Ver Versão Completa : Motor de maverick 6cc
paulomacedojunior
16/08/2014, 19:31
Boa noite. Tenho um cj5 1974 com o motor bf161 em razoáveis condições. uso o jeep apenas para passeios leves. Me ofereceram um motor de maverick 6cc dizendo que é o mesmo do jeep. Já ouvi falar do motor do aero willys, mas esse eu não conheço. é o mesmo motor. é melhor que o bf 161? Precisa adaptar ou é só tirar um e colocar o outro?
antonio umino
16/08/2014, 20:07
Paulo.... boa noite.
Se o seu motor é um BF 161.
Colocar o motor do maverick 6 cil. é tirar um e colocar o outro..
Unico porém é a bomba de óleo que vem com o filtro junto à bomba.
Vc vai ter que modificar o escapamento. e logicamente a tubagem de escape do maverick.
A unica mudança, é feito na frange do escape. que no caso do motor maverick é um pouco atraz. mas nada que um bom soldador faça a mudança... Ok
é praticamente o mesmo motor.. so que um pouco mas potente.
grande abraço. e
Bem vinndo ao fórum....
abraços.
paulomacedojunior
19/08/2014, 11:45
obrigado. Achei que não compensava mesmo. Vou continuar com o meu, ate poruqe meu jipe é usado apenas em apsseios leves e portanto, não deve dar problema de motor tão cedo. Valeu!
antonio umino
19/08/2014, 12:15
Vc perguntou se o motor do Maverick 6 cil é melhor que o do Jeep 6 cil.
Praticamente é o mesmo motor...
No motor do Maverick teve muito melhoramento. por exemplo a bomba de óleo com filtragem total..
A parte do arrefecimento foi melhorado com uma mangueira adicionada entre os primeiro e segundo e do quinto e sexto cilindro.
e também a potência aumentada...
É um ótimo motor..
A diferença está no bloco que é mais alto 1 cm. e o virabrequim e as bielas, como é mais alto tem diferença na valvula de escapamento que é mais comprida. mas de resto é tudo igual.
Estou montando um, com pistão e aneis novos. bronzinas de mancal e biela, mais as buchas do eixo de comando de valvulas
Cabeçote revisado com valvulas novas..
estou quase fechando o motor.
Ok.
abçs
e vamos que vamos..
Ian Jeep
19/08/2014, 14:10
No motor do Maverick teve muito melhoramento. por exemplo a bomba de óleo com filtragem total..
A parte do arrefecimento foi melhorado com uma mangueira adicionada entre os primeiro e segundo e do quinto e sexto cilindro.
É um ótimo motor..
A diferença está no bloco que é mais alto 1 cm. e o virabrequim e as bielas, como é mais alto tem diferença na valvula de escapamento que é mais comprida. mas de resto é tudo igual.
Estou montando um, com pistão e aneis novos. bronzinas de mancal e biela, mais as buchas do eixo de comando de valvulas
Ok.
abçs
e vamos que vamos..
Eaew Antonio, tranquilo ?
Meu já estou no meu segundo bf e ele está meu cansado. Encontrei um 6cc do maveco, mas o cara ta pedindo 1500 latinhas. E o motor ta sem o pé e nem o carburador.
Não sei o estado do motor, então teria q abrir e ver.
Vc acha q vale a pena?
essas peças todas q vc comprou, são faceies de achar?
Abraços
antonio umino
19/08/2014, 14:28
Ian. Boa tarde.
Tem mais uma diferença que não citei...
O pé do carburador é um pouco maior que o do BF 161.. logicamente o cabeçote tem os prisioneiros mais distantes, muito pouca coisa.. 0,5/06mm...se passar uma lima de motoserra, nos furos dá para usar o carburador do BF.
Este pé do carburador é igual ao da linha Gm...
Quanto às peças, o que está dificil de achar são os Pistões., pois são diferentes.
No motor do Maverick os pistões são prensados, então no pistão tem uma cava para fazer o apoio da prensa.
Este Pistão tem o numero Mahle de P1018.
Hoje só acha o pistão com o numero P 750. que neste o pistão não é prensado, e preso por umas presilhas, e a biela é com o uso de buchas.
Como no motor do maverick. ou BF 184 a biela usa prensa para ser colocada. ou modifica e coloca bucha ou coloca o pino aquecendo a biela... (pratica usada em todos os motores de hoje)
O diferente, é a valvula de escapamento que é um pouco mais comprida...é só passar a medida que qualquer loja manda o correto. como também com as válvulas de admissão...
No restante, jogo de juntas, guias de válvulas, jogo de bronzina de mancal Biela, e bucha do comando são iguais.
Também diferente é o tamanho da bomba de óleo...
Se for trocar a bomba de água, como estou trocando tem que fazer um furo e rosca para colocar um espigão para receber a mangueira que vem do bloco do motor...
Todas as peças nas lojas conceituadas de 4x4 de São Paulo, e Paraná. tem em estoque...
Então ainda não dá para abandonar estes velhos guerreiros....
Bom fazendo a montagem do motor. (finalizando)...
Este motor achei em uma retifica abandonado cheio de água, então tive que fazer a retifica completa. trocando os pistões e aneis.
Acho este preço de R$ 1500,00 um pouco(muito caro) caro..... este motor quase que foi um presente, por isto não vou citar o preço..
e vamos que vamos.
abçs
Ian Jeep
19/08/2014, 16:26
Ian. Boa tarde.
Tem mais uma diferença que não citei...
O pé do carburador é um pouco maior que o do BF 161.. logicamente o cabeçote tem os prisioneiros mais distantes, muito pouca coisa.. 0,5/06mm...se passar uma lima de motoserra, nos furos dá para usar o carburador do BF.
Este pé do carburador é igual ao da linha Gm...
Quanto às peças, o que está dificil de achar são os Pistões., pois são diferentes.
No motor do Maverick os pistões são prensados, então no pistão tem uma cava para fazer o apoio da prensa.
Este Pistão tem o numero Mahle de P1018.
Hoje só acha o pistão com o numero P 750. que neste o pistão não é prensado, e preso por umas presilhas, e a biela é com o uso de buchas.
Como no motor do maverick. ou BF 184 a biela usa prensa para ser colocada. ou modifica e coloca bucha ou coloca o pino aquecendo a biela... (pratica usada em todos os motores de hoje)
O diferente, é a valvula de escapamento que é um pouco mais comprida...é só passar a medida que qualquer loja manda o correto. como também com as válvulas de admissão...
No restante, jogo de juntas, guias de válvulas, jogo de bronzina de mancal Biela, e bucha do comando são iguais.
Também diferente é o tamanho da bomba de óleo...
Se for trocar a bomba de água, como estou trocando tem que fazer um furo e rosca para colocar um espigão para receber a mangueira que vem do bloco do motor...
Todas as peças nas lojas conceituadas de 4x4 de São Paulo, e Paraná. tem em estoque...
Então ainda não dá para abandonar estes velhos guerreiros....
Bom fazendo a montagem do motor. (finalizando)...
Este motor achei em uma retifica abandonado cheio de água, então tive que fazer a retifica completa. trocando os pistões e aneis.
Acho este preço de R$ 1500,00 um pouco(muito caro) caro..... este motor quase que foi um presente, por isto não vou citar o preço..
e vamos que vamos.
abçs
Muito obrigado Antonio.
Por isso citei q estava sem o pé e sem carburador, pois já havia lido um poste seu sobre as diferenças entre os motores.
Ele ta com a bomba de óleo com filtro!
e a bomba de água acho q é a do bf, pois não tem o espigão q leva a água pra lateral do motor.
O distribuidor é o mesmo do bf? pois tenho uma ignição eletrônica já.
Vc vai usar o carburador do jeep mesmo ou o do maveco? será q anda bem com o dfv 228?
Então, também achei caro pacas, tenho um motor 6cc do opala aki, vou ver ser consigo fazer negocio com o velho.
Somando todos os gasto com retifica e peças, quanto q vc já gastou?
Um jogo de pistão ta em torno de 1100$
Um carbura completo 700$
Obrigado mais uma vez
Abraços
antonio umino
19/08/2014, 21:07
Muito obrigado Antonio.
Por isso citei q estava sem o pé e sem carburador, pois já havia lido um poste seu sobre as diferenças entre os motores.
Ele ta com a bomba de óleo com filtro!
e a bomba de água acho q é a do bf, pois não tem o espigão q leva a água pra lateral do motor.
O distribuidor é o mesmo do bf? pois tenho uma ignição eletrônica já.
Vc vai usar o carburador do jeep mesmo ou o do maveco? será q anda bem com o dfv 228?
Então, também achei caro pacas, tenho um motor 6cc do opala aki, vou ver ser consigo fazer negocio com o velho.
Somando todos os gasto com retifica e peças, quanto q vc já gastou?
Um jogo de pistão ta em torno de 1100$
Um carbura completo 700$
Tem mais em conta ... pesquise..
Obrigado mais uma vez
Abraços
Ian... Se vc pesquisar vai achar mais em conta.
Peças do motor comprei no Paraná.
acho que aqui não pode comentar sobre de onde fazemos compras..
Esta semana comprei as 6 valvulas de admissão deste motor mais as guias. ficou em R$ 146,00 em uma loja aqui da cidade.
Mais o assentamento da vávula no cabeçote acho mais ou menos R$ 60,00...
amanhã vou buscar a bomba de água nova que mandei colocar o espigão (fazer rosca na bomba) para mangueira da lateral do bloco.
Distribuidor é tudo igual ao do BF.... platinado ou ignição eletronica.
Mais uma mudança é o coletor de escape que no caso vou usar o do maverick. pois o do motor BF não dá certo pois, a bomba atrapalha... Pode-se até usar o coletor do BF 161. mas tem que fazer uma mudança (curvas) no cano de saida do escape..
Quanto ao carburador,dfv 228.. tenho vários aqui... mas vou comprar o pé de ferro do motor Gm..
de todo o jeito tem que fazer o embuchamento da borboleta..é mais prático comprar um novo.
Mas para não gastar mais dim dim... vou passar uma lima redonda no pé do carburador.a que estiver melhor... assim não gasto as latinhas.
Estava vendo que vc é de Rondonia..
Nos anos de 1963/64/65 até os anos 70 tinha muitos motoristas que viajavam para aí..Este tempo era os caminhões toco pois com truck não tinha como chegar... Sem estrada, e era uma aventura chegar aí...Areião, Pinguela (ponte sobre rios).. e uma viajem sofrida.... mas foi-se o tempo... e hoje poucos motoristas contam esta historia..nesta época morava em Dracena sp. onde tinha muitos que faziam esta viajem...
grande abraço..
deividmonnerat
19/08/2014, 21:32
Antonio, voce conseguiu comprar os pistões P1018? Teria como passar um contato do loja? Estou montando esse motor também com o cabeçote do itamaraty (coletor de admissao parafusado), e só falta esses pistões pra colocar a criança na retifica.
Abs
antonio umino
19/08/2014, 21:38
Este pistão. P 1018. é colocado o pino na biela com prensa ou aquecido..
Também andei procurando mas não achei . acabei comprando o P 750 mesmo...este usa as presilhas para travar o pino.
Mas no caso da biela do motor Maverick entra com pressão não há necessidade de colocar as presilhas...
Pois o pino do pistão na Biela do Maverick tem que colocar com a biela aquecida...... Ok...
Segundo o vendedor Márcio da Zezo 4x4.. não é mais fabricado.... (fora de linha).
Pode ser que vc ache em alguma retifica com o estoque antigo....
abraços.
deividmonnerat
21/08/2014, 06:01
Este pistão. P 1018. é colocado o pino na biela com prensa ou aquecido..
Também andei procurando mas não achei . acabei comprando o P 750 mesmo...este usa as presilhas para travar o pino.
Mas no caso da biela do motor Maverick entra com pressão não há necessidade de colocar as presilhas...
Pois o pino do pistão na Biela do Maverick tem que colocar com a biela aquecida...... Ok...
Segundo o vendedor Márcio da Zezo 4x4.. não é mais fabricado.... (fora de linha).
Pode ser que vc ache em alguma retifica com o estoque antigo....
abraços.
Entao Antonio, voce nao fez nenhuma alteracao na biela? Nem trocou as bucha da biela? Vou ter que fazer o mesmo que voce.
Abs
antonio umino
21/08/2014, 07:33
Não fiz nenhuma alteração na biela. o correto seria colocar bucha e fazer um furo para lubrificar o pino.
Coloquei com aquecimento da biela..
O pistão P 750 veio sem o furo para lubrificar o pino, então na furadeira fiz os dois furos no pistão.( no alojamento do pistão) para lubrificar o pino.
Outra coisa que vc vai ter que prestar atenção é na bronzina da biela, no motor do maverick a biela tem um furo por onde esguicha óleo para o pistão e a camisa....
A bronzina nova vem sem o furo ...... Observe bem a biela.. que vc vai ver que tem o furo..
Cuidado que as bielas tem os numeros pares e impares..... e um ressalto indicando para a frente do motor assim como o pistão com uma flexa .(frente)
Vc vai ter que furar a bronzina nova no mesmo local do furo... (pega uma bronzina velha se é que tem o furo, e juntar um no outro e fazer o furo com a broca da mesma bitola)..
Quando desmontei o motor não tinha observado que a bronzina não tinha o furo, com certeza foi montado assim. (é bom perguntar ao mecânico se é necessário o furo ou não na bronzina) Mas com certeza se tem o furo na biela vai ter que ter furo na bronzina..
Ok...
abçs
Ian Jeep
21/08/2014, 14:05
Ian... Se vc pesquisar vai achar mais em conta.
Peças do motor comprei no Paraná.
acho que aqui não pode comentar sobre de onde fazemos compras..
Esta semana comprei as 6 valvulas de admissão deste motor mais as guias. ficou em R$ 146,00 em uma loja aqui da cidade.
Mais o assentamento da vávula no cabeçote acho mais ou menos R$ 60,00...
amanhã vou buscar a bomba de água nova que mandei colocar o espigão (fazer rosca na bomba) para mangueira da lateral do bloco.
Distribuidor é tudo igual ao do BF.... platinado ou ignição eletronica.
Mais uma mudança é o coletor de escape que no caso vou usar o do maverick. pois o do motor BF não dá certo pois, a bomba atrapalha... Pode-se até usar o coletor do BF 161. mas tem que fazer uma mudança (curvas) no cano de saida do escape..
Quanto ao carburador,dfv 228.. tenho vários aqui... mas vou comprar o pé de ferro do motor Gm..
de todo o jeito tem que fazer o embuchamento da borboleta..é mais prático comprar um novo.
Mas para não gastar mais dim dim... vou passar uma lima redonda no pé do carburador.a que estiver melhor... assim não gasto as latinhas.
Estava vendo que vc é de Rondonia..
Nos anos de 1963/64/65 até os anos 70 tinha muitos motoristas que viajavam para aí..Este tempo era os caminhões toco pois com truck não tinha como chegar... Sem estrada, e era uma aventura chegar aí...Areião, Pinguela (ponte sobre rios).. e uma viajem sofrida.... mas foi-se o tempo... e hoje poucos motoristas contam esta historia..nesta época morava em Dracena sp. onde tinha muitos que faziam esta viajem...
grande abraço..
Tudo certo?
Até achei o jogo de pistões P-1018. Mas é bem salgado.
Pistoes Motor Ford Willys 3000 /maverick 6 Cil. 73/..p-1018 - R$ 1.400,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581961782-pistoes-motor-ford-willys-3000-maverick-6-cil-73p-1018-_JM)
E o carburador.
Carburador Dfv 228.150 P/ Maverick 6 Cilindros A Gasolina - R$ 680,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578965382-carburador-dfv-228150-p-maverick-6-cilindros-a-gasolina-_JM)
O escape eu tenho o do bf e o dimensionado.
Vc deve ter tentando montar o dimensionado, será q não é possível montar o motor com o 6x2 de jeito nenhum?
seria uma pena não conseguir.
Antonio, desculpa minha ignorância mas não entendo muito de montagem de motores.
Vc comprou os pistões std? retificou o bloco ou só bruniu ou encamisou?
Tira umas fotos aii do bixão! vai colocar o motor numa F 75 ou Rural?
Bom, infelizmente eu não acompanhei essa época das estradas aki em RO, em 63 nem sonhava em nascer. Mas é interessante esse relatos.
Abraços
antonio umino
21/08/2014, 16:18
Estou montando para uma F 75..
O motor era std... tudo. levei para a retifica...
agora passei para 0.30. pois tinhas uns pistões que comprei aqui no Fórum... Mas usado já viu....fiquei em duvida.
Mas e soubesse, tinha mandado retificar para 0.10... a historia do pistão foi depois da retifica. agora foi.
comprei os pistões e aneis 0.30 p 750. da mahle. pistões novos...
esta parte comprei no zezo. estava mais em conta...
bem como as bronzinas de mancal e biela 0.10. e troquei também as buchas do comando... agora está tudo zero.
Mandei fazer o cabeçote, precisou trocar as valvulas e guias..
Tenho um 6x2 do aéro mas não dá para usar no motor do maverick, pois a bomba atrapalha..
Andei fazendo uma gambi no escapamento...depois posto fotos..
474850escape 6x2 do aéro.. este é motor bf 161....bomba pequena..
até mais..
abçs
Ian Jeep
21/08/2014, 17:13
Estou montando para uma F 75..
O motor era std... tudo. levei para a retifica...
agora passei para 0.30. pois tinhas uns pistões que comprei aqui no Fórum... Mas usado já viu....fiquei em duvida.
Mas e soubesse, tinha mandado retificar para 0.10... a historia do pistão foi depois da retifica. agora foi.
comprei os pistões e aneis 0.30 p 750. da mahle. pistões novos...
esta parte comprei no zezo. estava mais em conta...
bem como as bronzinas de mancal e biela 0.10. e troquei também as buchas do comando... agora está tudo zero.
Mandei fazer o cabeçote, precisou trocar as valvulas e guias..
Tenho um 6x2 do aéro mas não dá para usar no motor do maverick, pois a bomba atrapalha..
Andei fazendo uma gambi no escapamento...depois posto fotos..
escape 6x2 do aéro.. este é motor bf 161....bomba pequena..
até mais..
abçs
E no Virabrequim, fez algo?
Eu gostei desse motor quando eu vi la na oficina, pretendo colocar no meu jeep, mas antes preciso negocia bem.
E depois fazendo devagar.
Talvez eliminando o y do escape e fazendo uma malabarismo de pra instalar kkk seria perfeito.
Grande abraços Antonio, não esquece das fotos.
antonio umino
21/08/2014, 21:29
O virabrequim foi retificado de std para 0.10.
474877
Para aproveitar o coletor de escape do BF. fiz uma adaptação no cano de saida do escape... usando umas curvas do cano de escape de Santana.....
Na outra foto. tem o coletor de escape original do maverick, com o bocal de saida de escape do corcel I...inclusive o anel do escape é o mesmo do corcel I.
Logicamente vai ter que fazer uma outra emenda para continuar o cano pelo chassis..
não estou conseguindo colocar mais fotos.
abçs
deividmonnerat
22/08/2014, 05:58
O virabrequim foi retificado de std para 0.10.
474877
Para aproveitar o coletor de escape do BF. fiz uma adaptação no cano de saida do escape... usando umas curvas do cano de escape de Santana.....
Na outra foto. tem o coletor de escape original do maverick, com o bocal de saida de escape do corcel I...inclusive o anel do escape é o mesmo do corcel I.
Logicamente vai ter que fazer uma outra emenda para continuar o cano pelo chassis..
não estou conseguindo colocarO mais fotos.
abçs
Obrigado pelas dicas Antonio. Falta muito pra vc colocar o motor pra funcionar? Depois posta os resultados. Vou fazer o meu tudo zero tbm, so um pouco preocupado com a bomba de oleo, ainda mais que essas furacoes na bronzina.
Abs
antonio umino
22/08/2014, 09:42
Quando desmontei o Virabrequim, não tinha prestado atenção às bronzinas da biela... Não tinha furo para lubrificar a camisa.
Acho que fizeram meia sola. (retifica pela metade).. e colocaram a do motor bf. que é igual, mas não tem furo de lubrificação.
Acabei fazendo os furos na furadeira de bancada.... Também estou preocupado, Mas a bomba é bem maior... deve dar conta.
Agora com o vira retificado para 0.10... e com tudo novo vamos ver como vai funfar...
Tenho 2 opções de coletor de escape. ou do próprio motor maverick. ou do bf. com modificação.... vamos ver quando o motor estiver no lugar... Pois vou colocar o cambio com a alavanca no assoalho...embora não goste do sistema...(furo no assoalho). mas como estou colocando a cabina do 62.... que já tem o furo e a tampa original.. estou colocando a de 4 marchas original.
com a reduzida. adaptando para uma alavanca também no assoalho.. vamos ver.
até mais.
abçs
eliasFerreira
22/08/2014, 13:03
É um ótimo motor..
Ok.
abçs
e vamos que vamos..
Tá fazendo fotos da montagem, Antônio?
antonio umino
22/08/2014, 13:26
Não estou fazendo,,.
Mas estou montado devagar....
Estou revisando o chassis, e montando os eixos..
A cabina e a caçamba estão prontos, pintados.....
Depois vem a eletrica...comprei um chicote novo, mas tá dando trabalho,. veio sem manual, e também sem os terminais, sòmente os que estão ligados à caixa de fusivel e fios à beça...
Mas vamos que vamos.
Ian Jeep
22/08/2014, 14:51
Não estou fazendo,,.
Mas estou montado devagar....
Estou revisando o chassis, e montando os eixos..
A cabina e a caçamba estão prontos, pintados.....
Depois vem a eletrica...comprei um chicote novo, mas tá dando trabalho,. veio sem manual, e também sem os terminais, sòmente os que estão ligados à caixa de fusivel e fios à beça...
Mas vamos que vamos.
Pow Antonio, tem q fotografar tudo kkk a galera aki gosta de fotos.
Ainda mais com um serviço desses. Serve de guia pra minta gente.
Essa F75 q vc ta montando é essa do tópico?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/139953-pickup-willys-f75-do-spin.html
Tópico a parado, mas o projeto a adiantado, tem q atualizar pra galera.
Abração e parabéns pelo serviço.
deividmonnerat
25/09/2014, 11:38
E ai Antonio. Como ta a montagem do seu motor? Vou pegar o meu na retifica hoje pra começar a montagem .
Abs
antonio umino
25/09/2014, 12:57
478552
O motor está montado.
Pronto para colocar.
Para os anos de 1969 até os ultimos willys. o coxim do motor é o redondo...
Procurando nas lojas,, achei os do Ford f 100. 350, f400, f 600, f 700... f 7.000. que são os mesmos coxim do motor da linha willys... na faixa de 17 a 35 reais....
vamos que vamos.
até +.
Ian Jeep
25/09/2014, 13:17
478552
O motor está montado.
Pronto para colocar.
Para os anos de 1969 até os ultimos willys. o coxim do motor é o redondo...
Procurando nas lojas,, achei os do Ford f 100. 350, f400, f 600, f 700... f 7.000. que são os mesmos coxim do motor da linha willys... na faixa de 17 a 35 reais....
vamos que vamos.
até +.
Show de bola!! :palmas:
antonio umino
25/09/2014, 21:38
478628
Coxim do motor da Ford f100. f350. f600. f7000..
Este coxim vendido em lojas para caminhões e camionetas, serve nos Willys-Ford. de 1969 até os ultimos willys ford.
abçs
Ricardo MG
25/09/2014, 22:03
478628
Coxim do motor da Ford f100. f350. f600. f7000..
Este coxim vendido em lojas para caminhões e camionetas, serve nos Willys-Ford. de 1969 até os ultimos willys ford.
abçs
Antonio,
Será que não dá para usar esses coxins substituindo o coxim retangular? Pois os meus vivem quebrando.
abs
antonio umino
26/09/2014, 13:21
É so fazer um furo para passar o parafuso e o coxim. no suporte.
O furos é de 33mm. ou de 1 polegada e 5/16...... este furos vc faz com serra copo.
no antigo tem dois furos de 5/16... furar bem no meio.....
deve dar certo...
ok
abçs
deividmonnerat
26/09/2014, 19:22
Antonio. Umas duvidas
Voce conseguiu achar a juntas para a bomba de oleo modelo grande? No jogo de juntas q comprei veio as da pequena....
Voce fez aquele fio de rosca no local da gaxeta no virabrequim? Alguns condenam isso, mas outros amam... mas é um lugar muito facil de vazar oleo...
No jogo de junta sabó que comprei, veio uma borracha em formato cilindrico que nao sei onde vai.. Veja as fotos.. Se alguem pode ajudar e dizer onde que vai essas borrachas, que são duas, fico agradecido.
Agora eu to limpando o motor pra pintar e montar.
Abs
antonio umino
27/09/2014, 12:08
478727
Deivid.
Observe a foto... no bloco na parte do volante do motor. tem dois furos, os mais finos de 5/16 é os que apertam o carter.
e tem mais dois furos.. bem ao lado dos parafusos do carter.... 3/8. é onde vai este tubo (macarrão) é um retentor de óleo. se vc enfiar no furo vai sobrar um pouco coisa de mais ou menos 1.5 a 2 cm... "faça entrar o máximo possivel e faça um corte deixando entre o bloco e o corte mais ou menos de 6 a 8 mm... para que ao apertar o carter fique empurrado para dentro..
Ok...
deividmonnerat
27/09/2014, 12:41
478727
Deivid.
Observe a foto... no bloco na parte do volante do motor. tem dois furos, os mais finos de 5/16 é os que apertam o carter.
e tem mais dois furos.. bem ao lado dos parafusos do carter.... 3/8. é onde vai este tubo (macarrão) é um retentor de óleo. se vc enfiar no furo vai sobrar um pouco coisa de mais ou menos 1.5 a 2 cm... "faça entrar o máximo possivel e faça um corte deixando entre o bloco e o corte mais ou menos de 6 a 8 mm... para que ao apertar o carter fique empurrado para dentro..
Ok...
Obrigado pela ajuda
antonio umino
27/09/2014, 13:11
Esta borracha, (macarrão).. vai entre o bloco e o mancal do virabrequim..
Ok...
abçs
eliasFerreira
27/09/2014, 23:15
Esta borracha, (macarrão).. vai entre o bloco e o mancal do virabrequim..
Ok...
abçs
Em junho, quando retirei o cárter para limpar a borra, reparei que esses dois furos estavam abertos.
antonio umino
27/09/2014, 23:19
Quando ficam abertos.... dá vasamento de óleo....
é como se não tivesse a gaxeta do mancal..
No jogo de juntas vem este dois macarrões... Mas na falta deles, pode enfiar pano ou estopa no furo e ir batendo para que fique prensado dentro do furo...
Esqueci....... a junta da bomba de óleo vem com a bomba pequena. Para fazer a junta, pegue velomoid.. (papel próprio para fazer junta)
coloque mais ou menos no tamanho da bomba. segure com uma das mãos e vai batendo com uma chave de boca contornando a bomba e os furos.
faça tanto na parte do bloco, como na tampa da bomba onde vai o filtro de óleo...
abçs
deividmonnerat
01/10/2014, 09:52
No jogo de juntas vem este dois macarrões... Mas na falta deles, pode enfiar pano ou estopa no furo e ir batendo para que fique prensado dentro do furo...
Esqueci....... a junta da bomba de óleo vem com a bomba pequena. Para fazer a junta, pegue velomoid.. (papel próprio para fazer junta)
coloque mais ou menos no tamanho da bomba. segure com uma das mãos e vai batendo com uma chave de boca contornando a bomba e os furos.
faça tanto na parte do bloco, como na tampa da bomba onde vai o filtro de óleo...
abçs
Quando desmontei o motor, não tinha nada no lugar desse macarrão... Por isso que nao sabia de onde era essas borrachas..
Eu estou ainda nao limpeza do motor... e esperando as ultimas peças chegarem pra começar a montagem
Abs
antonio umino
01/10/2014, 12:45
Quando for montar se precisar dá um alô.
abçs
Ricardo MG
01/10/2014, 20:31
É so fazer um furo para passar o parafuso e o coxim. no suporte.
O furos é de 33mm. ou de 1 polegada e 5/16...... este furos vc faz com serra copo.
no antigo tem dois furos de 5/16... furar bem no meio.....
deve dar certo...
ok
abçs
Antonio,
Ok, vou deixar para substituir os coxins quando desmontar o Bf184, pois com o 184 no lugar é impossível fazer os furos com a serra copo.
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/2013-10-10073008_zpsaa0b49ca.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/2013-10-10073008_zpsaa0b49ca.jpg.html)
abs
Ricardo MG
01/10/2014, 20:35
abçs
Antonio,
Onde que vaza oleo na falta desses "macarrões"? Pois no meu 184 vaza oleo de tudo que é lado, já troquei tudo que é junta..
abs
deividmonnerat
01/10/2014, 20:53
Antonio,
Ok, vou deixar para substituir os coxins quando desmontar o Bf184, pois com o 184 no lugar é impossível fazer os furos com a serra copo.
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/2013-10-10073008_zpsaa0b49ca.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/2013-10-10073008_zpsaa0b49ca.jpg.html)
abs
Ricardo, tem algum motivo pra trocar o tipo de coxim? O modelo do meu é o mesmo que o seu da foto e ainda tenho 2 novos guardados..
Abs
Ricardo MG
02/10/2014, 10:28
Ricardo, tem algum motivo pra trocar o tipo de coxim? O modelo do meu é o mesmo que o seu da foto e ainda tenho 2 novos guardados..
Abs
Deivid,
Nos ultimos 3 anos tive que trocar 4 vezes os coxins originais, esses que o Antonio postou é "passante" não tem o perigo de desixar o motor "solto",
Vi na sua assinatura que vc está montando um BF184 com o coletor do Itamaraty, vc irá usar o coletor de admissão com 2 carburadores ou o coletror do 3000(separado)?
abs
deividmonnerat
02/10/2014, 10:56
Deivid,
Nos ultimos 3 anos tive que trocar 4 vezes os coxins originais, esses que o Antonio postou é "passante" não tem o perigo de desixar o motor "solto",
Vi na sua assinatura que vc está montando um BF184 com o coletor do Itamaraty, vc irá usar o coletor de admissão com 2 carburadores ou o coletror do 3000(separado)?
abs
Entendi o lance desse coxim e tbm achei importante... antes de montar o motor no cofre do jeep, vou trocar por esse redondo.. Na loja jipepar tem dele a r$33 cada.
Eu to com o cabeçote do itamaraty 3000 com coletor separado, ai vou usar o carburador duplo original. Depois posto fotos.
Abs
antonio umino
02/10/2014, 12:31
Se vc for em lojas de peças de caminhão.. vc encontra mais barato...
Peça ao vendedor que é coxim do motor do Ford F.100. 350 400, 600 e F 7.000..
paguei R$ 27,00 por aqui... tem na mesma loja por 33,00 é do mais reforçado para o motor perkins.
abçs
deividmonnerat
13/10/2014, 07:58
Antonio,
Diz ai com a sua experiência, o que você fez pra instalação das gaxetas do virabrequim... o segredo de amaciar a gaxeta. Já ouviu falar dos retentores bipartidos da felpro? São muitos usados em motores de opala, não sei se tem algum adaptável pro jeep.
Você já colocou o seu motor pra funcionar? Eu to meio receoso de furar as bronzinas da bielas pra lubrificação das camisas. O cara da retifica falou que não é necessário, pois até alguns motores modernos, as bronzinas novas não possuem essa furação, mesmo tendo os furos na biela. Mas penso na lubrificação das camisas e principalmente do pino do pistão/biela. Mas também penso na pressão de óleo... Acabei comprando uma bomba de óleo pra ficar de reserva, pois nunca se sabe...
Abs
deividmonnerat
13/10/2014, 08:11
Uma outra coisa... o papel de junta da face na bomba de oleo é de 0,4mm de espessura originalmente. É uma espessura meio difícil de se achar em lojas na minha região. To pensando em usar uma folha de papel que é mais grossinha. Deve funcionar...
antonio umino
13/10/2014, 12:11
Deivid..
Coloquei as gaxetas que vem no jogo de juntas....
Nada de amaciar... coloquei no lugar bati com um rolamento quase do tamanho do vira...
cortei a sobra...
Na tampa da bomba de óleo coloquei (fiz) com velomoid... tem em lojas de tratores para fazer junta.
Se vc colocar papel, dependendo vai vazar, (muita pressão)...
Ainda não funcionei o motor... Estou colocando a bomba hidraulica da direção. e estou apanhando, pois não quero colocar a bomba da maneira de usar os parafusos do cabeçote....
Estou usando os da bomba de água e mais um do escape....
Acertando a posição posto fotos de como ficou.
ok.
abçs
deividmonnerat
25/10/2014, 15:12
Deu trabalho, mas ta aí.
Deu um susto na partida, um barulho de metal raspando. Abri a carter, e tinha uma capa de biela raspando bem de leve no carter. Comparando o carter do jeep que coloquei e o carter original do maverick, da pra perceber uma certa diferença. O original é mais abaulado e um pouco mais fundo que o do jeep. Resolvi o problema com umas marretadas no carter e duas juntas. Pressão de oleo excelente chegando a 60 psi com oleo frio. Ainda nao aqueci o motor completamente. Ate com o arranque ligado por um tempinho tenho pressão... Ainda nao consegui acertar uma lenta, mas to achando que os gicles original não ta dando conta ou a boia ta um pouco baixa. Segunda-feira devo acertar esse detalhe. Vejam algumas fotos e um video.
https://www.youtube.com/watch?v=n83FtnWpPgw&feature=youtu.be
zé dedão
25/10/2014, 17:25
Ficou bonito o serviço. Está fazendo em casa? Ouvi uma criança falando.
vai ensinando para ele.
deividmonnerat
26/10/2014, 08:56
Ficou bonito o serviço. Está fazendo em casa? Ouvi uma criança falando.
vai ensinando para ele.
Tudo feito em casa. A criança é meu filho de 3 anos, sempre ta junto ajudando do jeito dele.
Abs
deividmonnerat
28/10/2014, 11:49
Mais um video aos interessados. Afinando aos pouco.
https://www.youtube.com/watch?v=4x_EG-sDKiY
Abs
eliasFerreira
28/10/2014, 18:07
Coisa Linda!! :concordo:
Jonatas Gabriel Ortega
30/11/2014, 21:14
Amigo sou de Jundiai SP. Instalei esse motor na minha rural tenho algumas duvidas sobre temperatura desse motor? e sobre a mangueira que liga 1 e 5 cilindro a necessidade de ligar essa mangueira? qual a temperatura ideial dele ? axo que o meu esquenta demais
deividmonnerat
01/12/2014, 20:16
Amigo sou de Jundiai SP. Instalei esse motor na minha rural tenho algumas duvidas sobre temperatura desse motor? e sobre a mangueira que liga 1 e 5 cilindro a necessidade de ligar essa mangueira? qual a temperatura ideial dele ? axo que o meu esquenta demais
Jonatas,
essas mangueiras oferecem ao motor um arrefecimento extra, principalmente aos cilindros 1 e 6 onde existe uma queima mais pobre em gasolina devido a distancia um pouco maior no coletor de admissão. A conexão principal é na bomba d'agua, você pode ver nas fotos abaixo. Essa bomba não existe mais pra venda, é só comprar uma conexão 1/2"NPT e mandar um torneiro fazer uma rosca naquele local da bomba. O meu motor está com o cabeçote do itamaraty que também possui uma entrada de agua que vem diretamente da bomba. Aconselho você usar conectar essas mangueira pois foi uma melhoria do motor BF161 em relação a arrefecimento.
A temperatura de funcionamento do motor é de 80 a 90ºC. Você só vai saber se seu motor está aquecendo com algum termômetro instalado nesse, pode ser mecânico ou elétrico. Coisas que implicam em aquecimento são a válvula termostática travada e radiador sujo e entupido. Dê uma geral no sistema de arrefecimento, coloque manômetro de temperatura e fique mais tranquilo ao andar.
Uma coisa que eu recomendo a todos que possuem motor BF seja 2600 ou 3000 é uma hélice do radiador de 6 pás. Melhora e muito o arrefecimento do motor. Com certeza vai tirar um pouco mais de potencia do motor, mas acho o resultado positivo. Melhor que isso só uma ventoinha elétrica.
De uma olhada nas fotos em anexo. Qual duvida é só perguntar.
Abs
Deivid, o que fez com o 446? :pensativo:
deividmonnerat
02/12/2014, 09:47
Deivid, o que fez com o 446? :pensativo:
Ele tá comigo ainda. So fiz uma lavagem quimica e guardei, pois consegui achar o 444 original desse motor
alexander fernandes costa
20/06/2017, 00:05
ola tenho um motor ford bf 184 do maverick e necessito de algumas oeças como: virabrequim que de retífica, jogo de juntas e pistões 1.0 se alguem puder me ajudar fico grato.
antonio umino
20/06/2017, 11:57
Este motor é um ótimo motor.... O virabrequim do moto BF 161 não serve no bloco do BF 184.... Os pistões é o mesmo do BF 161.. só que este motor usa o pino do pistão na biela com aquecimento e os do BF usa pino com bucha na biela e trava no pistão. Precisei de montar o motor e coloquei peças novas.... e mande encamisar o motor...
Vamos ver se vc consegue um virabrequim... abraços.
boa noite
só para não fazer as mesmas perguntas aqui segue o link sobre sobre o motor bf184. me ajudem lá.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/2025-diferencas-entre-os-motores-3000-a-4.html
abraços
Jonatas,
essas mangueiras oferecem ao motor um arrefecimento extra, principalmente aos cilindros 1 e 6 onde existe uma queima mais pobre em gasolina devido a distancia um pouco maior no coletor de admissão. A conexão principal é na bomba d'agua, você pode ver nas fotos abaixo. Essa bomba não existe mais pra venda, é só comprar uma conexão 1/2"NPT e mandar um torneiro fazer uma rosca naquele local da bomba. O meu motor está com o cabeçote do itamaraty que também possui uma entrada de agua que vem diretamente da bomba. Aconselho você usar conectar essas mangueira pois foi uma melhoria do motor BF161 em relação a arrefecimento.
A temperatura de funcionamento do motor é de 80 a 90ºC. Você só vai saber se seu motor está aquecendo com algum termômetro instalado nesse, pode ser mecânico ou elétrico. Coisas que implicam em aquecimento são a válvula termostática travada e radiador sujo e entupido. Dê uma geral no sistema de arrefecimento, coloque manômetro de temperatura e fique mais tranquilo ao andar.
Uma coisa que eu recomendo a todos que possuem motor BF seja 2600 ou 3000 é uma hélice do radiador de 6 pás. Melhora e muito o arrefecimento do motor. Com certeza vai tirar um pouco mais de potencia do motor, mas acho o resultado positivo. Melhor que isso só uma ventoinha elétrica.
De uma olhada nas fotos em anexo. Qual duvida é só perguntar.
Abs
Deivid
tem fotos do seu motor ja com os pistões sem o cabeçote?
estou montando o meu e estou com uma duvida na altura q chega os pistoes.
aguardo desde ja obrigado.
Leonardo Raffi
10/04/2019, 13:16
opa tenho um motor aberto vou olhar o virabrequim e pistões...
qualquer coisa meu watzap 053981217737
opa tenho um motor aberto vou olhar o virabrequim e pistões...
qualquer coisa meu watzap 053981217737
Boa tarde
Acredito que não falta saber mais nada sobre esse motor, kkkk
Pois meu virabrequim era do 2600 bf161 (que ate então nem imagina que dava certo os encaixes) como comprei o motor parcial e desmontei para retificar também não me atentei.
Ele é bem menor os contra pesos e o curso 6 milimetro menor. Isso eu já sabia, só não sabia que era possível dar certo os encaixes de bielas e mancal do bloco do bf184 3000, Sendo assim, não estava acreditando que poderia ser o virabrequim errado o motivo do pistão não chegar ate em cima.
Mas agora já comprei o virabrequim do bf184 3000 é já coloquei pistão chega em cima certinho.
Estou montando o bloco do maverick 6c bf184, bomba de óleo com filtro refil, e as diferenças mais, vou colocar escapamento dimensionado 6x2, cabeçote do itamaraty com tubagem separada, retirei o distribuidor para o sistema igniflex, não sei se vou usar o carburador original 444 ou colocar o 446 do opala que já vi um rodando e sei q fica muito bom, vamos ver qual o resultado final, só falta terminar de montar.
Segue fotos para comparações.
17-99748-4232
PauloBF184
03/06/2019, 16:07
Pessoal, sei que é meio fora do tópico, mas a "graxeta" ou "gaxeta" do meu BF184 está meio zoada .... Sempre tem uns pingos no chão da garagem, sei que o jeep tem como característica a demarcação de território, porem gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar a peça sem ter que remover o motor, conforme um colego falou .... alguém sabe me dizer?
Sydney66
03/06/2019, 19:07
Paulo, boa noite;
Ter tem, mas não pode ser feito por curiosos, pois corre o risco de causar dano nos mancais, tem que ser feito por mecânico que sabe o que está fazendo, e não um trocador de peças, pois você tem que apoiar o virabrequim e soltar os parafusos dos mancais o suficiente para que a gaxeta possa sair sem tirar totalmente o virabrequim, isso com o motor no lugar e todo o peso da peça e pistões nele, não é uma operação simples, acho melhor e mais seguro fazer retirando o motor.
Mas, se o vazamento for pequeno, na minha humilde opinião, eu não mexeria, muita mão de obra ($$$$) para pouco.
O meu mesmo, 4cc Ford, é gaxeta também, e trocava mas depois de um tempo voltava a dar umas pingadas, mas só quando trabalhava, ou seja, motor parado não escorria, só o que já tinha passado, então como tinha uma mão de obra danada para trocar, eu deixei, nem chega a causar variação no nível de óleo antes da troca, eu deixei.
eliasFerreira
04/06/2019, 08:42
É mais fácil e mais seguro tirando o motor.
Segue fotos do meu Motor BF184 3000
Feito inteiro:
Tudo peças de Primeira linha, lixado sede de valvulas, igniflex (sem distribuidor), cabeçote itamaraty com tubagem separada, escape 6x2 da DISKSCAP, Cabeçote com prisioneiro no lugar dos parafusos, com porcas de aço.
Logo posto fotos pronto e funcionando.
Aristides Jr
04/06/2019, 09:23
Parabéns Dimmy!
Gostei muito do resultado!
Montou uma Jóia para seu Jeep!
calhiandro
04/06/2019, 16:14
Feito inteiro:
Tudo peças de Primeira linha, lixado sede de valvulas, igniflex (sem distribuidor), cabeçote itamaraty com tubagem separada, escape 6x2 da DISKSCAP, Cabeçote com prisioneiro no lugar dos parafusos, com porcas de aço.
Mande pela amor de Deus o vídeo dessa máquina funcionando!
Show de bola, parabéns!
Sydney66
04/06/2019, 19:51
Dimmy, parabéns pelo trabalho!!
Nota-se uma grande qualidade nos detalhes, um jeep com um motor desses é de fazer inveja.
Parabéns!
Bom dia
aristidesJr
calhindro
sydney66
obrigado.
Não vejo a hora de funcionar para ver como ficou.
pois acreditem deu muito trabalho, começando com banho químico no bloco para fica no ferro cru. Nada foi deixado passar.
Estou terminando de montar o cambio/tração e simultaneamente estou terminando as peças periféricas do motor para funcinar.
vou postando aqui, aprendi ainda mais sobre esse motor dessa vez kkkk..
abraços
Feito inteiro:
Esse foi "lapidado"!!!
Não vejo a hora de ver funcionando.
Parabéns pelo capricho.
PauloBF184
14/06/2019, 16:23
Puts, o meu vaza bem pouco ... mas sabe como é condomínio... kkk ... acho que vou recorrer ao bom e velho papelão!!! Pelo menos a reposição do óleo nao fica cara ... To pagando R$ 9,00 500ml.... Obrigado pela resposta!
PauloBF184
14/06/2019, 16:24
Feito inteiro:
que dahora!!!
Um pouco mais avançado, mas ainda falta a bomba d'água, ligações de água e preciso colocar o alternador e bomba da direção hidráulica que estou com duvidas nos suportes do alternador e bomba d'água. Se alguém puder me ajudar???
Não fiz quase nada no motor porque dei sequencia nos eixos.
Mas o Carburador DFV444 Bijet praticamente novo, tudo funcionando perfeito na bancada.
Chassis laminado/reforçado, eixo dianteiro com bloqueio ROTAX 100%, porca auto travante nos cubos, roda livre reforçada da AVM, embreagem preparada, transferência carretel rolamentado, coxins do motor em MOPU, suporte de amortecedores novos e reforçados para amortecedores de hilux turbo Gas, direção hidráulica opala, disco nas 4 rodas, rodas novas aro 16, falta os pneus super frontiera 265/75r16 ainda.
Aristides Jr
30/08/2019, 16:53
Dimmy,
Muito capricho e cuidado com os detalhes, sem falar na relação de peças de alto desempenho e qualidade.
Parabens!
É assim que nasce um belo Jeep!
Abraço Aristides Júnior
antonio umino
31/08/2019, 07:03
Segue fotos da minha adaptação da bomba hidraulica no motor Bf 184..
Esta adaptação fiz usando o suporte do motor.
Muiitos colocam o suporte usando os parafusos do cabeçote e com furo no lugar da vela.
Nesta adaptação como é feito no suporte não é necessário retirar a bomba em eventual retirada do cabeçote.
A polia do motor foi feito uma adatação de polia sobre a original..
Depois posto foto da Polia.
Esta polia para a direção hidraulica tem vários modo de colocar.
Em conjunto com a polia da bomba de água como também na polia do virabrequim
Se optar usar a da bomba de água. tem o recurso de colocar a do Corcel um sobre o outro...
Ok...
antonio umino
31/08/2019, 07:18
A Polia do Corcel. 2. dá para colocar uma sobre a outra . isto é na polia da bomba de água original do motor bf. coloca a do corcel.
Dá uma folga ente as duas polias.. mais ou menos 2 mm. coloca calço. tem que refurar a polia do corcel no furo da polia do BF...
A polia original usa correia 13 e a do corcel correia 10
como também a polia da bomba hidraulica no geral..
Também pode-se cortar uma outra polia original e soldar uma sobre a outra. observe que a polia original é 13. e a polia da bomba é 10 não vai dar certo.
Tentei.. mas a correia 10 patina por dentro da polia trabalha no fundo....Ok.. opção de colocar a polia na bomba ou fazer uma adaptação de polia do virabrequim usando para isto serviço de torno..
Está nas fotos.. Ok..
A Polia do Corcel. 2. dá para colocar uma sobre a outra . isto é na polia da bomba de água original do motor bf. coloca a do corcel.
Dá uma folga ente as duas polias.. mais ou menos 2 mm. coloca calço. tem que refurar a polia do corcel no furo da polia do BF...
A polia original usa correia 13 e a do corcel correia 10
como também a polia da bomba hidraulica no geral..
Também pode-se cortar uma outra polia original e soldar uma sobre a outra. observe que a polia original é 13. e a polia da bomba é 10 não vai dar certo.
Tentei.. mas a correia 10 patina por dentro da polia trabalha no fundo....Ok.. opção de colocar a polia na bomba ou fazer uma adaptação de polia do virabrequim usando para isto serviço de torno..
Está nas fotos.. Ok..
Bom dia, Antonio
excelente explicação e ideias muito obrigado.
O meu gostaria de realmente usar uma unica correia ou usa duplar a bomba d'água igual disse, pois do virabrequim como já esta com polia com roda fônica, não gostaria mexer.
segue fotos de outro motor q tenho guardado, com bomba de direção hidráulica, mas achei q ficou meio gambiarra (comprei assim).
Segue fotos da minha adaptação da bomba hidraulica no motor Bf 184..
Esta adaptação fiz usando o suporte do motor.
Muiitos colocam o suporte usando os parafusos do cabeçote e com furo no lugar da vela.
Nesta adaptação como é feito no suporte não é necessário retirar a bomba em eventual retirada do cabeçote.
A polia do motor foi feito uma adatação de polia sobre a original..
Depois posto foto da Polia.
Esta polia para a direção hidraulica tem vários modo de colocar.
Em conjunto com a polia da bomba de água como também na polia do virabrequim
Se optar usar a da bomba de água. tem o recurso de colocar a do Corcel um sobre o outro...
Ok...
Bom dia, Antonio
você acha que colando uma unica correia para virabrequim, bomba de água, alternador e bomba da direção daria certo?
ou teria que colocar um esticador?
OBS: minha polia da bomba hidráulica é dupla, poderia usar de alguma outra forma tbm....
antonio umino
16/09/2019, 20:32
É trabalhoso. pois tem que fazer adaptação usando polias poli v...Se for bem feito deve ficar bom.
Tenho uma Parati G 3 1.6 alcool original. completa. e usa um tensionador de correia...que com o uso ficou um pouco fora de posição e tive que trocar. um absurdo de caro.....deve ter um tensionador de alguma viatura moderna mais em conta..
Não faria modificação. apenas na polia do virabrequim ou da bomba de água para adaptar bomba hidraulica ou mesmo de ar condicionado..
É trabalhoso. pois tem que fazer adaptação usando polias poli v...Se for bem feito deve ficar bom.
Tenho uma Parati G 3 1.6 alcool original. completa. e usa um tensionador de correia...que com o uso ficou um pouco fora de posição e tive que trocar. um absurdo de caro.....deve ter um tensionador de alguma viatura moderna mais em conta..
Não faria modificação. apenas na polia do virabrequim ou da bomba de água para adaptar bomba hidraulica ou mesmo de ar condicionado..
Bom dia
entendi.
No caso usando 4 polias originais, não conseguiria estica-las sem o um tensor?
se não vou fazer pela bomba de agua igual você fez acima.
Motor maverick 6c Bf184 3000 com cabecote Itamaraty preparado - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=C-WPFYZn0Xs)
Motor maverick 6c Bf184 3000 com cabeçote Itamaraty !!
eliasFerreira
30/10/2019, 10:12
Motor maverick 6c Bf184 3000 com cabecote Itamaraty preparado - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=C-WPFYZn0Xs)
Coisa linda!!
Parabéns!!
calhiandro
31/10/2019, 16:39
manda depois um vídeo de uns 10 min com ele em funcionamento.
Lindo de mais!!
Boa tarde Pessoal
assim que funcionar faço o video, estou esperando ficar pronta a carroceira para funcionar com tudo no lugar certo.
Não vejo a hora para saber como ficou.
Acredito que a única coisa que pode não dar precisão ou de falhas seria o carburador, apesar de estar 100% revisado igual novo e ser original do itamaraty.
Como tudo o resultado so saberemos com o uso/funcionamento.
agradeço a todos e aberto a mais ideias.
Atualização de fotos, falta ligar a eletrica e colocar no ponto , para dar primeira partida/funcionamento.