PDA

Ver Versão Completa : Dilema: Continuar com F1000 84 ou comprar um 4x4 para longas viagens ?



Claudino
25/08/2014, 13:06
Bom dia! Pessoal,

Sou novo por aqui, e preciso de um pouco de luz para alguns dilemas, (não entendo muito de mecânica, mas sou apaixonado pelo meu carro, por trilhas, 4x4, etc)

Vou tentar ser breve(vai ser meio difícil.. hehe),mas já peço desculpas por tomar o tempo de vocês. (quem não puder ou não quiser ler um pouco da minha história, pode ver o resumo lá embaixo)

Tenho uma F1000, ano 1984, já faz 8 anos, pra mim é o melhor veículo do mundo, mas sempre tem os poréns, já investi muito nela para deixar sempre impecável, o problema é que nos últimos 2 anos deixei um pouco ela de lado, pois casei, tive um filho, assim as prioridades de gastos mudam (vocês sabem bem como é). Então, hoje me deparo com a minha camionete quase do mesmo estado que a encontrei (mais em relação a lata do que mecânica), claro que as revisões deixo em dia, mas não sei o quanto é viável ainda "gastar" para continuar com o carro. Já fiz motor (meia sola), caixa, troquei diferencial, cardã, reformas em lata e pintura (umas 3 até hoje, claro coisas mais básicas),.. mais tudo custa e cada vez mais... Meu problema é que uso ela para o dia-a-dia, roda entre 100 a 120 km por dia dependendo dos afazeres, final de semana estrada de chão direto, para ir aos parentes e chácara dos pais,.. tanto em casa quanto na empresa que trabalho fica exposta ao tempo (pior na empresa pela poluição).. E a situação é que hoje teria que fazer a lataria toda, lixar inteira, ver o quão fundo estão as ferrugens, enfim uma reforma na lata completa... e pensando que daqui a pouco tenho que pensar no motor novamente, pois fiz bem no começo quando comprei..E aqui começa o meu primeiro dilema, vale a pena reformar mais uma vez? vale a pena gastar? (pelo amor que tenho a esse carro.. vale!.. pelos gastos que já tive e vou ter.. não sei... pela maioria da familia.. não vale.. pela minha esposa.. vale, se pudéssemos conservar um pouco mais ela..

Outra situação: Graças ao bom deus por mais das dificuldades, nos conseguimos fazer boas viagens com a nossa f1000, e nunca posso reclamar de nada, pois nunca fiquei na estrada, nem por pneu furado, me levou a qualquer lugar, andando desde estradas precárias a asfaltos... só que as viagens maiores que fizemos foi andado no máximo uns 3000 Km... Porém começamos a pensar em viagens maiores... nos e mais um casal de amigos, iniciamos a planejar para o final do ano, Bolivia (salar de uyuni), Peru (machu pichu), Chile (Atacama).. e inicialmente faríamos de carro, com a boa e guerreira F1000, porém todos me questionam todos os dias se a camionete chega, se faz isso , se faz aquilo... eu sei o que tenho, e sei que a única coisa que ela não faria é o salar de uyuni, .. porém de tantas dúvidas me deixaram com a pulga a trás da orelha... A partir desses questionamentos e somados com as dúvidas de se devo gastar ou não, cheguei a pensar em mudar de carro.. mais não sei o quanto a F1000 valeria, também não saberia que carro iria me dar o mesmo conforto que tenho hoje, ou muito menos que carro poderia aguentar essa minha rotina e me dar segurança para algumas expedições.. e o pior de tudo um carro com um custo não tal elevado, tanto em relação a aquisição quanto a manutenção...Para vocês saberem, andei vendo Xterra, Hilux SW 98 a 2000, F250 (fora de minha realidade), Defender 110 (com medo da manutenção)

E na verdade com as leituras dos fóruns daqui que resolvi apostar que vocês me ajudem a solucionar meus dilemas, pois vi várias pessoas procurando um carro ideal, outras melhorando seus carros, e o que mais vi são pessoas que atenciosas que sempre estão incentivando, dando dicas e alertando a todos que aparecem por aqui perdido igual a mim.

Resumo de meus problemas:
1 - Estar com um carro(F1000 ano 84) de 30 anos, e para continuar com ele ter que gastar mais do que vale.
2 - Não saber mais se a F1000 atende as novas ideias ( viagens pela America do Sul)
3 - Se mudar de carro , com 4x4 melhor comprar (XTerra, Hiluz SW até ano 2000, etc)

Alguém poderia me ajudar?

Para vocês entenderem um pouco da minha paixão, segue algumas fotos(não tenho muitas aqui no PC do trabalho):
Obs: Infelizmente ela não está mais com as faixas, tirei na última vez que um carro bateu na minha lateral e não achei outra igual.
475163
475164

Obrigado a todos que puderam ler até aqui!

Zé V8
25/08/2014, 14:18
Claudino, sou possuidor também de uma F1000 84 cabine dupla e uma F1000 89 pick up. Logo se faz desnecessário dizer que sou apaixonado por F1000. A 89 tenho desde 0km e a 84 eu garimpei até encontrar uma em bom estado, comprando por opção mesmo. Para isso considerei segurança, espeço, conforto, manutenção barata, não ter mais IPVA. Estou com ela a quase seis anos, coloquei turbo e ar condicionado, fiz bomba, bicos, troquei cabeçotes, refiz setor hidráulico, refiz todo o freio, revisei toda a elétrica, refiz o teto, a frente e a lateral direita, refiz os bancos e por aí vai. Se eu fosse pensar em termos de retorno financeiro pelos investimentos jamais faria o que fiz e ainda vou fazer, mas como trata-se de uma escolha como um carro pra ficar e usar no dia a dia sem pretensões de troca por um bom tempo não esquentei muito a cabeça. Quando as pessoas me dizem para trocar por outra coisa me pego pensando no que comprar que me de tudo que desfruto hoje e não encontro nada. A vantagem é que já tens o carro inclusive para viajar com mais pessoas sendo ela uma cabine dupla. Se fosse uma pick up aí a questão seria diferente devido ao aumento da família. F1000 é coisa simples de lidar, manutenção barata, facilidade de encontrar peças. Eu avaliaria apenas a necessidade real de um 4x4. Se isto for imprescindível aí sim seria necessária a troca. Lembre-se que se trocar e pegar outro veículo usado será uma caixa de surpresas muitas vezes com peças caras, necessitando de seguro e ou rastreador, IPVA. Infelizmente nós, pobres mortais, temos que pensar muito antes de fazer uma troca pois não basta só pensarmos se dá para comprar mas também quanto vai nos custar manter o veículo. Espero ter ajudado de alguma maneira, Ford abraço.

Rubens Linhalis
25/08/2014, 15:10
Claudino..

Acho que poderia se abrir mais.. lkkkk

O seguinte, algumas informaçoes de valores para termos ideia e poder contribuir com o topico. Quanto vale a F1000 hoje? Quanto investiria nela? Quanto tem disponivel em caixa para uma possível troca de carro?

Quando ao 4x4.. acho que a minoria das pessoas que viajam de carro para vários lugares do mundo vão de 4x4. E vai muito de perfil de cada um.. o meu é 4x4.. mas conheço gente que viaja muito mais do que eu, para lugares muito maneiros e não tem e nem pensam em ter 4x4..

abraços!

Claudino
25/08/2014, 15:55
Obrigado Zé pelo retorno, realmente sei como é a relação de casamento com essas F1000, e sempre me coloquei na situação de "pra que mudar de carro?" se o conforto que tenho não existe em outro lugar, ou se existe é muito caro! e não tem logica gastar o que tem e não tem, e ainda mais um pouco para manutenção de um novo carro.
Mais o problema começa quando você se deixa influenciar, sempre tive a convicção de que se está bom para mim não preciso me importar com o que outros dizem, só que isso pode até funcionar quando você acha que é dono da própria vida, mas quando você inicia uma família muitas coisas mudam e as prioridades também. E infelizmente já tive alguns problemas por causa do carro, na verdade por causa dos investimentos que fazia... eu até consigo convencer a esposa em várias vezes, só que entendo que pra ela é difícil assimilar que vou ter que gastar pelo menos mais uns 10 mil para reforma-la, sendo que talvez com o dinheiro da venda dela e mais o que iria gastar compraria "algo" mais novo, e entramos em uma discussão infinita, pois sempre vou ter argumentos defendendo a manutenção da camionete e ela em contra partida argumentos para trocarmos. E esses dias acabei ficando balançado por ela ter me dito que toparia até trocar por uma 4x4 para começarmos a fazer trilhas... e nessa hora pensei como queria ter um pouco mais de "sossego financeiro" para investir em um jipe e manter a F1000.. mais quem sabe consiga ir empurrando com a barriga essa discussão até ajustar algumas coisas.
E Zé você ajudou sim... ajudou a eu lembrar que sou muito feliz com a minha camionete.. Mais o futuro a Deus pertence, ainda tenho que ir visitar algumas outras camionetes que a patroa viu, pois tinha prometido a ela que iria pensar e sair ver alguma coisa se ela achasse a altura da nossa f1000...
Outra coisa, você aconselharia fazer essa viagem com a F1000?...
Abraço

Claudino
25/08/2014, 16:34
Agradeço Rubens por se interessar em me ajudar..

então o preço da F1000 está na faixa de 25 a 30 mil, claro que tudo depende do estado de conservação. Em relação ao quanto investiria nela, acho que tudo que poderia para continuar com o carro..hehehe, mais sei que se fosse mexer nela agora eu iria fazer uma revisão boa na mecânica geral, e reformaria o interior e exterior dela(lata, banco,etc).. estimo que passa de uns 10 mil.
E caixa para uma possível troca uns 30 mil, (isso para ainda manter uma reserva)

Gostei de sua consideração de que posso viajar com o carro que tenho... claro que pensei em um 4x4 trazendo um pouco mais de segurança e oportunidades de fazer algumas trilhas pelos lugares que viajaremos...
Então o trajeto que faremos para o final desse ano é sair de Curitiba, atravessar para a Bolívia através de Corumbá, ir sentido a Oruro, depois La Paz,ir para o Peru Cusco, Machu Pichu, depois descer sentido Chile para o Atacama, e voltar sentido Salar de Uyuni e Potosi, voltando a Curitiba pelo norte da Argentina... Será que a F1000 aguenta? que revisões que tenho que fazer para garantir a viagem? O que é bom ter no porta malas? Tem algumas dicas de rotas e lugares para serem visitados? .. AH! o tempo que nos dispusemos para fazer essa viagem é do dia 20/12/14 a 10/01/15, será que dá tempo?

O que puderem me passar de informações e dicas ficarei muito agradecido.

Abraço

Zé V8
25/08/2014, 16:55
Claudino, sem dúvida faria a viajem de F1000 e quanto a itens a revisar primeiro tenha certeza que o motor está saudável, troque óleo e filtros, troque óleo do cambio, diferencial, revise freios e troque o fluído, verifique folga e troque a graxa dos rolamentos dianteiros (leve um par na viajem), geometria e folgas na suspensão e sistema de direção, troque o óleo e o filtro da direção hidráulica reaperte os parafusos de suspensão, setor de direção, cardã, revise a elétrica, correias e boa viajem, vai e volta sem problemas. Ford abraço.

Claudino
25/08/2014, 17:04
Zé, e quanto tempo antes é melhor iniciar essas revisões, pois hoje mesmo coloquei para revisar freios, cubo, coxim e buchas. Sei que isso vou ter que fazer mais perto da viagem mais uma vez..mais o que aconselharia ir fazendo desde já? Será que o motor?

Abraço

Rubens Linhalis
25/08/2014, 18:24
Claudino.. eu nao conheço nada de F1000, além da otima fama.

Sugiro ficar e ir com sua F1000 mesmo. Se pensa em ir agora em dezembro, uma troca de carro esta muito perto. Se fosse carro zero ou semi novo, ok, mas se pensa em pegar um carro lá pros anos 2000 é pouco tempo para revisar, e aprovar o carro. 10 mil nao é muito dinheiro para revisar um carro. Qualquer carro a diesel, se fizer uma revisão e não tiver surpresas vai gastar uns 5 mil.

Vc ja conhece sua F.. se ela te atende em conforto e confiabilidade, revisa, deixa ela do jeito e faz a viagem. Fazendo essa viagem vc saberá exatamente o que é importante num carro para o seu perfil. Assim, pode fazer um troca futura mais planejada e certeira.

Faz uma boa revisao, leva umas peças extras (pode ser as velhas trocadas na revisão) e pau no burro pra estrada.

Eu sou muito mais feliz com um carrinho "velho" e dinheiro no bolso do que com um carro novo e bolso furado.

Eu nunca viajei, mas pesquiso muito. O que se vê de carro antigo/velho fazendo esse percurso não é brincadeira..

abraços!

Foltram F 1000
25/08/2014, 19:54
Boa noite Claudino, tenho uma F 1000 94 a 14 anos e estou para ver carro com uma lataria tão boa
quanto da F 1000 a minha não tem um podre estou fazendo a manutenção preventiva dela e estou
trocando borrachas com 20 anos sem nenhuma rachadura, você saberia me dizer qual foi a empresa
que fez a modificação da sua? Pergunto pois na década de 90 acompanhei varias empresas aqui em
SP que faziam esse tipo de trabalho, e devo dizer que você vai ter problema com a lataria o resto da
sua vida devido o processo empregado por essas empresas. Agora uma coisa e certa o conforto dessas
Pick ups é incontestável, principalmente no banco de trás, quem já andou sabe o conforto que tem.
Infelizmente vou poder ajudar pouco, pois sei o dilema em que você se encontra, só posso dizer que,
a minha eu não vendo tão cedo.

Abraço e boa sorte na escolha.

Esdras
25/08/2014, 21:54
Boa noite Claudino, tenho uma F 1000 94 a 14 anos e estou para ver carro com uma lataria tão boa
quanto da F 1000 a minha não tem um podre estou fazendo a manutenção preventiva dela e estou
trocando borrachas com 20 anos sem nenhuma rachadura, você saberia me dizer qual foi a empresa
que fez a modificação da sua? Pergunto pois na década de 90 acompanhei varias empresas aqui em
SP que faziam esse tipo de trabalho, e devo dizer que você vai ter problema com a lataria o resto da
sua vida devido o processo empregado por essas empresas. Agora uma coisa e certa o conforto dessas
Pick ups é incontestável, principalmente no banco de trás, quem já andou sabe o conforto que tem.
Infelizmente vou poder ajudar pouco, pois sei o dilema em que você se encontra, só posso dizer que,
a minha eu não vendo tão cedo.

Abraço e boa sorte na escolha.



Com menos de 60k a menos que compre um Gol, uno, ....... fique com sua F 1000 pq carro diesel abaixo disso tem mais de dez anos de fabricação, logo vc vai gastar mais 10k de revisão para ficar empatado com a F1000.
Outra coisa carro diesel de manutenção barata só com BI ,sem eletrônica! Logo tem mais de dez anos! sendo assim, vc esta na lista dos melhores e mais baratos com ótimos motores ( F1000, D20,Band,MWM sprint,Toyota 2.8) no mais é cx clark e diferencial dana.

Logo : repare o seu e seja feliz! depois vc faz a mulher feliz com um FOX, Gol, ........... rsrsrsrs

rfdex
25/08/2014, 23:42
Sair da F1000 pra uma pickup "moderninha"? Seus problemas começarão!!! Eu nem cogitaria vender a Fordona... não vai achar uma manutenção simples, baixa e durável como a dela, talvez só a Toyota Bandeirante (apesar que a minha Hilux antiguinha também não posso reclamar...). Mas é isso, fique com ela e invista o $$ noutra coisa. Abraço.

Zé V8
26/08/2014, 01:41
Claudino, a revisão antes da longa viajem pode ser feita a qualquer tempo, dependendo dos kms que rodar entre a revisão e a dita viajem. Comece sim pelo motor, mas faça a geral com pelo menos um mes de antecedencia para poder rodar um pouco como maneira de testar se está tudo ok. Como dito antes, leve peças sobressalentes do tipo correias, rolamentos, lampadas de faróis e sinaleiras, mangueiras de radiador e é claro ferramentas. Outra coisa que também quero fazer para a minha é um cambão retrátil que caiba em um canto da caçamba. Veja que o comentário dos colegas acima seguem uma linha de raciocínio com lógica e coerencia, é bem por aí mesmo. Ford abraço. Ps a minha F84 muito em breve irei com ela ao Uruguay.

quintaes
26/08/2014, 12:59
Claudino se você não pretende se aventurar em terrenos que seria necessário um 4x4, a F1000 é um carro excelente basta dar uma boa revisada e pé na estrada!!!. Existe uma turma de apaixonado por viagem que encara numa boa com carros antigos e ainda passam em lugares que alguns não encaram nem com veículos preparados.

https://www.youtube.com/watch?v=5J2yafh24Ec

Este sujeito passou pelo Jalapão e vai encarando até onde der...

Abraços,
Marcos Quintaes.

Claudino
26/08/2014, 17:06
Rubens.. obrigado mais uma vez pelas dicas... e com as considerações de todos... o óbvio ficou mais óbvio.. ficar com a F1000 e ser feliz..hehehe

E vamos ser mais um com um carro "velho" a se aventurar no mundo..

Ah! dei uma olhada no seu post sobre a "Trecko"...muito show de bola o carro.. quem sabe eu inicie uma "loucura" dessas com a F1000 tbm.. hehehe

Abraço

Claudino
26/08/2014, 17:18
Foltram agradeço o contato... então quando comprei minha F1000, ela estava jogada em uma garagem, sem nada de documentação, tive que correr atrás para regularizar bastante coisa (e faria de novo), e o antigo dono não sabia muito sobre o carro, realmente até hoje não sei qual foi a empresa que fez a modificação, só sei que tenho bastante incomodação referente a essa estrutura, é massa para todo lado, é solda mal feita, tudo o que você possa imaginar já encontrei nas várias vezes que mexi. Será que tem uma solução para não ter tantos problemas? Você está muito certo em falar do conforto incontestável, e a parte de trás dessas camionetes são um show a parte, você leva uma mudança lá dentro e ainda senta com espaço, sem falar que a minha fiz um banco-cama na traseira....

Abraço.. e a escolha sempre foi uma só.. o problema foi ter me deixado levar..

Claudino
26/08/2014, 17:20
Esdras..valeu pelas dicas... com certeza serei feliz com o meu mesmo.. hehehe...

Claudino
26/08/2014, 17:22
Rfdex.. você tem razão é melhor ficar com um carro de baixo custo.. e investir o pouco que sobra em outras coisas...

Claudino
26/08/2014, 17:29
Zé.. mais uma vez obrigado...
Então, vou desde já comprando aos poucos essas peças sobressalentes, e fazendo na medida do possível todas as revisões. Você falou em cambão, quando estava pesquisando sobre viajar em outros países, li algo a respeito de cambão ser obrigatório, vc(s) sabem onde posso mandar fazer ou achar um cambão retrátil desses? E também sabe se tem mais algum item obrigatório? (fora documentações e o seguro carta verde)

Bela viagem esta do Uruguay, um dia também pretendo ir.

Abraço.

Claudino
26/08/2014, 17:32
Marcos Quintaes.. valeu por me encorajar mais ainda... agora é só revisar a F, pensar em cada detalhe da viagem e esperar o dia chegar..

Abraço

duardobruno
26/08/2014, 17:51
Cara.... tem várias opções ai, eu penso assim:

1) Tua F1000 vale entre 20 e 27 mil, sendo realista (e pelas fotos ela não tá ruim não, ainda tem muita presença). Se vc gastar uns 10 mil nela, fica zerada não é? pois é... se vc vender, vamos supor, bem... na faixa dos 25 mil. Com os 10 mil vc terá 35 mil pra comprar uma camionete. Vai comprar aeee uma ranger 2004, uma S10 2003 (permanecendo no diesel), uma hillux 98 a 2000, L200 velha tb.... por aí vai. Caraaaa... não sei se compensa não viu. Nenhuma camionete nesse valor, vai te dar a confiabilidade de uma F1000. Pq pegar uma camionete dessas é como disse o Zé V8 lá em cima: É uma caixinha de surpresa. Já passei por isso.

2) Já pensou em pegar 35 mil e procurar uma F1000 4x4 cab dupla (não to puxando sardinha. rsrsrs)? Mais confiável e no caso de dar problemas mecânicos, o custo nem se compara com S10, Ranger, Hilux, L200 e cia, como disse o rfdex.

3) Já avaliou se vc precisa de 4x4 mesmo? Eu costumo dizer que camionete 4x2, se cachorro mijar na roda, atola. Realmente, mas se vc consegue viver sem 4x4, dá pra pegar uma coisinha mais nova. 4x4 sobe muito o preço dos carros.

4) Eu tb pensaria na opção "carros de plástico". Não sei como vc vai fazer aí com esses 10 mil ou a intera pra comprar outra camionete. Mas dá pra pensar em pegar essa grana e comprar um carrinho tipo uno, celta etc mais novo. Claro, sem vender sua F1000. Se vc fizer uma força, dá pra dar 10 mil de entrada e pagar prestações de 350 reais em um carrinho novo. Um uno está por 24 mil. 14 mil financiado em 60 meses, não fica tão caro e vc não precisa se desfazer da sua F1000.

Bem... eu penso assim. Abco.

Foltram F 1000
26/08/2014, 21:32
Foltram agradeço o contato... então quando comprei minha F1000, ela estava jogada em uma garagem, sem nada de documentação, tive que correr atrás para regularizar bastante coisa (e faria de novo), e o antigo dono não sabia muito sobre o carro, realmente até hoje não sei qual foi a empresa que fez a modificação, só sei que tenho bastante incomodação referente a essa estrutura, é massa para todo lado, é solda mal feita, tudo o que você possa imaginar já encontrei nas várias vezes que mexi. Será que tem uma solução para não ter tantos problemas? Você está muito certo em falar do conforto incontestável, e a parte de trás dessas camionetes são um show a parte, você leva uma mudança lá dentro e ainda senta com espaço, sem falar que a minha fiz um banco-cama na traseira....

Abraço.. e a escolha sempre foi uma só.. o problema foi ter me deixado levar..

Claudino, desconheço e acredito que não tenha jeito esse problema da lataria da F 1000, eu explico......aqui
em SP as empresas que faziam essa modificação eram a SR Souza Ramos, Demec, Engerauto, Sulam e Brasinca,
essa ultima se eu não me engano só fazia GM, bom o processo era o seguinte, soldava-se uma barra em X dentro
da Pick up depois cortava-se a parte de traz, lixava-se uns 15 cm do teto para enxertar uma peça de fibra de
vidro, laminava-se com resina e fibra depois dava-se o acabamento com uma massa plástica com fibra incorporada
na massa, então imagina pegar um carro zero e fazer tudo isso, a chapa da F 1000 é muito boa, o problema é que
com o processo empregado tira-se a proteção química que a chapa recebe de Fabrica.
Pode até ser que a sua, tenha a parte de traz em chapa de ferro, não conheço nenhuma que foi feita dessa forma, mas
mesmo assim ao juntar e soldar as chapas cai no mesmo problema.
Quanto ao cambão da uma olhada no Mercado Livre que tem um vendedor ai em Curitiba mesmo.

Grande abraço, e boa sorte.

Zé V8
26/08/2014, 23:45
[QUOTE=Claudino;2180210]Zé.. mais uma vez obrigado...
Então, vou desde já comprando aos poucos essas peças sobressalentes, e fazendo na medida do possível todas as revisões. Você falou em cambão, quando estava pesquisando sobre viajar em outros países, li algo a respeito de cambão ser obrigatório, vc(s) sabem onde posso mandar fazer ou achar um cambão retrátil desses? E também sabe se tem mais algum item obrigatório? (fora documentações e o seguro carta verde)

Grande Claudino, países como Argentina e Chile exigem carteira de identidade o mais atual possível, se o carro não estiver no teu nome é necessário uma autorização do proprietário reconhecida em cartório, carta verde e por óbvio portar o documento do veículo e habilitação do motorista. Quanto aos equipamentos, cambão, lençol branco para ser usado em caso de acidente com morte, dois triangulos, adesivo no vidro traseiro indicando a velocidade máxima da categoria do veículo no caso da pick up é de 110km/h. Tal adesivo tem formato igual aos das placas indicadoras de velocidade nacionais. Principalmente na Argentina a "gendarmeria" é muito cricri com o estado dos pneus, então se estiver meia boca coloque novos e tenha um bom estepe. Teste inclusive o funcionamento do macaco que é algo que transportamos a vida inteira e não lembramos. Imagina furar um pneu lá em São Pedro de Atacama e descobrir que o macaco tá travado ou vazando óleo. Quanto ao cambão, tem fácil no ML. Ford abraço meu amigo e qualquer coisa estamos aí para a nossa humilde colaboração.

Walter da Camper
26/08/2014, 23:58
Reiterando o que os colegas já disseram, nenhuma caminhonete mais nova te dará a confiabilidade e baixo custo de manutenção da sua F-1000. A menos que você esteja disposto a entrar naquele jogo de comprar pick-up zero e trocar por outra nova a cada 3 anos. Mesmo assim, seu gasto com desvalorização e seguro vai ultrapassar os 10.000 ao ano, valor muito superior ao que você gasta com a manutenção da F-1000.
Se quiser ter um pouco mais de segurança para enfrentar estradas ruins, instale um guincho elétrico.
Abraços e boa sorte.

Zé V8
27/08/2014, 00:16
Quanto a questão da cabinagem, os pontos críticos são o teto que é cortado e emendado, o assoalho que sofre também corte e solda e a emenda das laterais traseiras, aquela horizontal que separa a parte de cima da caçamba com a parte de baixo. Aliado a isto temos outra questão que as empresas da época não observavam. Originalmente a cabine é fixada sobre coxins e a caçamba direto no chassi. Quando é feita a cabinagem simplesmente emendavam uma peça na outra ficando a parte da frente sobre coxins e a parte de trás não. O resultado disto é catastrófico pois metade tem torção e a outra metade não causando ruídos estruturais e rachaduras principalmente no teto e emenda da cabine com a caçamba. O que eu fiz para eliminar tal problema foi trocar os coxins originais para acertar a altura e depois soltei a lataria do chassi e sob o assoalho da parte de trás coloquei coxins feitos em PU até atrás. A lataria subiu cerca de 2cm e acabaram-se os ruídos e rachaduras bem como diminuiu consideravelmente ruídos e vibrações. Aproveitei que tive de tirar praticamente todo o interior e adicionei ao feltro já existente outra camada de feltro betumado e uma camada de manta asfáltica colocando o carpete por cima. O ar condicionado que já era bom ficou melhor ainda e com os vidros fechados é um automóvel de luxo. Os locais criticos de corrosão e rachaduras, iniciando pelo teto, na emenda da frente e traseira transversal abri com uma escova rotativa, tratei a chapa com tf7, dei wash prime e fiz o acabamento em forma de friso com sicaflex recebendo uma nova pintura criando uma junta de dilatação. Dispensei o mesmo cuidado com as calhas do teto passando sicaflex em toda a sua volta e isolando as emendas. Nas laterais cavei a emenda e fiz a mesma coisa acabando assim com as rachaduras de massa plástica que se tornavam fonte de corrosão. Finalmente, a cabinagem da minha é ARB aqui do RS e é 100% feita em chapa. Ford abraço.

duardobruno
27/08/2014, 08:37
Caras... a minha é Dupla, da Demec Firenze. Mas tá com 20 anos, não tem problema nenhum de cabinagem. Cabinagem é feita na lata, deu uma descascada no teto, na parte de trás. Daí dá pra ver a lata mesmo. Mas não ouço esses barulhos que vcs falam não. Nem vazamentos ou rachaduras. Qdo tava com a capota de fibra, realmente tinha barulho, tirei e o carro tá um silêncio só. Claro, seguindo o conselho do Edintruder, aumento o som. :lol: A única coisa que chega a me incomodar um pouco, na estrada de chão, é a trepidação do painel. Principalmente na parte central, em baixo. Peguei umas chaves e saí dando um aperto geral, tirei coisas do cinzeiro e porta-luvas, que ficavam fazendo barulho tb. Melhorou uns 80%, mas ainda bate.
Inclusive, um forista aqui tava metendo o pau nas questão da caçamba emendada. Meu pai teve umas 3 F1000s duplas, nunca racharam, nem caçamba nem cabine, a minha até agora nem sinal. A lata da F1000 é muito boa mesmo. O caveira precisa mesmo é de um banho de tinta, mas por aqui estão pedindo 8.000 reais. Achei um assalto. Vou levando até ver o que faço. Abco.

Zé V8
27/08/2014, 10:14
Caras... a minha é Dupla, da Demec Firenze. Mas tá com 20 anos, não tem problema nenhum de cabinagem. Cabinagem é feita na lata, deu uma descascada no teto, na parte de trás. Daí dá pra ver a lata mesmo. Mas não ouço esses barulhos que vcs falam não. Nem vazamentos ou rachaduras. Qdo tava com a capota de fibra, realmente tinha barulho, tirei e o carro tá um silêncio só. Claro, seguindo o conselho do Edintruder, aumento o som. :lol: A única coisa que chega a me incomodar um pouco, na estrada de chão, é a trepidação do painel. Principalmente na parte central, em baixo. Peguei umas chaves e saí dando um aperto geral, tirei coisas do cinzeiro e porta-luvas, que ficavam fazendo barulho tb. Melhorou uns 80%, mas ainda bate.
Inclusive, um forista aqui tava metendo o pau nas questão da caçamba emendada. Meu pai teve umas 3 F1000s duplas, nunca racharam, nem caçamba nem cabine, a minha até agora nem sinal. A lata da F1000 é muito boa mesmo. O caveira precisa mesmo é de um banho de tinta, mas por aqui estão pedindo 8.000 reais. Achei um assalto. Vou levando até ver o que faço. Abco.

Duardobruno, te digo que por R$8.000,00 não tá caro se for um serviço bem feito. Aqui na minha região daria em torno de uns R$15.000,00 desmontando toda.

duardobruno
27/08/2014, 10:52
Duardobruno, te digo que por R$8.000,00 não tá caro se for um serviço bem feito. Aqui na minha região daria em torno de uns R$15.000,00 desmontando toda.
:shock: Jesus amado!!! Overhauling!!!! To pensando em Envelopar. O que acham? A minha pega um preto fosco. Só que o teto tá dando aquelas descascadas, a medida que vai descascando, vou metendo spray preto. Igual uma calvice. Não tem aquele spray pra calvice? Vai carecando no teto, vou metendo spray. Como ela é bem altinha, disfarça bem. Será que envelopando fica bom?

Rubens Linhalis
27/08/2014, 11:04
Pinta o carro todo logo cara!!

OU então manda fazer só o teto.

Walter da Camper
27/08/2014, 11:21
...8 a 15 mil Dilmas...PQP...!!!

Com essa grana dá pra construir um barracão no fundo do terreno (estufa), comprar um bom compressor, uma pistola, bastante tinta e chapas velhas, treinar até pegar as manhas e fazer o serviço você mesmo... Esses funileiros andam cheirando solvente demais....


Duardobruno, te digo que por R$8.000,00 não tá caro se for um serviço bem feito. Aqui na minha região daria em torno de uns R$15.000,00 desmontando toda.

duardobruno
27/08/2014, 11:27
...8 a 15 mil Dilmas...PQP...!!!

Com essa grana dá pra construir um barracão no fundo do terreno (estufa), comprar um bom compressor, uma pistola, bastante tinta e chapas velhas, treinar até pegar as manhas e fazer o serviço você mesmo... Esses funileiros andam cheirando solvente demais....
kkkkkkk acho que é isso mesmo. kkkkkkkk

duardobruno
27/08/2014, 11:35
Pinta o carro todo logo cara!!

OU então manda fazer só o teto.
Pois é... só o teto fica 450 reais. Tu entende isso? Vou mandar pintar por partes então. kkkkkk
No resto tem umas outras coisinhas pra fazer... não estão como o teto, mas tem. O carro anda no mato né galera. Já contei essa história aqui. O Caveirão era uma viatura do Detran, o cara que me vendeu arrematou no leilão. Ele era Amarelo e preto. O cara tinha que mandar pintar no prazo de não sei quantos dias, de qualquer cor. Daí ele ficou lá, arrumando bancos, pneus, e outras coisas. Afinal, o carro estava parado, sem uso, no Detran fazia anos. Segundo um primo que trabalhou lá, juntando tudo, uns 8 anos. Daí vem o Detran e tasca-lhe uma multa, por não ter cumprido o prazo de não sei quantos dias pra apresentar o carro descaracterizado e pintado. Então o doido saiu correndo e mandou pintar o Caveira no primeiro cachaceiro desocupado que se ofereceu para o serviço. E pintou da cor mais fácil no momento: preto. Pq era amarelo e preto. O cachaceiro fez várias cagadas lá. Tem lugar que se forçar muito na lavagem ou na encerada, volta a ficar amarelo. Então é isso. Abco.

Meccano
27/08/2014, 11:40
...8 a 15 mil Dilmas...PQP...!!!

Esses funileiros andam cheirando solvente demais....


Hheheheeee!! é isso mesmo,thiner demais na vêia!!

Olá Claudinho, beleza de carro! o pessoal já deu dicas valiosas, mas eu faria só uma revisão tratando os

pontos criticos de oxidação por causa do destempero da chapa nos pontos de solda e massa.

A massa tem ácidos que atacam a chapa tambem.

Eu ficaria só nisso, senão vc terá que reconstruir toda a´´galocha´´, pense mais em aproveitar o carrão!

Abração e sucesso na empreita!

Zé V8
27/08/2014, 15:16
Pois é... só o teto fica 450 reais. Tu entende isso? Vou mandar pintar por partes então. kkkkkk
No resto tem umas outras coisinhas pra fazer... não estão como o teto, mas tem. O carro anda no mato né galera. Já contei essa história aqui. O Caveirão era uma viatura do Detran, o cara que me vendeu arrematou no leilão. Ele era Amarelo e preto. O cara tinha que mandar pintar no prazo de não sei quantos dias, de qualquer cor. Daí ele ficou lá, arrumando bancos, pneus, e outras coisas. Afinal, o carro estava parado, sem uso, no Detran fazia anos. Segundo um primo que trabalhou lá, juntando tudo, uns 8 anos. Daí vem o Detran e tasca-lhe uma multa, por não ter cumprido o prazo de não sei quantos dias pra apresentar o carro descaracterizado e pintado. Então o doido saiu correndo e mandou pintar o Caveira no primeiro cachaceiro desocupado que se ofereceu para o serviço. E pintou da cor mais fácil no momento: preto. Pq era amarelo e preto. O cachaceiro fez várias cagadas lá. Tem lugar que se forçar muito na lavagem ou na encerada, volta a ficar amarelo. Então é isso. Abco.

Aí é que tá, a minha to fazendo aos´poucos, frente, teto e uma lateral, fazendo e conservando aos poucos vou conseguindo deixar como eu quero.

duardobruno
27/08/2014, 15:34
Aí é que tá, a minha to fazendo aos´poucos, frente, teto e uma lateral, fazendo e conservando aos poucos vou conseguindo deixar como eu quero.

A graça Zé, é que se dividir a F1000 CD em várias partes, calculo por cima que saia uns 3.000 pra pintar.

Zé V8
28/08/2014, 16:08
A graça Zé, é que se dividir a F1000 CD em várias partes, calculo por cima que saia uns 3.000 pra pintar.

Bem nessa kkkkkkk, os por...., quer dizer pintores irão fazer o mesmo trabalho sem se dar conta por ser em doses homeopáticas.

rfdex
28/08/2014, 23:13
DUARDOBRUNO, quer uma dica? Leve a pickup numa reformadora de cabines de caminhão, de preferência no interior de Goiás. Acho que Formosa ou Anápolis conseguirá excelentes serviços a preço acessível. Envelopar como está quando tirar é só o buraco de podre.

Tio Eddie
28/08/2014, 23:23
Só de butuca acompanhando o topico.....
para constar...tinha uma F-1000 93/94 4x4, a Milona.......precisava reformar e de um carro para 4 pessoas.
Vendi a Milona, fui para um siena até poder voltar ao 4x4.

Sinto cheiro de SW4 chegando......

MAS cada um com seu cada qual.

[]s

duardobruno
29/08/2014, 08:01
DUARDOBRUNO, quer uma dica? Leve a pickup numa reformadora de cabines de caminhão, de preferência no interior de Goiás. Acho que Formosa ou Anápolis conseguirá excelentes serviços a preço acessível. Envelopar como está quando tirar é só o buraco de podre.
Hummmm... sabe que a idéia é boa. Vou fazer um orçamento em Formosa, já tô pro lado de cá mesmo... Valeu a dica.

Claudino
29/08/2014, 17:42
Então rapaziada.. obrigado a todos, vocês não sabem o quanto estão me ajudando... Estou sem internet em casa e dai dependo de ver aqui no trampo, mais aos poucos vou respondendo e pedindo mais dicas...

E pra variar estou com pouco tempo agora... mais vou adiantando que as dicas de vocês são tão valiosas que viraram argumentos para a minha empreitada..heheh... Mais uma coisa vocês já podem ter certeza, que a F1000 não sai de casa tão cedo também, mas quero usar essa canal e tópico para aproximar as experiências que todos tem com as F1000, inclusive estou anotando tudo o que vcs me passam desde do que preciso para a viagem até o que é melhor para uma futura reforma.

Mais uma vez agradeço a todos.
Abraços
Semana que vem respondo um a um. E pra variar trago mais duvidas.