PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote trincado de L200



ferramenteiro
06/01/2006, 19:26
Tenho uma l200 sport hpe e estava com um problema de superaquecimento do motor, como ainda esta na garantia sempre levei na concessionária. Me disseram que poderia ser sujeira no radiador que estava cheio de lama, mas apos a limpeza ela voltou a esquentar em subidas longas e em velocidade baixa. Semana passada levei de novo a concessionária e depois de alguns testes foi verificado uma trinca no cabeçote, que fazia com que a água saisse.
Alguém sabe o que pode ocasionar uma trinca em cabeçote?
Quais seriam os sintomas além de esquentar?
Estava achando ela meio sem torque será que é consequência disso?
Alguém já ouviu falar desse problema em l200, o proprio atendente disse que esse problema já aconteceu em várias.

Abraços

Edintruder
06/01/2006, 23:13
Se aconteceu em várias é problema no projeto! Uma possível causa pode ser a própria temperatura, um choque térmico em alguma travessia de poça mais profunda ou ainda calço hidráulico por excesso de diesel em algum momento. Mas eu aposto num erro de projeto ou baixa qualidade do material empregado.

accout
07/01/2006, 01:25
Eu tenho uma L200/98, intecoolada. E o cabeçote apareçeu tambem trincado. Tive que comprar um novo cabeçote, uma das bielas estava empenada provavelmente por calço hidraulico. Nao sei se foi a agua que passou e causou o calço.
A retifica falou que o trincado era muito pequeno.

Fiz todo o motor, mas ele anda superaquecendo.
Hoje o mecanico resolveu retirar a valvula termo-estatica, por suspeitar que ela é que anda causando o superaquecimento.

A valvula wate gate tambem anda jogando toda a pressao do turbo, quando o giro do motor atinge 3000 rpm.

Caso alguem possa ajudar na soluçao agradeço.
Antonio

Edintruder
07/01/2006, 10:23
A waste gate funciona assim mesmo, mas tudo é questão de ajuste caseiro para melhorar!
Qual a temperatura média aí em Niterói?
Até que eu estou bem feliz, pois tudo que foi carro que eu tive, superaqueceu em trânsito pesado com temperatura de 40°C na rua, e na Quinta feira eu estive em Porto Alegre nas mesmas condições e a temperatura da Ranger sempre no meio certinho, mesmo andando na lenha entre uma sinaleira e outra.

accout
07/01/2006, 17:57
A temperatura media de Niteroi, tem estado por volta de 29 graus.

Descobri que nas bases dos parafusos de fiixaçao da valvula wate gate: tinha 04 arruelas em cada parafusos. Essa arruelas foram colocadas pelo intalador do intercooler.
Testei com apenas 02 e 01 arrula: e mesmo assim por volta de 0,8 kilogramaforça a valvula continua jogando a pressao para forma. Vou testar agora sem as arruelas. Quando acredito que a pressao final da turbina vai ficar em 0,7 kilograma força ( pressao padrao da L200 quando sai de fabrica. E diminuir um pouco a vazao de oleo diesel na bomba injetora.
Vou instalar na semana que vem uma nova valvula termoestatica (da H-100 hiundai).
Abraços,
Antonio
Niteroi, RJ

Walter L. L. Casitta
07/01/2006, 19:46
Não deve ser a waste gate que ta aliviando a pressão.
O motor da L200 tem uma válvula no coletor, eu acho que serve como proteção e abre pra aliviar a pressão toda vez que a pressão do turbo aumenta perigosamente. Isso já foi discutido em outro tópico e deve ser o que ta acontecendo.

accout
08/01/2006, 17:30
Voce dever esta se referindo a outra valvula, que é de dimensao menor que a Wate Gate, uma valvula pequena, já observei que a pressao é liberada por ela, isto é, a saida da pressao do turbo e jogada para fora atraves dela.

Pelo que entendi voce entao voce acredita que valvula esta com defeito?
Devo entao substitui-la por uma nova?

Grato,
Antonio
L200/98 Intercoolada/Maxcooler.
Niteroi, RJ

Walter L. L. Casitta
08/01/2006, 18:22
A válvula não deve estar com defeito. Ela abre e alivia a pressão pra proteger o motor e está avisando que a turbina ta com excesso de pressão. Você precisa ajustar a wastegate pra que isso pare de acontecer.

dero
08/01/2006, 20:33
A propósito qto se gasta nessa troca de cabeçote?

Walter L. L. Casitta
08/01/2006, 20:53
Um cabeçote recondicionado pro motor Maxion HSD2.5 custa R$1500,00 na troca

accout
08/01/2006, 23:13
O cabeçote novo recondicionado a base de troca para L200/98 me custou R$ 830,00 na Tecnica de Solda RYE Ltda, da cidade de Maringa, PR.

Bem, vou esta semana retirar as arruelas da base de fixação da Valvula Waste Gate, esta com apenas uma arruela em cada lado, que era o recomendado pela Maxcooler, na instalaçao do intercooler.

Mas na verdade a valvula de alivio começou a jogar a pressao para fora, logo apos a turbirna passar por uma revisao na firma Tecno Diesel no Rio de Janeiro.
Quando retornei a Tecno Diesel reclamando, eles condenaram a valvula de alivio, declarando que deveria troca-la.

Bem, fico pensando se realmente fizeram a revisao mesmo ou se trocaram a turbina. Por que o que eu estranhei é que tentei acompanhar a revisao, mas o funcionario derepente sumiu com a turbina, e na apareceu na sala do torno eletronico. E depois de meia hora apareceu com a turbina limpinha e brilhando, a minha turbina original estava da cor de barro. Entao eles falaram que era porque tinham dado um jato de areia. De qualquer forma nao me convenceram, pelo tempo ou jateavam a turbina ou a revisavam...
Será que existe alguma outra turbina de marca diferente da mitusubishi que entra no motor da L200?
Abraços,
Antonio

accout
11/01/2006, 20:20
Quem puder me responder, gostaria de saber se posso retirar essa segunda valvula de alivo, a pequena que fica conectada no coletor, pela qual sai a pressao do turbo para o exterior. E colocar uma tampa no lugar. Porque parece que pode ser esta valvula que é a que estaria com defeito. Quando o motor da L200/98 atinge em torno de 2900/3000 giros a valvula joga toda a pressao do turbo para fora.
A pressão no coletor marca 0,7 kgforça, quando a pressao é cortada bruscamente. E esse problema surgiu apos a revisao da turbina.

Grato,
Antonio

Walter L. L. Casitta
11/01/2006, 22:34
Accout me deixa tentar te ajudar:

Eu acredito que esse motor da Mit não deve ter sido desde a origem, projetado pra funcionar com turbo, visto que os primeiros que chegaram ao Brasil não tinham turbo. Lembro-me que os que foram turbinados mesmo nas concessionárias não chegavam aos 60.000Km sem dar algum tipo de problema. Logo em seguida o mesmo motor passou a vir equipado com o turbo de fábrica e esses não deram mais problemas. Entre as várias modificações que devem ter sido feitas pro motor aceitar o turbo, deve ter sido a inclusão dessa válvula pra garantir que a pressão no coletor não ultrapasse a pressão máxima recomendada e que acredito ser de 0,8Kgf/m.

Eu acredito que um motivo muito importante levou a Mit. colocar dois dispositivos para controlar a pressão no coletor (a válvula de alívio e a válvula wastegate), e por isso você deveria manter a wastegate com o ajuste original e manter a válvula de alívio. Infelizmente esse motor não é como os motores Maxion e MWM que já vem de fábrica com 1,15Kgf/m e resistem tranquilamente a 1,5Kgf/m, por exemplo.

Se a válvula está abrindo aos 0,7 ou 0,8Kgf/m, quer dizer que está em perfeito estado e que a válvula wastegate esta desajustada. Está desajustada porque não deveria permitir que a pressão ultrapassasse os 0,7Kgf/m. O pessoal que fez a revisão deve ter deixado desregulada.

A instalação do intercooler não aumenta a pressão no coletor e sim a qualidade ou a densidade o ar que entra. Então não há a necessidade de mexeram na wastegate e sim só ajustar o debito de combustível na bomba injetora para tornar compatível com a maior quantidade de ar que entra no motor grassas ao intercooler.

Resumindo: Manda o pessoal que revisou o turbo regular corretamente a wastegate e seja feliz...

tmrsled
12/01/2006, 06:24
Tinha uma L200 GLS 2003, que resolveu superaquecer sem motivo algum, estava andando no asfalto e de repente ela começou a falhar etemperatura estava mto alta. QNd chegou na oficina, tiramos a tampa do radiador e demos na chave, e podemos ver que por ali vapor sair por la ou seja estava vazando compresão, o cabeçote tinha ido pro saco. Fissurou na aerea do 3º cilindro mandei recondicionar e de nada adiantou voltou a esquentar. Decidi comprar outro paguei 2.500 reias em um cabeçote novo e sem nada, porem o carro ficou 10, a temperatura agora naum passa do meio nem forçando muito, mas como fiquei com receio do carro troquei por uma L200 sport 2004 gls e estou mto feliz, apesar de ser mais comun de esquentar a minha L200 sport anda sempre com a temp. no meio não sobe, e anda mto mais q a L200 antiga.

PY5KJ
13/01/2006, 08:58
ola senhores

a respeito do aquecimento das l200, realmente é um problema crônico, mas com certeza atribuido ao excesso de exigência do motor, pouca manutenção preventiva com mistura de 50% de aditivo de boa qualidade, dosagem do diesel certa, ponto levemente adiantado ( máx 3 graus ), taxa de compressão adequada, sistema de arrefecimento limpo ( radiador e cia ).
No entanto, alguns arranjos podem ser feitos para prevenir quaisquer danos. Acabo de montar 2 motores 4d56, sendo o meu de minha galloper e um da l200 2002 de um amigo. Não sou mecânico com oficina. sou engenheiro e gosto de atuar como hobbi nesta área. Me precupei em adquirir o manual de serviço deste motor, que aliás está disponível em forma eletrônica para quem quiser, pois no cd tem vários motores.

É possivel adicionar um termostato junto ao cabeçote para acionar em 85 graus um aviso sonoro, visual e até mesmo a ventoinha do ar condicionado para auxiliar a refrigeração. O grande problema destes motores é a pressão interna no sistema de arrefecimento que é grande demais e a tampa do radiador que está regulada de fábrica para 0,9 kg libera para o reservatório e por sua vez para fora. Qdo isto acontece, a quantidade de água interna diminui e prejudica todo o sistema, fazendo com que o cabeçote fique com pouca água e aí, todo o problema...

A pressão do turbo para este motor pode chegar até 0,94 kgf/cm2 para os intercolados e a 0,8 para os sem intercoler. A válvula de alívio do coletor pode ser retirada desde que se instale um manômetro de pressão a fim de indicação de como está o sistem, o que pode ser usado para conduzir o motor sem grandes exigências.

Os motores que montei, adquirimos peças japonesas no paraguai e com excelente qualidade, e com toda certeza, com custo bem pequeno.

Portanto, seria interessante a atenção nestes pontos citados.

a todos um abraço

dero
13/01/2006, 15:22
PY5KJ,

São informações muito importantes.

Vc poderia fazer o upload do conteúdo do CD na área de downloads.

Assim ficaria lá a referência para quem quisesse o materia.


valeu

JairoM
13/01/2006, 15:38
Eu tambem tenho interesse no manual do 4D56, pois a minha L-200 tem exatamente este motor.....

Se nao for muito grande, ponha sim na area de upload, que a gente baixa....

Senão. combinamos e te deposito o valor necessario para pagar o sedex e a midia, e voce envia pra gente....

Obrigado pela dica, e pela disponibilização do manual...

accout
13/01/2006, 22:54
Prezado PY5KJ,
Realmente, por um acaso, ontem retirei a valvula de alivio, a valvula pequena, que espirrava toda a pressao do turbo por volta de 0,7 kgforça, e coloquei um tampa, no motor da minha L200/98, intecoolada. E estou monitorando a pressao atraves de um medidor de pressao no painel que acabei de instalar: na velocidade de 100 Km/horas o instrumento marca já um poucao mais de 1 Kgforça. Entao por voltade 1,1 kgforça eu alivio o acelerador.
Pelo visto a pressao anda alta e o carro nao esta podendo andar com velocidade mais alta.
O colega de site, falou em regular a valvula wate gate, mas o mecanico falou que ela nao tem regualagem. E propos uma ideia de rebaixa-la com uma lima nos seus suportes para ver se resolveria.

Tambem estou interessado no cd serviço do motor da L200.

Abraços,
Antonio

Periquitooffroad
14/01/2006, 02:28
Caros amigos, tenho o prazer quase que sexual de passar para vocês o link onde baixarão o manual de manutenção do motor 4D56, bem como embreagem e caixas.

http://indy.pp.ru/GDI/Docs/%21Motor%20Repair/E/diesel/PWEE9067-ABCDEF%5fENGINE%5f4D5%5fSERIES%5fWM/

Espero que o amigo PY5KJ tenha o manual de manutençao da nossa Galloper, eu adoraria uma cópia. Se não tiver eu tenho o manual de manutenção da velha pajero que é a dita Galloper. Infelizmente a parte elétrica não é igual.

PY5KJ
14/01/2006, 08:04
colegas, vou tentar hj a tarde fazer este uploud para que vc´s possam baixar. Em relação a pressão do turbo do acout, cara, diminua rapidamente pois vc prejudicará o caracol do turbo. Para baixar, retire os parafusos da válvula e com certeza deve ter alguma arruela. Deixe uma somente para cada parafuso, ou melhor, faça a regulagem no modo tradicional ( tentativa e acerto ) testando na estrada. Bom serviço. Em relação a galloper, realmente não tenho o manual dela, mas este cd tem todas as informações necessárias inlcusive a parte elétrica que é muito similar a ela.
um abraço a vc´s

PY5KJ
14/01/2006, 08:12
pessoal, o tamanho completo do cd é de 450 mb e o máximo permitido pelo site é de 2 mb. como fazemos? vou tentar falar com o mantenedor de nosso provedor para que " depositar" este arquivo por lá e depois eu envio o link. Caso não der, eu levanto os custos para enviar o cd para quem tiver interesse.
saudações

dero
14/01/2006, 08:29
PY5KJ,

Caso não consiga, tem outros lugares onde se pode hospedar os arquivos e postar aqui so os links (apesar dessa opção ser menos confiável).

valeu

Walter L. L. Casitta
14/01/2006, 09:56
PY5KJ,

A forma que eu tenho usado para enviar arquivos grandes é usando o http://rapidshare.de/ que permite o compartilhamento de 100MB por arquivos totalmente free.
Então eu uso o WinRar para compactar o arquivo fragmentado em partes menores que 100MB e que no caso um arquivo de 450MB já compactado daria 5 arquivos + ou – 90MB.
Depois faço o upload. A cada upload o rapidshare gera um link que pode ser divulgado para o pessoal interessado. 30 dias após o último download, os arquivos são automaticamente deletados.

Pra entender como funciona, colocaram lá (não fui eu) o catálogo de peças da Ford nos link:

http://rapidshare.de/files/10325388/Ford.part1.rar.html
http://rapidshare.de/files/10349963/Ford.part2.rar.html
http://rapidshare.de/files/10372386/Ford.part3.rar.html
http://rapidshare.de/files/10372609/Ford.part4.rar.html
http://rapidshare.de/files/10372365/Ford.part5.rar.html

OBS.: O catálogo de peças ford tem proteção contra cópia ilegal. Então pra que ele funcione por mais que 3 dias você tem que atrasar o calendário do micro para o dia da instalação sempre antes de executar.

accout
17/04/2006, 00:29
Companheiros,
Troquei a Valvula Waste Gate.
E a L200 esta uma maravilha.
Cheguei a conclusão que a válvula velha esta mesmo com problema.
Abraços para todos,
Antonio
Niteroi, RJ

Darwin
09/08/2006, 00:28
Caro PY5KJ,

por problemas no arrefecimento, o motor da minha L200 (GL 99 com 132.000 Km) fundiu neste final de semana e como o orçamento que recebí não foi absolutamente nada animador, resolví recorrer aos colegas de fórum e ví que vc já montou 2 motores 4D56 de L200 e que fez isso adquirindo peças japonesas no Paraguai, com excelente qualidade custo bem em conta. Você poderia por favor me instruir de onde e como conseguir peças dessa forma, sem ter que recorrer às autorizadas MIT? Outra coisa: quais as peças necessárias para se "fazer" este motor fundido???

Grato,
Darwin

nelsonnrc
09/08/2006, 02:08
Semana passada levei de novo a concessionária e depois de alguns testes foi verificado uma trinca no cabeçote, que fazia com que a água saisse.

Alguém já ouviu falar desse problema em l200, o proprio atendente disse que esse problema já aconteceu em várias.

Já ouvi vários relatos do pessoal no interior e realmente está acontecendo com os L200 Sport na faixa de 50mil km, sendo que pude presenciar de perto; aconteceu com meu vizinho quando estava indo para a Argentina, mandaram o carro pra fábrica em Catalão e substituiram tudo.



Eu acredito que esse motor da Mit não deve ter sido desde a origem, projetado pra funcionar com turbo, visto que os primeiros que chegaram ao Brasil não tinham turbo. Lembro-me que os que foram turbinados mesmo nas concessionárias não chegavam aos 60.000Km sem dar algum tipo de problema. Logo em seguida o mesmo motor passou a vir equipado com o turbo de fábrica e esses não deram mais problemas. Entre as várias modificações que devem ter sido feitas pro motor aceitar o turbo....


Realmente, tanto é que me lembro de andar nas L200 da prórpia MMC do Brasil com um mecanismo que acionava o turbo, mas tinha que parar o carro e abrir o capô para poder acionar, depois em um outro vinha uma chavinha dentro do carro e então o "automático".

Curioso dar esse problema nas L200 87cv, nunca tive problema na minha e conheço gente que rodou 80mil km sem fazer revisão dos 20mil, heheheh