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Ver Versão Completa : Possível F1000 XLT 4x4 a caminho



WilliTom
07/08/2014, 08:48
Bom pessoal, tempos atrás eu postei um tópico perguntando qual seria um bom primeiro 4x4 e todo mundo foi unânime: Pra casar e morar junto, F1000 mesmo.

Bem, pra entender melhor a história, vou explicar pra vocês:

Até agora só tive um Ford Focus 1.6 (MK1.5) e sou apaixonado por Ford.
Temos uma F1000 XLT preta ano 98 desde 99/2000 (eu acho) na família.
Essa Femil já fez de tudo, de rebocar caminhão em atoleiro a puxar trailer pra 3 cavalos com banheiro e cama (trailer pesado, esse judiava um pouco dela).
Com o trailer, ela mantinha uma média de 90 na estrada, mas precisava manter uma rotação mais alta (não duvido que carregado aquele trailer ultrapassava os 4500kg de reboque fácilmente).

No fim optamos por uma F250 4portas 2011/2011 com motor Perkins, novinha e com 90.000km (interior mal tinha poeira). Essa puxa o trailer como se fosse uma pena.

E a F1000 acabou ficando sem uso, to pensando em pegar ela e dar um trato.

Fotos:

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Ela está revisada, sempre foi bem cuidada, mas tem os problemas normais da idade e do uso pesado pra trabalho:

- Tem uma folga boa no volante (nunca mexeram na direção hidráulica exceto a manutenção normal).

- Tem bastante grilo (lataria faz barulho, alguns coxins estão velhos e precisam de troca).

- Freios precisam de revisão (aparentemente tem ABS nas rodas da frente), quando pisa no freio, pneus travam, aparentemente o ABS não funciona mais.

- Melhora no escape. Meu irmão mexeu uma vez e deixou ela muito barulhenta.

- Precisa de um trato na lata.



E quanto ao que eu estou pensando em fazer:

- Intercooler no MWM X10 e afinar MUITO bem a BI, ela anda meio beberrona (6.5km/l, acho que é culpa de rebocar o trailer)

- Roda Livre AVM ou Warn

- Acionamento mecânico do 4x4 e da reduzida (o acionamento elétrico já deu defeito uma vez)

- Guincho e se possível um pára-choque de impulsão na frente e atrás (tipo esses http://tinyurl.com/pznonoy http://tinyurl.com/lc57kgp )

- Snorkel, mas esse to pensando se é realmente necessário.

- Peito de aço e proteção pro diferencial traseiro e dianteiro.

- Bancos de couro e dar um trato bom no interior: se possível instalar um aparelho de DVD 2din Pioneer que sobrou do Focus, vai precisar mexer na parte baixa do painel, talvez tirar o cinzeiro (não vai fazer falta, não fumo e ela tem MUITO porta-treco).

- Encontrar um meio de deixar o motor mais silencioso (nem que seja instalando um silencioso a mais ou coisa do tipo). Pensando em dividir o escape em duas saídas, cada uma com um silencioso e colocar uma de cada lado na traseira (quem sabe ponteira dupla ou quadrada) talvez melhore o fluxo, faça o catalisador durar mais e diminua o rugido do bicho.

- Tanque duplo de combustível (maior autonomia pra viagens MUITO longas).

- Uma buzina ALTA (ferroviária talvez).

- Compressor de ar ligado ao motor (facilitar a vida em caso de imprevistos).

- Bateria dupla (ligar algumas comodidades em viagens mais longas, como ventilador ou notebook/celular).

- Baú impermeabilizado na caçamba

A intenção é montar uma viatura que seja pau pra toda obra (MESMO) e encare viagens longas. Eu lembro de ir pro mato grosso com ela e sofrer um pouco com ruído do motor (dor de cabeça e o caramba).
Pretendo viajar MUITO e pra lugares inacessíveis, tipo Patagônia, Ushuaia, Amazônia, Peru, Bolívia e, dependendo de como andar a geopolítica na colômbia, Panamá. A idéia é ir pra TODO canto da américa do sul e central sem me preocupar muito se a viatura consegue chegar lá. E deixar ela com cara de RAÇA FORTE.

Nota: já acampei com ela, montar barraca na caçamba é sossegado e é surpreendentemente confortável.

Preciso de idéias, recomendações e sugestões, pois não sei se o intercooler vai pesar no câmbio e tração, se consigo achar ou mandar fazer um pára-choques daqueles.
Idéias, recomendações e sugestões pra um navegante de primeira viagem?

hercilio.neto
07/08/2014, 10:48
Pô WilliTom,
se já está na mão, demorou...

Guima-MS
08/08/2014, 13:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/96682-chegando-mais-uma-f-1000-nossa-efe-1000-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113290-f1000-4x4-xl-97-97-mclaren.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/49112-f1000-4x4-milona.html

Dee uma lidas nesses topicos .

BrunoDallanora2013
09/08/2014, 12:04
Eu vendi meu ford focus 1.6 para comprar minha F 4x4 é show de bola !

coloquei por ultimo uns pneu 33 e umas rodas importadas ta puxando muito !

se quiser olhar :http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/134542-ford-f1000-97-4x4-modificacoes-duvidas.html da uma olhada na ultimas fotos com os pneus grande !

fiz uma poucas modificações por enquanto como usb no radio original das 94 ,radio vhf yaesu para comunicação na empresa que trabalho relogio de teto das 94 , travamento do chassi na frente para evitar quebra do setor troca de umas cruzetas e falges da CT

anda pretendo fazer muita coisa !

F250 com perkins ? tem certeza ? não seria cummins maxpower ? ainda mais que é 2011 ! o perkins puxa menos que o x10 !

parachoque usa o original pois da para botar o é e subir tem lugar para bola do puxador , é bem forte evita numa pexada de ré que estrague o restante da camioneta encostando sempre o parachoque primeiro, se usa direto ,a caçamba aqueles reto fica ruim para subir e descer !

O intercooler to pensando em por mas seria bom colocar a turbina do interculado a trubina do vw 8150 os bicos do interculado não sei se são os mesmos ! e um intercoller sobe medida para por bem facil na frente para um bom desempenho

ele chega a dar 150 cv mas o consumo deve aumentar !

outra coisa mais confiável é a roda livre manual ! o motor eletrico funciona bem mas se quer algo de mais confiança o mecanico é melhor para o acionamento da CT !

BrunoDallanora2013
09/08/2014, 14:10
a quanto ao silenciador a sua ta sem ? a minha ta com o silenciador mas ocado sem nada dentro , eu esperimentei um todo original que tenho guardado de outra f1000 e esta não ta ocado e pesa o dobro conclusão fica muito silencioso só escuta barulho da turbina enchendo e o tec tec do motor , mas não tem o que aquente aquele silenciador passava quebrando os suportes da descarga ou froxando e fazendo barulho de cano se raspando , ai botei o ocado de volta é bem leve e não quebrou nada alem de que fica silenciosa igual , a minha sai o cano bem lá na traseira o que diminui mais ainda a barulheira , é bom direto também mas depois dum tempo da uma enjoada .

eu quero por um difusor eletrico assim posso deixar silenciosa e quando quiser diretão !

WilliTom
11/08/2014, 07:56
Guilherme, valeu a leitura. Tava dando uma olhada nesses tópicos já.

Bruno
Quanto à F250, não tenho certeza. Meu pai não é muito versado em mecânica e eu ainda não vi ela pessoalmente. Diz ele que é perkins, mas acho que é Cummins.

A nossa tem silencioso oco também. Eu acho muito barulhento e a ponteira tá no local original. Eu não gosto muito do barulho de escape muito alto. To pensando em colocar saída dupla com um silencioso de cada lado pra minimizar a pressão de retorno no escape. Num motor turbo, o ideal é tirar o gás de escape com o mínimo de restrição, mas aí o barulho fica insuportável, por isso o caminho duplo.
Quanto ao suporte do silencioso, o nosso é oco justamente pelo peso, ficava quebrando os suportes toda hora. Mas basta reforçar os suportes, colocar alguns a mais (talvez de caminhão, ou multiplicar os pontos de apoio) assim o peso ficaria melhor distribuído entre os suportes. É questão de reforçar tudo ali pra evitar quebras no futuro. Posso acabar pagando mais por isso, mas prefiro pagar caro pra pagar uma vez só.

Edintruder
16/08/2014, 10:56
6,5 é o consumo normal da F1000 4x4 com x-10. Consegue chegar a mais de 7 andando de boa, mas o X-10 convida a pisar forte no acelerador. Uma revisão de bicos também ajuda.

Troca os coxins de cabine e embuchamento da suspensão que os ruídos melhoram muito. Aproveita bem essa F1000 é quem tem hoje uma dessas dificilmente vende por dois motivos, é boa demais para se desfazer e é difícil de comprar pois não financia. No ponto de vista pra quem compra, quem quer uma não tem como comprar ou não encontra à venda.