Ver Versão Completa : Válvula EGR Triton L200
edson123
07/08/2014, 09:31
Olá amigos, tenho uma Triton L200 3.2 D 2009, quando a válvula da egr dá defeito qual sintoma que o carro apresenta? Vlw!
SAPO-BOMBA
07/08/2014, 13:40
Perde força, acende luz da injeção, consumo aumenta... etc etc etc.
Manda verificar, e se for o caso, descarbonizar a válvula e os coletores.
Walter da Camper
07/08/2014, 14:51
Sapo-Bomba, estive observando o sistema EGR e cheguei à conclusão de que aquilo somente pode atuar em baixas acelerações, já que a entrada de gases do escape na admissão fica depois da turbina e, portanto se aquela válvula abrir quando a turbina estiver soprando haverá perda de pressão através dela. Se a finalidade é fazer admitir gases queimados, isso só é possível antes da turbina soprar, porque a pressão da turbina é superior à do escape e o fluxo se inverterá quando o motor estiver sob esforço.
O que acha? Concorda com essa análise?
Walter
Fernando Maia
07/08/2014, 17:07
Verifique a válvula solenóide que controla a egr. É uma válvula preta que fica ao lado da marron e sobre o final da tampa do cabeçote. A marrom controla a pressão e abertura da turbina, já a preta controla a egr. Fernando Maia (BH).
PAQarqBR
07/08/2014, 17:21
Caro,
A minha L200 triton esta com a luz acesa, não tem perda de força e o consumo em trajeto misto esta em 8,5 km/l. Mandei no meu mecanico, ao abrir a valvula EGR, ela estava completamente entupida, foi feito a limpeza e não apagou a luz da injeção, depois ele fechou a entrada dos gases antes do "resfriador", o luz apaga, mas ao ligar pela 2a vez, a luz volta, depois fechou bem na entrada da valvula EGR, a luz apaga, mas ao ligar pela 2a vez, a luz volta. Tudo isto foi feito com dicas do pessoal da Mitsubishi.
Ai eu pergunto, o que pode ser e como resolver?
Obrigado.
jackalbr
07/11/2014, 21:53
Ressuscitando!!!!!
A Luz de Inspeção do motor acendeu, depois de ler alguns relatos aqui no fórum, ontem troquei o filtro de diesel e de ar!
Não apagou, hoje levei na Mit - Cardinal !
Fui Absurdamente bem atendido, fiquei muito surpreso inclusive!
Após algumas checagens o mecânico disse que a luz estava acesa por causa do filtro e da EGR que estava com um conector solto! Como troquei o filtro ele apagou a mensagem e desmontou a egr para ver!
A Válvula esta bem carbonizada porem deve ter pelo menos uns 80% do seu "fluxo" livre!
Pois bem, fecharam tudo e não me cobraram nada pela "olhada".
Me deram o orçamento para descarbonizar a válvula;
Descarbonizante coletor e cabeçote = R$789,60
TRHOTTLE BODY Descarbonizante =R$311,80
Limpeza do sistema 11 horas a 199,99 = R$2198,90
Limpeza do tanque de combustivel =R$680,00 (achei a venda novo por menos que isso).
Achei um absurdo!
Alguem já descarbonizou essa valvula?
Att
anderdickel
02/02/2015, 18:47
Boa tarde.
Alguma novidade do pessoal ai?
A minha é uma triton 2013 AT. Está com 60 mil km...
Comprei ela de um lavoureiro que só usava diesel comum nela (não era S10 :parede:)...
Ela faz um barulho de tucho batendo, ou válvula desregulada... tec tec tec freneticamente... muito irritante... Só faz o barulho com ela andando... na lenta quando está parada não faz nada...
Levei na conscecionária e ele disseram que era a EGR entupida... Dai limpei a EGR (R$185,00) e não resolveu... Estava totalmente trancada... Mas não resolveu...
Dai eles falaram que era as valvulas desreguladas... Regulei as válvulas e fiz limpeza de bicos (R$600,00)... Também não resolveu... Não mudou nada...
Agora eles querem fazer limpeza de coletor de admissão (R$500,00 em uma oficina de uns ex-mecanico da mitsubishi ou R$950,00 na concessionária)...
Dai se não solucionar eles acham que é um pistão que deve ter aquecido e está batendo...
O que faço???
Ressuscitando!!!!!
A Luz de Inspeção do motor acendeu, depois de ler alguns relatos aqui no fórum, ontem troquei o filtro de diesel e de ar!
Não apagou, hoje levei na Mit - Cardinal !
Fui Absurdamente bem atendido, fiquei muito surpreso inclusive!
Após algumas checagens o mecânico disse que a luz estava acesa por causa do filtro e da EGR que estava com um conector solto! Como troquei o filtro ele apagou a mensagem e desmontou a egr para ver!
A Válvula esta bem carbonizada porem deve ter pelo menos uns 80% do seu "fluxo" livre!
Pois bem, fecharam tudo e não me cobraram nada pela "olhada".
Me deram o orçamento para descarbonizar a válvula;
Descarbonizante coletor e cabeçote = R$789,60
TRHOTTLE BODY Descarbonizante =R$311,80
Limpeza do sistema 11 horas a 199,99 = R$2198,90
Limpeza do tanque de combustivel =R$680,00 (achei a venda novo por menos que isso).
Achei um absurdo!
Alguem já descarbonizou essa valvula?
Att
Walter da Camper
02/02/2015, 23:43
Se ela andava com diesel comum, é obrigatória a limpeza do coletor de admissão e possivelmente da turbina. O filtro de partículas do escape (DPF) deve estar parcialmente entupido, isso se não tiver sido retirado.
Embora a limpeza do coletor seja uma providência necessária, pode ser que o barulho seja proveniente de alguma outra causa.
Como está o comportamento do carro? Anda bem em alta?
jackalbr
04/02/2015, 10:02
Amigo, onde limpou a EGR por R$185,00????
Ivanildo Luz
27/01/2016, 15:45
Galera boa tarde,
Tenho uma Triton HPE 3.2 AT 2009/2010 e agora está com 90940 km para uso apenas em asfalto (dia a dia e viagens).
Velocidade máxima em viagens nunca acima dos 130 km/h.
Trocas de óleo a cada 5000 km e filtros (combustível, óleo e ar) a cada 10000 km.
Aos 89000 km acendeu a luz da injeção no painel numa tarde mas no dia seguinte pela manhã apagou e continuo assim por uns dez dias.
Após os 90000 km ela acendeu e não mais apagou.
Vendo publicações aqui e vídeos no youtube, resolvi leva-la para um mecânico amigo para fazer a descarbonização da válvula EGR e dos coletores. Estavam muito sujos, com acúmulo de borra, mas não totalmente obstruídos.
O serviço do colega me demorou apenas umas 2,5 horas e ficou por mórdicos R$ 100,00.
Colocando o teste que ele tem, não me recordo se Kraptor ou Raptor, acusou e continuo após a descarbonização, falha na válvula EGR, mesmo resetando o sistema do carro.
Minhas dúvidas:
521302
1) Na foto anexa, a parte preta, que imagino ser o motor elétrico que aciona a válvula pode ser o responsável pelo problema (por estar possivelmente defeituoso)?
2) Onde encontrar um motor desses (parte preta da foto)?
3) Ou seria a válvula mesmo (parte metálica da foto)?
4) Tem para vender o conjunto, ou as partes separadamente, no mercado paralelo?
5) Quais outras possíveis causas para o acendimento desta lâmpada no painel?
OBS: o carro aparentemente comporta-se de maneira normal, ou seja, o funcionamento parece normal.
Grato.
Henrique Cesar de Tavares
04/02/2016, 23:43
Galera boa tarde,
Tenho uma Triton HPE 3.2 AT 2009/2010 e agora está com 90940 km para uso apenas em asfalto (dia a dia e viagens).
Velocidade máxima em viagens nunca acima dos 130 km/h.
Trocas de óleo a cada 5000 km e filtros (combustível, óleo e ar) a cada 10000 km.
Aos 89000 km acendeu a luz da injeção no painel numa tarde mas no dia seguinte pela manhã apagou e continuo assim por uns dez dias.
Após os 90000 km ela acendeu e não mais apagou.
Vendo publicações aqui e vídeos no youtube, resolvi leva-la para um mecânico amigo para fazer a descarbonização da válvula EGR e dos coletores. Estavam muito sujos, com acúmulo de borra, mas não totalmente obstruídos.
O serviço do colega me demorou apenas umas 2,5 horas e ficou por mórdicos R$ 100,00.
Colocando o teste que ele tem, não me recordo se Kraptor ou Raptor, acusou e continuo após a descarbonização, falha na válvula EGR, mesmo resetando o sistema do carro.
Minhas dúvidas:
521302
1) Na foto anexa, a parte preta, que imagino ser o motor elétrico que aciona a válvula pode ser o responsável pelo problema (por estar possivelmente defeituoso)?
2) Onde encontrar um motor desses (parte preta da foto)?
3) Ou seria a válvula mesmo (parte metálica da foto)?
4) Tem para vender o conjunto, ou as partes separadamente, no mercado paralelo?
5) Quais outras possíveis causas para o acendimento desta lâmpada no painel?
OBS: o carro aparentemente comporta-se de maneira normal, ou seja, o funcionamento parece normal.
Grato.
Mercado Livre amigo.
Lá vc encontra com ou sem o corpo de metal
JOPADOIDAO
25/01/2017, 15:29
Boa tarde amigos.
Mandei colocar uma nova tampa traseira na Mitsubishi Montkoya em Ponta Grossa e realizar pintura do parachoque dianteiro.
Ao buscar o veículo, fui informado que ganhei uma lavagem de motor (sem me consultarem ou eu autorizar).
Saindo da oficina, percebi que a luz da injeção estava acesa e comuniquei o responsável pela oficina da concessionária.
Agendei para levar lá verem o que era pois não entreguei o carro assim na concessionária. Ele chegou a concordar que poderia ser da lavagem do motor. Após deixar lá o veículo, recebi uma mensagem dizendo que eu tinha que trocar a válvula EGR.
Óbvio que eu nunca mais volto lá.
Apenas estou relatando o que aconteceu comigo.
ANDRÉ BERGA
09/07/2020, 13:33
O problema é bem complexo e comum na l200 e pajero
a egr suja (carbonizada) ou pela queima indevida, no caso injetores com problemas, filtro de ar, ou até mesmo sistema de turbo passando óleo, também não se pode descartar problemas de desgaste nos anéis!
Também podemos ter problema de obstrução de catalizador !
A primeira atitude tem que ser: A limpeza total do sistema de admissão e egr, além do catalizador, não esquecendo de limpar o radiador da egr também! Tem que se testar o funcionamento da egr( parte elétrica) e se persistir a falha, análise do sistema de pressão do turbo (pode estar liberando óleo do turbo), pode ter intercooler furado ou alguma mangueira perdendo pressão do turbo, o que faz a turbina deixar passar oleo de sua lubrificação para o sistema de pessão do ar., e posteriormente chegar aos anéis ou camisas do motor com desgaste deixando o óleo do motor dentro da câmara de combustão, o que ocorre a queima do óleo junto com o diesel!
Otaviobfranco
20/01/2022, 21:51
Inicialmente
É uma Pajero Full 2008 3.2 3D
116.000km originais
Eu comprei o carro e não tive histórico de manutenção completo e comprei para fazer viagens longas (Atacama)
Portanto fiz um pente fino, troquei TUDO no carro, inclusive kit turbina completo
Fui fazer uma viagem para o sul, 4.000km viagem total (mesmo com o defeito o carro fez toda viagem sem deixar na mão), por várias vezes em reduções para radares e quebra molas eu via que na retomada ela perdia potência antes dos 3.000rpm, ao passar dos 3.000rpm ela disparava, dava até um coice
Ao ver isso, pensei EGR, sensor MAF, etc. eu tinha rastreador no carro, que sempre levo e acusaram os erros P0102, P0113 e P2413.
Aí já estava com planos de fazer remap e o defeito era intermitente e não acendia nenhuma luz no painel, nunca acendeu (todas funcionam).
Cheguei em bh, fui fazer o remap e pedi para desativar EGR, surpresa que o carro já tinha remap, mas EGR estava ligada. Pois bem, desliguei.
Aí o carro começou a dar o defeito em toda esquina, aí fui isolar a EGR mecanimente com os tampões. Surpresa: já era isolada
Vi uns vídeos do pessoal falando do resistor 4k7 no fio azul e preto do sensor MAF e dando referência ao código P2413.
Aí fui lá e fiz, peguei o carro andei o dia todo, não dava nada, inclusive o funcionamento do carro virou outro, bem mais forte, mas espertinha, eis que agora a noite ela deu o defeito novamente, acusando somente o código P2413. O que pra mim não faz sentindo, pois o resistor não “desligaria” esse código??
Por fim já não sei mais o que fazer
E o defeito ocorre mais dentro de bairro, na rodovia só quando reduz muito e mesmo assim intermitente
Já conferi carbonização de coletor, parte de cima e de baixo, está LIMPINHO.
Filtros de ar e diesel novos e originais
Diesel sempre bom
Quem puder me ajudar, vou deixar meu telefone tbm, 31 99636-9373
Inicialmente
116.000km originais
Eu comprei o carro e não tive histórico de manutenção completo e comprei para fazer viagens longas (Atacama)
Portanto fiz um pente fino, troquei TUDO no carro, inclusive kit turbina completo
Fui fazer uma viagem para o sul, 4.000km viagem total (mesmo com o defeito o carro fez toda viagem sem deixar na mão), por várias vezes em reduções para radares e quebra molas eu via que na retomada ela perdia potência antes dos 3.000rpm, ao passar dos 3.000rpm ela disparava, dava até um coice
Ao ver isso, pensei EGR, sensor MAF, etc. eu tinha rastreador no carro, que sempre levo e acusaram os erros P0102, P0113 e P2413.
Aí já estava com planos de fazer remap e o defeito era intermitente e não acendia nenhuma luz no painel, nunca acendeu (todas funcionam).
Cheguei em bh, fui fazer o remap e pedi para desativar EGR, surpresa que o carro já tinha remap, mas EGR estava ligada. Pois bem, desliguei.
Aí o carro começou a dar o defeito em toda esquina, aí fui isolar a EGR mecanimente com os tampões. Surpresa: já era isolada
Vi uns vídeos do pessoal falando do resistor 4k7 no fio azul e preto do sensor MAF e dando referência ao código P2413.
Aí fui lá e fiz, peguei o carro andei o dia todo, não dava nada, inclusive o funcionamento do carro virou outro, bem mais forte, mas espertinha, eis que agora a noite ela deu o defeito novamente, acusando somente o código P2413. O que pra mim não faz sentindo, pois o resistor não “desligaria” esse código??
E o defeito ocorre mais dentro de bairro, na rodovia só quando reduz muito e mesmo assim intermitente
Diesel sempre bom
Me desculpe, mas por quê você não volta a EGR para o funcionamento normal, mantendo o remapeamento?
A minha Pajero Full, também 2008, só foi apresentar entupimento da EGR com 230.000 Km´s, pois ela roda primordiamente em rodovias, como você pretende fazer.
Fiz a limpeza, inclusive da admissão e tanque de combustível, e migrei para o S10.
As que rodam muito na cidade é que apresentam entupimento precoce da válvula, perto dos 100.000 Km´s.
Volte para o original e pare de se incomodar, tentando corrigir outros erros.:concordo:
AlonsoFausto
26/01/2022, 10:21
Otávio, eu tb tenho uma 2008. Assim que comprei fiz uma revisão geral e desmontei coletor, egr, etc. Com tudo limpo, já montei e isolei fisicamente a entrada e a saída do resfriador da EGR! Já rodo assim há 33k e sem qualquer problema.
Eu tb fiz o esquema do resistor no fio do sensor MAF, porém neste tive uma dica valiosa: utilizei resistor retirado de uma TV antiga.
Segundo o técnico em elétrica, os resistores novos são frágeis e até com a vibração do motor poderiam deixar de funcionar.
De toda forma, depois que soldei o resistor "antigo", isolei muito bem e ainda coloquei thermotape para ajudar a proteger. Nunca tive problemas.
Como você disse que após instalar o resistor ficou tudo normal, verifica se não foi o resistor que quebrou....
Abraço.
578190578194578191578192578193
Inicialmente
116.000km originais
Diesel sempre bom
Otaviobfranco
27/01/2022, 18:56
Cara, estou vivendo um dilema.
Por fim, troquei o sensor Maf por um novo e voltei o resistor, colocando um novinho.
Na hora que funcionei, o carro estava 200%. Ótimo!!
Andei nela e tudo.
Quando foi hoje, sai nela, andei mais km e ela voltou apresentar o MESMO defeito, e acusando o P2413.
Aí comecei desconfiar de que o resistor não está funcionando bem, comprei mais resistores e amanhã vou testar. Pq não faz sentido.
Eu cheguei pensar e fazer o que o amigo em cima disse, tirar os tampões da egr, tirar resistor, tirar tudo.
Deixar o carro original. E ela tem remap que de acordo com a empresa o EGR está off.
rudineiamarante
18/02/2022, 16:02
Cara, estou vivendo um dilema.
Por fim, troquei o sensor Maf por um novo e voltei o resistor, colocando um novinho.
Na hora que funcionei, o carro estava 200%. Ótimo!!
Andei nela e tudo.
Quando foi hoje, sai nela, andei mais km e ela voltou apresentar o MESMO defeito, e acusando o P2413.
Aí comecei desconfiar de que o resistor não está funcionando bem, comprei mais resistores e amanhã vou testar. Pq não faz sentido.
Eu cheguei pensar e fazer o que o amigo em cima disse, tirar os tampões da egr, tirar resistor, tirar tudo.
Deixar o carro original. E ela tem remap que de acordo com a empresa o EGR está off.
boa tarde amigo.
Estou com o mesmo defeito na minha Full 2011.Ja troquei a parte eletrônica da EGR por uma nova, já coloquei resistor, ja tirei resistor, fiz o mesmo com as chapinhas para isolar e o defeito continua semelhante ao seu.
Comprei um Obd2 para acompanhar e toda vez que vou sair com o carro a válvula funciona normalmente, mas é so andar uns 3km ela ja apresenta o defeito, quando desligo o veiculo já apago a falha e ela volta a funcionar mas o defeito retorna novamente ao rodar uns 3km.
Se ja tiver uma solução, por favor nos comunique que sera de grande ajuda
Otaviobfranco
20/02/2022, 11:19
boa tarde amigo.
Estou com o mesmo defeito na minha Full 2011.Ja troquei a parte eletrônica da EGR por uma nova, já coloquei resistor, ja tirei resistor, fiz o mesmo com as chapinhas para isolar e o defeito continua semelhante ao seu.
Comprei um Obd2 para acompanhar e toda vez que vou sair com o carro a válvula funciona normalmente, mas é so andar uns 3km ela ja apresenta o defeito, quando desligo o veiculo já apago a falha e ela volta a funcionar mas o defeito retorna novamente ao rodar uns 3km.
Se ja tiver uma solução, por favor nos comunique que sera de grande ajuda
Bom dia a todos, primeiramente obrigado pelas dicas e sugestões. Resolvi o problema do meu carro.
Fui muito induzido a erros devido ao que o rastreador acusava nos códigos de falha, porem o defeito do carro nao era relacionado aos códigos de falha. Começou um dia que meu pai (entende muito de mecânica) me disse que meu defeito eram os bicos injetores, mas como o funcionamento do carro era bom, eu ignorei. Fui batendo de oficina em oficina e o veredicto se concretizou de testarem os injetores. Enfim, feitos os testes tinham 3 injetores completamente fora dos padrões.
578423578424578425578426
Chegamos ao diagnostico dos bicos com um teste básico que o OBD2 possui, tem um teste de pressão de combustível no RAIL, em marcha lenta meu carro marcava 34.000kpa (o que é dentro do padrão), mas na faixa de 1.500rpm a 3.000rpm, onde ela apresentava a falta de potencia, o teste de pressão acusava menos pressão do que em marcha lenta, quando passava dos 3.000rpm, a leitura de pressão saia de 15.000/20.000kpa e batia 70.000/80.000kpa. Por esse teste começamos a traçar a linha de solução na linha de alimentação do carro.
Realizei o serviço completo, removemos tanque para limpeza (estava completamente contaminado), todas as mangueiras, substituímos os 4 injetores, bomba de alta, bomba de transferencia, válvula reguladora de pressão, fizemos a linha injetora completa.
578427578428578429578430578431
Apos feito isso, retirei o remap que ja havia no carro antes de compra-lo, voltei um mapa original, usei o carro e em cima do mapa original, fizemos um remap EGR off, finalmente o carro encontra-se funcionando redondo, sem NENHUM código de falha.
RESUMO, SE SEU PAI ENTENDE DE CARRO/MECANICA, ESCUTE! E NAO GASTE ATOA KKKK