Ver Versão Completa : importação de peças usadas
marquito
07/08/2014, 21:52
Caros,
existe alguma vedação tributária para importação de peças de carro usadas?
estou com uma encomenda, que é um sensor usado, parado na receita aguardando esclarecimentos sobre o valor de compra e de transporte.
Veio via DHL...
o sensor é usado e estou receoso de mandar informações detalhadas da compra.
abs
Evand®ofm
07/08/2014, 23:50
Marquito, pode mandar sem problemas...
manda comprovante do paypal, caso tenha sido pelo paypal... ou o email de confirmação de pagamento...
fazem isso pra saber qual o real valor q foi pago...
Caros,
estou com uma encomenda, que é um sensor usado, parado na receita aguardando esclarecimentos sobre o valor de compra e de transporte.
Veio via DHL...
o sensor é usado e estou receoso de mandar informações detalhadas da compra.
abs
neilsonhenriques
08/08/2014, 14:15
Sim, há, e não só peças de carros como também para maquinários e eletrônicos.
De qualquer forma, envie a documentação e se der sorte do fiscal não abrir pra conferir, beleza, mas eu não arriscaria da próxima vez.
Não só usadas mas novas tambem.
É proibido importar peças de automóveis que qualquer tipo. E não adianta pagar o imposto, o destino é apreensão. Porem como é peça usada deve ter pago um valor menor que a nova e ele está achando que é subfaturamento. Mande os documentos solicitados e torça para que o fiscal só esteja encrencando com o valor.
Oliver, acho que a proibição só vale para bagagem. Importação pelo Correio ou transportadora é legal.
Quanto à peça usada, a coisa é tão complicada que, na prática, é proibido mesmo. Já pesquisei o assunto quando queria importar um produto usado (não era peça de carro). Teria que ter autorização prévia do Ministério da Indústria e Comércio e por aí vai. Peça de carro talvez seja 100% vedado mesmo, nem sei.
Já importei 2 peças usadas sem problemas. A Receita nem ligou. Ficou feliz com os 60%.
No seu caso, eu aposto que o problema é o valor. O vendedor ou colocou um valor irrisório ou não colocou nada.
Se for DHL fora da Alemanha, ele é tratado como courier, e não correio, daí tem que informar o CPF.
Boa sorte.
neilsonhenriques
11/08/2014, 10:53
Caros,
Importar peças, eletrônicos e maquinários, usados, é proibido. Se o fiscal não abrir o item, beleza, vai passar, do contrário você vai perder a carga porque não é possível remetê-la de volta. Bye bye dinheiro.
Importar peças de carro por courier ou Correios é totalmente permitido. Na bagagem não.
Há casos em que o fiscal exigirá cópia do documento do carro (CRLV) pra liberar a carga. Isso está previsto em Lei.
De resto, não faz diferença importar uma central eletrônica ou um vidro de shampoo.
zenzen 4x4
11/08/2014, 11:44
Tb já importei um módulo da cheroka sem problemas!
se vc responder que a peca eh USADA sera apreendida, apenas informe o valor do produto REAL (faca uma pesquina rapida da Net) pois sera o que a RFB vai fazer.
Pague o imposto e seja feliz com a peca.