PDA

Ver Versão Completa : Como adptar um motor diesel na Dakota?



Caio Andrade
08/01/2006, 20:28
Oi turma gostaria por gentileza de uma opnião de qual motor diesel melhor se adpta a uma Dakota q infelizmente pegou fogo por completo no interior do Capô? Obrigado pela atenção!!! : :(

Leonardo Dic
08/01/2006, 20:46
Oi Caio, o meu vizinho tinha V6 a gasolina e colocou motor e cambio da ranger 2.8, ficou um avião. No diferencial ele não mexeu, nem no radiador. Ele falou que não foi dificil.

Abraço

Martin Melcop
09/01/2006, 08:44
Pq não o motor original da Dakota a diesel?

rfdex
11/01/2006, 02:43
O motor da Dakota diesel é um tanto complicado. Para começar, seus cabeçotes são individuais. Peças para manutenção é difícil de achar, impossível de pagar por elas! Salvo engano, esse motor (que também é usado na Cherokee diesel) era motor estacionário na Europa e foi adaptado às pressas em veículos da Dodge na Argentina. Pelo que li em alguns relatos aqui no próprio fórum, acerca das Cherokees diesel, o motor superaquece, pois o sistema de refrigeração é insuficiente (usado o mesmo das gasosas!). Melhor coisa que faz é colocar um motor (com M maiúsculo), tal como o MWM Sprint 2.8D ou o International PowerStroke 2.8. Antes de qualquer coisa, apesar de ambas serem Dodge, não tem nem o que comparar a Dakota com a Dodge Ram. Essa usa motor Cummins (BT 5.9 - 6 canecos em linha) e é uma verdadeira máquina! Aquela usa motorzinho (de dentista) da própria Dodge se não engano. É um 2.5 litros, pequenino, problemático, etc. Abração e boa sorte

Eriksom Teixeira Lima
11/01/2006, 17:38
Caio

Eu acho que em vez de botar um motor diesel numa Dakota, você deveria partir direto para uma Dodge Ram 4x4 1995 com esse pequeno motor Cummins.

Eu acho que tem uma no Rio para vender, por R$ 55 mil sem contraproposta :mrgreen:

Para você em Fortaleza seria perfeita, pois ela foi benzida pelo Padim Ciço em Juazeiro do Norte, percorreu todo o Caminho dos Romeiros no Ceará, conhece o litoral potiguar, de Galinhos a Natal, e de Natal a Sagi. Ou seja, agora ela pode ir de Galinhos a Jericoacoara com pouso permanente em Fortaleza :wink:

Eriksom

Carlos Tragueta
20/05/2006, 14:04
Caio Andrade, TO COM O MESMO PROBLEMA...VC JA RESOLVEU O MOTOR? ME DIZ AI COMO FEZ E SE FICOU BOM??

Leonel Lousa
22/05/2006, 22:54
Tem um conhecido meu que colocou o MWM 2.8 da S 10, ele colocou o câmbio dela tb, o carro ficou muito bom, ficou muito esperta.

Helton Cella
24/01/2011, 17:53
Oi Caio, o meu vizinho tinha V6 a gasolina e colocou motor e cambio da ranger 2.8, ficou um avião. No diferencial ele não mexeu, nem no radiador. Ele falou que não foi dificil.

Abraço

Comprei uma dakota com o motor e cambio da ranger 2.8tb power stroke, mais o painel não funciona, somente o conta giro, alguem pode me dizer o que eu devo fazer? Obrigado

Edintruder
24/01/2011, 23:53
A caixa da Ranger não tem sensor para velocímetro, então o melhor à fazer será instalar um velocímetro digital de bicicleta e instalar no painel com alguma iluminação noturna. O marcador de temperatura e etc qualquer eletricista consegue ligar no motor.

SERGIO AUGUSTO
25/01/2011, 08:56
Comprei uma dakota com o motor e cambio da ranger 2.8tb power stroke, mais o painel não funciona, somente o conta giro, alguem pode me dizer o que eu devo fazer? Obrigado
Fala Helton:
O sensor de velocidade fica no diferencial traseiro, o mesmo utilizado pro ABS. Primeira coisa que deve fazer é levar numa oficina que entenda dos "circuitos elétricos" destes carros. Não deve ser problema grave.
Da uma olhada no manual CONTROLE DE VELOCIDADE anexo, na pagina 8H-3, que já vai lhe ajudando, e leia o manual "painel de instrumentos" também anexo. Passa seu email por MP, que te envio os manuais, e quem sabe, voce mesmo coloca todo o painel de instrumentos pra funcionar.
Abraço
Sérgio

Edintruder
25/01/2011, 13:07
É no diferencial igual às Rangers? Então não deveria nem ter parado de funcionar. Pelo visto meteram a mão em algo que não devia ter sido mexido. Desmonta o painel e revisa tudo conforme os manuais...
Na pior das hipóteses, ligaram algo errado e podem ter queimado algo no painel.

SERGIO AUGUSTO
25/01/2011, 13:54
É no diferencial igual às Rangers? Então não deveria nem ter parado de funcionar. Pelo visto meteram a mão em algo que não devia ter sido mexido. Desmonta o painel e revisa tudo conforme os manuais...
Na pior das hipóteses, ligaram algo errado e podem ter queimado algo no painel.

Fala Edin:
É isso mesmo, no diferencial, utilizando o principio da roda fonica(dentada), e o sensor de leitura, igual na Ranger.
Amigo, o problema do Helton, é um dos principais "problemas" que levam os donos de Dakota e a outras pessoas, a falar mal do carro; os "MEXANICOS" da vida! "Consertam uma coisa( que nem precisaria de tanto trabalho e custo, como é uma troca de motor), e arrebentam outras tantas.
Abraço
Sérgio

FOGO
27/01/2011, 13:51
Aqui na minha região foi colocado da S-10 2.8 fico bom ja tem alguns meses andando, não sei se ele trocou o cambio, mais deve ter trocado, o motor ficou bem acomodado, parece original....:razz:

pietrofloripa
31/01/2011, 00:05
Então Sergio, me cadastrei hoje no forum. gastei 25,00 de graça, mas tudo bem na ocasião foi bem investido. Valew por ter postado os manuais.
Tenho varias duvidas, mas vou devagar.
Estou colocando um 2.8 Power Stroke voce acha que fica melhor eu colocar caixa da Ranger ou deva manter a caixa da Dakota?
Quanto ao painel eu consigo fazer funcionar todos os relogios do painel sem ter que adaptar algo? porque postaram ai que o nada funciona. Tenho um amigo que tem uma Dakota que esta com um 2.8 PS e na dele funciona velocimetro e amperimetro nao esta funcionando conta giros e temperatura.
Se souber de algo e puder me ajudar em algo ou tiver um contato de alguem que saiba algo a respeito agradeço.

pietrofloripa
31/01/2011, 00:13
Então Sergio, me cadastrei hoje no forum. gastei 25,00 de graça, mas tudo bem na ocasião foi bem investido. Valew por ter postado os manuais.
Tenho varias duvidas, mas vou devagar.
Estou colocando um 2.8 Power Stroke voce acha que fica melhor eu colocar caixa da Ranger ou deva manter a caixa da Dakota?
Quanto ao painel eu consigo fazer funcionar todos os relogios do painel sem ter que adaptar algo? porque postaram ai que o nada funciona. Tenho um amigo que tem uma Dakota que esta com um 2.8 PS e na dele funciona velocimetro e amperimetro nao esta funcionando conta giros e temperatura.
Se souber de algo e puder me ajudar em algo ou tiver um contato de alguem que saiba algo a respeito agradeço.

adelpedu
05/08/2011, 17:18
Voce conseguiu fazer funcionar o painel de instrumentos?
Troquei o motor da minha dak por um MWM 2.8 sprinter e o mechanico nao conseguiu fazer funcionar nada dopainel. Alguma dica?

SERGIO AUGUSTO
05/08/2011, 19:50
Então Sergio, me cadastrei hoje no forum. gastei 25,00 de graça, mas tudo bem na ocasião foi bem investido. Valew por ter postado os manuais.
Tenho varias duvidas, mas vou devagar.
Estou colocando um 2.8 Power Stroke voce acha que fica melhor eu colocar caixa da Ranger ou deva manter a caixa da Dakota?
Quanto ao painel eu consigo fazer funcionar todos os relogios do painel sem ter que adaptar algo? porque postaram ai que o nada funciona. Tenho um amigo que tem uma Dakota que esta com um 2.8 PS e na dele funciona velocimetro e amperimetro nao esta funcionando conta giros e temperatura.
Se souber de algo e puder me ajudar em algo ou tiver um contato de alguem que saiba algo a respeito agradeço.

Fala pietrofloripa;
Veja, quanto ao cambio, entendo que é melhor manter o original( o ideal era ficar tudo original, motor e cambio,hehehe...), pois é um bom cambio, bem escalonado, e muito resistente, é um AISIN.
Quanto aos instrumentos do painel, um bom eletricista, pode colocar tudo para funcionar, sem dificuldades. Nos arquivos de manuais, o manual numero 37, denominado FIAÇÃO, TEM TODOS OS ESQUEMAS DE LIGAÇÃO do carrro. O conta giros, marcador de temperatura, pressão de óleo, tem seus sensores NO MOTOR, por isso, se quem fizer a troca dos mootores, não souber, ou não prestar atenção em que está desconectando, e para que servem os sensores e seus respectivos chicotes, e principalmente, onde estão ligados, ai, para tudo de marcar. O marcador de temperatura, tem o sensor em um dos cabeçotes, e é ligado no modulo de controle do motor, que fica em baixo da coluna de direção( mas isso tem um "caminho', que está descrito detalhadamente no maual FIAÇÃO), o contagiros, tem o sensor de rotação, que vai lá na polia , e manda o sinal na modulo também, o marcador de pressão de oleo, da mesma forma, a assim por diante. Basta ter noção de elétrica de auto, saber interpretar esquemas, obviamente, e TER O MANUAL NAS MÃOS, que fica tudo funcionando direitinho, independente do motor que colocar no carro.
Abraço
Sérgio

XAVIER S4T
07/08/2011, 10:26
Vai por mim... o MWM 2.8 calça perfeitinho na Dakota... Já vi uma aqui no DF! ficou demais!

Marcelo(Natal-RN)
07/08/2011, 11:06
Amigo meu tem uma Dakota cabine simples e colocou um 2.8 MWM.Ja vi tbm uma cabine estendida com o 3.0 turbo das hilux antigas,o conhecido 1KZT.

Thiagum
18/01/2013, 12:37
Amigos...sou novo no FOrum....estou com uma Dakota 99 gasolina que quebrou um pistao dentro do motor....ele acabou ferrando todo o motor por dentro...
Esta lendo que vcs disseram pra colocar o motor MWM 2.8 da S 10, mas aqui onde moro nao consigo encontrar em lugar algum...
vcs sabem me falar onde conseguir e mais ou menos o valor????
Sou de Indaiatuba, SP,.....Se nao for abuso, se sabem de alguem que faça essa instalação na dakota...
obrigado!!

Zato-one
20/01/2013, 23:35
Lembrando que essas dakotas a gasolina geralmente são automáticas. Como ficaria adaptar para esse câmbio delas? Não há ninguém que instalou esses novos motores MWM Maxxforce na Dakota?

ALDEMIR S
02/03/2017, 21:10
Fala pietrofloripa;
Veja, quanto ao cambio, entendo que é melhor manter o original( o ideal era ficar tudo original, motor e cambio,hehehe...), pois é um bom cambio, bem escalonado, e muito resistente, é um AISIN.
Quanto aos instrumentos do painel, um bom eletricista, pode colocar tudo para funcionar, sem dificuldades. Nos arquivos de manuais, o manual numero 37, denominado FIAÇÃO, TEM TODOS OS ESQUEMAS DE LIGAÇÃO do carrro. O conta giros, marcador de temperatura, pressão de óleo, tem seus sensores NO MOTOR, por isso, se quem fizer a troca dos mootores, não souber, ou não prestar atenção em que está desconectando, e para que servem os sensores e seus respectivos chicotes, e principalmente, onde estão ligados, ai, para tudo de marcar. O marcador de temperatura, tem o sensor em um dos cabeçotes, e é ligado no modulo de controle do motor, que fica em baixo da coluna de direção( mas isso tem um "caminho', que está descrito detalhadamente no maual FIAÇÃO), o contagiros, tem o sensor de rotação, que vai lá na polia , e manda o sinal na modulo também, o marcador de pressão de oleo, da mesma forma, a assim por diante. Basta ter noção de elétrica de auto, saber interpretar esquemas, obviamente, e TER O MANUAL NAS MÃOS, que fica tudo funcionando direitinho, independente do motor que colocar no carro.
Abraço
Sérgio



boa noite estou com problemas com a minha . alguém tem o esquema eletrico ..da dakota diesel .adaptei um motor 3.0 da hilux . com uma bomba mecânica . o carro ficou muito bom mais . agora estou precisando muito do esquema eletrico .. para colocar tudo no painel para funcionar ... alguém . pode me ajudar

demicechetti@yahoo.com.br

sm.turbo
21/04/2018, 13:45
Boa tarde...tmbm estou adaptando um power stroke na minha...alguem que tenha adaptado pode dar umas dicas?

sm.turbo
21/04/2018, 13:48
Leonardo..se puder fornecer o contato do rapaz que tem im power stroke adaptado agradeceria...zap84999098043

Guima-MS
29/04/2018, 12:24
MWM 2.8 calca perfeitamente no cofre de qualquer dakota .

Em breve instalarei na minha (original V6 manual) .

Alem do motor e preciso :

Suporte motor - coxim F250 MWM
Suporte alternador - compressor F250 MWM
Conjunto radiador original dakota 2.5 turbodiesel
Caixa filtro de ar S10 2.8 MWM
Reservatorio radiador S10 2.8 MWM
Capa seca S10 2.8 MWM

Alternador e compressor ar usa original da dakota ...

Neyton
04/11/2018, 21:17
Caro amigo da 4x4, quero adaptar um motor da Ram 2500 na minha dakota, oque vcs me orienta ? Aguardo e abç..

Guima-MS
19/11/2018, 20:16
Caro amigo da 4x4, quero adaptar um motor da Ram 2500 na minha dakota, oque vcs me orienta ? Aguardo e abç..


Muito motor pra pouco carro

vico_
11/12/2018, 15:59
Sou novo por aqui , tenho a seguinte duvida a tempos e ja vou fazer um gancho, a dodge 1500 1995 motor v8 seria possivel legalizar da mesma maneira que é legalizada nas dakotas? nunca vi uma 1500 adaptada com motor diesel

Guima-MS
04/01/2019, 12:46
Sou novo por aqui , tenho a seguinte duvida a tempos e ja vou fazer um gancho, a dodge 1500 1995 motor v8 seria possivel legalizar da mesma maneira que é legalizada nas dakotas? nunca vi uma 1500 adaptada com motor diesel


Quase certeza que sim , qual a capacidade carga dela (no doc consta) .


Ja vi com motor MWM Sprint 6cil da F250 e silverado e com o cummins 4bt da F350-F4000 ...