Ver Versão Completa : Hilux Japa x Bandeirantes
Rafael_Pitangui
31/08/2014, 15:38
Boa tarde a todos,
Sou vizinho de fórum (Mitsubishi) e feliz proprietário de um Tr4. No momento estou precisando de mais um carro para trabalho pesado e fiquei na dúvida entre uma Bandeirante ou uma Hilux 93 japa. Pensando em durabilidade, elas equivalem? No momento restou de olho em um Sw4 93 e uma cabine dupla 95, mas prefiro as sw4 por serem fechadas.
Seria um carro de uso diário para viagens com velocidade máxima de 90 km, muita estrada de chão e muito barro em período chuvoso. Deverá ter espaço para carregar equipamentos leves.
Alguém pode me dar uma mão?
sandro_ventania
31/08/2014, 20:52
Rafael,
Como voce colocou a palavra chave..."para trabalho"...a bandeirante é a melhor escolha.
Outra opção um pouco mais confortavel seria a Hilux 93 japa pickup, pois tem feixe de molas e eixo rígido na dianteira...as SW4 são sem dúvida muito fortes também, mas para viagens, expedições, etc...mas para trabalho mesmo, não é a melhor escolha.
guilhermeabreu
31/08/2014, 21:55
RAFAEL
O SANDRO_VENTANIA tem uma certa razão , mas tive uma BAND aço curta e depois migrei para uma SW4 93 , a BAND me deixou muita saudade , MAS NÃO VOLTARIA PARA ELA DE FORMA ALGUMA simplesmente por causa do conforto , maior espaço interno e robustez desta SW4 93 .
Eu te indico a SW4 93 com tranquilidade pois tive uma por 10 anos e ela não quebrou nada a não ser PIVÔS inferiores que qdo coloquei do paralelo durou apenas 6 meses e depois que coloquei o original pronto resolvido nunca mais tive problema co pivô , é um carro que vai te atender perfeitamente .
Se vc me perguntasse que em caso de fazer trilhas pesadas socar com força ? Eu te responderia que a BAND é mais resistente para isto , mas para trabalho e encarar estradas esburacadas e enlameadas , a SW4 tira isto de letra e com muito mais conforto e espaço inteno que a BAND tem bem menos .
Vai de SW4 93 e seja muito feliz , esta SW4 é um verdadeiro trator , ou seja no asfalto ela é um automóvel e na lama e estradas esburacadas é um TRATOR .
Dê uma olhada em vídeos Venezuelanos do que a SW4 é capaz de fazer , lá embora seja um País bem mais atrasado e mais pobre do que o nosso , acredito que lá deva ter o triplo da quantidade de SW4 que temos por aqui .
Eu tenho uma pickup japa 95, é um tanque de guerra. Costumo dizer que é uma Bandeirante com um pouquinho mais de luxo. Obviamente o motor da Bandeirante é de caminhão, tem bem mais torque, mas a Hilux é mais silenciosa e solta para andar. Para ser sincero, qualquer uma das três opções você estará bem!!!
Rafael_Pitangui
31/08/2014, 22:11
Boa noite pessoal.
Obrigado pela ajuda.
Vocês confirmaram o que eu tinha em mente. A band é pau para toda obra, porem no uso diário pode esgotar o corpo de tanto "sacolejo"! Ja as Hilux japa são um pouco mais confortáveis sem abrir mão da robustez.
Aqui na minha região não esta fácil achar a hilux japa cab dupla ou simples conservadas. Ja as Sw4, achei duas que podem dar jogo.
O meu medo é quanto ao motor, falam que ela não tem força. Subo muito morro em florestas que normalmente no TR4 uso primeira reduzida. Será que ela teria problema com aquecimento? Sei que isso é muito subjetivo, mas vocês ja tiveram algum problema de aquecimento?
guilhermeabreu
31/08/2014, 22:33
Boa noite pessoal.
Obrigado pela ajuda.
Vocês confirmaram o que eu tinha em mente. A band é pau para toda obra, porem no uso diário pode esgotar o corpo de tanto "sacolejo"! Ja as Hilux japa são um pouco mais confortáveis sem abrir mão da robustez.
Aqui na minha região não esta fácil achar a hilux japa cab dupla ou simples conservadas. Ja as Sw4, achei duas que podem dar jogo.
O meu medo é quanto ao motor, falam que ela não tem força. Subo muito morro em florestas que normalmente no TR4 uso primeira reduzida. Será que ela teria problema com aquecimento? Sei que isso é muito subjetivo, mas vocês ja tiveram algum problema de aquecimento?
CARO RAFAEL
Vc não me entendeu qdo eu falei que a SW4 é um TRATOR , quem fala que ela não tem força não conhece este carro , pergunto a vc : VC ACHA QUE UM TRATOR NÃO TEM FORÇA ??????
Esta SW4 nunca teve problema de aquecimento , estas subidonas que o seu TR4 tem que subir em 1ª reduzida a SW4 sobe tb em 1ª reduzida puxando 10 TR4 com motor desligado um amarrado ao outro ou um caminhão 1313 vazio ou com até meia carga , esta SW4 É UM VERDADEIRO TRATOR , vc não imagina da força que ela tem qdo esta reduzida .
Com a minha numa ocasião lá na praia que eu tenho casa qdo fui comprar pão na padaria havia um ônibus que atolou na areia e encontou a barriga no chão , estava vendo o motorista tentando tirar o ônibus com a ajuda de umas 20 pessoas e na volta perguntei a ele se ele queira ajuda para retirar o ônibus dali e ele me perguntou : VC VAI TIRAR COM O QUE??????? Respondi a le : com o meu carro , e ele retrucou com este carrinho ?????? Disse que sim , ele agradeceu e falou que iria retirar com a ajuda de mais pessoas , daí eu fiwuei alí só olhando , estava de férias e não tinha pressa , depois de 40 minutos o motorista todo suado e cansado , chegou perto de mim e falou : será que este seu carrinho vai conseguir tirar ???? Respondi : NÃO SEI MAS POSSO TENTAR , e a seguir ele concordou , eu perguntei se ele tinha uma corrente , ele falou que sim , coloquei em 4x4 com reduzida , coloquei em 1ª marcha e lá no fundo eu não sabia se conseguiria retirar o ônibus todo enterrado na areia ou não , seria um teste para que eu ficasse sabendo do limite da minha BONEQUINHA e lá fui eu , comecei a acelerar de leve para não dar tranco e ao esticar a corrente e sem acelerar demais QUASE EM MARCHA LENTA , não é que aquele monstro de ônibus foi saindo do lugar ?????????
As pessoas em volta ficaram boquiabertas e o motorista virou pra mim e perguntou : QUE CARRINHO DESGRAÇADO ERA AQUELE ???????? E respondi : este carrinho é uma TOYOTA SW4 co a força de um TRATOR que vc fez pouco caso dela e fui embora todo cheio de orgulho do feito da minha BONEQUINHA .
Desculpe por ter me alongado tanto , mas sou MUITO EMPOLGADO E FÃ DAS SW4 , " TODAS ELAS " hoje tenho uma 2011 com 48.000km que comprei de único dono a 30 dias com 43750.000 km IMPECÁVEL .
Abraço
feitosac
31/08/2014, 23:25
Rafael,
Ja´tive Band e SW4, vá de SW4 que vai te atender com conforto.
Como o DR. falou puxa até onibus ehehhe.
Abs.
Sonhador
01/09/2014, 08:33
SW4
Mas o pessoal não comentou ,
elas tem de ter bom historico de manutenção na hora da compra , Manutenção e o principal nas toyotas.
as peças são caras(sempre originais) , porem as peças são de alta durabilidade e robustes media de 10a de uso(peças paralelas são grande risco).
mão de obra e dificil ,e nem sempre tem conhecimento ,
e para quem gostar do veiculo e precisar exigir um pouco mais , tem aparecido bastante upgrades.
Aqui no forum das toyotas sempre tem ajuda nos casos de defeitos ou sugestão de melhorias , alem de compartilhamento de estorias e aventuras.
Sonhador
01/09/2014, 08:45
https://www.youtube.com/watch?v=c8Z6JDOrozY
nesse video tem uma das mais famosas sw4 o Caveirão em uma aventura na transamazonica , a mecanica e mexida mais dizem que o motor e original.
Alem de outras hilux .
Caro Rafael, as SW4 são muito mais confortaveis e muito robusta tb. Sobe até parede!!! As Band tem a facilidade de achar peça mais fácil, mas eu não abro mão da minha SW4 93, a Japa!
Uma coisa é certo, vá de toyota......
ALVARO ANGELO
02/09/2014, 11:24
Uma coisa é certo, vá de toyota......
X2 para Toyota
A pensar apenas : assistencia mecânica especialisada e preço da manutençao e você não falou do peso a ser transportado.
Alvaro Angelo
Rafael_Pitangui
02/09/2014, 18:49
Boa noite a todos,
Pessoal, tenho uma empresa que trabalha com topografia "extrema" (na grande maioria dos casos!) e licenciamento ambiental, trabalhamos basicamente com eucalipto. Então o que carregarei é, nó máximo 3 pessoas com equipamentos leves (não chega a 50 kg), e puxarei uns 600 vez ou outra com carrocinha. Acho que isso é tranquilo, correto?
sandro_ventania
02/09/2014, 20:09
Eu ainda continuo com a opinião que para o que Rafael quer, ele estará mais bem servido com as picapes...não pelo motor, que são iguais...mas pensando na suspensão dianteira. As SW4 com balança, barra de torção e pivôs não é o forte delas para o que o Rafael quer.
É só pesquisar e ver que as picapes com feixe de molas e eixo rígido, são realmente tratores nas condiçoes de estradas ruins, buraqueiras, etc.
A SW4 terá vida curta nas buchas de balanças, pivôs, sem falar em alinhamente, cambagem, etc.
Não que ela seja fraca...ela é muito forte, mais que qualquer outro carro...mas comparando uma toyota com outra toyota...a picape é a mais recomendada. E ela é quase tão comfortavel que uma SW4.
Eu já cheguei a cogitar a troca do meu eixo dianteiro...só pra ter menos problemas...Taí o freitag que não me deixa mentir!
Rafael_Pitangui
02/09/2014, 21:28
Eu ainda continuo com a opinião que para o que Rafael quer, ele estará mais bem servido com as picapes...não pelo motor, que são iguais...mas pensando na suspensão dianteira. As SW4 com balança, barra de torção e pivôs não é o forte delas para o que o Rafael quer.
É só pesquisar e ver que as picapes com feixe de molas e eixo rígido, são realmente tratores nas condiçoes de estradas ruins, buraqueiras, etc.
A SW4 terá vida curta nas buchas de balanças, pivôs, sem falar em alinhamente, cambagem, etc.
Não que ela seja fraca...ela é muito forte, mais que qualquer outro carro...mas comparando uma toyota com outra toyota...a picape é a mais recomendada. E ela é quase tão comfortavel que uma SW4.
Eu já cheguei a cogitar a troca do meu eixo dianteiro...só pra ter menos problemas...Taí o freitag que não me deixa mentir!
Entendi Sandro,
Mas pelo o que eu andei vendo, as Sw4 de 93 a 94 são com feixe de mola, correto?
Não Rafael. As SW4 de 93 a 95 são com barras de torção e balanças na dianteira e molas helicoidais na traseira.
As picapes de 93 a 96 (se não estou enganado no ano) é que são feiches de molas na dianteira e na traseira. Essas são consideradas mais robustas e mais duras também. Quanto ao motor, ambas são equipadas com o conhecido 2.8, muito durável. São veículos de velocidade de cruzeiro para estradas de no máximo 110 km/h.
As duas opções acima são japonesas e com 87cv de potência. As picapes de 97 a 2001 também tem o mesmo motor 2.8, porém com 77 cv e são argentinas.
gabiragabiru
04/09/2014, 18:49
Boa noite, pessoal!
Deixo aqui mais uma dúvida eterna..
O Freitag já me ajudou muito.. outros também.. a questão é a seguinte..
Sou louco pelas toyotas.. meu pai tem uma SW4 2006 com 132k originais que ele nao se desfaz.. comprou outro carro e deixa a toyotinha na garagem..
Já quis comprar as japas.. acontece que o mecânico onde levo o corolla da família - lá ele só mexe com toyotas - está fazendo o motor de uma sw499 que ele recebeu num negócio.. seria uma boa opção? O meu medo são esses motores turbinados e seus problemas de aquecimento...
sandro_ventania
04/09/2014, 21:38
Se o mecânico dá garantia total no motor e que ele esteja fazendo ele completo e usando peças originais...eu não vejo problema.
Os primeiros carros 97 e 98 é que tinham problemas de aquecimento...depois o sistema foi redimensionado...cabeçote de aluminio qualquer um aceita menos disafora que os de ferro.
Para não haver problemas é só manter a manutenção em dia e instalar um termometro com alarme.
Acho lindo esse modelo...tenho vontade de ter uma desse ano.
Rafael_Pitangui
18/09/2014, 13:17
Não Rafael. As SW4 de 93 a 95 são com barras de torção e balanças na dianteira e molas helicoidais na traseira.
As picapes de 93 a 96 (se não estou enganado no ano) é que são feiches de molas na dianteira e na traseira. Essas são consideradas mais robustas e mais duras também. Quanto ao motor, ambas são equipadas com o conhecido 2.8, muito durável. São veÃ*culos de velocidade de cruzeiro para estradas de no máximo 110 km/h.
As duas opções acima são japonesas e com 87cv de potência. As picapes de 97 a 2001 também tem o mesmo motor 2.8, porém com 77 cv e são argentinas.
Boa tarde a todos.
Primeiramente obrigado pelas ajudas.
Acabei negociando com um companheiro do fórum, que por sinal me ajudou muito e foi bastante atencioso, e acabei pegando uma Hilux japa 97. Até agora rodei um pouco mais que 3000 km e gostei bastante do carro. Utilizei a reduzida com aproximadamente 500 kg na carroceria e rebocando um palio morro acima, pois não subia. Ai entendi perfeitamente o porque de compara-la a um trator. Hahahahha.
ela chegando de viagem farei um revisão geral na bruta.
Uau, saudade dela... só uma retificação, o ano dela é 95! Digo novamente: que ela lhe renda as felicidades que passei! Um abração.
guilhermeabreu
19/09/2014, 00:02
Boa tarde a todos.
Primeiramente obrigado pelas ajudas.
Acabei negociando com um companheiro do fórum, que por sinal me ajudou muito e foi bastante atencioso, e acabei pegando uma Hilux japa 97. Até agora rodei um pouco mais que 3000 km e gostei bastante do carro. Utilizei a reduzida com aproximadamente 500 kg na carroceria e rebocando um palio morro acima, pois não subia. Ai entendi perfeitamente o porque de compara-la a um trator. Hahahahha.
ela chegando de viagem farei um revisão geral na bruta.
RAFAEL_PITANGUI
Só agora é que vc foi avaliar o que falei não é ???????? Tinha certeza que se vc comprase uma ficaria muito satisfeito e confimaria o que falei que a HILUX É UM VERDADEIRO TRATOR QDO ESTIVER REDUZIDA , e citei um exemplo que subiria a tal serra puxando 10 TR4 juntos engatados um no outro e vc confirmou com sua experiência que teve agora .
E outra , esta com o mesmo nome do dono anterior , rsrsrsrsrrs .
Abração
Rafael_Pitangui
20/09/2014, 20:28
rsrsrsrsrs....ja tinha visto o pessoal comentar, mas quando é ao vivo, ai que a emoção toma conta.
Quando as duas viaturas estiverem para campo juntas (Tr4 e Hilux) e se tiver um tempinho tirarei fotos.
É verdade, só trocou de endereço, 1000 km de distancia, mas o nome do dono continua! rsrsrsrs.
RAFAEL_PITANGUI
Só agora é que vc foi avaliar o que falei não é ???????? Tinha certeza que se vc comprase uma ficaria muito satisfeito e confimaria o que falei que a HILUX É UM VERDADEIRO TRATOR QDO ESTIVER REDUZIDA , e citei um exemplo que subiria a tal serra puxando 10 TR4 juntos engatados um no outro e vc confirmou com sua experiência que teve agora .
E outra , esta com o mesmo nome do dono anterior , rsrsrsrsrrs .
Abração
Rafael_Pitangui
20/09/2014, 20:30
Opa companheiro,
é verdade, falei errado, o ano correto é 95.
Por enquanto só alegria, toma que fique assim por longo tempo. rsrsrs
Uau, saudade dela... só uma retificação, o ano dela é 95! Digo novamente: que ela lhe renda as felicidades que passei! Um abração.
Rafael_Pitangui
20/09/2014, 20:44
Pessoal, só para abusar mais um pouco. rsrsr.
Alguém usa pneu 215/80 nessas viaturas?
Aqui na região é bem comum usar o Pirelli Scorpion MTR. A Cemig e empresas do ramo de reflorestamento usam em hilux (mais novas) e Triton GL. No inicio pode parecer um pouco "fino" mas depois acostuma! ahuahau.
Se não engano essa é a medida original dela, não? Veja o estepe que matará a questão. Quando fosse trocar os pneus, seria uma opção usar menor/mais fino. Abraço
TCHEIGOR
20/09/2014, 21:26
A medida original é 225/70 15 . Vi muitas na Argentina com esses pneus 215/80. Fica mais alta e não aumenta a tendência à aquaplanagem como acontece com um pneu muito largo. Mas a primeira impressão fica estranho mesmo o visual.
guilhermeabreu
21/09/2014, 01:10
Meu ENGESA usei o 33 e aquaplanei por duas vezes daí troquei para o 265x75x16 acabou o problema de aquaplanar mas ficou feio demais agora estou com o 31 , e ficou bonito e não aquaplana com falcilidade já tive el numa BAND e nunca aquaplanei , vejo que é uma boa medida para a sua picape fica bonita e com segurança e tem preço muito bom e fácil de achar , os pneus originais são muito pequenos e o carro fica muito feio .
Minha opinião .
sandro_ventania
21/09/2014, 11:47
Aêee Rafael....pegou uma boa máquina, heim!!!! Legítima JAPA!
Na minha eu uso o 255/75, queria achar um mais alto, mas que não fosse mais largo...pois o 255 já é bem largo. Um mais baixo fica feio.
guilhermeabreu
21/09/2014, 21:43
Aêee Rafael....pegou uma boa máquina, heim!!!! Legítima JAPA!
Na minha eu uso o 255/75, queria achar um mais alto, mas que não fosse mais largo...pois o 255 já é bem largo. Um mais baixo fica feio.
SANDRO_VENTANIA
Na minha ex BONEQUINHA tb usava o 255x75x15 ficava bonita e bem segura , mas a picape pega o 31 traquilo e tb é bem segura em relação a aquaplanagem .
Rafael_Pitangui
23/09/2014, 18:52
Boa tarde a todos.
Raphael, creio que o estepe não seja original, pelo o que eu vi ele é 225. Ainda não olhei para conferir!
É Sandro_Ventura, estou gostando bastante da viatura. Como toda viatura de 20 anos de idade, tem suas limitações e probleminhas, mas aos poucos deixo ao meu gosto! rsrsrsrs.
Quanto ao pneu, acho que vou ficar no 215/80 mesmo, ele é praticamente da mesma altura do 245/70, porem mais fino. Daqui a uns dias vou decidir e se colocar 215/80 tiro foto para vocês verem como ficou!
Ontem pela noite quebrei duas molas dianteira/direita. Hoje levei em um moleiro e ficou tudo certo, não achei muito caro, R$ 280,00! Amanha levarei em um mecânico para uma geral, esta vazando óleo no cárter ou no retentor, não sei. Alguém já passou por isso? É comum vazar pela junta do cárter nesse carro?
Macbsenior
23/09/2014, 18:54
Eu uso Pneu Pirelli 215/80R16 107T Scorpion ATR acho que fica com visual original , e o preço é bom também.
Rafael_Pitangui
23/09/2014, 18:56
Eu uso Pneu Pirelli 215/80R16 107T Scorpion ATR acho que fica com visual original , e o preço é bom também.
Exatamente esse que estou de olho. Você teria alguma foto para mostrar?
Macbsenior
23/09/2014, 19:29
Exatamente esse que estou de olho. Você teria alguma foto para mostrar?
Aqui estão Rafael. Desculpe a feiura das fotos.
478325478326
Abraços.
Rafael_Pitangui
23/09/2014, 22:23
Aqui estão Rafael. Desculpe a feiura das fotos.
478325478326
Abraços.
Show de bola. Não acho que fica muito fino não!
TCHEIGOR
24/09/2014, 19:29
também gostei, não fica desproporcional.
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