PDA

Ver Versão Completa : Carro para dia a dia e finais de semana OFF ROAD

Leidson
06/08/2014, 00:19
Olá galera,
pesquisei muito nesse fórum e em muitas outras fontes, inicialmente iria comprar uma Saveiro Cross, fazer algumas trilhas de praias, cachoeiras na região.
Porém sei que trilhas pesadas e até possivelmente algumas leves ela não terá condições de fazer. Foi ai que vim pensar em 4x4.
Meu falecido Tio, como tem fazenda, possuiu alguns Jeeps como Trollers até antes de falecer parar na L200 ao qual ele falou muito bem pelo fato dele passar semana rodando na cidade. Porém preço da L200 e similares para mim é um pouco carregado rs.
Minha necessidade é um rodar com ele dia de semana na cidade e finais de semana ir atrás de trilhas, pelas pesquisas aqui no fórum e em outros locais vi muito bem falando do Grand Vitara e Jimny. Então minha grande dúvida, qual desses dois valem mais a pena? Prós, Contras. Como sou leigo nessa comunidade de 4x4 então não tenho nenhuma referência sobre eles.
A média que pretendo gastar na compra do carro é até R$55.000 mais ou menos.
Vi anúncio de um G.Vitara que pareceu interessante sem o ponto de vista do mecânico e gostaria também da opinião de vocês em relação ao modelo, se ele é bom. Segue abaixo as imagens do anúncio, não tem tantas informações dos itens do carro porém pelo modelo vocês devem conhecer. Claro que esse valor ao se negociar pode baixar, porém digamos que o valor final dele seja esse do anúncio mesmo.

503!
06/08/2014, 07:57
Você precisa de espaço interno? A chave pra decidir por um ou por outro vai ser essa.

O GV bebe mais, anda mais, tem mais conforto, e também é bastante hábil no offroad. Tem conforto de SUV, e com ele os incômodos de carro grande pra achar vaga, manobrar etc.

O Jimny bebe pouco, anda razoavelmente bem, cabe em qualquer vaga, é excelente no offroad, mas pula bastante em irregularidades do asfalto etc. É mais jipe. Mais rústico e mais bruto pra trilha.

A diferença de preço é razoável, comprei meu Jimny 09 por 37 mil, por exemplo. Não pagaria 59 em um 0km.

Leidson
06/08/2014, 10:25
Primeiramente, obrigado pela resposta Filipe.
Quanto ao espaço interno, não preciso. Claro, o carro tem que ser confortável e que caibam 4 ou 5 pessoas normalmente. Pelo que vejo do Jimny, por ele ser pequeno creio que caiba confortavelmente 4 pessoas, mas sem problemas.
Mas o porquê de não pagar os 59 no 0 km. E esse Grand Vitara do anúncio? É interessante pelo preço que ta se vendendo? Uma coisa que me atraiu nele é o fato dele ser automático.

jorgeffn
06/08/2014, 16:06
Primeiramente, obrigado pela resposta Filipe.
Quanto ao espaço interno, não preciso. Claro, o carro tem que ser confortável e que caibam 4 ou 5 pessoas normalmente. Pelo que vejo do Jimny, por ele ser pequeno creio que caiba confortavelmente 4 pessoas, mas sem problemas.
Mas o porquê de não pagar os 59 no 0 km. E esse Grand Vitara do anúncio? É interessante pelo preço que ta se vendendo? Uma coisa que me atraiu nele é o fato dele ser automático.

Leidson... o Filipe falou quase tudo... eu só acho que o Jimny não bebe tao pouco pelo que "não" anda.... ou melhor... ele tem um consumo razoável heheheheh

e nao acho que ele é confortável para 4 pessoas.... principalmente para quem vai no banco de trás... até que no asfalto é suportável.. mas fora dele é sofrível....

abs!

503!
06/08/2014, 17:05
Leidson, como o Jorge bem falou, pra 4 pessoas o Jimny é desconfortável. Se passa pela sua cabeça andar com mais de 2 pessoas em uma fatia considerável do tempo, vai de GV. Os passageiros atrás do Jimny são meramente figurativos (opinião pessoal), pra quem precisa levar alguém eventualmente, e não pra quem precisa fazê-lo na rotina. É apertado de entrar, as pernas ficam altas e pula muito por ficar exatamente acima do eixo traseiro.

O motor do Jimny anda bem ("bem", né, Jorge? hehehe) com só o motorista ou no máximo um carona. Se colocar bagagem ou mais passageiros fica pesado, as retomadas ficam lentas e o motor é mais exigido, termina deixando a viagem cansativa.

Quanto ao consumo, o meu faz de 10,5 a 12,5 km/l na cidade, o que considero ótimo pra um jipe quadrado, com pneus grandes e longe do solo. Para efeitos de comparação, meu antigo Gol 1.0 fazia de 9 a 10 km/l. O meu 207 1.4 fazia de 8,5 a 9,5 km/l. Na estrada ele não passa muito dos 12, as subidas exigem mais do motor, os carros de passeio comuns ganham nesse aspecto.

Não pagaria 59 mil pelo simples fato de você conseguir um custo x benefício muito melhor comprando um usado.

É o mesmo carro, mesmo motor, mesmo interior e mesma capacidade. Achando um com um primeiro dono zeloso não vejo motivo pra adquirir um zero pelo dobro do preço (quando por menos que isso você consegue pegar um carro maior/melhor/mais potente, como o próprio GV ao invés do Jimny). A diferença vai ser o cheiro do plástico.

Quanto ao GV do anúncio, confira pessoalmente. Histórico de revisões, eventuais pontos de ferrugem por baixo, quilometragem, quantidade de donos, estado da bancada, da mala, do volante... Suavidade das passadas de marcha (sendo automático), originalidade da pintura... Tudo isso vai indicar o nível de cuidado que foi dado ao carro. Fotos enganam.

pedropedreiro
06/08/2014, 17:28
Leidson... o Filipe falou quase tudo... eu só acho que o Jimny não bebe tao pouco pelo que "não" anda.... ou melhor... ele tem um consumo razoável heheheheh

e nao acho que ele é confortável para 4 pessoas.... principalmente para quem vai no banco de trás... até que no asfalto é suportável.. mas fora dele é sofrível....

abs!

Costumo dizer que o Jimny é um carro pra 2 pessoas, mas carrega até 4.
+/- como a Doblô, que é pra 5 pessoas, mas dá carrega 7.

Quanto ao debate Novo/Usado, um dos pontos que tem que ver é o Air Bag/ABS. Se considera isso importante, vai ser difícil achar um usado que te atenda, pq eles só estão disponíveis dos 2013/2014 pra frente...

jorgeffn
06/08/2014, 17:39
Filipe.... é isso mesmo... também acho que o Jimny anda bem para sua proposta... só é bom frisar que a proposta é um jipe né.. para quem não conhece e as vezes espera um rendimento de carro sedan... hehehehehe.

e concordo demais com voce sobre o semi-novo.... aqui em BH por exemplo agora tem uma boa oferta..... mas isso não ocorre sempre... tem época que as "jóias" somem do mercado... hehehehe

abs!!!

Leidson
06/08/2014, 20:25
Muito obrigado pelas respostas, provavelmente irei de GV. Minha única dúvida é: Digamos que o GV do anúncio esteja realmente bom, etc etc. O carro por esse preço, sendo 2009, vale?

jorgeffn
06/08/2014, 20:34
Muito obrigado pelas respostas, provavelmente irei de GV. Minha única dúvida é: Digamos que o GV do anúncio esteja realmente bom, etc etc. O carro por esse preço, sendo 2009, vale?

Leidson... faz uma pesquisa de mercado por aí... olhe outros GV do mesmo ano e mesma motorização... assim voce tem uma base maior.... E não deixe de consultar um mecânico experiente em Suzuki para avaliar o carro, isso é fundamental para assegurar uma boa compra....

abs!!!

Alysson Souza Aguiar
08/08/2014, 19:03
Concordo com tudo que o pessoal falou acima. Tenho um Jimny 4All 2013/2014, eu adoro ele e não o trocaria por uma antiga ou nova Grand Vitara, até porque eu sempre quis um Jipe clássico, sempre tive este sonho. O Jimny atendeu perfeitamente as minhas predileções. Tenho uma filha de 1 ano de 2 meses coloco ela na cadeirinha pela porta traseira, o mais viável seria comprar um veículo com 4 portas. Por isso, acho que quem compra um Jimny sabendo de suas limitações em dimensões e alguns desconfortos é porque estava realmente procurando um Jipe com os valores reais que ele tem a oferecer. Na verdade não existe um veículo perfeito que ofereça todas as funções perfeitamente, na minha opinião. Se queres um veículo resistente, confortável e espaçoso com ímpeto Off-Road, acho a Grand Vitara e o TR4 SUV's perfeitos para teu uso. Eu mesmo não utilizei ainda o Jimny em situações mais extremas, mas futuramente pretendo deixá-lo bem cascudo para poder fazer minhas tão sonhadas expedições. Abração e boa compra. Depois posta as fotos da tua viatura pra nós vermos.

Leidson
08/08/2014, 23:30
Obrigado a todos pelas respostas! Tou procurando agora os anúncios para ambos. Vamos ver qual anúncio mais vantajoso aparecerá rs. Valeu guys

Leidson
08/08/2014, 23:34
Só uma duvida que tive agora pessoal, câmbio AT é bom, ruim, mediano para trilhas ?