PDA

Ver Versão Completa : Detalhes que revelam o ano da Band

hercilio.neto
26/08/2014, 23:44
Pessoal,
por sugestão da galera, abri esse tópico com a finalidade de centralizar as informações sobre os detalhes no visual ou na configuração, que são característicos de determinados anos de fabricação do Toyota Bandeirante.
Vale qualquer observação. Tanto das Band curta, longa, de lona, picape CS, picape CD, etc.
Logicamente por preferencias pessoais, as viaturas são atualizadas, potencializadas, adaptadas ou tem o visual alterado de mais antigo para mais moderno e vice versa. Não é finalidade do tópico discutir essas preferencias ou as variações existentes em outros países e sim as características originais das Bands fabricadas no Brasil.

Rodrigo-ce
27/08/2014, 00:02
Hercílio tudo bem?
Muito interessante esse tópico, irei a acompanhar cada detalhe.
Tenho picape cs 84, mudaria muita coisa no visual dela mas, jamais abriria mão da grade com faróis redondo
Tudo de bom.

hercilio.neto
27/08/2014, 00:24
As grades das Band.
Alguém sabe em quais anos as Bands saíram com cada grade dessas?
Vale também os detalhes das lanternas, emblema. Não estão aqui as exclusivíssimas Band Xingu, mas se alguém souber dos detalhes da grade...

475356 475357 475358 475359

Walter da Camper
27/08/2014, 00:51
A verde da 3ª foto (farol redondo e grade com cantos quadrados) é a que saiu pelos menos entre 84 e 88. Tive Bands fabricadas nesses anos e ambas tinha essa frente.
Outro ponto de diferenciação são as maçanetas das portas: na 84 eram cromadas e abriam torcendo (igual porta lateral de kombi). Na 88 eram pretas quadradas e abriam levantando (como nas últimas Bands).

Troller-a-vista
27/08/2014, 00:56
se um dia comprasse um band, certamente a frente seria com farois quadrados!

T.Azevedo
27/08/2014, 01:18
Boa iniciativa!
Dos modelos com farol quadrado, aprendi reconhecer lendo aqui no forum relato dos experts!!!
Entre OM364 4 marchas, com 5 marchas e 14b, tem algumas diferenças, gravei as características pois é a configuração de Band CD OM364 5marchas que tenho em mente comprar... isso se eu achar uma do tamanho do meu bolso sem ter que me desfazer do meu carro de plastico :twisted:.

hercilio.neto
27/08/2014, 01:22
475364

Essa foi a primeira.
Lançada em 1962 com motor OM324 e cambio com 1.ª e 2.ª secas. É praticamente identica à TLC série J2, que foi importada em CKD e vendida aqui a partir de 1958 com motor 2F
Diferentemente do que aparece na foto, não tinham as lanternas nos para-lamas e a posição dos limpadores era originalmente sobre o parabrisa.
Um detalhe superbacana desse modelo são os emblemas cromados que são lindos.

AndreyPrevidelli
27/08/2014, 06:37
Hercilio, a minha Band ano 82, tem a grade frontal igual a da segunda foto(azul), todavia com o tanque de combustível do lado do motorista. Por que será?? Alguma modificação feita pelo antigo proprietário para lamentar a capacidade?? O que me diz???
Grande abraço

dudu83
27/08/2014, 08:52
475366 painel com botao ddo farol de kadet e luz espia da alerta de 99 ate 2001

Sergio c
27/08/2014, 09:05
A minha é 1989/89 e é igual a da terceira da foto do Hercílio, só que na cor verde claro.

Denise Ávila
27/08/2014, 09:24
Gente, tive que refazer o post pois não pareceu nenhuma das imagens. Vamos ver se agora dá certo.

Oi Hercílio!
Bacana demais este post.
Vasculhando meus alfarrábios, deixo aqui minha contribuição.

1 foto: ????
2ª foto: ???? até Dez. 82
3ª foto: de Jan. 83 até Nov. 89
4ª foto: de Dez. 89 até 2001

Infelizmente as referências na foto 1 e 2 estão incompletas. Deixo para os mais conhecedores completarem.

Seguem algumas páginas do manual com mais detalhes das grades.

Reparem que o modelo de nº 11 (redonda) leva à nota nº 1 e o modelo de nº 7 (cantos quadrados) leva à nota nº 2. Estas notas dão referência ao período de fabricação do modelo. O mesmo ocorre na frente moderna.
Bjcão

hercilio.neto
27/08/2014, 09:58
Legal Denise,
Matou boa parte da charada. Agora só falta descobrirmos quando iniciou a grade arredondada.
Durante a produção da Band com a grade do farol quadrado teve mudança no emblema, desconfio que foi a partir da troca para o motor 14B.

hercilio.neto
27/08/2014, 09:59
475366
painel com botao ddo farol de kadet e luz espia da alerta de 99 ate 2001

Dudu,
A partir de qual ano a Band recebeu o painel central e o sobrepainel?

hercilio.neto
27/08/2014, 10:15
São três os modelos de volantes.
O primeiro é o volante de baquelite. Um clássico inspirado no volante do Jeep Willys.
Tinha desse no "Intrépido". É lindo, mas não tem boa empunhadura e é grande, dependendo do banco, atrapalha as pernas.

475379 475380 475381

Alguém sabe se o segundo foi produzido também na cor cinza?

Dimasi
27/08/2014, 10:25
Hercilio,
As Bands com 14b já vieram com o logo. As 92 com o Toyota. Resta saber as 93. Resposta que vc pode dar hehehehe.

Dudu,
Esse interruptor é o mesmo dos kadett, Monza e Chevette? Pergunto isso pq comprei um desses para instalar e o eletricista falou que ele é fraco para Band e não aguentaria muito. Realmente olhando, o material do interruptor de puxar é bem mais parrudo. Mas usando rele nos faróis não vejo pq eles não aguentariam.
Desculpem o off tópic :offtopic:

Denise Ávila
27/08/2014, 10:52
Legal Denise,
Matou boa parte da charada. Agora só falta descobrirmos quando iniciou a grade arredondada.
Durante a produção da Band com a grade do farol quadrado teve mudança no emblema, desconfio que foi a partir da troca para o motor 14B.

Hercílio, bem observado.
É exatamente isso.

Seguem as fotos da capa dos catálogos:

1ª foto:
Emblema escrito TOYOTA de 90 a 93a (OM 364 - 4 marchas)

2ª foto:
Ainda o mesmo escrito TOYOTA de 93b a 94a (OM 364/5 marchas)

3ª foto:
Emblema com o símbolo da Toyota de 94b a 2001 (14B)

Denise Ávila
27/08/2014, 11:11
Dudu,
A partir de qual ano a Band recebeu o painel central e o sobrepainel?.

Acho que consegui matar esta charada também.
Conforme diz o manual foi a partir de Março de 85.
Seguem as páginas do manual.
Fotos 1ª, 2ª e 3ª (painel antigo)
Fotos 4ª e 5ª (painel moderno)
Bjcão

Walter da Camper
27/08/2014, 11:13
A modernização do painel deve ter sido por volta de 85 ou 86, porque na 84 o painel era antigo de ferro pintado na cor da lataria e na 88 tinha sobrepainel e instrumentos centrais (contagiros e relógio de horas).

O difícil nesse levantamento é que muitas Bands foram modificadas e numa foto de anúncio, por exemplo, o carro pode ter tido modernizados o painel, a grade, o volante, as maçanetas, etc. Por isso a fonte mais confiável são aqueles que possuiram os carros ainda semi-novos e originais.

Dudu,
A partir de qual ano a Band recebeu o painel central e o sobrepainel?

Walter da Camper
27/08/2014, 11:15
Denise, esses manuais e catálogos de peças também são uma fonte bastante confiável.

Denise Ávila
27/08/2014, 11:19
Denise, esses manuais e catálogos de peças também são uma fonte bastante confiável.

Oi Walter!
Acredito que tanto os catálogos quanto os painéis são a fonte mais confiável, pois exibem exatamente o original de fábrica.

Dimasi
27/08/2014, 13:07
O sobre painel mudou de modelo em 93 quando passou a ter dois rebaixos e saídas dos difusores de ar.O painel de instrumentos teve uma sutil mudança quando entrou o motor 14b. Antes tinha duas indicação de seta no velocímetro e a luz de farol alto ficava no quadro de luzes espia abaixo. Depois passou a ter somente uma indicação de seta, a luz do farol alto passou para o velocímetro e no quadro de luzes espia entrou o alarme de água no filtro de diesel.As primeiras séries com motor 14b vieram com forração mais caprichada ( forro no entorno dos vidros curvos, melhor isolamento e maçaneta interna na porta traseira. começou em 94 mas não sei quando foi depenada.
Dúvidas. Em que ano começou o limpador com temporizador e o esguicho ?

Sergio c
27/08/2014, 14:08
Essa está anunciada como ano de 1963, com o logotipo cromado e o limpador na parte de cima do para brisa.

T.Azevedo
27/08/2014, 14:45
Apartir de qual ano foi feita a CD? 1987?

dudu83
27/08/2014, 15:04
Hercilio,
As Bands com 14b já vieram com o logo. As 92 com o Toyota. Resta saber as 93. Resposta que vc pode dar hehehehe.

Dudu,
Esse interruptor é o mesmo dos kadett, Monza e Chevette? Pergunto isso pq comprei um desses para instalar e o eletricista falou que ele é fraco para Band e não aguentaria muito. Realmente olhando, o material do interruptor de puxar é bem mais parrudo. Mas usando rele nos faróis não vejo pq eles não aguentariam.
Desculpem o off tópic :offtopic:

esse botao é muito bom mas ligar o farol sem rele e pedir pra ter problemas eletricos, mesmo utilizando chave "tic-tac"

todas as band com ventarola de ventilaçao e bocal do tanque do lado esquerdo sao com motor OM364 e com cambio de 5 marchas, porem sairam algumas com essa motorizaçao e cambio porem sem ventarolas, igual a todas 14b

hercilio.neto
28/08/2014, 22:05
todas as band com ventarola de ventilaçao e bocal do tanque do lado esquerdo sao com motor OM364 e com cambio de 5 marchas, porem sairam algumas com essa motorizaçao e cambio porem sem ventarolas, igual a todas 14b
Dudu,
Acho que as 94 com motor Mercedes é que saíram assim, sem ventarola.

hercilio.neto
28/08/2014, 22:11
Dudu,
Acho que as 94 com motor Mercedes é que saíram assim, sem ventarola.

Essa é a Band do Rafael Bata.
1994 com motor Mercedes OM364

475627

Marcos.Ramos
29/08/2014, 16:32
O primeiro é o volante de baquelite. Um clássico inspirado no volante do Jeep Willys.
Tinha desse no "Intrépido". É lindo, mas não tem boa empunhadura e é grande, dependendo do banco, atrapalha as pernas.

Hercilio, o da minha é original e cinza, porém cortei ele pra usar a bucha estriada em outro de Hilux antiga. Nesse meio tempo ganhei um de um amigo que é preto. minha Band é 91. Abraço.

nirlei
29/08/2014, 17:41
Em que ano a tampa traseira "moderna" sofreu alteração? A placa saiu do centro da porta para a lateral, devido ao estepe. 93 ou 94?

Abrass.

Marcos_sc
29/08/2014, 20:04
excelente, passando para assinar e aprender um pouco mais.

Me lembro quando comprei a lata da bandlux, me impressionei com os detalhes dados pelo Hercílio somente vendo a lataria.

Denise Ávila
29/08/2014, 20:48
Em que ano a tampa traseira "moderna" sofreu alteração? A placa saiu do centro da porta para a lateral, devido ao estepe. 93 ou 94?

Abrass.

Seguem abaixo as fotos dos Catálogos Promocionais.
1ª foto: de 1990 a 1993a (OM 364 - 4 marchas)
2ª foto: de 1993b a 1994a (OM 364- 5 marchas)

Bjcão

hercilio.neto
29/08/2014, 22:11
Denise,
Fiquei em dúvida sobre a primeira foto por causa do relevo da lateral. A partir de 92 já era alinhado com a janela traseira.

Denise Ávila
30/08/2014, 09:12
Denise,
Fiquei em dúvida sobre a primeira foto por causa do relevo da lateral. A partir de 92 já era alinhado com a janela traseira.

Oi Hercílio!
Os catálogos que tenho (arquivos PDF) agrupam os períodos com mudanças de especificações mais marcantes. Este do qual tirei a primeira foto diz respeito à configuração OM 364 - 4 marchas (1990 - 1993a - segue abaixo os dados técnicos). Não achei registro ou outro catálogo que mostrasse este detalhe do relevo, então creio que quando mudavam pequenos detalhes, os catálogos permaneciam os mesmos, somente o fazendo quando as mudanças eram mais relevantes. Exemplo é que tenho três catálogos que correspondem à configuração 14B (1994b em diante). Tenho do 14B "fase II" (102 cv), tenho da "fase III" (96 cv) e outro quando do lançamento da CD com 4 portas.
Acho que é isso.
De qualquer forma, em relação à posição da placa acho que a foto vale.
Bjcão

Denise Ávila
30/08/2014, 09:46
Boa iniciativa!
Dos modelos com farol quadrado, aprendi reconhecer lendo aqui no forum relato dos experts!!!
Entre OM364 4 marchas, com 5 marchas e 14b, tem algumas diferenças, gravei as características pois é a configuração de Band CD OM364 5marchas que tenho em mente comprar... isso se eu achar uma do tamanho do meu bolso sem ter que me desfazer do meu carro de plastico :twisted:.

Bem observado.
Realmente a grade central muda, mas só achei diferença quando passa do emblema com o nome TOYOTA para o símbolo.
A que tem o nome possui apenas um travessão horizontal no meio da grade (de 89 até 94 OM364).
A que tem o símbolo possui três travessões. (94 a 2001 14B).
Nossa! A Band já tinha vocação para ser um Lego desde a fabricação.

Renanfil
01/09/2014, 14:29
Seguem abaixo as fotos dos Catálogos Promocionais.
1ª foto: de 1990 a 1993a (OM 364 - 4 marchas)
2ª foto: de 1993b a 1994a (OM 364- 5 marchas)

Bjcão

Engraçado, minha Band tem o bocal do tanque do lado do motorista, mas o cano do escape não passa do lado do motorista, como no jipe da foto da direita. Isso é outro detalhe tbm?

Walter da Camper
01/09/2014, 17:07
O 14B tem o coletor de escape do lado direito do motor, enquanto o MB o tem do lado esquerdo. Daí a diferença.

Engraçado, minha Band tem o bocal do tanque do lado do motorista, mas o cano do escape não passa do lado do motorista, como no jipe da foto da direita. Isso é outro detalhe tbm?

elmestizo
01/09/2014, 20:09
Eu mudaria o nome do topico para, reconheça um cabrito!!!

leomrezende
03/09/2014, 09:40
Pessoal,

Esse emblema "4x4" da grade é original? Alguém sabe qual é o ano que veio com esse emblema?

Denise Ávila
03/09/2014, 14:14
Sim é original, veio com a nova grade central acompanhando o emblema com o símbolo, ficando assim até o encerramento da produção.

Denise Ávila
06/09/2014, 18:08
Oi Colegas!
Hoje estive no Celinho em Friburgo e reparei um detalhe diferente naquelas janelas de correr das outras Bands que lá estavam (uma era do LA). Na LOBA o vidro da frente é o móvel, ou seja, ela abre de frente pra trás e, nas outras, o vidro móvel é o detrás, ou seja, ela abre de trás pra frente. Alguém saberia dizer quando houve a mudança?
Bjcão

hercilio.neto
06/09/2014, 19:05
No Imortal também desliza a metade que fica na frente.
Na reforma planejava trocar a posição, mas esqueci de comentar com o Israel e quando vi, ele já tinha montado.
Abrindo a metade de trás, é melhor para os ocupantes do banco traseiro e possibilita instalar a trava no vidro.

Denise Ávila
06/09/2014, 19:34
Curioso é que o Celinho disse que a turma reclama mais quando é o detrás que desliza pois o vento fica em cima dos passageiros. E como é esta trava? Não dá pra instalar quando é a frente que desliza?

Sergioporto
06/09/2014, 19:53
Curioso é que o Celinho disse que a turma reclama mais quando é o detrás que desliza pois o vento fica em cima dos passageiros. E como é esta trava? Não dá pra instalar quando é a frente que desliza?
É só virar o marco completo .A minha abre de trás para frente..

hercilio.neto
06/09/2014, 22:01
E como é esta trava? Não dá pra instalar quando é a frente que desliza?
A trava é uma simples fechadura tipo portão ou algo similar. Podendo inclusive ser uma trava elétrica, para quem já tem nas portas.
Instala-se de forma que a ponta atravesse o trilho para impedir que o vidro deslize, travando a janela fechada.
Mas para isso, a canaleta por onde desliza o vidro tem que ficar para o lado de dentro do jipe, ou seja, o vidro que desliza tem que ser a folha de trás.

Veja o esquema abaixo (desculpe o desenho grotesco)

476543

É só virar o marco completo .A minha abre de trás para frente..
Pois é Sergio,
Ia fazer isso na reforma. Seria só montar de ponta cabeça e trocar o da direita com o da esquerda, mas esqueci de mencionar isso pro funileiro.
Agora que a pintura tá novinha, fico meio cabreiro de mexer. E tem umas borrachas na Band que só saem cortando.

dudu83
06/09/2014, 22:58
nao é simplesmente virar, dos 4 "cantos" o canto inferior da frente a "curva" é diferente...

hercilio.neto
06/09/2014, 23:34
nao é simplesmente virar, dos 4 "cantos" o canto inferior da frente a "curva" é diferente...

Vixe!
Então danou-se. São configurações diferentes mesmo.
Eu jurava que era simétrico.
Creio que a mudança no vidro que desliza se deu a partir de 93.

Sergioporto
06/09/2014, 23:50
Vixe!
Então danou-se. São configurações diferentes mesmo.
Eu jurava que era simétrico.
Creio que a mudança no vidro que desliza se deu a partir de 93.
Amanha vou conferir ,acreditava que era ´so virar o marco e tava feito .A trava no vidro que desliza de trás para frente é um saco fechar quando o caroneiro deixa o vidro aberto ,às vezes tem que entrar lá atrás para travar.Nem sempre ela fecha ao empurrar o vidro.

Carlo Pecca
07/09/2014, 08:25
Denise,,
tem um fecho de vitrine que da para instalar nos vidros traseiros da Band.
Hercilio,
vc mostrou um há muito tempo atrás, lembra!

Denise Ávila
07/09/2014, 09:43
Oi Carlo!
Já li (foi aqui mesmo no fórum). mas lá houve a observação de que a tal linguetinha (olha aí a falta que o trema faz) em gancho que fica pelo lado de fora, ser muito fácil de desvirar com um simples alicate. Me parece que o material não é lá muito forte. Por isso fiquei interessada na que o Hercílio mencionou.
Bjcão

hercilio.neto
07/09/2014, 11:30
O Dudu tem razão. Muito bem observado.
Na parte de baixo, a curva da janela acompanha a curva da porta. No FJ40 também é assim.
Nesse caso, a solução seria achar alguém pra permutar... aí é difícil.

Luiz Alexandre
08/09/2014, 22:20
Oi Colegas!
Hoje estive no Celinho em Friburgo e reparei um detalhe diferente naquelas janelas de correr das outras Bands que lá estavam (uma era do LA). Na LOBA o vidro da frente é o móvel, ou seja, ela abre de frente pra trás e, nas outras, o vidro móvel é o detrás, ou seja, ela abre de trás pra frente. Alguém saberia dizer quando houve a mudança?
Bjcão

Oi Denise... estive lá sábado também... e via a Loba... já com placa de Carrancas...
O legal seria se as duas metades corressem...
Bjs...

Denise Ávila
08/09/2014, 23:40
Oi Luiz!
O Celinho disse que você iria pegar sua Band. Fiquei babando pelo guincho. Devido às necessidades do sítio, acho que não escapo de instalar um na LOBA. O seu foi através daquela compra coletiva que a turma da lista nacional organizou, não foi? Só fiquei desanimada pois, pelo que vi, não dá pra instalar com o para choque original.
Essa ideia das duas metades correrem é show. Gostei.
Por falar em Celinho (colegas, desculpem sair do tópico, mas é por uma boa causa), ele possui algumas peças de lataria retiradas das reformas das Bands, que vai arrumar pra vender.Tem teto, suporte de galão, portas, inclusive uma moldura dos faróis redondos (oclinhos) com a grade (protetor do radiador). Pra quem tiver interessado (22) 2527 2670.
Bjcão

Luiz Alexandre
10/09/2014, 02:20
Oi Luiz!
O Celinho disse que você iria pegar sua Band. Fiquei babando pelo guincho. Devido às necessidades do sítio, acho que não escapo de instalar um na LOBA. O seu foi através daquela compra coletiva que a turma da lista nacional organizou, não foi? Só fiquei desanimada pois, pelo que vi, não dá pra instalar com o para choque original.
Essa ideia das duas metades correrem é show. Gostei.
Por falar em Celinho (colegas, desculpem sair do tópico, mas é por uma boa causa), ele possui algumas peças de lataria retiradas das reformas das Bands, que vai arrumar pra vender.Tem teto, suporte de galão, portas, inclusive uma moldura dos faróis redondos (oclinhos) com a grade (protetor do radiador). Pra quem tiver interessado (22) 2527 2670.
Bjcão

Denise... o guincho comprei na compra coletiva na lista nacional...
Não sei dizer se daria para manter o parachoque original...
Bjs

Denise Ávila
10/09/2014, 10:33
Oi Luiz!
Eu fiz uma consulta ao fabricante e ele disse que até dá, mas tem que cortar a alma do para-choque para encaixar a parte dos roletes. Então melhor mesmo é usar do jeito que vem e guardar o original, caso futuramente se queira vender a Band. É que, pessoalmente, acho que o para-choque que vem com o guincho tem um estilo bem mais moderno e descaracteriza um pouco. Não sei porque não fizeram como os Bisellis quando eram opcionais de linha (veja foto abaixo).
Tudo vai depender da necessidade.
Bjcão!

Dimasi
10/09/2014, 10:42
Esse que vem com o Ekron é bem mais forte e curto, o que facilita em trilhas. Já virei mais de uma vez a ponta do original agarrado em pedra, tronco etc... Até manobrando já enroscou num coqueiro kkkkk.

Denise Ávila
10/09/2014, 11:42
Oi Fabiano!
É um ponto a considerar, uma vez que o uso no sítio exigirá constantes incursões à floresta. É aquela velha história, "o que não tem remédio, remediado está". Optando por um guincho, não tem pra onde correr. É partir pro abraço.
Gente, desculpe o "fora de tópico". Paro por aqui.
Bjcão

Inner
16/09/2014, 11:04
Salve galera. Alguém saberia dizer quando as portas passaram a ser com as maçanetas embutidas.

Denise Ávila
16/09/2014, 11:33
Oi Mário!
A partir de Março de 85, segundo informação no Catálogo de Peças.
Bjcão!

T.Azevedo
16/09/2014, 12:31
Como diferenciar as configurações que saíram em 1990?
Sem abrir o cofre tem como saber que tem o 314 e quem tem 364?

Denise Ávila
16/09/2014, 13:17

Olá Colega
As mudanças mais evidentes (a partir de nov. 89) foram o motor (saiu o OM314 e entrou o OM364) e a grade frontal quadrada. Acho que externamente não tem como saber qual é o motor pois, exceto a grade, as poucas mudanças externas estavam mais relacionadas ao ano do que à motorização, sem falar que muitos já trocaram seus OM314 por OM364.
Mas aguarde que algum colega mais experientes vai poder esclarecer.
Abraços!

hercilio.neto
16/09/2014, 21:44

A frente nova chegou junto com o motor OM364.

Inner
16/09/2014, 22:00
Valeu Denise Bjin

Oi Mário!
A partir de Março de 85, segundo informação no Catálogo de Peças.
Bjcão!

T.Azevedo
17/09/2014, 01:28
A frente nova chegou junto com o motor OM364.

Eu pensava que em 89/90 ja tinha frente quadrada escrito Toyota.
Obrigado. Viva a experiência!

nirlei
17/09/2014, 07:50
Frente nova e motor OM-364 é a minha dúvida: já vi Bands de amigos e algumas para venda, pela Internet, ano 90 com motor OM-314. Agora, não sei se é ano/modelo 90/90 ou 89/90.
Mais um ponto a se apurar...

Abrass.

nirlei
17/09/2014, 10:47
Algumas Bands 1990 com motor OM-314:

TOYOTA BANDEIRANTE CHASSI-LONGO | Primeiramão (http://www.primeiramao.com.br/carros/toyota-bandeirante-chassi-longo/o/PJ3a4777)

TOYOTA BANDEIRANTE JIPE 4X4 OJ50LV(Aco) 2P 1990/1990 DIESEL em São José Dos Pinhais - Casa das Toyotas (http://casadastoyotas.com.br/carros/Toyota/Bandeirante/Jipe-4x4-Oj50lv-2p-1990/Toyota-Bandeirante-Jipe-4x4-Oj50lv-2p-1990-SAO-JOSE-DOS-PINHAIS-PR-3257770.html)

Eu creio que a mudança da motorização ocorreu durante o ano de 1990 e não no final de 1989.

Abrass.

Sergio c
17/09/2014, 11:19
Meio estranho essa Band anunciada no Primeiramão, pois parece que ao invés de roda livre ela tem queixo duro, que era original até o ano de 1982.

Denise Ávila
17/09/2014, 11:48
Até onde pude apurar nas minhas pesquisas, o OM364 foi produzido de Nov/89 a Abr/94 (não se sabe exatamente em que época do mês), porém pode ser que eles tenham comercializado as Bands com a nova motorização apenas em 90 para escoar a produção das antigas. Também pode ser o caso do ano fabricação/ano modelo como bem lembrou o Nirlei.
Bjcas

T.Azevedo
17/09/2014, 13:55
Até onde pude apurar nas minhas pesquisas, o OM364 foi produzido de Nov/89 a Abr/94 (não se sabe exatamente em que época do mês), porém pode ser que eles tenham comercializado as Bands com a nova motorização apenas em 90 para escoar a produção das antigas. Também pode ser o caso do ano fabricação/ano modelo como bem lembrou o Nirlei.
Bjcas

É comum ver band com frente quadrada e motor om314. Que o sujeito jura ser original.

hercilio.neto
18/09/2014, 10:19
Auxiliando o amigo Eder na seção Frota4x4, me deparei com uma dúvida sobre a numeração do chassi do Imortal.

9 B R 0 J 0 0 2 0 P 1 0 2 2 2 2 2

Região: America do Sul
País: Brasil
Empresa fabricante: Toyota
Modelo: OJ50LV (Jipe curto teto aço)
Ano: 1993
Fábrica: S.Bernardo do Campo
Número de Série:

(Com exceção do número de série, os demais caracteres são os que constam no documento do Imortal.)

A minha dúvida é com relação a indicação do ano da Band.
Existe o ano representado pela letra "O"?

Digo isso porque, se eu não me engano, a Band 92 é representada pela letra "N", e se fosse mantida a sequencia, a Band 93 deveria ser representada pela letra "O".

hercilio.neto
18/09/2014, 10:36
Meu filho já me esclareceu.
As letras O, I e Q não são utilizadas para não serem confundidas com os números 1 e 0.

T.Azevedo
22/09/2014, 23:33
Que motor e esse nessa band?
É assim mesmo ou isso é uma mistura de 608 e 912

hercilio.neto
23/09/2014, 00:17
Parece que é isso mesmo.
Um OM314 com admissão do OM364. Perceba que foi isolada a ligação que vem do filtro de ar.

Marcos.Ramos
27/09/2014, 10:57
Auxiliando o amigo Eder na seção Frota4x4, me deparei com uma dúvida sobre a numeração do chassi do Imortal.

9 B R 0 J 0 0 2 0 P 1 0 2 2 2 2 2

Região: America do Sul
País: Brasil
Empresa fabricante: Toyota
Modelo: OJ50LV (Jipe curto teto aço)
Ano: 1993
Fábrica: S.Bernardo do Campo
Número de Série:

(Com exceção do número de série, os demais caracteres são os que constam no documento do Imortal.)

A minha dúvida é com relação a indicação do ano da Band.
Existe o ano representado pela letra "O"?

Digo isso porque, se eu não me engano, a Band 92 é representada pela letra "N", e se fosse mantida a sequencia, a Band 93 deveria ser representada pela letra "O".

Para ajudar os demais amigos, se tiverem duvida quanto ao ano, o que consta no oitava posiçao de tras para frente é o ano de "fabricação" o modelo pode ser um ano a mais.

478724

dudu83
27/09/2014, 15:31
Meio estranho essa Band anunciada no Primeiramão, pois parece que ao invés de roda livre ela tem queixo duro, que era original até o ano de 1982.

ate o final da produçao a roda livre era um acessorio...

Sergio c
27/09/2014, 22:54
ate o final da produçao a roda livre era um acessorio...
Essa eu não sabia, putz, e se for considerar o valor de uma roda livre no valor total de uma band na época que era vendida 0KM, é de chorar.

ZéAbreu
27/07/2015, 22:03
Posso afirmar aqui, 89 foi um ano de transição. A minha é 1989, nunca teve outro dono. Veio com farol quadrado e motor OM314. Ou seja uma das primeiras com farol quadrado, e uma das últimas com o 314. Então este motor não é sinônimo de farol redondo.

Perambulante
29/05/2016, 13:23
Acompanhando.

Francisco Bicalho
31/05/2016, 18:02
Posso afirmar aqui, 89 foi um ano de transição. A minha é 1989, nunca teve outro dono. Veio com farol quadrado e motor OM314. Ou seja uma das primeiras com farol quadrado, e uma das últimas com o 314. Então este motor não é sinônimo de farol redondo.

Alguém me disse, tempos atrás, que o ano de 1989 teve uma das maiores 'tiragens' de Bandeirante pela Toyota; eu sei de um monte, o meu inclusive. Aliás o meu Bandeirante, que de original hoje só tem o chassi, lataria e eixo dianteiro, tem uma característica estética única.

Eu queria a moldura do radiador mais antiga, arredondada, e para isso teria que trocar a frente inteira porque a moldura do antigo não encaixa na frente dos anos posteriores; a bitola dos faróis é diferente, a furação dos parafusos ídem, enfim não dá apenas para plugar. Depois de muito procurar uma frente inteira e só achar lixo, decidi adaptar a moldura e deu certo. Comprei duas molduras antigas zero bala, e um ótimo lanterneiro (funileiro pra galera de Sampa) fez uma obra de arte que encaixa perfeitamente na frente do '89. Ele desmontou as duas molduras, soldou as peças na bitola certa e ainda soldou uma saia em toda a extensão da peça dentro e fora, inclusive na circunferência dos faróis e ficou nota 10, o acabamento parece de fábrica.

Claro que ninguém percebe batendo o olho, mas eu sei que não existe nenhum Bandeirante com aquela bitola de faróis nem com a grelha inferior e com a moldura mais antiga redonda. Na verdade isso aconteceu simplesmente porque eu não achei toda a frente antiga, e acabou sendo uma benção às escondidas.

Francisco Bicalho
31/05/2016, 18:36
Que motor e esse nessa band?
É assim mesmo ou isso é uma mistura de 608 e 912

É um 314 com coletor do 364-A. Parece um projeto em andamento.

Sergio c
31/05/2016, 20:41
Francisco, soa um pouco estranho em diversas regiões do país o pessoal que conserta lataria de veículos. Além do que você mencionou, funileiro e lanterneiro, aqui no sul é chamado de chapeador, que vem da chapeação de veículos.

hercilio.neto
01/06/2016, 01:25
Alguém me disse, tempos atrás, que o ano de 1989 teve uma das maiores 'tiragens' de Bandeirante pela Toyota; eu sei de um monte, o meu inclusive. Aliás o meu Bandeirante, que de original hoje só tem o chassi, lataria e eixo dianteiro, tem uma característica estética única.

Eu queria a moldura do radiador mais antiga, arredondada, e para isso teria que trocar a frente inteira porque a moldura do antigo não encaixa na frente dos anos posteriores; a bitola dos faróis é diferente, a furação dos parafusos ídem, enfim não dá apenas para plugar. Depois de muito procurar uma frente inteira e só achar lixo, decidi adaptar a moldura e deu certo. Comprei duas molduras antigas zero bala, e um ótimo lanterneiro (funileiro pra galera de Sampa) fez uma obra de arte que encaixa perfeitamente na frente do '89. Ele desmontou as duas molduras, soldou as peças na bitola certa e ainda soldou uma saia em toda a extensão da peça dentro e fora, inclusive na circunferência dos faróis e ficou nota 10, o acabamento parece de fábrica.

Claro que ninguém percebe batendo o olho, mas eu sei que não existe nenhum Bandeirante com aquela bitola de faróis nem com a grelha inferior e com a moldura mais antiga redonda. Na verdade isso aconteceu simplesmente porque eu não achei toda a frente antiga, e acabou sendo uma benção às escondidas.

Na Fenajeep tive oportunidade de visitar o stand da Fiber4x4 e conhecer a carroceria de fibra.
Fiquei com uma ótima impressão sobre o acabamento e resistência das peças.
Também tive o prazer de encontrar os amigos Sony, Drago, Diogo e Felippe Tounda.
Drago nos explicou que a grade redonda que é oferecida pela Fiber4x4 foi obtida por molde de uma grade da FJ40 importada por ele para atender à sua encomenda.
A grade da FJ40 tem leve diferença daquela que equipou o Bandeirante.

529631 529632

Francisco Bicalho
01/06/2016, 13:15
Eu acho a nossa frente antiga mais interessante, não tem aquela parte superior mais larga do FJ, que eu acho que pesa esteticamente, ela toda da mesma largura é mais elegante para meu gosto.

Gostaria de ver uma foto da frente que a Fiber4x4 fabrica. Outra coisa interessante é que os FJ40 vinham de fábrica com o teto em fibra de vidro. Pergunta: a Fibercar e a Fiber4x4 são duas empresas, ou a primeira mudou de nome? Acabei de conferir que o antigo site Fibercar.com.br não existe mais.

Francisco Bicalho
01/06/2016, 13:20
Francisco, soa um pouco estranho em diversas regiões do país o pessoal que conserta lataria de veículos. Além do que você mencionou, funileiro e lanterneiro, aqui no sul é chamado de chapeador, que vem da chapeação de veículos.

Pos é, no fim chapeador faz mais sentido. Um concerta 'lanterna' o outro 'funil' o chapeador concerta qualquer coisa que tenha chapa (inclusive lanterna e funil). Meu irmão, carioca, mudou-se para SP e teve um problema com o cano do banheiro e procurou semanas por um bombeiro (que no Rio é abreviação para bombeiro hidráulico) e todos achavam estranhíssimo, depois ele descobriu que é encanador ! -"Meu, não tem nada pegando fogo na sua casa, pra que um 'bombeiro'?

hercilio.neto
02/06/2016, 00:39
Eu acho a nossa frente antiga mais interessante, não tem aquela parte superior mais larga do FJ, que eu acho que pesa esteticamente, ela toda da mesma largura é mais elegante para meu gosto.

Gostaria de ver uma foto da frente que a Fiber4x4 fabrica. Outra coisa interessante é que os FJ40 vinham de fábrica com o teto em fibra de vidro. Pergunta: a Fibercar e a Fiber4x4 são duas empresas, ou a primeira mudou de nome? Acabei de conferir que o antigo site Fibercar.com.br não existe mais.
A Fibercar era uma empresa sediada no Ceará e foi fechada.
A Fiber4x4 é outra empresa, sediada no Paraná.

Francisco Bicalho
02/06/2016, 08:09
Hercílio, você sabe informar se a qualidade da Fiber4x4 é superior a FiberCar? Eu ando enamorado da idéia de trocar meu teto por um de fibra. Cansei daquela calha enferrujando, e meu teto já pegou muita solda e foi 'chapeado' demais. Certa vez o capô abriu a 80km/h, um susto que eu não desejo pra ninguém; a porrada foi tão forte que não só amassou a ponta do capô para trás como achatou aquela aba em cima do para-brisas para baixo.

Abraço;
Chico

Sergio c
02/06/2016, 09:19
Realmente Francisco, aquela quina da calha, que na minha tem uma proteção de borracha em forma de U, seguidamente aparece novos pontos de ferrugem, além daqueles que já foram consertados.

Francisco Bicalho
02/06/2016, 10:37
A borracha eu tirei da minha calha a anos, mas água empoça na calha de qualquer jeito. E a calha não tem a menor função, além de ser uma fonte de ferrugem.

T.Azevedo
02/06/2016, 21:07
Exatamente Chico. Tu tem total razão. E ainda tem outra, quem tem bagageiro de teto (rack) onde ele é fixado enferruja em dobro junto a umidade ali. Tem que ficar ar de olho

hercilio.neto
03/06/2016, 23:33
Hercílio, você sabe informar se a qualidade da Fiber4x4 é superior a FiberCar? Eu ando enamorado da idéia de trocar meu teto por um de fibra. Cansei daquela calha enferrujando, e meu teto já pegou muita solda e foi 'chapeado' demais. Certa vez o capô abriu a 80km/h, um susto que eu não desejo pra ninguém; a porrada foi tão forte que não só amassou a ponta do capô para trás como achatou aquela aba em cima do para-brisas para baixo.

Abraço;
Chico

Para ser sincero nunca vi uma band da Fibercar.
Mas essa da Fiber4x4 é bem robusta, lembra a fibra do Troller.
E a opção da Band longa com 4 portas é muito atraente

T.Azevedo
04/06/2016, 08:45
O dudu83 foi pessoalmente visitar a Fiber. Ele gostou muito da resistência das peças bem reforçadas. No teto lembro dele falar que vem se furacão e sem o local de segurar o encaixe do forro.

Francisco Bicalho
10/06/2016, 06:42
Li uma postagem no Toyoteiros Google onde uma pessoa alega que a seguradora dele (Porto Seguro) não faria mais o seguro do Bandeirante caso ele trocasse a carroceria de chapa para fibra. Não faz muito sentido, mas foi o que ele disse. Eu penso que se ele fizesse a mudança e nunca mencionasse para a seguradora, como eles iriam saber? E como eles saberiam que o carro já não era de fibra desde quando o contrato de seguro foi assinado? E Troller, essa seguradora não cobre? Poscaudeque?

Walter da Camper
10/06/2016, 10:13
Isso é interpretação bitolada de regras internas da seguradora, do tipo "não será aceita a contratação de veículo que tenham tido alteradas as características originais..."
Se houver um sinistro, eles terão que procurar peças (lataria) no mercado, e como farão para adquirir uma peça que você mandou fazer sob encomenda e não existe no mercado?
A verdade é que seguro não combina com carro velho. Além disso o custo não compensa. É melhor adotar outras formas de garantir o patrimônio, como rastreador por exemplo.

Li uma postagem no Toyoteiros Google onde uma pessoa alega que a seguradora dele (Porto Seguro) não faria mais o seguro do Bandeirante caso ele trocasse a carroceria de chapa para fibra. Não faz muito sentido, mas foi o que ele disse. Eu penso que se ele fizesse a mudança e nunca mencionasse para a seguradora, como eles iriam saber? E como eles saberiam que o carro já não era de fibra desde quando o contrato de seguro foi assinado? E Troller, essa seguradora não cobre? Poscaudeque?

Dimasi
12/06/2016, 12:45
No caso era só eles encomendarem da fiber. Mas as seguradoras sempre procuram motivo para não pagar. Em caso de roubo eles não vão saber do que a band era feita, mas em caso de acidente certamente eles vão embaçar.

Francisco Bicalho
13/06/2016, 07:04
Isso é interpretação bitolada de regras internas da seguradora, do tipo "não será aceita a contratação de veículo que tenham tido alteradas as características originais..."
Se houver um sinistro, eles terão que procurar peças (lataria) no mercado, e como farão para adquirir uma peça que você mandou fazer sob encomenda e não existe no mercado?
A verdade é que seguro não combina com carro velho. Além disso o custo não compensa. É melhor adotar outras formas de garantir o patrimônio, como rastreador por exemplo.

Excelente interpretação, Walther, quer dizer, a sua interpretação do caso, e faz todo o sentido. Você bate e acaba com o carro, depois diz que todas as peças em fibra tem que ser substituídas e o valor é muito maior que as peças em aço. Entendi a posição da seguradora, e agora isso faz sentido na minha cabeça. Obrigado.

Abraço;
Chico

Alanpio
26/06/2016, 15:35
Boa tarde, sobre o motor 364, claro que o coletor de escapamento fica do lado motorista, mas e a ponteira, alguém sabe dizer? porque a maioria dos que vejo está para lado passageiro mas alguns motorista...o que é original?

Alanpio
26/06/2016, 15:37
Boa tarde, sobre o motor 364, claro que o coletor de escapamento fica do lado motorista, mas e a ponteira, alguém sabe dizer? porque a maioria dos que vejo está para lado passageiro mas alguns motorista...o que é original?
estou falando especificamente sobre o jipe 93

Sergio c
27/06/2016, 11:25
Alan, dificilmente alguém mandará "cruzar" o cano de escapamento de uma band para o outro lado, ou seja, os motores MB, coletor de escape lado esquerdo, saída na traseira pela esquerda; motores Toyota 14B, coletor de escape na direita, saída pela direita da band.

Alanpio
07/07/2016, 15:19
Certo Sergio, mas é só olhar as viaturas a venda anos 91, 92 e 93 (OM 364). As duas primeiras tem ponteira lado motorista e as 93 vejo dos dois lados, a maioria lado passageiro.

Luiz Alexandre
16/08/2016, 01:39
Certo Sergio, mas é só olhar as viaturas a venda anos 91, 92 e 93 (OM 364). As duas primeiras tem ponteira lado motorista e as 93 vejo dos dois lados, a maioria lado passageiro.

As 93 tem a ponteira dos dois lados porque existem bandeirantes com duas configurações do tanque de combustível... bateria e estepe:
- a ponteira no lado esquerdo... o tanque é abaixo do carona... a bateria abaixo do motorista e o estepe abaixo da viatura;
- a bandeirante com a ponteira no lado direito tem o tanque abaixo do motorista... a bateria no cofre do motor e o estepe atrás da porta traseira no suporte...

Essa mudança de configuração foi feita porque o abafador e o silencioso foram deslocados para trás na linha da descarga...

Francisco Bicalho
16/08/2016, 05:21
As 93 tem a ponteira dos dois lados porque existem bandeirantes com duas configurações do tanque de combustível... bateria e estepe:
- a ponteira no lado esquerdo... o tanque é abaixo do carona... a bateria abaixo do motorista e o estepe abaixo da viatura;
- a bandeirante com a ponteira no lado direito tem o tanque abaixo do motorista... a bateria no cofre do motor e o estepe atrás da porta traseira no suporte...

Essa mudança de configuração foi feita porque o abafador e o silencioso foram deslocados para trás na linha da descarga...

Bom ver você aqui no 4X4 Alexandre. Sempre bem informado, passando as dicas certas. Rapaz, ainda não tive a chance de ir nos encontros mensais de terças, mas estou sempre antenado neles. Vou subir hoje para uma semana na serra, em princípio para fugir desses feriados malucos e fim de feira olímpica, mas na verdade para passar uns dias trabalhando perto da minha linda/maravilhosa Beganzê.

A Beganzê, para quem não sabe foi resgatada de um moleiro no Rio (Molas Carioca em Ramos, por dica do Alexandre) presa numa correntinha de 1 m, imunda, toda estropiada e à beira da morte com doença do carrapato. Hoje, seis anos depois, é a cachorrinha mais feliz e saudável do mundo com 30 mil m2 de jardim, mata, riacho, pedras e laguinho para correr, brincar, fuçar e ser feliz.

Abraço para você;
Chico

Luiz Alexandre
17/08/2016, 12:14
Bom ver você aqui no 4X4 Alexandre. Sempre bem informado, passando as dicas certas. Rapaz, ainda não tive a chance de ir nos encontros mensais de terças, mas estou sempre antenado neles. Vou subir hoje para uma semana na serra, em princípio para fugir desses feriados malucos e fim de feira olímpica, mas na verdade para passar uns dias trabalhando perto da minha linda/maravilhosa Beganzê.

A Beganzê, para quem não sabe foi resgatada de um moleiro no Rio (Molas Carioca em Ramos, por dica do Alexandre) presa numa correntinha de 1 m, imunda, toda estropiada e à beira da morte com doença do carrapato. Hoje, seis anos depois, é a cachorrinha mais feliz e saudável do mundo com 30 mil m2 de jardim, mata, riacho, pedras e laguinho para correr, brincar, fuçar e ser feliz.

Abraço para você;
Chico

Beganzé está linda... bem diferente qd estava na Mola Carioca... foi um resgate mesmo... parabéns...

Acesso pouco o forum mesmo... mas sempre que posso dou uma olhada nos posts...

Apareça na COBAL Chico... abraços...

3 climas
22/12/2017, 12:35

475379 475380 475381

Existiu mais um modelo de volante pois o da band 1964 era igual ao da primeira foto do Hecílio porém o botão da buzina tinha uma capa de acrílico transparente bem no centro mostrando o emblema toyota da época, o volante era exatamente igual ao da foto abaixo, e o painel de instrumentos da 1964 também era exatamente igual ao das fotos abaixo.

http://bestcars.uol.com.br/carros/toyota/antigos/landcruiser-1961-int.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/553330d1509548364-band-1964-pre-historico-painel-instrumentos-toyota-bandeirante-18917-mlb20162911871_092014-f.jpg

3 climas
22/12/2017, 12:47
Outra característica bem definida era os para-lamas traseiros arredondados até as primeiras unidades de 1969 quando as carrocerias era produzidas pela brasinca mas ainda no mesmo ano quando as carrocerias passaram a ser produzidas pela própria toyota os para-lamas traseiros passou a ter forma trapezoidal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/496510d1427039019-toyota-bandeirante-1964-a-jeep_toyota_bandeirantes_capota_curta_1963_4080133 417229726912.jpg

http://cdn.portalsaofrancisco.com.br/wp-content/uploads/2016/07/toyota31.jpg

Marcus DT
22/12/2017, 16:44
Caraca, nunca vi uma Band com esse paralamas redondo. Bacana!

3 climas
25/12/2017, 21:11
Caraca, nunca vi uma Band com esse paralamas redondo. Bacana!

Alguns do ano de 1969 e todos anteriores a ele que forem originais tem essa característica.

https://www.feirao4x4.com.br/wp-content/uploads/2017/05/imgG-SF-1-3.jpg

https://www.feirao4x4.com.br/wp-content/uploads/2017/06/DSC01114.jpg

http://imgus.trovit.com/img2br/d1h1H1S1-RQ1u/d1h1H1S1-RQ1u.1_6.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/354237d1340170794-band-1964-a-band-fernando-1.jpg

https://estrategiaempresarial.files.wordpress.com/2008/01/toyota-1958.jpg

Cajulus
25/12/2017, 22:51
Oi Denise

Como faço para ter esses catálogos da Bands? Conseguiu na internet? Estou para fechar negocio em uma Band e queria ter alguns catálogos.

Abraço

Caju

hercilio.neto
26/12/2017, 01:38
Outra característica bem definida era os para-lamas traseiros arredondados até as primeiras unidades de 1969 quando as carrocerias era produzidas pela brasinca mas ainda no mesmo ano quando as carrocerias passaram a ser produzidas pela própria toyota os para-lamas traseiros passou a ter forma trapezoidal.

Exatamente.
A partir de 1969 o recorte do paralama traseiro passou a ser trapezoidal e o hardtop ficou com o formato das Band mais modernas, incluindo-se aí, o formato dos vidros, porém a lataria ainda era lisa, sem relevo.
Os relevos estampados, inclusive a inscrição "Bandeirante", só chegaram em 1972.

Exemplo abaixo - Band 69
554548

Denise Ávila
26/12/2017, 11:40
Colega, eu e alguns outros disponibilizamos alguns no grupo do Facebook Toyota Bandeirante Brasil, na seção "arquivos". Lá tem catálogos promocionais, de peças e manuais

Oi Denise

Como faço para ter esses catálogos da Bands? Conseguiu na internet? Estou para fechar negocio em uma Band e queria ter alguns catálogos.

Abraço

Caju

Cajulus
27/12/2017, 17:22
Obrigado..Olharei lá. Vlw