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Ver Versão Completa : Suspensão - alguém já viu isso?



Pagani
09/01/2006, 20:03
AE !!

Achei uma suspensao bem diferente (ao menos pra mim)...

Alguem ja viu algo assim:

http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/3_4ellip/Dcp00536.jpg



[]´s curiosos

Sandro Tannuri
09/01/2006, 20:32
3/4 de elipse.

Aqui no RJ só vi 2 Jeeps assim, um deles ficou uma m... e o outro eu não sei mas acho que nunca realmente rodou. :parede:
O que ficou uma m... bastava uma barra de tração para parar de quebrar um cardan por trilha. :mrgreen:

Abraços,

Dennis Figueiredo
09/01/2006, 23:43
O que ficou uma m... bastava uma barra de tração para parar de quebrar um cardan por trilha. :mrgreen:

Abraços,


ou 3 no trial de sto andré hehehehe

regis
09/01/2006, 23:54
Pera aí.... isso nao é 3/4 de elipse, mas sim um negócio que os americanos denominam por goofy spring.

é uma mola para formar o ponto fixo do chassis.

Existem bons relatos sobre isso. Acredito que dariam o mesmo retorno que os jumelos revolver (tem quem goste e tem quem ache que só piora)

Abraços

Sandro Tannuri
09/01/2006, 23:57
Poste uma foto de 3/4 de elipse então. :pensativo:

Abraços,

Wallace
10/01/2006, 01:14
Sandro o Regis esta certo, essa é só deveria trabalhar quando a suspensão abre como no caso da foto, funcionando mais ou menos como um jumelo revolver.
Na 3/4 eliptica voce mão tem o jumelo e a 3/4 vai do chasis ao eixo e não do chasis ao jumelo.

leovalle
10/01/2006, 01:40
Poste uma foto de 3/4 de elipse então. :pensativo:

Abraços,

Taí

FernandoRisso
10/01/2006, 08:12
Poste uma foto de 3/4 de elipse então. :pensativo:

Abraços,

Taí :pensativo: ... Errado Leo, isso é um 1/4 elipse, e aquilo da primeira foto para mim é um 3/4 elipse...

[]'s

regis
10/01/2006, 10:15
Poste uma foto de 3/4 de elipse então. :pensativo:

Abraços,

Ops ... fiz a mesma confusão que o Léo :oops:

Elmer_Jeep
10/01/2006, 10:41
AE !!

Achei uma suspensao bem diferente (ao menos pra mim)...

Alguem ja viu algo assim:

[]´s curiosos

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=338&start=100
:mrgreen:

Marcelo
10/01/2006, 10:58
Grande Pagani,

O Geberhard aqui do Fórum tem isso no jeep dele. Pra refrescar a memória, ele é aquele que mora na Califórnia e tem um Wrangler YTJ. :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6814&postdays=0&postorder=asc&&start=20

Ele tava com problema de axel-wrap e tava testando um sistema feito com tirantes de cabo-de-aço. Depois sumiu do fórum... :roll:

[s] 3/4 elípticos

Pagani
10/01/2006, 11:33
Fala Marcelao...

Eu já havia visto, achei alguns foruns gringos onde vejo em volume esta aplicação, ai achei até viavel...
Vou estudar mais um pouco e ver as opinioes da galera que realmete conhece o assunto, pra tesatar na viatura...


[]´s arrumando dor de cabeça :parede:

Marcelo
10/01/2006, 11:44
Pagani,

No seu caso, o melhor primeiro não seria fazer SPOA?! Já que você já tem o eixos de Rural na viatura - o que melhora singificamente a estabilidade perdida com SPOA. :concordo:

Assim o ganho obtido com SPOA, talvez nem seja necessário adaptar a 3/4 elíptica para chegar onde gostaria. :pensativo:

[s] sugeridos,

Pagani
10/01/2006, 12:10
O que me desanima no SPOA é ter que retirar tudo e mandar girar a bola do diferencial...

Isso eu não consigo fazer em casa, ai fico fucando na net pra ter alternativas em que possa executar em minha pequena " oficina " :lol:



[]´s aceitando sugestões :concordo:

Elmer_Jeep
10/01/2006, 13:16
O que me desanima no SPOA é ter que retirar tudo e mandar girar a bola do diferencial...

Isso eu não consigo fazer em casa, ai fico fucando na net pra ter alternativas em que possa executar em minha pequena " oficina " :lol:



[]´s aceitando sugestões :concordo:

Olha q tu faz em casa sim, tem o esquema no tópico do meu Jeep, na pagina 5 eu acho.

Dennis Figueiredo
10/01/2006, 14:27
o meu tem a altura de um SPOA, até mais alto que alguns, do Ramiro por exemplo, e não tem bola girada, mas meu cardã dianteiro é looooooongo.

Marcelo
10/01/2006, 16:50
Denis,

Tem que levar em consideração que o entre-eixos do seu CJ é maior se comparado com o do Pagani, ou melhor, o eixo dianteiro do seu está mais distante da cruzeta da t-case, o que faz com que o cardan fique mais looooongo e, conseqüentemente, menos inclinado, não necessitando mexer na angulação da cruzeta do diferencial. :wink:

O do Ramiro, que você citou no exemplo, apesar de ter o entre-eixos maior que o original, a distância que foi aumentada foi somente para o eixo traseiro, o dianteiro continuou original (ou próximo disso). Assim o comprimento do cardan não é muito diferente o que obrigou ele a alterar a angulação da cruzeta do diferencial (girando a bolota), como a maioria dos SPOAs tradicionais.

[s] angulados,

leovalle
10/01/2006, 17:50
Poste uma foto de 3/4 de elipse então. :pensativo:

Abraços,

Ops ... fiz a mesma confusão que o Léo :oops:

Confundi tb, mas 3/4 aquela da foto tb não pode ser, já que 3/4 é quase uma elipse inteira e não é co caso.

[]'s

Dennis Figueiredo
10/01/2006, 18:03
O do Ramiro, que você citou no exemplo, apesar de ter o entre-eixos maior que o original, a distância que foi aumentada foi somente para o eixo traseiro, o dianteiro continuou original (ou próximo disso). Assim o comprimento do cardan não é muito diferente o que obrigou ele a alterar a angulação da cruzeta do diferencial (girando a bolota), como a maioria dos SPOAs tradicionais.

[s] angulados,


penssei que ele não tinha angulado o dif dianteiro :pensativo:

Sandro Tannuri
10/01/2006, 21:49
Leo e Regis,

Vocês são umas bestas. :mrgreen: Será que isso ficou ofensivo? As bestas que reclamem. :mrgreen:

Wallace,

Me mostre uma foto do que você explicou.

Abraços,

leovalle
10/01/2006, 21:59
Leo e Regis,

Vocês são umas bestas. :mrgreen: Será que isso ficou ofensivo? As bestas que reclamem. :mrgreen:

Wallace,

Me mostre uma foto do que você explicou.

Abraços,

Acho que teremos mais uma besta juntando-se a nós, pois tudo indica que o Wallace pensou a mesma coisa. :putz: :mrgreen:

Sandro, junte-se a nós vc tb, vem!!!!

Sandro Tannuri
10/01/2006, 22:16
Leo,

Eu ja estou com voces, me encaixo perfeitamente nas bestas. :mrgreen:

Abraços,

Marcelo
10/01/2006, 22:41
Vamos ver se entendi...

- 1/4 é o quanto você "cortou" do comprimento da mola original. No caso 25% e usa-se os restantes 75% que sobrou para montar no jipe.
- 3/4 é o quanto você "cortou" do comprimento da mola original. No caso 75% e usa-se os restantes 25% que sobrou para montar no jipe.

A grosso modo seria isso?! :pensativo: :roll: :pensativo:

[s]

Sandro Tannuri
10/01/2006, 22:59
Marcelo,

Desenhe uma elipse (lembra como é?) , agora perceba que as molas originais de um CJ representam 1/2 elipse. Agora perceba que a foto que o Leo postou representa 1/4 da elipse e veja que a foto inicial do topico representa 3/4 de uma elipse.

Abraços,

leovalle
10/01/2006, 23:10
.......e veja que a foto inicial do topico representa 3/4 de uma elipse.

Aí é que está a questão. A foto inicial não representa 3/4 de elipse.

Quem poderá nos salvar????

[]'s

Sandro Tannuri
10/01/2006, 23:30
Leo,

Desenhe uma elipse e poste aqui.

Abraços,

leovalle
10/01/2006, 23:38
posso descrever:

Um ovo de páscoa é praticamente uma elipse.

Pra se considerar aquilo 3/4 só se usarmos as molas de baixo tb. É isso?

[]'s

Sandro Tannuri
10/01/2006, 23:47
Repare que na foto inicial do topico a mola original esta lá fazendo metade da elipse, então aquele pedaço de mola faz mais 1/2 da elipse e dai temos 3/4 de elipse.
Os gringos chamam aquilo de buggy spring ou 3/4 de elipse.
Veja de onde o autor do topico tirou a foto, repare no titulo do texto. http://www.off-road.com/jeep/reviews/3_4elliptical/3_4elli.html

Abraços,

GuTo_Cerulli
11/01/2006, 09:53
Desenho... :mrgreen:

Marcelo
11/01/2006, 10:52
Sandro,

Obrigado pelas explicações!!! Tinha me esquecido que as molas do jeep são semi-elípticas (semi = meio, metade), ou seja, metade de uma elipse. :concordo: :concordo:

Guto,

O seu desenho tira qualquer dúvida!

[s] esclarecidos,

Elmer_Jeep
11/01/2006, 12:35
Repare que na foto inicial do topico a mola original esta lá fazendo metade da elipse, então aquele pedaço de mola faz mais 1/2 da elipse e dai temos 3/4 de elipse.
Os gringos chamam aquilo de buggy spring ou 3/4 de elipse.
Veja de onde o autor do topico tirou a foto, repare no titulo do texto. http://www.off-road.com/jeep/reviews/3_4elliptical/3_4elli.html

Abraços,

Sandro e os demais que entendem "ingreis" e tiverem tempo disponível;

Dei uma olhada no site mas como sou analfabeto só entendi as fotos :oops: gostaria de saber quais foram as IMPRESSIONS postadas na matéria :mrgreen:

[]'s

Wallace
11/01/2006, 15:00
Leo e Regis,

Vocês são umas bestas. :mrgreen: Será que isso ficou ofensivo? As bestas que reclamem. :mrgreen:

Wallace,

Me mostre uma foto do que você explicou.

Abraços,Sandro as fotos são as duas que já estão neste topico.
Acho que vocês fazem uma bruta bagunça.
Cuidado com nomenclaturas, seguir elas ao pé da letra pode ser um desastre.
Assim como um bloqueio de diferencial pode não bloquear nada, assim como não se tem um pequeno equino no burrinho do freio, etc..
Uma coisa é a nomenclatura da mola.
O termo 3/4 heliptica é em comparação a mola heliptica ou semi-heliptica original.
Também é o termo usado para a suspensão que usa molas deste tipo para ligar a estrutura do veiculo ao eixo. E neste caso não temos o jumelo, pois o jumelo esta lá permitir a variação do comprimento da mola quando ela esta fixa ao veiculo em dois pontos. Como neste caso temos lado da mola fixa, não se usa o jumelo.

Na primeira foto do topico temos uma feixe normal com jumelo como encontramos normalmente.
O que foi modificado é que o jumelo não foi fixo diretamente ao veiculo como é normal.
Mas foi fixo numa das pontas de uma lamina que tem a outra ponta fixa ao veiculo.
A função desta laminha é similar ao que faz um jumelo tipo revolver, ou seja, quando a suspensão abre mais que o feixe é capaz de abrir a lamina ou o jumelo revolver permite um maior curso ao permitir que o ponto de fixação da mola no jumelo se distanciar da posição original.
Com a suspensão em repouso ou fechada não muda nada em relação a uma suspensão normal.

Pagani
11/01/2006, 18:51
AE !!!

Pelo que eu havia entendido é exatamento o que o Wallace postou, um tipo de "substituto" dos jumelos revolver....

É isso ou estou equivocado... :?:


[]´s querendo entender

Marcelo
11/01/2006, 21:03
Wallace,

Todos esse links apontam a suspensão citada como 3/4 elípse e todas elas tem jumelo:

http://www.off-road.com/4x4web/jeep/reviews/3_4elliptical/3_4elli.html
http://jeeptech.com/susp/elliptical.html
http://www.undrground.org:8000/jeep/tech/buggy/
http://www.jeeptech.com/susp/
http://ramchargercentral.com/boards/index.php?board=25;action=display;threadid=14351

E por último no Pirate4x4 = http://www.pirate4x4.com/tech/suspension/buggyleaf/

:concordo: :concordo: :concordo:

E esse links apontam a 1/4 elíptica como a suspensão do Velociraptor e do Kalango, por exemplo

http://www.jeepaholics.com/tech/quarterellip/
http://www.bc4x4.com/thbsjeep/t2/onequarter.html
http://www.off-road.com/toyota/features/oct99/index.html

Logo 3/4 elíptica e 1/4 elíptica são totalmente diferentes. A única semelhança entre elas é que ambas utilizam feixes-de-mola. :wink:

Pagani,

É por ae mesmo, a 3/4 elíptica é uma similar para os jumelos revólver. :concordo: :concordo:

[s] pesquisados,

Sandro Tannuri
11/01/2006, 23:38
Wallace,

Bastava dizer isso é mesmo uma 3/4 de elipse. :mrgreen:

Obrigado.

Abraços,

Elmer_Jeep
17/01/2006, 12:28
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=9955&stc=1&d=1055359054

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=9956&stc=1&d=1055359099

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=9957&stc=1&d=1055359150

Ressaltando que as fotos são apenas pra enriquecer o assunto do tópico, não estou recomendando nem defendendo tal adaptação, apenas pesquisando, analisando e conhecendo.

[]'s

leovalle
17/01/2006, 18:28
:pensativo:

Gostei disso

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
17/01/2006, 20:18
Pessoal

esse tópico ficou muito bom :palmas: :palmas: :palmas:

Sugiro que seja movido para o fórum geral :concordo: :concordo:

[]s corujando

Mauro B.
18/01/2006, 00:54
Ressaltando que as fotos são apenas pra enriquecer o assunto do tópico, não estou recomendando nem defendendo tal adaptação, apenas pesquisando, analisando e conhecendo.

Fala Elmer! :D

As fotos da tua última mensagem mostram "Missing Links" (ML's).

[]'s

Pagani
18/01/2006, 09:40
Pessoal

esse tópico ficou muito bom :palmas: :palmas: :palmas:

Sugiro que seja movido para o fórum geral :concordo: :concordo:

[]s corujando

AE !!

Tb achei muito bom, não achei que teriamos respostas tão embasadas...
Agora eh só continuar com o topico, pois já estou iniciando a compra dos materiais e dpois instalar tudo e ver como fica...


[]´s articulados

Elmer_Jeep
18/01/2006, 10:19
Ressaltando que as fotos são apenas pra enriquecer o assunto do tópico, não estou recomendando nem defendendo tal adaptação, apenas pesquisando, analisando e conhecendo.

Fala Elmer! :D

As fotos da tua última mensagem mostram "Missing Links" (ML's).

[]'s

Fala Mauro, tava faltando vc no tópico.
Obrigado pela dica, realmente eu não conhecia o sistema. :concordo:

[]'s

Marcelo
18/01/2006, 10:54
Pagani,

Pelo que li naqueles sites que coloquei a grande opinião é que o sistema de 3/4 elíptico é uma "substituto", similar, aos jumelos revolver.

E no site do Garra4x4 tem um "Jumelo Revolver Articulado" por L$ 280 o par. Talvez seja mais interessante essa opção, ou não? :pensativo:

Também não conheço esse jumelos do Garra, não sei a qualidade e se eles apenas abrem, ou "abrem-e-torce"?? :roll: :roll: Alguém conhece?

É só uma dica! :concordo: Ou melhor, mais um pouco de idéias pra te confundir!! :mrgreen: :mrgreen:

[s] palpitados,

Elmer_Jeep
18/01/2006, 11:06
Marcelo, normalmente quando os fabricantes batizam como articulado os jumelos apenas abrem, como exemplo os da TT4 e da RC4x4.

Creio que com jumelos articulados o índice de rolagem(axle wrap) seja menor do que com as 3/4 elípticas.

Mas quando agente compara os preços aí surge a tentação pra criar um sistema mais barato (3/4) :twisted: :roll:

[]'s

Mauro B.
18/01/2006, 17:25
Fala Mauro, tava faltando vc no tópico.
Obrigado pela dica, realmente eu não conhecia o sistema. :concordo:

Fala Elmer! :D Cheguei atrasado no tópico, não tinha visto antes! :putz: To envolvido com tanta coisa ultimamente que fica difícil ler o forum com a freqüência que eu lia antes ... :parede:


Pelo que li naqueles sites que coloquei a grande opinião é que o sistema de 3/4 elíptico é uma "substituto", similar, aos jumelos revolver.

Eu ainda não li nenhuma matéria a respeito da comparação entre uma 3/4 e os jumelos especiais (articulados, ml's e revolver), porém já conversei com o Keko e ele me disse que já leu alguma coisa e os caras diziam preferir a 3/4 porque ela, até um ponto de seu curso, "empurra" o eixo para baixo, aumentando a tração, enquanto que os jumelos especiais apenas "liberam" o eixo, e a força de tração fica determinada apenas pelo peso do conjunto eixos/rodas.

Até aí tudo ótimo, porém eu fiquei com uma dúvida: será que pelo fato de "empurrar" o eixo para baixo uma suspensão 3/4 não teria uma tendência maior em abrir a suspensão do que fechá-la? Se a resposta for sim, acho que isso não é bom, porque daí o CG acabaria se mantendo mais longe do solo ...


Creio que com jumelos articulados o índice de rolagem(axle wrap) seja menor do que com as 3/4 elípticas.

Elmer, não entendi o que disseste. Até onde eu acho que sei, o Axle Wrap é decorrente do Spring Wrap, e não tem relação direta com a capacidade de torsão da suspensão. Ou então o que tu queres dizer com "índice de rolagem"?


Mas quando agente compara os preços aí surge a tentação pra criar um sistema mais barato (3/4)

Eu já estou com praticamente todo o material necessário para instalar uma 3/4 na traseira do meu cj5! :dance:

[]'s

Elmer_Jeep
18/01/2006, 17:40
Creio que com jumelos articulados o índice de rolagem(axle wrap) seja menor do que com as 3/4 elípticas.

Elmer, não entendi o que disseste. Até onde eu acho que sei, o Axle Wrap é decorrente do Spring Wrap, e não tem relação direta com a capacidade de torsão da suspensão. Ou então o que tu queres dizer com "índice de rolagem"?



Bão, falei isso pq a base de fixação do jumelo não vai ser um ponto fixo, daí fico pensando que pode ocorrer spring wrap nessa lâmina de 3/4... :pensativo:

faz sentido :?:

Mauro B.
18/01/2006, 18:10
Bão, falei isso pq a base de fixação do jumelo não vai ser um ponto fixo, daí fico pensando que pode ocorrer spring wrap nessa lâmina de 3/4... :pensativo:

faz sentido :?:

Faz sentido sim. :concordo: De qualquer forma, tanto 3/4 quanto jumelos especiais dão grande liberdade à parte traseira do feixe, e se axle wrap acontece num desses sistemas, grandes as chances de acontecer nos outros também. Quem pode responder isso melhor é quem já instalou algum desses sistemas: alguém aí, piorou o spring wrap???

Obs1: o projeto de 3/4 para meu cj5 já conta com uma barra anti-wrap (das simples), mas vou instalar ela mesmo se eu não fizer 3/4 ... :pensativo:

Obs2: a barra anti-wrap tem pontos de fixação diferentes (no meu projeto) para uma semi-elíptica e para uma 3/4 elíptica. :putz:

[]'s

Elmer_Jeep
20/01/2006, 10:54
mais uma variação:

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=9608&stc=1&d=1053833045

[]'s

regis
20/01/2006, 13:29
Pagani,

Pelo que li naqueles sites que coloquei a grande opinião é que o sistema de 3/4 elíptico é uma "substituto", similar, aos jumelos revolver.

E no site do Garra4x4 tem um "Jumelo Revolver Articulado" por L$ 280 o par. Talvez seja mais interessante essa opção, ou não? :pensativo:

Também não conheço esse jumelos do Garra, não sei a qualidade e se eles apenas abrem, ou "abrem-e-torce"?? :roll: :roll: Alguém conhece?

É só uma dica! :concordo: Ou melhor, mais um pouco de idéias pra te confundir!! :mrgreen: :mrgreen:

[s] palpitados,

Marcelo,

Os Jumelos Revolvers Articulados que tem para vender na Garra 4x4 são cópias dos Jumelos Revolvers originais (Teraflex) para molas de 2".

Eles foram feitos a partir dos Revolvers que eu tinha comprado para o samurai, que foram gentilmente cedidos ao Rodrigo para fazer o "backup" ;) então posso afirmar que eles torcem sim.

Abraços

Elmer_Jeep
13/02/2006, 18:22
pra mim isso aqui é novidade

é um tal de Z BOX. :pensativo:

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=52498&stc=1&d=1139857945

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=52497&stc=1&d=1139857713

[]'s :roll:

Thiago Rodeghel
13/02/2006, 18:44
Fala Jipeiro :D

Tbm vi isso, essa semana, recebi a revista JP Magazine, e vendia isso, junto com o jumelo revolver!!!

A propaganda estava neste site
http://store.summitracing.com/partdetail.asp?autofilter=1&part=TMI%2DSUSZBY&N=115+400619&autoview=sku

É da Teraflex tbm... Aparentemente simples de se fazer...

[s]curiosos :pensativo:

Thiago Rodeghel
13/02/2006, 18:48
Olha aí as crianças

http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/tmi-suszby_w.jpg

Já tô pensando em besteira... :P

www.summitracing.com

[s]Juntando umas chapas

Beto Lacerda
13/02/2006, 21:24
piração em missing link é isso aqui
http://www.nthdegreemobility.com/assets/zz/zz_01_01.jpg
http://www.nthdegreemobility.com/assets/zz/zz_01_02.jpg
http://www.nthdegreemobility.com/assets/zz/zz_01_03.jpg
http://www.nthdegreemobility.com/zig-zag.htm
[]'s
ps.: o Wallace que me mostrou isso a uns 2 anos qdo tava pesando em revolvers

Beto Lacerda
13/02/2006, 21:39
no0 manual de instalção da p/ ver melhor o esquema de funcionamento
http://www.nthdegreemobility.com/pdfs/ZZ-CJ%20Install_v.3.pdf
[]'s

Pagani
14/02/2006, 09:50
AE !!

Agora falta um parceiro pra ajudar na contrução...


[]´s

Wallace
14/02/2006, 11:16
ps.: o Wallace que me mostrou isso a uns 2 anos qdo tava pesando em revolversEntão não vai estranhar quando ver isso qualquer dia pessoalmente numa XJ né... :lol:

Elmer_Jeep
14/02/2006, 11:25
doidera mesmo :twisted:

equipeminas4x4
14/02/2006, 12:52
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/3_4ellip/Dcp00536.jpg

Isso iria funcionar melhor, se a mola tivesse presa na horizontal. Do jeito q tá a geometria q ela descreve, facilita a quebra do cardan e tb a quebra da própria mola, já q vai empurrar o jumelo pra frente.


[]´s

equipeminas4x4
14/02/2006, 12:59
piração em missing link é isso aqui


http://www.nthdegreemobility.com/zig-zag.htm
_________________
Beto Lacerda


:putz: :putz: Dá menos trampo fazer um 4-link do que fazer isso.... :parede: :parede:

[]´s fazendo propaganda do FUX AIR

FernandoRisso
14/02/2006, 13:47
piração em missing link é isso aqui


http://www.nthdegreemobility.com/zig-zag.htm
_________________
Beto Lacerda


:putz: :putz: Dá menos trampo fazer um 4-link do que fazer isso.... :parede: :parede:

[]´s fazendo propaganda do FUX AIRMarcel,

Concordo contigo, afinal tem que fazer os links para segurar o eixo no lugar, e feixes de mola são interessantes pela simplicidade e praticidade, se complicar demais vá para uma suspensão com links.

Agora, não sabia que vc entendia de geometria de suspensão... :mrgreen:

[]'s

equipeminas4x4
14/02/2006, 13:51
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E quem disse q eu entendo????? :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

billj
14/02/2006, 14:19
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E quem disse q eu entendo????? :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Fui eu não...............

:mrgreen:

Abraços,

Elmer_Jeep
25/02/2006, 12:38
dando continuidade ao assunto

industrializado
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=37594&stc=1&d=1118723335

artesanal
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=37592&stc=1&d=1118722968

http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=37437&stc=1&d=1118637733

[]'s

Pagani
05/11/2006, 12:44
AE !!

Voltando ao assunto...

Ontem estava preparando a viatura para afastar o eixo traseiro, ai olhando para a criança e medindo as barras para alongar o chassi lembrei novamente das 3/4 elipse...

Alguem ja instalou ou tem alguma novidade alem das já postadas aki no forum...

a viatura ja está qse preparada pra isso...

Pagani
06/11/2006, 18:52
AFFF

Ninguem!!!!
Será que devo desistir desta ideia?


[]´s

leopoldo
06/11/2006, 19:07
tem sim pq eu ví fotos ... só não lembro onde ... acho que foi no forum geral ....mas pode ser que seja o que vc já tenha visto.

Paulo Eduardo
06/11/2006, 20:07
bom...

mantendo a mola na horizontal, tem que funcionar bem. Agora, saber qual mola usar pra não acabar quebrando acho que só testando mesmo... é botar pra ver, e não esquecer de levar as ferramentas e uma mola reserva antes de "testar" nas erosões.

[]´s

Pagani
10/11/2006, 13:31
bom...

mantendo a mola na horizontal, tem que funcionar bem. Agora, saber qual mola usar pra não acabar quebrando acho que só testando mesmo... é botar pra ver, e não esquecer de levar as ferramentas e uma mola reserva antes de "testar" nas erosões.

[]´s

BLZ !!

Pensei em usar a mola mestra do prorio CJ cortada, sera que ela aguenta?


[]´s ainda inventando

Paulo Eduardo
10/11/2006, 14:04
Fala véio...

cara, acho que ela é muito fraca, vai flexionar demais e muito antes das outras, e vai quebrar. É ruim opinar sobre uma coisa que eu não vi funcionando, mas creio que essa mola deve ter uma resistência de mais ou menos 2/3 do que tem o feixe. Talves uma mola mestra de toyota de conta do recado, ou quem sabe de alguma camionete mais nova, um pouco mais pesada. É aquela história, fazer como pioneiro tem que testar pra ver, e levar sempre uma reserva.

[]´s

FernandoRisso
10/11/2006, 17:20
Pagani,

O comentário do Paulo faz sentido, use uma mola mais reforçada, o ideal seria uma de toyota, mas aí vai ter que fazer um jumelo diferente com a diferença das larguras entre uma mola e outra (jeep). Ou pode tentar com a do jeep msm e ver o que acontece.

Essa mola deve ter pelo menos uns 50 a 60cm pra funcionar, prenda muito bem no chassis e não se esqueça de fazer uma barra de tração.

Veja esse link aqui, deve ajudar http://www.jeeptech.com/susp/elliptical.html, + um http://www.pirate4x4.com/tech/suspension/buggyleaf/index.html

Agora, será que um par de jumelos revolver não resolvem melhor ?

[]'s

Paulo Sabra
10/11/2006, 17:41
Venho tentando anexar a foto da suspensão de um Jeep Americano, bastante interessante, mas não venho obtendo sucesso.

leopoldo
10/11/2006, 21:19
Isso é uma montagem !

Elmer_Jeep
13/11/2006, 12:30
e das brabas...

Pedro Freitas
13/11/2006, 13:03
montegem feita no paintbrush,
o cara nem pra usas um photoshop pra fazer a montagem. :wall:

por falar em suspensão o que aconteceu com a JR e seus kits?

[]'s

FernandoRisso
13/11/2006, 13:11
Paulo,

Como dito, é uma montagem bem mal feita, agora nos passe o site original em que retirou a imagem, vai que lá encontramos explicações que contribuam pra algo...

[]'s

Paulo Sabra
15/11/2006, 09:20
Prezados Fernando Rizzo, Profº Leopoldo e Elmer,

Desculpa-me pela minha ignorância, pois sou um iniciante bastante curioso que ainda não conhece mecânicas de 4x4. Venho aprendendo muito com o que vocês colocam aqui no Fórum.
Acessei o site do www.tuffcountry.com/suspension e achei interessante a imagem do Jeep Lift Kits.
Como vocês disseram pode ser uma montagem, eu não entendo, mas para quem quiser verificar pode acessar o site para tirar as duvidas.

leopoldo
15/11/2006, 16:22
não é para pedir desculpas !

todo mundo se diverte com essas montagens malucas

Elmer_Jeep
17/03/2007, 10:51
Olha aí as crianças

http://static.summitracing.com/global/images/prod/large/tmi-suszby_w.jpg

Já tô pensando em besteira... :P

www.summitracing.com (http://www.summitracing.com)

[s]Juntando umas chapas


Ressucitando o tópico.

Paulo Eduardo, será q tu faz um bagulho desse :?:

[]'s querendo ver a suspensão trabalhar mais :twisted:

FernandoRisso
19/03/2007, 09:22
[]'s querendo ver a suspensão trabalhar mais :twisted:

Monta um 4-link com 1/4 elliptical e seja feliz !!!! :mrgreen: :mrgreen:

[]'s :mrgreen: :mrgreen:

Paulo Eduardo
19/03/2007, 18:14
opa...

eu ando meio distante do fórum... mas... acho que dá pra inventar uma parada dessas sim hehe

pra quando? tenho que fazer os suportes da direção do fugger antes que ele fique maluco comigo... faz uma mês que to com o projeto parado aqui...

[]´s

Elmer_Jeep
19/03/2007, 18:20
fica tranquilo, tava lendo no fórum dos hermanos venezuelanos e fiquei pensando besteira...

[]'s

Paulo Eduardo
20/03/2007, 19:21
hehehe ok

mas se quiser é só falar que já vai pra agenda extrordinária aqui :-D :-D

ta saindo tudo que é tipo de coisa da minha oficina ultimamente, esses dias fiz um quebra-mato com suporte de guincho pra um samuca que ficou muito louco. Tinha que ver um jeito de mostrar essas piras pro pessoal aqui do fórum.

[]´s

carraro
23/08/2007, 14:40
:pensativo: ué ,tira a foto do treco,poe no teu ,(ops),pc e manda pra ká,ai todo mundo ve, e assim que a HILUX começar a tomar "tamanho" posto as fotos dela aq com os teus jumelos revolver,que ficaram ignorantes ,deram um contraste maravilhoso os amarelao com o azul dela,TAMO QUASE LÁ, ESTE FINDE ACHO QUE JA VIRA!!!!!!!!!falta só dobrar os tubos da caçamba, colocar os cabos de aço,acertar os suportes dos "ranchinhos",e capotar ela pra ver ç ta tudo seguro mesmo. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Paulo Eduardo
24/08/2007, 22:04
hehehe

gostou dos jumelos então... quero ver essa Hilux pessoalmente dia 3 qdo for no médico aí em ctba, e acho que já vou levar mais uns jumelos, alaranjados dessa vez, pra um outro loco aí de ctba.
Essa pira do Z-Boxe vai sair em brave, já tem previsão e já ta desenhado. Só falta tempo mesmo pra executar e testar.

Agora tenho o blog com as paradas que eu to fazendo, este tópico já é meio antigo.

[]´s

guilherme soares
25/08/2007, 16:56
Quem quer articulação na suspensao parta pra 4link com os Air Fux.
A configuração desses 2 sistemas parecem que casam bem.
Ainda em fase de construção...

[]´s

Elmer_Jeep
25/08/2007, 17:13
tem umas fotos maiores aí ??

guilherme soares
25/08/2007, 17:45
tem umas fotos maiores aí ??

Elmer, vai aí algumas...
Apesar de ter jogado tinta, está tudo pontiado ainda para concretizar as soldas após testes do carro rodando.


[]´s

Marisco Off Road
27/08/2007, 10:58
Paulo,

Faz favor né, louco não, apenas um pouco mais criativo que os outros, hehehehe!

Abraço,



hehehe

gostou dos jumelos então... quero ver essa Hilux pessoalmente dia 3 qdo for no médico aí em ctba, e acho que já vou levar mais uns jumelos, alaranjados dessa vez, pra um outro loco aí de ctba.
Essa pira do Z-Boxe vai sair em brave, já tem previsão e já ta desenhado. Só falta tempo mesmo pra executar e testar.

Agora tenho o blog com as paradas que eu to fazendo, este tópico já é meio antigo.

[]´s

Paulo Eduardo
27/08/2007, 12:43
ehehehe

ta bom ta bom...

[]´s

fugger
27/08/2007, 13:21
Paulo

Gostei das travas de jumelo... Tem como "fazer" esse upgrade nos meus?

[]´s

FernandoRisso
27/08/2007, 16:44
Guilherme,

Parabéns, tá ficando bacana.

Qual o comprimento dos braços inferiores e superiores? Pq vc não fez os inferiores triangulados tb? Se não sabe fazer é só copiar do Bob... :D

[]'s especulativos !!! :D

guilherme soares
28/08/2007, 18:17
Fala Fernando!!!
Os comprimentos dos braços dos links superiores e inferiores ficaram assim: 630mm e 930mm, paredes de 6mm e diâmetro de 50mm. O entre-eixos passou de 82'' para 95''. E também somente foi usado parafusos Alen ( é assim que escreve? se não for, deu pra entender, né? ) que são mais resistentes.
Esta semana está sendo terminado o sistemas de freios e direção hidráulica ( setor de S10 - as mangueiras saem pra cima).
Conversando com o Adriano, lê-se Almeidas4x4m que está executando todos os serviços do CJ desde o começo, estamos bolando o tanque de combustível. Estamos querendo abaixar um pouco o centro de gravidade dele ( No projeto original ele viria no lugar do banco traseiro ) e como temos espaço abaixo da carroceria entre o chassis, achamos legal o lugar e assim abaixaríamos o tanque um pouco ( cheio deverá pesar uns 70kg ) isso fará uma diferença danada na hora do "rush" no meio do mato... Estou pensando em fazer um galvanizado e colocar lá com as medidas de 650mm de largura / 500mm de comprimento e 250 de altura, dando assim uma capacidade de uns 67 litros. Mas tudo a pensar ainda....
Alguém tem uma foto? Desenho? Ou algum que já dá pra adaptar nesse espaço e fica legal?

[]´s

FernandoRisso
30/08/2007, 17:42
Guilherme,

O tamanho dos links parece bom, mas a construção não me agrada. Tomara que funcione bem. Vc jogou os números na planilha do 4link calculator? Qual o AS? Deve ter um axle steer grande por causa dos links inferiores serem paralelos.

Quanto ao tanque veja o link do Bob, temos uma solução boa.

[]'s