PDA

Ver Versão Completa : Pneu para estepe

Sérgio Bambirra
26/08/2014, 22:32
Salve galera!

Na troca dos pneus 265/70 R16 que estavam na viatura adquiri quatro pneus novos na medida 235/85 R16 (Pirelli Scorpion ATR), mas permaneci com o estepe na medida antiga (265/70 R16). Em relação a isso gostaria de colocar algumas questões:

A) Existe a necessidade da troca do estepe por outro na mesma medida dos atuais ou, apenas para chegar no borracheiro, dá para rodar com essa diferença de medidas?

B) Caso seja necessária a troca do estepe, até onde são relevantes as diferenças de modelo (mud, AT, para asfalto) em pneus de mesma medida?

C) Os fabricantes dizem que o prazo de validade dos pneus é de cinco anos, devendo os mesmos serem trocados mesmo que nunca tenham rodado, como é o caso de muitos estepes. Até onde isso procede ou não passa de recomendação para aumentar as vendas de pneus?

Desde já agradeço aos entendidos.

Sds.

Marcos_sc
26/08/2014, 22:45
A. Não existe

B. sem efeito em função de A

c. procede, mas no Brasil usamos e sem medo de ser feliz! Na Europa, por exemplo, é lei e dá multa, por isso tanto pneu importado usado dito bom sendo vendido por aqui... EU Não USO, mas pra estepe, sem problemas.

dudu83
26/08/2014, 23:39
é raro usar estepe heim, e olha que rodo pra caramba a unica vez que precisei usar foi na ranger, era um pneu que ja tava nas ultimas dei uma travada de rodas no cascalho e o pneu estufou, fez um barrigao mas cheguei rodando na borracharia, nao sei se tenho sorte ou pneu de picape e dificil furar

Dimasi
27/08/2014, 04:24
Sérgio,
Dá para rodar tranquilamente. O diâmetro dos pneus é praticamente o mesmo. Diferença de 0,25% ( despresível ).
Para vc ter uma ideia, já rodei com três 33" X 12,5" mud e um 265/75 16 AT por alguns Km até chegar o borracheiro e foi de boa.

Sérgio Bambirra
27/08/2014, 10:21
Marcos, Dudu e Dimasi, :curtir:

Grato pela economia proporcionada! rsrsrs :razz:

Sds.

PP5GAS
27/08/2014, 21:21
Mas não esqueça de calibrar o estepe.

Sérgio Bambirra
27/08/2014, 22:42
Esse risco eu não corro, pois sempre calibro todos os pneus. Valeu pela dica!

Sds.

ALVARO ANGELO
28/08/2014, 08:02
é raro usar estepe heim, e olha que rodo pra caramba a unica vez que precisei usar foi na ranger, era um pneu que ja tava nas ultimas dei uma travada de rodas no cascalho e o pneu estufou, fez um barrigao mas cheguei rodando na borracharia, nao sei se tenho sorte ou pneu de picape e dificil furar

Furei uma única vez com cravo de porteira de quase 20 cms de diâmetro (puro azar !!). Em mais de trinta anos !!
Lembro-me de ter lido em algum lugar que se a vtr estiver com tração nas quatro rodas, o diâmetro dos pneus não poderão ser diferentes.!!

Alvaro Angelo

Sergio c
28/08/2014, 08:48
Furei uma única vez com cravo de porteira de quase 20 cms de diâmetro (puro azar !!). Em mais de trinta anos !!
Lembro-me de ter lido em algum lugar que se a vtr estiver com tração nas quatro rodas, o diâmetro dos pneus não poderão ser diferentes.!!

Alvaro Angelo
Se for no barro ou piso mais escorregadio a diferença é compensada, mas se for em piso mais seco, todos os 4x4 sem diferencial central, caso da band, o veículo começa a ficar mais pesado p tocar e força todo o conjunto de transmissão.
Se for usar a tração somente com um dos eixos, até pode ser pneus com dimensões diferentes, pois a caixa de satélite já compensa a diferença de curvas, ela compensa também a diferença dos pneus.

ALVARO ANGELO
28/08/2014, 17:50
Se for no barro ou piso mais escorregadio a diferença é compensada, mas se for em piso mais seco, todos os 4x4 sem diferencial central, caso da band, o veículo começa a ficar mais pesado p tocar e força todo o conjunto de transmissão.
Se for usar a tração somente com um dos eixos, até pode ser pneus com dimensões diferentes, pois a caixa de satélite já compensa a diferença de curvas, ela compensa também a diferença dos pneus.

oK !
Obrigado pela informação.
Alvaro Angelo