Ver Versão Completa : Calco de carroceria no Troller com tamanhos diferentes
Carolino
23/08/2014, 21:24
Pessoal, boa noite.
Nao achei nada referente a minha duvida.
Estou a fim de colocar calco com medidas diferentes na carroceira do troller, tipo:
1.5" traseira
1" meio do carro
0,5" na frente
O porque?
E que coloquei as molas da rota 4x4 com mais 3"( não achei essa diferença) e não gostei do resultado, como contei em outro post, ai quero dar uma levantada na bunda do carro.
Sera que vou ter algum tipo de problema na carroceira se assim eu fizer?
Tipo quebra da mesma e etc?
Obrigado!
Carolino
25/08/2014, 18:37
Ninguem sabe??
Paulo_CW
26/08/2014, 06:48
Pq fazer BL pra isso?
muitoooo mais fácil, calce a mola traseira... pronto.
Leandro-SC
26/08/2014, 08:02
Desculpe a ignorancia
mais se calçar a carroceria como fica a alavanca de marchas, ela vai descer mas nao vai pegar em nada? mesmo caso a barra da direção, precisa aumentar? e o radiador ele nao é preso na carroceria? como fica a hélice, tira fora aquela calha na parte de baixo?
sempre tive duvidas referente a essas coisas
Th Cerga
26/08/2014, 08:49
Ha algum tempo eu refiz a barra de direção do meu RF e aproveitei para levantar e trocar os calços de carroceria. Tirei os originais fadigados e coloquei uns de 30mm de P.U. - o resultado foi excelente! As únicas alterações mecânicas foram a barra de direção (que já estava desmontada), o suporte de espete que é fixo no para-choque traseiro e na carroceria e por ultimo a linha de freio dianteira, que no RF é rígida saindo da carroceria. Toda a parte mecânica (radiador, alavanca cambio, mangueiras...)não sofreu alteração.
Na foto é possível ver o calço vermelho, pouco antes da roda traseira!
Carolino
26/08/2014, 10:15
Pq fazer BL pra isso?
muitoooo mais fácil, calce a mola traseira... pronto.
Paulo, bom dia!
Eu tenho os calcos de 5 cm aqui em casa, pensei em tirar 2 cm neles e montar na traseira mesmo, so que estou com uma duvida....
Meu amortecedor esta com 62 cm montado, e ele tem 69 cm total de olhal olhal, quer dizer, so tenho 7 cm de curso no amortecedor pra baixo não e isso?
Ai se eu colocar mais um calco de 3 cm na mola, irei diminuir mais ainda esse curso, ficaria com apenas 4 cm pra baixo, ta certo esse "raciocínio" meu, ou e burrice mesmo?
Paulo_CW
26/08/2014, 11:18
Carolino...
Se vc só esta com isso no amortecedor vc vai dar fim de curso em qualquer trilha... basta vc fazer o teste em uma rampa. solta o amortecedor e verifique...
Mas não entendo, vc trocou as molas e não trocou amortecedor???? não rola isso neh... se vc colocou molas maiores precisa aumentar o amortecedor na mesma proporção.
É isso mesmo, se aumento a mola em 2", tem que aumentar o amortecedor em 2", ou usar extensores (gambiarra total).
Já com calços de carroceria não precisa mexer nos amortecedores.
No seu caso eu colocaria apenas os calços de 1" na carroceria traseira, não colocaria nas molas. Mas o ideal seriam molas novas maiores e nada de usar calços seja onde for. Só lembrando de usar amortecedores maiores pra compensar! Pesquise sobre os amortecedores do caminhão 1113 e veja se eles tem o curso que vc precisa.
[]´s
Pesquise os amortecedores Ranchos 999005, mas eles têm 4" a mais que o original Troller, mas são bem caros aqui no Brasil!
Carolino
26/08/2014, 12:46
Carolino...
Se vc só esta com isso no amortecedor vc vai dar fim de curso em qualquer trilha... basta vc fazer o teste em uma rampa. solta o amortecedor e verifique...
Mas não entendo, vc trocou as molas e não trocou amortecedor???? não rola isso neh... se vc colocou molas maiores precisa aumentar o amortecedor na mesma proporção.
Paulo, estou com amortecedores da Ranger, são maiores que os que a ROTA 4x4 vende no conj. em 2 cm. amortecedor original do troller tem 60 cm se não me engano, os meus tem 69cm......
Carolino
26/08/2014, 12:47
É isso mesmo, se aumento a mola em 2", tem que aumentar o amortecedor em 2", ou usar extensores (gambiarra total).
Já com calços de carroceria não precisa mexer nos amortecedores.
No seu caso eu colocaria apenas os calços de 1" na carroceria traseira, não colocaria nas molas. Mas o ideal seriam molas novas maiores e nada de usar calços seja onde for. Só lembrando de usar amortecedores maiores pra compensar! Pesquise sobre os amortecedores do caminhão 1113 e veja se eles tem o curso que vc precisa.
[]´s
Hugo, o meu medo e quebrar a carroceria colocando o calco so na traseira, haja vista que ira forcar os demais suportes de calcos na parte da frente, ou e viagem minha?
Carolino
26/08/2014, 17:28
Entao pessoal, soltei o amortecedor traseiro, e so tenho 9 cm a mais , achei que eram 7cm, mais depois de solto deu 9cm.
Se eu colocar um calco de 3 cm nas molas traseiras, vou perder esses 3 cm, não e isso?
E nao quero colocar prolongador no amortecedor, e gambiarra, ja comprei as molas da rota justamente pra tirar aquilo.
E ai, posso fazer os calcos de tamanhos diferentes ou não?
Obrigado!
Paulo_CW
27/08/2014, 07:50
Carolino... eu não faria um BL com medidas diferentes... na minha opinião acho tbm uma gambiarra mas não acredito q de problema na carroceria... eu uso calço na mola do meu de 2" na frente e atrás no 08 e não vejo a traseira caída... se quisesse rebaixar optaria por calços menores e pronto... minha opinião.
Acho que colocando calços de medidas diferente tipo 0/1" ou 1"/2" ou 7"/8", vai dar no mesmo... a traseira vai continuar mais alta 1" então vai forçar de qq jeito
Carolino
27/08/2014, 17:05
Carolino... eu não faria um BL com medidas diferentes... na minha opinião acho tbm uma gambiarra mas não acredito q de problema na carroceria... eu uso calço na mola do meu de 2" na frente e atrás no 08 e não vejo a traseira caída... se quisesse rebaixar optaria por calços menores e pronto... minha opinião.
Paulo, mais eu nao uso calcos, não tem como rebaixar, so se cortar as molas dianteiras, ai não da ne.
Mais o que achei estranho ( ou e assim mesmo) foi os 9 cm apenas que o amortecedor deu de curso solto, e assim mesmo?
Abs!
Carolino
27/08/2014, 17:05
Acho que colocando calços de medidas diferente tipo 0/1" ou 1"/2" ou 7"/8", vai dar no mesmo... a traseira vai continuar mais alta 1" então vai forçar de qq jeito
Hugo, mais a traseira esta e baixa, e não alta, eu quero e levanta-la, ficou caída um cadim a bunda.....
Abs
Solta tofos os calços da carroceria, coloca o calço de 1" na traseira e vai apertando e vendo se a carroceria esta estalando ou se a pintura esta começando a trincar, eu acredito que não terá problemas pq a fibra enverga um pouco naturalmente antes de rachar.
Mas o certo mesmo é comprar molas traseiras maiores e amortecedores maiores na mesma proporção para não perder muito o curso, mas isso vc já sabe né :)
OBS: Se for pra não gastar nada $$$$ é só deixar os pneus dianteiros um pouco mais baixo, com umas 20 libras que as vezes o carro alinha hahaha
Abs
Sandrãobh
28/08/2014, 11:19
Carolino, estive pensando sobre seus amortecedores.... o comprimento é importante (69 cm) mas o mais importante é o tamanho da haste, ela é que determina o tamanho do curso... Se a sua haste tem somente,digamos, 20 cm de curso e o resto do tubo pode ser para aconchegar o óleo , gás e peças internas... Vc pensou nisso??? Vc tem a medida dele todo fechado?
abç.
Paulo_CW
28/08/2014, 12:07
Paulo, mais eu nao uso calcos, não tem como rebaixar, so se cortar as molas dianteiras, ai não da ne.
Mais o que achei estranho ( ou e assim mesmo) foi os 9 cm apenas que o amortecedor deu de curso solto, e assim mesmo?
Abs!
Não... não e assim vc esta completamente sem curso de suspensão com esses 9cm... num facão já ficará em "X". A configuração de tua suspensão esta errada, provavelmente amortecedor... também se atente ao batente da suspensão... lembre-se, tem de dar fim de curso (para cima) no calço e não no amortecedor...
Antes de pensar nos calços corrija sua suspa.... pois vc esta sem curso nenhum aí, como já dito se trocou as molas precisa corrigir os amortecedores para não dar fim de curso nem pra cima (precisa ajustar o batente) nem pra baixo.
Carolino
28/08/2014, 12:25
Carolino, estive pensando sobre seus amortecedores.... o comprimento é importante (69 cm) mas o mais importante é o tamanho da haste, ela é que determina o tamanho do curso... Se a sua haste tem somente,digamos, 20 cm de curso e o resto do tubo pode ser para aconchegar o óleo , gás e peças internas... Vc pensou nisso??? Vc tem a medida dele todo fechado?
abç.
Sandro,
Fechado ele tem 42 cm de olhal a olhal.....
Abs,
Carolino
28/08/2014, 12:36
Não... não e assim vc esta completamente sem curso de suspensão com esses 9cm... num facão já ficará em "X". A configuração de tua suspensão esta errada, provavelmente amortecedor... também se atente ao batente da suspensão... lembre-se, tem de dar fim de curso (para cima) no calço e não no amortecedor...
Antes de pensar nos calços corrija sua suspa.... pois vc esta sem curso nenhum aí, como já dito se trocou as molas precisa corrigir os amortecedores para não dar fim de curso nem pra cima (precisa ajustar o batente) nem pra baixo.
Entao Paulo, nao estou entendendo isso, pois os amortecedores originais são 60 cm, e molas traseiras originais 41 cm, coloquei amortecedor de 69 cm e molas novas com 46, não era pra ter ganho curso??
Carolino
28/08/2014, 12:39
Outra coisa, eu nao mexi nos batentes, ficaram os originais, se não me negando são 2", pois se eu colocasse maiores ai subindo eu não ir tem mais que 4 cm de curso, o trem "atrapalhado"viu.