Ver Versão Completa : Ranger 2.8 - Comportamento do marcador de temperatura no painel
Pessoal,
Dei uma olhada sobre isso no fórum também e não achei nada parecido, muito embora tenha achado possíveis explicações... mas me pareceu meio extremo demais pra ser verdade.
Desde que comprei a Ranger, reparei que no 4x4 pesado morro acima, trânsito pesado na rua ou no congestionamento fervente na BR-040 que peguei semana passada, o ponteiro de temperatura no painel sempre fica de cuca super fria, marcando lá antes do limite inferior (mas não no curso mínimo do marcador).
Daí quando pego uma velocidade, ele começa a marcar lá no nível médio/alto. Nada alarmante, mas eu esperava que 1h em lenta, trânsito parado e sol quente, era pra a temperatura chegar pelo menos a 1/2 (quando ele liga o ventilador e dá uma refrescada).
Aliás, eu acho que o ventilador do radiador tá ficando 100% do tempo ligado; qualquer momento que eu ligo a ranger, o ventilador fica lá rodando. Não sei se isso é normal...
Agora, quando fico num engarrafamento ou trânsito lento por muito tempo, não sei se a coisa está torrando lá dentro. Quente está, quando abro o capô, vem todo aquele calor. É normal isso na Ranger?..
Na D-20 turbo eu sei que é diferente. Quando a gente está num morro acima na roça (principalmente um longo), de 1.a ou 2.a, ela falta ferver. Quando pega um trecho que dá pra ir a uns 40-60/hora ela resfria rapidinho. Isso eu testemunhei dirigindo a Miura do meu pai (que é montada em cima da D-20).
Por isso, isso tá me preocupando muito na ranger, muito embora eu tenha visto em posts aqui no fórum o pessoal falando que por causa do turbo (que a D-20 tem -- inclusive aquele indicador de pressão que é muito legal!), a viatura costuma esquentar mais em alta velocidade (quando demanda mais do turbo por causa das marchas fracas).
Mas até aí tudo bem, mas já ficar gelada num trânsito lento e intenso pra mim é um tantão estranho.
É assim mesmo que a temperatura na ranger funciona?? Valeu!
SergioMedeiros
24/08/2014, 23:04
Pessoal,
Dei uma olhada sobre isso no fórum também e não achei nada parecido, muito embora tenha achado possíveis explicações... mas me pareceu meio extremo demais pra ser verdade.
Desde que comprei a Ranger, reparei que no 4x4 pesado morro acima, trânsito pesado na rua ou no congestionamento fervente na BR-040 que peguei semana passada, o ponteiro de temperatura no painel sempre fica de cuca super fria, marcando lá antes do limite inferior (mas não no curso mínimo do marcador).
Daí quando pego uma velocidade, ele começa a marcar lá no nível médio/alto. Nada alarmante, mas eu esperava que 1h em lenta, trânsito parado e sol quente, era pra a temperatura chegar pelo menos a 1/2 (quando ele liga o ventilador e dá uma refrescada).
Aliás, eu acho que o ventilador do radiador tá ficando 100% do tempo ligado; qualquer momento que eu ligo a ranger, o ventilador fica lá rodando. Não sei se isso é normal...
Agora, quando fico num engarrafamento ou trânsito lento por muito tempo, não sei se a coisa está torrando lá dentro. Quente está, quando abro o capô, vem todo aquele calor. É normal isso na Ranger?..
Na D-20 turbo eu sei que é diferente. Quando a gente está num morro acima na roça (principalmente um longo), de 1.a ou 2.a, ela falta ferver. Quando pega um trecho que dá pra ir a uns 40-60/hora ela resfria rapidinho. Isso eu testemunhei dirigindo a Miura do meu pai (que é montada em cima da D-20).
Por isso, isso tá me preocupando muito na ranger, muito embora eu tenha visto em posts aqui no fórum o pessoal falando que por causa do turbo (que a D-20 tem -- inclusive aquele indicador de pressão que é muito legal!), a viatura costuma esquentar mais em alta velocidade (quando demanda mais do turbo por causa das marchas fracas).
Mas até aí tudo bem, mas já ficar gelada num trânsito lento e intenso pra mim é um tantão estranho.
Não... não é assim que ela deve funcionar.
A sua deve estar com a ventoinha ligada direto... sem o acoplamento viscoso, e também sem a válvula termostática.
Daniel.Shimomoto
24/08/2014, 23:15
avenger;
Vou te falar uma coisa, sistema de arrefecimento quando a gente está cismado só tem uma solução: Arrumar! Mesmo que esteja tudo ok!
Revisa tudo: Lava radiador (manda abrir o sanduiche formado pelo condensador/aftercooler/radiador - costuma acumular barro por lá). Troca mangueiras, termostática e verifica a carcaça da bomba dágua.
Se continuar igual, pode ter certeza que é esquisitice do carro.
Abraços
Ah beleza! Vou fazer isso então Daniel!.. Ela tá bem do jeito que o SergioMedeiros falou: de manhã no frio já ligo o motor e a ventoínha tá já rodando, como se o acoplamento, de viscoso não tivesse mais nada (mas de rígido, sim!)... rsrs.
Hoje dei uma volta na contorno (rua conhecida aqui em BH, que dá a volta no centro), trânsito intenso e parando, e ela tava marcando uma temperatura moderada (não aquele gelo ilusório que descrevi). Tem hora que ela marca algo, tem hora que não...
Mas uma coisa é certa, a ventoínha tá ligando mesmo de manhã, eu já tava pensando nesse acoplamento viscoso mesmo. Agora a válvula termostática, li pouco sobre ela... eu lembro que no carro pequeno tem um sensor de temperatura; a válvula termostática parece que é uma peça mais mecânica que elétrica né?
Daniel.Shimomoto
27/08/2014, 17:32
Ah beleza! Vou fazer isso então Daniel!.. Ela tá bem do jeito que o SergioMedeiros falou: de manhã no frio já ligo o motor e a ventoínha tá já rodando, como se o acoplamento, de viscoso não tivesse mais nada (mas de rígido, sim!)... rsrs.
Hoje dei uma volta na contorno (rua conhecida aqui em BH, que dá a volta no centro), trânsito intenso e parando, e ela tava marcando uma temperatura moderada (não aquele gelo ilusório que descrevi). Tem hora que ela marca algo, tem hora que não...
Mas uma coisa é certa, a ventoínha tá ligando mesmo de manhã, eu já tava pensando nesse acoplamento viscoso mesmo. Agora a válvula termostática, li pouco sobre ela... eu lembro que no carro pequeno tem um sensor de temperatura; a válvula termostática parece que é uma peça mais mecânica que elétrica né?
De manha é normal a ventoinha estar acoplada nos primeiros segundos de funcionamento do motor e desacoplar em seguida.
Quanto a válvula termostática é uma peça termomecanica que de acordo com a temperatura do motor ela se abre para a passagem de água. E se fecha quando a temperatura cai.
O sensor de temperatura é o que envia o snal para o painel de instrumentos.
SergioMedeiros
28/08/2014, 22:41
Quando o acoplamento viscoso dá problemas, acontece o contrário... a ventoínha pára de girar com a velocidade que deveria. Se a sua gira direto, foi feito propositadamente por alguém.. imagino o antigo dono, certo?
Tua ranger tem Body-lift? Já vi casos em que, pra compensar a diferença de altura do radiador para a ventoínha em BLs mal feitos, o cara trava a ventoínha pra rodar direto e não esquentar o carro.
Caso então sua ventoínha esteja girando direto, na velocidade máxima, aliado a falta da válvula termostática, pode acontecer exatamente o que voce descreve... o ponteiro da temperatura ficar sempre baixo, pois o arrefecimento não tem a válvula para travar a água no motor e deixar ele em temperatura normal de funcionamento. E isso não é bom para o motor, ele tem que trabalhar no meio, ou muito próximo do meio da escala.
Ela deve estar demorando muito para o ponteiro de temperatura sair do mínimo quando vc liga ela fria, certo?
Agora, pode ser problema na cebolinha de temperatura também... ou mal encaixe do sensor... vale dar uma limpada com limpa contatos, pois vai que não é nada.
Abs
Willys51or
11/09/2014, 18:55
No painel da minha Ranger 04 os ponteiros do combustível e da temperatura quando desligo o motor permanecem na marcação onde estão. Eles marcam normalmente (acredito) pelo menos do combustível tem batido a quantidade na hora do abastecimento. O ponteiro da temperatura, quando o motor esfria marca mínimo normalmente. Observação, já desconectei a bateria e os ponteiros não caem ao mínimo.
Junior84
08/10/2014, 00:36
Só pra contribuir no Fórum.
Minha ranger estava com a válvula termostática defeituosa também. A temperatura do motor demorava subir, tinha que andar vários quilômetros para atingir a temperatura normal. Percebi também que apos desligar a ranger o motor esfriava muito rápido.
Apos ler vários posts aqui vi que era fundamental a troca desta peça.
Comprei uma nova pela Net por 280$$, uma pechincha (se possível).
Após a instalação já vi o resultado, o motor esquenta rapidinho até o marcar o meio do marcador, e apos desligar o motor demora bem mais pra esfriar.....acredito que o motor trabalha melhor agora.
Bom dia pessoal, minha ranger está com um problema parecido com o de vocês porem um pouco diferente.
Ranger 2007 3.0 eletronic MWM International - 180.000 km rodados
Descrição do problema: Acende a luz da temperatura e o ponteiro fica maluco variando do frio ao quente (vermelho) depois para e volta ao normal, detalhe: O carro não chega a esquentar de verdade!
Histórico:
Meu carro estava com problema de escapando compressão no quarto bico. nada de mais, pois o carro não perdia potência em nenhum momento. mandei fazer o assentamento pq o barulho que fazia era feio e eu gosto de deixar o carro impecável sem serviços a fazer.
Quando foi segunda-feria passada (09/11) eu levei o carro para um bombista para fazer o assentamento. (segundo relatos de amigos, ele eh um dos melhores bombistas aqui da região e de fato é, o cara tem um oficina bem equipada e fez um bom trabalho no bico)
depois de 2 dias ele fez o serviço mas não conseguiu botar o carro para funcionar, ligaram para mim para saber se o carro tinha algum segredo e eu informei que não. 30 minutos depois me retornaram a ligação e me informaram que foi pq lavaram o motor do carro antes do serviço e o mesmo não pegava mas depois de um tempo voltou a pegar.
Eu não sei o que aconteceu, eu desconfio que deve ter batido aguá em alguma parte eletrica ou até msm no chicote e eles deram um jeito de enxugar bem e o carro voltou a funcionar mas ai foi onde começou meu pesadelo.
O carro começou a ascender a luz da temperatura e o ponteiro caia e subia subtamente para o vermelho mas o carro não esquentava...
Motor sempre frio mas o ponteiro e a luz ficaram com esse funcionamento maluco.
já trocamos o sensor de temperatura, da valvula termostatica, revisou a parte eletrica do carro, já fizemos um jump direto do do sensor de temperaruta para a central para matar qualquer possibilidade de fio partido do chicote mas o problema continua.
Eu desconfio de que eles fizeram alguma merda na parte eletrônica do carro para o carro ficar assim, como o 4º bico fica perto da central e da passagem do chicote.
Resultado, levei o carro p resolver um problema mecânico simples e agora estou com um problema complexo eletrônico.
no final das contas, o eletricista da oficina pegou o fio da direita do sensor de temperatura e ligou direto no aterramento do carro. aparentemente resolveu o problema pois o ponteiro pareceu não dar mais o problema mas convenhamos que isso foi uma gambiarra e eu temo que venha prejudicar a central do carro ou outra coisa mais na frente.
Esse carro nunca deu problema de esquente, sempre trabalhou frio e nao baixa o nivel de água. Uma verdadeira máquina!
a três meses fui de Natal a Brasília, rodei mais de 5000 km e o carro nem o ponteiro mexia da temperatura. um avião como diria meu pai (rsrs).
Agora me encontro desesperado com medo de pegar a estrada e a viatura me deixar na mão.
alguém tem uma dica de ouro ai para me ajudar?
Abraços.
atualizando, o fio ligado no terra não resolveu o problema. hoje o problema voltou a tornar...
=(
Quando o acoplamento viscoso dá problemas, acontece o contrário... a ventoínha pára de girar com a velocidade que deveria. Se a sua gira direto, foi feito propositadamente por alguém.. imagino o antigo dono, certo?
Tua ranger tem Body-lift? Já vi casos em que, pra compensar a diferença de altura do radiador para a ventoínha em BLs mal feitos, o cara trava a ventoínha pra rodar direto e não esquentar o carro.
Caso então sua ventoínha esteja girando direto, na velocidade máxima, aliado a falta da válvula termostática, pode acontecer exatamente o que voce descreve... o ponteiro da temperatura ficar sempre baixo, pois o arrefecimento não tem a válvula para travar a água no motor e deixar ele em temperatura normal de funcionamento. E isso não é bom para o motor, ele tem que trabalhar no meio, ou muito próximo do meio da escala.
Ela deve estar demorando muito para o ponteiro de temperatura sair do mínimo quando vc liga ela fria, certo?
Agora, pode ser problema na cebolinha de temperatura também... ou mal encaixe do sensor... vale dar uma limpada com limpa contatos, pois vai que não é nada.
Abs
...quase dois anos depois!..
Não, ela não tem body lift. Aparentemente nunca teve. Mas ela tem um dano na insulação do capô que sugere que algo meio severo já ocorreu ali. A principio parece que uma correia deve ter rasgado parcialmente, batendo na camada de feltro e fazendo um buraco ali.
Eu no fim das contas não fiz nada a respeito dessa ventoínha que sempre funciona, mas quanto ao seu conselho de "quando a gente desconfia, tem que arrumar", eu estou bem decidido no momento que não vou me arriscar. Geralmente levar o carro na oficina estraga mais que conserta!..
A última revisão que levei o carro pra fazer, me subtraíram uns 5 mil (o carro tava batendo tudo, então troquei tudo quanto há de coifa, revisei ar condicionado, troquei todo tipo de óleo, e revisei freios, alem de trocar a polia do virabrequim que tava "espanada"). Na primeira viagem o carro voltou travando a roda traseira/passageiro (vide http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/6082-rodas-traseiras-da-ranger-travando.html). Como já era a segunda vez que ia voltar o carro pra a loja, pensei em arriscar um serviço novo da concessionária -- de onde estão querendo que eu desembolse mais 7 mil...
Resumo da ópera: enquanto eu não achar um lugar decente aqui em Belo Horizonte pra levar o carro pra fazer serviço, eu não posso me dar ao luxo de fazer manutenção "por desencargo de consciência", não.
Tem um tópico aqui no fórum sobre mecânicas com boas referências em BH e preciso arriscar uma ou duas daquelas.
atualizando, o fio ligado no terra não resolveu o problema. hoje o problema voltou a tornar...
=(
Oi dudane!
Acho que o seu problema não é bem parecido com o meu, não. Eu já vi algo um pouco parecido com o meu carrinho a gasolina, há poucos dias atrás. Um fio que deveria estar ligado no sensor de temperatura foi gentilmente desligado (pra variar, na revisão que fui fazer no carro!) e deixado solto lá dentro, como que sujeito ao acaso para que o destino (a gravidade e força centrípeta) decidissem quando e onde ele fecharia curto com o terra e enviaria para o painel de instrumentos leitura de temperatura máxima, impedindo inclusive que o carro desse a partida.
Ao ligar o fio novamente no conector do sensor de temperatura, tudo voltou ao normal. Infelizmente, achar uma boa mecânica e elétrica, um lugar onde o pessoal ame o que faz, é um desafio que todos os proprietários de carro -- que não querem/podem trocar de carro todo ano (quando acaba a garantia) -- têm que passar. :(
Marcelo de Azevedo Ayres
08/06/2016, 08:48
E ai pessoal, blz?
Deixem, antes de mais nada, me apresentar rapidamente.
Sou biólogo e trabalho em visitas a fazendas de camarão no NE, rodo entre 4 e 5000km/mês entre CE, RN, PB e PE. Tenho um Palio way 2015 e já chegando nos 85000km....
Estou decidido a pegar uma ranger, achei uma 2002 2.8 e desde entao leio tudo e qualquer coisa aqui do fórum. Aliás, parabéns a todos..
Procuro por problemas, as coisas boas eu vou encontrar por mim mesmo. O que mais se repetiu até então foi o famigerado aquecimento (bomba, válvula, mangotes, sensores, arrefecimento, etc, etc).
Sei que é um carro com 14 anos e que adolescentes são problemáticos. Não posso me dar ao luxo de quebrar na estrada, passo 70% do meu tempo sem rede de celular, em meio ao nada, por isso quero ouvir experiências e opiniões.
Não gosto de nada eletrônico e, somado a isso, essa velhinha é a única que cabe no meu orçamento...
Ja vi o carro, feia de doer (vinho com frisos e detalhes cromados, mas...procuro desempenho) ja liguei a menina, motor ta justo, mangueiras estão secas e, aparentemente sem problemas. Um amigo mecânico de 4x4 vai inspecionar para mim....de aparente, pneus traseiros velhos e alguma ferrugem na carroceria, nada urgente, mas de fácil resolução...
Ah, ela tem quase 160.000km
Dicas, desde já agradeço muito!!!
Olá Marcelo! Bem vindo ao forum!..
Vou dar uma de ranzinza, mas seu post embora muito muito educado, está um pouco "por fora" do assunto dessa discussão (thread) aqui.
No caso o problema aqui não é aquecimento, mas sim uma leitura estranha do medidor.
Sugiro que você copie e cole seu post em uma nova discussão, assim mais gente vai achar seu post e te dar informações super úteis! :)
Sobre aquecimento da ranger 2004-, eu acho que não é um problema recorrente nem sistemático do carro não. Você não deixou claro no seu post se é esse tipo que você está indo adquirir, mas suponho que sim pois este é o carro em questão nessa discussão... rsrs
Mas um carro desse tipo (do da Ranger) que ouvi sobre recorrente problema de aquecimento é a L200. Em específico, acredito que seja uma versão da L200 antes da Triton, não sei se a Triton sofreu pelo recorrente problema de aquecimento. E mesmo pra a L200, existe (hoje diria que quase como padrão) o famoso "kit gelo" que melhora (se não elimina) o problema de aquecimento recorrente nela.
No caso aqui desse tópico, embora eu tenha relatado o problema do ponteiro ter subido bastante (não a nível alarmante!) e depois ter descido demais mesmo com o carro em situação que devesse marcar temperatura alta, eu não cheguei a sofrer em nenhum momento, em vias de fato, superaquecimento na minha amada graúda! :)
Por favor não leve a mal minha resposta, a idéia é orientar você que é novato no fórum e resgatar o assunto original da discussão. :)
Notando que até hoje eu não resolvi o problema, mas fico bem atento quando tou andando nela pra não ocorrer o temido superaquecimento, sempre verifico nivel de água e se o ventilador tá rodando.
No caso da ranger, a parte que dá problema no arrefecimento é a embreagem viscosa do ventilador. Mas quando isso dá problema, o que acontece é do ventilador girar quando não precisa (desgastando e pesando mais o carro desnecessariamente). Pelo que entendi então, quando ocorre problema é da ventoínha funcionar mais do que devia, e não de parar de funcionar e deixar a coisa ferver. :)
Claro que isso não significa que nenhuma ranger nunca 'ferveu' na história desse nosso país! Mas comum, isso não é não. :)
EDIT: ok ok, você foi claro com qual carro pegou, ranger 2002 2.8! :P falha nossa
Pessoal,
Em primeiro lugar, parabens pelos post! Li todo ele.
Conseguiu resolver o problema citado? A minha Ranger esta apresentando o mesmo que vc citou acima!!!
A minha é uma Ranger XLT 4X4 2006/2007 3.0 Powerstroke Turbo diesel interculada.
Diz o Eletricista que isso é normal que já olhou uma outra com o mesmo problema e que trocou a válvula termostática e que não era.
Mas dúvidei do que ele disse e estou procurando saber melhor sobre esse problema, mas não sei a quem recorrer a não ser esse fórum.
Cara, ainda não! rsrsrs não resolvi ainda. Fico "cabreiro" com o ponteiro de temperatura ainda.
Vou ver se troco uma idéia com quem tem diesel aqui no grupo whatsapp da ranger, pedir a moçada pra reparar como o ponteiro de temperatura deles comporta quando está em algum congestionamento, andando pouco e com o carro funcionando... Pra ver se isso é comportamento das Diesel.
Quanto às gasolina, acho que elas se portam melhor com esse medidor. Vi o pessoal comentar que o ponteiro fica sempre no meio ao ligar a viatura nas gasosa. Já a minha (ou a nossa, né!) tem esse comportamento estranho de "esfriar" quanto mais quente a coisa deva estar. rsrs
RicardoFLN
01/07/2016, 16:54
Cara, ainda não! rsrsrs não resolvi ainda. Fico "cabreiro" com o ponteiro de temperatura ainda.
Vou ver se troco uma idéia com quem tem diesel aqui no grupo whatsapp da ranger, pedir a moçada pra reparar como o ponteiro de temperatura deles comporta quando está em algum congestionamento, andando pouco e com o carro funcionando... Pra ver se isso é comportamento das Diesel.
Quanto às gasolina, acho que elas se portam melhor com esse medidor. Vi o pessoal comentar que o ponteiro fica sempre no meio ao ligar a viatura nas gasosa. Já a minha (ou a nossa, né!) tem esse comportamento estranho de "esfriar" quanto mais quente a coisa deva estar. rsrs
A minha (2.5), funciona como um reloginho, seja verão, seja inverno. Assim como no trânsito lento, ou na estrada o marcador de temp. da água está sempre em meia escala. Quando a comprei, uma das primeiras providência foi trocar a termostática, o acoplamento viscoso e bomba d'água.
Mas sem dúvida que o bom mesmo pra monitorar a temperatura é a EGT, de preferência instalada pré-turbo.
Comprei na DealExtreme o mostrador e o termopar, assim que chegarem e instalar passo um feedback.
Abs.
Interessante o feedback, RicardoFLN! Eu tenho um pouco de vontade de comprar o manômetro de turbo, dealextreme e eBay devem ter boas opções e tem uma discussão bem explorada sobre a instalação na Ranger. Imagino que esse tal EGT que você comprou é um medidor separado como esse manômetro de pressão turbo que o pessoal adapta, certo?
Conversei com o pessoal do grupo whatsapp e confirmaram que realmente é isso: a válvula termostática mantém o fluído sem circular até que atinja uma temperatura ideal, que propicia melhor funcionamento (temperatura maior para facilitar a queima do diesel). Tirar a válvula termostática significa que o fluído vai estar sempre circulando, e como resultado o carro vai ficar sempre gelado, mantendo uma mais difícil dinâmica de combustão do diesel, logo gasto mais elevado.
Agora pra mim os próximos passos são tirar o fluido de arrefecimento, tirar e provavelmente substituir a válvula termostática (que só vende com a carcaça, o que deixa bem cara), e então conseguir recolocar o fluido sem deixar que fique com ar no sistema! rs
Essa conclusão porém não resolve o caso do Gccruz que já trocou a termostática e não mudou nada no comportamento "frio" do motor dele. Não acho que deva ser 'ar' no sistema, só se ele talvez tenha trocado uma estragada numa outra estragada! rs
RicardoFLN
01/07/2016, 19:51
Interessante o feedback, RicardoFLN! Eu tenho um pouco de vontade de comprar o manômetro de turbo, dealextreme e eBay devem ter boas opções e tem uma discussão bem explorada sobre a instalação na Ranger. Imagino que esse tal EGT que você comprou é um medidor separado como esse manômetro de pressão turbo que o pessoal adapta, certo?
Conversei com o pessoal do grupo whatsapp e confirmaram que realmente é isso: a válvula termostática mantém o fluído sem circular até que atinja uma temperatura ideal, que propicia melhor funcionamento (temperatura maior para facilitar a queima do diesel). Tirar a válvula termostática significa que o fluído vai estar sempre circulando, e como resultado o carro vai ficar sempre gelado, mantendo uma mais difícil dinâmica de combustão do diesel, logo gasto mais elevado.
Agora pra mim os próximos passos são tirar o fluido de arrefecimento, tirar e provavelmente substituir a válvula termostática (que só vende com a carcaça, o que deixa bem cara), e então conseguir recolocar o fluido sem deixar que fique com ar no sistema! rs
Essa conclusão porém não resolve o caso do Gccruz que já trocou a termostática e não mudou nada no comportamento "frio" do motor dele. Não acho que deva ser 'ar' no sistema, só se ele talvez tenha trocado uma estragada numa outra estragada! rs
A EGT ( exhaust gas temperature) é a temperatura dos gases pós combustão.
Válvula termostática com carcaça? Só se for na 2.8, a minha comprei só a válvula mesmo, em uma retífica autorizada mwm/international/maxion (é uma suruba essas marcas se comendo ao longo dos anos que já nem sei...rsrs).
Realmente, termostática inoperante te tira o motor da faixa ideal de funcionamento, consumo fica maior.
Se o camarada aí já trocou de tudo, quem sabe é problema do painel. Melhor colocar uns temopares na linha de água e ver qual é a real da temperatura.
Sds.
Não tá muito claro pra mim no catálogo ford.
Se olho o conjunto da carcaça da válvula, está apontada a válvula avulsa no conjunto (BG2T8K575AA). E inclui a ranger 4x4 2.8 (+WHQ).
Se olho a válvula termostática avulsa, nas versões disponíveis mostra apenas +WOD (que é o HSD 2.5, até agosto de 2001).
Ranger caveira
03/08/2017, 22:40
Boa noite amigos... Minha viatura é uma 2.8 Power stroke...em uma viagem minha de trabalho(carregada), ela tava marcando abaixo do meio e do nada o ponteiro foi no máximo e acendeu a luz de check Cage... Fiquei preocupadasso e parei na hora achando que tava fervendo... Abri o capo e tava tudo ok... E segui viagem madrugada a dentro... Aconteceu umas duas vezes mais... No dia seguinte fui dá uma olhada e resolvi verificar o cabo do sensor de temperatura e quando puxei a mangueirinha sanfonada, notei que o fio tava meio descascado... Isolei direitinho e tô rodando já tem uns meses e não deu mais nada...lógico que é bom conferir outros componentes...mas fica a dica
Francisco Casal
07/12/2018, 23:16
Senhores, alguém sabe me dizer se a válvula da 2.5 serve na 2.8. Uma custa 500 com carcaça, e a outra uns 180 apenas o refil.
RicardoFLN
08/12/2018, 12:34
Senhores, alguém sabe me dizer se a válvula da 2.5 serve na 2.8. Uma custa 500 com carcaça, e a outra uns 180 apenas o refil.
Francisco,
Olha, depende. Pelo que me consta dá pra encontrar motor 2.8 com dois tipos de tubulação onde a válvula termostática vai alojada. Isso tu mesmo podes ver na apostila de treinamento do HS 2.8 L da MWM. Preste bem atenção na foto da capa do manual, e depois vá até a página 18 e repare que são diferentes! Uma com aquele tubo curvado 180 graus (página 18) que me parece idêntico aos da 2.5, e na capa, aquele tubo "curvado" a moda portuguesa, duas curvas de 90 graus fechadaça!! :lol: Esse tubo "quadrado" me parece ser mais moderno e é o que usa a termostática toda diferente que faz com que acabem vendendo tudo junto (válvula mais carcaça de alumínio).
Então a primeira coisa que tens de ver é qual carcaça tem o teu motor. Se for a "antiga", só trocar a válvula. Se for a da "quadrada", morrer cada vez com 500 mangos, ou catar em ferro-velho uma dessas carcaças antigas e só cambiar a válvula no futuro. Claro, tem tb a possibilidade de pegar a carcaça moderna e modificar de forma a alojar a da 2.5....mas aí é mais complicado!
Segue o link do manual: http://www.riogrande4x4.com.br/attachments/412_Ranger_-_Manual_Motor_2_8.pdf
Em tempo, as temperaturas de fechamento e abertura das 2.5 e 2.8 são idênticas.
Abs.
RicardoFLN
08/12/2018, 12:56
A minha (2.5), funciona como um reloginho, seja verão, seja inverno. Assim como no trânsito lento, ou na estrada o marcador de temp. da água está sempre em meia escala. Quando a comprei, uma das primeiras providência foi trocar a termostática, o acoplamento viscoso e bomba d'água.
Mas sem dúvida que o bom mesmo pra monitorar a temperatura é a EGT, de preferência instalada pré-turbo.
Comprei na DealExtreme o mostrador e o termopar, assim que chegarem e instalar passo um feedback.
Abs.
Ai tu cruza com um treco que tu escreveu há mais de 2 anos e vê que realmente tá ficando velho!! Prometeu que ia dar um feedback e não escreve nada!!!:lol: Talvez eu até tenha escrito em outro tópico, mas tb não lembro....rsrs
De qualquer forma segue o feedback atrasado. Ando com uma EGT instalada pós turbina (não tive coragem de furar meu coletor de escape!) A medição é válida, apesar de ser de uma magnitude bem menor do que se colocado no coletor pré turbina. Com a EGT dá pra observar como faz diferença o motor estar em carga ou no vazio, a variação é grande. Fica lá pelos 90 graus na lenta sem carga, 170 na estrada plana em velocidade de cruzeiro, e bate até 280 carcando em subida de serra!!
Ponteiro de temperatura de água no painel nem faz menção em se mexer.
Att.
Francisco Casal
09/12/2018, 18:20
Então Ricardo, a minha é daquelas que troca a carcaça, e não tem 2.8 que troque apenas a peça.
Estive pensando no assunto ontem, e lembrei que um amigo tem um termômetro, irei monitorar a temperatura de trabalho dele, pq pode ser o marcador que esteja me enganando!
A propósito, qual temperatura ideal de trabalho para esse motor?
RicardoFLN
09/12/2018, 18:56
Então Ricardo, a minha é daquelas que troca a carcaça, e não tem 2.8 que troque apenas a peça.
Estive pensando no assunto ontem, e lembrei que um amigo tem um termômetro, irei monitorar a temperatura de trabalho dele, pq pode ser o marcador que esteja me enganando!
A propósito, qual temperatura ideal de trabalho para esse motor?
Francisco,
De cabeça não sei, veja no manual, tá lá!
Talvez a 2.8 da foto do manual seja uma Frankstein, pois a carcaça da termostática é igual das 2.5, e a tampa de válvulas é das 2.8.
Abs.
Francisco Casal
11/12/2018, 10:54
Ontem pedi emprestado um medidor de temperatura a laser, o motor com carga ou em velocidade de cruzeiro atingiu a medida de 88,4 graus medido na carcaça da válvula, e depois de andar uns kms sem carga ela baixou para 65 graus medido no mesmo lugar, tendo esses dados em mãos acredito que a válvula deva ser substituída, ano que vem vou me programar para tal serviço!
RicardoFLN
11/12/2018, 11:12
Ontem pedi emprestado um medidor de temperatura a laser, o motor com carga ou em velocidade de cruzeiro atingiu a medida de 88,4 graus medido na carcaça da válvula, e depois de andar uns kms sem carga ela baixou para 65 graus medido no mesmo lugar, tendo esses dados em mãos acredito que a válvula deva ser substituída, ano que vem vou me programar para tal serviço!
Sei não! Eu pra testar a termostática prefiro colocá-la na panela com água e esquentar. Onde tu mirou o infravermelho, o alumínio é pintado? Tem de ser, esses termômetros se perdem em alumínio sem pintura, e em inox.
Sds.
Francisco Casal
11/12/2018, 11:26
Não, o alumínio não é pintado, mas pela medição do painel, a do infravermelho não está muito fora. Mas antes de trocar vou fazer esse teste tmb! O que me deixa encucado, é que descendo que ela esfria, em cruzeiro ou subindo com carga ela se mantém normal. Mas quando diminui o esforço ela deveria se fechar para manter a temperatura, não seria?!
RicardoFLN
11/12/2018, 12:12
Não, o alumínio não é pintado, mas pela medição do painel, a do infravermelho não está muito fora. Mas antes de trocar vou fazer esse teste tmb! O que me deixa encucado, é que descendo que ela esfria, em cruzeiro ou subindo com carga ela se mantém normal. Mas quando diminui o esforço ela deveria se fechar para manter a temperatura, não seria?!
Bom, então tu estás somando duas incertezas....rsrs
Tá, mas no final nem entendi qual é o xaxado aí que está te perturbando! Ela está demorando pra chegar na temperatura de funcionamento? Ou é só uma checagem pra ver se está em ordem?
Pondera que tu fez uma medição (de certa forma imprópria, no alumínio) e não diretamente na massa líquida, que no final das contas é a que comanda a válvula.
Põe essa bagaça na panela e esquenta. Na melhor das hipóteses tu vais morrer só com um joguinho de juntas (ou compra o papel de junta e faz tu mesmo elas). Aproveita e faz o mesmo teste (da panela aquecendo água) com o sensor de temperatura original, claro que com ele conectado ao fio original e aterrado.
Sds.
Francisco Casal
11/12/2018, 17:03
O que me encuca é que ela varia a temperatura com carga no motor e sem, por exemplo, andando em cruzeiro 80/110, ela fica com o ponteiro no meio, mas aí tem uma descida de serra e ela cai pra bem próximo do "C" do marcador. Pressuponho que ela abre aos 90 e poucos graus, e depois quando o motor refrigera um pouco ela não fecha para manter a temperatura ideal!
RicardoFLN
11/12/2018, 17:31
O que me encuca é que ela varia a temperatura com carga no motor e sem, por exemplo, andando em cruzeiro 80/110, ela fica com o ponteiro no meio, mas aí tem uma descida de serra e ela cai pra bem próximo do "C" do marcador. Pressuponho que ela abre aos 90 e poucos graus, e depois quando o motor refrigera um pouco ela não fecha para manter a temperatura ideal!
Francisco,
Ou tu estás sem ela no lugar! Abriu o dreno ali na carcaça pra ver se ela está lá?
Att.