PDA

Ver Versão Completa : adaptar câmbio com redução

bodao86
16/08/2014, 13:54
Dá pra adaptar um câmbio com redução numa toyota bandeirante cabine curta 1965?

nirlei
16/08/2014, 14:52
bodao86, dá sim. Só que terá que trocar o eixo traseiro pelo moderno, onde o diferencial é deslocado para a direita.

Abrass.

bodao86
16/08/2014, 15:41
Muito obrigado nirlei, essa toyota toda original, vc saberia me dizer qual direção hidráulica colocar e se existe algum kit de freio a disco para ela?

bodao86
16/08/2014, 15:51
Estou conversando com o dono dela sobre a possibilidade de comprar, ele ta pedindo 20000, vc acha que compensa? Amo bands a muito tempo e estive juntando o dinheiro para compra, apareceu essa. Eu iria fazendo as modificações aos poucos.

nirlei
16/08/2014, 16:14
Cara, na boa, eu juntaria mais uns 5 mil e partiria para uma mais nova, acima de 82, já com cambio sincronizado e reduzida. Essa diferença você gastaria só pra adaptar o cambio e o eixo.

Estive aí em Diamantina em julho. Gostei muito da cidade.

Grande abraço.

Dimasi
16/08/2014, 17:52
X2. Qual o motor que tá nela. O OM-324 ?

AndreyPrevidelli
16/08/2014, 19:54
Estou conversando com o dono dela sobre a possibilidade de comprar, ele ta pedindo 20000, vc acha que compensa? Amo bands a muito tempo e estive juntando o dinheiro para compra, apareceu essa. Eu iria fazendo as modificações aos poucos.

Ola Bodao86, o que o amigo Nirlei disse eh fato. Band anterior a 1982, não possuem reduzida e câmbio sincronizado. Para deixá-la com essas melhorias, vai ter que mexer muito.
Abc
Andrey

hercilio.neto
16/08/2014, 22:12
Por R$ 20 mil só compensa se estiver muito boa de lata e de mecânica.
O motor OM324 é ruinzinho, mas posso dizer que uma Band 65 ainda é mais vantajosa do que um Jeep Willys.

bodao86
17/08/2014, 01:50
Hercilio.neto ela ta muito boa de lata sim, segundo o dono a mecanica ta otima, ele diz so so vai vender pq precisa de um jipe com caçamba, mas sobre o motor o que eu devo mais observar no caso da compra?

bodao86
17/08/2014, 01:52
Dimasi o motor e o o 324

bodao86
17/08/2014, 01:55
AndreyPrevidelli fica caro msm...vou pensar pq provavelmente vou deixa-la como esta?

hercilio.neto
17/08/2014, 12:21
Caro Bodao86,
Como é essa Band, é de lona ou capota rígida?
É curta ou longa?

O motor OM324 é um motor ruidoso que vibra muito e não desenvolve bem, mas como os outros motores MB, é simples e resistente.
Recomendo levar a algum mecânico experiente em motores Mercedes Benz, pois ele poderá avaliar o estado do motor e da bomba injetora.

Sobre a Band, será uma boa compra se ela já estiver pronta, ou seja, se não precisar investir nada em mecânica, lataria, elétrica, pneus, tapeçaria, capota, etc. Isso é que é importante, não se preocupe com acessórios.
Tenho visto jeep Willys a venda por R$ 18.000,00 que nem capota tem. Então, baseado nisso, o negócio com a Band pode ser viável.

Como foi dito aqui pelos amigos, uma Band acima de 82 já te colocava no mundo do "lego gigante".
Aí amigo, prepare-se: haja $$$$$... kkk

bodao86
17/08/2014, 13:27
Então hercilio.neto ela é curta de capota rígida. Você entrou em outro assunto que eu estou curioso, eu sei que é um carro antigo e que faz coisa que os populares não fazem, mas a manutenção desse carro desse ano é muito cara? E se é que da pra responder essa pergunta tem alguma band com manutenção barata e outra cara?

hercilio.neto
17/08/2014, 20:40
Então hercilio.neto ela é curta de capota rígida. Você entrou em outro assunto que eu estou curioso, eu sei que é um carro antigo e que faz coisa que os populares não fazem, mas a manutenção desse carro desse ano é muito cara? E se é que da pra responder essa pergunta tem alguma band com manutenção barata e outra cara?

Bodao86,

Se voce pegar uma Band que sempre foi bem cuidada, a manutenção não é cara.

Obviamente, tratando-se de um carro antigo, sempre tem algo a fazer.
É um rolamento aqui, um retentor ali enfim, não pode descuidar, tem que fazer a coisa certa e sempre usar peças de qualidade.

Quando eu falei sobre os gastos com a Band (o lego gigante), eu me referi à essa espiral em que a gente entra e não quer sair mais. Só quer ir pra cima.
A gente começa a sonhar com os up-grades, que diga-se, são todos caros.
Vou dar exemplos de alguns up-grades - os preços são aproximados para equipamento original ou de qualidade equivalente:
Eixo flutuante - R$ 4.000,00
Direção Hidráulica - R$ 4.500,00
Freios dianteiros a disco - R$ 2.000,00
Turbina - R$ 3.000,00
Intercooler - R$ 1.500,0
Ar condicionado - R$ 2.500,00
Pneus maiores - R$ 4.000,00
Guincho mecânico - R$ 5.000,00
Barra estabilizadora e amortecedor de direção - R$ 1.000,00
Amortecedores reguláveis - R$ 2.000,00
Bancos, isolamento termo-acústico, som, relógios de painel, etc, etc, etc...

E tem mais os acessórios como estribos, quebra-mato, bagageiro, suporte de estepe, faróis de milha, etc, que existem desde uns chinfrins mais baratos, como os mais elaborados (e lindos) que vão incrementar a sua Band e esvaziar a sua conta bancária.
Olha, o céu é o limite.

É muito legal. Torna-se uma paixão.

Mas somente compensa investir nesses up-grades e acessórios, se a Band tiver a configuração mínima do motor OM314 com bomba de vácuo e câmbio sincronizado. Acima dessa configuração, ainda existem os motores OM364 (Mercedes) e o 14B (Toyota) e o tão sonhado câmbio de 5 marchas.

Tem também as "moscas brancas" - chamadas assim, porque são difíceis de achar para comprar - que são as Band 93 e 94 que saíram com motor OM364 e cambio de 5 marchas e as "moscas brancas com olhos azuis" que são as Band 2001 Cabine dupla com 4 portas.

hercilio.neto
17/08/2014, 21:03
Complementando...

Bodao86,
A Band até 1970 tem o caixote diferente das mais modernas.
Embora tenha as mesmas dimensões, a capota é completamente diferente, inclusive as portas tem outras medidas.
Os limpadores ficam na parte de cima do parabrisa e os vidros são outros.
São lindas, nostálgicas e normalmente com pintura saia e blusa.
A melhor opção é manter o visual original e usá-la para passeios off road - nada de trilhas pesadas.

helder.dir
18/08/2014, 01:57
Salve galera.
Entao, aproveitando o que o Hercilio descreveu perfeitamente..., notei há tempos, desde qdo comprei minha band, que quem não está dentro do mundo off-road, mais precisamente no setor Bandeirante, não sabe o valor consideravel e consideração desses ups e configuraçoes nas Bands....
Lembro perfeitamente um amigo meu falando pra mim: Bixo, nao imaginava que esse carro era valorizado e caro assim...hehhee

Então é isso ai..., como a minha só sairá do meu nome via Inventário, eu ja fiz trocentos ups e não arrependo de nada $$$$
Obs: To tentando aproveitar antes do meu casamento...., pq depois ja viu né....kkkkkkkkk

Abraçoos!

bodao86
18/08/2014, 09:03
Muito obrigado a todos, eu decidi que vou juntar mais um tempo para pegar uma acima de 82, acredito que para mim seria mais viável.

Sergio c
18/08/2014, 09:23
Muito obrigado a todos, eu decidi que vou juntar mais um tempo para pegar uma acima de 82, acredito que para mim seria mais viável.
Eu também te aconselharia a juntar mais um troco e comprar, no mínimo, do ano de 1982 ou acima.