Ver Versão Completa : platinado novo queimou dentro da garagem
eder martins
09/08/2014, 16:24
Comprei um platinado novo e condensador e coloquei o Jeep funcionou perfeita mente tirei da garagem manobrei e pus enfrente de casa com tudo funcionando perfeitamente pouco tempo depois fui por na garagem de novo ele morreu e não pegou olhei o platinado e tava queimado pretinho lixei o platinado e não funcionou troquei o distribuidor completo tampa e bobina e não funcionou coloquei de novo o mesmo platinado queimado e lixado e funcionou muito mal o distribuidor foi todo desmontado limpo e algumas pecinhas trocadas por um mecânico a pouco tempo mas cá entre nos se eu tivesse feito tinha ficado bem melhor e aconteceu isso ai
Alguma ideia do que pode estar acontecendo???
Comprei um platinado novo e condensador e coloquei o Jeep funcionou perfeita mente tirei da garagem manobrei e pus enfrente de casa com tudo funcionando perfeitamente pouco tempo depois fui por na garagem de novo ele morreu e não pegou olhei o platinado e tava queimado pretinho lixei o platinado e não funcionou troquei o distribuidor completo tampa e bobina e não funcionou coloquei de novo o mesmo platinado queimado e lixado e funcionou muito mal o distribuidor foi todo desmontado limpo e algumas pecinhas trocadas por um mecânico a pouco tempo mas cá entre nos se eu tivesse feito tinha ficado bem melhor e aconteceu isso ai
Alguma ideia do que pode estar acontecendo???
Olá amigo Eder ! pelo sintoma parece excesso de corrente, como ficou aquela questão do resistor ?
eder martins
09/08/2014, 16:55
Olá amigo Eder ! pelo sintoma parece excesso de corrente, como ficou aquela questão do resistor ?o resistor nao precisa mesmo não mas me explica essa de excesso de corrente pvf
Seria se a bobina precisasse de resistor e não tivesse, numa situação dessas a corrente pelo platinado seria de cerca de 8A, sendo que o normal são 4A, muito estranho o que aconteceu . . . como chegou a conclusão que não precisa de resistor ? experimente medir a corrente no platinado, tem que ficar no valor que citei acima . . .
eder martins
09/08/2014, 17:36
Cheguei a conclusão com o pdf que vc deixou no link em outro tópico da pra medir a corrente sem ter aquele aparelhinho que eu esqueci o nome??
Renan Folly
09/08/2014, 17:54
minha pick-up não tem esse tal de resistor na bobina. até já vi isso em alguns carros... ela está comigo a 5 anos e meio e NUNCA trocou o platinado!
Multímetro, seria bem interessante medir a corrente, um multímetro é uma boa aquisição para usar no Jeep, em casa etc, sem ele fica difícil diagnosticar alguns problemas, eu tenho um semelhante a esse :
Multímetro Digital De Mesa Com Teste De Rede E Usb Hy4 !!!!! - R$ 89,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576033857-multimetro-digital-de-mesa-com-teste-de-rede-e-usb-hy4--_JM)
existem outros que diagnosticam até injeção eletrônica mas são mais caros :
Multímetro Automotivo Instrutherm Prof. Exelente Moto35 - R$ 249,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573461823-multimetro-automotivo-instrutherm-prof-exelente-moto35-_JM)
se não animar, peça a algum conhecido que tenha para medir para você . . .
eder martins
09/08/2014, 19:01
Vo ver se pego um emprestado amanha como faço pra medir??
Vo ver se pego um emprestado amanha como faço pra medir??
Bom dia prezados ! Eder, se você não tem intimidade com o aparelho é melhor pedir ajuda, provavelmente quem te emprestar pode te ajudar, a medição em si é simples :
0 - Solte o cabo de alta tensão que sai da bobina, só para segurança pois não interfere na medição.
1 - Ignição desligada, solte o fio que vai do platinado até o negativo da bobina.
2 - Instale os cabos do multímetro e selecione uma escala de corrente apropriada para o valor que espera encontrar, esperamos encontrar no máximo 8A então selecione 20A no multímetro, por exemplo.
3 - Coloque a ponta de prova positiva no negativo da bobina, parece estranho mas é isso mesmo !
4 - Coloque a ponta de prova negativa no fio que vai para o platinado.
5 - Ligue a ignição, vai aparecer no display do multímetro o valor de corrente que está passando na bobina, o normal é na casa dos 4A.
6 - Se não aparecer nenhuma corrente o platinado pode estar aberto, gire o motor pela correia até o platinado fechar e apresentar corrente.
Esses problemas reincidentes são chatos e desanimadores, não esmoreça, quando funcionar vai ser recompensador ! abraço ! e qualquer coisa é só falar !
minha pick-up não tem esse tal de resistor na bobina. até já vi isso em alguns carros... ela está comigo a 5 anos e meio e NUNCA trocou o platinado!
Renan bom dia ! o meu CJ58 ficou rodando de Segunda a Domingo por vários anos sem problema também, sem trocar platinado nem condensador, mas um dia a casa cai ! não tinha jeito mais e colocamos ignição eletrônica, a mesma coisa na C-10 . . . o grande problema hoje em dia é que mecânicos e eletricistas antigos estão aposentando e os atuais são meros trocadores de peça, com poucas exceções, e preferem os carros modernos com injeção eletrônica e que muitas vezes já indicam onde é o problema.
Outro problema é a má qualidade das peças atuais, os platinados de hoje em dia são de qualidade duvidosa ! na C-10 coloquei ignição eletrônica porque já estava difícil achar o atuador do avanço, além de caro - R$180,00 - da última vez que troquei, quem tem motor 261 deve saber/lembrar que o avanço gira o distribuidor inteiro e não a mesa como os outros motores, o que força muito o atuador . . .
Vida longa e próspera para seu distribuidor, mas já pesquise sobre ignição eletrônica para o seu motor, ou uma Motor Spice, ou ainda um motor moderno, o caminho é esse ! forte abraço !
eder martins
10/08/2014, 09:53
Ainda nao consegui o multimetro mas limpei bem o platinado e liguei o Jeep com outra bobina que nao e nova mas tbm nao e a que queimou a primeira vez e em 5 segundos o platinado pretinho de novo obs: a bobina que puis nao e de alta e normal
eder martins
10/08/2014, 11:24
Acho que nao vou nem tentar medir nada acho que vou deixar o Jeep parado ate o fim do ano para poder comprar uma ignição eletrônica e triste ficar com o Jeep parado e triste perder um pouco de originalidade mas nao aguento mas ver platinado na minha frente e acho que gastar dinheiro com distribuidor e perca de tempo dinheiro pode ser que eu mude de idea mas ate agora e isso. aguardo sugestões criticas e etc
Eder, desanime não ! as autopeças de hoje em dia são muito ruins, os platinados em especial ! procure pelos platinados da marca Platinac, eram os melhores quando eu ainda tinha platinado no Jeep e C-10 . . . faça a medição, vai aprender muito ! abraço !
eder martins
10/08/2014, 16:07
Será que vale a pena e será que o avanço funciona??. Igniçao Eletronica F75 - Jeep - Maverick -rural 6 Cilindros - R$ 389,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569662217-ignicao-eletronica-f75-jeep-maverick-rural-6-cilindros-_JM)
eder martins
10/08/2014, 16:24
Eder, desanime não ! as autopeças de hoje em dia são muito ruins, os platinados em especial ! procure pelos platinados da marca Platinac, eram os melhores quando eu ainda tinha platinado no Jeep e C-10 . . . faça a medição, vai aprender muito ! abraço !sei la acho melhor esquecer de platinado
Entendo, mas ficar com o Jeep parado por uma porcaria de platinado, é muito triste . . .
eder martins
10/08/2014, 18:03
Entendo, mas ficar com o Jeep parado por uma porcaria de platinado, é muito triste . . .e mas estamos vendo ai e acho que nao vai ser muito tempo nao. e sobre a ignição do link alguém sabe se e boa
Walter da Camper
10/08/2014, 20:52
Muitas teorias que envolvem originalidade não funcionam mais nos nossos carros velhos. O que os engenheiros projetaram era muito bom para as condições da época, mas hoje há outros fatores que alteram tais condições: desgaste pela idade, peças de reposição de má qualidade ou que não atende aos parâmetros originais, adaptações feitas pelos antigos donos que nem sabemos... etc.
Por isso o bom funcionamento de nossas jóias depende agora de nosso próprio raciocínio-lógico e criatividade.
O projeto original não prevê resistor de bobina... Tudo bem, mas os platinados de hoje são mais fracos, as baterias e alternadores fornecem mais corrente... etc, etc... É fato concreto que um resistor alivia consideravelmente a corrente que circula no platinado, além de reduzir a temperatura da bobina.
A única dificuldade que pode surgir é na hora da partida, em que a tensão da bateria cai bastante e a faísca pode ser muito fraca. Para isso os motores GM151, por exemplo, têm um fio que sai do arranque e vai para a bobina e no momento da partida ligam a bateria direto na bobina, anulando o resistor. Esse mesmo efeito pode ser conseguido ligando um fio na chave de contato até a bobina através de um diodo (para a corrente não retornar e o arranque não ficar acionado direto).
Coloque o resistor de bobina (1,5 ohm) e mantenha o carro andando até resolver colocar uma ignição eletrônica ou DIS ou Igniflex, se for o caso.
Me desculpe a crítica, mas quem desanima com um problema tão simples não serve para ter um Jeep. Falta de conhecimento não é desculpa, o forum está aqui para ajudar.
Boa sorte.
eder martins
10/08/2014, 21:31
Muitas teorias que envolvem originalidade n0Š0o funcionam mais nos nossos carros velhos. O que os engenheiros projetaram era muito bom para as condi0Š40‹1es da ¨¦poca, mas hoje h¨¢ outros fatores que alteram tais condi0Š40‹1es: desgaste pela idade, pe0Š4as de reposi0Š40Š0o de m¨¢ qualidade ou que n0Š0o atende aos par0‰9metros originais, adapta0Š40‹1es feitas pelos antigos donos que nem sabemos... etc.Por isso o bom funcionamento de nossas j¨®ias depende agora de nosso pr¨®prio racioc¨ªnio-l¨®gico e criatividade.O projeto original n0Š0o prev¨º resistor de bobina... Tudo bem, mas os platinados de hoje s0Š0o mais fracos, as baterias e alternadores fornecem mais corrente... etc, etc... 0‡7 fato concreto que um resistor alivia consideravelmente a corrente que circula no platinado, al¨¦m de reduzir a temperatura da bobina. A ¨²nica dificuldade que pode surgir ¨¦ na hora da partida, em que a tens0Š0o da bateria cai bastante e a fa¨ªsca pode ser muito fraca. Para isso os motores GM151, por exemplo, t¨ºm um fio que sai do arranque e vai para a bobina e no momento da partida ligam a bateria direto na bobina, anulando o resistor. Esse mesmo efeito pode ser conseguido ligando um fio na chave de contato at¨¦ a bobina atrav¨¦s de um diodo (para a corrente n0Š0o retornar e o arranque n0Š0o ficar acionado direto).Coloque o resistor de bobina (1,5 ohm) e mantenha o carro andando at¨¦ resolver colocar uma igni0Š40Š0o eletr0‹0nica ou DIS ou Igniflex, se for o caso.Me desculpe a cr¨ªtica, mas quem desanima com um problema t0Š0o simples n0Š0o serve para ter um Jeep. Falta de conhecimento n0Š0o ¨¦ desculpa, o forum est¨¢ aqui para ajudar. Boa sorte.nao e bem assim adaptações mal feitas nao tem pois o Jeep esta com meu avo a 35anos temos dois distribuidores completos e ja foi tudo trocado varias vezes a uns 4anos que um platinado nao dura nem tres meses e agora queimou um novo dentro da garagem e como o amigo jacimar disse as peças de hoje nao tem qualidade esse Jeep fechou uma oficina especializada aqui a anos com um problema parecido o cara disse que se nao resolvesse fechava nao resolveu e fechou passou por todas as oficina da cidade e de uma cidade vizinha nao teve jeito so meu pai que era leigo na epoca resolveu ele faleceu a 4anos e o problema voltou poucos meses depois...ainda acha que eu desisto fácil ???
Acho que nao vou nem tentar medir nada acho que vou deixar o Jeep parado ate o fim do ano para poder comprar uma ignição eletrônica e triste ficar com o Jeep parado e triste perder um pouco de originalidade mas nao aguento mas ver platinado na minha frente e acho que gastar dinheiro com distribuidor e perca de tempo dinheiro pode ser que eu mude de idea mas ate agora e isso. aguardo sugestões criticas e etc
Rapaiz, que encrenca esse platinado!
Você já trocou praticamente tudo, correto? O problema também pode estar no condensador, (em curto), se não fez isso ainda, coloque um novo,
Boa sorte,
Marcos
antonio umino
11/08/2014, 13:22
uma sugestão... O defeito pode estar no Cabo terra da Bateria... Fica isolado....ou dá mal contacto....
Verifique o terra da bateria....
Tem o cabo terra da bateria direto na carroceria. e deste para o chassis e motor...
Então coloque o cabo terra direto no motor. se vc ver vai ter um cabo entre o coxim do motor e o chassis, (o coxim isola )
e do motor para a parte de carroceria (lataria do jeep)..
abçs
eder martins
11/08/2014, 13:38
uma sugestão... O defeito pode estar no Cabo terra da Bateria... Fica isolado....ou dá mal contacto....
Verifique o terra da bateria....
Tem o cabo terra da bateria direto na carroceria. e deste para o chassis e motor...
Então coloque o cabo terra direto no motor. se vc ver vai ter um cabo entre o coxim do motor e o chassis, (o coxim isola )
e do motor para a parte de carroceria (lataria do jeep)..
abçs
obrigado pela ajuda o condensador ja foi trocado varias vezes mas vou dar uma olhada o cabo terra vou tentar fazer ele voltar a funcionar mas mesmo assim vou ver a igniçao o mais rapido possivel
eder martins
11/08/2014, 13:39
Será que vale a pena e será que o avanço funciona??. Igniçao Eletronica F75 - Jeep - Maverick -rural 6 Cilindros - R$ 389,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569662217-ignicao-eletronica-f75-jeep-maverick-rural-6-cilindros-_JM)
alguem conhece???
alguem conhece???
Prezado Eder, PARECE, digo parece porque compramos faz muito tempo, com a ignição que está rodando no CJ58, se for, é muito boa . . . nas respostas dele, ele confirma que tem os dois avanços funcionais, confirme isso via uma pergunta direta para se garantir em caso de problema, o preço está menor de quando compramos . . . abraço !
eder martins
11/08/2014, 20:34
Obg jacimar acho que vai ser essa mesmo. Mas como nao vou aguentar ver o Jeep parado mesmo será que limpando o platinado revisando os cabos como o antonio disse e colocando uma bobina usada nas que sei que esta boa e medindo como jacimar disse vai da pra funcionar pelo menos pra da uma esquentada na garagem mesmo ate chegar a eletrônica. tem mais algo que pode ser feito??
eder martins
22/08/2014, 14:17
Compramos a igniçao e agora uma duvida como o distribuidor atual tbm e bosch nao precisa distribuir nem mexer no ponto certo??e so por e ligar os cabos nao e???
antonio umino
22/08/2014, 19:50
Ao tirar o distribuidor.. faça uma marcação por exemplo.. em qual terminal da vela o rotor está apontando...
ou antes de tirar, levar a polia até o primeiro cilindro no Pms......
Depois de tirar, colocar novamente no mesmo lugar....
não tem como errar. o eixo tem uma ponta que encaixa na bomba de óleo, se não estiver certo não encaixa... aí é só girar o rotor para encaixar.
ok
abçs
eder martins
23/08/2014, 07:34
Ao tirar o distribuidor.. faça uma marcação por exemplo.. em qual terminal da vela o rotor está apontando...ou antes de tirar, levar a polia até o primeiro cilindro no Pms......Depois de tirar, colocar novamente no mesmo lugar....não tem como errar. o eixo tem uma ponta que encaixa na bomba de óleo, se não estiver certo não encaixa... aí é só girar o rotor para encaixar.okabçsobgcom distribuidores iguais eu já fiz varias vezes e deu certo a duvida era so essa mesmo vou tentar agora depois falo o que deu
O platinado velho estava funcionando? Se estava põe ele de novo e acabou. Até trocar por uma ignição eletronica. O ultimo platinado que tive no jeep durou mais de 10 anos e ainda estava funcionando quando troquei a ignição. E olha que nunca usei o tal pré-resistor nem nada.
eder martins
10/09/2014, 11:24
Como ta mais fácil achar ouro do que ignição eletrônica aqui voltamos a tentar com o distribuidor antigo mesmo e ja tentei de tudo e não pega nao da nem sinal e ta tudo ok platinado rotor etc ta dando centelha em todo lugar ate nas velas (se a centelha chega ate as velas e sinal que ta tudo ok e deveria funcionar neh ?) ja li e vi diversos vídeos sobre ponto e esta certo mas nao da nem sinal o que posso tentar?
eder martins
10/09/2014, 11:30
Ja tava ate chamando o ""grande doutor profissional"" mas pensei se esta com centelha e todo lugar e tecnicamente no ponto acho q não tem mais nada haver com distribuidor certo?
eder martins
10/09/2014, 20:47
Notei hj que caiu um oleo do purificador dentro do carburador será que pode ser isso?
Bom dia prezados ! Eder, só vi seus posts agora, se tem centelha já é meio caminho andado ! se for ponto e havendo gasolina haveria algum sinal de explosão - no bom sentido - mesmo que o motor ficasse pesado para girar, faça um teste : jogue um pouco de gasolina direto pelo carburador, um copinho de café basta, espere uns 2 minutos e dê partida, se ameaçar pegar o problema é falta de gasolina chegando nos cilindros, muito cuidado ao fazer os teste ! o carburador do BF fica em cima do distribuidor e já indcendiei os cabos de vela ao fazer a purga da cuba, boa sorte e um abraço !
eder martins
12/09/2014, 08:29
Obg jacimar fiz isso ontem e pegou varias vezes demora bastante mais depois que pega não falha mais não sei se e loucura minha mais parece q pega quando solto a chave e não quando seguro pra dar partida vou tentar hj dinovo
Obg jacimar fiz isso ontem e pegou varias vezes demora bastante mais depois que pega não falha mais não sei se e loucura minha mais parece q pega quando solto a chave e não quando seguro pra dar partida vou tentar hj dinovo
Isso é sintoma de bateria fraca ou em fim de vida !
antonio umino
12/09/2014, 09:13
Também, pode ser a chave de partida com defeito.
dá partida mas não dá contacto com a bobina...
abçs
eder martins
12/09/2014, 10:07
A bateria nao e pq tenho um carregador auxiliar de partida e e vira com força e tal
Ja a chave acho q pode ser tem como testar??(ligação direta)
Mauro-F75
12/09/2014, 11:05
Eder, faça um teste, coloque uma lâmpada qualquer 12 v entre o positivo da bobina e o terra. Na hora que ligar a chave de ignição a lâmpada vai acender. Peça para alguem ligar o arranque e observe a lampada, se ela piscar ou apagar enquanto o arranque gira é defeito na chave de ignição. Já aconteceu isso comigo e foi dessa maneira que o eletricista descobriu.
Abraço
Mauro
eder martins
12/09/2014, 13:32
Eder, faça um teste, coloque uma lâmpada qualquer 12 v entre o positivo da bobina e o terra. Na hora que ligar a chave de ignição a lâmpada vai acender. Peça para alguem ligar o arranque e observe a lampada, se ela piscar ou apagar enquanto o arranque gira é defeito na chave de ignição. Já aconteceu isso comigo e foi dessa maneira que o eletricista descobriu.
Abraço
Mauro
obg vou fazer isso mais tarde
eder martins
12/09/2014, 13:35
me disseram que o oleo pode ter sujado as velas vou ate da uma olhada mais quase certeza que se fossem as velas ficaria ratiando quando pega mais certo?
eder martins
12/09/2014, 18:47
obg vou fazer isso mais tarde
Comprovado e a chave fiz o teste da lâmpada e tbm consegui ligar de novo e realmente so pega quando solto a chave será q e problema no miolo ou algum mal contato acho q pra descobrir so olhando mesmo
eder martins
13/09/2014, 16:09
Troquei o miolo da chave e a bateria e não adianta so pega quando quer ja nao sei mais o que fazer
Walter da Camper
13/09/2014, 18:03
Já fez o teste do spray (borrifar WD40 no carburador)?
Paulo Leit
13/09/2014, 18:59
Olá galera ,
Liga um fio direto do positivo da bateria no positivo da bobina e da partida ,só para teste.
Tem um terminal no automático (solenoide) do motor de arranque que se ligado ao positivo da bobina,quando da a partida
retorna 12v na bobina , no meu jipe OHC eu coloquei ficou bom.
Vai a dica..
eder martins
13/09/2014, 19:14
Da bateria na bobina ja fiz e não adiantou mas vou ver essa do arranque amanha
eder martins
14/09/2014, 09:39
Olá galera ,
Liga um fio direto do positivo da bateria no positivo da bobina e da partida ,só para teste.
Tem um terminal no automático (solenoide) do motor de arranque que se ligado ao positivo da bobina,quando da a partida
retorna 12v na bobina , no meu jipe OHC eu coloquei ficou bom.
Vai a dica..
Qual e esse fio do arranque que pode ser ligado a bobina?? e achei um fio solto no arranque mas não acho onde devo liga-lo so tem a letra R no arranque onde ele esta quem souber ajuda ai
Paulo Leit
14/09/2014, 19:48
Olá Eder,
No automático (solenoide) do motor de arranque tem 3 terminais : 1 grande liga cabo grosso vem do positivo da bateria,
1 fino (terminal de encachar ou parafuso) positivo da chave de partida e
1 fino (terminal de encachar ou parafuso) que quando da a partida manda 12v no positivo da bobina,é evidente isso acontece quando tem um fio ligando os dois terminais , é isso.
Quanto ao teste ,positivo da bateria no positivo da bobina, se vc já fez e não deu nenhum resultado essa ligação que citei acima não resolve seu problema, já que é a mesma coisa.
Seu problema pode ser outro.
Vai a dica..
eder martins
14/09/2014, 20:40
Parte elétrica complicado demais pra se entender hoje mesmo pegou varias vezes hora normalmente virando a chave hora soltando-a e o hora nao pegando por nada amanha vem o "profissional" pra da uma olhada depois posto o que ele disser e fazer
Obg a todos que responderam
eder martins
15/09/2014, 15:35
o ''profissional'' testou a bobina e disse que com certeza era ela com a dele funcionou perfeitamente compramos outra que ele mesmo escolheu e adivinha: ESTA DO MESMO JEITO PEGANDO DE VEZ EM QUANDO COM DIFICULDADE PQP amanha ele vem de novo pra ver
Regulador de voltagem do alternador zuado pode dar um tanto de zica no carro, como esquentar bobina, queimar platinado. Se fosse você, pediria pra verificar o seu funcionamento e quanto de tensão está mandando para a bateria.
o ''profissional'' testou a bobina e disse que com certeza era ela com a dele funcionou perfeitamente compramos outra que ele mesmo escolheu e adivinha: ESTA DO MESMO JEITO PEGANDO DE VEZ EM QUANDO COM DIFICULDADE PQP amanha ele vem de novo pra ver
eu faria da seguinte forma:
1: Pega um fio, liga direto bobina e bateria. faça um teste.... só não esqueça de desligar depois que testar mas tbm para desligar o motor vai ter q desligar o fio.
2: Compartilhando um fato que aconteceu comigo: Quando usava platinado passei por um problema parecido... Hora funcionava, hora nem ligava....hora morria do nada.... meu conselho é: Verifique a ligação entre o negativo da bobina e o platinado. Parece besteira, mas se a carcaça do distribuidor der terra nesse fio, o jeep não pega mesmo.
Dentro do distribuidor tem uma pecinha de material isolante, que não permite que o parafuso onde se liga o fio negativo da bobina entre em contato com a carcaça do distribuidor. O fio que liga deste parafuso ao platinado tbm não pode entrar em curto com a carcaça do distribuidor.
segue foto do isolante a que me refiro.
Aproveita quando o jeep não estiver funcionando e pega um multímetro na escala de continuidade... não retire o distribuidor, tire só a tampa. liga uma ponta do multímetro no negativo da bobina... liga a outra ponta na carcaça do distribuidor. Gire o motor na mão... o multímetro não deve "apitar" quando os contatos do platinado estiverem abertos. se o platinado abrir e o multímetro continuar "apitando"..... já sabe que algo está fechando curto... ai é só verificar..
abraço!
Bom dia prezados ! Éder, esse esquema da solenóide enviar 12 Volts para a bobina de ignição é para que no momento da partida, elimine-se a queda de tensão provocada pelo resistor em série com a bobina - se houver - tendo em vista que o arranque provoca uma grande quedade tensão, após o motor pegar volta ao normal, se você ligou direto da bateria até a bobina e não resolveu não é esse o problema. A distância é difícil acertar em cheio o problema, mas o sintoma que você descreve : "pega ao soltar a chave" já aconteceu comigo e era bateria em fim de vida, quando damos partida a corrente é muito alta e provoca uma forte queda de tensão, uma bateria ruim até consegue dar partida mas a ignição não funciona com tensão muito baixa, quando você solta a chave o arranque desliga, a tensão sobe e o motor do Jeep ainda está girando, a ignição com a tensão normalizada faz o motor pegar . . . o auxiliar de partida até ajuda mas não resolve, quando o meu CJ64 começa a fazer como o seu, já sei que a bateria está agonizando, vamos ver o queo ZC vai dizer . . . boa sorte e um abraço !
eder martins
16/09/2014, 14:08
vamos ver o que o ''profissional'' diz neh espero que de pra ele ver hoje de novo
e meio off topic mais tenho que dizer o profissional que o jacimar conhece bem kkk tinha dito que era impossivel eu saber por o motor no ponto so com ajuda do forum sem nunca ter visto alguem fazer ele tava dizendo que com certeza o problema era o ponto e quando ele chegou foi direto olhando isso e quando viu que estava certo chegou a engolir seco e nao soube o que dizer e eu adorei ver essa sena kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
obg a quem ja respondeu quem lembrar de mais alguma coisa me ajuda ai kk
eder martins
04/10/2014, 19:04
Gente fiquei um tempo sem postar pq to meio sem tempo o Jeep ja ta bem melhor mais ainda tem dificuldade pra ligar e to com uma divida será q as velas ruis podem fazer o motor pegar mal e depois q pega funcionar bem ( se acelero forte quando solto o acelerador da alguns estalos) mais não rateia e nem morre lenta perfeita e as vezes pega normal outras soltando a chave e ja testei com outra bateria com tinham dito e foi a mesma coisas . E o problema do platinado continua
eder martins
05/10/2014, 16:39
E as vezes tentando ligar da um barulho estranho e sai bastante fumaça do carburador
Bom dia prezados ! Éder, esse esquema da solenóide enviar 12 Volts para a bobina de ignição é para que no momento da partida, elimine-se a queda de tensão provocada pelo resistor em série com a bobina - se houver - tendo em vista que o arranque provoca uma grande quedade tensão, após o motor pegar volta ao normal, se você ligou direto da bateria até a bobina e não resolveu não é esse o problema. A distância é difícil acertar em cheio o problema, mas o sintoma que você descreve : "pega ao soltar a chave" já aconteceu comigo e era bateria em fim de vida, quando damos partida a corrente é muito alta e provoca uma forte queda de tensão, uma bateria ruim até consegue dar partida mas a ignição não funciona com tensão muito baixa, quando você solta a chave o arranque desliga, a tensão sobe e o motor do Jeep ainda está girando, a ignição com a tensão normalizada faz o motor pegar . . . o auxiliar de partida até ajuda mas não resolve, quando o meu CJ64 começa a fazer como o seu, já sei que a bateria está agonizando, vamos ver o queo ZC vai dizer . . . boa sorte e um abraço !
Amigo, o meu jeep está parecido com o seu nesse ponto. Em meu caso que originalmente em 1961 eram 6volts e ainda estou com o arranque 6V e o restante 12V poderia se agravar o problema?
Talvez seja também o seu caso, mas vamos ver as opiniões de quem entende de elétrica.
Em tempo, no "tranco" pega que é uma covardia de fácil.
Walter da Camper
06/10/2014, 09:44
Esse é sintoma de válvulas desreguladas (pouca folga) ou desgastadas (má vedação), o que também causa dificuldade de partida.
E as vezes tentando ligar da um barulho estranho e sai bastante fumaça do carburador
Amigo, o meu jeep está parecido com o seu nesse ponto. Em meu caso que originalmente em 1961 eram 6volts e ainda estou com o arranque 6V e o restante 12V poderia se agravar o problema?
Talvez seja também o seu caso, mas vamos ver as opiniões de quem entende de elétrica.
Em tempo, no "tranco" pega que é uma covardia de fácil.
Boa tarde prezado ! amigo Luiz, não entendi como é o seu sistema elétrico :semideia, arranque de 6 Volts em sistema de 12 ? tem 2 baterias ? abraço !
eder martins
06/10/2014, 16:06
Esse é sintoma de válvulas desreguladas (pouca folga) ou desgastadas (má vedação), o que também causa dificuldade de partida.
Obg Vou ver se tem algum tópico falando sobre válvulas se alguém souber deixa link pfv
antonio umino
06/10/2014, 18:58
Boa tarde prezado ! amigo Luiz, não entendi como é o seu sistema elétrico :semideia, arranque de 6 Volts em sistema de 12 ? tem 2 baterias ? abraço !
Jacimar veja o ano do jeep 1961,, até o ano de 1963 a bateria e todo o sistema eletrico era de 6 volts.
No ano de 1964, vieram os primeiros jeeps, rural, aéro, pickup com 12 volts.
ao transformar a viatura do ano de 1961. de 6 volts para 12 volts. deixaram o motor de partida original de 6 volts, ligado em 12 volts...
abçs
Jacimar veja o ano do jeep 1961,, até o ano de 1963 a bateria e todo o sistema eletrico era de 6 volts.
No ano de 1964, vieram os primeiros jeeps, rural, aéro, pickup com 12 volts.
ao transformar a viatura do ano de 1961. de 6 volts para 12 volts. deixaram o motor de partida original de 6 volts, ligado em 12 volts...
abçs
Cada vez vejo que Jeep é um assunto inesgotável ! ! ! essa eu não sabia, mas como é possível não queimar o arranque ? abraço !
Jacimar, o amigo Antonio Umino explicou tudo, é exatamente isso, mas daí explicar porque o arranque não queima eu não tenho alçada, sei que ele vira rápido demais por estar em voltagem em dobro.
Ps: já comprei a viatura assim há 10 anos.
Abraços.
Walter da Camper
06/10/2014, 21:43
A explicação é simples: Antigamente as coisas eram feitas para durar (não havia a obsolescência programada) e por isso eram superdimensionadas. A bitola do cobre e sua boa isolação permitiam trabalhar com excesso de tensão pelo tempo suficiente para dar a partida.
Esses dias minha bomba de gasolina deu pau e eu usei o arranque para andar com o jipe por uns 50 metros até a entrada da garagem (motor de opala 73 + arranque de C10 e bateria de 100A).
Jacimar, o amigo Antonio Umino explicou tudo, é exatamente isso, mas daí explicar porque o arranque não queima eu não tenho alçada, sei que ele vira rápido demais por estar em voltagem em dobro.
Ps: já comprei a viatura assim há 10 anos.
Abraços.
Faz sentido Walter, ainda mais que o arranque não é um componente que fica a trabalhar o tempo todo no motor, faz a sua vez e fica latente em seguida, em condições normais claro, o seu caso foi de socorro e mm assim deu conta.
Se fosse um arranque novo não teria o mesmo poder de arrasto talvez. Abs
Bom dia prezados ! já manobrei o Jeep várias vezes também usando o arranque, usei a reduzida para ficar mais fácil . . . interessante essa informação do arranque 6 Volts, vou dar uma olhada nos meus, abraço !
antonio umino
09/10/2014, 23:43
Só para ilustrar.
Foto de um paralama de uma Rural ano 63. abandonada por 30 anos. e acabei ficando com ela.
ainda o sistema eletrico era de 6 volts.....
foto da bobina...
abçs
480049
Bom dia prezado ! mais uma para a família, vai caber na sua assinatura ? parabéns pela aquisição ! :torcendo:
antonio umino
10/10/2014, 06:40
480055
visitando as concessionárias... achei.
agora no galpão esperando uma reforma..
já estou com 6 rurais, uma andando.. outra na linha de montagem...
e assim vai...
abçs
Walter da Camper
10/10/2014, 09:49
Nobre trabalho... resgatar jóias que estariam condenadas ao desmanche.
Vida longa às boas maquinas e aos homens de boa vontade que dedicam seu tempo a cuidar delas.
480055
visitando as concessionárias... achei.
agora no galpão esperando uma reforma..
já estou com 6 rurais, uma andando.. outra na linha de montagem...
e assim vai...
abçs
Assim acredito que a felicidade existe de fato!
Abraços e sucesso.
eder martins
12/10/2014, 15:45
VELAS TROCADAS E TUDO RESOLVIDO obg a todos q responderam Jeep ta ótimo de novo
VELAS TROCADAS E TUDO RESOLVIDO obg a todos q responderam Jeep ta ótimo de novo
Que ótima notícia ! ! ! mas não era o platinado ? ? ?
eder martins
13/10/2014, 11:44
E que quando pegava logo o platinado ficava preto acho q não tem nada haver com velas mais agora com elas trocada voltou a pegar muito bem e ate agora o platinado ta normal