PDA

Ver Versão Completa : tranformaçõa de f 75 p/ f 85

sorvetão
07/01/2006, 10:47
aewwwww

alguem poderia me dar algumas dica ou enviar fotos de algumas f 85 to afim de transf. minha f 75 por onde começo e só retirar o teto?
tem mais algum item q tem q ser mudo? como são as portas e a capotas de lona onde compro a capota de lona?

c puderem ajudar eu agradeço.

sorvetão

abs

rafaelsouza
07/01/2006, 12:26
Ola amigo
posso te adiantar que não é só cortar o teto não! :discordo:
Existem algumas diferenças complicadas uma que me lembro agora de cabeça é que a F-85 usa quadro de parabrisa do jeep
tenho um amigo que foi fazer, e desistiu, comprou uma cabine no desmanche e restaurou
outra opçao é o seguinte: se eu não me engano a agromotor faz a cabine de fibra
é isso
boa sorte

otto
07/01/2006, 13:20
aewwwww

alguem poderia me dar algumas dica ou enviar fotos de algumas f 85 to afim de transf. minha f 75 por onde começo e só retirar o teto?
tem mais algum item q tem q ser mudo? como são as portas e a capotas de lona onde compro a capota de lona?

sorvetão

abs

otto
07/01/2006, 13:21
aewwwww

sorvetão

abs

otto
07/01/2006, 13:23
aewwwww

sorvetão

abs

otto
07/01/2006, 13:24
aewwwww

sorvetão

abs

otto
07/01/2006, 13:27
Ola amigo
posso te adiantar que não é só cortar o teto não! :discordo:
Existem algumas diferenças complicadas uma que me lembro agora de cabeça é que a F-85 usa quadro de parabrisa do jeep
tenho um amigo que foi fazer, e desistiu, comprou uma cabine no desmanche e restaurou
outra opçao é o seguinte: se eu não me engano a agromotor faz a cabine de fibra
é isso
boa sorte

otto
07/01/2006, 13:28
aewwwww

sorvetão

abs

otto
07/01/2006, 13:30
aewwwww

sorvetão

abs

sorvetão
07/01/2006, 18:07
valeu pelas dicas e as fotos já to até pensando em ficar com a f 75 nada de transf.
muito trampo mas valeu a dica muito obrigado :( :( :( :( :( :( :(

abs

sorvetão

Cowboy
08/01/2006, 12:19
Existem diferenças estruturais, no chassi. Caso alguém queira fazer a adaptação, não pode esquecer de reforçar o chassi. Não é só colocar a carroceria da "AGRMOTOR". Quem apenas trocar as carrocerias, irá fadigar o chassis.

sorvetão
08/01/2006, 12:25
to falndu e bem melhor eu ficar com a minha f 75 mesmo , ou comprar uma f 85 isso é ce eu achar
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

até mais

abs

otto
08/01/2006, 13:22
para colocar a cabine de f85 da agromotor nao precisa mudar nada e so tirar uma e colocar a outra nao precisa reforçar nada pois a cabine da f85 e bem mais leve a minha f85 e original do exercito e o chassis nao tem grandes difereça apenas uma travessa a mais onde esta fixada a base do canhao e ums reforça na traseira onde esta fixado o gancho G

Cowboy
08/01/2006, 20:48
Boa noite, Otto. O reforço muda de ano p/ ano, como nas verções civis também, mas este não é exatamente o ponto. O fato é que, já em projeto, o chassis da F-85 era mais reforçado, não pelo fato do peso da cabine, mas pela falta de amarração que a capota de aço dava ao conjunto.
A cabine com capota forma uma "caixa" com estrutura suficiente p/ ajudar a diminuir a torção do chassi quando este tiver de trabalhar. Da mesma forma, uma carroceria inteiramente fechada (como é o caso da Rural) daria maior rigidez ao conjunto. E esse é um dos motivos do chassis da Rural ter menos reforço ainda. (imagina o pessoal que fáz essa transformação a partir do chassis de uma Rural?!).
Para todos entenderem, vamos fazer uma analogia bem fácil.
Imagine uma régua. Caso você faça um esforço numa das extremidades para um lado, e na outra extremidade pro outro lado, adivinhe o que vai acontecer? Pois é, ela torce. O que é perfeitamente normal, p/ tal situação.
Agora imagine tentar fazer a mesma coisa com uma barra de perfil retandular (ôca) de mesmo material que a régua? O mesmo exemplo pode ser dado p/ uma folha de papel solta e uma caixa de papel dobrado (papel este de mesma gramatura da folha anteriormente citada).
Sabe o que vai acontecer? Você terá de aplicar muito mais força p/ vencer a resistência da estrutura fechada do que p/ torcer a peça aberta (nos dois casos).
Sabe porque? Porque você criou novos vetores de resistência a serem vencidos, quando fechou uma estrutura anteriormente aberta.
É por isso que chassis fechados são mais resistentes do que os abertos. E por falar nisso, se você comparar seu chassis com os outros, de mesmo ano, verás que o seu tem muito mais partes fechadas do que os de seus amigos (de mesmo ano de fabricação).
Não é a toa que os últimos chassis vendidos p/ F-75 eram quase totalmente fechados, pois o que se queria era tornar o carro mais "sólido".
As F-75 de 82/83, tinham praticamente o mesmo chassis que a F-85. Isso chama-se evolução. Estas últimas concorriam já num mundo dominado por carros monobloco. Era preciso diminuir os problemas de torção na cabine. O irritante abrir de portas sem se desejar. As trincas de estrutura. Etc...
Não conseguiram, mas melhoraram muito.
Ainda há um pequeno ponto que deve ser corrigido, e diz respeito ao peso de uma carroceria de fibra.
Ao contrário do que normalmente se diz, uma carroceria de fibra de vidro pesa consideravelmente mais do que uma semelhante, de chapa.
Isto pode parecer piada, mas não é. Não compare a manta solta com uma chapa de ferro. Para você dar resistência a uma carroceria de fibra, e não permitir que ela trinque com facilidade, pelas torções e esforços a que estará submetida, você terá de dar reforços a esta estrutura. Quem já construiu carrocerias de fibra sabe bem do que falo. Não se usa só fibra p/ fazer uma carroceria, mas mesmo que fosse assim, o peso da camada de resina, manta, talco, etc... supera o peso de uma carroceria semelhante, em chapa.
Numa chapa, se você der um único vinco, você criou um reforço sem adicionar material a sua peça. Na fibra isso não é possível. Essa é a fantástica mágica do MONOBLOCO. Leve, barato, porém muito resistente a torções. Uma estrutura de chapa fina, vincada em vários sentidos e de estrutura fechada.
Não existe carro de fibra sem chassi, seja ele interno ou externo a estrutura, pois não se conseguiria fazer algo resistente "leve", e economicamente viável.
Um carro de fibra só pode ser mais leve do que um de chapa, se o seu desenho for próprio, exclusivo, como os bugys, etc... porque se você tiver de copiar as curvas de um carro de chapa, e fazê-las em fibra, você terá uma estrutura muito mais pesada.
Grande abraço Otto, e parabéns pela viatura.

sorvetão
08/01/2006, 21:58
cowboy

essas dicas são violentas muito boas mesmo ...........nunca imaginei que teria tanta mudança assim
valeu mesmo :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Cowboy
09/01/2006, 08:20
Sorvetão, bom dia. Você não está impossibilitado de fazer esta transformação, mas tome os devidos cuidados p/ ter uma vida útil maior, da sua viatura.
Particularmente gosto muito da solução da AGROMOTOR, com sua carroceria de fibra, mas alguns cuidados devem ser tomados. Reforce o seu chassi e seja feliz.
Não deixe de fazer algo que gosta, pelas dificuldades do caminho. Na vida NADA é de graça.
Caso minha viatura estivesse precisando de outra carroceria, esta seria a solução que eu adotaria, pois acho sua estética muito interessante, e porque fibra não apodrece. Apenas tomaria os cudados necessários.
Grande abraço, e boa sorte.

Cícero Franco
09/01/2006, 09:43
Eu consultei há algum tempo a Agromotor e só a frente de fibra ficava mais de 3 mil. :shock:

Cowboy
09/01/2006, 11:15
É lamentável, mas é verdade. Se não me engano esse era o valor só da cabine(+/- 3.200,00). a frente toda ficava mais de 6.000!!! Mas acho que para uma reforma completa, e levando-se em conta que o serviço deve ser pra vida toda (não apodrece), ainda assim faria o investimento.
Acredito que este valor esteja nestes níveis, pela falta de concorrência e de compradores p/ diluir o custo do investimento, pois há uma diferença gritante entre o preço de uma carroceria(completa!) de Jeep e apenas uma cabine de F-75.
É uma realidade lamentável.

Cícero Franco
09/01/2006, 11:22
Mas eu acho que tão querendo tirar o preço do molde nos dois primeiros que comprarem... :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Cowboy
09/01/2006, 12:22
!!!!!

rafaelsouza
09/01/2006, 17:08
Vai dar um pouco de trabalho, mais da pra encontrar uma cabine usada de F-85 e mandar restaurar
provavelmente vai gastar menos.

Pinduca
09/01/2006, 23:48
Fala Shamu!!!
:mrgreen:
"sorvetão" é coisa de gordinho.

Eu acho que você deve serrar logo a parte de cima da F75, colocar uma gaiola, aquele motorzão que vc comprou e mandar "vento na cara".

Abraços

Arnaldo Tomazetti
20/01/2006, 19:08
As explicações do Cowboy estão mais do que corretas, porém estive comparando o chassi da minha F-75 1978 com uma F-85 original do meu amigo e não percebi diferenças...realmente na F-75 o chassi é formado por perfil "U" em toda a sua extensão, e na secção entre-eixos tem outro perfil "U" invertido, formando um tubo retangular, só se a diferença está na espessura da chapa...
Também gosto do estilo cachorro louco, se a minha não estivesse tão boa de lata eu faria a mudança.
abs