PDA

Ver Versão Completa : Qual a temperatura "ideal" do motor da Land Rover Defender 110?

fpcampos
27/08/2014, 15:37
Amigos,

pesquisei muito aqui no Fórum, mas não achei um tópico com esta resposta.

Se já existir algum, de antemão, peço desculpas. Mas juro que não achei:???::safari-rig:

Tenho uma Defender ano 1995.

Ela tem 2 controles de temperatura;

1) o original, o qual eu já sei que se o ponteiro chegar no "vermelho" o motor já foi pro espaço;

2) e 1 digital que comprei, para não ficar "nas mãos" do original;

Já fiz o motor dela (na verdade fiz ela toda :parede:), e acho que ela tá dando uma "aquecida.

O ponteiro original do painel nunca chegou "no vermelho".

Mas vira e mexe meu medidor de temperatura digital chega nos 95, 100, já tendo chegado a 115 graus!!!!!:pensativo:

Pior. QUANDO EU LIGO O AR O MOTOR AQUECE MAIS RÁPIDO AINDA!!!!!!

Meu mecânico tirou a válvula termostática para eu testar o carro, e ele, muito embora demore um pouco mais para aquecer, continua aquecendo muito, ao meu ver.

Diz ele que é "normal" um carro a diesel trabalhar a 105 graus... :shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Assim sendo indago aos sábios e expedientes participantes deste fórum:

Qual a temperatura ideal para que a minha viatura fique, antes que ela pegue fogo ou eu perca o motor????????

OBRIGADUUU

Abs a todos

Fabiano

bello
27/08/2014, 18:24
Amigos,

pesquisei muito aqui no Fórum, mas não achei um tópico com esta resposta.

Se já existir algum, de antemão, peço desculpas. Mas juro que não achei:???::safari-rig:

Tenho uma Defender ano 1995.

Ela tem 2 controles de temperatura;

1) o original, o qual eu já sei que se o ponteiro chegar no "vermelho" o motor já foi pro espaço;

2) e 1 digital que comprei, para não ficar "nas mãos" do original;

Já fiz o motor dela (na verdade fiz ela toda :parede:), e acho que ela tá dando uma "aquecida.

O ponteiro original do painel nunca chegou "no vermelho".

Mas vira e mexe meu medidor de temperatura digital chega nos 95, 100, já tendo chegado a 115 graus!!!!!:pensativo:

Pior. QUANDO EU LIGO O AR O MOTOR AQUECE MAIS RÁPIDO AINDA!!!!!!

Meu mecânico tirou a válvula termostática para eu testar o carro, e ele, muito embora demore um pouco mais para aquecer, continua aquecendo muito, ao meu ver.

Diz ele que é "normal" um carro a diesel trabalhar a 105 graus... :shock::shock::shock::shock::shock::shock:

Assim sendo indago aos sábios e expedientes participantes deste fórum:

Qual a temperatura ideal para que a minha viatura fique, antes que ela pegue fogo ou eu perca o motor????????

OBRIGADUUU

Abs a todos

Fabiano

OLha, o meu é um 110 1998 portando o motor igual ao seu (inglês). Ele roda com temperatura entre 80-90 graus.
Achei as especificações técnicas do 2.8 Power Stroke, e lá diz temperatura de operação de 82 a 102 C.
Estou tentando achar a temperatura de operação do 2.5 mas não encontrei.
Abs
Sergio

fpcampos
28/08/2014, 08:23
Sérgio, bom dia!

Agradeço pela sua cooperação.

Uma dúvida. A temperatura do motor da sua viatura também aumenta quando você liga o ar?

Abs

Fabiano

bello
28/08/2014, 08:28
Sérgio, bom dia!

Agradeço pela sua cooperação.

Uma dúvida. A temperatura do motor da sua viatura também aumenta quando você liga o ar?

Abs

Fabiano

Fabiano, nunca fiz este teste porém acho que deve acontecer isso pois o próprio sistema de ar condicionado tem um dispositivo que desliga o mesmo caso a temperatura do motor está muito alta.
Abs
Sergio

Eduardo Tescarollo
28/08/2014, 09:23
A temperatura de funcionamento do TDI é de 86 a 102º. Na minha tenho um termômetro mecânico (mercúrio), mostra com muita precisão a alteração da temperatura, coisa que o original não mostra, já atingi em subidas em dia quente e AC ligado 105 graus.
Se seu carro estiver com o sistema de arrefecimento em ordem, sem vazamentos, aditivo correto nada acontecerá , a água só vai ferver la pelos 140/150º. O AC tem um sensor que desliga quando a temperatura atingi se não me engano 115º.
Não deixei seu carro sem a válvula termostática.

Att.

Meccano
28/08/2014, 10:49
Bom dia Fabiano, realmente o instrumento original não acompanha as evoluções da temperatura do motor.

Isso percebemos quando monitoramos o instrumento paralelo, essas variações são normais com as diferenças de

carga, longas subidas, reboque etc... mas ninguem se preocupa muito porque o original NÃO MOSTRA!! ele continua

cool como um bom inglês deve se comportar heheheh

De qquer forma as vezes é comum chegar até a 115 ou até mais , momentaneamente não ha problema algum nisso,

seria necessário muito mais que isso pra ferver e ocorrer danos.

Mesmo assim verifique a valvula termostática e instale um termometro paralelo jáaaa! ...e livre-se dessa paranóia.

Abração!

fpcampos
28/08/2014, 11:20
1) Bello, eu não conhecia este sistema que desliga o ar em caso de temperatura elevada... Vou dar uma estudada nisto;

2) Eduardo, uma vez eu já cheguei a estes 115º com o ar desligado. Fiquei muito assustado..... Mas era final de ladeira e eu estava com um pouco de "pressa", rsrsrs. A retirada da válvula termostática foi só momentânea para testes. Ela será recolocada logo. Reparei que o carro demora um pouco mais para aquecer, mas , no fim, dá no mesmo...
A propósito, aonde você comprou este termômetro mecânico (mercúrio)? Parece ser mais preciso que o meu digital.

3) Meccano, não é paranóia não, rsrsrs. É que eu já li aqui no Fórum que quando o ponteiro do instrumento original chega no "vermelho", o motor já "se foi", entende? Por isto a minha preocupação... Esta, inclusive, foi a razão para eu ter colocado um outro medidor digital...

4) A todos, vejam o "teste" que fiz ontem aqui no Rio de Janeiro...

. chegou a 105º e o medidor do painel quase chegou no “vermelho”.
- ele fica em 70º mais ou menos por uns 20 minutos;
- depois disso, a 90 km/hr, com ar ligado, ele chegou a 95º;
- parado no trânsito com ar desligado: 84º;

Teste na Av. Brasil (obs: local PLANO)

5 minutos ligado, a 90 km/h, com ar ligado: 79º
15 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 96º
18 minutos ligado, a 70 Km/h, com ar ligado: 99º
20 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 101º
25 minutos ligado, a 60 Km/h, com ar ligado: 104º
30 minutos ligado, a 80 Km/h, com ar ligado: 109º

- SEM AR, andando na cidade, média de 50 km/h: caiu para 91º

Será que estou mesmo ficando paranóico mesmo ou minha vtr tá com problemas??????:?

Agradeço, desde já, a ajuda de todos os irmãos landeiros!!!! :brinde:
Abs
Fabiano

Eduardo Tescarollo
28/08/2014, 15:52
Fabiano,

Comprei da marca Willtec, existe o elétrico e mecânico. Preferi o mecânico porque acho muito mais sensível. A minha chegou uma vez no 115º ou mais, porque desligou o AC e jogou água para fora. A culpa foi da famosa bomba d'água com rotor de plastico, depois deste dia, coloquei bomba com rotor metálico , bujões metálicos, relógio adicional e monitoramento.

Att.

bello
28/08/2014, 19:21
Fabiano, aproveitando o gancho, quando está sem a válvula termostática, quantos quilômetros o seu carro roda até estar com o ponteiro do relógio na temperatura "normal" ou seja no meio.
Digo isso pois tenho em casa um 110 com o 300 Tdi e ele roda uns 3 quilômetros e já está com a temperatura normal.
Tenho também uma Disco 1 com o motor 2.8 Power Stroke que demora uns 5-6 quilômetros para ficar com a temperatura normal. Será que é muito? Será que pode estar com a válvula termostática meio aberta?
Abs
Sergio

Nelson Defender 110
02/09/2014, 12:58
Fabiano,

vc já verificou o acoplamento viscoso ?

Se ele não estiver funcionando corretamente também pode levar a sobreaquecimento.

Dá uma procurada aqui no forum.

Existe uma maneira de avaliar o seu funcionamento.

fpcampos
29/09/2014, 08:08
Fabiano,

Comprei da marca Willtec, existe o elétrico e mecânico. Preferi o mecânico porque acho muito mais sensível. A minha chegou uma vez no 115º ou mais, porque desligou o AC e jogou água para fora. A culpa foi da famosa bomba d'água com rotor de plastico, depois deste dia, coloquei bomba com rotor metálico , bujões metálicos, relógio adicional e monitoramento.

Att.

Eduardo, já encomendei esse termômetro mecânico da Wilitec.
Como você fez pra trocar a bomba d'água com rotor metálico? É original? Como sei qual o tipo de rotor que tem na minha vtr?
abs

fpcampos
29/09/2014, 08:10
Fabiano,

vc já verificou o acoplamento viscoso ?

Se ele não estiver funcionando corretamente também pode levar a sobreaquecimento.

Dá uma procurada aqui no forum.

Existe uma maneira de avaliar o seu funcionamento.

Nelson, o acoplamento viscoso me parece estar bom
Mas vou dar uma conferida nisso
Vlw pela dica
Abs

fpcampos
29/09/2014, 08:15
Fabiano, aproveitando o gancho, quando está sem a válvula termostática, quantos quilômetros o seu carro roda até estar com o ponteiro do relógio na temperatura "normal" ou seja no meio.
Digo isso pois tenho em casa um 110 com o 300 Tdi e ele roda uns 3 quilômetros e já está com a temperatura normal.
Tenho também uma Disco 1 com o motor 2.8 Power Stroke que demora uns 5-6 quilômetros para ficar com a temperatura normal. Será que é muito? Será que pode estar com a válvula termostática meio aberta?
Abs
Sergio

Bello,
dá uma olhadinha na relação que eu fiz

5 minutos ligado, a 90 km/h, com ar ligado: 79º - aprox 4 km
15 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 96º aprox 16 km
18 minutos ligado, a 70 Km/h, com ar ligado: 99º aprox 6km
20 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 101º aprox 7 km
25 minutos ligado, a 60 Km/h, com ar ligado: 104º aprox 8 km
30 minutos ligado, a 80 Km/h, com ar ligado: 109º aprox 5 km

bello
29/09/2014, 10:07
Bello,
dá uma olhadinha na relação que eu fiz

5 minutos ligado, a 90 km/h, com ar ligado: 79º - aprox 4 km
15 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 96º aprox 16 km
18 minutos ligado, a 70 Km/h, com ar ligado: 99º aprox 6km
20 minutos ligado, a 75 Km/h, com ar ligado: 101º aprox 7 km
25 minutos ligado, a 60 Km/h, com ar ligado: 104º aprox 8 km
30 minutos ligado, a 80 Km/h, com ar ligado: 109º aprox 5 km

Obrigado.
Estava sem a válvula?
abs
Sergio

RMelo
06/10/2014, 14:19
Prezados,

Essas questoes de aquecimento passei e estou passando recentemente justo esta semana com minha LR Defender ano 2005. Comprei a minha aos 120mil km rodados sem um historico das manutencoes (carro de leilao, etc). Entao de inicio fiz praticamente todo o basico: correias, mangueiras, tensores, etc..
Depois de rodar alguns mil kilometros na minha primeira trilha mais forte apresentou um aquecimento, indo o ponteiro analogico ate o vermelho, num primeiro instante eh algo assustador, mas parei, esperei esfreiar, repus a agua, etc..

Depois disso, esporadicamente tinha algum aquecimento..mais em viagens longas, entao comecei uma investigacao mais forte: instalei um sensor de temperatura digital que monitorava o acrescimo de temperatura, e conseugui ai sim, "enxergar"a temperatura subindo ...90 95 100 110 antes ate do ponteiro ir ao vermelho...entao comecei a ir pelas exclusoes: realmente tinha um vazamento de agua pelo aquecedor, isolei o mesmo, mas mesmo assim o problema persistiu...segue o cronologico:
# Vazamento pelo sistema
- isolei o aquecedor de ar fazendo uma ligacao direta entre as mangueiras de entrada e saida
- troquei mangueiras de entrada do radiador, que tinha uma mordedura devido contato com a polia
- troquei vaso de expansao (estava muito ressecado e nao tinha confianca nele)
# Performance do bomba dagua e sistema
- troquei a bomba dagua (o rotor esta bom, mas o rolamento ja estava ruim...isso nao afetava a performance todavia)
- troquei a valvula termostatica (a antiga tava meio travada...achei que tinha resolvido o problema, mas que nada)
- troquei a colmeia do radiador (tinha muita sujeira interna no sistema obstruindo os duots, colmeia corroida..tambem achei que tinha resolvido o problemas,,,,mas que nada)
- troquei a embregem viscosa (essa nao tive parametros para dizer se a antiga bom ou ruim...mas mesmo assim troquei)

Bem, depois de tudo isso, nada de baixar a temperatura e recentemente a temperatura ia pro vermelho de forma intermitente e mais rapido logo que ligava o carro...

O problema foi descoberto quando abrimos o cabecote de valvulas: Junta estourada dando passagem entre as camaras e pressurizando o sistema de arrefecimento Devido a continuidade dos eventos de aquecimento deu uma arranhada nas camisas e agora vai-se embora pistoes, camisas, plainar as faces, etc....

Espero ao final da novela ter resolvido de vez o problema de aquecimento....espero...

Eduardo Tescarollo
06/10/2014, 16:22
Prezados,

Essas questoes de aquecimento passei e estou passando recentemente justo esta semana com minha LR Defender ano 2005. Comprei a minha aos 120mil km rodados sem um historico das manutencoes (carro de leilao, etc). Entao de inicio fiz praticamente todo o basico: correias, mangueiras, tensores, etc..
Depois de rodar alguns mil kilometros na minha primeira trilha mais forte apresentou um aquecimento, indo o ponteiro analogico ate o vermelho, num primeiro instante eh algo assustador, mas parei, esperei esfreiar, repus a agua, etc..

Depois disso, esporadicamente tinha algum aquecimento..mais em viagens longas, entao comecei uma investigacao mais forte: instalei um sensor de temperatura digital que monitorava o acrescimo de temperatura, e conseugui ai sim, "enxergar"a temperatura subindo ...90 95 100 110 antes ate do ponteiro ir ao vermelho...entao comecei a ir pelas exclusoes: realmente tinha um vazamento de agua pelo aquecedor, isolei o mesmo, mas mesmo assim o problema persistiu...segue o cronologico:
# Vazamento pelo sistema
- isolei o aquecedor de ar fazendo uma ligacao direta entre as mangueiras de entrada e saida
- troquei mangueiras de entrada do radiador, que tinha uma mordedura devido contato com a polia
- troquei vaso de expansao (estava muito ressecado e nao tinha confianca nele)
# Performance do bomba dagua e sistema
- troquei a bomba dagua (o rotor esta bom, mas o rolamento ja estava ruim...isso nao afetava a performance todavia)
- troquei a valvula termostatica (a antiga tava meio travada...achei que tinha resolvido o problema, mas que nada)
- troquei a colmeia do radiador (tinha muita sujeira interna no sistema obstruindo os duots, colmeia corroida..tambem achei que tinha resolvido o problemas,,,,mas que nada)
- troquei a embregem viscosa (essa nao tive parametros para dizer se a antiga bom ou ruim...mas mesmo assim troquei)

Bem, depois de tudo isso, nada de baixar a temperatura e recentemente a temperatura ia pro vermelho de forma intermitente e mais rapido logo que ligava o carro...

O problema foi descoberto quando abrimos o cabecote de valvulas: Junta estourada dando passagem entre as camaras e pressurizando o sistema de arrefecimento Devido a continuidade dos eventos de aquecimento deu uma arranhada nas camisas e agora vai-se embora pistoes, camisas, plainar as faces, etc....

Espero ao final da novela ter resolvido de vez o problema de aquecimento....espero...

Bom amigo, de uma coisa você pode ter certeza, tudo ao que fez não foi em vão, foram estes mesmos probleminhas que levaram a queima da junta!

Att.

RMelo
06/10/2014, 18:55
Pois é...a questão é saber desde que tempo a junta já estava queimada, levando a diagnósticos incorretos de aquecimento no sistema e piorando ainda mais os problema nos pistões....mas agora impossível precisar isso agora, ao menos, o motor sera revisado para uma nova campanha de vida, agora com o devido acompanhamento.

Para ajudar o colega que iniciou o post, veja se não vale a pena dar uma olhada na junta do cabeçote, caso ja tenha olhado todos os pontos que reportei acima...melhor uma junta queimada e um reparo mais "leve" no motor do que os riscos de um possível travamento...aí o custo será doído...e olha que andei perto disso...

Oswaldo lopes
08/04/2017, 09:27
Olá Eduardo;
Tudo bem?
Gostaria de saber o modelo e especificações deste sensor que vc comprou, por favor?
Grato
Oswaldo

mauro balmiza
10/04/2017, 14:14
alguem saberia qual o profissional correto que instala o relógio extra de temperatura ? é auto elétrico w mas será que qualquer auto elétrico saberia fazer isso ? minha DEFENDER apesar de ter 16 anos trabalha sempre com motor frio, pois está sem a valvula termostática, ...ao chegar em casa desligo omotor e ponho a mão no motor, nas mangueiras de agua e radiador... mas nem chega a incomodar a minha mão dá a impressão que a temperatura dela é de apenas uns 60 graus constante...e o relógio de temperatura nunca chegou nema 1/4 do mostrador....