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Ver Versão Completa : Tr4 com Gnv - Quem tem? Recomenda?



marcoalourenco
15/08/2014, 00:19
Vou comprar uma Pagero TR4 ou IO e tenho um kit gnv Lovato de 5ª geração sobrando e estou pensando em colocar nela. Alguém que já colocou poderia postar sua experiência?
Problemas, benefícios, grau de satisfação e se possível informar qual o kit usado e aonde colocou o cilindro (porta-malas ou embaixo).

Desde já agradeço.

neilsonhenriques
15/08/2014, 10:21
Vou comprar uma Pagero TR4 ou IO e tenho um kit gnv Lovato de 5ª geração sobrando e estou pensando em colocar nela. Alguém que já colocou poderia postar sua experiência?
Problemas, benefícios, grau de satisfação e se possível informar qual o kit usado e aonde colocou o cilindro (porta-malas ou embaixo).


Como o TR4 é o carro mais beberrão que já tive (é o meu segundo), realmente um kit gás não é uma má ideia. Eu era terminantemente contra, mas essa foi a única condição inegociável que minha mulher impôs para trocar o super econômico Honda Fit (13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada) no super beberrão TR4 (6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada). O kit dela é de 5a. geração da Landirenzo e funciona direitinho. O TR4 quando abastecido com gasolina já é um carro lerdo, então a pouca perda de potência ocasionada pelo GNV não chega a incomodar, só não sobe morros, aí tem mesmo que passar pra gasolina.

O TR4 dela é 2013 automático, mas na oficina tinha um modelo igual ao meu (2009 automático) também instalando GNV. Os dois cilindros de 6,5 m³ foram instalados no porta-malas, deitados. Havia a opção de colocar um cilindro embaixo do carro com algumas simples modificações no escapamento.
Quando o meu carro fica ao lado do dela, dá pra ver que ambos têm a mesma altura. Não foi preciso modificar a suspensão (mola, amortecedores, etc). Todos os TR4 socam a traseira. É "normal" e não se surpreenda, pois, não é o kit gás.

Outra coisa que o instalador pediu é que só abastecesse com gasolina, nunca com álcool devido a alguma regulagem que foi feita. Tanto faz porque aqui no Rio de Janeiro, álcool a gente bebe, botar no tanque não compensa. :mrgreen:

marcoalourenco
18/08/2014, 17:46
Obrigado Neilson.
O meu também é de 5ª geração. Quando o coloquei no C5 realmente perdeu potência, mas aí instalei um variador de avanço e ficou imperceptível a diferença. Verificarei se dá para fazer o mesmo.
Vou tentar colocar o cilindro em baixo, com uma boa proteção e levantar um pouco a suspensão.

Abraço.

Tr4 1º carro
18/08/2014, 20:40
Com certeza eu recomendo, a economia é perceptível, na cidade, sozinho no carro não faz nenhuma falta a perda de potência. Com 4 pessoas no banco de trás não é suficiente pra essa perda incomodar. Tenho um cilindro de 16m³ e ele me atende, mas com certeza um cilindro menor seria um problema, lembre-se que a pajero provavelmente bebe mais que seu carro anterior.

marcoalourenco
19/08/2014, 16:25
Meu C5 atual faz, 6 a 6,5 km/l na cidade. Já estou acostumado. Mas a intenção é usar mais a Tr4 do que o C5. Fui hoje na empresa que faz a instalação. Eles vão instalar dois cilindros de 7m³ cada em baixo do carro. Terá um ajuste no escapamento e um chapa protetora. Acho que ficará melhor ainda do que no C5, pois não perderei porta-malas. Serão mais 70 kg dos cilindros e mais o peso da chapa. É como se andasse o tempo todo com mais uma pessoa.

luizeduardodm
20/08/2014, 21:25
Eu tenho um cilindro de 16m³ no porta malas, infelizmente realmente ocupa muito espaço, mas não tenho o costume de usar o porta malas, e se for necessário tem a possibilidade de rebater o banco, já que não costumo andar com muitas pessoas no carro, essa semana quando abastecer vou fazer uma média de consumo na cidade pra compartilhar aqui

neilsonhenriques
22/08/2014, 14:07
Eu tenho um cilindro de 16m³ no porta malas, infelizmente realmente ocupa muito espaço, mas não tenho o costume de usar o porta malas, e se for necessário tem a possibilidade de rebater o banco, já que não costumo andar com muitas pessoas no carro, essa semana quando abastecer vou fazer uma média de consumo na cidade pra compartilhar aqui

Fazer essa média de consumo no GNV é um pouco mais trabalhoso porque é necessário ver quantos m³ couberam no tanque devido a pressão do gás.

Aqui em casa, a autonomia fica entre 110 km e 130 km no carro da minha mulher com os dois cilindros (7 m³ e 6,5 m³).

marcoalourenco
27/08/2014, 10:21
Então vai ficar mais econômico que no C5. Com um cilindor de 17m³ eu fazia os mesmos 110 km a 130 km.

gigio70
16/06/2017, 09:26
Será que a TR4 chega a fazer 10 km por m³ de GNV???? Abraço.

Wagner Sales
28/05/2019, 19:19
Boa noite a minha TR4 faz na cidade 10 km no gás e 12 na estrada. 5 Geração

Paiva_OFF ROAD
16/08/2019, 18:23
Boa noite a minha TR4 faz na cidade 10 km no gás e 12 na estrada. 5 Geração
ja tive uma 5 geracao, e realmete muito economica