PDA

Ver Versão Completa : Alternativa a Revisão na Concessionária - sugestões?



Martin427
28/08/2014, 10:27
Caros,

Em outubro de 2013 Peguei um Troller 3.0 2011/2012, o último 3.0 que saiu. Estava com 12.900 km; o antigo dono tinha feito as revisões de 5 e 10 mil km na concessionária e o carro estava na garantia até agosto desse ano.

As revisões na concessionária são brultamente caras - a de 30.000 km me custou pouco mais de 2.000 reais. Sem condições; uma classe E ou série 5 tem revisões mais baratas.

Para agravar mais ainda, devo ser um dos foristas que mais roda com o jipe: 3600 km por mes, e em alguns, chego a bater 5.000.

O que estou pensando em fazer, para estancar esse sangramento na carteira:

A cada 5.000 km:

> Troca somente de óleo (uso o Rimula RT4X 15W40)
> Graxa no cardã. A concessionária cobra 70 reais pra empastelar seu cardã com graxa azul de quinta categoria. Comprei uma engraxadeira manual por 30 reais e uma lata de Molykote (melhor graxa que existe) por outros 30 reais. É super fácil fazer, desde que você não se importe de engraxar até o cabelo, pqp. A lata rende 1 engraxada nos dois cardãs + 3 somente no cardã traseiro.

A cada 10.000 km:

> Mesmas coisas dos 5.000 km;
> Troca de filtro de ar, de óleo e de diesel, em casa.
> Rodízio e balanceamento (como não faço uso abusivo em trilhas, meu Troller simplemente não desalinha nunca)
> Conferência da folga dos rolamentos dianteiros e regulagem se necessário (pra quem não sabe: esse procedimento evita que o rolamento estrague em 30.000 km)

A cada 30.000 km:

> Revisão na concessionária, onde fazem as mesmas coisas das revisões anteriores + troca dos fluídos de câmbio, difrenciais e caixa de transferência + reaperto geral da suspensão. Não troco a água do sistema uma vez que uso aditivo orgânico + Mocool.


Fazendo as três revisões na concessionária, gastaria mais de 5.000 reais.
Fazendo só a de 30.000, o custo cairia pra uns 3.000.

O que acham?
Como vocês fazem?

Abraço!

Martin

homerohermida
28/08/2014, 10:35
Eu faço tudo isto que você citou em casa. Super viável. A última revisão, 130.000 km, custou R$400,00 de óleos e filtros. Realmente não compensa pagar R$2000,00

Sandrãobh
28/08/2014, 11:14
Agora que sua garantia tá acabando, dá para fazer a mais cara com um mecânico de confiança e gastar bem menos ainda!!!
Faço isso tudo também e ainda coloquei porca de engenharia para eliminar (até agora) o problema da folga dos rolamentos!!!

abç.

Martin427
28/08/2014, 12:48
Agora que sua garantia tá acabando, dá para fazer a mais cara com um mecânico de confiança e gastar bem menos ainda!!!
Faço isso tudo também e ainda coloquei porca de engenharia para eliminar (até agora) o problema da folga dos rolamentos!!!

abç.

Sandrão, qual o esquema das porcas de engenharia? Desconheço.

Martin

Sandrãobh
28/08/2014, 13:25
Sandrão, qual o esquema das porcas de engenharia? Desconheço.

Martin

Martin, vc retira a porca original e coloca essa porca no lugar.... Kit porca reforçada Troller. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/kits-e-flanges/299-kit-porca-reforcada-troller.html), troquei somente as dianteiras por enquanto, no meu jipe eram as que sempre folgavam...

abç.

Martin427
28/08/2014, 14:56
Martin, vc retira a porca original e coloca essa porca no lugar.... Kit porca reforçada Troller. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/kits-e-flanges/299-kit-porca-reforcada-troller.html), troquei somente as dianteiras por enquanto, no meu jipe eram as que sempre folgavam...

abç.

Pelo que eu lembro, são duas porcas e uma delas é uma "aranha" que dobra as pontas para travar no lugar. Essa porca nova substitui as duas, é isso?

Parece BEM interessante. Eu dependo MUITO do carro, pois trabalho em São Paulo e moro em Campinas, e minha namorada mora em Jarinu. Então qualquer dia de carro parado pra mim é um transtorno enorme, e o que mais tem me irritado é essa merd* de porca dianteira que tem que ficar apertando. A concessionária não faz (desmontam TUDO pra fazer e cobram o olho da cara, alegando que "não pode" só apertar - VSF), e oficina que eu confio pra fazer isso também não é a mesma que faz os serviços básicos... Enfim, se com essa porca parar de dar folga, pra mim seria uma mão na roda!!!

As porcas traseiras não abrem folga se apertadas corretamente da primeira vez. Isso é por que os rolamentos dianteiros são cônicos - a vantagem é que nas pancadas, ele distribui uma boa parte da força para o eixo/cubo ("esticando" a porca), ao invés de jogar integralmente nos roletes do rolamento. A desvantagem, como todo mundo sabe, é que a cada 10.000 km abre folga igual roda de carroça... Já os rolamentos traseiros são convencionais, retos, então não tem nenhuma força (nas pancadas) atuando sobre a porca.

abraço,
Martin

homerohermida
28/08/2014, 15:37
Pelo que eu lembro, são duas porcas e uma delas é uma "aranha" que dobra as pontas para travar no lugar. Essa porca nova substitui as duas, é isso?

Parece BEM interessante. Eu dependo MUITO do carro, pois trabalho em São Paulo e moro em Campinas, e minha namorada mora em Jarinu. Então qualquer dia de carro parado pra mim é um transtorno enorme, e o que mais tem me irritado é essa merd* de porca dianteira que tem que ficar apertando. A concessionária não faz (desmontam TUDO pra fazer e cobram o olho da cara, alegando que "não pode" só apertar - VSF), e oficina que eu confio pra fazer isso também não é a mesma que faz os serviços básicos... Enfim, se com essa porca parar de dar folga, pra mim seria uma mão na roda!!!

As porcas traseiras não abrem folga se apertadas corretamente da primeira vez. Isso é por que os rolamentos dianteiros são cônicos - a vantagem é que nas pancadas, ele distribui uma boa parte da força para o eixo/cubo ("esticando" a porca), ao invés de jogar integralmente nos roletes do rolamento. A desvantagem, como todo mundo sabe, é que a cada 10.000 km abre folga igual roda de carroça... Já os rolamentos traseiros são convencionais, retos, então não tem nenhuma força (nas pancadas) atuando sobre a porca.

abraço,
Martin
Os rolamentos traseiros são os mesmos da dianteira. Eles folgam também mas o semi-eixo preso ao cubo "mascara" um pouco a folga, segurando o conjunto na posição correta.

BrunãoM.
28/08/2014, 16:52
Caros,

Em outubro de 2013 Peguei um Troller 3.0 2011/2012, o último 3.0 que saiu. Estava com 12.900 km; o antigo dono tinha feito as revisões de 5 e 10 mil km na concessionária e o carro estava na garantia até agosto desse ano.

As revisões na concessionária são brultamente caras - a de 30.000 km me custou pouco mais de 2.000 reais. Sem condições; uma classe E ou série 5 tem revisões mais baratas.

Para agravar mais ainda, devo ser um dos foristas que mais roda com o jipe: 3600 km por mes, e em alguns, chego a bater 5.000.

O que estou pensando em fazer, para estancar esse sangramento na carteira:

A cada 5.000 km:

> Troca somente de óleo (uso o Rimula RT4X 15W40)
> Graxa no cardã. A concessionária cobra 70 reais pra empastelar seu cardã com graxa azul de quinta categoria. Comprei uma engraxadeira manual por 30 reais e uma lata de Molykote (melhor graxa que existe) por outros 30 reais. É super fácil fazer, desde que você não se importe de engraxar até o cabelo, pqp. A lata rende 1 engraxada nos dois cardãs + 3 somente no cardã traseiro.

A cada 10.000 km:

> Mesmas coisas dos 5.000 km;
> Troca de filtro de ar, de óleo e de diesel, em casa.
> Rodízio e balanceamento (como não faço uso abusivo em trilhas, meu Troller simplemente não desalinha nunca)
> Conferência da folga dos rolamentos dianteiros e regulagem se necessário (pra quem não sabe: esse procedimento evita que o rolamento estrague em 30.000 km)

A cada 30.000 km:

> Revisão na concessionária, onde fazem as mesmas coisas das revisões anteriores + troca dos fluídos de câmbio, difrenciais e caixa de transferência + reaperto geral da suspensão. Não troco a água do sistema uma vez que uso aditivo orgânico + Mocool.


Fazendo as três revisões na concessionária, gastaria mais de 5.000 reais.
Fazendo só a de 30.000, o custo cairia pra uns 3.000.

O que acham?
Como vocês fazem?

Abraço!

Martin


Fala Martin!

Em abril desse ano comprei um Troller 11/11 com 24.000Km, todas revisões feitas em concessionárias a cada 6 meses e blá blá blá.... E a concessionária Troller mais perto de casa é a Trilha VIP, que fica a 220Km mais ou menos, e pra mim fica inviável ir pra lá só pro cara trocar o óleo do carro :???: . Então levo num rapaz daqui que é especializado nisso e de minha confiança, além dele cobrar mais barato pelo serviço :dance: . Faço assim:

10.000Km ou 6 meses:
- Troco todos os óleos, filtros, engraxamento dos bicos, cardã, cruzeta... alinhamento e balanceamento e uma pequena revisãozinha por cima pra ver se ta tudo OK.

- Antes e Depois de uma viagem/expedição:
- Levo pra ele dar uma conferida em TUDO! Pro carro não me deixar na mão.


Meu uso é diário e expedições, e até agora é so alegria! Estou no meu 3o Troller e todos sempre fiz a mesma coisa. Inclusive já tive um igual ao seu 11/12 e rodei 20.000Km durante 1 ano e só tive problema com a embreagem, mas foi só trocar o óleo de DOT3 para DOT4 que nunca mais deu problema e que já foi providenciado no meu 11/11. Meu uso deve ser igual o seu, então amigo, relaxa! O carro te trará muitas alegrias sem margem de duvidas :safari-rig: .

Abraço!
Bruno.

homerohermida
28/08/2014, 17:52
e só tive problema com a embreagem, mas foi só trocar o óleo de DOT3 para DOT4 que nunca mais deu problema e que já foi providenciado no meu 11/11.
Pensei que a fábrica recomendava o DOT 4… No meu 2008 é assim.

Sandrãobh
28/08/2014, 17:59
Pelo que eu lembro, são duas porcas e uma delas é uma "aranha" que dobra as pontas para travar no lugar. Essa porca nova substitui as duas, é isso?

Parece BEM interessante. Eu dependo MUITO do carro, pois trabalho em São Paulo e moro em Campinas, e minha namorada mora em Jarinu. Então qualquer dia de carro parado pra mim é um transtorno enorme, e o que mais tem me irritado é essa merd* de porca dianteira que tem que ficar apertando. A concessionária não faz (desmontam TUDO pra fazer e cobram o olho da cara, alegando que "não pode" só apertar - VSF), e oficina que eu confio pra fazer isso também não é a mesma que faz os serviços básicos... Enfim, se com essa porca parar de dar folga, pra mim seria uma mão na roda!!!

As porcas traseiras não abrem folga se apertadas corretamente da primeira vez. Isso é por que os rolamentos dianteiros são cônicos - a vantagem é que nas pancadas, ele distribui uma boa parte da força para o eixo/cubo ("esticando" a porca), ao invés de jogar integralmente nos roletes do rolamento. A desvantagem, como todo mundo sabe, é que a cada 10.000 km abre folga igual roda de carroça... Já os rolamentos traseiros são convencionais, retos, então não tem nenhuma força (nas pancadas) atuando sobre a porca.

abraço,
Martin

É isso mesmo, tira tudo, porca e trava aranha...tem até um jeito de ajustar que aprendi aqui no fórum... aperta a porca até travar o cubo, então volta um quarto de volta e aperta os parafusos alen da porca para travar!!! No meu deu certo!!!
Tem de comprar a chave especial também!!!

abç.

Jorgao
30/08/2014, 01:58
Eu costumava perguntar o preço do serviço na autorizada, que sempre é caro (não é estratosférico e absurdo como autorizadas mitsubish), mas é sempre um preço caro de hora/serviço. E também pesquisava o preço em PATs ou em oficinas bem faladas e recomendadas. E encontrava preços justos.

Exemplo: Quando troquei os rolamentos dianteiros certa vez, paguei R$ 160,00 de M.O.. E o ajuste de folga, 5-10 mil km depois saiu de graça e inclusive me foi avisado na hora do serviço que eu precisaria voltar lá pra fazer. O ajuste foi feito em uns 10 min. O mesmo serviço na autorizada troller sairia por 450,00 de M.O. E esse mesmo serviço para uma picape diesel comum, independente da marca, sairia R$ 1100,00 na mesma oficina que me cobrou R$ 160,00 ,devido ao acréscimo de horas de serviço e torneiro para os eixos semi-flutuantes dessas picapes. Costumo fazer esses balanços ao pesquisar preços em oficinas e vejo o quanto estou economizando fazendo eu mesmo o serviço, se vale a pena, ou não, devido a complexidade/simplicidade do serviço.

Hoje, no meu eu faço praticamente tudo em casa.

Troco o óleo do motor, diferenciais, câmbio, transferência, filtros, cruzetas, rolamentos, retentores diversos, etc. Muita coisa aprendi com meus companheiros de trilha. Já assisti até troca de embreagem no meio da trilha, mas jamais faria esse tipo de serviço fora de uma oficina.
O investimento em ferramentas que fiz foi pequeno. Também comprei uma engraxadeira, e faço questão de colocar uma graxa de marca boa (que já é barata) e de colocar uma quantidade razoável.
Em geral, se tiver disposição e gostar de mecânica, dá pra fazer por conta própria toda manutenção preventiva do troller necessária para 1 trimestre (ou semestre, dependendo da km rodada) de uso em metade de 1 sábado ou domingo. E o custo da manutenção sem a M.O. do mecânico, sai realmente de graça. Mas, a manutenção do troller, comparada com qualquer 4x4 da última década, de longe já é muito barata, e por isso talvez algumas pessoas achem que não compensa sujar as mãos de graxa, mas no fim acaba sendo além de mais uma economia, a garantia de se ter um serviço bem feito.

Em uso urbano, que acho que é seu caso, eu seguiria o seguinte plano:

Óleo motor e filtro de óleo: 5 mil a 8 mil km
Filtro de ar: 20 mil km
Filtro de combustível: 10 mil a 15 mil km
Cardans: Toda vez que troco o óleo do motor
Rodízio: 10 mil km
Rolamentos(Checar folgas): Toda vez que faço rodízio
Alinhamento/Balanceamento: Troller não desalinha. Balanceamento só se perder o balanceamento feito anteriormente.
Óleo câmbio/t-case: 30 mil a 40 mil km rodados
Óleo diferenciais: 30 mil a 40 mil km rodados (Em uso urbano, o dianteiro não suja, devido a RL ficar desligada, podendo trocá-lo com bem mais km)
Direção hidráulica: 40 mil a 80 mil km
Fluido de freio: 50 mil km ou a cada 3 anos
Fluido de embreagem: 50 mil km ou a cada 3 anos
Limpeza tanque: 100 mil a 150 mil km ou a cada 5 a 10 anos
Correia alternador: Se houver sinal de desgaste. Ando com uma de reserva (troco na rua, se preciso). A atual está com 95 mil km rodados, perfeita.
Pastilhas de freio: Checo toda vez que faço rodízio.

Não é fiel ao manual, mas esse seria o plano que eu seguiria para um uso urbano, sem trilha. Fazendo trilha, eu preciso adiantar diversas manutenções ou fazer corretivas ou no mínimo ser fiel ao manual. Já tive que trocar os óleos todos por precaução pois a água encobriu a caixa de respiro (ficou na altura do limpador de parabrisa do troller), e eu atolei assim, por exemplo.