WilliTom
07/08/2014, 08:48
Bom pessoal, tempos atrás eu postei um tópico perguntando qual seria um bom primeiro 4x4 e todo mundo foi unânime: Pra casar e morar junto, F1000 mesmo.
Bem, pra entender melhor a história, vou explicar pra vocês:
Até agora só tive um Ford Focus 1.6 (MK1.5) e sou apaixonado por Ford.
Temos uma F1000 XLT preta ano 98 desde 99/2000 (eu acho) na família.
Essa Femil já fez de tudo, de rebocar caminhão em atoleiro a puxar trailer pra 3 cavalos com banheiro e cama (trailer pesado, esse judiava um pouco dela).
Com o trailer, ela mantinha uma média de 90 na estrada, mas precisava manter uma rotação mais alta (não duvido que carregado aquele trailer ultrapassava os 4500kg de reboque fácilmente).
No fim optamos por uma F250 4portas 2011/2011 com motor Perkins, novinha e com 90.000km (interior mal tinha poeira). Essa puxa o trailer como se fosse uma pena.
E a F1000 acabou ficando sem uso, to pensando em pegar ela e dar um trato.
Fotos:
473430 473431 473432
Ela está revisada, sempre foi bem cuidada, mas tem os problemas normais da idade e do uso pesado pra trabalho:
- Tem uma folga boa no volante (nunca mexeram na direção hidráulica exceto a manutenção normal).
- Tem bastante grilo (lataria faz barulho, alguns coxins estão velhos e precisam de troca).
- Freios precisam de revisão (aparentemente tem ABS nas rodas da frente), quando pisa no freio, pneus travam, aparentemente o ABS não funciona mais.
- Melhora no escape. Meu irmão mexeu uma vez e deixou ela muito barulhenta.
- Precisa de um trato na lata.
E quanto ao que eu estou pensando em fazer:
- Intercooler no MWM X10 e afinar MUITO bem a BI, ela anda meio beberrona (6.5km/l, acho que é culpa de rebocar o trailer)
- Roda Livre AVM ou Warn
- Acionamento mecânico do 4x4 e da reduzida (o acionamento elétrico já deu defeito uma vez)
- Guincho e se possível um pára-choque de impulsão na frente e atrás (tipo esses http://tinyurl.com/pznonoy http://tinyurl.com/lc57kgp )
- Snorkel, mas esse to pensando se é realmente necessário.
- Peito de aço e proteção pro diferencial traseiro e dianteiro.
- Bancos de couro e dar um trato bom no interior: se possível instalar um aparelho de DVD 2din Pioneer que sobrou do Focus, vai precisar mexer na parte baixa do painel, talvez tirar o cinzeiro (não vai fazer falta, não fumo e ela tem MUITO porta-treco).
- Encontrar um meio de deixar o motor mais silencioso (nem que seja instalando um silencioso a mais ou coisa do tipo). Pensando em dividir o escape em duas saídas, cada uma com um silencioso e colocar uma de cada lado na traseira (quem sabe ponteira dupla ou quadrada) talvez melhore o fluxo, faça o catalisador durar mais e diminua o rugido do bicho.
- Tanque duplo de combustível (maior autonomia pra viagens MUITO longas).
- Uma buzina ALTA (ferroviária talvez).
- Compressor de ar ligado ao motor (facilitar a vida em caso de imprevistos).
- Bateria dupla (ligar algumas comodidades em viagens mais longas, como ventilador ou notebook/celular).
- Baú impermeabilizado na caçamba
A intenção é montar uma viatura que seja pau pra toda obra (MESMO) e encare viagens longas. Eu lembro de ir pro mato grosso com ela e sofrer um pouco com ruído do motor (dor de cabeça e o caramba).
Pretendo viajar MUITO e pra lugares inacessíveis, tipo Patagônia, Ushuaia, Amazônia, Peru, Bolívia e, dependendo de como andar a geopolítica na colômbia, Panamá. A idéia é ir pra TODO canto da américa do sul e central sem me preocupar muito se a viatura consegue chegar lá. E deixar ela com cara de RAÇA FORTE.
Nota: já acampei com ela, montar barraca na caçamba é sossegado e é surpreendentemente confortável.
Preciso de idéias, recomendações e sugestões, pois não sei se o intercooler vai pesar no câmbio e tração, se consigo achar ou mandar fazer um pára-choques daqueles.
Idéias, recomendações e sugestões pra um navegante de primeira viagem?
Bem, pra entender melhor a história, vou explicar pra vocês:
Até agora só tive um Ford Focus 1.6 (MK1.5) e sou apaixonado por Ford.
Temos uma F1000 XLT preta ano 98 desde 99/2000 (eu acho) na família.
Essa Femil já fez de tudo, de rebocar caminhão em atoleiro a puxar trailer pra 3 cavalos com banheiro e cama (trailer pesado, esse judiava um pouco dela).
Com o trailer, ela mantinha uma média de 90 na estrada, mas precisava manter uma rotação mais alta (não duvido que carregado aquele trailer ultrapassava os 4500kg de reboque fácilmente).
No fim optamos por uma F250 4portas 2011/2011 com motor Perkins, novinha e com 90.000km (interior mal tinha poeira). Essa puxa o trailer como se fosse uma pena.
E a F1000 acabou ficando sem uso, to pensando em pegar ela e dar um trato.
Fotos:
473430 473431 473432
Ela está revisada, sempre foi bem cuidada, mas tem os problemas normais da idade e do uso pesado pra trabalho:
- Tem uma folga boa no volante (nunca mexeram na direção hidráulica exceto a manutenção normal).
- Tem bastante grilo (lataria faz barulho, alguns coxins estão velhos e precisam de troca).
- Freios precisam de revisão (aparentemente tem ABS nas rodas da frente), quando pisa no freio, pneus travam, aparentemente o ABS não funciona mais.
- Melhora no escape. Meu irmão mexeu uma vez e deixou ela muito barulhenta.
- Precisa de um trato na lata.
E quanto ao que eu estou pensando em fazer:
- Intercooler no MWM X10 e afinar MUITO bem a BI, ela anda meio beberrona (6.5km/l, acho que é culpa de rebocar o trailer)
- Roda Livre AVM ou Warn
- Acionamento mecânico do 4x4 e da reduzida (o acionamento elétrico já deu defeito uma vez)
- Guincho e se possível um pára-choque de impulsão na frente e atrás (tipo esses http://tinyurl.com/pznonoy http://tinyurl.com/lc57kgp )
- Snorkel, mas esse to pensando se é realmente necessário.
- Peito de aço e proteção pro diferencial traseiro e dianteiro.
- Bancos de couro e dar um trato bom no interior: se possível instalar um aparelho de DVD 2din Pioneer que sobrou do Focus, vai precisar mexer na parte baixa do painel, talvez tirar o cinzeiro (não vai fazer falta, não fumo e ela tem MUITO porta-treco).
- Encontrar um meio de deixar o motor mais silencioso (nem que seja instalando um silencioso a mais ou coisa do tipo). Pensando em dividir o escape em duas saídas, cada uma com um silencioso e colocar uma de cada lado na traseira (quem sabe ponteira dupla ou quadrada) talvez melhore o fluxo, faça o catalisador durar mais e diminua o rugido do bicho.
- Tanque duplo de combustível (maior autonomia pra viagens MUITO longas).
- Uma buzina ALTA (ferroviária talvez).
- Compressor de ar ligado ao motor (facilitar a vida em caso de imprevistos).
- Bateria dupla (ligar algumas comodidades em viagens mais longas, como ventilador ou notebook/celular).
- Baú impermeabilizado na caçamba
A intenção é montar uma viatura que seja pau pra toda obra (MESMO) e encare viagens longas. Eu lembro de ir pro mato grosso com ela e sofrer um pouco com ruído do motor (dor de cabeça e o caramba).
Pretendo viajar MUITO e pra lugares inacessíveis, tipo Patagônia, Ushuaia, Amazônia, Peru, Bolívia e, dependendo de como andar a geopolítica na colômbia, Panamá. A idéia é ir pra TODO canto da américa do sul e central sem me preocupar muito se a viatura consegue chegar lá. E deixar ela com cara de RAÇA FORTE.
Nota: já acampei com ela, montar barraca na caçamba é sossegado e é surpreendentemente confortável.
Preciso de idéias, recomendações e sugestões, pois não sei se o intercooler vai pesar no câmbio e tração, se consigo achar ou mandar fazer um pára-choques daqueles.
Idéias, recomendações e sugestões pra um navegante de primeira viagem?