Ver Versão Completa : MWM Sprint 4.2 - Desmontagem e retífica.
Boa noite à todos.
Acompanho o fórum já a algum tempo, mas não posto nada aqui..
Andei procurando no fórum e achei uma citação que dá pra remover a camisa do cilindro desses motores em casa, confere?
Tirei o cabeçote da minha aqui, porque o motor tava fazendo barulho.
Diagnóstico:
1 bico de injeção estava lavando o cilindro, provavelmente prejudicando lubrificação. O pistão está "bambo" dentro do cilindro e deve ter dado alguma engripada que aquela beirada no topo da camisa quebrou.
Se der pra remover, tava pensando em tirar ela, comprar o kit de camisa anéis e pistões, e montar de novo... será que dá certo?
Ou é melhor partir pra tirar esse monstro de dentro do cofre?
Li num tópico aí que se ir batendo a camisa devagar com uma talhadeira ela sai pra baixo ou até pra cima se conseguir bater por baixo sem o carter....
Depios é só congelar a camisa nova que ela entra tranquilamente no lugar sem precisar de prensa.
Opiniões?
Obrigado!
Atualizando...
Tirei o pistão e biela do lugar e estava sem a camisa já. Como quebrou no topo dela, o pistão fez o favor de puxar ela pra baixo e o virabrequim de moer ela inteira e jogar os pedaços pro cárter.
Analisando as partes, a suspeita é o seguinte.
O bico desse cilindro estava "lavando" o cilindro, fazendo aumentar a temperatura alí no momento da compressão.
Fadigou a camisa nessa região, e q foi oque fez ela quebrar.
O pistão está erretido no topo até quase chegar na primeira canaleta do anel.
Tudo isso vai ser confirmado levando os bicos pra teste.
473909473910473911473912
Daniel.Shimomoto
12/08/2014, 20:03
Atualizando...
Tirei o pistão e biela do lugar e estava sem a camisa já. Como quebrou no topo dela, o pistão fez o favor de puxar ela pra baixo e o virabrequim de moer ela inteira e jogar os pedaços pro cárter.
Analisando as partes, a suspeita é o seguinte.
O bico desse cilindro estava "lavando" o cilindro, fazendo aumentar a temperatura alí no momento da compressão.
Fadigou a camisa nessa região, e q foi oque fez ela quebrar.
O pistão está erretido no topo até quase chegar na primeira canaleta do anel.
Tudo isso vai ser confirmado levando os bicos pra teste.
473909473910473911473912
V8ão
Você não vai ter escapatória. Vai ter que arrancar o Sprintão fora senão o servico não sairá a contento.
Troca tudo, não apenas o cilindro ruim.
Grande Abraço
É oque vou acabar fazendo. Depois da limpeza, verifiquei que outras camisas estão danificadas também.
Éssa não é a primeira vez que isso acontece. Vou trocar todas as camisas e pistões .
Daniel.Shimomoto
14/08/2014, 00:13
É oque vou acabar fazendo. Depois da limpeza, verifiquei que outras camisas estão danificadas também.
Éssa não é a primeira vez que isso acontece. Vou trocar todas as camisas e pistões .
Troca o bronzinamento também. Senao você corre o risco da parte de baixo sucumbir a maior pressão dos cilindros. Aconteceu isso comigo num Perkins. Fiz uma simples troca de anéis e a parte de baixo deu as contas....3 dias depois....
Ramon Pires
14/08/2014, 21:36
Pelo menos ta mais leve pra tira o motor, leva numa especializada da MWM, troca todo que tem que trocar e regula a bomba e confere os bicos que vc vai te camionete pelos proximos 10 anos!!
E tem que ver se nao deu problema no cabeçote, mas tem grande chance de nao ter acontecido nada...
Edintruder
16/08/2014, 10:36
Essas camisas saem para cima. Tem um ressalto de vedação em cima das camisas. O troço engripou e o pistão puxou com vontade.
Jaque vais mexer em bronzinamento, é bom dar um passo no virabrequim para ver se não tem trincas nele, pois a porrada foi grande.
Daí já fica com motor para mais 500.000 se bem cuidado.
dalmolin
16/08/2014, 15:16
vai ter que arrumar um especialista bom em Sprint ,pra por esse comando no ponto de novo...
Daniel.Shimomoto
17/08/2014, 18:42
Essas camisas saem para cima. Tem um ressalto de vedação em cima das camisas. O troço engripou e o pistão puxou com vontade.
Jaque vais mexer em bronzinamento, é bom dar um passo no virabrequim para ver se não tem trincas nele, pois a porrada foi grande.
Daí já fica com motor para mais 500.000 se bem cuidado.
Edin, acredito que se não houver calombo no vira, besteira dar passe. Eu pelo menos sou contra etificar qualquer coisa, exceto quando necessário.
No mais, concordo, tem que mexer nas brozinas
Abs!!!
vai ter que arrumar um especialista bom em Sprint ,pra por esse comando no ponto de novo...
X1000!!!!! Tomar cuidado com passe no cabeçote porque tira o motor do ponto....As 10 engrenagens trabalham justinhas.
Abs!!!
Edintruder
18/08/2014, 21:43
Não pode dar passe em cabeçote do Sprint!
Cabeçote desse motor só trocando. Se não esquentou monta assim mesmo. Se der passe nesse cabeçote, vai enforcar as engrenagens do comando de válvulas e em pouco tempo pode arrancar os dentes das engrenagens.
Se empenar a tampa tem que colocar nova. Se aplainar será uma eterna dor de cabeça e visitas constantes na oficina. Fica uma m!
dalmolin
18/08/2014, 22:10
Não pode dar passe em cabeçote do Sprint!
Cabeçote desse motor só trocando. Se não esquentou monta assim mesmo. Se der passe nesse cabeçote, vai enforcar as engrenagens do comando de válvulas e em pouco tempo pode arrancar os dentes das engrenagens.
Se empenar a tampa tem que colocar nova. Se aplainar será uma eterna dor de cabeça e visitas constantes na oficina. Fica uma m!no meu Sprint , foi feito 2 plainas no cabeçote , tem a manha do ganso pra montar... vi o japonês da rasch montando o meu Sprint , eh dado passe no torno em uma peça , e mais uns ajustes fica 100%.
mas eh aquela coisa né , os mecânico zé oreia que tem por ae , não montam certo nem com todas as peças novas quem dirá fazer uma coisa assim.
Edintruder
19/08/2014, 00:54
O cara conseguiu manter a folga entre os dentes das engrenagens?
Esse japonês sei que faz milagres nessa linha de motores. Então o pulo do gato ele tem! rsrsrs
dalmolin
19/08/2014, 09:25
O cara conseguiu manter a folga entre os dentes das engrenagens?
Esse japonês sei que faz milagres nessa linha de motores. Então o pulo do gato ele tem! rsrsrsnas autorizadas eles usam umas 3 travas diferentes antes de retirar o cabeçote , só que quando dao plaina e montam de novo na hora do aperto move o comando pra frente , muitas vezes conseguem bater a válvula na cabeça do pistao. A minha f250 na primeira vez , com o serviço feito numa autorizada , deu um passe e montaram desse jeito com o comando já um pouco adiantado.
depois quando queimou de novo , em outra oficina tiraram o cabeçote da mesma forma que o rapaz ae de cima , deram mais um passe no cabeçote , e ae pra montar de novo só o japonês mesmo.
Ele me deu um tipo de mancal , pra tirar no torno uma parte dentro dele , e umas horas la na montagem deitou por baixo da camionete e mexeu em algum lugar com uma chave de fenda , o motor tá ate hoje 100% perfeito.
Edintruder
19/08/2014, 21:14
Ele ajustou o mancal do comando mais para cima. Não tem outra hipótese.
Daniel.Shimomoto
19/08/2014, 21:53
O pessoal fala tanto da simplicidade do Sprint mas essa questão do cabeçote....
Outro crime que o pessoal costuma fazer é facear bloco. Sou contra. Ou o bloco está em ordem ou joga fora. Ai a altura do pistão fica errada ai o infeliz da retifica vai lá e corta a cabeça do pistão e muda a camara. Ai começa a dor de cabeça.
Elmer_Jeep
28/08/2014, 02:37
Reformei meu Sprint 6 completo e fiz tudo que falaram que não deve ser feito, heheh...
Já rodou 5mil km e ta tudo numa boa.
Instalei os pistões do 4.08tce que aumentaram a cilindrada pra 4.5
To terminando uma viatura aqui mas assim que eu tiver tempo explico o passo a passo que foi feito.
[]'s
Guima-MS
20/02/2015, 23:01
Elmer , instalando os pistoes (somente eles ?) do 4.08tce , qual o ganho ? necessita de alguma modificaçao ou e so colocar no lugar do pistao original ?
Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
Edintruder
28/11/2015, 19:10
Lak, se o pessoal da retificadora fizer um serviço de qualidade não dará nenhum problema. O ideal é usinar o bloco e colocar as camisas do 4.08.
Elmer_Jeep
03/12/2015, 20:48
Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
A diferença são 3mm mesmo. O pistão do 407 mede 93mm e no 408 são 96mm.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4912.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4913.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5011.JPG
Os pistões são semelhantes, a diferença está no diâmetro, na profundidade da câmara de compressão (que no 408 tem mais taxa) e no encaixe da biela trapezoidal. O restante é tudo igual, posição de válvulas, diâmetro do pino, altura total.
O procedimento que te informaram está errado porque o motor 408 não possui camisas, tanto é que no catálogo de peças encontra-se pistões std, 025, 050, 075 e 1,00mm.
Também não é possível simplesmente retirar as camisas do 407 pra montar o pistão de 408 direto no bloco porque no topo de cada cilindro encontram-se os degraus onde encaixa a flange das camisas e estas flanges possuem 102,50mm de diametro X 6mm de profundidade.
O cabeçote do 4.08 tem o mesmo código do 4.07 portanto é a mesma peça, não tem porque dar diferença no assentamento, usei junta original e não vi nada que comprometa a montagem.
A única forma que encontrei foi utilizar uma camisa feita pra pistão de 96mm. Escolhi as da Hilux 3.0.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4970.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4922.JPG
O único problema nesse caso foi o diâmetro externo dessa camisa que são 100mm e o bloco do 4.07 e 6.07 têm 96 de diâmetro no alojamento da camisa original.
A solução foi rebaixar o diametro externo da camisa pra 99mm.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4966.JPG
Mas antes disso eu consegui um bloco velho de 6.07 e reabrimos alguns cilindros pra ver quanto tinha de material, cheguei a 102mm e começou a aparecer as janelas de arrefecimento.
Então fazendo as contas, abri 3mm no bloco e ainda tenho 3 de parede. Retirei 1mm no externo da camisa, também tenho 3mm de parede. Totalmente seguro e confiável, pra ter idéia os cummins série B tem camisa com 2mm de parede.
Bloco aberto pra 99, novas camisas prensadas, usinadas e brunidas pra 96, face do bloco plainada. Na primeira foto é possível ver o degrau onde encaixa a flange das camisas (o que impossibilita a montagem dos pistões sem encamisar o bloco).
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O próximo passo foi transformar as bielas pra trapezoidal
Comparativo entre trapezoidal e reta
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http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5176.JPG
Mestre Pedro (meu pai) sempre participando:
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http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5184.JPG
A de cima, trapézio feito pelo mestre;
A do meio, original reta;
A de baixo, trapézio original.
Buchas novas, alinhamento e peso aferidos:
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O cabeçote também foi completamente revisado e plainado, instalei válvulas novas, guias, retentores molas, pratos, travas, tuchos e eixo comando.
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Turbina revisada, bomba injetora revisada, bicos novos e originais
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Continua no próximo post...
Elmer_Jeep
03/12/2015, 20:51
Montagem iniciada, tudo plug & play de acordo com as especificações do manual.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5230.JPG
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A junta original assenta perfeitamente mesmo com o diâmetro dos cilindros aumentado.
Pra finalizar mandei um email pra MWM pra saber qual a cor que eles usaram no motor na época do lançamento e fui prontamente atendido.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4894.PNG
http://www.picapesgm.com.br/forum/files/mwm_sprint_6.07_tca.jpg
Processo de pintura e montagem de periféricos
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O antes e o depois:
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Esse serviço foi feito em outubro de 2013 e estou rodando numa boa até hoje, a turbina manda 1,2 de pressão, o escape é em inox de 3" direto, a lenta está normal, se encontrar alguma retífica disposta a fazer o serviço vai gastar pouca coisa a mais comparado com a reforma no padrão original.
Qualquer dúvida estou à disposição.
[]'s
Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!
Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?
Abraço!
amonluna
04/12/2015, 13:25
Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, :palmas::curtir:.
Parabens!!!
No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
C não quer vim morar em Aracaju não?
hhehehee
Elmer_Jeep
04/12/2015, 19:13
Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, :palmas::curtir:.
Parabens!!!
No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
C não quer vim morar em Aracaju não?
hhehehee
Obrigado, sou técnico em manutenção automotiva e trabalho na oficina do meu pai desde os 15 anos de idade, nesses mais de 20 anos andando por aqui aprendi muita coisa relacionada a carros e motores.
Em 2008 comprei o motor de uma F250 XLT ano 2000, não sei qual a kilometragem que tinha, mas não fumava nem baixava óleo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/130167d1217250472-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-263.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/130169d1217250537-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-269.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/130178d1217251531-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-273.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/130205d1217253356-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-286.jpg
Adaptamos esse motor no meu Jeep e depois fiz somente uma revisão básica sem desmontar cabeçote e parte de força pois apesar da idade estava tudo ok. Rodei de 2010 a 2013 com ele assim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/824.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/825.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/834.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/835.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/836.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/845.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/849.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/931.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/989.jpg
O problema foi que durante essa revisão eu troquei a bomba d'água e numa viagem de RR pra AM o rotor da maldita se soltou e o motor sofreu um superaquecimento, daí tive que desmontar pra retificar completo, então já aproveitei pra fazer a adaptação dos pistões de 4.08
Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!
Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?
Abraço!
Obrigado.
Rodei por 3 anos com ele original.
Notei pouca diferença, mas apesar de continuar com bomba/bicos/turbina originais percebi que melhorou o torque em baixa e parece que sobe giro mais rápido.
[]'s
amonluna
11/12/2015, 11:52
Helmer, desde q comecei a acompanhar o forum leio seus post e desde o primeiro ví q você tem muita experiência e conhecimento, por isso vou postar essa dúvida aqui, já q você deve estar acompanhando esse tópico, mas outros experts q entendam tamb podem ajudar.
Esses dias lí essa matéria:
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1801
eles falam o seguinte:
"Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor"
isso procede? sei q muito aqui do forum usam o escape direto e nunca ví ninguem falando isso. o meu jipe é direto, já comprei assim e como eu priorizo durabilidade sobre ronco bonito ou uns poucos cavalos a mais fiquei preocupado.
Obrigado!
Elmer_Jeep
11/12/2015, 12:47
Helmer, desde q comecei a acompanhar o forum leio seus post e desde o primeiro ví q você tem muita experiência e conhecimento, por isso vou postar essa dúvida aqui, já q você deve estar acompanhando esse tópico, mas outros experts q entendam tamb podem ajudar.
Esses dias lí essa matéria:
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1801
eles falam o seguinte:
"Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor"
isso procede? sei q muito aqui do forum usam o escape direto e nunca ví ninguem falando isso. o meu jipe é direto, já comprei assim e como eu priorizo durabilidade sobre ronco bonito ou uns poucos cavalos a mais fiquei preocupado.
Obrigado!
Legal, obrigado.
Fui la ver o link e na minha opinião o cara que postou isso aí não sabe nem o que ele escreveu ou o site não tem um revisor de conteúdo, pois essa explicação aí ta meio sem sentido "as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis"
As chamas podem se quebrar ? :parede:
Bom, agora falando sério, motor não produz chama após a combustão, já vi dar problema em motores de moto e carros de arrancada que usavam escapamento muito curto, porque os gases de escape em alta temperatura entram em contato com o oxigênio (fora do cano) e aí surgem as chamas que irão se propagar em direção às câmaras do cabeçote e cilindro, então dependendo do regime de rotação esse excesso de temperatura irá prejudicar o desempenho do motor e pode ocorrer desgaste prematuro na pista da sede e das válvulas.
Quando falo em "escapamento direto" é porque não uso silencioso nem abafador, apenas o cano direto (sem nenhum elemento de restrição) até o final do carro e o comprimento do tubo serve pra conduzir os gases pra longe das câmaras do cabeçote, portanto não traz problema nenhum pro motor.
[]'s
BRAVOECONOVEMBER
11/12/2015, 14:18
Cara, que serviço!!! Parabéns, que luxo! E num jipe!!! Que inveja!
Já fiquei cheio de idéia pra mexer no meu 2.5HSDzinho...
Mas cara, na boa, bota a válvula termostática aí. Mania de velho tirar ela, não faz o menor sentido. Bota novinha e descansa a consciência. Aquece rápido, regula a temperatura e não deixa ficar flutuando. Ele é resistente, mas não custa ajudar. E tensão térmica em metal é @#$%&
amonluna
11/12/2015, 14:22
Legal, obrigado.
Fui la ver o link e na minha opinião o cara que postou isso aí não sabe nem o que ele escreveu ou o site não tem um revisor de conteúdo, pois essa explicação aí ta meio sem sentido "as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis"
As chamas podem se quebrar ? :parede:
Bom, agora falando sério, motor não produz chama após a combustão, já vi dar problema em motores de moto e carros de arrancada que usavam escapamento muito curto, porque os gases de escape em alta temperatura entram em contato com o oxigênio (fora do cano) e aí surgem as chamas que irão se propagar em direção às câmaras do cabeçote e cilindro, então dependendo do regime de rotação esse excesso de temperatura irá prejudicar o desempenho do motor e pode ocorrer desgaste prematuro na pista da sede e das válvulas.
Quando falo em "escapamento direto" é porque não uso silencioso nem abafador, apenas o cano direto (sem nenhum elemento de restrição) até o final do carro e o comprimento do tubo serve pra conduzir os gases pra longe das câmaras do cabeçote, portanto não traz problema nenhum pro motor.
[]'s
Valeu demais amigo, foi oq imaginei, tamb achei o texto meio estranho, mas como não sou da área tinha q tirar a limpo, a última coisa q quero é ter abrir meu motor por um vacilo besta.
Muito obrigado MESMO! Sigo acompanhando esse e outros posts em q você e outro feras nos presenteiam com um pouco dos vossos conhecimentos e experiências.
abraços
BRAVOECONOVEMBER
11/12/2015, 14:33
Quanto ao escape direto é mesmo muito estranho. Perda de torque em baixa rotação é um efeito conhecido, pela ventilação diferente da câmara, quando o duto de saída (cabeçote e conferir de escape) é mais largo e curto. Mas dizer que tirar silencioso do escapamento faz isso, ainda mais a juzante de uma turbina, é forçar demais a amizade.
Elmer e amonluna.
Esse texto que parece não ter sentido é uma resposta a uma pergunta feita no fórum clube do diesel.
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1167
Pergunta do forista:
Gostaria de saber se escape direto prejudica a turbina.
Resposta do Fórum:
Somente se um pedaço de válvula atingir o rotor do lado quente da mesma.
Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas (as válvulas). Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça (válvula) causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor.
Não entendo nada de motor diesel nem de turbina.
Mas, nesse contexto, talvez o texto faça algum sentido.
Legal, obrigado.
Fui la ver o link e na minha opinião o cara que postou isso aí não sabe nem o que ele escreveu ou o site não tem um revisor de conteúdo, pois essa explicação aí ta meio sem sentido "as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis"
As chamas podem se quebrar ? :parede:
[]'s
Elmer_Jeep
11/12/2015, 17:43
Elmer e amonluna.
Esse texto que parece não ter sentido é uma resposta a uma pergunta feita no fórum clube do diesel.
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1167
Pergunta do forista:
Gostaria de saber se escape direto prejudica a turbina.
Resposta do Fórum:
Somente se um pedaço de válvula atingir o rotor do lado quente da mesma.
Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas (as válvulas). Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça (válvula) causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor.
Não entendo nada de motor diesel nem de turbina.
Mas, nesse contexto, talvez o texto faça algum sentido.
Agora faz sentido somente pra entendermos o contexto, mas continua não sendo uma explicação plausível.
[]'s
BRAVOECONOVEMBER
13/12/2015, 08:22
É, o texto faz sentido, a explicação não. Dizer que retirar o silencioso vai fazer as chamas da câmara de combustão se alterarem, lá antes da turbina, parece meio forçado. Tirar de giro, abrir bomba, excesso de egt, bicos de muita vazão... Mas silencioso... E com turbo ainda...
Edintruder
14/12/2015, 19:34
Mas a contra-pressão é gerada pela passagem dos gases pela turbina e não pelo escapamento. As válvulas trabalham no fogo, e o comprimento das chamas não irá danificá-las. Na prática tudo isso é puro papo furado!
A pressão no coletor de escapamento entre o cabeçote e turbina é maior do que a pressão da admissão, sendo assim, quando os gases passam pela turbina a pressão cai quase a zero, com ou sem silencioso. Essa explicação que o cara inventou não tem lógica nenhuma!
amonluna
16/02/2016, 17:06
Não pode dar passe em cabeçote do Sprint!
Cabeçote desse motor só trocando. Se não esquentou monta assim mesmo. Se der passe nesse cabeçote, vai enforcar as engrenagens do comando de válvulas e em pouco tempo pode arrancar os dentes das engrenagens.
Se empenar a tampa tem que colocar nova. Se aplainar será uma eterna dor de cabeça e visitas constantes na oficina. Fica uma m!
Elmer, oq c fez pra superar esse problema?
Elmer_Jeep
16/02/2016, 18:30
Elmer, oq c fez pra superar esse problema?
Após o aplanamento da face basta corrigir a profundidade de assento das válvulas (± 0,10 mm). E na montagem, regular a folga circunferencial entre as engrenagens intermediária e de transferência conforme recomenda o manual (0,06 - 0,17 mm).
Também existe no mercado uma junta mais espessa que serve pra compensar a altura do cabeçote.
[]'s
Edintruder
16/02/2016, 22:33
Elmer, mas tem muito mecânico ruim demais espalhado por aí... Aqui na volta não sei de nenhum mecânico que consegue acertar esse motor depois que aplaina cabeçote. Quando acertam é mais sorte do que sabedoria, pois acertam 1 e erram 9! kkkk
E pra piorar os que sabem aqui não ensinam. Ganham a vida esperando os concorrentes fuderem o bolso dos clientes até esses clientes descobrirem que tem algum mecânico menos banzé.
Elmer_Jeep
18/02/2016, 18:39
Elmer, mas tem muito mecânico ruim demais espalhado por aí... Aqui na volta não sei de nenhum mecânico que consegue acertar esse motor depois que aplaina cabeçote. Quando acertam é mais sorte do que sabedoria, pois acertam 1 e erram 9! kkkk
E pra piorar os que sabem aqui não ensinam. Ganham a vida esperando os concorrentes fuderem o bolso dos clientes até esses clientes descobrirem que tem algum mecânico menos banzé.
Isso é uma triste realidade.
Meu motor passou por dois bombistas que não acertaram o ponto, inicialmente o consumo era alto e não disparava com a aceleração na faixa de torque. Um terceiro bombista me passou as dicas por telefone e eu mesmo fiz o procedimento. Sem as ferramentas adequadas pra posicionar o virabrequim e travar o eixo comando no pms as engrenagens enforcam mesmo. A maioria dos mecânicos faz no olhômetro e conta com a sorte, por isso muitas vezes dá problema e acabam criando essas lendas de que algumas peças são descartáveis...
Meu Jeep roda pouco, depois que fiz a reforma no motor e corrigi o sincronismo já passou mais de 10mil km sem dor de cabeça.
[]'s
amonluna
24/02/2016, 16:52
Elmer, Muito obrigado pela resposta e desculpa a demora em agradecer.
Esses dias fiquei sabendo que um conhecido conseguiu bater um MWM sprint, fez uma trilha e quando chegou no asfalto o motor virou uma batedeira forte, ainda não sei oq deu, mas ele usa o jipe pra competir rallye indoor, já tinha mexido na bomba e bicos, tava se preparando pra trocar a turbina...agora não sei oq vai fazer.
Se ver ele por ai, vou mostrar esse topico, quem sabe ele não anima e faz um 4.08 com base nas suas dicas. a proposito, usando camisas do 3.0 o motor fica com 3.0 ou 3.2 (0.8 x 4 = 3.2)?
Abraços
Elmer_Jeep
24/02/2016, 17:07
...usando camisas do 3.0 o motor fica com 3.0 ou 3.2 (0.8 x 4 = 3.2)?
Abraços
Cada pistão de 3.0 aumentam 50cm³ x 4 cilindros = 200cm³ + 2800 (do sprint 407) = 3.0
[]'s
Olá Elmer, adorei esse serviço no seu 6.07, não entendi algumas partes, no caso da biela ser trapezoidal não seria mais fácil "frezar" reto o pistão por dentro, é que penso eu que pistões mais leves sempre dão uns cavalinhos a mais, ou não tinha espaço, o lado maior do trapézio era maior que a biela e iria ficar folgado? Outra dúvida é se o bloco do 4.07 tem espaço pra isso, dá pra usinar tanto quanto este seu? E sem abusar, numa S10 Eletrônica a ECU, Bomba e Bicos Originais iriam mandar diesel suficiente pra este aumento de cilindrada ou teria de remapear e ou colocar bicos trabalhados, abraços.
PS: Outra coisa que tbm fiquei pensando é neste aumento da taxa compressão, exigindo um maior cuidado na regulagem da turbina, principalmente nas mecânicas com super lda e ou aumento do parafuso da Wg...
Elmer_Jeep
27/04/2016, 12:28
Olá Elmer, adorei esse serviço no seu 6.07, não entendi algumas partes, no caso da biela ser trapezoidal não seria mais fácil "frezar" reto o pistão por dentro, é que penso eu que pistões mais leves sempre dão uns cavalinhos a mais, ou não tinha espaço, o lado maior do trapézio era maior que a biela e iria ficar folgado? Outra dúvida é se o bloco do 4.07 tem espaço pra isso, dá pra usinar tanto quanto este seu? E sem abusar, numa S10 Eletrônica a ECU, Bomba e Bicos Originais iriam mandar diesel suficiente pra este aumento de cilindrada ou teria de remapear e ou colocar bicos trabalhados, abraços.
PS: Outra coisa que tbm fiquei pensando é neste aumento da taxa compressão, exigindo um maior cuidado na regulagem da turbina, principalmente nas mecânicas com super lda e ou aumento do parafuso da Wg...
Atualmente até as bielas de motor ciclo otto são trapezoidais, o pistão fica mais reforçado internamente e o pino sofre menos desgaste. Pra mim foi mais fácil retrabalhar as bielas.
Na mesma época reabrimos um bloco de sprint 4 cilindros e tem material suficiente, assim como o 6.07;
O sistema original da S10 dá conta do recado sim, pois a pressão de injeção no 4.07 eletrônico é igual a do 4.08, 1350 bar.
O bico injetor original é o mesmo para dois motores (Código: 940704640034 - Bico Injetor Completo MWM 4.07 TCE / 4.08 TCE S10 / Agrale / VW 8.150 Delivery).
A diferença de taxa é pequena, mantive a pressão da turbina como no original que é 1,2 kg/cm².
[]'s
Olá Elmer, encontrei pra vender um bloco + bielas + Pistões do 8-150 Delivery 4.08, novos com Nota Fiscal pra depois regularizar, vc sabe me dizer pela sua experiência se este bloco cabe normal no lugar do bloco do 4.07TCE, (Os agregados dão todos certos) ele está montado inclusive com o Virabrequim mas sem o cabeçote, a vontade que dá é só jogar meu cabeçote encima, vc diz num post anterior que já reabriu um bloco 4.07, sabe me dizer o real ganho de desempenho, principalmente na parte aspirada antes da turbina entrar?
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