PDA

Ver Versão Completa : Freios toyota



Nelson Maia
07/01/2006, 21:11
Adquiri há mais ou menos cinco anos, uma pick-up bandeirante ano 1980, desde lá nunca deixei de fazer melhorias, porém uma coisa vem me esquentando a cabeça. Os freios.
Já troquei o cilindro mestre de Freio por um de D-20, com duas saídas.
troquei toda a tubulação, coloquei os oito cilindros (dois em cada roda) originais novos, substitui as lonas de freios.
Mesmo assim a danada não freia com eficiência.
Disseram que somente com um hidrovácuo.
Coloquei um hidrovácuo de D-10, adaptando um furo na tampa do cabeçote, mas não funcionou.
E agora. desisto de tudo e vendo o carro, ou furo a lataria e fico freiando como o Fred Flintstone?
E o tal compressor de 1113, ele gera vácuo? quanto custa? é fácil de adaptar?
ALGUÉM ME AJUDE, antes que atropele um pobre jumento indefeso nestas estradas nordestinas.

ThE_DoG
07/01/2006, 22:18
Nelson

Tive uma Band curta, 78, e ela não tinha servo, o freio era duro mas freiava, em 2 ocasiões aconteceu de ter que travar as rodas. Por ser as 4 rodas com lona nunca consegui que ficasse equalizado, em qquer freiada mais forte sempre tinha que corrigir um pouco na direção. Só uma vez que o freio quase sumiu mas era falta de fluído.
Eu acabei comprando as peças prá por hidrovácuo mas acabei vendendo a viatura antes, pelo que pesquisei na época iria melhorar no sentido de que o pedal iria ficar mais leve, como num carro de passeio em que se pode aplicar a força máxima com pouco esfoço.
Para adaptar o hidrovácuo o mais certo, já que o teu motor não tem a bomba de depressão, é colocar um alternador que tenha uma bomba que gere vácuo e que caiba no lugar do original. O alternador que cabe ali é o da Besta, vc tem que usar uma saída do óleo através de um parafuso que já existe no bloco do motor, bem próx ao alternador e fazer um furo no cárter para o retorno do óleo.
Se interessar ainda tenho o alternador que comprei prá minha e nunca usei, é um recondicionado que comprei numa empresa que só recondiciona alternadores, parece zero km, 350 pilas, não sei informar sobre o depressor do 1113...
Na minha Band atual, longa, 85, o freio já é original com hidrovácuo e tem disco original Varga na dianteira, o freio é um espetáculo, infelizmente a Varga não está produzindo o suporte da pinça do freio a disco.

Abração

Marco Antonio
Curitiba

Nelson Maia
08/01/2006, 10:39
Rapaz tu me deu uma luz muito boa, inclusive na oficina em que faço serviços tem uma besta sendo desmanchada, vou ver se o mecânico empresta a peça para testarmos. Muito obrigado.

Nelson Maia
08/01/2006, 17:53
Mas aceito outras sugestões :D

jomlenom
17/01/2006, 01:41
cara, tive o mesmo problema a um tempo atras com a minha band 78 que nao tinha compressor de ar . Nao gosto de gambi ... entao vai o que eu fiz ... comprei o compressor, que se eu nao estou esquecendo de algo é composto por uma bielinha, um pistao e um joguinho de anel, que devem estar de acordo com o eixo do motor, que por sua vez tem que ter um pequenino orificio para lubrificaçao. eu paguei acho que na epoca uns 250 paus nesse kitzinho, o que eu me dei mal foi que o meu eixo estava com o furinho entupido, e nem a retifica conseguiu desentupir ! tive que morrer num outro eixo que paguei acho que 300 pilas ahhh quase ia me esquecendo ...um outro problema também foi o filtro ... acho que ele tem que ser trocado tambem (um suporte e a tampa) ... mais 250 pratas e uma luta para conseguir (é mosca branca) !!!!!

espero ter conseguido ajudar !

[]´s ... duro mas freiando que é uma beleza !!!!!!!!!

jomlenom
17/01/2006, 01:43
ahhh ... é tudo plug n play ! sem adaptaçoes !

Nelson Maia
17/01/2006, 13:09
:!: Obrigado, já ajudou bastante.
E o freio, melhorou muito depois da colocãção do hidrovácuo?
Vc mudou o cilindro mestre, ou continuou o mesmo?
Nelson

Michel Schinagel
07/02/2006, 16:16
... freio já é original com hidrovácuo e tem disco original Varga na dianteira, o freio é um espetáculo, infelizmente a Varga não está produzindo o suporte da pinça do freio a disco.

Blz Marco,

O pessoal da Planet Offroad tem o kit do freio a disco dianteiro da Band. Acho que eles tambem vendem os suportes separados...
(www.planet4x4.com.br tel: (11) 3687-8683)