PDA

Ver Versão Completa : Pneus pajero sport

RodrigoTomelin
05/08/2014, 16:58
Tenho que trocar os quatros pneus da minha viatura, seu que os originais são os Pirelli scorpion 265/70 r16.
pensei em colocar 245/70 r16 por ser 2 cm mais estreito deixaria a direção mais leve e melhoraria mínima coisa em consumo.(além de ser mais em conta que o 265).
É viável? ou burrice minha?
e além da Pirelli quais outras marcas de qualidade que tem um bom custo-benefício?
Detalhe uso uns 80% asfalto e 20% terra.

Junior-L200Power
05/08/2014, 19:06
Amigo, isso é besteira...como dizem por aí , é economia porca!!
Essa medida que vem no veículo é a medida mínima recomendada pra ele!!
Acredito que seu veículo vai ficar bastante instável usando medidas menores e mais estreitas, ainda mais se tratando de uma Pajero!! Se fosse uma L200 poderia até pensar no caso!!

pedrocampelojr
05/08/2014, 21:33
Instável acho que não fica não. Mas vai ficar feio pra caramba... Parece pouco, mas esteticamente, estes 2 cm fazem muita diferença.

Ipanema
24/08/2014, 12:45
Rodrigo, em relação ao consumo, mesmo reduzindo o atrito, talvez piore. Isso porque vc vai reduzir a altura dos pneus. No 265/70, o 70 significa que a lateral do pneu tem 70% da largura, ou seja, 70% de 265, que é 185,5mm. No 245/70, vc vai ter 171,5 de altura. O diâmetro total do pneu reduzirá 28mm. A circunferência do pneu original é 244,2cm. A do 245/70 é 235,4cm. Então, na circunferência do pneu, haverá uma redução de 4%. Isso significa a grosso modo, que o motor terá que que girar 4% mais rápido para chegar na mesma velocidade que alcançava com o pneu anterior. E seu velocímetro marcará tb 4% a mais do que com o pneu original.

Um abraço,

Alcione
27/08/2014, 08:50
Rodrigo, em relação ao consumo, mesmo reduzindo o atrito, talvez piore. Isso porque vc vai reduzir a altura dos pneus. No 265/70, o 70 significa que a lateral do pneu tem 70% da largura, ou seja, 70% de 265, que é 185,5mm. No 245/70, vc vai ter 171,5 de altura. O diâmetro total do pneu reduzirá 28mm. A circunferência do pneu original é 244,2cm. A do 245/70 é 235,4cm. Então, na circunferência do pneu, haverá uma redução de 4%. Isso significa a grosso modo, que o motor terá que que girar 4% mais rápido para chegar na mesma velocidade que alcançava com o pneu anterior. E seu velocímetro marcará tb 4% a mais do que com o pneu original.

Um abraço,

Bom dia Ipanema e Rodrigo;

O fator economia que a maioria do pessoal leva em conta é quantos km rodou medindo apenas no odômetro, então vamos aos detalhes;

- Pneu original de fábrica novo (zero) o odômetro é regulado.
- Pneu original gasto, para percorrer a mesma distância o pneu tem que girar mais para compensar o quanto foi gasto de borracha, no odômetro vai aparecer que rodou mais, então o feliz proprietário do veículo pensa, poxa meu carro está mais econômico pois com a mesma quantidade de combustível ele rodou mais !! ERRADO ! ILUSÃO !!!

É a mesma teoria para pneu com medida menor, a roda vai girar mais para fazer o mesmo percurso, dando a impressão que rodou mais, gastou menos, ILUSÃO !!

Esta mesma teoria também serve para pneu maior que o original, a roda gira menos para percorrer o mesmo trajeto, daí o infeliz proprietário reclama, poxa, meu carro está gastando mais com o mesmo combustível !! Normalmente não se faz as contas de compensação de diferença de tamanho do pneu ou gasto de borracha!!!!

Consumo de combustível se mede com GPS !! e com muiiiiito combustível !!!

Abraços,
Alcione

Alcione
27/08/2014, 09:00
[QUOTE= ou burrice minha?[/QUOTE]

Única burrice que conheço é quando a pessoa deixa de perguntar, de questionar, de duvidar ou de trocar idéias, a experiência de um serve pro outro e as certezas de cada pessoa nem sempre se aplicam a todos, para isso servem os foruns!

Abraços,
Alcione

Ipanema
27/08/2014, 09:32
Muito bem colocado Alcione! Mas mas um ponto importante é que independente da medição de consumo, rodando com um pneu de diâmetro menor, será como se estivesse andando com uma relação de marcha mais curta. Lendo no odômetro talvez tenha a ilusão de que economizou, mas no GPS vai ver que gastou mais.

Abraços,

Pavoski
28/08/2014, 16:51
Pegando carona no tópico...

Qual é a maior medida de pneu que cabe na Sport sem alterações na suspensão?

Aquele abraço!

Edilson_ce
29/08/2014, 11:57
Um site com um programa que faz comparação entre pneus com medidas diferentes.
Pneus Fácil – Compare Medidas de Pneu (http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php)

Se for usar o 245, procure pelo 245/75 ou 80, que é o que mais chegam perto dos originais em diâmetro.

Junior-L200Power
29/08/2014, 12:15
Diminuir o pneu numa L200 ainda vai...mas numa Pajero Sport acho loucura!!
A aerodinâmica é outra, vai influenciar e muito na estabilidade do veículo...eu jamais faria uma coisa dessa!!

Pavoski, o maior pneu que cabe na L200 Sport/Outdoor é o 285/75r16, mas é necessário tirar os para barros dianteiros pra não raspar!! Se o carro estiver com a frente muito arriada tbm é preciso levantar no parafuso de regulagem das barras de torção!!
Fazendo isso entra o 285/75...
Mas sem mexer em nada de nada o máximo que entra são os 265/75r16...

Abraço...

RodrigoTomelin
29/08/2014, 15:40
Valeu pessoal pelos esclarecimentos!!!

Alcione
29/08/2014, 15:58
A aerodinâmica é outra, vai influenciar e muito na estabilidade do veículo...eu jamais faria uma coisa dessa!!

Pavoski, o maior pneu que cabe na L200 Sport/Outdoor é o 285/75r16, mas é necessário tirar os para barros dianteiros pra não raspar!! Se o carro estiver com a frente muito arriada tbm é preciso levantar no parafuso de regulagem das barras de torção!!

Abraço...

Eu usava 285 x 75 x 16, ficava muiiiito bom, somente retirei os para barros dianteiros.

O carro fica excelente para dirigir, muito macio além é claro do visual !

Sds,
Alcione

Pavoski
29/08/2014, 20:54

Abraço...

Valeu, Junior!

Amatinho
29/08/2014, 23:24
Só lembrando que a PAJERO SPORT HD usa 225x75x16, mas usa rodas de ferro

TatyFalk
30/08/2014, 15:45
Eu usava 285 x 75 x 16, ficava muiiiito bom, somente retirei os para barros dianteiros.

Sds,
Alcione

Alcione, mas você usava esses pneus na sport?!

SergioClaudino
25/10/2016, 22:59
Muito bem colocado Alcione! Mas mas um ponto importante é que independente da medição de consumo, rodando com um pneu de diâmetro menor, será como se estivesse andando com uma relação de marcha mais curta. Lendo no odômetro talvez tenha a ilusão de que economizou, mas no GPS vai ver que gastou mais.

Abraços,

Boa noite Ipanema, tudo bem? Sei que é bem discutido esse assunto em outros tópicos, mas você poderia me dizer qual sua impressão sobre seu carro atual? (Pajero Sport 2005) está entrando em um negócio uma 2004 AT ara mim e estou querendo vender minha TR4 para ficar com ela. Obrigado!

SergioClaudino
25/10/2016, 23:02
Fala Alcione, tudo bem?

Tinha lift sua Pajero?

Abraço

Sds,
Alcione

rick66
22/11/2017, 12:09
qual seria melhor pneu para uso misto pajero sport ? obrigado

Geraldo Pessoni de Camarg
10/07/2020, 22:01
Tenho que trocar os quatros pneus da minha viatura, seu que os originais são os Pirelli scorpion 265/70 r16.
pensei em colocar 245/70 r16 por ser 2 cm mais estreito deixaria a direção mais leve e melhoraria mínima coisa em consumo.(além de ser mais em conta que o 265).
É viável? ou burrice minha?
e além da Pirelli quais outras marcas de qualidade que tem um bom custo-benefício?
Detalhe uso uns 80% asfalto e 20% terra.

Teria que ser o 245/75 r16 para dar a mesma altura de 185,5 cm (e o mesmo diâmetro de roda) e estreitando um pouco a largura.

Rogério Fernandes
08/11/2022, 16:04
Boa tarde. Peguei uma pajero 2.5 at 2011 na venda de um apartamento e gostei muito do carro. Só o consumo é um pouco alto. Como vou trocar os 4 pneus, se colocar pneus com diâmetro maior consigo melhorar o consumo? Pois vai alongar um pouco as relações de marcha. Qual medida maxima de pneu indicada para este carro? Grato a quem puder me informar.

Glaicon
09/11/2022, 05:55
Boa tarde. Peguei uma pajero 2.5 at 2011 na venda de um apartamento e gostei muito do carro. Só o consumo é um pouco alto. Como vou trocar os 4 pneus, se colocar pneus com diâmetro maior consigo melhorar o consumo? Pois vai alongar um pouco as relações de marcha. Qual medida maxima de pneu indicada para este carro? Grato a quem puder me informar.
Em viagens terá uma pequena melhora.
Na cidade irá piorar.
O seu dia a dia é que irá refletir no resultado.
Pneus HT podem contribuir na melhoria da autonomia.:concordo:

Gugu7
30/06/2023, 22:07
Teria que ser o 245/75 r16 para dar a mesma altura de 185,5 cm (e o mesmo diâmetro de roda) e estreitando um pouco a largura.
No caso de mudar a altura final do pneu, como reage o câmbio automático no TRÂNSITO URBANO? 🙄
Vai segurar mais pra passar a marcha, ou vai mudar de marcha mais rápido? 🤔

lfschmitz
03/07/2023, 17:35
No caso de mudar a altura final do pneu, como reage o câmbio automático no TRÂNSITO URBANO? 🙄
Vai segurar mais pra passar a marcha, ou vai mudar de marcha mais rápido? 🤔

Tanto no trânsito urbano como em qualquer outro cenário, um alongamento da relação final de transmissão (seja pelo diâmetro dos pneus, seja por um conjunto de engrenagens de diferencial) terá um efeito semelhante a dirigir num leve aclive nas arrancadas e retomadas: o carro deslancha um pouco mais devagar e o câmbio pode acabar esticando um pouco mais as marchas. A sensação e o comportamento do carro serão proporcionais ao alongamento que ocorreu: se a relação for alongada 5%, será como rodar num aclive de 5%. Em compensação, quando se atinge a velocidade desejada, o motor em teoria trabalha em menor rotação (lembrando que se trata de velocidade real, pois o velocímetro teria de ser alterado também para ficar 100% fiel). Em velocidades superiores a 80km/h a aerodinâmica começa a exercer um papel importante e a percepção talvez não seja tão nítida.

PORÉM, isso é apenas um dos aspectos e não leva em consideração, p.ex., o peso dos pneus. Explicando acelerar quatro pneus com mais de 75cm de diâmetro é como botar para rodar quatro volantes inerciais e, para piorar, normalmente pneus mais pesados também têm as laterais mais resistentes - e são as laterais que causam mais de 70% da resistência à rolagem. Portanto, se alguém estiver habituado a rodar com pneus BF 265/70R16 (que pesam uns 25kg cada e geram MUITO arrasto para rodar) e trocar por um conjunto de rodas aro 18 com pneus 255/70 ou 265/70 com perfil menos agressivo (16-18kg), provavelmente nem sentirá diferença em arrancadas e, como a relação final foi alongada 5-6%, em rodovia sentirá até o carro mais "solto" (novamente, considerando velocidade REAL, e não a do velocímetro).

Toka
15/12/2023, 17:08
Olá pessoal,

Por favor, alguém já experimentou pneus 265/70 R18 na Pajero Sport ou nas L200 mais novas?

Raspa alguma coisa, lembrando que os originais são 265/60 R18?

Muito obrigado!!!!

Leonardo Rios
18/12/2023, 19:23
Eu tenho uma triton 2023. Coloquei o 2756518. Fica na medida. Sem contar que preenche bem a caixa de rodas, fica muito bonito.

Toka
18/12/2023, 20:11
Eu tenho uma triton 2023. Coloquei o 2756518. Fica na medida. Sem contar que preenche bem a caixa de rodas, fica muito bonito.

Oi Leonardo! Muito obrigado por compartilhar. Que legal. Eu tinha pensado num perfila mais alto, mas não mais largo! Que ótima ideia!

Uma pergunta: este pneu mais largo tem a mesma tala do 265? Ou seja, serve nas rodas originais com tala de 7 polegadas?

Ah, põe uma foto aqui pra gente morrer de inveja! rsrssr Deve ter ficado um show!

Leonardo Rios
19/12/2023, 16:07
581154581155581156

Tudo bem Toka? Em relação à tala da roda serve normalmente, não se preocupe. Eu não gosto muito de mudar as especificações originais do veículo, mas nesse caso optei por fazer, primeiro porque daria outro visual no veiculo, segundo porque comprei os pneus que eu gosto (YOKOHAMA GEOLANDER G015) na black friday por um preço bom na medida 275 65 R18. Paguei na Tireshop R$ 1.385,00.
Muita gente usa o BFGoodrich nesta mesma medida nas Triton, porém deixa o visual muito mais agressivo que os Yokohama. Ja usei também, porém, na minha opinião, perdem em conforto, frenagem, piso molhado e na lama.

Abraços

Toka
19/12/2023, 19:06
581154581155581156

Tudo bem Toka? Em relação à tala da roda serve normalmente, não se preocupe. Eu não gosto muito de mudar as especificações originais do veículo, mas nesse caso optei por fazer, primeiro porque daria outro visual no veiculo, segundo porque comprei os pneus que eu gosto (YOKOHAMA GEOLANDER G015) na black friday por um preço bom na medida 275 65 R18. Paguei na Tireshop R$ 1.385,00.
Muita gente usa o BFGoodrich nesta mesma medida nas Triton, porém deixa o visual muito mais agressivo que os Yokohama. Ja usei também, porém, na minha opinião, perdem em conforto, frenagem, piso molhado e na lama.

Abraços

SHOOOW!! Muito obrigado pelas informações. Grande abraço!