PDA

Ver Versão Completa : SUPERCHARGER nos Motores



Thiago Rodeghel
03/01/2004, 11:31
E aí Galera :D

Esse tópico é de interesse a todos jipeiros, por isso postei aqui
Acho q isso pode resolver a vida de muita gente q tava pensando de trocar de motor :roll: :lol:
Principalmente de quem tem motores mais modernos, OHC, AP, GM e outros :wink:

Para maiores esclarecimentos, o site é http://www.blower.com.br/duvidas.asp 8)

Essa foto abaixo é de um Jeep CJ5 com motor OHC e pneus 33, anda muuito :twisted: e com baixo consumo

[s]

Ian Moreira
03/01/2004, 11:56
Beleza Tiago :D

Chefe mais isso é fantástico, eu não sabia que se tinha a possibilidade de instalar o Blower(compressor) em qualquer carro, você viu o preço?

Abraços :!:

Sandro Tannuri
03/01/2004, 13:57
Fiz uma trilha com um CJ com OHC e Blower exatamente como este da foto, gostei de como tem força em baixa rotação. Não gostei muito do barulho da correia mas acho que isso tem solução.

Abraços,

Campa
03/01/2004, 17:09
Fala galera.

Faz tempo que não vejo um motor com blower, mas os que já vi até hoje, o barulho da correia não sai.... mas é suportável. :wink: dado a recompensa. 8)

[s] comprimidos!

Campa

Thiago Rodeghel
04/01/2004, 10:35
Beleza Tiago :D

Chefe mais isso é fantástico, eu não sabia que se tinha a possibilidade de instalar o Blower(compressor) em qualquer carro, você viu o preço?

Abraços :!:


Belê Ian :D

Ainda não vi os preços :roll: , foi mais na pesquisa pelos sites e acabei achando isso :) ... Não sei se motores mais antigos da linha Willys aguentariam um blower... aí seria preciso conversar com eles mesmo :D

[s]

Eduardo Chaves
04/01/2004, 13:31
PessoALL,

E também não deve ser muito barato, pois nos classificados desse mesmo site, blowers usados estão na faixa de L$ 1.000 a L$ 1.500... :shock:

[]'s...

Guilherme Crazy
04/01/2004, 13:56
eu nao so muito chegado nesse blower,nao combina muito com os jipes :oops:
esses blowers sao para carros turbinados rebaixados e etc..
e tbm o preço nao e agradavel!! :roll:
e tbm o blower facilita muito a subida e as passagens nao tendo muita emoçao!!!! :shoc
___________________
Guilherme henrique de souza
São Carlos SP

Thiago Rodeghel
04/01/2004, 21:40
eu nao so muito chegado nesse blower,nao combina muito com os jipes :oops:
esses blowers sao para carros turbinados rebaixados e etc..
e tbm o preço nao e agradavel!! :roll:
e tbm o blower facilita muito a subida e as passagens nao tendo muita emoçao!!!! :shoc
___________________


Fala aí Guilherme :D
Se não combina com Jipes :roll: , bom combina com caminhão então :roll: :?: :?: Vc sabe porque alguns blowers são chamados GMC, por causa q eram usados em caminhões para dar mais potência e mais torque, nas décadas de 50 e 60 :D e começaram a ser adaptados em muscle cars lá nos EUA :D na maioria V8, mais tarde hoje até nos 1.0 exemplo o Fiesta :wink:

Bom a única coisa q concordo com vc é o preço :roll: , mas numa adaptação, q envolve troca de motor e outras coisas vc acabaria gastando mais q 1000 a 1500 LT$$$

E emoção vc vai ter a mesma coisa :twisted:

[s]

Luis Assis
04/01/2004, 22:16
Sei que muita gente não sabe, eu tb não, mas pelo menos vou ter coragem de perguntar... :oops:

Qual a diferença do resultado final de um carro com blower e um com Turbo? Potencia em Baixa? :cry:

[]'s
Gustavo

Guilherme Crazy
04/01/2004, 22:17
blower e mais pra carro de "mano" q gosta de se exibir com carro veloz e potente com turbina,aspirado etc...

____________________
Guilherme H. Souza
a procura de um jipe

Guilherme Crazy
04/01/2004, 22:27
Sei que muita gente não sabe, eu tb não, mas pelo menos vou ter coragem de perguntar... :oops:

Qual a diferença do resultado final de um carro com blower e um com Turbo? Potencia em Baixa? :cry:

[]'s
Gustavo
caro lassis

blower,turbo servem para a mesma coisa todos aumentam a potencia e o torque e a velocidade e claro
os dois podem ser instalados no mesmo carro

c vc quizer mais informacoes sobre bowers,turbinas e etc.... entra nesse site www.cardreams.cjb.net aq vc vai encontrar tudo sobre esse assunto

__________________
Guilherme H. Souza
A Procura de um Jipe

Luis Assis
04/01/2004, 22:29
blower e mais pra carro de "mano" q gosta de se exibir com carro veloz e potente com turbina,aspirado etc...

____________________
Guilherme H. Souza
a procura de um jipe

Guilherme,
Acho que voce esta bastante enganado... Por que então motor disel tem Turbo? Ou voce nao sabia que motores diesel tb tem turbo... No entanto voce nao ve nenhum "MANO" como voce mesmo disse, apostando corridas de arrancadas com motores diesel, isso por que um motor diesel, foi feito pra força e durabilidade, completamente diferente dos motores preparados para racha...
Um Jeep, precisa de força em baixa rotação, e por isso, que eles colocam este tipo de acessórios, para que eles tenham mais força...
[]'s
Gustavo

monge
04/01/2004, 22:34
Fala Gente... :D

Ou nada contra galera a favor do Blower. :D

Mas já pensaram em comprar um Dodge Charge GT??? O blower nele com mais um quadrijet, rebaixa o bicho a ainda coloca um nitro nele...

Haja freio pra segurar o bicho... :D :D

Blower na aplicação que damos as nossas viaturas não combina.

Alguém daqui conhece o Borges? Ele colocou um blower no jeep dele e foi fazer o pinheiro... se não me engano ele nào foi muito feliz e depois estava vendendo tudo... :D

[]'s sem blower...

Eugênio

Guilherme Crazy
04/01/2004, 22:42
Caro Lassis

bom nao sei c estou certo sobre o assunto :oops:

mas motor a diesel e diferente nao fais aquele barulho horrivel um intercooler talvez ai sim mas blower eu nao concordo muito
bem mais cada um com sua opçao né :lol: :lol:

[]`s nada contra os blowers

_____________________
Guilherme H. Souza
A Procura de um Jipe

guimsn
04/01/2004, 23:41
Sei que muita gente não sabe, eu tb não, mas pelo menos vou ter coragem de perguntar... :oops:

Qual a diferença do resultado final de um carro com blower e um com Turbo? Potencia em Baixa? :cry:

[]'s
Gustavo
caro lassis

blower,turbo servem para a mesma coisa todos aumentam a potencia e o torque e a velocidade e claro
os dois podem ser instalados no mesmo carro

c vc quizer mais informacoes sobre bowers,turbinas e etc.... entra nesse site www.cardreams.cjb.net aq vc vai encontrar tudo sobre esse assunto

__________________
Guilherme H. Souza
A Procura de um Jipe


Carro com compressor mecanico e turbo ao mesmo tempo??? Onde vc viu isso??? Ta doido???

Guilherme Crazy
04/01/2004, 23:45
entra nesse site e da uma procurada !!!!www.cardreams.cjb.net

Desculpe mas posso estar enganado :oops:

Thiago Rodeghel
05/01/2004, 01:12
Fala aí Galera :D

Então Monge, mas aí depende da capacidade do blower tbm, se usado no Jeep, mas sem pensar q é um carro de corrida :wink: vai muuito bem... é muito comum no offroad americano :D , mas como é pouco conhecido suas diversas aplicações no Brasil... isso é um dos motivos :roll: de muitos ainda desconfiarem :D

Mas aí tbm vc chutou o pau da barraca :shock: , Charger R/T com blower e Quadrijet (a maioria são) e sem querer mexer nos freios :shock: é claro q não vão dar conta... mas vc não precisaria colocar um blower com essa capacidade volumétrica :wink:

[s]

Thiago Rodeghel
05/01/2004, 01:16
Sei que muita gente não sabe, eu tb não, mas pelo menos vou ter coragem de perguntar... :oops:

Qual a diferença do resultado final de um carro com blower e um com Turbo? Potencia em Baixa? :cry:

[]'s
Gustavo

Fala Chefe :D

É isso mesmo, o compressor volumétrico despeja potência em baixa, cerca de 2000Rpms e o turbo já precisaria entrar em funcionamento em 2500 a 3500Rpm :roll: dependendo da turbina :wink:

E a manutenção do blower é muuito mais baixa do q da turbina comum :wink: Por isso foi muito utilizada em caminhões, GMC americana é um exemplo :wink:

[s]

Thiago Rodeghel
05/01/2004, 01:20
Caro Lassis

bom nao sei c estou certo sobre o assunto :oops:

mas motor a diesel e diferente nao fais aquele barulho horrivel um intercooler

Fala Guilherme :D

Motor diesel com barulho no intercooler :shock: tem certeza disso :roll: nunca vi, nem mesmo na turbina, e meu primo já fez arrancada de caminhão VW turbinado e nunca ouvi esse barulho no dele :shock:

[s]

Flávio Soares Parpinelli
05/01/2004, 01:41
Fala Thiago!
O Guilherme deve estar falando de barulho da valvula intercoolada que nos blowers supercharger tem! Um barulho tipo de uma turbina de mano! :D :D
Desculpem mas não pude evitar :twisted:

Guilherme Crazy
06/01/2004, 00:03
é issu ai!! :?

Thiago Rodeghel
06/01/2004, 12:12
Fala Thiago!
O Guilherme deve estar falando de barulho da valvula intercoolada que nos blowers supercharger tem! Um barulho tipo de uma turbina de mano! :D :D
Desculpem mas não pude evitar :twisted:

Mas fala sério :roll:

Bom, nunca reparei em barulho nenhum fora do normal, :shock: mas tem um cara aqui na minha rua q tem um Gol quadrado com 450 CV :shock: , aí sim tem um barulho de turbina de mano :P ... No CJ original já é uma barulheira por dentro... não se compara com esse barulho :D nem é percebível :shock:

Agora turbinar, não quer dizer correria como disse antes, quer dizer q a GMC, Caterpillar, e outras corriam com seus caminhões :lol:

Falow

Ian Moreira
06/01/2004, 12:35
E aí galera beleza :D
Vamos ouvir a opinião de quem entende do assunto, mandei um e-mail para o pessoal do Blower, segue a integra do e-mail:

----- Original Message -----
From: ian@conexel.net
To: blower@blower.com.br
Sent: Saturday, January 03, 2004 11:37 AM
Subject: Compressor


Gostaria de saber se vocês fabricam compressores também para os motores OHC 2.3, (original dos Jeeps FORD) e AP 1.8/2.0, se a preparação é feita só aí na sua empresa ou pode ser feita em uma oficina, e qual o valor montado e sem montar.
Gostaria que minhas dúvidas fossem sanadas pois faço parte de um Forum(Site) onde se encontram mais de 700 Jepeiros, e muitos de nós trocamos os motores em busca de aumento de velocidade e principalmente de torque, eu mesmo estou adaptando um motor 4.1 6cc da Chevrolet C-20, mas se existir um outro meio de aumentar o torque em mais de 30%, que não seja tão caro e conservando a originalidade do Jeep! meu amigo você arrebanhou uma porção de clientes só aqui no Forum, e faço um convite a você acessar e conhecer o nosso Site: www.4x4brasil.com.br é só se cadastrar e conhecer esse maravilhoso mundo do OFF-ROAD, e se você quiser entrar direto no tópico que abrimos sobre o assunto www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1638 cadastre-se e informe aos nossos colegas as vantagens do seu produto, com certeza vão ser realizados ótimos negócios. Já ia me esquecendo, no Forum também há vários Suzukis, Engesas, Land River, Niva, Troller ..... .

Abraços!


Ian Moreira


Resposta:


Prezado Ian,
Gostaria de agradecer o interesse e informar que visitei o fórum. Está de parabéns! Também possuo um Jeep Willys 58.
O Blower pode ser instalado a princípio em qualquer motor. O que limita sua instalação é praticamente o espaço físico no cofre do motor.
Apesar de dispormos de compressores para praticamente todos os motores, nós infelizmente não dispomos de kits pronta entrega para todos os modelos e o motor 2.3 é um que não dispomos.
Aproveitando as dúvidas do fórum, eu tive a oportunidade de ver este Jipe do Borges com Blower e posso assegurar que ele foi instalado de forma errada. Este é o motivo do barulho na admissão. O Blower faz um barulho sim e pode ser comparado dos dois modelos de Fiesta. Um com e outro sem compressor. O com o compressor emite um sumbido característico, porém nada que incomode.
O maior problema é que tirando o compressor do Fiesta, todos os outros são importados. É por isto que o custo ainda é alto.
O custo mais em conta está para instalar um Blower no motor AP Diesel. Estamos desenvolvendo o kit e deverá estar pronto em fevereiro.
Eu tentei me cadastrar, mas não consegui o acessar,
Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelos telefones 11 9144 7755 / 3115 2855 ou via e-mail blower@blower.com.br para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,
César M. Simões[/color]

Guilherme Crazy
06/01/2004, 23:57
bom axo q esta tudo esplicado
melhor encerrar esse assunto!!!

_______________
Guilherme H. Souza
A Procura de um Jipe

Henrique Josino
07/01/2004, 01:20
eai pessoal...

Outra vantagem do blower sobre o notor turbinado e o efeito chamado "turbo lag", em que é aquela demoooora pra "encher" a turbina e alcançar sua pressão ideal de trabalho, no blower não ha isso ja que ele funciona com uma polia ele sempre esta "cheio"....

A Turbina que vem nos novos motores da maxxion(international) 2.8 powerstroke, ja vem com o sistema de turbina TGV, que tem aletas variaveis, assim e quase nulo esse efeito.

[]'s turbinados

Luis Assis
07/01/2004, 12:26
Eu tentei me cadastrar, mas não consegui o acessar,
Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelos telefones 11 9144 7755 / 3115 2855 ou via e-mail blower@blower.com.br para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,
César M. Simões[/color]

Acho que agora ele ja faz parte do fórum, ta até vendendo um Powretech aqui ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1667 ), para a alegria de muitos... E Tamebm é jipeiro... Olha que coisa boa?? Quem sabe em pouco tempo, não teremos um Kit para o Georgia, Outro para o BF, etc etc...
Cesar,
Bem vindo ao Fórum!!!
[]'s Já pensando em besteira!!
Gustavo

Scacca
09/01/2004, 15:25
Esse assunto ta barra, vou tentar falar sobre oq sei dos sistemas.

Um carro ou tem turbo ou supercharger (blower) ou é aspirado, não existe tudo junto.

O Turbo é acionado entre 2500, 3000 RPM, sabemos que muito motores que usamos são de baixa rotação o q torna seu uso meio limitado.

Ja o Blower (Supercharger) funciona junto com o motor, mesmo na lenta esta ativo, conforme aumenta a rotação do motor aumenta a compressão do blower.

Hoje em dia os blowers são pequenos e tendo um espaço razoavel pode ser colocado tranquilamente sem precisar cortar paralama ou mesmo capoo.

O Blower rende menos que o turbo em alta, porém funciona na baixa, podemos optar por beep turbo, que funciona um elétrico na baixa e na alta aciona outro, porém seu custo é muito alto.

Entre um e outro eu ainda colocaria o Supercharger, pois funciona em baixa não da manutenção.

Flávio Soares Parpinelli
09/01/2004, 16:08
Olá Scacca,

Só para complementar, quando se fala em blower, associa-se ao "soprador" (tradução livre), que empurra não só ar mas a mistura toda, ou seja, ele é montado após carburador/bicos. É que vinha nos caminhões antigos. Ele é o bonitão que faz com que o pessoal tenha cortar o capo para sair o scoop e buras nos V8.
Supercharger ou compressor, é do Fiesta, Meca, etc, é o que interessa para nós :D
Eu só conheço um carro que tinha dois destes conceitos juntos, era um Lancia Stratus de Rally, era turbo e compressor. Em baixas rotações o compressor jogava ar lá para dentro, conforme subia a rotação, ele era desacoplado, através de uma valvula a entrada de ar do motor passava a vir de turbo. Ambos com intercooler próprios.
Sistema caro, complexo e pesado, não é atoa que não se ve mais.

Sergio Antunes
09/01/2004, 16:27
Fala Thiago!
O Guilherme deve estar falando de barulho da valvula intercoolada que nos blowers supercharger tem! Um barulho tipo de uma turbina de mano! :D :D
Desculpem mas não pude evitar :twisted:

Olá pessoal.

Só cheguei agora nesse tópico.
Já tive carro turbinado, e acho que o barulho que estão falando é o "espirro" da válvula de prioridades.
Quando o turbo está acionado e se tira o pé do acelerador para mudar a marcha a borboleta do carburador fecha e o ar comprimido sai por essa válvula para que a turbina não perca a rotação ( daí o barulho ). O intercooler é somente um radiador de ar ;esfria o ar que vai ser comprimido (com o ar mais frio é possível mandar mais moléculas de ar pois elas ficam mais juntas "acho que é isso").
Abraços.

Sergio Antunes.

Scacca
09/01/2004, 16:29
Valeu pelo complemento :D , acho que encerramos a conversa, cada um q veja oq é melhor para seu motor e uso.

Detalhe, seja turbo, intercooler, supercharger... seja la oq for, o importante é pra q se usa e como se usa.

Não podemos discriminar nenhum tipo de amante atomobilistico, podemos sofrer do mesmo preconceito.

Abração a todos e boas trilhas.

Luis Assis
10/01/2004, 01:14
Já tive carro turbinado, e acho que o barulho que estão falando é o "espirro" da válvula de prioridades.


Sérgio,
Na verdade o barulho que estamos falando, não é o da descarga da valvula, e sim do blower mesmo... A valvula de prioridade só faz barulho, alias quem faz não é ela, e sim o ar saindo dela em alta pressào, no momento em que se troca de marcha, ou o motor é desacelerado bruscamente, mas no caso do Blower este barulho é cosntante, ele não para nunca, esteja o carro engatato ou não, em alta ou em baixa rotação... Se voce nunca viu, passe numa video locadora e pegue algum filme do Mad-Max, o carro dele tem blower, e os cineastas fazem questão que o barulho fique bem aparente, até exagerado, quando o carro entra em cena...
[]'s zzzuuuuuuuuuuuuuuuuu, ( segunda ) uuuuuuuunindo! (
Gustavo

Sergio Antunes
10/01/2004, 18:19
Olá Lassis.

Então tá. Pensei que era o barulho do turbo que o pessoal se referia. Também sei que é o ar saindo da válvula de prioridade que faz esse barulho hehehe.
Quanto ao blower embora saiba o que é, eu nunca vi nenhum ao vivo, mas já observei em alguns filmes que tem uns certos carros com motor V8 que possuem um ronco muito "invocado" mesmo sem o blower. E um ronco bem especifico de alguns V8... um som meio quebrado não da para fazer aqui hehehe.

Abraços.

Sergio Antunes.

Cotrim
12/01/2004, 16:12
Pessoal,

Tenho um amigo que tem um fiesta SuperCharger e, pelo menos para mim, o barulho do compressor não incomoda, pelo contrário, acho que é legal. O que me preocupa é que, durante as trilhas, devido ao filtro de alta performance e o aspirador de pó(compressor), o carburador fique cheio de poeira e termine com a diversão.

[] comprimidos

Marcelo
13/01/2004, 13:20
O que me preocupa é que, durante as trilhas, devido ao filtro de alta performance e o aspirador de pó (compressor), o carburador fique cheio de poeira e termine com a diversão.
Pessoal,

Esse é um dos grande problemas de motores turbinados para essas aplicações. :? A menos que seja feito um snorkel, :) caso contrário, fica praticamente inviável ter um componente desse no motor. :cry:

Imagina aquele atoleiro, que parece um grande poça d'agua, que você embica o jipe e já somem os faróis... é só acelerar pra puxar toda a água-lamacenta pra dentro do motor. :evil: :evil:

[s] aspirados,

caj
13/01/2004, 21:59
existe um site nacional www.blower.com.br
o turbo rende melhor de média a altas rotações e blower rende melhor em baixas.
abraços

bunny
02/02/2004, 20:08
Deixa eu me intromenter um pouco hehehehe

Dependendo do tamanho da turbina, ela começa a encher em baixas rotações. Já vi turbinas que com 1,500 rotações já começavam a encher. Isso pq ela depende da velocidade dos gases do escapamento para rotacionar as "pás" da parte quente, que vão girar um eixo q por sua vez gira as pás da parte fria. Isso todo mundo sabe eehehhehee...

Não tenho muita certeza, mas acho que uma turbina pqna, que entre em ação com 1.500 rotações, tendo pico de pressão em 3.000 RPM, aproximadamente, se encaixa na utilidade off-road.

Mas como disseram, é pedir pra puxar todo o pó/aguá/lama pra dentro do motor. Pra isso, é INDISPENSÁVEL o uso do snorkel... aí é só colocar um intercooler tb, e tá tudo certo...

pelo que eu percebi, está tendo muita confusão qto as nomenclaturas, entre turbo, supercharger, blower e aspirado.

bom, espero não ter falado besteira, mas acho q um turbo pqno, bem instalado, melhoraria sim a potência e torque dos jipes;

e sem esquecer a válvula de prioridade, pro famoso TSHHHHIII depois de sair do atoleiro =)))

[]s aspirados, ou com alimentação forçada de ar.

fugger
03/02/2004, 00:00
...esquecer a válvula de prioridade, pro famoso TSHHHHIII depois de sair do atoleiro =)))

J :shock: á imaginaram esse alívio quando vc tá atolado naquela poça de água e tira o pé do acelerador? :shock: :cry: :? O efeito será o mesmo que deixar entrar água pelo escape. :cry: :cry:

[]'s

bunny
03/02/2004, 10:11
...esquecer a válvula de prioridade, pro famoso TSHHHHIII depois de sair do atoleiro =)))

J :shock: á imaginaram esse alívio quando vc tá atolado naquela poça de água e tira o pé do acelerador? :shock: :cry: :? O efeito será o mesmo que deixar entrar água pelo escape. :cry: :cry:

[]'s

acho q não fugger...

o espaço na válvula de prioridade por onde o excesso(?!) de pressão sai é mínimo... e é saída de pressão, então ele não puxa ar pra dentro hehehehe

e isso foi só uma piada... ficaria ridículo um jipe com válvula de prioridade heheheheh

se bem q se eu tivesse um turbo diesel, ia querer ouvir a turbina enchendo o tempo todo hehehee

Marcos ET
05/02/2004, 01:47
Pra engrossar mais o caldo de informações, lembro que o principal motivo de motores ciclo Diesel usarem turbocompressores é bem simples: a maneira como estes motores trabalham favorece o fornecimento de torque em baixa RPM, sentindo dificuldade de "respirar" em alta, quando o turbo entra pra reforçar esta limitação.

Desta forma, nao sendo necessário mais ar pra dentro do motor em RPMs baixas... (além doque o motor Diesel nao tem borboleta pra controlar o fluxo de ar...)

Nos motores Gasolina, a tendencia é de "acordarem" em RPMs mais altas e renderem mais e mais em giros elevados... desta forma, um Turbo também serve para suprir a falta de fôlego em altas rotações (um motor 2.0 chega a perder tanto na admissão em altas RPMs que fica com o tamanho de um 1.5 em Cm3), tanto quanto o blower, mas em baixas? claro que existem turbinas que enchem logo as 2.000RPMs mas um blower já tá lá, funcionando desde uns 800RPM do motor... bem no estilo de motores usados em Jeeps, que "querem" torque e potência logo em baixa pra nao "esguelar" demais... (Perguntem para o Chuck Norris hehehe ele tinha um Jeep com Blower onde usa pra patrulhar um parque florestal...)

Markito Amato
05/02/2004, 10:02
Olá, pessoal!

Eu estava corujando o assunto até que me lembrei de uma coisa que vai bem de encontro ao que está sendo falado aqui. :roll:

Há uns 9 anos, no final do tempo das vacas-gordas, tivemos uma lancha com um motor Volvo-Penta QAD-42 Diesel com rabeta Duoprop. Até aí nada demais. O bacana era que esse belo seis cilindros tinha um blower e um turbo que funcionavam em conjunto. Até 3 mil giros o blower "gritava" e "enchia" o motor que era uma beleza. Dava até para puxar esqui. De 3 mil para cima entrava o turbo assobiando e botando a lanchinha para voar. :D

O mais curioso é que, enquanto os amigos de nossa família prestavam atenção ao mar, eu ficava completamente entretido com o funcionamento daquela máquina. Sem dúvida, uma beleza sueca! :wink: :D

Agora eu pergunto: por que não tem esse tipo de conjunto em veículos utilitários. Ao meu ver, seria o melhor de dois mundos, principalmente, em se tratando de motores a Diesel que, ao contrário do que muitos acreditam, são péssimos para trilhas. O bom mesmo são os V6 e V8 à gasolina acoplados a câmbios automáticos!!! :shock: :wink:


Abraços,

Thiago Rodeghel
05/02/2004, 16:38
...esquecer a válvula de prioridade, pro famoso TSHHHHIII depois de sair do atoleiro =)))

J :shock: á imaginaram esse alívio quando vc tá atolado naquela poça de água e tira o pé do acelerador? :shock: :cry: :? O efeito será o mesmo que deixar entrar água pelo escape. :cry: :cry:

[]'s

Acho q não entra agua por ali não Fugger :D

A pressão q sai por ali é alta :roll: , e quando sai, não entra nada mais, ela se fecha :)

No Gol e Parati Turbo, por exemplo, essa válvula é conectada, se não me engano, direto para o escap :D , por isso faz o mínimo de barulho da turbina :wink:

Mas se for isso sua preocupação, pode fazer nesse esquema...

[s]

bunny
05/02/2004, 19:11
Ow thiagão

nos carros com turbo original, como gol, parati, a3 etc, não existe a válvula de prioridade, famosa por fazer o tshiii...

o q se escuta mesmo é o enchimento da turmiba, mesmo assim mínimo...

agora, o q o sistema faz com a pressão q não foi usada, não me pergunte hehehe

[]s!

Thiago Rodeghel
05/02/2004, 22:00
Ow thiagão

nos carros com turbo original, como gol, parati, a3 etc, não existe a válvula de prioridade, famosa por fazer o tshiii...

o q se escuta mesmo é o enchimento da turmiba, mesmo assim mínimo...

agora, o q o sistema faz com a pressão q não foi usada, não me pergunte hehehe

[]s!

Então Bunny :D

Parece q é ligado no escapamento a saída, por isso não se escuta a turbina, já a turbina em funcionamento, escuta-se, mas é mínimo o barulho dela funcionando :wink: Todo desempenho, mas sem perder conforto :roll: Parece q é uma mangueira, ligado no escap, aí chega o barulho no silencioso, e quando sai nem se percebe o "schiii"... Mesma coisa os A3 1.8T e Golf GTI

Todos os carros com esse tipo de turbina, tem q ter a válvula de prioridade :shock:

[s]

bunny
05/02/2004, 22:32
entendi agora o q vc tá dizendo heheheheh

mas então o barulho da descarga acaba abafando o barulho do alívio??? seria isso tb?? ou a válvula desses carros vai liberando progressivamente???

[]s

Henrique Josino
05/02/2004, 23:45
entendi agora o q vc tá dizendo heheheheh

mas então o barulho da descarga acaba abafando o barulho do alívio??? seria isso tb?? ou a válvula desses carros vai liberando progressivamente???

[]s

Isso mesmo ela libera progressivamente, ja a valvula de alivio libera tudo de uma vez só, por isso o barulho "shiii..." :D


".....principalmente, em se tratando de motores a Diesel que, ao contrário do que muitos acreditam, são péssimos para trilhas...."

Markito Amato

ao contrario acho muito superior ao motores a gasolina, atualmente os motores diesel tem alta tecnologia, da uma olhada no site da inernational
http://www.maxion-motores.com.br/Motores_Menu.asp?Tipo=1&Idioma=1
tem motor de 95 hp a quase 400hp, :shock: os novos motores 2.8 da Intenational como da MWM são otimos motores ja tive Willy com opala 6cc 250s andava muito bem, :? mas ja andei em jipes com a mesma configuraço so que um 2.8 mwm e não perdia em nada. achei muito superior, fora na água que o diesel leva muuuuita vantagem..

[]'s defensores dos fracos e comprimidos.... :wink:

Martin Melcop
06/02/2004, 07:15
entendi agora o q vc tá dizendo heheheheh

mas então o barulho da descarga acaba abafando o barulho do alívio??? seria isso tb?? ou a válvula desses carros vai liberando progressivamente???

[]s

Bunny,

os carros com turbo de fábrica são regulados para ter uma pressão baixa no turbo, sempre menos de 1 BAR, para ter durabilidade. Já o pessoal que prepara carro coloca turbos com pressão muito superior, por esse motivo que eles desta vávula!!!

[]´s da galera do diesel (mas quem num queria ter um V8 redendo fácil uns 300 cv)

nepomuk
06/02/2004, 09:07
Galera! Heil!

Olhei esse tópico e não consegui me segurar.
Eu trabalho com rolamentos e participei do desenvolvimento do projeto SUPERCHARGER da EATON e gostaria de esclarecer dúvidas gerais.

Uma Turbina (turbo) é um dispositivo que aproveita os gases de escape para aumentar a compressão do ar na câmara de combustão a altas rotações. O turbo só aciona após 3 ou 4.000 giros dependendo da regulagem (se for do tipo regulável). Ídeal para motores de baixa potência e alto torque (diesel). Regula o consumo de acordo com o "peso" do seu pé.

Compressor (Blower/ supercharger): Trata-se de um compressor de funcionamento contínuo solidário ao motor (correia). Funciona a qualquer rotação aumentando a compressão na câmara de combustão. Aumenta consideravelmente a potência (em até 30%) bem como o consumo de combustível (em até 50%) e não há como economizar "pisando" menos.
Ideal para motores com alta potência e baixo torque (gasolina/alcool).

Na minha opinião, para uso 4x4 é mais indicado uma turbina.
Os superchargers são ideais para carros de estrada com motores entre 1.0 e 1.6.

Abraços,

Thiago Rodeghel
06/02/2004, 16:25
os carros com turbo de fábrica são regulados para ter uma pressão baixa no turbo, sempre menos de 1 BAR, para ter durabilidade.


Fala Die Hard

Não sei se sua informação está correta, me parece q os motores 1.0 16v Turbo da VW tem cerca de 1.2, 1.4 de pressão (é algo assim :roll: ) Mas aí o motor já é preparado direto na fábrica, pistões, cabeçote, bielas, e outros são modificados :D

A não ser q vc esteja falando dos Diesel, aí já naum sei :)

[s]

bunny
06/02/2004, 18:09
thiago.. sei não, mas se não me engano li em algum lugar, q por via de lei, todo motor turboalimentado de fábrica, não pode sair com pressão superior a 1Kg...

eu lembro q meu cunhado tinha um tempra stile, turbo de fábrica, e ele colocou o manômetro, marcou 0.9kg...

se não me engano, os gols e paratis e 1.0s todos v~em com 0.8 kg de pressão, até por durabilidade... se não for menos...

pq um amigo meu rodava com um palio 1.0 8v com 1.0kg de pressão e era um fuguete....

creio q é isso, mas não custa nada dar uma telefonada no 0800 da volks... alguém tem o número???

[]s turbinados.

Danniel Pizatto
06/02/2004, 18:49
Me parece que os carros turbo da Audi - Volks saem de fabrica com 0.8 BAR..

Ja a F-250 diesel 6cc tem 1.2 originais ;) o bicho enche la pelas 2.200 RPM e ai e so alegria :D

Martin Melcop
06/02/2004, 20:17
Fala Die Hard

Não sei se sua informação está correta, me parece q os motores 1.0 16v Turbo da VW tem cerca de 1.2, 1.4 de pressão (é algo assim :roll: ) Mas aí o motor já é preparado direto na fábrica, pistões, cabeçote, bielas, e outros são modificados :D

[s]

pode ateh ser.... nao tenho certeza... mas 1.4 de pressão eh muito... muito mesmo.... me lembro pois quando quis preparar o meu golzinho o cara falou em colocar 1.2 e o carro ia ficar endiabrado.... claro q num soh fazer isso teria q mudar sistema de freio, comando de vávulas e outras coisas....
num me lembro direito... faz tempo, sabe jovem com 18 anos... ha ha ha

agora soh no meu diesel... devagar mas sempre....

[]´s da turma lenta (diesel)

Thiago Rodeghel
06/02/2004, 21:55
Fala aí Die Hard e bunny :D

Confirmei em uma revista especializada :shock:

E a turbina dos motores VW 1.0 16v Turbo, é um modelo .33/.33 com 1.4kg de pressão :) q rende 112cv/5500rpm e torque de 15,8/2000rpm :shock:
Olha o torque em baixa rotação 8)

Agora é saber tbm se 1bar de pressão é igual a 1kg de pressão da turbina
Podemos estar fazendo confusão com isso :roll:

[s]

Flávio Soares Parpinelli
06/02/2004, 23:17
Olá pessoal,

Tem bastante informação confusa e errada neste tópico, vou tentar comentar algumas mensagens aqui:
1) Valvula de alívio: É a que regula a pressão com que irá trabalhar o turbo. Fica direto na turbina ou no coletor, a saída dela é ligada no escapamento. (dá para fazer o controle de pressão com outra valvula tb, mas não é caso aqui)
2) Valvula de prioridade: É a que desvia o ar que estava indo para o motor quando fechamos a borboleta. Em todos os carros originais e em 90% dos adaptados tem. Para pressões baixas e quando o cara não quer quebrar a cabeça com a injeção, pode-se abrir mão dela.
É a que faz o tshiii.
Nos originais ao invés do ar ser desviado para a atmosfera e fazer a tshiii, ele retorna para a entrada de ar, nem emitindo nenhum som.
3) Pressão máxima de carro original ser limitada a 1kg foi boa :D No Gol turbo ela dá um PICO de 1,4bar, depois cai. A maioria dos originais hoje em dia são assim (a pressão varia), a valvula de alivio é controlada pela injeção.
4) A rotação em que a turbina vai começar a dar pressão pra valer, nao tem nada a ver com regulagem... e sim com o projeto (tamanho, coletor, tipo do motor, etc) e acerto do carro... (mais ponto e mistura, vai dar mais potencia em baixa e consequentemente mais vazao, logo encherá mais rápido)
5) 1bar = 1kg/cm2 (quase) no popular virou "kg"

marcelo nunes
25/02/2004, 23:07
Galera! Heil!

Olhei esse tópico e não consegui me segurar.
Eu trabalho com rolamentos e participei do desenvolvimento do projeto SUPERCHARGER da EATON e gostaria de esclarecer dúvidas gerais.

Uma Turbina (turbo) é um dispositivo que aproveita os gases de escape para aumentar a compressão do ar na câmara de combustão a altas rotações. O turbo só aciona após 3 ou 4.000 giros dependendo da regulagem (se for do tipo regulável). Ídeal para motores de baixa potência e alto torque (diesel). Regula o consumo de acordo com o "peso" do seu pé.

Compressor (Blower/ supercharger): Trata-se de um compressor de funcionamento contínuo solidário ao motor (correia). Funciona a qualquer rotação aumentando a compressão na câmara de combustão. Aumenta consideravelmente a potência (em até 30%) bem como o consumo de combustível (em até 50%) e não há como economizar "pisando" menos.
Ideal para motores com alta potência e baixo torque (gasolina/alcool).

Na minha opinião, para uso 4x4 é mais indicado uma turbina.
Os superchargers são ideais para carros de estrada com motores entre 1.0 e 1.6.

Abraços,

Como tive uma oficina de preparação e turbinamento até 1998, tendo instalado quase 270 kits em automóveis diversos, creio poder responder às indagações sobre o assunto e corrigir algumas distorções.

Um turbo bem dimensionado (não existe "turbo regulável) , já é sentido a partir de 1500 rpm. O que vai influir na rotação em que ele se torna mais perceptível é a escolha correta da turbina. Turbinas grandes demais demoram mais para "encher ".

Um turbo não se "aciona" a determinada rotação. Assim como um bower ou compressor volumétrico, ele começa a girar no instante em que o motor é ligado, movido pelos gases de escape. Só que seu efeito só é sentido quando se atinge rotações mais altas.

O acréscimo de 30% não é "razoável". Com turbo a apenas 1 bar de pressão se obtém de 85 a 95% de acréscimo de potência, aproximadamente, sem mistérios.

marcelo nunes
25/02/2004, 23:10
[quote="bunny"]thiago.. sei não, mas se não me engano li em algum lugar, q por via de lei, todo motor turboalimentado de fábrica, não pode sair com pressão superior a 1Kg...

eu lembro q meu cunhado tinha um tempra stile, turbo de fábrica, e ele colocou o manômetro, marcou 0.9kg...

se não me engano, os gols e paratis e 1.0s todos v~em com 0.8 kg de pressão, até por durabilidade... se não for menos...


Não existe essa disposição legal. Todo turbo feito fora de fábrica será ilegal e passível de apreensão, a não ser que regularizado no Inmetro, ou Fei, ou outro órgão do gênero. O Tempra Turbo trabalhava a 0,8, podendo realmetne dar picos de 0,9 em casos específicos (uma retomada longa em 5ª por exemplo) e o manômetro é original de fábrica nesse carro.

marcelo nunes
25/02/2004, 23:17
Fala aí Die Hard e bunny :D

Confirmei em uma revista especializada :shock:

E a turbina dos motores VW 1.0 16v Turbo, é um modelo .33/.33 com 1.4kg de pressão :) q rende 112cv/5500rpm e torque de 15,8/2000rpm :shock:
Olha o torque em baixa rotação 8)

Agora é saber tbm se 1bar de pressão é igual a 1kg de pressão da turbina
Podemos estar fazendo confusão com isso :roll:

[s]


1 bar = 1,033 kg/cm2
Arredondando e simplificando: 1 bar = 1"kg"

haundrich
01/03/2004, 19:37
Legal o nível de discussão, pessoal.

Não me lembro quem falou que blower não combina com jipes, então aqui vai uma forcinha....

Tempos atrás fui convidado pelo mecânico Lambretta a dar uma olhadinha numa pajerinho, TR4, utilizada para competição, na sua oficina.

Olhei embaixo do motor V6, ali no protetor de carter, e dei de cara com um blower. Senão me engano, é original de fábrica (posso estar falando bobagem, mas olhando atentamente, só mesmo de fábrica para caber ali.. motor japonês...já viu , nô?)

Interessante que tem um botão de acionamento idependente (original no painel), no melhor estilo madmax. Vai para 250 Cvs, senão me engano..

O funcionamento em baixa rotação é A N I M A L . Barulhinho BÃO de ouvir.. he he he

Então... porque não dá para usar blower no jipe?
[ ]'s

Thiago Rodeghel
01/03/2004, 20:01
Legal o nível de discussão, pessoal.

Não me lembro quem falou que blower não combina com jipes, então aqui vai uma forcinha....

Interessante que tem um botão de acionamento idependente (original no painel), no melhor estilo madmax. Vai para 250 Cvs, senão me engano..

Então... porque não dá para usar blower no jipe?
[ ]'s

Concordo com vc :D

Acho q um blower, no uso Off Road em geral, vai muito bem sim :)

Quem discordar, bom q atire a 1ª pedra :twisted: :P

[s]

marcelo nunes
01/03/2004, 20:02
Blower combina com Jeep sim, não vejo porque não.

Pode não dar um resultado emacréscimo de torque e potência equivalente ao de um turbo em determinadas situações, mas sua maior simplicidade é um fator a ser levado em conta.

Luis Assis
01/03/2004, 23:08
Acredito que as pessoas que dizem que nao combina, é por que o bagulho vai sugar uma quantidade muito grande de ar, mesmo em baixa rotação, e ja pensou isso na trilha?? Haja filtro de alta performance...
Posso estar errado, mas é isso que penso...
[]'s
Gustavo

haundrich
02/03/2004, 08:00
Iassis

A questão do filtro de ar é interessante. O que vi em reportagens do pessoal de raly, é que eles substituem o elemento filtrante no final de cada dia. Eu vi como fica.. uma imundice !! coisa de loko...
Dependendo da trilha, se úmida , não deverá refletir tanto.
Também o filtro tem que ser dimensionado como se fosse um motor grande, por exemplo, o que deve dar um período de troca razoável

[ ] engeseiro
Flávio

monge
02/03/2004, 10:22
Fala Gente... :D

Bom eu sou um dos que disse que blower e jeep não combinam. :(

justamente por causa da poeira sugada pra dentro. :shock:

Imagina vc entrando numa poça de lama bem umida. Aquela agua barrenta caindo no blower e sendo aspirada pra dentro? :D :shock:

Ou então nos deslocamentos a trilha, vc pega estrada de chão, vc está no meio do comboio digamos de 20 jipes... chupando a poeira de 10 jipes que vão na sua frente... :shock:

Agora se alguém tem uma fabrica de elementos filtrantes... :roll: Ou dinheiro pra ficar trocando sempre... :roll:

Eu colocaria um blower sim. Mas num Dodge GT, Maverick, ou outro carro de asfalto. :D

[]'s sem blower

Eugênio

haundrich
02/03/2004, 10:58
Monge

Vou dar uma investigada. Nesta Pajeiro que vi, com Blower, estava devidamente equipada com Snorkel, também original.
Detalhe: Esta pajeiro é utilizada em Rally, tipo dos Sertões e afins.
Logo, deve sofrer com poeira, do mesmo jeito que vc descreveu.

Escreverei assim que conseguir algo sobre filtro de ar para estes sistemas.. Mas não dever ser muito segredo, uma vez que está cheio de carros turbinados em trilhas e rallys.
Particularmente acho que a turbina desloca mais ar que o blower. Pois justamente ela atua em alta rotação, ao contrário do blower, que é otimizado para acompanhar toda a faixa do motor. Pode ser que o filtro de ar para este sistema seja mais simples do que os turbinados..

[ ]'s empoeirados

Flávio

Wallace
02/03/2004, 14:22
Oi Eugênio,

Tanto faz ter um Blower, turbo ou ser normalmente aspirado segundo sua "teoria" do pó, lama, água, etc.
Só motores elétricos ou similares é que seriam possíveis de utilizar segundo sua "teoria".

monge
03/03/2004, 00:28
Fala Gente... :D

Bom, não é teoria não... heheehhe é que pro assunto serguir tem que ter alguém pra dar o contra... :D

Só estou fazendo este papel :D

Só vi blower em carros antigos, e de perto, de colocar a mão só uma vez, mas estava todo desmontado... então nem sei como funciona num jeep. Sei agora pelo que estou acompanhando aqui. :D

[]'s sendo apenas o cara do contra...

Eugênio

haundrich
03/03/2004, 09:43
Monge e pessoal

Confirmei algumas coisas interessantes da Pajeiro motor V6 .

O blower que foi instalado (original e vendido como opcional da mitsubishi), continuou mantendo o MESMO filtro de ar ORIGINAL da Pajeiro, acoplado ao snorkel também original Mitsubishi.

Único detalhe para colocar o blower, é que foi a retirada de um elemento filtrante para funcionar com este sistema, e reduzir o período de troca deste filtro de ar. Se vc trocava o elemento a cada 10.000 kms, passou a troca a cada 5.000. Ou seja, um elemento a cada troca de óleo, e não como a gente faz, 5000 km filtro de ar novo , troca oleo, passa um ar no filtro,5000 kms filtro velho....

É claro que o filtro de ar desta Mitsubishi tem algumas particularidades. Provavelmente não deverá ser de papel comum, e sim algo um pouco mais reforçado (como papel e telas de reforço) em função da velocidade do ar ali dentro, e não da poeira.

Como vimos acima, filtro de ar em blower não é um bicho de sete cabeças para ter que ser sócio de uma fábrica de filtros..... Melhor é continuar sendo sócio da petrobrás he he he he he

[ ]'s filtrados
Flávio

haundrich
04/04/2004, 12:25
Eu esqueci de mencionar algo que consideraria muito simples e muito importante sobre filtros de ar, blower e turbos....e poeira.

Na pajeiro lembro de ter visto um sistema que evita que um excesso de poeira entre para o filtro de ar, sobre carregando-o prematuramente..

É um sistema de ciclones , que fazem com que o ar em velocidade, atinja suas paredes circulares e forçam este mesmo ar a girar em círculos, em alta velocidade. E então a força centrífuga faz o seu trabalho : A poeira mais pesada que o ar tende a ficar nas paredes deste ciclone, e perder velocidade por causa do seu desenho, até ser eliminado para fora. E o ar mais limpo é "tomado" no centro deste ciclone. Então vc pode enfiar o carro na poeira, tranquilo.

Exemplos?
1. Colheitadeiras modernas possuem um chapéu em cima do filtro de ar, devido a imensa poeira liberada pela mesma.
2. Lembra daqueles primeiros Volvos bicudos brancos? Verifique nno seu capô, lado de fora direito, uma caixa de plástico preto, onde é a tomada de ar. Vc irá verificar vários círculos dentro desta caixa. São os multicilcones..

[ ]'s empoeirados
Flávio

04/04/2004, 12:48
O filtro da Kombi não usa sistema semelhante aos dos Ciclones?

Henrique Josino
04/04/2004, 13:07
Os Snorkels da Safari funciona assim também....

[]'s

Eduardo Chaves
04/04/2004, 15:27
Henrique,

Sabe se encontra apenas essa parte de cima do snorkel da Safari à venda ??

[]'s...

haundrich
04/04/2004, 15:39
Valeus Henrique

Bom saber disso.. Daqui a pouco estarei especificando um snorkel para o Ursus, e com certeza será incluido na minha lista de cotações..

Aproveito para mandar um artigo da planeta off road, do jipe do Borges, que está equipado com blower
http://www.planetaoffroad.com/p08f.htm

"
Durante o período de adaptação do câmbio, Borges encontrou, "jogado" em uma oficina, o blower que equipa o Jeep atualmente e comprou-o pela bagatela de 450 Reais (este mesmo equipamento, novo e colocado, custa em torno de 1.800 Dólares). Feitas as devidas adaptações, o blower foi instalado e a construção do Super Jeep foi concluída com a colocação de direção hidráulica, tanque com capacidade para ....."

" ...Borges: A capacidade de vencer obstáculos é incomparável. Efetivamente estando com a pressão correta dos pneus (em torno de 9 Libras, já que estão com câmaras americanas especiais), bloqueio ligado na frente e atrás, ele praticamente não pára. O consumo na cidade está em 5 km/l, pois o torque de aproximadamente 29 kgf empurra o jipe sem precisar muito pedal. Mas, se apertar, o blower entra despejando 40 cv a mais que, além de dar muita força, bebe bem. Difícil dizer quanto seria seu consumo em trilha, mas o tanque de 78 litros não deve mais me deixar sem combustível pelo caminho... A velocidade final eu não tenho nem idéia, mas ele anda a 110 km/h com 3.100 rpm, sendo que o bloqueio de giro entra em ação somente aos 5.000 rpm. Portanto acredito que chegue tranqüilamente aos 140 km/h, o que eu não recomendaria para nenhum jipe....."

[ ]'s
Flávio

Vinicius Hauagge
15/06/2004, 11:46
Bem, nao entendo nada do assunto (mas sempre desejei colocar um blower no meu jeep, que tem o motor georgia 2.3, que segundo alguns tinha blower ou turbo original, quando era exportado para o EUA).
Mas nao é por isso que estou escrevendo.
Meu mecanico esta fazendo a revisao de uma TR4 que ira participar do Rally dos Sertoes 2004 (ele ira fazer o apoio da equipe tb) e fui dar uma olhada no carro. Ela tem motor 4 cilindros (acho que é o original da TR), a alcool, com 5 bicos de injeçao e blower.
O carro é da propria mitsubishi e ela cedeu para uma dupla de pilotos aqui da minha cidade participarem de algumas provas.
Se alguem quiser algumas informacoes referentes ao blower e demais equipamentos, gentileza fazer as perguntas, que se for possivel, tentarei obter os dados junto com o mecanico.
abraço
vinicius

haundrich
15/06/2004, 12:15
Caro Vinicius

Sei que não faz parte do assunto blower versus turbo, mas já que foi aberta a perguntas sobre a TR4....

Vc disse que o motor 4 cc desta TR4 está no álcool.
Gostaria de saber se foi feita alguma alteração a mais, além da mudança de combustível? Ex: Remapeamento de chip (se foi feito, onde foi?), alteração da taxa de compressão, o esquema do 5 bico...
[ ]s'
Flávio

Vinicius Hauagge
15/06/2004, 13:25
Beleza, vou ver o que consigo. A tarde vou passar na oficina e tentar obter as respostas.
Abraco
Vinicius!

Vinicius Hauagge
17/06/2004, 09:20
Não obtive muitos dados, mas segue algumas informacoes sobre o veiculo.
A TR4 foi preparada na empresa do Mauricio das Neves, de Curitiba, que tb é piloto que participa de varias provas nacionais.
O modulo de injecao é original, mas parece que os bicos e alguns outros sensores foram trocados por da marca BOSCH.
O blower pode ser "ligado" e "desligado" atraves de um sistema parecido com o do ar condicionado dos veiculos normais, parece que fizeram isso pra nao perder muita potencia com a correia do mesmo.
O bico extra foi instalado dentro do blower e é acionado mediante uma chave independente.
Foi instalada ainda uma bomba de combustivel adicional, também acionada de forma independente da principal.
Como disse antes, o funcionamento dela é a alcool e com o blower e o bico adicional ligado parece que o consumo beira os 2,5 km litro.
Ficou muito brava para andar, subindo o giro super rapido, com um excelente torque em baixa rotação.
Esse veiculo vai participar no sertoes 2004 na categoria REGULARIDADE (parece que é o primeiro ano que vai ter essa categoria) .
Qualquer coisa, entre em contato!
Abraço,
Vinicius!

Eduardo Chaves
17/06/2004, 17:52
Vinícius,

Conseguiram descobrir qual blower está instalado ? Marca/modelo ?

[]'s...

Vinicius Hauagge
21/06/2004, 08:34
A única informacao que obtive é que o blower instalado é o que vem de serie na mercedes compressor.
abraço
vinicius!

dero
01/06/2005, 10:51
A grande maioria dos Blowers/supercharges instalados no Brasila sao Eaton, ou em se tratando de V8, devido a grande capacidade volumétrica X menor custo, usa-se os grandes detroit diesel, provenientes de caminhoes americanos (desmanche).

Eu particularmente prefiro o blower ao turbo, devido ao menor aquecimento do ar admitido (=mais potencia e menos danos ao motor) , devido a nao "cozinhar" o óleo do motor (tem sistema de lubrificação independente e com autonimia de + de 50.000km), não desregular (não trabalha com válvulas reguladoras), manter pressão uniforme em todos os giros (menos lag), baixíssima manutençao.

Problema em relação ao turbo = preço.


A) Preparação Para Performance e em carros injetados (com HIS, bico supementar, compressor, filtro):

Horse Power (Rio de Janeiro): 21 2501.9099

Blower Company (São Paulo): 11 3115.2855/9144.7755

Street Car Performance - SPOCK (Sao Paulo) 11 3931.7419/9136.3096 - especializado em V8



B) Preparaçao para melhoria de torque em carburados (e bicombustivel em carburados!!! o carro sendo original gasolina trabalha tb com álcool) NAO TRABALHA COM INJETADOS nem praparaçao pesada.

Seu Juca (Jacareí-SP): 12 3952.6454



valeu

pboratto
01/06/2005, 17:21
Olá pessoal !

Alguém tem informação de instalação de um superCharger em uma Toyota Hilux SW4 diesel 2.8D ? ou outro motor diesel similar ?

Pelo que andei lendo no tópico, ninguém abordou sobre a perda de potência inicial na instalação do supercharger, penso que mais uma polia no virabrequim teria o mesmo efeito da polia do ar condicionado. Tá certo que o acréscimo de potência gerada irá compensar a que ele rouba.

Um abraço

dero
01/06/2005, 18:29
pboratto,

A instalação em qquer motor ciclo otto ou diesel é teoricamente possível !

Tanto a turbina qto o blower geram perdas, a turbina bem menos, o blower bem mais, mas o ganho do blower é infinitamente superior às perdas, de modo q o saldo é sempre positivo (e como é!).

Qdo se ouve falar em perda de potência inicial no blower pode saber q é teorização (porém verdadeira) e não de prática (cujo saldo é sempre ótimo).

Para vc ter uma idéia diz-se q as perdas do blower são de 30 a 50% do valor de cv ganhos por ação de arrasto da correia/polia/tensionador/blower que não estavam lá antes, mas gera-se tanta potência (leia-se desde a marcha-lenta) q a perda nem é computada no final.

Continuo afirmando q a única desvantagem realmente relevante contra o blower no Brasil é o preço.

Digo no Brasil pq nos EUA os preços são em conta e ainda eles ainda tem um terceiro e quarto tipo de compressores (os Paxton e os Booshead- Electric Supercharger) cuja concorrência baixam ainda mais os preços, mas isso já é outra história.



valeu

WOT
02/06/2005, 13:44
Sou membro também de outro, que visa mais a performance em pistas de arrancada, e de preparação de motores lá, é só o que se fala. Estou bem inteirado sobre o assunto Turbo, Compressor, etc.
Voltando ao assunto dos filtros de ar, gostaria de dizer q em carros preparados, ou até em carros originais geralmente se usa um tipo de filtro de ar cônico e de tecido, para maior vazão de ar e estes geralmente são laváveis, ou seja, elimina-se o problema da troca do filtro a cada 10 ou 5 mil km, tenho um filtro desses no meu jeep e até agora não tive nenhum problema.
Agora uma pergunta para os mais entendidos, no caso do compressor (blower), na hora da desaceleração, não seria vantajoso colocar uma válvula como as de prioridade do turbo? Pq nesse caso o sistema força ar p/ dentro do motor mesmo nas horas em q é desnecessário, por exemplo em marcha lenta com o carro parado, ou em uma descida utilizando freio motor.
ps: Não sei se é possível a adaptação de uma válvula assim, ou se o sistema já dispõe de uma válvula e eu não conheça, mas desde já obrigado

acoliveira
08/05/2006, 16:45
Colegas, desculpe-me a intromissão, realmente não entendi a preocupação do turbo/supercharger com relação aos filtros, até onde entendo, estes dois dispositivos aumentam de fato a admissão do ar, forçando-os para o corpo de borboletas/cilindros, mas o fato que estes dispositivos, "simulam" um motor maior, por exemplo, um motor de 2,0L com 0,6 turbo/supercharger se comporta como um motor de 3,2L, quer dizer o filtro deve estar dimensionado para um motor de 3.2L e não mais como um mtor de 2.L, não obstante o uso que voces fazem, trilha, lama, etc, realmente precisa de uma troca mais frequente, de qualquer forma, fica mais uma sugestão para o uso de filtros conicos, que são usados em carros preparados, mais por conta da manutenção(lavaveis), quanto ao uso do turbo/supercharger aplicados em trilha, acredito que o mais adequado sera o supercharger, porque o funcionamento é mais suave, imaginem a seguinte situação, você já atolado com seu 4x4, reduzida, e tudo que tem direito, ai voce bomba um pouco mais o seu jeep, com turbo, e passa das famosas 2000~3000 depende do tamanho da turbina, e sem imaginar, um aumento de torque e potencia, vai para as rodas, e que acontence, ..... além de dar um espetacular banho de lama no povo que esta atras, as rodas vão "cavar" mais um pouco o buraco, que voces se encontram, agora com o supercharger, isto não acontece, mais algumas informações o "SPOCK", voltou a trabalhar na casa dele, lá no largo da matriz da freguesia do O´, igreja velha, ele até ta anunciando no ML, o compressores de caminhão.
quanto a pressão do supercharger de trabalho, num carro como o fiesta pode-se fazer o seguinte calculo aproximado, 65 CV * 0,82 * 1,8 -> 95,94 CV, 65 potencia estimada do fiesta sem compressor, 18% perda por conta de arrasto de polia,etc e 80% de ganho (0,8 kg),e de fato o gol/parati turbo se utilizam de um recurso chamado de "overboost", bem com a marea, para que em alguns poucos momentos a potência gerada seja maior, mas no uso normal no caso da vw, a pressão de trabalho não excede 0,8kg, o compressor M24 da eaton admite somente 24 polegadas cúbicas de ar, isto presta-se para motores até 1.5L, outros compressores da eaton m35, m45 e m62, estes dois ultimos são bastante utilizados nos mercedes CLK

haundrich
08/05/2006, 22:26
Agora uma pergunta para os mais entendidos, no caso do compressor (blower), na hora da desaceleração, não seria vantajoso colocar uma válvula como as de prioridade do turbo? Pq nesse caso o sistema força ar p/ dentro do motor mesmo nas horas em q é desnecessário, por exemplo em marcha lenta com o carro parado, ou em uma descida utilizando freio motor.
ps: Não sei se é possível a adaptação de uma válvula assim, ou se o sistema já dispõe de uma válvula e eu não conheça, mas desde já obrigado

Não sou entendido, mas gosto do assunto.
Acredito que a válvula de alívio não se aplica ao blower, somente ao turbo. Porque ao tirar o pé do acelerador, a inércia criada na turbina ainda pressuriza por até alguns poucos segundos o tubo da admissão até a borboleta do carburador.
Já o blower, não existe esse tipo de inércia. A borboleta da admissão estrangula o ar antes de o mesmo ser comprimido. Daeh a resposta do blower é mais rápida que o turbo.
Fui

Marcelo
09/05/2006, 08:41
Haundrich,

O blower possui essa válvula. :wink:
Eu tenho um Fiesta é Supercharger e é possível ouvir o barulho do ar sendo liberado nas trocas de marchas quando se estica mais as marchas. Como também já vi um outro Fiesta fazer o tradicional "espirro" ao trocar de marcha - isso o dono deve ter alterado a válvula, pois de fábrica não é assim, tão alto.

Ambos os sistemas - turbo ou blower - precisam aliviar o ar comprimido quando se tira o pé do acelerador. Senão para onde vai toda a pressão que a turbina está gerando quando se fecha a borboleta de entrada de ar?

[s] turbinados,

Fabil
09/05/2006, 20:43
vixe!!! esse topico tá uma salada de coisa errada..

o marcelo tá corretissimo, tanto o blower quanto o turbo precisam ter a valvula de prioridade pois ambos em desaceracao ( principalmente o blower) continuam a pressurizar o ar na admissao.. EXCETO nos casos em que o blower é instalado APOS o corpo de borboleta, dai ele nao precisa de valvula de prioridade.
quanto a turbo, existem duas valvulas, a WASTGATE ( que é incorpodada na turbina) e a ALIVIO que possuem a mesma funcao, ou seja, bypassar os gases de escape e regular a pressao de trabalho da turbina..... e a outra valvula é a de PRIORIDADE ( tb chamada de POP-OFF) que fica na linha de admissao e libera a pressao do ar quando a borboleta se fecha , exitem modelos com retorno do ar p/ a boca da turbina e as que liberam o ar na atmosfera ( o famoso ESPIRRO)

T+

Chiari
26/06/2008, 14:27
Olá sr.s, to pensando em colocar um troço desses no meu JPX, que está com o motor 1.8Flex.

Ai vem as dúvidas, to pensando em usar esse M-24 do fiesta, vi que tem gente usando em motores maiores com bons resultados.

Não sei se um Brauler de pequeno se compota com turbinas pequenas, que enchem em menores rotaçoes, se alguem suober agradeço a informação.

Meu único objetivo é aumentar o torque em baixas e médias rotaçoes, e o mais legal com um liga e desliga dentro do carro.

Abraço a todos.

rubensx
27/06/2008, 23:23
só pra adicionar uma opção estamos fabricando superchargers centrífugos e logo estarão disponiveis no mercado com kits para cada motor:

www.atomicsupercharger.com.br

e o link que comenta sobre eles em jeeps:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

Chiari
11/06/2010, 17:28
ps: Não sei se é possível a adaptação de uma válvula assim, ou se o sistema já dispõe de uma válvula e eu não conheça, mas desde já obrigado

Olá Pessoal, são pouquissimos modelos de veículos que vemos por aqui com o Supercharger, por isso acho normal a grande quantidade de dúvidas e mitos equivocados sobre o tema.

Pesquisei muito e acabo de instalar um eaton M-45 no meu JPX, e vou postar as impressoes pois creio que possam ser úteis.

Há uma distinção fundamental entre instalar um Blower e uma turbina, a posição da borboleta. Em turbinas a sequencia de instalação é:

Filtro - Turbina - Borboleta - coletor de admissão.

No caso do Blower tambem é possível fazer assim mas traz muitas desvantagens, e o usual para Blowers é:

Filtro - Borboleta - Blower - Coletro de admissão.

Tentem lembrar do velozes e furiosos e a das borboletas acima do capo, e o Blower abaixo delas, hehe

Citei um trecho do post o WOT, e é extamente a questão que ele levanta, pois graças a isso não é necessário usar absolutamente nenhum tipo de válvula de descarga, pois, por exemplo em altas rotaçoes, para ficar mais fácil explicar, voçe tira o pé do acelerador e oBlower continua girando, porem ele não tem ar para bom bombear para o motor, e com isso não há pressão.

Bom, mas como regular a pressão já que não tem válvula? A pressão é regulada através da relação da polia de transmissão, ou seja, aumentando ou diminuindo o tamanho da polia do Supercharger.

No meu caso coloquei uma válvula de alívio pois achei que teria usinar uma polia nova para baixar a pressão, porem como isso não foi necessário travei a válvuula e assim que usinar um parafuso para tambar o buraco vou tirar a válvula, que no momento está lá literalmente, pra tapar buraco, hehe

Sei que com a evolução das turbinas e injeçoes programáveis as mesmas começam a atuar em rotaçoes menores, porem são raríssimos os preparadores que sabem fazer isso bem e que não usam turbinas muito pequenas que acabam sendo um problemas em rotaçoes maiores. Pela mor de Deus, os turbineiros não precisam mandar paralelepípedos na minha cabeça, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens e respeito todo mundo.

Porem o Charger entra em rotaçoes MUITO baixas, no meu caso trabalho com pressão máxima de 0.6Kg, e em 1000RPM, é isso mesmo, 1000RPM o bichinho da 0,5Kg. Reparem bem no que disse, ele não começa a atuar em 1000RPM, ele dá 0.5kg em 1000RPM

Isso no Off-road é sensacional, pois a diribilidade é exelente na cidade ou em trilhas, e na estrada garante um torcão gostoso, e não tão alto a ponto de comer muito combustível ou causar danos ao motor.

Não nesse tópico, mas pelo forum ouvi muitos comentários falando que eu poderia instalar o SC e minha injeção se adquaria. BALELA!

Meu motor é um 1.8 Flex, e assim que veio o pressão o motor ficou perdidaço, moral da história, acabei investindo em uma Pandoo, ai tudo se resolveu.

Mais um detalhe referente ao filtro de ar. A sugeira no mesmo é proporcinal a qualidade do ar que entra, e quanto a isso o máximo que podemos fazer é colocar esnorquel e a vazão de ar admitida pelo motor, vamos falar sobre esse fator.

Um motor aspirado, na mesma rotação, vai sugar menos ar que um com SC, por isso o filtro suja um pouco menos, porem como Sc é possível trabalhar em rotaçoes menores. Mas ai acho que é meio insignificante a diferença.

O que não é legal fazer é colocar os famosos filtros exportivos, que passa até um grão de feijão pela malha a acreditar que vai ser capaz de filtrar a mesma coisa.

Vale relatar que o troço deu muito trabalho pra instalar, talvez por falta de experiencia da minha parte, esse tambem é um fator a ser ponderado, pois uma turbina voçe compra um Kit tabajara, vai no preparador e ta tudo certo, porem com essas receitas básicas não da pra esperar muita coisa, como pressão boa a 1500RPM, ai já tem que investir um pouco mais.

Pra finalizar a mensagem que deixo é:
Dizer que supercharger não é para off-road é pura falta de conhecimento sobre o tema.

Grande abraço.

Supercharger
12/06/2010, 13:47
Cadê as fotos da bagaça? :mrgreen:

Chiari
17/06/2010, 15:24
Olá, segue algumas fotos abaixo.

rubensx
17/06/2010, 15:48
Olá, segue algumas fotos abaixo.

Opa chiari tudo bem?


Legal a adaptação que vc fez, (pusta trabalho fazer essa adaptação só quem já fez sabe) só ia sugerir vc a manter uma valvula do tipo pop-off caso a pressão se torne maior em cima da borboleta em alguma situação... (ou vc resolva trocar a polia, qual a relação vc usa? 2:1??).

No meu caso como é centrífugo ele só pode ser dessa forma que vc instalou SC - TBI - Coletor (até dá no modo IHI mas fica com lag devido a distancia da TBI, antigas turbinas eram montadas assim). Mas que no seu caso eu tentaria cair em cima da motnagem TBI - SC - Coletor.

Nesse sistema com valvula de prioridade "bypass" você pode simplesmente acelerar gradualmente sem subir pressão no motor, economicando até o combustivel. O unico problema desse tipo de instalação é que fica caro fazer o coletor (pode mandar pra Fôlego em São Paulo eles fazem o sistema). E vc coloca a correçãod a pandoo para aumentar a porcentagem de injeçãod e acordo com a pressão, assim ele só corrige e injeta mais combustivel quando o SC atuar de verdade!!!

Ex:
http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA
by MVS.. marcelãaooo que fez tb o motor AP 2.0 16v do Thiago do forum!

Outra coisa a se considerar usando a pandoo é o tempo dos bicos, que pode ser que trave pela quantidade a mais de combustivel... o certo é fazer o BSFC (na área hardcore eu postei um calculo disso) para abrir na eletroerosão os bicos se necessário...

De toda forma tem algum video do bixo andando? Parabéns por mais um SC no forum!!! :mrgreen: :twisted:

Chiari
18/06/2010, 08:23
Olá Rubens.

Voce não consegue ver na foto, mas meu jipe está exatamente como descrito no vídeo.

Porem não refiz a tubagem, apenas liguei a saída do charger ne entrada da tubagem com um tubo de aço, fica mais feio mas mais simples. A TBI está escondida pelas mangueiras acima do charger, por isso não dá pra ver.

A dinamica dele é exatamente igual a do vídeo, muito legal.

Abraço a todos.

rubensx
18/06/2010, 09:52
Olá Rubens.

Voce não consegue ver na foto, mas meu jipe está exatamente como descrito no vídeo.

Porem não refiz a tubagem, apenas liguei a saída do charger ne entrada da tubagem com um tubo de aço, fica mais feio mas mais simples. A TBI está escondida pelas mangueiras acima do charger, por isso não dá pra ver.

A dinamica dele é exatamente igual a do vídeo, muito legal.

Abraço a todos.

AAAAHHHH serio? wow, num cosegui ver direito!!!

AI SIMMMM parabéns pelo projeto, beleza não se põe na mesa cara! Importante é funcionar decentemente!!!

parabéns pelo brinquedo

Cade video do seu??? quero ver!

laionmarques
17/01/2011, 06:34
essa valvula de prioridade que esta nas fotos do seu projeto do Jeep ela nao devia ter uma mangueira do vacuo ligado nela? eu posso usar ela sem ter mangueira ligado nela?
pois estou instalando um M24 do fiesta em meu carro e pensei em usar ela pra aliviar um pouco o ar que fica em o supercharger e o coletor de adminissao.
No meu projeto será:
TBI-supercharger-coletor de admissao

eu ainda irei usar um valvula solenoide e uma valvula tipo aquelas de gás para regular a pressao inicial e usar a solenoide pra poder chegar na pressao maxima gerada pela relacao das polias.

estou certo no meu projeto?

obrigado e desculpa a falta de grafia certa pois estou com notebook sem tais recursos.

Chiari
19/01/2011, 09:13
Olá Marques,

Na verdade eu não atuializei esse tópico, os relatos sobre a instalação do SC passei a fazer aopenas lá no tópico da varejera, por isso ach legal dar uma olhada que terá novas informaçoes:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52509

Na verdade ela tem que estar ligada no vácuo sim, pois é o vácuo quem pilota a válvula.

POrem o que realmente acertou meu carro Jipe foi a válvula e utilizar duas TBIs.

TBI-Supercharge-TBI-Coletor

Um abraço.

klaus motta
25/01/2011, 21:03
Caros amigos
tenho uma f-75 com motor de h-100 diesel 2.5 minha vontade e turbinar como a verba esta baixa achei este produto no mercado livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168110486-turbina-eletrica-automotiva-ganho-de-potncia-e-economiza-_JM

Qual a opinião de Vcs
abraços
klaus

rubensx
25/01/2011, 22:21
Caros amigos
tenho uma f-75 com motor de h-100 diesel 2.5 minha vontade e turbinar como a verba esta baixa achei este produto no mercado livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168110486-turbina-eletrica-automotiva-ganho-de-potncia-e-economiza-_JM

Qual a opinião de Vcs
abraços
klaus


isso é lixo num te ajuda em nada, guarde seu dinehiro e compre uma turbina descente, esse tipo de comrpessor de plastico só server para enfeite, nào tem capacidade de comrpessão igual uma turbina nem eficiência

patto
26/01/2011, 00:26
Rubensx,

td bem?

cara, vi diversos posts seu sobre blower e, li o tópico inteiro do CJ do Thiago, que ficou show, bem como li aqui...

tenho um TR4 AT ano 2010 - motor original, 2.0 16v, flex - com 14mil km e chipado - na teoria 160cv e 23kgfm.. - a velocidade final é relativamente boa, já cheguei 175km/h no GPS, mas a retomada é mto lenta e a alternância entre 3ª e 4ª (a 4ª é overdrive, mto longa e portanto fraca) é irritante.

a dúvida é, o blower ou supercharger, é indicado para melhorar a força (torque) e, portanto, ter mais força "sempre" (em baixa ou alta rotação)?? qual seria o mais indicado (modelo e oficina) e vc tem ideia do investimento?

desculpe tantas perguntas.

obrigado
abs

Chiari
28/01/2011, 09:43
Olá Patto,

Não sou o Rubens, mas recentemete peguei uma TR-4 de um amigo pra testar e a primeira coisa que pensei foi, a solução pra esse carro é um Blower.

Era uma 2005, quando comecei a dirigir me lembrou meu JPX antes de colocar o Blower, a retomada é sofrida, se não embalar pra subir na pista gol mil te dá farol etc etc, hehe

Tirando essa característica, gostei muito do carro, e se tudo seguir como planejado devo trocar o carro da minha mulher numa TR-4. Não pretendo por SC, pois é o carro da patroa e não to a fim de mexer demais.

Ví em um outro tópico que voce está sempre em Limeira, eu moro em Limeira, se quiser dar uma volta no meu JPX com SC, entre em contato comigo. Estou reformando meu carro mas daqui uns 15 dias já deve estar rodando. Não respondi a esse tópico pois faço trilha em Leme, e não em Limeira, pois as trilhas lá são mais truncadas. As vezes que andei em Limeira foi basicamente carreador de cana, ai desanimei de andar em Limeira.


Porem colocar SC não é tão trivial quanto imaginei quando comecei minha adaptação, não sei como sua injeção vai responder, ou se vai ter que colocar uma programável, o que tambem tem lá suas desvantagens.

Um abraço.

patto
28/01/2011, 10:09
Olá Patto,

Não sou o Rubens, mas recentemete peguei uma TR-4 de um amigo pra testar e a primeira coisa que pensei foi, a solução pra esse carro é um Blower.

Era uma 2005, quando comecei a dirigir me lembrou meu JPX antes de colocar o Blower, a retomada é sofrida, se não embalar pra subir na pista gol mil te dá farol etc etc, hehe

Tirando essa característica, gostei muito do carro, e se tudo seguir como planejado devo trocar o carro da minha mulher numa TR-4. Não pretendo por SC, pois é o carro da patroa e não to a fim de mexer demais.

Ví em um outro tópico que voce está sempre em Limeira, eu moro em Limeira, se quiser dar uma volta no meu JPX com SC, entre em contato comigo. Estou reformando meu carro mas daqui uns 15 dias já deve estar rodando. Não respondi a esse tópico pois faço trilha em Leme, e não em Limeira, pois as trilhas lá são mais truncadas. As vezes que andei em Limeira foi basicamente carreador de cana, ai desanimei de andar em Limeira.


Porem colocar SC não é tão trivial quanto imaginei quando comecei minha adaptação, não sei como sua injeção vai responder, ou se vai ter que colocar uma programável, o que tambem tem lá suas desvantagens.

Um abraço.

Falae Chiari,

td bem??

mandei um email pro endereço que consta na sua assinatura, ok.

vamos combinar sim

valeu
abs

4X4GARAGE
28/01/2011, 10:46
só pra adicionar uma opção estamos fabricando superchargers centrífugos e logo estarão disponiveis no mercado com kits para cada motor:

www.atomicsupercharger.com.br (http://www.atomicsupercharger.com.br)

e o link que comenta sobre eles em jeeps:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm


fala rubão,tudo blz?
nao consigo entra nesse link!!!!
voce teria mais materias sobre supercharges?penso em colocar um na xaropinha!!

grande abraço

edison

rubensx
28/01/2011, 11:31
fala rubão,tudo blz?
nao consigo entra nesse link!!!!
voce teria mais materias sobre supercharges?penso em colocar um na xaropinha!!

grande abraço

edison

Edison blz?? e ai calor pros lados do norrrteee???

belas fotos da xaropinha...

enão o atomicsupercharger é como se chamava meu projeto de supercharger antes de eu desfazer a sociedade


ele ainda existe, está aqui comigo e nào dei continuidade na fabricação por simples problema de dinehiro e falta de gente interessada... é do tipo centrífugo (uma parte fria de turbina grande ligada a uma multiplicação de engrenagens lubrificada a oleo do motor) e possui rolamentos espessificos etc...

aqui dois videos do comportamento do SC:

http://www.youtube.com/watch?v=uuU-N_klx1g

http://www.youtube.com/watch?v=6_z21M0bDok


bom o projeto não andou mais desde então... manda mp que explico melhor


Patto

Sobre a TR4 terá de modificar a injeção e untilizar uma programável pra suprir o motor, vai necessitar de um superchar M-45 eaton e fabricar um coletor de admissão novo, esse por sua vez, va ticar assim TBI - Supercharger - Bloco por isso muda muita coisa... logicamente falando do supercharger EATON do tipo roots ou lysholm (screw) se vc comrpar algum VORTECH ou paxton que é o tipo que eu "copiei", seria os Centrífugos e ai ficaria como funciona uma turbina antes da TBI...

as vantagens dos centrifugos é que esquentam muto menos o ar para ser comprimido, melhorando o coeficiente adiabático do sistema

nesse link fala um pouco de um motor 2.3 superando o 4.1 com o SC: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

dois fabricantes de centrifugos:

http://www.vortechsuperchargers.com/

http://www.procharger.com/

http://www.kennedysdynotune.com/images/superchargers/procharger_logo.gif

http://gearheadsperformance.com/zencart/images/Procharger_pic3.jpg

http://www.kennedysdynotune.com/images/2010gt_uh.jpg

como auqi no braisl o turbo é mais difundido e o centrifugo é muito parecido com uma turbina, todas as peças para se montar um centrifugo é muito parecido com uma turbina diminuindo o custo de instalaçãoe não necessitando nenhum tipo de coletor nem de adminissão nem de exaustão diferentes, apenas suportes, polias e mangueiras, porém não é fabricado nem importado nenhum desses aqui no braisl e sai caro trazer de fora... por isso tentei começar a fabricar e devido a problemas citados estou com projeto "embargado"

sobre algum na xaropinha.. depende da litragem do motor (não me lembro seu powertrain) mas fica sempre animal um supercharger, quem dirige uma vez um sobrealimentado quase nunca mais quer voltar pra um normal, fora a relação peso x potencia de motor que muda muito, vc tme um conjunto leve de força para tirar vc dos enroscos, pra jeep a melhor solução é SC, mas nào a mais barata


espero ter ajudado

abraços

marushio
12/11/2018, 00:46
Fiz uma trilha com um CJ com OHC e Blower exatamente como este da foto, gostei de como tem força em baixa rotação. Não gostei muito do barulho da correia mas acho que isso tem solução.

Abraços,


Sandro, boa noite.

sobre o barulho já ouvi especialista falando que nao e da correia e sim da sucção do ar, se vc fizer uma tubulação mais longa e ligar no snorkel por exemplo o som vai diminuir :) sensacional o projeto , quero comprar uma f100 e a minha ideia e ir por esse caminho. valeu por compartilhar

Márcio Lima

SUZUKI JIMNY SUPERCHARGER 126 CV FINALIZADO (ft. MVS Preparacoes) | VLOG #112 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xRYq2R_tmdw)

THALES JOVERNO
19/03/2024, 15:59
Olá Pessoal, são pouquissimos modelos de veículos que vemos por aqui com o Supercharger, por isso acho normal a grande quantidade de dúvidas e mitos equivocados sobre o tema.

Pesquisei muito e acabo de instalar um eaton M-45 no meu JPX, e vou postar as impressoes pois creio que possam ser úteis.

Há uma distinção fundamental entre instalar um Blower e uma turbina, a posição da borboleta. Em turbinas a sequencia de instalação é:

Filtro - Turbina - Borboleta - coletor de admissão.

No caso do Blower tambem é possível fazer assim mas traz muitas desvantagens, e o usual para Blowers é:

Filtro - Borboleta - Blower - Coletro de admissão.

Tentem lembrar do velozes e furiosos e a das borboletas acima do capo, e o Blower abaixo delas, hehe

Citei um trecho do post o WOT, e é extamente a questão que ele levanta, pois graças a isso não é necessário usar absolutamente nenhum tipo de válvula de descarga, pois, por exemplo em altas rotaçoes, para ficar mais fácil explicar, voçe tira o pé do acelerador e oBlower continua girando, porem ele não tem ar para bom bombear para o motor, e com isso não há pressão.

Bom, mas como regular a pressão já que não tem válvula? A pressão é regulada através da relação da polia de transmissão, ou seja, aumentando ou diminuindo o tamanho da polia do Supercharger.

No meu caso coloquei uma válvula de alívio pois achei que teria usinar uma polia nova para baixar a pressão, porem como isso não foi necessário travei a válvuula e assim que usinar um parafuso para tambar o buraco vou tirar a válvula, que no momento está lá literalmente, pra tapar buraco, hehe

Sei que com a evolução das turbinas e injeçoes programáveis as mesmas começam a atuar em rotaçoes menores, porem são raríssimos os preparadores que sabem fazer isso bem e que não usam turbinas muito pequenas que acabam sendo um problemas em rotaçoes maiores. Pela mor de Deus, os turbineiros não precisam mandar paralelepípedos na minha cabeça, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens e respeito todo mundo.

Porem o Charger entra em rotaçoes MUITO baixas, no meu caso trabalho com pressão máxima de 0.6Kg, e em 1000RPM, é isso mesmo, 1000RPM o bichinho da 0,5Kg. Reparem bem no que disse, ele não começa a atuar em 1000RPM, ele dá 0.5kg em 1000RPM

Isso no Off-road é sensacional, pois a diribilidade é exelente na cidade ou em trilhas, e na estrada garante um torcão gostoso, e não tão alto a ponto de comer muito combustível ou causar danos ao motor.

Não nesse tópico, mas pelo forum ouvi muitos comentários falando que eu poderia instalar o SC e minha injeção se adquaria. BALELA!

Meu motor é um 1.8 Flex, e assim que veio o pressão o motor ficou perdidaço, moral da história, acabei investindo em uma Pandoo, ai tudo se resolveu.

Mais um detalhe referente ao filtro de ar. A sugeira no mesmo é proporcinal a qualidade do ar que entra, e quanto a isso o máximo que podemos fazer é colocar esnorquel e a vazão de ar admitida pelo motor, vamos falar sobre esse fator.

Um motor aspirado, na mesma rotação, vai sugar menos ar que um com SC, por isso o filtro suja um pouco menos, porem como Sc é possível trabalhar em rotaçoes menores. Mas ai acho que é meio insignificante a diferença.

O que não é legal fazer é colocar os famosos filtros exportivos, que passa até um grão de feijão pela malha a acreditar que vai ser capaz de filtrar a mesma coisa.

Vale relatar que o troço deu muito trabalho pra instalar, talvez por falta de experiencia da minha parte, esse tambem é um fator a ser ponderado, pois uma turbina voçe compra um Kit tabajara, vai no preparador e ta tudo certo, porem com essas receitas básicas não da pra esperar muita coisa, como pressão boa a 1500RPM, ai já tem que investir um pouco mais.

Pra finalizar a mensagem que deixo é:
Dizer que supercharger não é para off-road é pura falta de conhecimento sobre o tema.

Grande abraço.



acabei de montar meu projeto, injeçao mi gasolina, chipada a alcool 2.0, motor 1.8 original

estou regulando ainda, mas gostei do resultado, minha gaiola é uma ap central e uso pneu 33 polegadas.. entao preciso de um pouco a mais de força do que o motor original 1.8 tem...

ate agr só alegria, ficou bem forte mas nao coloquei manometro para ver a pressao de ar de antrada, ainda nao chegou... mas to andando assim sei que muita pressao nao vai dar.. entao to regulando só o combustivel e no escuro quanto a pressao de turbo