão acopladas. Com a alavanca em 2H (4x2) e as rodas suspensas, verifiquei que ao girar uma roda, a outra gira e o cardã também gira. Com a alavanca em 4H (4x4 com diferencial central aberto), ocorre a mesma situação do 2H. Com 4HH (4x4 com dif. central bloqueado) ao girar uma roda, a outra gira, mas o cardã não gira, o mesmo ocorre quando a alavanca está em 4HLC (4x4 reduzido com dif. central bloqueado).
Com o motor ligado, pra fazer vácuo no sistema, efetuei os mesmos testes e nada mudou, exatamente o mesmo resultado.

A duvida principal é: Quando movimento a roda dianteira suspensa, o cardã dianteiro gira solidário ao diferencial dianteiro, quando o dif. central está aberto por conta das rodas-livres acopladas ou por conta de supostamente o 4x4 não estar sendo "desacionado" quando a alavanca está em 2h (4x2)??

A minha conclusão é que o problema está no atuador das rodas livres que não está desacoplando fazendo os semi-eixos girarem e o cardão solidário gira tbem??

Estou errado?

ronaldo est
13/05/2019, 17:39
Rafa:
também acho que é isto, o atuador deve estar emperrado ou o diafragma dele está furado.A minha está da mesma maneira,sei que é lá,mas ainda não tive tempo de desmontar para lubrificar e testar.
Mas desta maneira,estamos usando sempre o sistema da tração dianteira, (apesar de estar desligada no câmbio,) deixando o carro um pouco mais "pesado"

Rafapaj
14/05/2019, 11:16
Rafa:
também acho que é isto, o atuador deve estar emperrado ou o diafragma dele está furado.A minha está da mesma maneira,sei que é lá,mas ainda não tive tempo de desmontar para lubrificar e testar.
Mas desta maneira,estamos usando sempre o sistema da tração dianteira, (apesar de estar desligada no câmbio,) deixando o carro um pouco mais "pesado"

Pois é Ronaldo. Tô quase com certeza absoluta de que pode ser esse o problema, ou não!!!!! kkkkkkkkkkk

Nesse próximo final de semana devo desmontar o atuador para verificar o estado interno do mesmo.

Abraço galera!!

Rafapaj
16/05/2019, 08:52
Pois é Ronaldo. Tô quase com certeza absoluta de que pode ser esse o problema, ou não!!!!! kkkkkkkkkkk

Nesse próximo final de semana devo desmontar o atuador para verificar o estado interno do mesmo.

Abraço galera!!

Bom dia pessoal. Ontem me sobrou um tempinho e me meti embaixo da bruta, retirei o atuador do eixo e desmontei ele inteiro. Não estava trancado nem trincado e nem com a membrana furada, estava muito sujo, muito mesmo. Existe um vazamento de óleo no cárter e em algum outro lugar acima dele. O Eixo está totalmente empapuçado de óleo e terra, assim como estava o atuador.

Limpei o atuador depois de desmontado e troquei as duas mangueirinhas que saem dele e mais as duas mangueirinhas das tubulações laterais ao atuador (a que atravessa o eixo e a que vai até um cilindrinho, atrás do eixo). O interessante é que as mangueiras que retirei também não estavam rasgadas, ressecadas ou furadas.

Após remontado o atuador e reinstalado no eixo, BINGO, tudo voltou a funcionar perfeitamente. Realmente era o atuador ou as mangueiras ao seu redor.

Agora é correr atrás de conter os "sangramentos"!!

Abração!!

ronaldo est
16/05/2019, 14:42
Que bom rafapaj. Fico até mais animado para fazer isto numa das próximas noites na minha.Deve ser a mesma coisa, e a coifa do eixo está furando; deve estar sujo,pego estrada de terra todos os dias.
vou verificar as mangueiras também.
Abraços e felicidades com a bruta.

Rafapaj
17/05/2019, 08:37
Que bom rafapaj. Fico até mais animado para fazer isto numa das próximas noites na minha.Deve ser a mesma coisa, e a coifa do eixo está furando; deve estar sujo,pego estrada de terra todos os dias.
vou verificar as mangueiras também.
Abraços e felicidades com a bruta.

Bom dia.

A minha está com as duas coifas da tulipa (do lado do eixo) rasgadas. Acho que por conta do óleo "vazado" em todo o eixo. Estou com dificuldade de encontrar as específicas, mas em outra postagem vi que o pessoal fala em usar as coifas do monza ou do escort, da fabricante Spicer, mas não dizem se é na homocinética ou na tulipa.

Alguém sabe???

Anderson Nascimento de An
12/04/2020, 19:52
boa noite a todos aqui. Meu nome é Anderson sou de Salvador /BA. Comprei uma Pajero GLS-B ano 99/2000 turbo diesel e estou com alguns problemas entre eles essa solenoide. A tração não entra. Qual devo comprar para substitui-las?