PDA

Ver Versão Completa : Instabilidade Defender 90 durante percurso reto

CassyFLU
21/08/2014, 08:29
Prezados,

Bom dia.

Gostaria da ajuda de vocês para tentar descobrir o quê está acontecendo com a mina 90tinha.
Informo que troquei todos os terminais de direção, amortecedor de direção, buchas dos braços tensor (dianteiro e traseiro), link superior traseiro, buchas da barra panhard, os 4 pneus, fiz balanceamento e alinhamento.
Durante percurso reto em estrada, a 90 do nada começa a sacudir como estivesse com o pneu furado ou "caindo" a roda e passa-se uns 20 a 40 segundos passa esse efeito e parece que nada aconteceu, só percebi esse fato em estrada reta. Eu comecei a observar esse fato depois de trocar buchas dos braços tensor (dianteiro e traseiro), buchas da barra panhard O que pode ser?

Obrigado pela atenção.

Meccano
21/08/2014, 11:22
Xiii, depois de tudo isso feito no carro, só pode ser os rolamentos do munhão detonados!

Mas ai eu pergunto: como foi possivel fazer o alinhamento com esses rolamentos ferrados??

*a caixa de direção está justa??

Boa sorte! ...e vai postando o resultado.

ENOC
21/08/2014, 16:14
não seria shimmy ?

CassyFLU
21/08/2014, 21:35
O engraçado que o alianhamento está perfeito, antes com o pneu antigo, o carro assoviava mais do que sabiá, e agora ele entra nas curvas normal sem um pio. Eu já havia apertado o braço pitman, mas agora vou verificar os munhões. Pensei até que seria o bloqueio do diferencial solto ou algo parecido, mas está funcionando perfeitamente.
Enoc, eu não sei o que é shimmy?

Obrigado pela atenção.

CassyFLU
21/08/2014, 21:38
Descobri o que é o shimmy, e realmente pode ser isso mesmo, amanhã vou verificar de novo a caixa de direção e o pitman.

Obrigado Enoc.

CassyFLU
15/09/2014, 23:20
Amigos,

Troquei e revisei todas as peças, inclusive troquei o Braço Pitman, amortecedores e todas as ponteiras e buchas dos links, e o problema ainda acontece.

O mecânico ficou olhando para fora quando o problema acontecia (o que não é toda hora!!!) e ele observou que simplesmente a roda dianteira esquerda parece que vai soltar fora e de repente ela volta para o lugar como se nada tivesse acontecido!!!

Desmontamos a roda e verificamos o eixo, que parece está normal sem folga alguma. Levantamos a VTR e colocamos a roda fora do solo buscando alguma folga e nada encontrado!!!

Sinceramente eu não sei o que pode ser, gostaria de ajuda dos amigos para solucionar esse grave problema que atinge minha 90tinha.

Obrigado a todos.

nicksalgado
16/09/2014, 07:34
Troca a roda de lugar e ve se o problema persiste no mesmo lugar, ou se " migrou" junto com a roda.

Amigos,

Troquei e revisei todas as peças, inclusive troquei o Braço Pitman, amortecedores e todas as ponteiras e buchas dos links, e o problema ainda acontece.

O mecânico ficou olhando para fora quando o problema acontecia (o que não é toda hora!!!) e ele observou que simplesmente a roda dianteira esquerda parece que vai soltar fora e de repente ela volta para o lugar como se nada tivesse acontecido!!!

Desmontamos a roda e verificamos o eixo, que parece está normal sem folga alguma. Levantamos a VTR e colocamos a roda fora do solo buscando alguma folga e nada encontrado!!!

Sinceramente eu não sei o que pode ser, gostaria de ajuda dos amigos para solucionar esse grave problema que atinge minha 90tinha.

Obrigado a todos.

KnuppBH
16/09/2014, 11:33
CassyFLU,

você mora em Brasília? Qual seu mecânico?

Amostardeiro
16/09/2014, 18:15
Prezados,

Bom dia.

Gostaria da ajuda de vocês para tentar descobrir o quê está acontecendo com a mina 90tinha.
Informo que troquei todos os terminais de direção, amortecedor de direção, buchas dos braços tensor (dianteiro e traseiro), link superior traseiro, buchas da barra panhard, os 4 pneus, fiz balanceamento e alinhamento.
Durante percurso reto em estrada, a 90 do nada começa a sacudir como estivesse com o pneu furado ou "caindo" a roda e passa-se uns 20 a 40 segundos passa esse efeito e parece que nada aconteceu, só percebi esse fato em estrada reta. Eu comecei a observar esse fato depois de trocar buchas dos braços tensor (dianteiro e traseiro), buchas da barra panhard O que pode ser?

Obrigado pela atenção.

Aparentemente o problema é conhecido como "Death Wooble" ou como chamam os hermanos "Bamboleo de la Muerte", veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=vwiv23dLhMY

Que eu saiba é causado por um conjunto de "falhas" na suspensão e eixo dianteiro, vou pesquisar e posto aqui, muitos anos atras tive este problema em um CJ3, só não lembro de como solucionei.

Abs.

roberto.cardoso@ig.com.br
16/09/2014, 19:33
Tô acompanhando e tentando solucionar esse problema na minha... Faz tempo que ocorre.. e já troquei muita coisa sem solução!

ary nunes
16/09/2014, 21:13
Boa noite pessoal,

Tenho um Jeep que com toda suspenção nova apresentou este problema que foi solucionado ajustando a convergência, no caso do Land Rover divergência,das rodas dianteiras.

Abraço,

Ary
Defender 110 2004

Amostardeiro
16/09/2014, 21:47
Aparentemente o problema é conhecido como "Death Wooble" ou como chamam os hermanos "Bamboleo de la Muerte", veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=vwiv23dLhMY

Que eu saiba é causado por um conjunto de "falhas" na suspensão e eixo dianteiro, vou pesquisar e posto aqui, muitos anos atras tive este problema em um CJ3, só não lembro de como solucionei.

Abs.

Pessoal, depois de "pesquisar" com meu mecânico, é o seguinte: basicamente é um problema de geometria, ie, caster e cambagem, mesmo trocando um monte de peças se não acertar, principalmente o caster, não vai resolver, pois as buchas, braços , etc seguiram trabalhando no limite e logo terão folgas e o "Death Wooble" voltará.

Abs

CassyFLU
16/09/2014, 21:50
O problema é exatamente esse do vídeo acima. Acontece do nada.

Como havia dito, eu já tinha feito o alinhamento e balanceamento e os pneus são 0 Km além dos 05 amortecedores 0 Km (o da direção). Vou desmontar todo o eixo e as rodas para ver se há alguma coisa errada, além de repetir o alinhamento e balanceamento.

KnuppBH o meu mecânico é o da Casa da Caminhonete, mas ele me indicou o Patrick que eu devo levar essa semana.

Obrigado pela apoio de todos.

16/09/2014, 22:42
Bom, vamos lá! A relação de coisas que já troquei.

5 amortecedores (OME)
4 Molas (OME)
2 terminais de direção
2 Buchas da barra estabilizadora.

Itens que serão trocados:
Kit de reparo do braço pitman
Terminal de direção da barra do braço pitman

Já me falaram também da convergência do alinhamento da defender, sempre fico com essa pulga atrás da orelha... será que foi feito corretamente ao alinhar o veículo?

Alguém tem os limites de convergência corretos da defender?

ary nunes
17/09/2014, 11:18
Roberto Cardoso,

Em anexo cópia de pagina do Workshop Manual com o valor da divergência 0-2mm.
477658

Abraço,

Ary
Defender 110 2004

17/09/2014, 12:22
Muito obrigado Ary....

Assim que trocar o reparo do pitman e o terminal da barra vou mandar alinhar seguindo esses parâmetros...

Abraços,

Roberto Cardoso,

Em anexo cópia de pagina do Workshop Manual com o valor da divergência 0-2mm.
477658

Abraço,

Ary
Defender 110 2004

Hugo4x4
17/09/2014, 21:20
Bom, vamos lá! A relação de coisas que já troquei.

5 amortecedores (OME)
4 Molas (OME)
2 terminais de direção
2 Buchas da barra estabilizadora.

Itens que serão trocados:
Kit de reparo do braço pitman
Terminal de direção da barra do braço pitman

Já me falaram também da convergência do alinhamento da defender, sempre fico com essa pulga atrás da orelha... será que foi feito corretamente ao alinhar o veículo?

Alguém tem os limites de convergência corretos da defender?

Roberto

Quando aparece o shimmy, o primeiro passo é inspecionar o estado dos rolamentos das rodas dianteiras e principalmente os dois rolamentos que tem em cada munhão. Tão é assim, que para dar o aperto necessário ao rolamento superior, se utilizam umas chapas muito finas chamadas de shimm.

18/09/2014, 10:36
Hugo,

Obrigado pelas informações.

Sempre faço a verificação padrão dos rolamentos, checando se existe algum tipo de folga com as rodas levantadas... e não existe.

Pelo fato da Defender possuir 2 rolamentos, esse teste é válido?

Esse problema começou depois de uma viagem que fiz pela Transpantaneira... foram infinitos quilômetros com costelas de vaca!

Abraços,

Roberto

Quando aparece o shimmy, o primeiro passo é inspecionar o estado dos rolamentos das rodas dianteiras e principalmente os dois rolamentos que tem em cada munhão. Tão é assim, que para dar o aperto necessário ao rolamento superior, se utilizam umas chapas muito finas chamadas de shimm.

CassyFLU
18/09/2014, 20:33
Amigos,

Hoje levei a VTR de novo na oficina que fez o alinhamento, realizamos todos os procedimentos e ele estava dentro das especificações. Começamos de novo a vistoria em toda a suspensão. Depois de muito mexer e fuçar, conseguimos detectar que as buchas da barra panhard (instaladas recentemente, há cerca de 01 mês!) foram para o saco, e quando colocamos mais força nas rodas verificamos que realmente fazia o balanço característico. Vou tentar achar as buchas da barra panhard referência ANR3410 e colocá-las na 90tinha, e verificar se vai fazer o efeito desejado. Assim que colocar e testar eu posto aqui o resultado.

Obrigado Ary pelos dados da divergência.

Abraço a todos.

Hugo4x4
18/09/2014, 23:05
Hugo,

Obrigado pelas informações.

Sempre faço a verificação padrão dos rolamentos, checando se existe algum tipo de folga com as rodas levantadas... e não existe.

Pelo fato da Defender possuir 2 rolamentos, esse teste é válido?

Esse problema começou depois de uma viagem que fiz pela Transpantaneira... foram infinitos quilômetros com costelas de vaca!

Abraços,

Roberto

Para realizar o teste dos rolamentos do munhão, além de retirar as rodas, tem que retirar as duas barras que ligam um munhão com outro e a que liga o munhão com o Pitman. Com uma balança testa o esforço para movimentar os munhões, segundo o manual tem que ficar entre 1,2 - 1,5 kgf. Movimentando o munhão com a mão a sensação debe ser sem arranhões o trancos.
Para ajustar a carga dos rolamentos entre os valores mencionados acima, se retiram ou colocam chapas finas de distintas medidas no pino mestre superior.

19/09/2014, 12:20
Valeu Hugo !

Quando fizer o procedimento de troca do reparo do pitman vou realizar esse teste.

Obrigado pela ajuda!

Abraços,

Eduardo Tescarollo
19/09/2014, 14:47
Amigos,

Hoje levei a VTR de novo na oficina que fez o alinhamento, realizamos todos os procedimentos e ele estava dentro das especificações. Começamos de novo a vistoria em toda a suspensão. Depois de muito mexer e fuçar, conseguimos detectar que as buchas da barra panhard (instaladas recentemente, há cerca de 01 mês!) foram para o saco, e quando colocamos mais força nas rodas verificamos que realmente fazia o balanço característico. Vou tentar achar as buchas da barra panhard referência ANR3410 e colocá-las na 90tinha, e verificar se vai fazer o efeito desejado. Assim que colocar e testar eu posto aqui o resultado.

Obrigado Ary pelos dados da divergência.

Abraço a todos.

Amigo, tenho um par de buchas ANR3410G. São as buchas de fabricantes que fazem a original. Comprei errado, a minha utiliza uma maior. Se te interessar te vendo bem barato R$ 30,00 o par + frete.

Att.

CassyFLU
22/09/2014, 10:47
Amigo, tenho um par de buchas ANR3410G. São as buchas de fabricantes que fazem a original. Comprei errado, a minha utiliza uma maior. Se te interessar te vendo bem barato R$ 30,00 o par + frete.

Att.

Eduardo,

Desculpe, mas já havia comprado! Estou só aguardando a vaga na oficina para levá-la.

Att,

CassyFLU
24/09/2014, 21:44
Amigos,

Buchas da barra Panhard trocadas e problema solucionado, o carro até agora não apresentou mais a instabilidade.
Fiquei na dúvida se as buchas foram colocadas erradas ou se realmente são de qualidade muito inferior.
Sugiro que se coloque sempre as melhores buchas para evitar qualquer problema sério como o que aconteceu comigo.
Obrigado a todos.

Att,

othoncsj
25/07/2017, 14:56
Estas informações foram úteis. Sempre consulto estes FÓRUNS.