PDA

Ver Versão Completa : Definição de Radiador



Martin Melcop
02/01/2004, 08:08
Amigos,

estou querendo resolver definitivamente o problema do radiador do meu Jota.... tenho um modelo 95 com radiador original, fui em uma loja de radiadores e o cara falou q poderia fazer as seguintes operações para melhorar a capacidade de refrigeração:

- Radiador com 4 colmeias
- Radiador com 3 colmeias

A diferença de orçamento eh de R$ 100

[]´s

Eduardo Chaves
02/01/2004, 08:28
Die Hard,

Pelo que sei, quanto maior o número de colméias, melhor, no caso do Jota, o ideal é que sejam instaladas 2 ventoinhas... :wink:

[]'s...

gvogetta
05/01/2004, 21:26
Caro Amigo,


Para o Jota não tenha dúvida: opte pelo de 4 colméias. Observe o material que o lojista usará na confecção: os radiadores originais dos JPX tinham colunas de polímero mas o ideal é que sejam de alumínio, que troca calor melhor com o ambiente e é mais resistente às variações de temperatura. Paralelamente a isso verifique a válvula termostática e se for o caso instale uma outra mais fria (como a do chevette a álcool) e não abra mão das duas ventoinhas. Se possível, instale um interruptor no painel que permita ligar diretamente as ventoinhas. Isso com certeza resolverá seus problemas de superaquecimento.
Veja mais informações sobre JPX em: www.ninrod.com/mundojpx


Saudações,

Martin Melcop
06/01/2004, 15:22
Amigos,

obrigado pelos esclarecimento.... assim q eu me desafogar um pouco estarei fazendo os ajustes no jota... quanto a instalação de duas ventoinhas isso jah ocorreu, com a segunda sendo acionada por dentro do carro....

Delfim
16/01/2004, 16:55
Estive vendo um JPX à venda e quero saber o seguinte:
como reconhecer se o radiador é o original ou se já é um maior ?
Está com o motor XUD9 original com turbo.

gvogetta
19/01/2004, 22:46
Caro Amigo,


O radiador original do jota é mais fino, normalmente em torno de 5 cm de espessura e era construído com colunas de material sintético (tipo de polímero). Já os posteriores (também originais, pois a fábrica depois começou a modificar o veículo) são mais espessos, algo em torno de 7 cm, e os primeiros em material sintético e depois em alumínio. Muita gente adaptou neste meio tempo radiadores melhores nos jotas, com 4 ou até 5 colméias, e alguns chegaram a adaptar mesmo 2 radiadores (um na posição original - vertical) e outro na posição horizontal, sob a parte inferior frontal...

Delfim
20/01/2004, 09:48
Valeu Getúlio !

Storm
26/08/2006, 19:54
Acabei de comprar um jpx, e já queimei as juntas. Pelo que percebi, tá tudo certo.
...
Mas meu mecânico deu a idéia de colocar o radiador do tempra, que segundo ele seria maior. O meu já está com 2 ventoinhas (não sei se o original é assim mesmo, sou novo em jpx por aqui). Será que 1 vai realmente funionar melhor que 2 ? Presumo que deva ser uma senhora ventoinha...hehehehe! E ainda tem outra, 2 não seria melhor do que 1, já que uma poderia pifar e ainda ter mais uma funcionando? (se as duas não forem pro saco de uma só vez)...
...
E com relação essa queimação de juntas, se fizer uma junta de alumínio resolve a queimação ? Segundo ele, ela não queimaria, mas e aí...o motor vai trabalhando mesmo em temperaturas muito altas ? O meu veio sem valvula termostática... o mecânico fala que essas valvulas não servem pra nada... mas eu sei lá, acho que se ela existe deveria ter algum motivo... salvo esse motivo existir apenas na França por questões climáticas...mas não entendo dessas coisas...
...
Bem, meu bichinho, um Montez STD 94 Branco... tá todo depenado, tô abrindo tudo, conferindo e trocando rolamentos, etc... daqui uns dias irá rodar. Andei apenas 250km com ele quando fui buscá-lo, e depois aqui andei mais 50km e as juntas foram pro brejo...
...
De qualquer forma o radiador estava entupido... bela forma do vendedor chamar isso de "totalmente revisado"...
...
Falou-se...

Martin Melcop
26/08/2006, 21:05
Caramba Storm,

vc achou um dos meus primeiros tópicos no fórum :D

Vamos por parte, vou falar um pouco do que aprendi em quase 3 anos de carro.
Use sempre 2 ventoinhas, se vc quer uma mais forte que a do original, se não me engano é a do Kadett com ar-condicionado, e vc pode usar duas.
Queimar junta foi pq o motor está trabalhando em alta temperatura, de uma olhada no radiador, varete o mesmo e se puder troque por um de maior volume, eu uso o meu de 4 colmeias e o carro não esquenta, anda na estrada a 100 Km/h a 1/4 do marcador original ou 76º do marcardor mecânico, em subidas ele vai a 80º
EU uso valvula e para mim é indiferente, ela ajuda para que o motor trabalhe em uma temperatura melhor o mais rápido possivel. Se vc instalar e sempre der uma boa manutenção eu recomendo.
Quanto ao material da junta não posso te ajudar muito, eu hoje utilizo uma junta de 1,7 mm

[]´s e boa sorte

leogc
27/08/2006, 11:37
Salve Storm e Martin,

o meu jota está em reforma (quase eterna). coloquei um mega radiador de 4 colmeias, duas ventoinhas de santana 2.0 completo (elas são grandes e tem um defletor em volta), além de tirar o ar-condicionado (sem o radiador do ar-condicionado a entrada de ar é consideravelmente aumentada)....até agora no único teste que fiz o carro ficou muito pouco tempo com as ventoinhas ligadas.....basicamente, só quando o carro estava parado. Coloquei de volta a válvula para permitir que o motor trabalhe perto da temperatura ideal....eu tb to usando uma junta de cabeçote feita de aço (acho que é inox). Segundo o mecanico esse problema de junta queimada não ocorrerá novamente. vale lembrar que to usando pressão de 0.9 e bielas e pistoes preparados para motor tdi...além de o motor estar na medida standard.

assim que tiver mais informações eu aviso..(espero que seja logo)

abs