PDA

Ver Versão Completa : Porque tantos problemas com caixa de cambio hilux 2.8? Informações úteis...

ThgVieceli
04/08/2014, 10:36
Bom dia amigos... Estou criando este tópico para juntarmos experiencia sobre problemas ocorridos com a caixa de cambio da Hilux SR5 2.8. Comigo já tive que trocar 3 eixo piloto e 1 engrenagem da primeira (quando coloquei paralela não durou uns 200 km), então troquei a caixa toda (original) num desmanche e fiquei de boa por um tempo, agora nesta semana começou barulho na quinta marcha (ainda não levei para abrir) estou andando até a quarta. Não sei mais o que pode estar ocasionando essas quebras, o mecânico disse que é porque está turbinada e não aguenta, outros dizem que é coxim ruim que faz vibrar, já procurei aqui no fórum e vi vários relatos dos amigos com problemas no cambio neste modelo de camionete... Poderia ser algum problema de projeto da Toyota? Porque este modelo tem fama de ser inquebrável, mas vive quebrando o cambio. O que os amigos acham? Vamos participar com experiencias e enriquecer mais o fórum. Abraços.

Elias_qf
04/08/2014, 12:08
Olha dizet o q pode.ser é dificil pois tem muitas variaveis
Meu.cambio eu ja abri 4veses eixo piloto uma vez
O correto é trocar eixo piloto e carretel trocar o casal
engrenagem 1 2
Tres veses trava da 5 rs

guilhermeabreu
04/08/2014, 13:10
AGROMAN

É o 1º relato de quebras seguidas deste câmbio , só vejo falar maravilhas deste câmbio , vamos esperar para vermos outros comentários .

No meu caso tive uma SW4 que é diferente de uma picape por causa do cardã mais comprido na picape , mas na minha ex SW4 93 que fiquei com ela por longos 10 anos e rodei nada menos do que 180.000km com ela , o câmbio nunca deu nada de nada e a minha era turbinada e sou pé pesado .

Leonardo Dic
04/08/2014, 21:42
Depois q turbinei minha ex Hilux 95 tb tive problemas com o cambio.

Walter da Camper
04/08/2014, 22:05
Estranho mesmo... Esse câmbio é um dos mais utilizados em adaptações com motores bem mais potentes (ou torcudos como o S4T). Geralmente comprados em desmanche e montados em jipes pesados (camper/engesa) com pneuzão para uso em trilhas pesadas, estradas, etc... vai entender...

guilhermeabreu
04/08/2014, 22:37
Estranho mesmo... Esse câmbio é um dos mais utilizados em adaptações com motores bem mais potentes (ou torcudos como o S4T). Geralmente comprados em desmanche e montados em jipes pesados (camper/engesa) com pneuzão para uso em trilhas pesadas, estradas, etc... vai entender...

CARO WALTER

Pelo que o AGROAMN relatou ele havia trocado 3 eixos piloto e uma engrenagem da 1ª , com isto acho que o maior problema esteje aí na M.O. que ele esta utilizando , AGROMAN estou dizendo que acho , não estou afirmando que o seu meca seja ruim , mas nestes casos de problema em caixa eu particularmente prefiro comprar uma no desmanche do que mexer na minha , acho mais garantido .

Walter da Camper
05/08/2014, 07:46
Agroman, nesse período de problemas você utilizou o mesmo conjunto de embreagem?

r0d
05/08/2014, 08:43
Também estou achando estranho. Depois de vários anos lendo esse fórum, raríssimas vezes alguém reclamou desse cambio. Ele é normalmente conhecido pela sua robustez. Talvez seja um problema isolado, e infelizmente você foi sorteado.

ThgVieceli
05/08/2014, 09:52
Bom dia amigos, no meu caso eu troquei só o eixo piloto nas primeiras quebras porque as engrenagens estavam intactas, 1x coloquei o eixo piloto de marca paralela e não durou 2 dias kkk fiquei de cara por nao aguentar nada! Na quarta vez troquei a caixa toda num desmanche, o mecânico foi comigo e disse que estava boa, lacrada. Mas quebrou a quinta agora, não entendo porque tanto problema com esse cambio.... Pensei que agora pode ser desgaste dessa outra caixa, pois como comprei num desmanche poderia ser muito usada, mas mesmo assim estou de cara com tanto problema no cambio.
Walter eu usei o mesmo conjunto de embreagem sim... Pode ser por isso?
Confesso que minha camionete foi fruto de oração de tanto que eu quis uma desse modelo de tantos elogios que ouvia (fama de não quebrar).
Já vi vários relatos de problema na quinta aqui no fórum, acho que um deles foi o Elias que abriu o tópico, por isso abri este falando do cambio.

Walter da Camper
05/08/2014, 10:34
Uma das causas externas capazes de fazer quebrar um eixo-piloto é um possível desalinhamento do conjunto da embreagem, que força o eixo com vibrações radiais até sua fadiga.
É bem possível que essa caixa que comprou do desmanche tenha rodado alta Km em estrada causando o desgaste natural da 5º, o que é normal e previsível.
Peça para o mecânico dar uma boa inspecionada na embreagem à procura de empenamentos, desgaste irregular, etc.
Provavelmente com a troca da embreagem (platô, disco e rolamento) e da engrenagem da 5º seus problemas terminem.

Bom dia amigos, no meu caso eu troquei só o eixo piloto nas primeiras quebras porque as engrenagens estavam intactas, 1x coloquei o eixo piloto de marca paralela e não durou 2 dias kkk fiquei de cara por nao aguentar nada! Na quarta vez troquei a caixa toda num desmanche, o mecânico foi comigo e disse que estava boa, lacrada. Mas quebrou a quinta agora, não entendo porque tanto problema com esse cambio.... Pensei que agora pode ser desgaste dessa outra caixa, pois como comprei num desmanche poderia ser muito usada, mas mesmo assim estou de cara com tanto problema no cambio.
Walter eu usei o mesmo conjunto de embreagem sim... Pode ser por isso?
Confesso que minha camionete foi fruto de oração de tanto que eu quis uma desse modelo de tantos elogios que ouvia (fama de não quebrar).
Já vi vários relatos de problema na quinta aqui no fórum, acho que um deles foi o Elias que abriu o tópico, por isso abri este falando do cambio.

Freitag
05/08/2014, 11:21
Até agora tb, nada de anormal aconteceu .... 216.000 km .....

Samir Matheus
05/08/2014, 15:25
Tenho um amigo que tinha uma bandeirante que vivia com a caixa quebrada (sei que não é o caso), era somente desalinhamento das peças que fazia a ´´caca´´.

ThgVieceli
05/08/2014, 20:59
Pessoal amanha cedo vou leva-la para abrir a caixa de cambio, depois posto aqui o ocorrido...

Elias_qf
06/08/2014, 09:40
mas o que houve de fato?
na minha tive que abrir o cambio umas 3 vezes por causa da quinta marcha...

aconteceu isso por causa de uma trava que segura a engrenagem pequena da quinta marcha um lixo este sistema.... ate que mandei usinar uma luva e resolveu meu problema, pois as hilux mais moderna eles alteraram este sistema dessa trava, depois dessa engrenagem vem uma luva que encosta num rolamento...

o que pode acontecer de varias quebras no eixo piloto pode ser rolamento no eixo piloto existe 3 rolamento....

* um é interno so tem os roletes onde encaixa o eixo entalhado.
* outro vai no centro do eixo
* o outro vai dentro do virabrequim onde encaixa a ponta do eixo piloto vale a pena trocar ele de preferencia toda vez que for trocar embreagem ou descer o cambio pois custa 8 reais

para tirar é bem facil mas tem um macete estopa e graxa, molha a estopa na graxa e vai enviando no buraco do rolamento e socando com um parafuso e martelo quando estiver muito cheio vai acontecer que dois corpos nao ocupa o mesmo lugar e a estopa com graxa empurra o rolamento para fora rs

geralmente quando quebra a trava da quinta vc percebe pelo fato de engatar e nao conseguir acelerar o carro, e vc vai ter certeza que é trava da seguinte forma o conjunto do eixo entalhado desloca milimetros para tras dai a segunda marcha qualquer reduzida que vc der ela escapa.... esses é os sintomas da trava quebrada da 5 marcha

ThgVieceli
06/08/2014, 16:45
Elias nao foi a trava nao... Então, ai está a ocorrência...:putz:As duas engrenagens da quinta e o rolamento, na CCS R$ 1297,00 engrenagem maior, R$ 668,45 a engrenagem menor... Amanha vou garimpar uns desmanches em Londrina ver se eu acho. O duro é que nao tem marca nem numeros gravados, nao tem como saber se é original. 473389473390

Marco Dente
06/08/2014, 17:22
Elias nao foi a trava nao... Então, ai está a ocorrência...:putz:As duas engrenagens da quinta e o rolamento, na CCS R$ 1297,00 engrenagem maior, R$ 668,45 a engrenagem menor... Amanha vou garimpar uns desmanches em Londrina ver se eu acho. O duro é que nao tem marca nem numeros gravados, nao tem como saber se é original. 473389473390

Agroman, cote com o pessoal de Ponta Porã, comprei várias peças com o Anderson da Ferraço. Fechei o pedido na segunda e na quinta recebi em São Paulo, sem problemas.

Boa sorte

Elias_qf
06/08/2014, 18:17
cara da uma ligada para o paulo da toyagro fica em guarulhos ja comprei varias peças com ele...

ele tem a loja so de peças toyota em guarulhos e uma so de peças para jeep aqui no centro no bras quando compro ele manda para a outra loja que fica mais proximo e eu vou buscar 100% confiavel

011 24126654 paulo - toyagro

com ele que comprei a trava da hilux original nao sei qual o esquema dele mas sempre coto com ele e com a consecionaria ele fica com o valor sempre bem a baixo detalhe ele pega na consecionaria rs

Elias_qf
06/08/2014, 18:22
nao esquece de comprar o rolamento tmb pq ja esta zuado... quando os roletes sai da gaiola eles estão menor que a medida minima toleravel ai so novo mesmo.... nao corra risco de comprar peça nova e fica com rolamento zuado.... troque a trava da quinta se precisar.... ultima vez que precisei paguei 27 em março

ThgVieceli
06/08/2014, 18:52
Valeu pelas dicas galera, eu liguei nas lojas de Ponta-Porã agora a tarde e ficaram de me dar um retorno com os preços, espero que me liguem amanha cedo. Elias vou fazer um orçamento com o Paulo (toyagro) também... O difícil agora é ter paciência para esperar kkkk

Leonardo Dic
06/08/2014, 20:22
Aconteceu igual com a minha 95, a mesma coisa.

ThgVieceli
07/08/2014, 18:46
Boa noite, falei com Sr. Orlando da Ferraço em Ponta Porã os preços são muito bons lá a engrenagem grande sai por R$600e poucos e a pequena R$300 e poucos nao me lembro o valor correto, mas sai metade do preço nas CCS e são originais toyota. Porem consegui num desmanche de Londrina por R$400,00 as duas, creio que originais tambem... Agora o rolamento me surpreendeu R$340,00 com desconto, num rolamentinho pequeno (koyo). Na América de Ponta Porã estava falando com José Julio mas caiu a ligação pois estava na estrada ,mas os preços que ele me passou com certeza nao eram originais e na toyagro nao cheguei a ligar pq já havia conseguido. Agora é só esperar montar e Deus abençoe que não quebre mais...:euforico:

ThgVieceli
17/11/2014, 10:54
QUEBROU DE NOVO... Novamente voltando de viagem quebrou a quinta marcha, olha nao sei como pode?... Não sei se eu não aprendi dirigir camionete, porque é meu primeiro veiculo diesel e 4x4 se não fosse esse cambio quebrando seria perfeito. Nas trocas de marcha eu sinto que dá um soquinho, mas disseram que isso é normal por causa do cardã. Então acho que vou vende-la, vou procurar outra ou uma SW, para continuar aqui no grupo da toyota. :parede:

guilhermeabreu
17/11/2014, 14:25
QUEBROU DE NOVO... Novamente voltando de viagem quebrou a quinta marcha, olha nao sei como pode?... Não sei se eu não aprendi dirigir camionete, porque é meu primeiro veiculo diesel e 4x4 se não fosse esse cambio quebrando seria perfeito. Nas trocas de marcha eu sinto que dá um soquinho, mas disseram que isso é normal por causa do cardã. Então acho que vou vende-la, vou procurar outra ou uma SW, para continuar aqui no grupo da toyota. :parede:

AGROMAN

Caixa de marcha não é pra qualquer um mexer , eu com os anos que tenho , não mexeria em caixa de marcha , se der pau , vou num desmanche e compro outra mesmo sabendo que é usada , mas todo desmanche da garantia de 3 meses , se vc trocar e não ficar boa eles trocam por outra , se vc gosta do seu carro faça isto , fica mais barato do que vc vender o seu carro e comprar outro , vai por mim que ficará satisfeito com o resultado . Esta caixa de marcha é muito boa o dono anterior deve ter feito cagada com ela para ter tido este defeito .

Nenhuma das SW4 que tive , tive problema algum com caixa de marcha e olha que a 93 fiquei com ela por 10 anos e rodei 185.000 com ela e vendo com 327.000km sem prblema algum na caixa de marcha .

A HILUX , SW4 OU PICAPE ainda são os melhores carros que temos disparado .

ThgVieceli
17/11/2014, 15:34
Então Dr. Guilherme eu já troquei, essa caixa que estou já é troca que fiz num desmanche, peguei ela lacrada a minha sorte (menos pior rs) que o problema agora está sendo na quinta e não esta precisando abrir a caixa. Coxim pode causar problema na caixa? Pq tenho sentido uma vibração forte quando ligo e desligo. Correr muito pode causar problema? Pq muitos dizem que este modelo nao anda, em termos concordo, mas na estrada eu ando longos trechos a 120, 130 km/h, será que isso pode ocasionar a quebra? Na verdade estou muito de cara, triste mesmo em ter que desfazer da minha VTR. Se aparecer algum motivo aparente dessas quebras vou lutar para continuar com minha VTR. Abraços..

heartland
17/11/2014, 17:47
Aqui hilux sr5 99 com 181.000 km sem problemas. Mas sem uso extremo.

guilhermeabreu
17/11/2014, 19:02
AGROMAN

Com certeza se o rolamento central estiver com folga e o cardã vibrar muito vai levar problema pra frente , vc andar forte não estraga a caixa de marcha o que estraga seria vc andar em marcha alta em baixa velocidade e acelerando muito , ou seja o motor fazer muita força em baixo giro forçando as engrenagens , exemplo vc andar em 5ªmarcha pinsando fundo a uma velocidade de 50km/h com o carro cheio . O motor estará tentando fazer força numa marcha inadequada ( alta ) , vc teria que estar em 3ª marcha .

Com certeza absoluta esta caixa eu diria que é inquebrável , mas vc já quebrou duas vezes , tem algo de erado aí ou vc esta com o cardã empenado ou rolamento gasto com folga ou andando em marcha errada .

Elias_qf
17/11/2014, 21:46
Então Dr. Guilherme eu já troquei, essa caixa que estou já é troca que fiz num desmanche, peguei ela lacrada a minha sorte (menos pior rs) que o problema agora está sendo na quinta e não esta precisando abrir a caixa. Coxim pode causar problema na caixa? Pq tenho sentido uma vibração forte quando ligo e desligo. Correr muito pode causar problema? Pq muitos dizem que este modelo nao anda, em termos concordo, mas na estrada eu ando longos trechos a 120, 130 km/h, será que isso pode ocasionar a quebra? Na verdade estou muito de cara, triste mesmo em ter que desfazer da minha VTR. Se aparecer algum motivo aparente dessas quebras vou lutar para continuar com minha VTR. Abraços..

boa noite fale mais o que aconteceu... vc disse que quebrou mas nao precisa abrir o cambio... o que houve?/?

ThgVieceli
17/11/2014, 23:31
Boa noite, então Elias não precisou abrir porque a quinta fica fora separada das outras engrenagens, olha já troquei umas 2x eixo piloto com engrenagens da primeira, até trocar a caixa toda. Agora deu de quebrar a quinta marcha, e tô gelando pq fui guardar na garagem e deu uns estralos na primeira.

guilhermeabreu
17/11/2014, 23:35
AGROMAN

Vc esta tendo um azar DUKARAI , pois acho que esta segunda caixa que vc comprou no desmanche já deve ter vindo com problema PQ NÃO É POSSÍVEL ACONTECER ISTO SÓ COM O SEU CARRO , quase ninguem aqui reclama de problema nesta caixa , esta caixa de marcha da TOYOTA é um dos seus pontos fortes deste carro .

ThgVieceli
17/11/2014, 23:38
AGROMAN

Com certeza se o rolamento central estiver com folga e o cardã vibrar muito vai levar problema pra frente , vc andar forte não estraga a caixa de marcha o que estraga seria vc andar em marcha alta em baixa velocidade e acelerando muito , ou seja o motor fazer muita força em baixo giro forçando as engrenagens , exemplo vc andar em 5ªmarcha pinsando fundo a uma velocidade de 50km/h com o carro cheio . O motor estará tentando fazer força numa marcha inadequada ( alta ) , vc teria que estar em 3ª marcha .

Com certeza absoluta esta caixa eu diria que é inquebrável , mas vc já quebrou duas vezes , tem algo de erado aí ou vc esta com o cardã empenado ou rolamento gasto com folga ou andando em marcha errada .

Sobre as marchas erradas não creio que seja, porque já tinha visto essa informação em outro tópico, já o cardã e o rolamento são informações novas que tenho que ver. O mecânico disse que as engrenagens são muito frágil, são finas, eu não sei sobre isso mas creio que a Toyota não faria uma peça fraca né...

guilhermeabreu
17/11/2014, 23:43
Sobre as marchas erradas não creio que seja, porque já tinha visto essa informação em outro tópico, já o cardã e o rolamento são informações novas que tenho que ver. O mecânico disse que as engrenagens são muito frágil, são finas, eu não sei sobre isso mas creio que a Toyota não faria uma peça fraca né...

Este seu mecânico que falou isto ???? Vc tem que ficar longe dele , pode ser que o seu problema esteje aí , como falei mexer em caixa de marcha não é para qualquer um .

Cara já falei que este cambio é muito bom , ele pode não durar muito se vc colocar pneuzão e chipar o motor , mas num carro original com pneus um pouco maiores do que vem , ele aguenta tranquilo , tem gente que adapta este cambio em jipes para trilhas pesadas por ele ser muito confiável .

ThgVieceli
17/11/2014, 23:44
AGROMAN

Vc esta tendo um azar DUKARAI , pois acho que esta segunda caixa que vc comprou no desmanche já deve ter vindo com problema PQ NÃO É POSSÍVEL ACONTECER ISTO SÓ COM O SEU CARRO , quase ninguem aqui reclama de problema nesta caixa , esta caixa de marcha da TOYOTA é um dos seus pontos fortes deste carro .
Por isso que acho que sou eu que não sei, ou é o mecanico.

ThgVieceli
17/11/2014, 23:47
O pior que foi sempre no mesmo mecanico que foi trocado as engrenagens.

guilhermeabreu
18/11/2014, 00:22
O pior que foi sempre no mesmo mecanico que foi trocado as engrenagens.

Com este seu relato , SINCERAMENTE acho que este seu meca mesmo se vc é amigo dele , ela não esta sabendo mexer em seu carro , com todo respeito que vc tem a ele , ele deve , DIGO : deve estar comendo mosca com seu carro , sugiro a vc levar em outro até em outra cidade , não sei se vc esta longe do TADI que esta bem sumido aqui do forum , mas ele o TADI é fera em TOYOTA . Ele tem ajudado muitos que viajam pelo sul e qdo da problema ele esta sempre a disposição em ajudar até mesmo por telefone .

ThgVieceli
18/11/2014, 12:47
Então na real acho que ele apenas monta e desmonta, mas não sabe o que está causando as quebras... Vou colocar alguns itens que andei pesquisando aqui no fórum e me ajudem quanto a possivel causa de quebras na caixa de marcha:
- cardã desalinhado ou empenado (não sei!)
- rolamento ruim (está com jogo sim!)
- coxim motor e cambio ( não sei!, mas está com jogo e faz barulho quando liga e desliga o motor, balança a VTR e a alavanca do cambio)
- trocas de marchas secas (rápidas)
Será que pode ser algum (s) desses problemas acima citados? O duro que minha cidade é pequena e não tenho muitas opçoes de mecanicos bons aqui, até pensei em levar para outra cidade para consertar, mas a maior cidade da regiao é Londrina e fica uns 100km da minha, estou com receio de dar algum problema na estrada. Estou pensando em gastar uma nota e trocar rolamentos, coxins, engrenagens pedir tudo de Ponta-Porã, mas e o medo de não adiantar e quebrar de novo e perder a peça e o dinheiro...

heartland
18/11/2014, 14:00
nao sofra, leva em outro lugar, pega segunda opinião. não era pra vc ter problemas assim. gasta um pouco mais de $ pois isso é carro pra vida toda.

ThgVieceli
18/11/2014, 14:53
nao sofra, leva em outro lugar, pega segunda opinião. não era pra vc ter problemas assim. gasta um pouco mais de $ pois isso é carro pra vida toda.

Essa é minha vontade meu amigo, de continuar com ela... Estou tentando postar um vídeo que fiz mostrando o jogo no cardã para ver as opiniões..

ThgVieceli
18/11/2014, 15:03
www.facebook.com/video.php?v=603491389778482&set=vb.100003528800468 &type=2&theater
gravei este vídeo mostrando a jogo no cardã, pode ser isso a causa dos problemas no cambio?

Renato Camargo
18/11/2014, 19:05
Agroman você tem dado muito azar. Eu tive uma SW4 93 por bastante tempo com quase 120 cavalos, era turbinada e intercoolada, e nunca tive problemas com cambio usava pneus 31 e pegava muita rodovia, mas nunca tive problema nenhum com o cambio.,

ThgVieceli
18/11/2014, 19:50
Tenho tido azar mesmo Renato, o pior é que hoje rodei a cidade atras de um mecânico bom e acabei falando com o mesmo...:screwy: Os que me indicaram nunca tinham mexido neste cambio, mas me disseram que ele pode ter trocado as peças e esquecido de olhar as buchas, travas, espaçadores e afins que são peças pequenas mas com grande importancia no conjunto. Agora esse jogo do vídeo que postei que me deixou encucado, porque toda vez que troco de marcha faz um barulho no cardã ele disse que essa folga é normal no cardã, todas tem. Isto procede? E me disse tambem que pode ter quebrado por eu ter comprado as engrenagens num desmanche e possivelmente elas vem com trincas que não conseguimos ver...

Renato Camargo
18/11/2014, 22:22
Lembrei agora da Cambios Sapinho, empresa que faz peças forjadas de cambio para carros de arrancada, me parece que eles chegaram a fazer as engrenagens forjadas para Hilux. De uma pesquisada.

Walter da Camper
19/11/2014, 00:34
Vibração no cardã afetaria diretamente a caixa de transferência e não o cambio.

ThgVieceli
19/11/2014, 12:11
tirada a caixa e novamente as 2 engrenagens da quinta quebradas. Estou cotando em Ponta Porã.

ThgVieceli
19/11/2014, 18:40
Só para informação fechei as peças na STATUS AUTO PEÇAS de Ponta-Porã , foi onde consegui os melhores preços e melhor atendimento também...
-Engrenagem grande: 620,00
-Engrenagem pequena: 319,00
-Rolamento da caixa (5º marcha): 142,00
-Rolamento cardan Mitoyo: 156,00.
Eles vão me mandar as peças primeiro para conferir e faço o pagamento depois, gostei disso pois sempre ficamos inseguros de fazer compras sem ver. Quem quiser o contato é: STATUS Auto Peças (67)3145-0207 fixo / (67)9182-7600 (Anderson). Falei com o Anderson. Vamos aguardar se vem tudo certinho e depois posto o resultado.

guilhermeabreu
19/11/2014, 21:19
AGROMAN

Mas vc VAI FAZER TODO O SERVIÇO NO MESMO MECÃNICO ??????? Eu não acredito .

heartland
19/11/2014, 21:29
Era só o que me faltava kkkkk vai quebrar uma terceira vez. Aí vc nao pode por culpa no cambio e fazer um tópico com esse título!

ThgVieceli
20/11/2014, 00:36
Então pessoal eu não tive escolha, até tentei, mas não achei outro aqui na cidade, e não tinha como levar para fora, só se fosse de guincho. Quanto ao nome do tópico eu já vi que errei quando só o meu tinha esse problema.

Elias_qf
20/11/2014, 08:57
Então pessoal eu não tive escolha, até tentei, mas não achei outro aqui na cidade, e não tinha como levar para fora, só se fosse de guincho. Quanto ao nome do tópico eu já vi que errei quando só o meu tinha esse problema.

Bom dia agroman

manda foto da engrenagem que quebrou desta vez...

sabe o que é estranho na primeira foto das engrenagem que esta quebrada... so quebrou a parte da frente dos dentes... isso nao pode acontecer... pois ela trabalha totalmente encaixada uma engrenagem na outra se for para quebrar ela quebraria os dentes por completo... so vendo pessoalmente o cambio mas parece que ela estava montada errada ou que correu uma engrenagem da outra trabalhando apenas meio dente...

vou postar uma foto vc ve como ela trabalha é impossivel quebrar daquela forma....

Rubens Linhalis
20/11/2014, 10:18

Tira o cambio fora (se já nao estiver) , joga no porta malas de um carro e vai em outra cidade que tenho um serviço especializado, manda fazer tudo lá e depois volta para o seu mecânico só montar a caixa no lugar.

ThgVieceli
20/11/2014, 15:38
Pessoal fui lá conversar com o mecânico pra falar sobre a hipótese que o Elias falou da engrenagem correr e por isso só quebrar a frente dos dentes, ele disse que não tem como porque as travas estavam no lugar e que foi até dificil de solta-las. Segue algumas fotos das engrenagens e do rolamento.. 484374 484375 484376 484379 484380484377 484378
Nesta ultima foto no "círculo" tem essa parte que está quebrada, ele disse que isso não tem nada a ver com o problema, pois só serve para segurar a trava e disse que a trava estava no lugar, e vai um espaçador tipo um cano por cima dessa parte, ou na frente não entendi direito, ele disse também que pode ser por causa do rolamento que estourou. Mas é isso ai, se tiver como mudar o nome do tópico eu gostaria, pois seu que o problema é meu e não geral :parede:... Se alguem conhece sobre o assunto pode descer a borracha, sei que marquei de ter voltado no mesmo mecânico, mas somos (pq sei que não é só eu) tão acostumados com nossas VTR que queremos que conserte logo, procurei aqui na região mas, não tem ninguem especializado em câmbios principalmente de camionetes, e para eu levar fora ficaria dificil Londrina fica uns 100 km daqui. Talves depois de montado vou em uma especializada e peço uma revisão, mas se Deus quiser não vai dar problema.

Elias_qf
20/11/2014, 19:10
boa noite, como disse anteriormente, essa quebra não é normal nem por mal uso na minha opnião é por folga em rolamentos alguma montagem errada... pois parece que uma engrenagem não estava totalmente encaixada na outra...

olha a foto do meu cambio que desmontei aqui em casa da para ver a quinta no lugar

484401484402

pois nao tem outra explicação da engrenagem quebrar meio dente... a menos que o eixo esteja com folga ai ele desloca para o lado forçando meio dente das duas engrenagens...

muitos relatam que vc andar com a vtr a velocidades inferior a 60 km/h numa retomada vc deixa a engrenagem banguela...

seu eixo entalhado na foto esta danificado como vc circulou na foto... esse pequeno detalhe vai fazer sua trava quebrar com certa frequencia

o meu estava assim tmb rs

dai mandei usinar uma luva, no nosso cambio não existe essa luva apenas uma que conecta o cambio na caixa de transferencia

na primeira foto estou segurando a luva que mandei fazer...

484403

nesta foto ela ja esta no lugar

484404

ThgVieceli
20/11/2014, 19:36
Boa noite, legal as fotos heim Elias... Entendi o que você quis dizer sobre as engrenagens, pelo que o mecanico disse pode ter sido por causa do rolamento que postei na foto acima, que pode ter causado a quebra, e na vez anterior foi por causa do rolamento de gaiola que tinha quebrado, entao nas duas vezes tinha rolamento estourado. Pior que tô achando que foi azar mesmo, porque a caixa foi trocada e deve ter vinda com desgastes. Mas, fala mais sobre essa luva, você recomenda eu colocar uma tambem? nõ trouxe problemas no eixo que ela fica? E se fizer umas soldas no lugar daquele eixo entalhado será que não resolve? Parece que nossas caixas são meio diferentes, se olhar a "parede" da caixa onde na sua tem uma numeração e mais saliente que a minha que parece lisa...

Elias_qf
20/11/2014, 19:45
eu não soldaria um eixo desse... ainda mais pq a solda faz perder o tratamento do eixo podendo deixar ele fraco...

eu coloquei essa luva recomendo sim... tem outro topico falando dela... eu pelo menos abri 3 vezes esse cambio por causa dessa trava... e uma que troquei engrenagem 1° e 2° da ultima vez troquei tds rolamento do cambio

da muita diferença na instalação o eixo fica firme com os rolamentos novos...

ThgVieceli
20/11/2014, 19:51
Sacanagem essa trava heim rsrs.... Pelo que o meca disse a trava estava no lugar, mas vou ver isso da luva para dar uma garantia a mais... Amanha vou falar com ele sobre os outros rolamentos para ver se está tudo certo. Depois que voce fez isso parou de quebrar?

guilhermeabreu
20/11/2014, 23:36
AGROMAN

O ELIAS esta correto a engrenagem comeu só a metade É PQ ELA ESTAVA TRABALHANDO SÓ NA METADE .

vc fala pra mim que mora longe de LONDRINA , pensei que fosse uns 800km , mas 100km vc esta achando longe para vc resolver e fazer um serviço limpo e correto o seu cambio , acho que vc esta colocando uita dificuldade numa coisa simples , O QUE ADIANTA vc montar o cambio com seu meca que não entende muito de cambio e vc IR ANDANDO ATÉ OUTRA CIDADE PARA OUTRO MECA VER SE ESTA CERTO ????? Não acredito nisto .

O RUBENS LINHALIS te deu uma magnífica dica de vc levar só o cambio num espcialista e levar para seu meca só montar .

Este negocio de dar uma solda no eixo para fixar a trava , ISTO É O RETRATO DA GAMBIARRA DE UM MECA LAMBÃO .

Vc esta bem firme para que seja confirmada a LEI DE MURPHY .

Amigo só estou tentando te ajudar , NÃO FAÇA O QUE VC ESTA PENSANDO EM FAZER , leva seu cambio a um especialista e vai ter a garantia de que numa mais terá seu cambio quebrado .

Abraço

Elias_qf
21/11/2014, 09:30
Não.tive mais problemas d câmbio já rodeio mais d dez.mil km e td perfeito

ThgVieceli
21/11/2014, 13:08
Vivendo e aprendendo, mas sem persistir no erro né :stop:... Por isso esse fórum é uma grande ferramenta de ajuda, e um grande meio de adquirir conhecimento. Vou procurar por alguma oficina em Londrina e dar uma conversada. Obrigado pela ajuda de todos, vou informando o andamento por aqui mais pra frente... Abraços

Macbsenior
21/11/2014, 13:18
Agroman

Tem um grupo no Facebook que se chama Hilux Brasil Off-Road. Tem uma pessoa que posta lá que anuncia como repuestos originales, ele esta anunciando uma caixa de câmbio (Zero km) original por R$ 3.600,00, não posso garantir a idoneidade, quando preciso de peças originais eu compro na América com o Anderson. Já fiz várias compras, por indicação dos Mestres aqui do fórum e nunca tive problema. Que tal dar uma olhada? Tem que enviar a solicitação de amizade antes dos moderadores autorizarem a sua entrada no grupo. Lá no anuncio tem fotos da caixa e tudo e o contato é WhatsApp 67-98229127. Espero ter contribuído.

Abraço.

Macbsenior
21/11/2014, 13:23
Consegui salvar as fotos de lá.

Caixa de câmbio completa nova da Toyota Hilux 2.8 4x4. Isto é o que esta escrito lá...

484467484468

EduQxQ
21/11/2014, 14:05
Parece que nossas caixas são meio diferentes, se olhar a "parede" da caixa onde na sua tem uma numeração e mais saliente que a minha que parece lisa...

Olá Agroman,
Na caixa do Elias há uma "capa" sobre o rolamento, que na sua está faltando, ficando o rolamento exposto.
Será que pode estar aí a causa da quebra?

Um abraço,
Edu

ThgVieceli
21/11/2014, 16:12
Agroman

Tem um grupo no Facebook que se chama Hilux Brasil Off-Road. Tem uma pessoa que posta lá que anuncia como repuestos originales, ele esta anunciando uma caixa de câmbio (Zero km) original por R$ 3.600,00, não posso garantir a idoneidade, quando preciso de peças originais eu compro na América com o Anderson. Já fiz várias compras, por indicação dos Mestres aqui do fórum e nunca tive problema. Que tal dar uma olhada? Tem que enviar a solicitação de amizade antes dos moderadores autorizarem a sua entrada no grupo. Lá no anuncio tem fotos da caixa e tudo e o contato é WhatsApp 67-98229127. Espero ter contribuído.

Abraço.
Boa tarde Macbsenior, eu já tinha visto essa caixa no grupo do Face, agora o Anderson anunciou uma mais barata ainda 3280,00, as peças eu comprei com o Anderson e recomendo ele. Então já comprei as peças, vou ter que concertar essa mesmo... Valeu pela dica!

ThgVieceli
21/11/2014, 16:16
Olá Agroman,
Na caixa do Elias há uma "capa" sobre o rolamento, que na sua está faltando, ficando o rolamento exposto.
Será que pode estar aí a causa da quebra?

Um abraço,
Edu
Boa tarde Edu, então eu notei isso tambem, até na foto postada acima pelo macbsenior essa capa é vermelha, não sei se na minha não tem ou o meca tirou para sacar o rolamento. Vou passar lá perguntar. Valeu!

ThgVieceli
21/11/2014, 17:17
Tem a capa do rolamento e tem a luva também...

ThgVieceli
25/11/2014, 12:49
Boa tarde pessoal... Alguém sabe me dizer o nome do eixo abaixo do eixo entalhado, o nome daquela peça? 484891

ThgVieceli
25/11/2014, 19:47
Possíveis motivos das quebras... Desgaste 484978484977484980

Elias_qf
25/11/2014, 22:33
no cambio da hilux são três eixos

eixo piloto

eixo entalhado

eixo carretel... esse é o que fica embaixo do entalhado

Elias_qf
25/11/2014, 22:46
da uma olhada nessa imagem da para verificar se falta algo... desmontei meu cambio com auxilio dela rs

485004

3 climas
25/11/2014, 23:04
Eu particularmente acho que existem duas partes do carro que não é compatível com recuperação, são elas: capuz e câmbio, podem gastar uma fortuna pra recuperar eles mas nunca ficam perfeitos, por isso quando os meus aparecem algum problema prefiro comprar outro nem que seja em sucata mas não arrisco recupera-los.

guilhermeabreu
25/11/2014, 23:12
Eu particularmente acho que existem duas partes do carro que não é compatível com recuperação, são elas: capuz e câmbio, podem gastar uma fortuna pra recuperar eles mas nunca ficam perfeitos, por isso quando os meus aparecem algum problema prefiro comprar outro nem que seja em sucata mas não arrisco recupera-los.

GRANDE 3 CLIMAS

Compartilho do mesmo pensamento , JÁ FALEI ISTO AQUI , cambio não se conserta compre outro , SÓ QUE O AGROMAN esta no 2º cambio , no primeiro que deu defeito ele comprou outro num desmanche e quebrou do mesmo jeito , vai ter AZAR ASSIM LÁ NA PQP .

Elias_qf
25/11/2014, 23:20

boa noite respeito sua opnião porem acho que isso vai muito do mecanico...

meu cambio eu troquei td que eu olhei e achei que estava ruim não sou mecanico nunca tinha aberto um cambio na vida

porem eu acredito que vc fazendo uma revisao no seu veiculo vc vai tomar muito mais cuidado, pois vc nao vai fechar um cambio motor ou qualquer outra coisa que for sabendo que tem algo que esta mais ou menos...

ja o mecanico claro que nao são todos... mais a maioria vai deixa daquela forma pq ele sabe que vai quebrar e vc vai voltar dali um 6 meses um ano e ele vai ganhar mais dinheiro em cima de vc...

eu montei meu cambio... ja rodei muito, cada viajem que faço com o carro é por volta de 1400 km, rodo tds os dias com o carro pois é meu unico carro... faço trilhas com a vtr... e confio no que fiz

e digo para vc não acredito que acharia um profissional que tomaria tds os cuidados com meu carro da forma que eu faço...

um exemplo comprei o carro minha polia loca estava presa com chumbador de parede... isso mesmo chumbador de parede. pois o parafuso estava quebrado no bloco, ja tinha mandado trocar correia dentada, fazer bomba injetora, depois mandei tirar um vasamento, um dia vou instalar a capa da correia pq a minha veio sem descubro o serviço de porco para nao falar que foram uns fdp que se quebra ou escapa meu motor ja era... tds eles viram e nenhum falou nada...

agora eu digo qualquer manutenção fica perfeita feita por um cara honesto, de preferência dono do carro kkkk

minha opnião

FRANCISCO RICARDO SOARES
25/11/2014, 23:54
Já tive problema com o câmbio tenho uma SW4 1995, sou de Fortaleza- Ce, aqui deram a ideia de substituir o cambio pela 3.0(2002-2004).
Alguém conhece este tipo de troca.

ThgVieceli
26/11/2014, 11:20
Vou trocar os dois eixos, o eixo entalhado e o eixo carretel (triplo), e aqueles roletes que vão junto (5,20 cada roletinho daquele :putz:), estava conversando com o Anderson de Ponta Pora e disse que se soubesse que tinha que trocar tudo isso compensaria eu pegar uma caixa nova dele, que anunciou por 3200,00. Foi e desgaste dos eixos que estourava os rolamentos e consequentemente quebrava as engrenagens. Mas está bom, poderia ser pior... Graças a Deus estou conseguindo arrumar, porque é treta ficar emprestando o carro da mulher kkkkk...

ThgVieceli
26/11/2014, 11:25
Já tive problema com o câmbio tenho uma SW4 1995, sou de Fortaleza- Ce, aqui deram a ideia de substituir o cambio pela 3.0(2002-2004).
Alguém conhece este tipo de troca.

Francisco, já ouvi essa ideia, mas nunca conheci ninguém que fez. Ontem mesmo fui no desmanche que troquei o cambio, para ver se ele tinha esses eixo do meu outro cambio e fiz essa pergunta para ele, e ele disse que não tinha jeito não... Mas as vezes aparece alguém aqui que já viu essa troca. O pessoal troca até motor né vai saber.

Paulo Cezar de Azevedo
02/12/2014, 14:45
Olá pessoal, estourou a 5ª marcha da minha Pick up, como não sabia o que era, andei mais um pouco, acabou estourando muita coisa: Engrenagem da 5ª. peq e grande, eixo fixo, rolamentos do eixo fixo e do eixo piloto, anel sincronizado, enfim, tomei uma facada, consegui aqui em BH algumas peças em bom estado, mas o conserto ficou em quase 4 mil, mas ficou bom, graças a Deus. O que um mecânico especializado me explicou é que estas caixas em seu projeto inicial era de apenas 4 marchas, por esta razão é que a 5ª fica separada das demais e ela é mais fraca. O que ocasiona as quebras é você andar com o carro pesado em 5ª marcha, se o carro estiver pesado, andar no máximo até a 4ª marcha, assim preserva a 5ª, bom, foi o que ele me explicou.

Agora gostaria de fazer uma pergunta: É normal a alavanca do cambio ficar vibrando? a minha vibra em qualquer tipo de terreno, não é nada muito forte, mas me incomoda um pouca, tem alguma solução? Pode causar algum problema?

Obrigado pessoal e que Jesus te abençoe Agroman.

ThgVieceli
02/12/2014, 18:31
Olá pessoal, estourou a 5ª marcha da minha Pick up, como não sabia o que era, andei mais um pouco, acabou estourando muita coisa: Engrenagem da 5ª. peq e grande, eixo fixo, rolamentos do eixo fixo e do eixo piloto, anel sincronizado, enfim, tomei uma facada, consegui aqui em BH algumas peças em bom estado, mas o conserto ficou em quase 4 mil, mas ficou bom, graças a Deus. O que um mecânico especializado me explicou é que estas caixas em seu projeto inicial era de apenas 4 marchas, por esta razão é que a 5ª fica separada das demais e ela é mais fraca. O que ocasiona as quebras é você andar com o carro pesado em 5ª marcha, se o carro estiver pesado, andar no máximo até a 4ª marcha, assim preserva a 5ª, bom, foi o que ele me explicou.

Agora gostaria de fazer uma pergunta: É normal a alavanca do cambio ficar vibrando? a minha vibra em qualquer tipo de terreno, não é nada muito forte, mas me incomoda um pouca, tem alguma solução? Pode causar algum problema?

Obrigado pessoal e que Jesus te abençoe Agroman.
Amém meu irmão... Olha essa vibração é com o carro andando? Dá uma olhada no coxim do cambio, pode ser ela. Não sou muito expert no assunto, mas vamos ver se alguem dá alguma idéia. E tem este vídeo que um amigo EDU QxQ aqui do grupo fez, dá uma olhada. E valeu por acrescentar mais informações no tópico. Abraços, Deus abençoe voce tambem...
https://www.youtube.com/watch?v=UT8B4l46RkY

Paulo Cezar de Azevedo
03/12/2014, 16:14
Amém meu irmão... Olha essa vibração é com o carro andando? Dá uma olhada no coxim do cambio, pode ser ela. Não sou muito expert no assunto, mas vamos ver se alguem dá alguma idéia. E tem este vídeo que um amigo EDU QxQ aqui do grupo fez, dá uma olhada. E valeu por acrescentar mais informações no tópico. Abraços, Deus abençoe voce tambem...
https://www.youtube.com/watch?v=UT8B4l46RkY

Fala meu irmão Agroman, na paz?

A vibração é com o carro andando sim e em qualquer tipo de pista, fico sem saber se isto pode causar algum dano, ja que gastei uma boa grana com o cambio recentemente, não quero mais surpresas desagradáveis.

Se alguem puder ajudar, agradeço, valeu rapaziada.

Elias_qf
03/12/2014, 17:21
Faz uma avaliação f do carda pode estar empenado ou com cruzeta travada, coxim do motor e câmbio
Rolamento do carda

ThgVieceli
11/12/2014, 14:20
Boa tarde meus amigos, só para completar o tópico foi trocado eixo entalhado, eixo carretel, duas engrenagens da quinta, rolamentos da quinta e que vai dentro do eixo piloto, rolamento do cardã. Já estreei numa viagem de 500 km e digo que até o barulho diminuiu. Na troca de marcha não dá mais soco e não faz barulho, eu acho que era desgaste mesmo,pois as peças antigas foram compradas num desmanche quando troquei a caixa toda. Valeu pessoal, Deus abençoe a todos...

EduQxQ
11/12/2014, 15:20
Boa tarde meus amigos, só para completar o tópico foi trocado eixo entalhado, eixo carretel, duas engrenagens da quinta, rolamentos da quinta e que vai dentro do eixo piloto, rolamento do cardã. Já estreei numa viagem de 500 km e digo que até o barulho diminuiu. Na troca de marcha não dá mais soco e não faz barulho, eu acho que era desgaste mesmo,pois as peças antigas foram compradas num desmanche quando troquei a caixa toda. Valeu pessoal, Deus abençoe a todos...
Olá Agroman,
Que bom que ficou tudo certo!

Um abraço,
Edu

Elias_qf
11/12/2014, 20:02

parabens pela empreitada

agora vai ter cambio por muito tempo

o problema desse cambio é que quando um rolamento esta ruim os outros tmb ja estão... ai não adianta trocar um troque tds ja faça revisão completa fazer meio cambio é mesma coisa que desmontar um motor e fazer retifica em apenas dois cilindros e deixar os outros pq aparentemente estão bons kkkk

Bruna Gramolelli
25/02/2015, 15:58
Pessoal, meu pai, meu irmão e eu compramos uma Hylux 95 há menos de um ano e o câmbio já travou 3 vezes e ficamos sem a 5ª marcha 2 vezes. Mandamos num Câmbio técnico na zona leste de SP que tem 37 anos de experiência no ramo. Ele arrumou a 1ª vez e em menos de 3 meses quebrava de novo. Rodamos uns 4 mil e achamos que o problema tinha sido resolvido e quando menos espero, quebrou de novo. Mudei de Câmbio técnico e o mecânico falou que precisa trocar o carretel, o piloto, travas e rolamento... Mas estou com medo de gastar $ 4000 e quebrar de novo... Depois conto como resolvemos.

Alexandre/MS
25/02/2015, 16:48
Eu comprei uma Hilux 93 que veio com o cambio raspando, eu comprei um cambio zero na America, já rodei 5.000 km com ele e está funcionando como um relógio!

Elias_qf
25/02/2015, 20:59
Pessoal, meu pai, meu irmão e eu compramos uma Hylux 95 há menos de um ano e o câmbio já travou 3 vezes e ficamos sem a 5ª marcha 2 vezes. Mandamos num Câmbio técnico na zona leste de SP que tem 37 anos de experiência no ramo. Ele arrumou a 1ª vez e em menos de 3 meses quebrava de novo. Rodamos uns 4 mil e achamos que o problema tinha sido resolvido e quando menos espero, quebrou de novo. Mudei de Câmbio técnico e o mecânico falou que precisa trocar o carretel, o piloto, travas e rolamento... Mas estou com medo de gastar $ 4000 e quebrar de novo... Depois conto como resolvemos.

ja troquei todas essas peças, carretel piloto, porem estava quebrados, pede para olhar as peças e pq tem que trocar essas peças...

ja abri meu cambio 4 vezes so pela 5° marcha kkk a trava quebra a engrenagem pequena corre para traz vc tem todas as marchas porem so a 5° nao funciona ela engata porem nao transfere a força do motor para as rodas...

mandei usinar uma luva essas 4 vezes foi ate conseguir chegar na medida certa desta vez acertei rs ficou perfeita...

mas ja te digo se for para gastar algo perto de 2000 mil compre um cambio novo, tem anuncio no mercado livre por 3800

gastei muita grana no cambio ate ter um cambio confiavel... se tivesse comprado um novo desde a primeira vez sairia mais barato... pela dor de cabeça de ter que desmontar comprar peça montar td novamente rs

Melczedec
17/03/2015, 21:25
Senhores

Estou a procura de um câmbio manual da hilux antiga. Já uso no meu vitara a t-case da hilux com câmbio do vitara.

Grato

veiga68
18/03/2015, 23:05
Ola amigo concordo com vc eu tambem tenho uma japa 95, comprei ela depois que vi os comentarios neste forum, comprei ela de um cara que nao fazia manutenção na coitada, deixou arrebentar a correia dentada, e ai ja sabem o que aconteceu nas válvulas,pistao, o cara tava com ele guardada a 2 anos, fiz uma proposta pra ele e ele aceitou, achei que ele jamais aceitaria, eu tinha um chevete 86, file de cheva, valor uns 6000,00, com som e tudo, ofereci de mano na japa, e este topou, os mecanicos haviam assustado o proximo, que este gastaria de 12,000,00 a 15,000,00 pra fazer o motor, entao antes de cambiar com ele,fiz uma pesquisa neste maravilhoso FORUM, me informaram que eu gastaria em torno de 5,000,00 pra fazer este motor, com o que ocorreu nele, encabeçamento de valvulas, fiz entao o cambio, levei a maquina em uma lavaçao, que estava imunda, toda empoeirada, por fora e por dentro, o dono era muito relaxado pra ela, no outro dia saquei o motor fora,abri ele todo, as bronzinas estavam lisinhas, nada de riscos STD todas so nao gostei da marca das bronzinas e dos pistões, nao me recordo da marca, mais resolvi troca las, tambem os pistoes coloquei todos METAL LEVE, pra encurtar o causo, nao gastei 4,000,00 entre tudo, eu MESMO FIZ, ja tava me esqucendo, a correia dentada que estava dentro daquela caixa plastica na frente do motor estava toda ressecada com escritas japonesa, acredito que deva ser original de montagem,quando comprei ela, estava com KM 366400, agora ja esta com 401236,outro meca nao mexe nela, eu mesmo cuido dela, tava pensando em trocar a suspensão dianteira dela, achei uma hilux 99 no desmanche, falei em comprar a suspensão dela, a base de troca pela minha o cara teve a capacidade de me pedir, 5,000,00 na volta entao vou esperar um pouco, encomendei um kit turbo com turbina da Spa, deve esta chegando por esses dias,ai vou turbinar ela. eu concordo com o Elias, NOS SABEMOS O CARRO QUE TEMOS.

Elias_qf
12/08/2016, 07:31
Bom dia galera

Estou precisando de um cambio da hilux 2.8 alguém tem algum sobrando rs

EduQxQ
12/08/2016, 09:21
Bom dia galera

Olá Elias,
Encontrei uma SW4 3.0 1998 mecanica em um ferro velho. Cambio deve estar bom. Se te interessar passo o contato dos caras.

Abraço,
Edu

ThgVieceli
20/10/2016, 10:49
Bom dia pessoal... Estou novamente com barulhos no cambio :parede: pensei que ia passar o resto do ano sem problemas nele, pois comprei tudo novo e original. Mas, começou um toc toc toc quando o motor esta ligado, que continua engrenado ou não. Desde que comprei a camionete ( uns 4 anos) já tive que fazer umas 5 vezes o cambio, estou de cara, já gastei uns 10k no cambio, mas fazer o quê né já foi ...
Estou pensando em comprar uma caixa zero, será que a 3.0 é a mesma da 2.8?

EduQxQ
20/10/2016, 11:21
Bom dia pessoal... Mas, começou um toc toc toc quando o motor esta ligado, que continua engrenado ou não. será que a 3.0 é a mesma da 2.8?

Olá Agroman,
Sem estar engrenado o barulho continua, pode não ser da caixa. Quem sabe algo na embreagem?
A caixa do 3.0 (5L) deve servir. A do 3.0 1kZT se não me falha a memória o cardã dianteiro é do lado oposto ao do 2.8.

Um abraço,
Edu

ThgVieceli
29/10/2016, 10:32
Valeu Edu, então fiquei mais tranquilo porque o barulho some e volta, não está constante igual antes. E realmente o mecanico disse que vou ter que trocar o colindro mestre da embreagem. Mas o barulho é igual de rolamento, bom ainda não abri para ver, mas posto o resultado aqui... Abraços

André 4Runner RJ
04/11/2016, 04:57
Bom dia galera

Eu tenho Elias!

leopok
26/12/2016, 20:02
Galera boa noite,

Tenho uma japa 93 e adoro o carro!! mas meu tormento com ela é a caixa de marcha tbm!! já abri umas 9 vezes!! umas 5 dela foi devido a trava da quinta!! quando comprei ela a terceira marcha tava arranhando e foi o que me fez abrir ela!! troquei todos aneis sincronizadores e rolamentos que estavam com folga!! de ultima ontem abri a caixa devido a quinta e por minha surpresa estavam todos os dentes da quinta quebrado bem parecido com o do agroman!! das outras vezes só quebravam as travas!! turbinei o carro recentemente e uso pneus 33 MUD!! tow pensando eu usar a ideia do Elias de colocar um luva para auxiliar a trava da quinta e evitar quebras!! MAs como a galera falou acho que eu meu problema era mecanico mesmo!! troquei agora vamos ver no que dá!!

Sei que não é assunto da pagina, mas também estou sofrendo um pouco com temperatura na mesma ja troquei cabeçote, radiador novo e limpo (porem n é o original), troquei a hélice e coloquei com 10 paletas, eliminei a polia viscosa e recentimente fiz todo o motor e continua. Melhorou bastante mas n resolve quando pego uma subida e seguro firme no acelerador ela esquenta!! tanto faz com turbo ou sem turbo.

Agradeço a todos!!

Essa é minha viatura!!

541081

ThgVieceli
27/12/2016, 21:36
Boa noite Leopok, muito bruta sua viatura heim... Então, a minha tem essa tal luva que ajuda a trava da quinta, mas mesmo assim quebrava! Até agora está uma beleza, nada de quebras :euforico: kkkk, mas tive que comprar tudo zero e original e trocar todas que estavam com desgastes.

leopok
06/02/2017, 18:23
é bruxinha a criança!! rsrsrs pow agroman obrigado pela dica!! eu fechei minha caixa sem fazer a luva!! preferi arriscar pois acabei trocando o eixo entranhado pois o local onde presilha pegava estava um pouco abaulado. e sim troquei tudo por peças originais!! troquei todos os rolamentos o eixo e as engrenagens da quinta!! a caixa ficou super suave e muito boa!! eu percebi que o problema da minha caixa era o mecânico!! Pois deixou os eixos desalinhados o que fez os dentes quebrarem!!

O meu problema agora esta com temperatura do motor!! ta me tirando o sono!! ja fiz de tudo e a danada esquenta!! e só em subidas!! no plano n esquenta!! mas toa ainda aqui testando!! li varias coisas no fórum e estou com novas possibilidades para ver se dá certo!!

fellipe-td5
06/02/2017, 20:02
Pneus 33 e turbo. Combinação tensa hein. 99.9% de ctz de sua hilux esquentar por isso. Alem do pézinho de chumbo na subida. Motor 3l é devagar e sempre!

TCHEIGOR
07/02/2017, 10:21
Realmente com essa configuração o motor sofre um pouco, talvez um intercooler ajude, apesar de não fazer milagre. O segredo é dosar a botina :concordo:

é bruxinha a criança!! rsrsrs pow agroman obrigado pela dica!! eu fechei minha caixa sem fazer a luva!! preferi arriscar pois acabei trocando o eixo entranhado pois o local onde presilha pegava estava um pouco abaulado. e sim troquei tudo por peças originais!! troquei todos os rolamentos o eixo e as engrenagens da quinta!! a caixa ficou super suave e muito boa!! eu percebi que o problema da minha caixa era o mecânico!! Pois deixou os eixos desalinhados o que fez os dentes quebrarem!!

O meu problema agora esta com temperatura do motor!! ta me tirando o sono!! ja fiz de tudo e a danada esquenta!! e só em subidas!! no plano n esquenta!! mas toa ainda aqui testando!! li varias coisas no fórum e estou com novas possibilidades para ver se dá certo!!

Elias_qf
21/02/2017, 16:48
a minha tirei a polia e instalei ventoinha elétrica de um (https://www.google.com.br/search?client=firefox-b&q=peugeot&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwiA_NHZ-6HSAhUEgZAKHRWaAjYQvwUIGSgA) peugeot de 16" com cebolão de 76° / 86° e válvula termostática de 75° instalei um relógio digital de temperatura primeira vez que a ventoinha aciona esta em 82° depois todas elas aciona com 80° e desliga com 78°

resultado motor mais silencioso, mais economia de diesel bem pouco, e um ganho em potencia afinal motor não precisa gira os 3 kilos da polia viscosa...

André 4Runner RJ
21/02/2017, 17:08
Põe fotos Elias!

mfdomingues
21/02/2017, 17:24
a minha tirei a polia e instalei ventoinha elétrica de um peugeot de 16" com cebolão de 76° / 86° e válvula termostática de 75° instalei um relógio digital de temperatura primeira vez que a ventoinha aciona esta em 82° depois todas elas aciona com 80° e desliga com 78°

resultado motor mais silencioso, mais economia de diesel bem pouco, e um ganho em potencia afinal motor não precisa gira os 3 kilos da polia viscosa...

Vi várias soluções deste tipo com muitas hélices e diferentes e muitos tiveram que voltar atrás, pois, se o motor é bem exigido mesmo a ventoinha fica tanto tempo ligada que frita o alternador, ou não da conta de refrigerar no liga e desliga constante, além disto quando em curso d'água os comandos elétricos tentem a oxidar e apresentar muito problema, enfim, até hoje só um vi que ficou bom, mas é são ventoinhas elétricas duplas da bosch de uso industrial, todo o cabeamento é isolado e a prova d'água e o alternador é um bosch de 150a e mesmo assim o dono ainda diz que em dunas a temperatura vai lá em cima e fica aquele receio de continuar pisando.

Elias_qf
22/02/2017, 08:45
Vi várias soluções deste tipo com muitas hélices e diferentes e muitos tiveram que voltar atrás, pois, se o motor é bem exigido mesmo a ventoinha fica tanto tempo ligada que frita o alternador, ou não da conta de refrigerar no liga e desliga constante, além disto quando em curso d'água os comandos elétricos tentem a oxidar e apresentar muito problema, enfim, até hoje só um vi que ficou bom, mas é são ventoinhas elétricas duplas da bosch de uso industrial, todo o cabeamento é isolado e a prova d'água e o alternador é um bosch de 150a e mesmo assim o dono ainda diz que em dunas a temperatura vai lá em cima e fica aquele receio de continuar pisando.

mas motor da hilux diesel não tem como exigir muito tempo que a temperatura sobe mesmo... fritar alternador nunca ouvi falar...

quanto andar em dunas vc força muito motor e velocidade baixa vai subir mesmo a temperatura não tem jeito...

a minha esta com ventoinha a 2 meses meu único carro vc sabe como é sp transito para todos os lados e ultimamente esta muito calor nunca passou de 82°c outra coisa como fiz a adaptação e como toda adaptação pode dar algum problema eu não coloquei o aditivo no radiador pois ajuda e muito na troca de calor mantendo motor com temperatura mais baixas

vou postar fotos aqui...

outro detalhe tmb que o fluxo de ar que a ventoinha eletrica puxa é pelo menos 3 vezes mais que a ventoinha original da hilux

a ventoinha original da hilux fica a mais ou menos 5 cm do radiador esta eu instalei esta a 5mm do radiador td são detalhes que ajuda

mas mesmo assim so estou com ela a 2 meses vamos ver isso com mais tempo para ver se o resultado é valido ou não ate o momento recomendo

Elias_qf
22/02/2017, 09:40
vou postar fotos do radiador no tópico certo....

mfdomingues
22/02/2017, 09:47
mas motor da hilux diesel não tem como exigir muito tempo que a temperatura sobe mesmo... fritar alternador nunca ouvi falar...

quanto andar em dunas vc força muito motor e velocidade baixa vai subir mesmo a temperatura não tem jeito...

a minha esta com ventoinha a 2 meses meu único carro vc sabe como é sp transito para todos os lados e ultimamente esta muito calor nunca passou de 82°c outra coisa como fiz a adaptação e como toda adaptação pode dar algum problema eu não coloquei o aditivo no radiador pois ajuda e muito na troca de calor mantendo motor com temperatura mais baixas

vou postar fotos aqui...

outro detalhe tmb que o fluxo de ar que a ventoinha eletrica puxa é pelo menos 3 vezes mais que a ventoinha original da hilux

a ventoinha original da hilux fica a mais ou menos 5 cm do radiador esta eu instalei esta a 5mm do radiador td são detalhes que ajuda

mas mesmo assim so estou com ela a 2 meses vamos ver isso com mais tempo para ver se o resultado é valido ou não ate o momento recomendo

Elias, bom dia

A questão do alternador, claro que depende muito da potência de cada um, no caso os que ficavam forçando muito era de 80a, o que é bem comum nos motores diesel antigos que não precisam de muita carga para rodas (diferente das gasolinas), neste caso o alternador ficava trabalhando forçado porque a ventoinha ligava constantemente e o motor em giro baixo (trilhas principalmente) em rodovia o negócio é mais light.

Adaptação é adaptação como você mesmo disse, talvez um elétrica melhor posicionada trabalhe melhor que as ventoinhas originais, neste modelo em especifico pela proximidade do radiador ou pelo defletor que nas elétricas tende a ser bem mais colados que os originais das viscosas, como disse cada caso é um caso, sei como é o transito de SP, moro na ZN e pego marginal todo os dias.

Ontem mesmo estava falando no grupo do wapp que tem uma galera boa mesmo e não tem paciência para fórum web, bom, era consenso que as elétricas podem funcionar, como por exemplo as Sprinters novas, possuem ventoinhas elétricas, mas a questão é o custo para instalação de um sistema eficiente, o pessoal dos trollers que fazem muita trilha colocam um conjunto se não me engano da Maxcooler, senão estou enganado custa cerca de R$ 3 k o conjunto, neste eu confio.

Elias_qf
22/02/2017, 11:40
mas esse conjunto da maxcooler tem radiador junto? 3mil não vale se for apenas ventoinha... mas aquilo quem tem dinheiro paga eu nao tenho ai eu faço kkkkk

e na verdade prefiro fazer do que mandar

quando comprei o carro mandei trocar correia dentada ok

mandei fazer bomba injetora e precisa tirar a correia dentada

um dia começou a vazar óleo pelo retentor dianteiro do vira eu resolvi trocar por falta de grana... o que achei polia loca presa com chumbador de parede

ai pergunto como dois mecânicos troca correia e não ve uma coisa dessa?

ou seja não mando fazer nada fora... sou eu que mexo no meu carro e não deixo passar nada

mfdomingues
22/02/2017, 13:05
mas esse conjunto da maxcooler tem radiador junto? 3mil não vale se for apenas ventoinha... mas aquilo quem tem dinheiro paga eu nao tenho ai eu faço kkkkk

e na verdade prefiro fazer do que mandar

quando comprei o carro mandei trocar correia dentada ok

mandei fazer bomba injetora e precisa tirar a correia dentada

um dia começou a vazar óleo pelo retentor dianteiro do vira eu resolvi trocar por falta de grana... o que achei polia loca presa com chumbador de parede

ai pergunto como dois mecânicos troca correia e não ve uma coisa dessa?

ou seja não mando fazer nada fora... sou eu que mexo no meu carro e não deixo passar nada

Sim, o conjunto é composto de radiador, ventoinhas (são duas senão me engano) e defletor e os sensores de acionamento. É caro mesmo, por isto tem que se gastar mesmo quando vale o uso, por exemplo tem cara que equipa todo o carro para poder andar só na cidade e ver estrada de chão uma vez nas férias, ai não vale apena.

Também sou do estilo "faço você mesmo", em todos meus carros se for possível eu mesmo faço.

Perto da minha casa há uma casa de radiadores Radiadores e Ar Condicionado Automotivo - Paccini (http://www.paccini.com.br/), se levar a idéia para eles é possível montar lá mesmo e sai bem mais barato que o kit pronto.