Conectar

Ver Versão Completa : Cabo de embreagem - adaptação facilitada

aavr1010
06/01/2006, 20:13
Aí Suzukeiros, aprimorei a adaptação do cabo de embreagem da Towner no Vitara, com mais facilidade de instalação.

1º Como o cabo da Towner é mais curto, sugerem mudar o suporte inferior de posição ou fazer um novo suporte. Discordo desta solução e resolvi o problema de forma mais simples. Basta utilizar uma porca alongadora e um parafuso. Com esta porca é possível rosquear de um lado a extremidade do cabo e do outro o parafuso, com a mesma rosca do cabo original (6 mm). Tanto o cabo quanto o parafuso são travados com contra-porca e arruela de pressão. O resultado é um serviço limpo e eficiente, alongando o cabo na medida que você quiser e ainda permitindo regulagem, bastanto mudar o comprimento do parafuso. Não é preciso cortar a cabeça do parafuso. Basta encaixar o parafuso pelo furo existente no suporte original, o que facilita a instalação e a regulagem, utilizando-se uma chave de fenda para regular o comprimento e até a tensão do cabo.
Custo = R$ 6,00.

2º Utilizei o suporte original, sem mudar o mesmo de posição. Basta alargar a parte mais interna da fenda, utilizando um pequeno esmeril (utilizei uma micro-retífica Dremel). Desta forma o cabo encaixa perfeitamente (primeiro passe uma parte mais fina do cabo e depois deslize o cabo até encaixar). Não se deve alargar toda a fenda, apenas a parte mais próxima do centro da peça, desta forma o cabo não sai de forma alguma. Utilizei uma abraçadeira no outro lado, mas acredito até ser desnecessário.
Custo = R$ 0,00

O suporte no painel corta-fogo foi usinado da forma demonstrada no fórum, com apenas uma mudança. Foi soldada uma porca na entrada do suporte e o cabo é rosqueado no mesmo, sendo travado com a porca original.

O trabalho é fácil e praticamente sem custo, com bom resultado.

Gasoso
06/01/2006, 22:05
:palmas: :palmas:
Parabéns Amigo Vírus...

Mais uma prova de que existem mil maneiras de preparar neston....
mesmo quando neston = vitara :mrgreen:

Valeu por compartilhar com todos....

[]s

Andre e Manuella
05/01/2007, 13:11
Prezados,
Meu cabo de embreagem estourou e coloquei um original. Contudo, o mecanico identificou que o cabo que estava instalado era da Tower. Até pensei em trocá-lo, mas o mecanico disse que o desgaste que o cabo da embreagem da tower proporcionao ao conjunto de embreagem é muito grande e nao vale a pena... gostaria que voces compartilhassem suas experiencias sobre isso. Obrigado a todos.

aavr1010
07/01/2007, 19:50
Uma afirmação sem qualquer sentido. Não há relação entre o cabo e o desgaste da embreagem, obviamente desde que o cabo esteja funcionando. O cabo apenas articula o garfo que desacopla o platô do disco, não havendo qualquer motivo técnico para se afirmar que o cabo da towner ocasiona desgaste do conjunto. Esta é a minha opinião.

barantes
12/01/2007, 10:55
Bom, fiz a adaptação no Samurai e o garfo ficou com pouco curso, ficando um pouco duro. Não sei se isso pode fazer o colar trabalhar meio forçado... mas até agora está funcionando perfeitamente.

De qualquer forma, estou colocando fotos da adaptação que fiz aqui no tópico pro caso de alguém mais precisar.

Em resumo, mandei fazer o suporte que vai na parede corta-fogo aproveitando o parafuso do cabo da towner. Mandei fazer o suporte que vai embaixo do carro (onde vai preso o cabo) e para alongar o cabo usei a mesma idéia descrita pelo aavr1010.

Qualquer dúvida, podem perguntar.

Obs.: não reparem no arame ali... é que eu estava sem uma abraçadeira para pôr na hora e pus esse arame provisório... que acabou virando permanente hehehe :p

[]s

Btpita
12/04/2010, 17:30
Bom, fiz a adaptação no Samurai e o garfo ficou com pouco curso, ficando um pouco duro. Não sei se isso pode fazer o colar trabalhar meio forçado... mas até agora está funcionando perfeitamente.

De qualquer forma, estou colocando fotos da adaptação que fiz aqui no tópico pro caso de alguém mais precisar.

Em resumo, mandei fazer o suporte que vai na parede corta-fogo aproveitando o parafuso do cabo da towner. Mandei fazer o suporte que vai embaixo do carro (onde vai preso o cabo) e para alongar o cabo usei a mesma idéia descrita pelo aavr1010.

Qualquer dúvida, podem perguntar.

Obs.: não reparem no arame ali... é que eu estava sem uma abraçadeira para pôr na hora e pus esse arame provisório... que acabou virando permanente hehehe :p

[]s
Barantes,

Gostaria de saber mais detalhes sobre o suporte da parede corta fogo que vc fez (ficou muito bom), vc aproveitou o suporte do cabo original? Qual o custo da confecção deste suporte?

constantino.carvalho
12/04/2010, 19:43
Boa noite pessoal...

O cabo de embreagem do meu samurai rebentou, e a primeira coisa q fiz foi colocar um da Towner, o esquema q fiz ficou exatamente igual ao do barantes...parece q as fotos q ele colocou são do meu carro, até o aramezinho... oq acontece é o seguinte, estou no terceiro cabo de embreagem, assim q o original rebentou coloquei 1 de tower, ficou pesada a embreagem, ele rebentou e eu coloquei outro de towner, q tb ficou mt pesado, tava dando até dor no joelho... então resolvi compra um original, ficou macio e uma belezura....(custou quase 130 latinha, la na alternativa 4x4) e durou apenas 1 mes... no feriado da semana santa me rebenta a 200km de casa e tive q voltar passando marcha no tempo, coloquei outro da towner para não ficar sem carro, e a embreagem continua dura, pesada, e o pior, quando vc aperta a embreagem até o fim e vem soltando devagar para o carro sair, ela não vem uniformemente, ela vem dando umas aguarradinhas, como se o cabo e o canduite não tivesse lubricação entre eles.... ai com essas aguarradinhas o carro da um enorme tranco, as vezes vc consegue controlar as vezes nao, isso acontece principalmente de primeira e na ré... depois q o carro ta em movimento da pra controlar....pois solto a embregem sem o pé no acelerador....não sei se o curso esta curto, mais estou quase a ponto de colocar a embreagem hidraulica da toyota bandeirante....Gostaria q o amigo barantes e quem fez essa adaptação me falesse como resolveram...oq fizeram...para deixar a embreagem mais macia e não aguarrando...

geraldo botelho
14/04/2010, 11:44
fala, constantino.
o cabo de embreagem original quebrar com menos de um mês?:shock::shock:
tem alguma coisa errada por aí.

constantino.carvalho
18/04/2010, 20:58
E ai Geraldo td bom ?
Nos encontramos aqui tb aahahahah

Rapaz, sobre o cabo de embreagem, vou ligar para a alternativa e ouvir oq eles tem a me dizer, estou quase comprando outro, a embreagem ficou super macia com o cabo original...o da Towner ta osso... mt pesado e aguarrando, vou ver se pelo menos um discontão eles me dão na compra de um novo cabo original, pois 128 conto é fodz

constantino.carvalho
26/04/2010, 07:51
Bom dia pessoal...Ainda continuo com aquele problema na embreagem, o cabo da towner esta mt pesado e aguarrando... buscando solucionar esse problema, estive pensando na possibilidade de colocar-se a embreagem hidraulica da toyota bandeirante, ela fuincona de modo simples, com um atuador externo na alavanca da caixa de marcha e um "cilindro mestre" em cima, no pedal de embreagem...

As dificuldades....

Inverter a posição de trabalho do pedal de embreagem, originalmente ele trabalha puxando o cabo, para utilizar o cilindro precisara trabalhar empurrando, vou ter q trocar o movimento final da embreagem, alguma ideia ou sugestão?

Vou ter q bolar um suporte q aguente o esforço do atuador contra a alavanca da caixa de marcha......

Oq vcs acham da ideia ?

Anderson SAMURAI
06/01/2011, 00:55
Colegas, tenho um Samurai 97. A engrenagem apresentou problema quando eu estava numa praia deserta (quase). Apareceu um cara cheio de ferramentas e deu um jeito na regulagem da embreagem e pude voltar. Procurei no fórum e ví a informação do uso do cabo da Towner. Em outros sites lí a galera reclamando que o cabo da Towner tinha ficado pequeno. O grande lance é que existem dois tipos de cabos para Towner: O da Towner TRUCK e o da VAN. O da Truck possui 210cm de comprimento e o da VAN 180cm. Eu medi apenas o conduíte (tubo onde o cabo passa por dentro) que fica na parte do motor do Samuca e deu 180cm, sem considerar a parte que avança para dentro do veículo (entrando pela parede corta chama). Isso significa que o cabo adequado para o Samuca é o da TOWNER TRUCK.

Peço aos colegas que quando postarem informações acerca de peças alternativas para SAMUCA que indiquem, também, o ano do carro a que a peça se aplica. Perdi um tempão procurando o rolamento da coroa do diferencial do Gol, para colocar na roda dianteira do SAMUCA, até descobrir que esse rolamento só serve no Samuca de ano menor que 96.

Abs.

andre097
07/11/2011, 14:15
pessoal eu adaptei o cabo da towner como o amigo citou , e deu certo , ficou primeira,só ficou um pouco mais duro,mas o bolso peso menos no bolso comparado a o cabo original do vitara.

Buno Ventura
08/11/2011, 00:09
bom, meu cabo de embreagem (suzuki sidekick) arrebentou o conduíte, chequei a trocar a embreagem achando que era o plator, depois de um tempo puf ficou sem embreagem novamente, mas apos ter tirado a caixa de marchas (NOVAMENTE) identifiquei que era o cabo pois o defeito era debaixo do radiador de difícil visão devido ao peito de aço. conversando com o meu mecânico fui informado que o cabo mesmo sendo original se não passar ele corretamente nas posições de encaixe sem torcelo ele estoura rapidinho pois e um cabo muito longo e os apoios são essenciais para que ele não quebre.. Então ele sai do painel corta fogo, prende em duas presilhas no paralama, prende embaixo do radiador, batente do cabo e embreagem.

PS.. Troquei a embreagem porque meu mecânico e de Belzonte e eu moro em Vitoria, que e igual a oficina mecânica na garagem de casa :parede::parede::dance:

skaetta
09/05/2013, 00:31
Se o pessoal ta falando de alongar o cabo da towner então seria o towner van? pq para o samurai o towner truck é uns 15 cm maior que o original... não estou conseguindo fazer a adaptação... criei um post com algumas fotos. Alguem pode me explicar melhor a adaptação?