Conectar

Ver Versão Completa : platinado novo queimou dentro da garagem

eder martins
09/08/2014, 16:24
Comprei um platinado novo e condensador e coloquei o Jeep funcionou perfeita mente tirei da garagem manobrei e pus enfrente de casa com tudo funcionando perfeitamente pouco tempo depois fui por na garagem de novo ele morreu e não pegou olhei o platinado e tava queimado pretinho lixei o platinado e não funcionou troquei o distribuidor completo tampa e bobina e não funcionou coloquei de novo o mesmo platinado queimado e lixado e funcionou muito mal o distribuidor foi todo desmontado limpo e algumas pecinhas trocadas por um mecânico a pouco tempo mas cá entre nos se eu tivesse feito tinha ficado bem melhor e aconteceu isso ai
Alguma ideia do que pode estar acontecendo???

Jacimar
09/08/2014, 16:29
Comprei um platinado novo e condensador e coloquei o Jeep funcionou perfeita mente tirei da garagem manobrei e pus enfrente de casa com tudo funcionando perfeitamente pouco tempo depois fui por na garagem de novo ele morreu e não pegou olhei o platinado e tava queimado pretinho lixei o platinado e não funcionou troquei o distribuidor completo tampa e bobina e não funcionou coloquei de novo o mesmo platinado queimado e lixado e funcionou muito mal o distribuidor foi todo desmontado limpo e algumas pecinhas trocadas por um mecânico a pouco tempo mas cá entre nos se eu tivesse feito tinha ficado bem melhor e aconteceu isso ai
Alguma ideia do que pode estar acontecendo???

Olá amigo Eder ! pelo sintoma parece excesso de corrente, como ficou aquela questão do resistor ?

eder martins
09/08/2014, 16:55
Olá amigo Eder ! pelo sintoma parece excesso de corrente, como ficou aquela questão do resistor ?o resistor nao precisa mesmo não mas me explica essa de excesso de corrente pvf

Jacimar
09/08/2014, 17:05
Seria se a bobina precisasse de resistor e não tivesse, numa situação dessas a corrente pelo platinado seria de cerca de 8A, sendo que o normal são 4A, muito estranho o que aconteceu . . . como chegou a conclusão que não precisa de resistor ? experimente medir a corrente no platinado, tem que ficar no valor que citei acima . . .

eder martins
09/08/2014, 17:36
Cheguei a conclusão com o pdf que vc deixou no link em outro tópico da pra medir a corrente sem ter aquele aparelhinho que eu esqueci o nome??

Renan Folly
09/08/2014, 17:54
minha pick-up não tem esse tal de resistor na bobina. até já vi isso em alguns carros... ela está comigo a 5 anos e meio e NUNCA trocou o platinado!

Jacimar
09/08/2014, 18:01
Multímetro, seria bem interessante medir a corrente, um multímetro é uma boa aquisição para usar no Jeep, em casa etc, sem ele fica difícil diagnosticar alguns problemas, eu tenho um semelhante a esse :

Multímetro Digital De Mesa Com Teste De Rede E Usb Hy4 !!!!! - R$ 89,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576033857-multimetro-digital-de-mesa-com-teste-de-rede-e-usb-hy4--_JM)

existem outros que diagnosticam até injeção eletrônica mas são mais caros :

Multímetro Automotivo Instrutherm Prof. Exelente Moto35 - R$ 249,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573461823-multimetro-automotivo-instrutherm-prof-exelente-moto35-_JM)

se não animar, peça a algum conhecido que tenha para medir para você . . .

eder martins
09/08/2014, 19:01
Vo ver se pego um emprestado amanha como faço pra medir??

Jacimar
10/08/2014, 08:11
Vo ver se pego um emprestado amanha como faço pra medir??

Bom dia prezados ! Eder, se você não tem intimidade com o aparelho é melhor pedir ajuda, provavelmente quem te emprestar pode te ajudar, a medição em si é simples :

0 - Solte o cabo de alta tensão que sai da bobina, só para segurança pois não interfere na medição.

1 - Ignição desligada, solte o fio que vai do platinado até o negativo da bobina.

2 - Instale os cabos do multímetro e selecione uma escala de corrente apropriada para o valor que espera encontrar, esperamos encontrar no máximo 8A então selecione 20A no multímetro, por exemplo.

3 - Coloque a ponta de prova positiva no negativo da bobina, parece estranho mas é isso mesmo !

4 - Coloque a ponta de prova negativa no fio que vai para o platinado.

5 - Ligue a ignição, vai aparecer no display do multímetro o valor de corrente que está passando na bobina, o normal é na casa dos 4A.

6 - Se não aparecer nenhuma corrente o platinado pode estar aberto, gire o motor pela correia até o platinado fechar e apresentar corrente.

Esses problemas reincidentes são chatos e desanimadores, não esmoreça, quando funcionar vai ser recompensador ! abraço ! e qualquer coisa é só falar !

Jacimar
10/08/2014, 08:25
minha pick-up não tem esse tal de resistor na bobina. até já vi isso em alguns carros... ela está comigo a 5 anos e meio e NUNCA trocou o platinado!

Renan bom dia ! o meu CJ58 ficou rodando de Segunda a Domingo por vários anos sem problema também, sem trocar platinado nem condensador, mas um dia a casa cai ! não tinha jeito mais e colocamos ignição eletrônica, a mesma coisa na C-10 . . . o grande problema hoje em dia é que mecânicos e eletricistas antigos estão aposentando e os atuais são meros trocadores de peça, com poucas exceções, e preferem os carros modernos com injeção eletrônica e que muitas vezes já indicam onde é o problema.
Outro problema é a má qualidade das peças atuais, os platinados de hoje em dia são de qualidade duvidosa ! na C-10 coloquei ignição eletrônica porque já estava difícil achar o atuador do avanço, além de caro - R$180,00 - da última vez que troquei, quem tem motor 261 deve saber/lembrar que o avanço gira o distribuidor inteiro e não a mesa como os outros motores, o que força muito o atuador . . .
Vida longa e próspera para seu distribuidor, mas já pesquise sobre ignição eletrônica para o seu motor, ou uma Motor Spice, ou ainda um motor moderno, o caminho é esse ! forte abraço !

eder martins
10/08/2014, 09:53
Ainda nao consegui o multimetro mas limpei bem o platinado e liguei o Jeep com outra bobina que nao e nova mas tbm nao e a que queimou a primeira vez e em 5 segundos o platinado pretinho de novo obs: a bobina que puis nao e de alta e normal

eder martins
10/08/2014, 11:24
Acho que nao vou nem tentar medir nada acho que vou deixar o Jeep parado ate o fim do ano para poder comprar uma ignição eletrônica e triste ficar com o Jeep parado e triste perder um pouco de originalidade mas nao aguento mas ver platinado na minha frente e acho que gastar dinheiro com distribuidor e perca de tempo dinheiro pode ser que eu mude de idea mas ate agora e isso. aguardo sugestões criticas e etc

Jacimar
10/08/2014, 16:06
Eder, desanime não ! as autopeças de hoje em dia são muito ruins, os platinados em especial ! procure pelos platinados da marca Platinac, eram os melhores quando eu ainda tinha platinado no Jeep e C-10 . . . faça a medição, vai aprender muito ! abraço !

eder martins
10/08/2014, 16:07
Será que vale a pena e será que o avanço funciona??. Igniçao Eletronica F75 - Jeep - Maverick -rural 6 Cilindros - R$ 389,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569662217-ignicao-eletronica-f75-jeep-maverick-rural-6-cilindros-_JM)

eder martins
10/08/2014, 16:24
Eder, desanime não ! as autopeças de hoje em dia são muito ruins, os platinados em especial ! procure pelos platinados da marca Platinac, eram os melhores quando eu ainda tinha platinado no Jeep e C-10 . . . faça a medição, vai aprender muito ! abraço !sei la acho melhor esquecer de platinado

Jacimar
10/08/2014, 17:08
Entendo, mas ficar com o Jeep parado por uma porcaria de platinado, é muito triste . . .

eder martins
10/08/2014, 18:03
Entendo, mas ficar com o Jeep parado por uma porcaria de platinado, é muito triste . . .e mas estamos vendo ai e acho que nao vai ser muito tempo nao. e sobre a ignição do link alguém sabe se e boa

Walter da Camper
10/08/2014, 20:52
Muitas teorias que envolvem originalidade não funcionam mais nos nossos carros velhos. O que os engenheiros projetaram era muito bom para as condições da época, mas hoje há outros fatores que alteram tais condições: desgaste pela idade, peças de reposição de má qualidade ou que não atende aos parâmetros originais, adaptações feitas pelos antigos donos que nem sabemos... etc.
Por isso o bom funcionamento de nossas jóias depende agora de nosso próprio raciocínio-lógico e criatividade.
O projeto original não prevê resistor de bobina... Tudo bem, mas os platinados de hoje são mais fracos, as baterias e alternadores fornecem mais corrente... etc, etc... É fato concreto que um resistor alivia consideravelmente a corrente que circula no platinado, além de reduzir a temperatura da bobina.
A única dificuldade que pode surgir é na hora da partida, em que a tensão da bateria cai bastante e a faísca pode ser muito fraca. Para isso os motores GM151, por exemplo, têm um fio que sai do arranque e vai para a bobina e no momento da partida ligam a bateria direto na bobina, anulando o resistor. Esse mesmo efeito pode ser conseguido ligando um fio na chave de contato até a bobina através de um diodo (para a corrente não retornar e o arranque não ficar acionado direto).

Coloque o resistor de bobina (1,5 ohm) e mantenha o carro andando até resolver colocar uma ignição eletrônica ou DIS ou Igniflex, se for o caso.

Me desculpe a crítica, mas quem desanima com um problema tão simples não serve para ter um Jeep. Falta de conhecimento não é desculpa, o forum está aqui para ajudar.

Boa sorte.

eder martins
10/08/2014, 21:31
Muitas teorias que envolvem originalidade n0Š0o funcionam mais nos nossos carros velhos. O que os engenheiros projetaram era muito bom para as condi0Š40‹1es da ¨¦poca, mas hoje h¨¢ outros fatores que alteram tais condi0Š40‹1es: desgaste pela idade, pe0Š4as de reposi0Š40Š0o de m¨¢ qualidade ou que n0Š0o atende aos par0‰9metros originais, adapta0Š40‹1es feitas pelos antigos donos que nem sabemos... etc.Por isso o bom funcionamento de nossas j¨®ias depende agora de nosso pr¨®prio racioc¨ªnio-l¨®gico e criatividade.O projeto original n0Š0o prev¨º resistor de bobina... Tudo bem, mas os platinados de hoje s0Š0o mais fracos, as baterias e alternadores fornecem mais corrente... etc, etc... 0‡7 fato concreto que um resistor alivia consideravelmente a corrente que circula no platinado, al¨¦m de reduzir a temperatura da bobina. A ¨²nica dificuldade que pode surgir ¨¦ na hora da partida, em que a tens0Š0o da bateria cai bastante e a fa¨ªsca pode ser muito fraca. Para isso os motores GM151, por exemplo, t¨ºm um fio que sai do arranque e vai para a bobina e no momento da partida ligam a bateria direto na bobina, anulando o resistor. Esse mesmo efeito pode ser conseguido ligando um fio na chave de contato at¨¦ a bobina atrav¨¦s de um diodo (para a corrente n0Š0o retornar e o arranque n0Š0o ficar acionado direto).Coloque o resistor de bobina (1,5 ohm) e mantenha o carro andando at¨¦ resolver colocar uma igni0Š40Š0o eletr0‹0nica ou DIS ou Igniflex, se for o caso.Me desculpe a cr¨ªtica, mas quem desanima com um problema t0Š0o simples n0Š0o serve para ter um Jeep. Falta de conhecimento n0Š0o ¨¦ desculpa, o forum est¨¢ aqui para ajudar. Boa sorte.nao e bem assim adaptações mal feitas nao tem pois o Jeep esta com meu avo a 35anos temos dois distribuidores completos e ja foi tudo trocado varias vezes a uns 4anos que um platinado nao dura nem tres meses e agora queimou um novo dentro da garagem e como o amigo jacimar disse as peças de hoje nao tem qualidade esse Jeep fechou uma oficina especializada aqui a anos com um problema parecido o cara disse que se nao resolvesse fechava nao resolveu e fechou passou por todas as oficina da cidade e de uma cidade vizinha nao teve jeito so meu pai que era leigo na epoca resolveu ele faleceu a 4anos e o problema voltou poucos meses depois...ainda acha que eu desisto fácil ???

Marcos
11/08/2014, 10:25
Acho que nao vou nem tentar medir nada acho que vou deixar o Jeep parado ate o fim do ano para poder comprar uma ignição eletrônica e triste ficar com o Jeep parado e triste perder um pouco de originalidade mas nao aguento mas ver platinado na minha frente e acho que gastar dinheiro com distribuidor e perca de tempo dinheiro pode ser que eu mude de idea mas ate agora e isso. aguardo sugestões criticas e etc

Rapaiz, que encrenca esse platinado!

Você já trocou praticamente tudo, correto? O problema também pode estar no condensador, (em curto), se não fez isso ainda, coloque um novo,

Boa sorte,

Marcos

antonio umino
11/08/2014, 13:22
uma sugestão... O defeito pode estar no Cabo terra da Bateria... Fica isolado....ou dá mal contacto....
Verifique o terra da bateria....
Tem o cabo terra da bateria direto na carroceria. e deste para o chassis e motor...
Então coloque o cabo terra direto no motor. se vc ver vai ter um cabo entre o coxim do motor e o chassis, (o coxim isola )
e do motor para a parte de carroceria (lataria do jeep)..

abçs

eder martins
11/08/2014, 13:38
uma sugestão... O defeito pode estar no Cabo terra da Bateria... Fica isolado....ou dá mal contacto....
Verifique o terra da bateria....
Tem o cabo terra da bateria direto na carroceria. e deste para o chassis e motor...
Então coloque o cabo terra direto no motor. se vc ver vai ter um cabo entre o coxim do motor e o chassis, (o coxim isola )
e do motor para a parte de carroceria (lataria do jeep)..

abçs
obrigado pela ajuda o condensador ja foi trocado varias vezes mas vou dar uma olhada o cabo terra vou tentar fazer ele voltar a funcionar mas mesmo assim vou ver a igniçao o mais rapido possivel

eder martins
11/08/2014, 13:39
Será que vale a pena e será que o avanço funciona??. Igniçao Eletronica F75 - Jeep - Maverick -rural 6 Cilindros - R$ 389,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569662217-ignicao-eletronica-f75-jeep-maverick-rural-6-cilindros-_JM)
alguem conhece???

Jacimar
11/08/2014, 20:04
alguem conhece???

Prezado Eder, PARECE, digo parece porque compramos faz muito tempo, com a ignição que está rodando no CJ58, se for, é muito boa . . . nas respostas dele, ele confirma que tem os dois avanços funcionais, confirme isso via uma pergunta direta para se garantir em caso de problema, o preço está menor de quando compramos . . . abraço !

eder martins
11/08/2014, 20:34
Obg jacimar acho que vai ser essa mesmo. Mas como nao vou aguentar ver o Jeep parado mesmo será que limpando o platinado revisando os cabos como o antonio disse e colocando uma bobina usada nas que sei que esta boa e medindo como jacimar disse vai da pra funcionar pelo menos pra da uma esquentada na garagem mesmo ate chegar a eletrônica. tem mais algo que pode ser feito??

eder martins
22/08/2014, 14:17
Compramos a igniçao e agora uma duvida como o distribuidor atual tbm e bosch nao precisa distribuir nem mexer no ponto certo??e so por e ligar os cabos nao e???

antonio umino
22/08/2014, 19:50
Ao tirar o distribuidor.. faça uma marcação por exemplo.. em qual terminal da vela o rotor está apontando...
ou antes de tirar, levar a polia até o primeiro cilindro no Pms......
Depois de tirar, colocar novamente no mesmo lugar....
não tem como errar. o eixo tem uma ponta que encaixa na bomba de óleo, se não estiver certo não encaixa... aí é só girar o rotor para encaixar.
ok
abçs

eder martins
23/08/2014, 07:34
Ao tirar o distribuidor.. faça uma marcação por exemplo.. em qual terminal da vela o rotor está apontando...ou antes de tirar, levar a polia até o primeiro cilindro no Pms......Depois de tirar, colocar novamente no mesmo lugar....não tem como errar. o eixo tem uma ponta que encaixa na bomba de óleo, se não estiver certo não encaixa... aí é só girar o rotor para encaixar.okabçsobgcom distribuidores iguais eu já fiz varias vezes e deu certo a duvida era so essa mesmo vou tentar agora depois falo o que deu

lmadeir
24/08/2014, 15:58
O platinado velho estava funcionando? Se estava põe ele de novo e acabou. Até trocar por uma ignição eletronica. O ultimo platinado que tive no jeep durou mais de 10 anos e ainda estava funcionando quando troquei a ignição. E olha que nunca usei o tal pré-resistor nem nada.

eder martins
10/09/2014, 11:24
Como ta mais fácil achar ouro do que ignição eletrônica aqui voltamos a tentar com o distribuidor antigo mesmo e ja tentei de tudo e não pega nao da nem sinal e ta tudo ok platinado rotor etc ta dando centelha em todo lugar ate nas velas (se a centelha chega ate as velas e sinal que ta tudo ok e deveria funcionar neh ?) ja li e vi diversos vídeos sobre ponto e esta certo mas nao da nem sinal o que posso tentar?

eder martins
10/09/2014, 11:30
Ja tava ate chamando o ""grande doutor profissional"" mas pensei se esta com centelha e todo lugar e tecnicamente no ponto acho q não tem mais nada haver com distribuidor certo?

eder martins
10/09/2014, 20:47
Notei hj que caiu um oleo do purificador dentro do carburador será que pode ser isso?

Jacimar
12/09/2014, 06:45
Bom dia prezados ! Eder, só vi seus posts agora, se tem centelha já é meio caminho andado ! se for ponto e havendo gasolina haveria algum sinal de explosão - no bom sentido - mesmo que o motor ficasse pesado para girar, faça um teste : jogue um pouco de gasolina direto pelo carburador, um copinho de café basta, espere uns 2 minutos e dê partida, se ameaçar pegar o problema é falta de gasolina chegando nos cilindros, muito cuidado ao fazer os teste ! o carburador do BF fica em cima do distribuidor e já indcendiei os cabos de vela ao fazer a purga da cuba, boa sorte e um abraço !

eder martins
12/09/2014, 08:29
Obg jacimar fiz isso ontem e pegou varias vezes demora bastante mais depois que pega não falha mais não sei se e loucura minha mais parece q pega quando solto a chave e não quando seguro pra dar partida vou tentar hj dinovo

Jacimar
12/09/2014, 08:30
Obg jacimar fiz isso ontem e pegou varias vezes demora bastante mais depois que pega não falha mais não sei se e loucura minha mais parece q pega quando solto a chave e não quando seguro pra dar partida vou tentar hj dinovo

Isso é sintoma de bateria fraca ou em fim de vida !

antonio umino
12/09/2014, 09:13
Também, pode ser a chave de partida com defeito.

dá partida mas não dá contacto com a bobina...

abçs

eder martins
12/09/2014, 10:07
A bateria nao e pq tenho um carregador auxiliar de partida e e vira com força e tal
Ja a chave acho q pode ser tem como testar??(ligação direta)

Mauro-F75
12/09/2014, 11:05
Eder, faça um teste, coloque uma lâmpada qualquer 12 v entre o positivo da bobina e o terra. Na hora que ligar a chave de ignição a lâmpada vai acender. Peça para alguem ligar o arranque e observe a lampada, se ela piscar ou apagar enquanto o arranque gira é defeito na chave de ignição. Já aconteceu isso comigo e foi dessa maneira que o eletricista descobriu.
Abraço
Mauro

eder martins
12/09/2014, 13:32
Eder, faça um teste, coloque uma lâmpada qualquer 12 v entre o positivo da bobina e o terra. Na hora que ligar a chave de ignição a lâmpada vai acender. Peça para alguem ligar o arranque e observe a lampada, se ela piscar ou apagar enquanto o arranque gira é defeito na chave de ignição. Já aconteceu isso comigo e foi dessa maneira que o eletricista descobriu.
Abraço
Mauro
obg vou fazer isso mais tarde

eder martins
12/09/2014, 13:35
me disseram que o oleo pode ter sujado as velas vou ate da uma olhada mais quase certeza que se fossem as velas ficaria ratiando quando pega mais certo?

eder martins
12/09/2014, 18:47
obg vou fazer isso mais tarde

Comprovado e a chave fiz o teste da lâmpada e tbm consegui ligar de novo e realmente so pega quando solto a chave será q e problema no miolo ou algum mal contato acho q pra descobrir so olhando mesmo

eder martins
13/09/2014, 16:09
Troquei o miolo da chave e a bateria e não adianta so pega quando quer ja nao sei mais o que fazer

Walter da Camper
13/09/2014, 18:03
Já fez o teste do spray (borrifar WD40 no carburador)?

Paulo Leit
13/09/2014, 18:59
Olá galera ,

Liga um fio direto do positivo da bateria no positivo da bobina e da partida ,só para teste.
Tem um terminal no automático (solenoide) do motor de arranque que se ligado ao positivo da bobina,quando da a partida
retorna 12v na bobina , no meu jipe OHC eu coloquei ficou bom.

Vai a dica..

eder martins
13/09/2014, 19:14
Da bateria na bobina ja fiz e não adiantou mas vou ver essa do arranque amanha

eder martins
14/09/2014, 09:39
Olá galera ,

Liga um fio direto do positivo da bateria no positivo da bobina e da partida ,só para teste.
Tem um terminal no automático (solenoide) do motor de arranque que se ligado ao positivo da bobina,quando da a partida
retorna 12v na bobina , no meu jipe OHC eu coloquei ficou bom.

Vai a dica..

Qual e esse fio do arranque que pode ser ligado a bobina?? e achei um fio solto no arranque mas não acho onde devo liga-lo so tem a letra R no arranque onde ele esta quem souber ajuda ai

Paulo Leit
14/09/2014, 19:48
Olá Eder,

No automático (solenoide) do motor de arranque tem 3 terminais : 1 grande liga cabo grosso vem do positivo da bateria,
1 fino (terminal de encachar ou parafuso) positivo da chave de partida e
1 fino (terminal de encachar ou parafuso) que quando da a partida manda 12v no positivo da bobina,é evidente isso acontece quando tem um fio ligando os dois terminais , é isso.

Quanto ao teste ,positivo da bateria no positivo da bobina, se vc já fez e não deu nenhum resultado essa ligação que citei acima não resolve seu problema, já que é a mesma coisa.
Seu problema pode ser outro.

Vai a dica..

eder martins
14/09/2014, 20:40
Parte elétrica complicado demais pra se entender hoje mesmo pegou varias vezes hora normalmente virando a chave hora soltando-a e o hora nao pegando por nada amanha vem o "profissional" pra da uma olhada depois posto o que ele disser e fazer
Obg a todos que responderam

eder martins
15/09/2014, 15:35
o ''profissional'' testou a bobina e disse que com certeza era ela com a dele funcionou perfeitamente compramos outra que ele mesmo escolheu e adivinha: ESTA DO MESMO JEITO PEGANDO DE VEZ EM QUANDO COM DIFICULDADE PQP amanha ele vem de novo pra ver

reslima
15/09/2014, 15:40
Regulador de voltagem do alternador zuado pode dar um tanto de zica no carro, como esquentar bobina, queimar platinado. Se fosse você, pediria pra verificar o seu funcionamento e quanto de tensão está mandando para a bateria.

Bercan
15/09/2014, 16:25
o ''profissional'' testou a bobina e disse que com certeza era ela com a dele funcionou perfeitamente compramos outra que ele mesmo escolheu e adivinha: ESTA DO MESMO JEITO PEGANDO DE VEZ EM QUANDO COM DIFICULDADE PQP amanha ele vem de novo pra ver

eu faria da seguinte forma:

1: Pega um fio, liga direto bobina e bateria. faça um teste.... só não esqueça de desligar depois que testar mas tbm para desligar o motor vai ter q desligar o fio.

2: Compartilhando um fato que aconteceu comigo: Quando usava platinado passei por um problema parecido... Hora funcionava, hora nem ligava....hora morria do nada.... meu conselho é: Verifique a ligação entre o negativo da bobina e o platinado. Parece besteira, mas se a carcaça do distribuidor der terra nesse fio, o jeep não pega mesmo.

Dentro do distribuidor tem uma pecinha de material isolante, que não permite que o parafuso onde se liga o fio negativo da bobina entre em contato com a carcaça do distribuidor. O fio que liga deste parafuso ao platinado tbm não pode entrar em curto com a carcaça do distribuidor.

segue foto do isolante a que me refiro.

Aproveita quando o jeep não estiver funcionando e pega um multímetro na escala de continuidade... não retire o distribuidor, tire só a tampa. liga uma ponta do multímetro no negativo da bobina... liga a outra ponta na carcaça do distribuidor. Gire o motor na mão... o multímetro não deve "apitar" quando os contatos do platinado estiverem abertos. se o platinado abrir e o multímetro continuar "apitando"..... já sabe que algo está fechando curto... ai é só verificar..

abraço!

Jacimar
16/09/2014, 05:04
Bom dia prezados ! Éder, esse esquema da solenóide enviar 12 Volts para a bobina de ignição é para que no momento da partida, elimine-se a queda de tensão provocada pelo resistor em série com a bobina - se houver - tendo em vista que o arranque provoca uma grande quedade tensão, após o motor pegar volta ao normal, se você ligou direto da bateria até a bobina e não resolveu não é esse o problema. A distância é difícil acertar em cheio o problema, mas o sintoma que você descreve : "pega ao soltar a chave" já aconteceu comigo e era bateria em fim de vida, quando damos partida a corrente é muito alta e provoca uma forte queda de tensão, uma bateria ruim até consegue dar partida mas a ignição não funciona com tensão muito baixa, quando você solta a chave o arranque desliga, a tensão sobe e o motor do Jeep ainda está girando, a ignição com a tensão normalizada faz o motor pegar . . . o auxiliar de partida até ajuda mas não resolve, quando o meu CJ64 começa a fazer como o seu, já sei que a bateria está agonizando, vamos ver o queo ZC vai dizer . . . boa sorte e um abraço !

eder martins
16/09/2014, 14:08
vamos ver o que o ''profissional'' diz neh espero que de pra ele ver hoje de novo
e meio off topic mais tenho que dizer o profissional que o jacimar conhece bem kkk tinha dito que era impossivel eu saber por o motor no ponto so com ajuda do forum sem nunca ter visto alguem fazer ele tava dizendo que com certeza o problema era o ponto e quando ele chegou foi direto olhando isso e quando viu que estava certo chegou a engolir seco e nao soube o que dizer e eu adorei ver essa sena kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
obg a quem ja respondeu quem lembrar de mais alguma coisa me ajuda ai kk

eder martins
04/10/2014, 19:04
Gente fiquei um tempo sem postar pq to meio sem tempo o Jeep ja ta bem melhor mais ainda tem dificuldade pra ligar e to com uma divida será q as velas ruis podem fazer o motor pegar mal e depois q pega funcionar bem ( se acelero forte quando solto o acelerador da alguns estalos) mais não rateia e nem morre lenta perfeita e as vezes pega normal outras soltando a chave e ja testei com outra bateria com tinham dito e foi a mesma coisas . E o problema do platinado continua

eder martins
05/10/2014, 16:39
E as vezes tentando ligar da um barulho estranho e sai bastante fumaça do carburador

LuizDP
05/10/2014, 19:30
Bom dia prezados ! Éder, esse esquema da solenóide enviar 12 Volts para a bobina de ignição é para que no momento da partida, elimine-se a queda de tensão provocada pelo resistor em série com a bobina - se houver - tendo em vista que o arranque provoca uma grande quedade tensão, após o motor pegar volta ao normal, se você ligou direto da bateria até a bobina e não resolveu não é esse o problema. A distância é difícil acertar em cheio o problema, mas o sintoma que você descreve : "pega ao soltar a chave" já aconteceu comigo e era bateria em fim de vida, quando damos partida a corrente é muito alta e provoca uma forte queda de tensão, uma bateria ruim até consegue dar partida mas a ignição não funciona com tensão muito baixa, quando você solta a chave o arranque desliga, a tensão sobe e o motor do Jeep ainda está girando, a ignição com a tensão normalizada faz o motor pegar . . . o auxiliar de partida até ajuda mas não resolve, quando o meu CJ64 começa a fazer como o seu, já sei que a bateria está agonizando, vamos ver o queo ZC vai dizer . . . boa sorte e um abraço !

Amigo, o meu jeep está parecido com o seu nesse ponto. Em meu caso que originalmente em 1961 eram 6volts e ainda estou com o arranque 6V e o restante 12V poderia se agravar o problema?
Talvez seja também o seu caso, mas vamos ver as opiniões de quem entende de elétrica.

Em tempo, no "tranco" pega que é uma covardia de fácil.

Walter da Camper
06/10/2014, 09:44
Esse é sintoma de válvulas desreguladas (pouca folga) ou desgastadas (má vedação), o que também causa dificuldade de partida.

E as vezes tentando ligar da um barulho estranho e sai bastante fumaça do carburador

Jacimar
06/10/2014, 15:44
Amigo, o meu jeep está parecido com o seu nesse ponto. Em meu caso que originalmente em 1961 eram 6volts e ainda estou com o arranque 6V e o restante 12V poderia se agravar o problema?
Talvez seja também o seu caso, mas vamos ver as opiniões de quem entende de elétrica.

Em tempo, no "tranco" pega que é uma covardia de fácil.

Boa tarde prezado ! amigo Luiz, não entendi como é o seu sistema elétrico :semideia, arranque de 6 Volts em sistema de 12 ? tem 2 baterias ? abraço !

eder martins
06/10/2014, 16:06
Esse é sintoma de válvulas desreguladas (pouca folga) ou desgastadas (má vedação), o que também causa dificuldade de partida.

Obg Vou ver se tem algum tópico falando sobre válvulas se alguém souber deixa link pfv

antonio umino
06/10/2014, 18:58
Boa tarde prezado ! amigo Luiz, não entendi como é o seu sistema elétrico :semideia, arranque de 6 Volts em sistema de 12 ? tem 2 baterias ? abraço !

Jacimar veja o ano do jeep 1961,, até o ano de 1963 a bateria e todo o sistema eletrico era de 6 volts.
No ano de 1964, vieram os primeiros jeeps, rural, aéro, pickup com 12 volts.

ao transformar a viatura do ano de 1961. de 6 volts para 12 volts. deixaram o motor de partida original de 6 volts, ligado em 12 volts...

abçs

Jacimar
06/10/2014, 19:11
Jacimar veja o ano do jeep 1961,, até o ano de 1963 a bateria e todo o sistema eletrico era de 6 volts.
No ano de 1964, vieram os primeiros jeeps, rural, aéro, pickup com 12 volts.

ao transformar a viatura do ano de 1961. de 6 volts para 12 volts. deixaram o motor de partida original de 6 volts, ligado em 12 volts...

abçs

Cada vez vejo que Jeep é um assunto inesgotável ! ! ! essa eu não sabia, mas como é possível não queimar o arranque ? abraço !

LuizDP
06/10/2014, 20:19
Jacimar, o amigo Antonio Umino explicou tudo, é exatamente isso, mas daí explicar porque o arranque não queima eu não tenho alçada, sei que ele vira rápido demais por estar em voltagem em dobro.

Ps: já comprei a viatura assim há 10 anos.

Abraços.

Walter da Camper
06/10/2014, 21:43
A explicação é simples: Antigamente as coisas eram feitas para durar (não havia a obsolescência programada) e por isso eram superdimensionadas. A bitola do cobre e sua boa isolação permitiam trabalhar com excesso de tensão pelo tempo suficiente para dar a partida.
Esses dias minha bomba de gasolina deu pau e eu usei o arranque para andar com o jipe por uns 50 metros até a entrada da garagem (motor de opala 73 + arranque de C10 e bateria de 100A).

Jacimar, o amigo Antonio Umino explicou tudo, é exatamente isso, mas daí explicar porque o arranque não queima eu não tenho alçada, sei que ele vira rápido demais por estar em voltagem em dobro.

Ps: já comprei a viatura assim há 10 anos.

Abraços.

LuizDP
06/10/2014, 22:13
Faz sentido Walter, ainda mais que o arranque não é um componente que fica a trabalhar o tempo todo no motor, faz a sua vez e fica latente em seguida, em condições normais claro, o seu caso foi de socorro e mm assim deu conta.
Se fosse um arranque novo não teria o mesmo poder de arrasto talvez. Abs

Jacimar
07/10/2014, 05:59
Bom dia prezados ! já manobrei o Jeep várias vezes também usando o arranque, usei a reduzida para ficar mais fácil . . . interessante essa informação do arranque 6 Volts, vou dar uma olhada nos meus, abraço !

antonio umino
09/10/2014, 23:43
Só para ilustrar.
Foto de um paralama de uma Rural ano 63. abandonada por 30 anos. e acabei ficando com ela.

ainda o sistema eletrico era de 6 volts.....

foto da bobina...

abçs

480049

Jacimar
10/10/2014, 04:20
Bom dia prezado ! mais uma para a família, vai caber na sua assinatura ? parabéns pela aquisição ! :torcendo:

antonio umino
10/10/2014, 06:40
480055
visitando as concessionárias... achei.
agora no galpão esperando uma reforma..
já estou com 6 rurais, uma andando.. outra na linha de montagem...
e assim vai...
abçs

Walter da Camper
10/10/2014, 09:49
Nobre trabalho... resgatar jóias que estariam condenadas ao desmanche.
Vida longa às boas maquinas e aos homens de boa vontade que dedicam seu tempo a cuidar delas.

480055
visitando as concessionárias... achei.
agora no galpão esperando uma reforma..
já estou com 6 rurais, uma andando.. outra na linha de montagem...
e assim vai...
abçs

LuizDP
10/10/2014, 10:29
Assim acredito que a felicidade existe de fato!

Abraços e sucesso.

eder martins
12/10/2014, 15:45
VELAS TROCADAS E TUDO RESOLVIDO obg a todos q responderam Jeep ta ótimo de novo ������

Jacimar
13/10/2014, 09:55
VELAS TROCADAS E TUDO RESOLVIDO obg a todos q responderam Jeep ta ótimo de novo ������

Que ótima notícia ! ! ! mas não era o platinado ? ? ?

eder martins
13/10/2014, 11:44
E que quando pegava logo o platinado ficava preto acho q não tem nada haver com velas mais agora com elas trocada voltou a pegar muito bem e ate agora o platinado ta normal