Conectar

Ver Versão Completa : L200 esquentando parada

leovid
27/08/2014, 09:41
Pessoal, sou novato aqui e comprei a minha L200 outdoor HPE AT 2007 a uma semana, ela está bem cuidada era de apenas um dono desde nova e quem mais andava era a esposa dele, o carro está com 105000 km originais onde a maioria das revisões foram feitas na MIT aqui da cidade, óleo do cambio trocado recentemente, ou seja o carro está primeira, estava atrás de uma HPE manual mas como esta automática estava muito nova me atraquei com ela.

Moro em Belém-PA, e aqui irmãozinho o sol é de rachar chega a dar uns 40º nos horários de 11:00 a 14:00 e hoje para minha surpresa por volta de 13:00 da tarde estava eu parado em frente a um restaurante com a L200 ligada com o cambio no N com o ar ligado aguardando a patroa enquanto ela pegava uma boia pra gente e de repente depois de uns 15 minutos com o carro ligado comecei a ver o ponteiro da temperatura subir lentamente, foi até uns 3/4 e logo em seguida sai e ao começar a andar com o carro a temperatura foi baixando até o "normal", que no meu marcador o ponteiro fica estabilizado um culhonésimo acima do meio.

Chegando em casa parei ela fui almoçar dei um tempo para o motor esfriar depois de umas três horas fui ver se havia água no reservatório, vi que estavam aparecendo as aletas e completei, pegou mais ou menos um litro de água até a boca. Agora pergunto aos experientes membros desse forum, será que essa subida na temperatura se deu devido a baixa de água no radiador??? é normal ele baixar água assim??? já aconteceu com alguém do forum do carro aquecer parado?? agradeço a quem puder me ajudar. Valeu pessoal.

Edilson_ce
27/08/2014, 11:06
É normal fica um pouco mais quente parada, principalmente na sua cidade que é muito quente.

Se a água está baixando, verifique se a tampa do radiador está funcionando direito (troque por precaução), a água sai para o reservatório de expansão quando o motor esquenta, e tem que retorna para o radiador quando o motor esfria.

Procure também por vazamentos no sistema, injetando pressão no sistema.

SAPO-BOMBA
27/08/2014, 12:01
Primeiro, inspecione e procure por pequenos vazamentos.

Caso não ache nada, recomendo que troque o líquido de arrefecimento ( usando um BOM, claro ) e troque a tampa do radiador.

Aproveite pra ver se o funcionamento do eletroventilador do AC está OK, e veja se a embreagem viscosa da hélice está funcional.

wdoc
27/08/2014, 12:29
L200 nao baixa agua, mas como vc esta em local bem quente, recomendado sempre ver o nivel e nao coloque agua da torneira e sim destilada ou liquido arrefecimento proprio (ja duluido) ou aqueles que ja vem prontos.

ivancgbsb
27/08/2014, 12:42
Não conheço a embreagem viscosa da L200, mas sei que esta é uma peça negligenciada em manutenções.
Eu e um colega fizemos uma "restauração" do funcionamento dela em uma SW4 e o resultado foi muito bom !
Aqui as instruções: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos

Alcione
27/08/2014, 14:02
Boa tarde;

MUIIIIIITO IMPORTANTE sempre que precisar repor a água do reservatório utilize SEMPRE liquido de arrefecimento próprio para este fim que tem pra vender em qualquer posto de gasolina ou auto peças.

Isso vai ajudar bastante !!

Sds,
Alcione

leovid
27/08/2014, 16:02
ok pessoal, como falei anteriormente o carro está muito novo, verifiquei a embreagem viscosa, rodei a hélice e está bem firme quanto a água do radiador parece estar sem aditivos, pois geralmente os aditivos dão uma cor a agua e quando eu abro a tampa do radiador a água está bem transparente dá até para ver as aletas através da água. vou levar em uma dessas lojas de radiadores e pedir pro pessoal tirar a água que está e colocar com aditivo, vamos ver como se comporta. Obrigado pessoal.

dannylo
28/08/2014, 09:17
ok pessoal, como falei anteriormente o carro está muito novo, verifiquei a embreagem viscosa, rodei a hélice e está bem firme quanto a água do radiador parece estar sem aditivos, pois geralmente os aditivos dão uma cor a agua e quando eu abro a tampa do radiador a água está bem transparente dá até para ver as aletas através da água. vou levar em uma dessas lojas de radiadores e pedir pro pessoal tirar a água que está e colocar com aditivo, vamos ver como se comporta. Obrigado pessoal.

Amigo, esse sintoma acho que infelizmente é normal nas L200 outdoor, tive uma 07/08 a 3 anos atrás e fazia o mesmo que a sua, se parasse com ar ligado em questão de poucos minutos o ponteiro de temperatura subia, fiz de tudo para sanar esse problema e só consegui resolver quando vendi rsrsrs... Hoje tenho trauma desses carros e olha que a minha era bem cuidada só usava de casa/trabalho.

Moipessoa
28/08/2014, 10:37
peça a um mecânico para fazer o teste na válvula termostática tb. só desencargo de consciencia.

SAPO-BOMBA
28/08/2014, 13:37
Amigo, esse sintoma acho que infelizmente é normal nas L200 outdoor, tive uma 07/08 a 3 anos atrás e fazia o mesmo que a sua, se parasse com ar ligado em questão de poucos minutos o ponteiro de temperatura subia, fiz de tudo para sanar esse problema e só consegui resolver quando vendi rsrsrs... Hoje tenho trauma desses carros e olha que a minha era bem cuidada só usava de casa/trabalho.

Não, esse sintoma "não é normal nas L200 Outdoor". E em carro nenhum.

Acontece que, como de costume, por aqui é mais fácil meter o pau no carro do que averiguar a fundo o que pode ser a causa.

Teve nego por aqui que tinha tal problema, e dizia tb que "nunca resolvi". Mas claro que não resolve, se ficar levando em boca de porco pra ajeitar, ou ficar tentando gambiarras paliativas, preferem mascarar o problema do que resolvê-lo em definitivo.

No Clube Galloper tinha um cara que vivia choramingando que o carro esquentava, trocou cabeçote, mangueiras, bla bla bla... E nunca correu atrás do ÓBVIO: Radiador.

No dia que ele trocou o radiador, lembro até hoje das palavras dele "Operou um verdadeiro milagre, nunca mais subiu o ponteiro!".

Moipessoa
28/08/2014, 14:32

Acontece que, como de costume, por aqui é mais fácil meter o pau no carro do que averiguar a fundo o que pode ser a causa.

Teve nego por aqui que tinha tal problema, e dizia tb que "nunca resolvi". Mas claro que não resolve, se ficar levando em boca de porco pra ajeitar, ou ficar tentando gambiarras paliativas, preferem mascarar o problema do que resolvê-lo em definitivo.

No Clube Galloper tinha um cara que vivia choramingando que o carro esquentava, trocou cabeçote, mangueiras, bla bla bla... E nunca correu atrás do ÓBVIO: Radiador.

No dia que ele trocou o radiador, lembro até hoje das palavras dele "Operou um verdadeiro milagre, nunca mais subiu o ponteiro!".

éh, Sapo, colocou o dedo bem na ferida, heyn...:brinde:

SergioMedeiros
28/08/2014, 23:33

:curtir::curtir::curtir:

Alcione
29/08/2014, 09:58

Boa tarde Dannylo;

Desculpa, mas não é normal não da L-200 Outdoor não!!!

Eu tive uma 2009 (tirei 0km) rodei 215.000km sem nenhum problema, nunca eaquentou !!!

Acredito que você não pode generalizar !!!

Sds,
Alcione

dannylo
29/08/2014, 13:42
Boa tarde Dannylo;

Desculpa, mas não é normal não da L-200 Outdoor não!!!

Eu tive uma 2009 (tirei 0km) rodei 215.000km sem nenhum problema, nunca eaquentou !!!

Acredito que você não pode generalizar !!!

Sds,
Alcione

Amigo Alcione, se vc tiver prestado atenção no comentário eu falei "ACHO", não afirmei, falei por que só o que vejo são pessoas reclamando desse problema, e a minha não era diferente, mas se tiver te afetado de alguma forma, estou corrigindo, "ACHO"!!!

leovid
03/09/2014, 21:39
Meus amigos, obrigado pelos posts, mas na verdade eu acho que ela não esquentou, apenas o ponteiro subiu e ficou em mais ou menos 3/4 do marcador de temperatura, não chegou a ficar no vermelho, segundo outros posts aqui do forum é normal a L200 trabalhar até 3/4. Quanto ao radiador está certinho, limpinho já foi varetado na verdade só joguei dinheiro fora pois o cara do radiador disse que não tinha canaletas entupidas.

Sendo normal ou não, acho que trabalhar a 3/4 pra chegar no vermelho, creio eu que o carro já está quase no seu limite, vou ver se faço alguns ajustes como a troca da termostática por uma com a abertura com menos temperatura e vou ver se coloco uma ventuinha na frente do radiador de óleo só por precaução, até por que não quero que ela trabalhe muito fora da sua temperatura ideal.

Junior-L200Power
05/09/2014, 12:09
Meus amigos, obrigado pelos posts, mas na verdade eu acho que ela não esquentou, apenas o ponteiro subiu e ficou em mais ou menos 3/4 do marcador de temperatura, não chegou a ficar no vermelho, segundo outros posts aqui do forum é normal a L200 trabalhar até 3/4. Quanto ao radiador está certinho, limpinho já foi varetado na verdade só joguei dinheiro fora pois o cara do radiador disse que não tinha canaletas entupidas.

Sendo normal ou não, acho que trabalhar a 3/4 pra chegar no vermelho, creio eu que o carro já está quase no seu limite, vou ver se faço alguns ajustes como a troca da termostática por uma com a abertura com menos temperatura e vou ver se coloco uma ventuinha na frente do radiador de óleo só por precaução, até por que não quero que ela trabalhe muito fora da sua temperatura ideal.

Leovid, a ventoinha do ar condicionado da sua L200 ta acionando?? A sua é que ano? Já tem 11 pás na hélice do motor??
Se não tiver coloque a hélice de 11 pás, pois nesse calor insuportável que tem feito esses dias, pelo menos aqui no MT, até a S10 do meu pai que trabalha sempre em 1/4 foi parar com o ponteiro no meio!! Já minha Outdoor ficou sempre no meio sem sustos!!
Verifica isso primeiro...depois olha a tua bomba dágua e válvula termostática!!
Abre a chapa de vazão da bomba dágua pra 100% e troca a válvula termostática pela da Triton de 76,5 fazendo 2 furos nela....pronto, tá resolvido o problema!!
Se não resolver é porq teu cabeçote tá com problemas, ou junta ou cabeçote...daí vai ter que verificar!!

Abraço!!

SAPO-BOMBA
05/09/2014, 13:21
A válvula da Triton de 76ºc nem precisa furar... Pode deixar original

Walter da Camper
05/09/2014, 17:08
Essas referência de 1/4, 1/2... nos termômetros originais são muito imprecisas. Nos carros velhos as incrustações e más conexoes elétricas falseiam a indicação. Nos carros novos é pior ainda, pois as fábricas programam para não apontar pequenas variações (para não haver reclamação no período de garantia) e só subir quando estiver realmente fervendo. Tive uma TR4 que o termômetro era tão estático que parecia um adesivo plástico de painel de velotrol de criança.

Um dos melhores investimentos que se pode fazer é pagar 160 dilmas num termômetro macânico (que os antigos chamam de mercúrio).

476479

leovid
06/09/2014, 20:35
A válvula da Triton de 76ºc nem precisa furar... Pode deixar original

Pessoal hoje passei no meu mecânico e pedi a ele pra tirarmos a termostática pra testar fora se tá abrindo ou não, tiramos e testamos na panela e está tudo ok. Aproveitei que ja estava fora e pedi pra ele fazer os furos, montamos, colocamos o aditivo e ao funcionar era outro carro, trabalhando bem melhor e o ponteiro demorou bastante para subir para o meio, ja rodei bastante hoje mas não peguei engarrafamentos, que era quando o ponteiro chegava aos 3/4 do marcador. Vamos ver na segunda. Na termostática tava gravado 82°C.

Moipessoa
07/09/2014, 10:47
Pessoal hoje passei no meu mecânico e pedi a ele pra tirarmos a termostática pra testar fora se tá abrindo ou não, tiramos e testamos na panela e está tudo ok. Aproveitei que ja estava fora e pedi pra ele fazer os furos, montamos, colocamos o aditivo e ao funcionar era outro carro, trabalhando bem melhor e o ponteiro demorou bastante para subir para o meio, ja rodei bastante hoje mas não peguei engarrafamentos, que era quando o ponteiro chegava aos 3/4 do marcador. Vamos ver na segunda. Na termostática tava gravado 82°C.

com os furos, ela vai ter uma vazão mínima de fluído circulante, o que deve atender a necessidade de refrigeração do motor.

leovid
24/09/2014, 17:45
com os furos, ela vai ter uma vazão mínima de fluído circulante, o que deve atender a necessidade de refrigeração do motor.

Pessoal semana passada fiz uma viagem onde rodei cerca de 2.400 km ida e volta partindo de Belém até Uruará na Transamazônica, neste percurso uma boa parte foi de estrada de chão. Nos trechos de asfalto indo a 130 / 140 km/h o carro se comportou perfeitamente ponteiro da temperatura sempre no meio e o carro andando bem e com uma boa media cerca de 10km/l. No entanto quando comecei a pegar a estrada de chão e quando havia algumas pequenas subidas eu via o ponteiro da temperatura subir e chegar até 3/4 do marcador novamente. Fiquei encucado e parei algumas vezes para verificar se havia água no radiador e tudo normal, mas notei que sempre que eu parava pra olhar o radiador haviam marcas de escorrido de água próximo a tampa do radiador então pensei logo que aquela tampa não estava vedando 100%. Foi então que na ida ao chegar na cidade de Altamira procurei uma auto peças e comprei uma tampa nova por R$ 10,00, confesso que pelo preço achei que a tampa não fosse prestar, mas para minha alegria funcionou legal e o ponteiro não subiu mais nas subidas de ladeiras e nos trechos de chão e só para tirar a prova dos 9 parei algumas vezes na volta e abri o capô para conferir se havia ainda as marcas de escorrido perto da tampa e estava sequinho. Então acho que agora realmente resolvi o problema em conjunto com os furos na válvula e a troca da tampa.
Só para deixar meu registro, uma semana antes de fazer essa viagem eu havia eliminado a EGR com a tampa cega e o carro ficou show, bem mais esperto e rodei esses 2400 km com a EGR eliminada e até agora não apresentou nehum problema.