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Ver Versão Completa : Abastecer a Triton com diesel comum pode?



AlvaroAlva
07/08/2014, 18:31
Comprei uma triton e na tampa do tanque diz para a abastecer somente com diesel s-10 e diesel s-50 entretanto nao havia visto isso e abasteci durante meus 2 primeiros meses com diesel normal. Isso pode culminar em algum problema? So fui reparar isso hoje quando do nada ela parou no meio da rua e nao ligava de jeito nenhum.. Depois de muito insistir ela ligou. Achei estranho pois so tem 2 meses o carro. O uso do diesel comum pode ter causado isso?

Poison
07/08/2014, 20:43
zerinha?

até onde eu sei, poder, não pode não.
melhor trocar logo o diesel .... o s-10 é um disel mais "refinado"
faz diferença na bomba, nos bicos, filtros, catalisador, etc etc

O que vai acabar acontecendo é o acumulo de "sujeiras" e como os carros novos são todos eletrônicos pode acabar dando uma leitura errada e tal...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/138322-os-novos-motores-diesel-so-suportam-s10-e-s50.html

tem bastante material por aí, só dar uma procuradas...
Eu faria um scan só pra ter certeza

AlvaroAlva
07/08/2014, 22:48
Zero! Devo ter abastecido umas 4 vezes ela. Hoje ela me deixou na mao e ai quando fui ver se o diesel tinha acabado que eu li que era so s-10 :/ valeu pela ajuda!

André Bussade
07/08/2014, 23:06
Só S10... S50 acho que nem encontra mais...
Ocasionalmente o comum roda, na falta do S10, mas se insistir no uso o carro começa a dar problema. Como aconteceu!

André Bussade
07/08/2014, 23:07
Com o remapeamento para o S10, vai deixando resíduo de queima incorreta e o carro pode ate parar mesmo de funcionar.

diogov8
07/08/2014, 23:10
Tem um grupo aqui em minha cidade com cerca de 200 caminhões todos NOVOS. A maioria Volvo, mas tem de todas as marcas. Usam diesel comum desde sempre. Os caminhões vão pra 1 ano e até agora sem problemas. Eles são meu maior laboratório sobre a possibilidade do uso de diesel comum em motores euro 5. Se em 3 anos não tiverem maiores problemas adotaremos tal combustível em nosso caminhão também! Conheço os mecânicos da empresa deles então terei segurança com as informações. Postarei novidades se ocorrerem.

André Bussade
07/08/2014, 23:18
E estes caminhões são obrigatórios S10 - S50 tb? Não sei sua rota... Mas subir daqui de Sinop para Jericoacoara - CE, Jalapão - TO e outros, não são todos postos que tem S10...
Andei perguntando e ouvindo que o comum deve acabar nesta última viagem. Não sei se procede.

Tem um grupo aqui em minha cidade com cerca de 200 caminhões todos NOVOS. A maioria Volvo, mas tem de todas as marcas. Usam diesel comum desde sempre. Os caminhões vão pra 1 ano e até agora sem problemas. Eles são meu maior laboratório sobre a possibilidade do uso de diesel comum em motores euro 5. Se em 3 anos não tiverem maiores problemas adotaremos tal combustível em nosso caminhão também! Conheço os mecânicos da empresa deles então terei segurança com as informações. Postarei novidades se ocorrerem.

diogov8
08/08/2014, 00:34
Todos os Euro 5 devem usar S10. Mas vamos ver na prática aqui. Por enquanto estão sem problemas, mas 1 ano acho pouco tempo pra apresentar qualquer defeito. Soma-se isso ao fato de os caminhões não usam sistema EGR como nas camionetes, usam arla, portanto a contaminação da turbina é menor (pelo menos é o que eu suponho).

AlvaroAlva
08/08/2014, 01:01
Com o remapeamento para o S10, vai deixando resíduo de queima incorreta e o carro pode ate parar mesmo de funcionar.

Entao nao devo mudar para o s10? Como devo proceder?

diogov8
08/08/2014, 01:09
No meu caso continuarei usando S10 no caminhão pois é o testado e recomendado. Porém se eu ver que os caminhões da frota do "vizinho" continuarem bebendo diesel comum numa boa, mudarei também. Informarei aqui qualquer novidade.

Walter da Camper
08/08/2014, 08:51
Está correto. O sistema SCR (arla) é bem menos "invasivo" do que o EGR, já que trata dos gases lá no escapamento, sem interferir no motor. O uso de S-500 nas pickups causa entupimento do filtro DPF e carbonização da válvula EGR e da turbina. No mais, não acredito que o S-500 cause qualquer problema na injeção, já´ que a bomba de alta e os bicos nada diferem do Euro 4.
Se fechar a EGR e retirar o DPF, dá para usar S500 numa boa, desde que se dê um jeito de enganar os sensores do DPF para que o módulo não entre em modo de segurança.


Todos os Euro 5 devem usar S10. Mas vamos ver na prática aqui. Por enquanto estão sem problemas, mas 1 ano acho pouco tempo pra apresentar qualquer defeito. Soma-se isso ao fato de os caminhões não usam sistema EGR como nas camionetes, usam arla, portanto a contaminação da turbina é menor (pelo menos é o que eu suponho).

Poison
08/08/2014, 10:37
Entao nao devo mudar para o s10? Como devo proceder?

Nem cogita isso, troca logo, vai la faz um scan, ve se ta tudo certo....
Se der erro no remapeamento, o carro ainda vai estar na garantia...


é se por caso constatarem na css que vc ta usando um diesel não recomendado?
vai correr o risco de perder a garantia?

Vc tem um carro de não sei quantos mil na mão, pode ter problemas por causa de 15 reais na diferença na hora de abastecer...
Eu não faria essa economia.

Alcione
08/08/2014, 10:38
Todos os Euro 5 devem usar S10. Mas vamos ver na prática aqui. Por enquanto estão sem problemas, mas 1 ano acho pouco tempo pra apresentar qualquer defeito. Soma-se isso ao fato de os caminhões não usam sistema EGR como nas camionetes, usam arla, portanto a contaminação da turbina é menor (pelo menos é o que eu suponho).

Vamos fazer uma conta bem simples ..................

Um caminhão novo deve rodar +/- 120.000 km por ano x R$ 0,33 (diferença do diesel S500 para S10) mais a média de consumo de +/- 2.8 km/litro = equivale a uma economia de aproximadamente R$ 14.000,00 por ano !!

Se você acha que um ano é pouco para apresentar problemas então vamos multiplicar por 3 anos = R$ 42.000,00 de economia, quanto será que vai custar a manutenção ?!?!?!?!?!?!?

EU AINDA NÃO TINHA FEITO ESTA CONTA , KKKKKKKKKKKKKKK

Sds,
Alcione

Lucas.PantaleaoGLS
08/08/2014, 11:20
Diesel s10!, não use comum!.

diogov8
08/08/2014, 11:51
Vamos fazer uma conta bem simples ..................

Um caminhão novo deve rodar +/- 120.000 km por ano x R$ 0,33 (diferença do diesel S500 para S10) mais a média de consumo de +/- 2.8 km/litro = equivale a uma economia de aproximadamente R$ 14.000,00 por ano !!

Se você acha que um ano é pouco para apresentar problemas então vamos multiplicar por 3 anos = R$ 42.000,00 de economia, quanto será que vai custar a manutenção ?!?!?!?!?!?!?

EU AINDA NÃO TINHA FEITO ESTA CONTA , KKKKKKKKKKKKKKK

Sds,
Alcione

Caraca genial! Por que eu não tinha pensado em fazer a conta ainda kkkkk!!

Realmente os caras podem estar certos! Já na Triton não estou certo quanto a receptividade ao diesel s500.

Walter da Camper
08/08/2014, 12:08
Na Triton, além de entupir o DPF, vai perder a garantia. E conhecendo bem a Mit, se der defeito num disco de freito, por exemplo, vão se eximir da garantia dizendo que o problema foi causado por utilizar combustível em desacordo com as especificações do manual.


Caraca genial! Por que eu não tinha pensado em fazer a conta ainda kkkkk!!

Realmente os caras podem estar certos! Já na Triton não estou certo quanto a receptividade ao diesel s500.

André Bussade
08/08/2014, 12:45
Concordo com o amigo Poison...
Não compensa arriscar em usar o comum.
As CSS já culpam muita coisa por combustível adulterado e se esquivam, se verem resíduos grosseiros na sua vai dar trabalho acionar a garantia.

Eu ainda uso aditivo, 1/2 a cada 2 - 3 tanques (eles são para 200 litros!). Não sei se ajuda, mas faço.

No caso do amigo de Sapezal é bem diferente... São milhares de litros pois é frota de caminhão, para ele será uma boa economia se usar o comum.
Vamos ver a que conclusão chega!

AlvaroAlva
08/08/2014, 13:35
Nem cogita isso, troca logo, vai la faz um scan, ve se ta tudo certo....
Se der erro no remapeamento, o carro ainda vai estar na garantia...


é se por caso constatarem na css que vc ta usando um diesel não recomendado?
vai correr o risco de perder a garantia?

Vc tem um carro de não sei quantos mil na mão, pode ter problemas por causa de 15 reais na diferença na hora de abastecer...
Eu não faria essa economia.

Valeu pela ajuda!! Eu devo ter completado o tanque com diesel comum umas 4 vezes , vou falar com um amigo meu que tem uma oficina pra dar uma olhada e ver oque ele pode fazer pra me ajudar a nao perder a garantia! obrigadooo

Oliver
08/08/2014, 16:30
Tem um grupo aqui em minha cidade com cerca de 200 caminhões todos NOVOS. A maioria Volvo, mas tem de todas as marcas. Usam diesel comum desde sempre. Os caminhões vão pra 1 ano e até agora sem problemas. Eles são meu maior laboratório sobre a possibilidade do uso de diesel comum em motores euro 5. Se em 3 anos não tiverem maiores problemas adotaremos tal combustível em nosso caminhão também! Conheço os mecânicos da empresa deles então terei segurança com as informações. Postarei novidades se ocorrerem.

Diogo,
Caminhões usam ARLA 32 como redutor de NOx e não o sistema EGR, então não dá para comparar.

Alvaro,

COM CERTEZA!! seu EGR já está sujo, o correto seria mandar na CCS limpar o EGR, mas isso vai te custar uma boa grana.
Vá utilizando o S10 Aditivado, isso pode ajudar a dar uma "limpesa" no sistema. Fique sabendo que se precisar da garantia da CCS no sistema de injeção poderá ter problemas.

E mais uma coisa, onde no Rio de Janeiro achou diesel comum? A Petrobras não distribui diesel comum para uso urbano desde janeiro de 2013! Não vale a pena arriscar o motor em postos sem bandeira.

Alcione
08/08/2014, 17:39
E mais uma coisa, onde no Rio de Janeiro achou diesel comum? A Petrobras não distribui diesel comum para uso urbano desde janeiro de 2013! Não vale a pena arriscar o motor em postos sem bandeira.

Mas acredito que esta regra não vale para todos os centros urbanos, aqui em Curitiba você acha facilmente os 2 tipos (S500 e S10) em quase todos os postos !!

Sds,
Alcione

Lucas Kta
06/06/2017, 22:13
turma, até que ano as L200 e Hilux utilizam diesel s50 pra cima? o comum?

Sergio c
07/06/2017, 10:58
De 2013 em diante, motor euro V.