PDA

Ver Versão Completa : Problemas no 4x4 full time da Cherokee ZJ 1997



Frick
04/08/2014, 16:36
Olá amigos. Meu nome é Jefferson, e esse é o meu 1º post no 4X4 Brasil, visto que sou o feliz proprietário de uma Grand Cherokee Limited ZJ 5.9L V8 fabricada em 1997..!! Como sou "marinheiro de primeira viagem", tenho algumas dúvidas referente a esse maravilhoso carro..!! pois adquiri o mesmo faz 6 meses.. e creio que já estou enfrentando um problema Vamos la..:

O problema é o seguinte.. a alavanca que muda a posição do 4x4 integral ( full time ) e 4x4 reduzida (LOW) esta aparentemente posicionada no 4x4 FULL TIME porem a camioneta esta tracionando somente as rodas traseiras, como se estivesse em 4x2. Mas até onde sei a ZJ funciona em 4x4 integralmente. levando isso em consideração posso afirmar que esta quebrado o diferencial dianteiro?? ou simplesmente a alavanca não esta engatando o 4x4 full time?
Por hora, essas são minhas dúvidas..!! Conforme for surgindo mais, eu vou perguntando aqui para os mais entendidos no assunto..!!


Obrigado a todos os amigos..!!!

lrovella
04/08/2014, 19:52
opa pode ser varios motivos , sem cardan dianteiro muitos fazem isso or ela se so 4x4 sem opção para 4x2 , diferencial dianteiro retirado engrenagens de dentro porque se tivesse quebrda vc iria perceber , ou o cambio do 4x4 pode ter querbrado ou tirado as engrenagens tbm , o unico jeito de saber e olhar se esta com o cardan dianteiro , desmontar o diferencial dianteiro e por ultimo pois e mais caro desmontar o cambio 4x4 , as duas primeiras vc mesmo pode fazer ja a ultima tem que ser algum mecanico .

Cassiano Jeep
05/08/2014, 17:27
Caro Frick, a minha apresentou problemas na Caixa de Transferencia, que faz a compensação das 2 trações. Aí acabei tirando o cardã dianteiro para deixar ela sem tração na frente e poder andar até que eu conserte o central. A sua pode estar assim, sem cardã dianteiro...

Frick
07/08/2014, 13:53
Caro Frick, a minha apresentou problemas na Caixa de Transferencia, que faz a compensação das 2 trações. Aí acabei tirando o cardã dianteiro para deixar ela sem tração na frente e poder andar até que eu conserte o central. A sua pode estar assim, sem cardã dianteiro...


Meu caro amigo!! pode ser a caixa de transferência então o problema, porque ela tem o cardã dianteiro! Sabe me dizer se é muito caro a caixa e o cardã?

doidodastrilha
07/08/2014, 16:09
Sem querer desanimar, a minha estava exatamente assim. resultado :(
1200 caixa usada
600 cardã (fique esperto, se for original os parafusos que prendem são polegada rosca fina, uma facada paguei 10 reais cada)
1500 kit diferencial dianteiro(coroa pinhão rolamentos)
e esses valores não estão inclusos mão de obra.

Frick
07/08/2014, 16:48
Amigão a sua cheroka estava andando normalmente mesmo com o problema no diferencial dianteiro? tipow... a minha ZJ quando coloco em 4x4 LO ela vira um tanque de guerra :D porem no 4x4 all time ela só traciona as trazeiras.

Frick
08/08/2014, 12:02
Sem querer desanimar, a minha estava exatamente assim. resultado :(
1200 caixa usada
600 cardã (fique esperto, se for original os parafusos que prendem são polegada rosca fina, uma facada paguei 10 reais cada)
1500 kit diferencial dianteiro(coroa pinhão rolamentos)
e esses valores não estão inclusos mão de obra.

Amigão a sua cheroka estava andando normalmente mesmo com o problema no diferencial dianteiro? tipow... a minha ZJ quando coloco em 4x4 LO ela vira um tanque de guerra :grin: porem no 4x4 all time ela só traciona as trazeiras.

Cassiano Jeep
08/08/2014, 16:18
Ué, mas então na reduzida funciona? só na normal que não? De qualquer forma o problema é para ser na sua caixa de transferência. Tem que abrir e ver. Conforme a peça tem que trocar por uma outra CT usada. Na minha eu acho que o problema é um tal de acoplamento viscoso, que vai ali dentro da CT. Só isso, importado direto ficava em R$ 7.000,00. então, o mais barato é uma CT usada inteira, que tira api no preço que o amigo doidodastrilha comentou....

Pablo.pinto2007
08/08/2014, 21:52
Amigão a sua cheroka estava andando normalmente mesmo com o problema no diferencial dianteiro? tipow... a minha ZJ quando coloco em 4x4 LO ela vira um tanque de guerra :grin: porem no 4x4 all time ela só traciona as trazeiras.

Deve ser só o viscoso então...

No meu entender, e baseado no que observei na cheroka de outro amigo, em full time a dianteira é tracionada mediante o viscoso, ou seja há, ou pode haver compensação (como se fosse um diferencial central), e em reduzida o bicho pega, o viscoso sai da jogada e a tração é pra valer... essa foi a impressão que tive... por isso o carro do amigo em full time não tem tração dianteira e em reduzida sim, mas é importante ter essa certeza...

Pablo

Frick
09/08/2014, 02:27
Deve ser só o viscoso então...

No meu entender, e baseado no que observei na cheroka de outro amigo, em full time a dianteira é tracionada mediante o viscoso, ou seja há, ou pode haver compensação (como se fosse um diferencial central), e em reduzida o bicho pega, o viscoso sai da jogada e a tração é pra valer... essa foi a impressão que tive... por isso o carro do amigo em full time não tem tração dianteira e em reduzida sim, mas é importante ter essa certeza...

Pablo
Beleza galera o negocio vai ser ir MECÂNICA mesmo e manda abrir para ver o problema. vou tentar essa semana agora procurar um bom mecânico aqui na minha cidade e ver o que ele me diz e qualquer novidade postarei aqui no tópico e já vou correr atrás de uma CT usada porque nova da ''fogo'' pra min comprar :(
Agradeço a ajuda de todos e no que eu puder ajudar estarei as ordens...:euforico:

Frick
09/08/2014, 02:30
Ué, mas então na reduzida funciona? só na normal que não? De qualquer forma o problema é para ser na sua caixa de transferência. Tem que abrir e ver. Conforme a peça tem que trocar por uma outra CT usada. Na minha eu acho que o problema é um tal de acoplamento viscoso, que vai ali dentro da CT. Só isso, importado direto ficava em R$ 7.000,00. então, o mais barato é uma CT usada inteira, que tira api no preço que o amigo doidodastrilha comentou....
Cassiano meu camarada!!! o jeito vai ser eu manda abrir a CT pra ver qual o problema. uma CT nova fica fora do meu orçamento e creio que desde já vou ter que correr atrás de uma CT usada. semana que vem mando abrir e encontrando o problema e tals posto aqui mesmo neste tópico beleza. Abraços!! Valeu pela ajuda!!

Cassiano Jeep
11/08/2014, 10:46
Ok Aguardamos notícias. Eu também acabei deixando e não arrumei ainda...