Ver Versão Completa : F1000 MWM 229 - Diesel S10: pode?
Andrefb69
18/08/2014, 09:43
Prezados:
Tenho uma F1000 MWM 229 turbinada (motor originalmente aspirado). Comprei-a há coisa de dois anos e agora o anel do cilindro estourou. O motor foi todo refeito e a bomba revisada.
Desde que a comprei utilizo o Diesel S10 porque notei funcionamento melhor e menos fumaça, além de eu me sentir melhor por poluir menos. Ai começam os problemas… Já ouvi uma tonelada de palpites diferentes sobre o S10 em motores antigos (especialmente no MWM 229) e não tenho o conhecimento técnico necessário para discernir. Como sei que aqui tem uns FERAS do Diesel, peço a ajuda de vocês.
1) Posso usar este Diesel neste motor?
2) Em caso afirmativo, devo usar algum tipo de aditivo?
3) É necessário alterar a regulagem da bomba injetora?
4) O Diesel S10, em teoria, modifica a vida útil do MWM 229?
Grato de antemão
André
Andrefb69
19/08/2014, 09:52
Pessoal:
Por favor, peço a ajuda de vocês sobre este assunto. Afinal, tenho certeza que tem gente aqui que sabe...
Obrigado desde já!
Andrefb69, tenho usado o diesel s10 nos mwm 229 há mais de ano e nenhum problema.
duardobruno
19/08/2014, 10:48
Dá uma olhada nesse tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120884-diesel-s10-nos-motores-antigos.html
Andei dando uma pesquisada, pq como não rodo muito no Caveirão (trabalho a 3,5 km de casa), pensei em usar diesel S10.
Entretanto já ouvi muitas opiniões dizendo que o diesel S10 contamina-se muito facilmente com água e que ainda, os especialista não teriam como prever o que aconteceria qdo o S10 entrasse em contato com as substância existente nos tanques antigos, que acumularam detritos do diesel velho por anos. Assim poderia haver uma reação imprevisível no S10.
Especialistas aconselham, qdo o motorista optar pelo S10 em carros antigos, fazer uma limpeza geral do sistema de alimentação, incluindo bomba injetora e tanque de combustível. Abco.
Andrefb69
19/08/2014, 13:57
Ze V8 e Duardobruno:
Grato pelas informações.
Ze V8:
Eu também usei o S10 por mais de um ano e meio antes do motor ir pro beleléu. O que me intriga é que o bombista falou pra eu fugir do S10, a mesma coisa que o bombista do Aguinel Martins falou (TÓPICO: DIESEL S10 NOS MOTORES ANTIGOS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120884-diesel-s10-nos-motores-antigos-2.html) - "Mandei fazer a bomba numa autorizada Bosch e o cara me falou pra usar só o diesel antigo segundo ele o s10 tem menos enxofre ou não tem e por isso acaba com a bomba, me parece que o enxofre ajuda na lubrificação da mesma"). Quando eu disse pro cara que achava muito melhor o S10 (abastecimento mais rápido por causa de menos espuma, melhor partida a frio, menos fumaça, menos poluição do ambiente, etc...) ele me disse para usar aditivo com o S10. Aí outro mecânico me fala que o aditivo é 171 pra tirar grana do nosso bolso... E no meio disso tudo eu fico perdido...
Duardobruno:
Obrigado por localizar o tópico. Quando tentei fazer a pesquisa com os termos S10 e MWM 229, recebia mensagem que não era possível fazer essa busca.
Quanto à limpeza, acho que dei sorte porque pouco antes de começar a usar eu tive que trocar o tanque (comprei um de plástico) e faço as trocas de filtro e óleo religiosamente.
Valeu!
Que coisa de louco, o bombista que cuida das minhas Fs me aconselhou a usar somente o S10 inclusive me mostrando duas pipetas com bicos injetores imersos em diesel, sendo um em diesel comum e completamente enferrujado e outro em diesel s10 sem nenhum sinal de corrosão aliado ao fato da diminuição da fumaça, melhora no rendimento e desempenho. É claro que tenho de considerar algumas coisas onde a minha F1000 84 possui um veneninho pra andar mais com bomba modificada, ponto de ignição adiantado, turbina de alta performance, coleta de ar frio para o motor, etc. Aditivo em diesel s10 é chover no molhado. O meu testemunho é o seguinte, uso s10 direto e o pau come direto e ta tudo certo. Ford abraço.
Rodrigo Baratti
20/08/2014, 05:22
Eu recebi a orientação de mecanicos para só usar o S10.
Vai prolongar a vida util do meu motor.
[]'s
duardobruno
20/08/2014, 08:44
Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
Bom pessoal, outro hábito que tenho é deixar pouco diesel no tanque, mantendo sempre em torno de 1/4 e abastecendo completo só quando viajo. Foi a maneira que encontrei de estar sempre renovando o diesel no tanque que inclusive é novo e também não depositando sujeira. Dá um pouco mais de trabalho, mas o pouco km que rodo na semana me faz ir ao posto somente no final de semana. A única coisa que pode ocorrer é pelo fato do tanque estar com pouco diesel abrir espaço para uma condensação nas paredes internas mas como a quantidade de diesel é pouca e está sempre sendo renovada não influencia. Quanto a minha F1000 preta que passa a maior parte do tempo parada ainda com pouca quantidade de diesel no tanque o mesmo fica velho. Então faço trocas de filtros mais precocemente mas algo me intrigou quando fiz a drenagem do tanque. Tirei aquele imenso bujão para escorrer todo o diesel velho e começou a sair uma "gosma" preta tipo piche e isto realmente me preocupou. Acho que vou ter de tirar o tanque pra lavar ou vou esgotar tudo novamente e colocar querosene dentro e deixar parado um tempo e novamente esgotar para abastecer com diesel novo. Acho que esta "gosma" não é referente ao s10 mas sim um aditivo anti corrosivo importado da suécia muito utilizado em colheitadeiras na fronteira com a Argentina.
Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
duardo, tu é um figuraço!!!
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO para vender uma coisa mais barata, no país dos "gerson´s"???? kkkkk
O que eu não consigo confiar é na qualidade desse diesel "s10", na maioria dos postos, não. Mesmo que seja realmente "s10", tem toda aquela questão do acondicionamento e da "validade" do combustivel, não consigo acreditar que esses postos façam a gestão de todos os tanques para que a rotatividade do combustivel se mantenha no prazo recomendado.
Sei lá essa preocupação no "inverso", eu não teria. Por enquanto, se eu tivesse uma camionete com sistema de alimentação bomba/bico injetores, sem ser CR, não ia atrás de diesel s10. Mais para a frente, quando todos os postos tiverem s10 ou só tiverem s10, vai o que tiver, num posto que pareça ser confiavel e boa....
Daniel.Shimomoto
20/08/2014, 09:51
Galera, o que eu já conversei com um Engenheiro ex. Cummins é o seguinte: Os motores diesel mais antigos dotados de bomba injetora rotativa tem a questão da lubrificação dessa ser via combustivel, e ai o fato do diesel S10 ter menos enxofe e ser menos viscoso, poderia acarretar num desgaste maior dos compontentes da bomba. Os especialistas da Petrobrás e ANP dizem que o biodiesel compensa esse menor poder de lubrificidade do diesel S10
No mais puro achismo, isso deve ser um fato mesmo...mas em motores Euro III mecanicos (MWM 4.10TCA e 6.10TCA, Cummins EuroMecIII) cuja bomba trabalha em alta presão e elas padecem de desgaste na carcaça. Acho que nos nossos motores não deve dar problema.
Nos motores de bomba em linha isso não acontece porque a lubrificação é externa.
Agora, uma pergunta que não me cala e gostaria de ver respondida: O numero de cetanos é a velocidade de queima do combustivel. Sendo o S10 um combustivel com 48 Cetanos (versus 42 do S500/1800/2000 cumuns), o S10 terá uma queima mais rapida que os demais. Dessa maneira, o certo não seria atrasarmos o ponto das nossas bombas injetoras para aproveitar todo o potencial do S10?????
Grande Abraço
duardobruno
20/08/2014, 10:12
Porra Shimomoto!!! Tu jogou o lero num matamar astronáutico!!! Cetanos???? Eu sei que a diferença aí é 6 Cetanos (48 - 42 cetanos = 6 cetanos). kkkkkkkk
Agora esse papo aí da falta de Enxofre fazer diferença na lubrificação das bombas injetoras, isso eu já ouvi em outros lugares tb. Foi um dos motivos que me fez ainda não arriscar no S10.
Shimomoto, faz sentido tuas considerações e quanto a lubrificação da BI no meu caso uso somente em linha com lubrificação externa. No quesito dos cetanos x ponto da bomba acredito que estando adiantada com o maior potencial de cetanos a explosão da combustão é mais rápida e intensa e por isso, salvo melhor juízo, eu acredito que não melhore atrasar o ponto. Ford abraço.
Daniel.Shimomoto
21/08/2014, 20:43
ZéV8,
Falei do atraso da bomba por conta do seguinte. Vamos supor que a bomba comece a injeção em 23 graus APMS. Dessa forma, vamos supor que no diesel de "queima lenta" (menor numero de cetanos) quando o pistao atingir o PMS ele estará na pressão máxima.
Se mantivermos a injeção no mesmo 23 graus AMPS, com o diesel de maior cetanos, antes de atingir o PMS já teremos tido o ponto de maior pressão interna no cilindro, havendo perda de rendimento pois teremos a maior pressão interna na camara antes do PMS.
Dai a minha ideia de atrasar o ponto da bomba.
Fordão Abraço
Realmente faz sentido Shimomoto as tuas considerações. Ford abraço.
Andrefb69
25/08/2014, 11:30
Caraca...
O negócio ferve aqui hein? Rsrsrsrs! Esse nível de respostas está muito acima do meu insignificante nível de conhecimento de mecânica...
Pessoal:
Grato pelas respostas. Por tudo que li aqui, acabei enchendo o tanque da minha F1000 com S10 mesmo. Me sinto mais "ecologicamente correto"... :screwy:
Só que, em relação à questão da água, vou tentar fazer o caminho inverso. Levando-se em consideração que o S10 é higroscópico, se o tanque estiver cheio, não vai ter ar e, consequentemente, pouco espaço para condensação. Além do que, nesta época do ano, o ar está tão seco aqui na minha região que tenho certeza que, se houver condensação, vai ser desprezível. Na época de chuva, vou rever.
Só não sei se coloco algum aditivo para a tal lubrificação que o S10, SUPOSTAMENTE, seria inferior. O que vocês acham? Aditivo poderia ajudar ou é só 171 pra tirar dinheiro dos tontos?
Abraços e obrigado mais uma vez.
Andrefb69
25/08/2014, 11:40
Aí uma foto da bruta...
Minha sogra chama de Charanga; eu chamo de "Uma legítima representante da história da indústria brasileira de veículos utilitários". Questão de ponto de vista, né?! :-D
475162
Anfrefb69, parabéns pela estilosa F1000, legítima representante da categoria. Olha, omo a BI da tua F1000 é em linha e portanto lubrificada com adição de óleo lubrificante em seu receptáculo não há com que se preocupar com o aspecto lubrificação logo sendo inclusive desnecessário a adição de aditivos no diesel. Ford abraço.
drosssor51
25/08/2014, 23:31
Aí uma foto da bruta...
Minha sogra chama de Charanga; eu chamo de "Uma legítima representante da história da indústria brasileira de veículos utilitários". Questão de ponto de vista, né?! :-D
475162
Linda... Fordona..!!!!:palmas:
Daniel.Shimomoto
26/08/2014, 00:29
Linda... Fordona..!!!!:palmas:
x2!!!!!!!!!!!
Agora andrebf69, não fica triste. Meu sogro me chama de carreteiro e uma tia da minha mulher diz não entender porque eu ando de F-1000 e não de Civic..........
De verdade, a unica pessoa quem fala algo real é minha mãe: Diz que a embreagem da minha F- é uma perfeita academia de ginastica.........
Abs!!!
duardobruno
26/08/2014, 08:32
kkkkkkkkkkk E eu achava que só eu passava por isso. Depois de mais de 1 ano rodando de F, resolvi mandar o Caveirão pra oficina, para uma REVISÃO, juntas, folgas e pequenos ajustes que nunca tenho tempo de arrumar. Mas que não atrapalham o "rodar" da viatura. Daí vem a da minha sogra: "Ohh gente! Carro velho é assim, vive na oficina." Kraaaiiiii véi!!! O carro nem quebra, fui pra Bahia de teste, rodei nas dunas e ENCONTREI COM ELA (a sogra) lá!!! O carro não furou nem pneu. E fora os amigosss... Depois que comprei o Caveirão, meio que abandonei minha Montana 2012 na garagem. Ando mais no caveira pq acho a montana, apesar de excelente pickup urbana, meio sem graça, não tem 4x4, nem motor diesel, nem é grandona igual um caminhão e tal.... O Caveira é mais doideira!!! :cool: É carro pro fight! :karate:
Mas os amigooosss.... aqui ou ali, tem um perguntando se estou bem, se estou passando alguma dificuldade... se saí do meu emprego...kkkkk Mal sabem eles que o Caveirão custa bem mais que a Montaninha 2012, ou ainda, custa bem mais que a maioria dos carros deles. kkkkkk Já teve demente perguntando pra minha noiva, pq eu não vendia o Caveirão e dava entrada no NOVO UNO OU NO PALIO WAY. :zzz::zzz: 475251
Mas é isso. Com o tempo ele vai conquistando o coração da galera, como fez com a minha noiva, minha mãe, quem sabe um dia, com a minha sogra. Abco.
Andrefb69
26/08/2014, 10:29
Zé V8:
Obrigado por mais essa ajuda!
Drossor51:
Valeu!
Daniel:
Carreteiro foi boa! Mas não ligo não. Minha sogrinha é gente boa comigo. Só tira uma onda mesmo porque sabe que eu adoro minha F1000 como nunca gostei de um veículo antes. Foi amor a primeira viagem!
Duardobruno:
Dar uma F1000 4x4 de entrada num novo Uno???????????? Quem foi o desinformado que te disse isso??????? Credo em cruz, que absurdo!!!!! Nem que fosse para dar de entrada num novo Corolla! Rsrsrs!
Galera:
O negócio é o seguinte. Agora que tive de arcar com o custo do motor novo não dou, não vendo, não empresto! A hora que sobrar uma grana vou refazer toda a funilaria (que quase não tem nada pra fazer), mandar fazer uma tapeçaria top e deixar a bicha tinindo... Sabendo que esse motor vai durar pelo menos uns 500 mil km (e eu rodo 10 mil km por ano) já deixei a orientação com minha namorada: quando eu morrer, me enterrar na caçamba dela!!!!!:lol::lol::lol:
Andrefb69, o sentimento é o mesmo por aqui, não vendo, não emprestokkkkkk. Mas tocou num assunto que vem borbulhando na minha cabeça. A minha F84 que é cabine dupla tem o interior todo em cinza, inclusive os bancos dianteiros refiz só aproveitando a ferragem. Mas tenho uma vontade muito grande de forrar ela toda em bordo, carpete, bancos, teto, laterais, de repente pintar até o painel e coluna de direção de vinho. Com certeza seria algo bem radical, o que acham?
duardobruno
26/08/2014, 14:39
Zé V8, uma vez li na internet, em um site de pickups, um matéria antiiiiga que falava sobre as empresas de cabinagem de camionetes. Era tão antiga que os valores eram em Cruzados. Mas lá citava uma empresa que contou a história de um fazendeiro "excêntrico" (segundo a empresa) que gostaria de cabinar sua F1000 e queria todo o interior em vermelho bordô. Isso pq a empresa fazia a propaganda de que o proprietário faria sua pickup como fosse do seu gosto. Entretanto e empresa de cabinagem, não me lembro qual mais, depois de muita conversa conseguiu tirar essa ideia da cabeça do fazendeiro. Alegaram algumas coisas lá que não me lembro mais... resumindo: a empresa confessou que um interior tão berrante não cairia bem para o nome da empresa. Pq o gosto do fazendeiro era um tanto duvidoso, que nem todos gostariam daquilo.
MASSSSS .... como no seu caso parece que vc vai levar sua F84 para a cova com vc, também que, gosto é gosto e cada um tem o seu... (lembrei de um amigo meu dos tempos de caserna, que tinha um sofá vermelho de couro na sala e uma mesa de sinuca com o pano vermelho tb, mais uma luminária bem típica.... era o puteiro na sala)..:bananadança: Respeito seu gosto. Vai que depois vira moda né. rsrsrsrs. Eu arriscaria um interior todo preto em couro, ou cinza, tudo couro... até os forros de porta... fácil de limpar e lindo de morrer.
Daniel.Shimomoto
26/08/2014, 22:47
kkkkkkkkkkk E eu achava que só eu passava por isso. Depois de mais de 1 ano rodando de F, resolvi mandar o Caveirão pra oficina, para uma REVISÃO, juntas, folgas e pequenos ajustes que nunca tenho tempo de arrumar. Mas que não atrapalham o "rodar" da viatura. Daí vem a da minha sogra: "Ohh gente! Carro velho é assim, vive na oficina." Kraaaiiiii véi!!! O carro nem quebra, fui pra Bahia de teste, rodei nas dunas e ENCONTREI COM ELA (a sogra) lá!!! O carro não furou nem pneu. E fora os amigosss... Depois que comprei o Caveirão, meio que abandonei minha Montana 2012 na garagem. Ando mais no caveira pq acho a montana, apesar de excelente pickup urbana, meio sem graça, não tem 4x4, nem motor diesel, nem é grandona igual um caminhão e tal.... O Caveira é mais doideira!!! :cool: É carro pro fight! :karate:
Mas os amigooosss.... aqui ou ali, tem um perguntando se estou bem, se estou passando alguma dificuldade... se saí do meu emprego...kkkkk Mal sabem eles que o Caveirão custa bem mais que a Montaninha 2012, ou ainda, custa bem mais que a maioria dos carros deles. kkkkkk Já teve demente perguntando pra minha noiva, pq eu não vendia o Caveirão e dava entrada no NOVO UNO OU NO PALIO WAY. :zzz::zzz: 475251
Mas é isso. Com o tempo ele vai conquistando o coração da galera, como fez com a minha noiva, minha mãe, quem sabe um dia, com a minha sogra. Abco.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Duardobruno, moro numa cidade pequena (45 mil habitantes) e minha familia e eu somos relativamente conhecidos na cidade então é inevitavel os comentários de tudo quanto é espécie. Aqui vão alguns deles:
-> "Quanto você recebeu de volta?" (alguns "experts" em automoveis........)
-> "Você podia ter dado a Ranger de entrada em um Honda Civic" (tia da minha mulher)
-> "Seu marido está bem? Ao invés de comprar uma Amarok zero compra um caminhonetão 1998" (uma amiga da minha mulher)
-> "Cara, você virou carreteiro? Isso é um monstro" (meu sogro, dono de um Ecosport)
-> "Troca no meu Santana 2004?" (um idiota que não pesquisou um valor de uma full size da decada de 90 - D-20/F-1000/Silverado)
Os comentários bacanas
-> "O importante é que você está feliz" (minha mulher)
-> "O importante é ter estilo e personalidade" (minha mãe)
-> "Quer vender?????" (alguns maniacos por caminhonetes que tem por aqui)
-> "A ultima caminhonete fabricada no Brasil. O resto é latinha de cerveja" (um amigo meu, ex dono de uma Silverado)
-> "Meu marido não pode saber que o Daniel fez isso. Senão vai querer fazer igual" (uma amiga da minha mulher)
-> "Leva a gente pra corredeira de F-1000" (meu filho mais velho e os amigos dele - Corredeira é um patrimonio que tem aqui perto e que quando chove, só de 4x4).
Abraços
Walter da Camper
27/08/2014, 00:36
Daniel, seu raciocínio faz todo o sentido.
Eu tenho muita vontade de aprender essas questões mais aprofundadas sobre o comportamento do motor diesel, mas não é fácil encontrar fontes confiáveis. A maioria dos que se dizem especialistas limitam-se a dizer que os ajustes devem obedecer às especificações do fabricante, mas basta um pouco de raciocínio lógico para saber que as condições reais são bem diferentes daquelas que foram consideradas na época do projeto (combustível diferente, alterações do motor por desgaste, instalação de turbina, peças de reposição fora do especificado, condições de utilização do veículo.. etc.)
Tempos atrás, levei meu carro no bombista e pedi para fazer a regulagem do ponto da BI obedecendo exatamente o especificado no manual de serviços. O resultado foi desastroso: fumaça branca e motor silencioso igual carro a gasolina, ou seja, sintomas de ponto atrasado. O bombista disse que, por não saber o que já foi feito no motor (alteração da tx de compressão por plainamento do cabeçote, por exemplo) o ponto original já não era o mais adequado e foi necessário adiantá-lo para que o funcionamento ficasse satisfatório. Perguntei o que a tx de compressão tinha a ver com o sincronismo da injeção e ele não soube me explicar. Pesquisei em tudo quanto foi lugar para encontrar uma explicação satisfatória, até que acabei deduzindo que a tx de compressão determina o tempo de retardo do início da queima, daí a necessidade de adequar o ponto às variações da tx.
Moral da história: a única forma de saber se o ponto deve ser atrasado com a utilização do S-10 é através da experiência prática, ou seja, ir alterando aos poucos o ponto da BI e medindo o rendimento e o consumo.
Será isso que farei quando deixar de existir o S-500 e eu for obrigado a usar S-10.
Grande Abraço.
ZéV8,
Falei do atraso da bomba por conta do seguinte. Vamos supor que a bomba comece a injeção em 23 graus APMS. Dessa forma, vamos supor que no diesel de "queima lenta" (menor numero de cetanos) quando o pistao atingir o PMS ele estará na pressão máxima.
Se mantivermos a injeção no mesmo 23 graus AMPS, com o diesel de maior cetanos, antes de atingir o PMS já teremos tido o ponto de maior pressão interna no cilindro, havendo perda de rendimento pois teremos a maior pressão interna na camara antes do PMS.
Dai a minha ideia de atrasar o ponto da bomba.
Fordão Abraço
miguelcps
27/08/2014, 09:28
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Duardobruno, moro numa cidade pequena (45 mil habitantes) e minha familia e eu somos relativamente conhecidos na cidade então é inevitavel os comentários de tudo quanto é espécie. Aqui vão alguns deles:
-> "Quanto você recebeu de volta?" (alguns "experts" em automoveis........)
-> "Você podia ter dado a Ranger de entrada em um Honda Civic" (tia da minha mulher)
-> "Seu marido está bem? Ao invés de comprar uma Amarok zero compra um caminhonetão 1998" (uma amiga da minha mulher)
-> "Cara, você virou carreteiro? Isso é um monstro" (meu sogro, dono de um Ecosport)
-> "Troca no meu Santana 2004?" (um idiota que não pesquisou um valor de uma full size da decada de 90 - D-20/F-1000/Silverado)
Os comentários bacanas
-> "O importante é que você está feliz" (minha mulher)
-> "O importante é ter estilo e personalidade" (minha mãe)
-> "Quer vender?????" (alguns maniacos por caminhonetes que tem por aqui)
-> "A ultima caminhonete fabricada no Brasil. O resto é latinha de cerveja" (um amigo meu, ex dono de uma Silverado)
-> "Meu marido não pode saber que o Daniel fez isso. Senão vai querer fazer igual" (uma amiga da minha mulher)
-> "Leva a gente pra corredeira de F-1000" (meu filho mais velho e os amigos dele - Corredeira é um patrimonio que tem aqui perto e que quando chove, só de 4x4).
Abraços
Daniel, tenho um cliente em Garça e todo mes passo aí, na maioria das vezes almoço aí no Restaurante de Esquina ao lado de um Hotel, nao me lembro o nome agoro, mas por duas vezes ví sua F-1000 estacionada aí no centro, realmente é um CAMINHONETAO, muito imponente, parabens,
Forte abraço
Miguel.
Andrefb69
27/08/2014, 18:00
Zé V8:
Gosto é gosto. Se você gosta da cor, "chega o reio"!
drosssor51
27/08/2014, 23:37
.....Daniel.....
Sobre o ponto da bomba.... quando você diz atrasar o ponto...... significa injetar mais cedo.. ou mais tarde...?????? (existem dois pontos de vista..!)
Se for para injetar mais cedo, eu não o faria.... pois o quanto mais "vertical" estiver a biela no momento da injeção... mais fácil de romper o fio de óleo que protege o virabrequim e bronzinas... será que o rendimento será tão melhor a ponto de arriscar tal efeito?
Sei que tem muita gente que muda ponto de bomba....... será que vale arriscar?
Daniel.Shimomoto
29/08/2014, 08:05
Drossor;
Injetar mais tarde. Se injetar mais cedo o combustivel se inflama totalmente antes de chegar ao PMS por ele ter uma qeima mais rapida.
Abraços!
Alexsandro da silva
03/03/2015, 21:15
gostaria de saber tanbem tenho f-1000 ano 95 turbinada MWM 229 exelente motor meu esta com 90.000 km
opa, agora que o topico apareceu... alguem usa nas rangers 2005-2009? como fica? algum problema? acho que vou encher um tanque com s10 pra ver o consumo...
micheltakashima
05/03/2015, 15:14
Daniel, seu raciocínio faz todo o sentido.
Eu tenho muita vontade de aprender essas questões mais aprofundadas sobre o comportamento do motor diesel, mas não é fácil encontrar fontes confiáveis. A maioria dos que se dizem especialistas limitam-se a dizer que os ajustes devem obedecer às especificações do fabricante, mas basta um pouco de raciocínio lógico para saber que as condições reais são bem diferentes daquelas que foram consideradas na época do projeto (combustível diferente, alterações do motor por desgaste, instalação de turbina, peças de reposição fora do especificado, condições de utilização do veículo.. etc.)
Tempos atrás, levei meu carro no bombista e pedi para fazer a regulagem do ponto da BI obedecendo exatamente o especificado no manual de serviços. O resultado foi desastroso: fumaça branca e motor silencioso igual carro a gasolina, ou seja, sintomas de ponto atrasado. O bombista disse que, por não saber o que já foi feito no motor (alteração da tx de compressão por plainamento do cabeçote, por exemplo) o ponto original já não era o mais adequado e foi necessário adiantá-lo para que o funcionamento ficasse satisfatório. Perguntei o que a tx de compressão tinha a ver com o sincronismo da injeção e ele não soube me explicar. Pesquisei em tudo quanto foi lugar para encontrar uma explicação satisfatória, até que acabei deduzindo que a tx de compressão determina o tempo de retardo do início da queima, daí a necessidade de adequar o ponto às variações da tx.
Moral da história: a única forma de saber se o ponto deve ser atrasado com a utilização do S-10 é através da experiência prática, ou seja, ir alterando aos poucos o ponto da BI e medindo o rendimento e o consumo.
Será isso que farei quando deixar de existir o S-500 e eu for obrigado a usar S-10.
Grande Abraço.
Eu só uso o s10 a mais de um ano na minha f1000, 229-4 bomba bosh em linha maçarico, e a única diferença que percebi foi a fumaça, quanto ao consumo continuou fazendo 12km/l, e não tive problemas na bomba (ainda).
Roger Evangelista
26/07/2015, 21:22
Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
Eu acho que o bombista vai falar para não usar o S10 mesmo, se todo mundo usar não vai ter que fazer reparo nas bombas injetoras, já que não ficaram suja e não vão precisar de reparo. A minha tava com o problema de colar o reparo da bombinha de tirar ar do sistema, o mecanico mandou eu levar para o bombista, dai pensei se é sujeira vou começar a usar o S10 e o problema se resolveu sozinho, só que o meu tanque foi limpo e trocado a boia. Eu acho q mal não vai fazer, mas tmb as bombas e os bicos não vão ficar cheio de borra e a boia não ira enferrujar a minha tava feia uma crosta de ferrugem
Pessoal esse assunto é recorrente e não tem fim. Optei pelo S-10 e eventualmente uso o comum, até misturo um pouco, nada de ruim ocorreu até agora. Para concluir, minha opinião é clara e objetiva, veículos movidos a diesel, antigos, podem utilizar o combustível S-10, questão de opção. Veículos a diesel modernos, que atendam ao euro-V, não podem sob qualquer hipótese, utilizar o velho óleo diesel. É isso aí, esse papo de aditivos em S-10 é conversa fiada, porém, optei e utilizo apenas o S-10 da Shell.
...
Nos motores de bomba em linha isso não acontece porque a lubrificação é externa.
...
Nos GM S10 e Blazer antigos, tanto 2.5 quanto 2.8, as bombas são em linha ou rotativas?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.