PDA

Ver Versão Completa : EMBREAGEM MUITO DURA - EXPLORER 97 V6 4X4



Marcelo Macedo
06/01/2006, 01:00
Pessoal,


A embreagem da minha explorer esta com o acionamento muito
pesado, chega a dar dor na batata da perna. (isso é que é dura).

1. O platô e o disco foram remanufaturados numa empresa conceituada de campinas SP.
2. O atuador que vai na caixa seca foi recondicionado em outra
também conceituada.
3. Adaptei o cilindro mestre que vai no pedal, coloquei um de caminhão mercedes no lugar do original de plástico.

Observei que o cilindro mestre de metal do caminhão tem o diametro interno maior do que o de plástico. Seria este o motivo da embreagem estar tão dura?????

Sei que o diametro influência, mais não sei se neste ponto de ficar tão dura.

Poderia ser o Platô?????? conversei com um amigo mecanico ele acredita que seja o PLATô disse que remanufaturado eles dão uma tempera nas molas de aço. Só que onde remanufaturei foi indicado por outro mecânico conceituado e detalista.

O que acham é o cilindro mestre, é o atuador, ou é o Platô.

Grato
Marcelo Macedo

Walter L. L. Casitta
06/01/2006, 10:28
Provavelmente é o cilindro mestre, que tem quase o dobro do diâmetro. Obviamente quanto maior o diâmetro, menor o curso do embolo pra empurrar a quantidade de óleo necessária, então tem que ficar mais duro mesmo. Eu já tive um caminhão D608 78. E esse cilindro mestre era o que dava mais problema no caminhão.

Marcelo, será que poderia existir uma empresa que recondiciona um cilindro atuador de plástico conceituada? :shock:

Marcelo Macedo
06/01/2006, 19:26
Walter,


Aqui em campinas SP tem esta oficina que recondicionou o meu,
fica bom, pois eles estão acostumados a fazer o serviço nos atuadores.
Eles fazem a limpeza completa do mesmo e trocam a graxeta, acho que
colocam um anel no lugar que é feito no torno. O nome da oficina é:
PLINIO FREIOS. Paguei R$120,00 pelo serviço.

A empresa que recondiciona a embreagem que me indicou o PLINIO
Freios. O nome é: ROPLADISC fone - (019) 3241-4230 e 3243-4723
fale com o Rovilson daí ele te passa o telefone do PLINIO FREIOS, pois
estou sem no número no momento.

Hoje, antes de ler sua resposta falei com o Rovilson questionando
a embreagem dura, ele também me disse que é o cilindro mestre, tendo
em vista o diametro muito maior. Ainda bem pois eu estava achando que
iria ter que descer o cambio da bixinha....... UFÁ GRAÇAS A DEUS. A ele
me disse que o platô sai do remanufaturamento calibrado. COM CERTEZA
É O CILINDRO MESTRE.

Você acha que devo tentar o de outro caminhão tem vários e são mais cumpridos, e acho que o diametro menor, ou devo comprar o original logo de uma vez. Valor do original R$ 290,00, o de caminhão R$140,00 e tem vantagem de ser de metal e também ser possível trocar
somente a graxeta depois.

GRATO MUITO OBRIGADO

MARCELO MACEDO

Walter L. L. Casitta
07/01/2006, 00:07
Coloca o original mesmo que apesar de ser de plástico é muito confiável. O original vem com as mangueiras com engate rápido e reservatório cheio de óleo. Nem é preciso sangrar depois de instalado.

Marcelo Macedo
10/01/2006, 00:13
Walter,

Comprei o original ( é da SKF) novo na Rodofor em Campinas SP, Av. Barão de Itapura.
VKCH101128. beleza amanhã vou montar, quero só ver o resultado, tem que ficar bem leve.

Paguei R$260,00.

Marcelo Macedo

Marcelo Macedo
14/01/2006, 22:09
Walter,


Montei o novo cilindro mestre, porem não da pedal, já sangrei e nada de embreagem.
sangrei da seguinte forma: pisava no pedal 04 vezes e segurava precionado, abria o sangrador,
fechava o sangrador e soltava o pedal, fiz isto várias vezes. Nada de dar pedal, agora estou sem
embreagem!!!!!!!!! O que pode ser????? será que não fiz a sangria corretamente????

Grato
Marcelo Macedo

Walter L. L. Casitta
14/01/2006, 23:20
Marcelo,
Curioso que o código do cilindro mestre da embreagem original que consta no catálogo de peças Ford é F2TZ7A543G ou F87Z7A543AA embora consultando pelo seu código no peças on-line também encontrei no estoque de uma autopeças.

Se o cilindro que você comprou veio acompanhado com o reservatório cheio de óleo e tubulações, sendo que a que vai conectada a embreagem tem um engate rápido na maioria dos casos não precisa de sangria.
Do contrário, a sangria tem que ser feita com o cilindro e reservatório fora do carro antes de ser fixado e com a haste virada pra baixo.
No arquivo PDF abaixo tem as instruções para a sangria do sistema de embreagem da Ranger. Acho que serve pra Explorer...
Boa sorte...

Marcelo Macedo
15/01/2006, 09:47
Walter,

Obrigado vou tirar o conjunto fora para fazer a sangria, pois o meu não veio completo com
reservatorio e engate rápido.
Vou fazer a sangria de acordo com o arquivo PDF. Com o cilindro mestre fora.

Grato
Marcelo Macedo

Marcelo Macedo
15/01/2006, 20:38
Walter,


Fiz a sangria da seguinte forma: desconectei a aste do pedal e retirei o cilindro mestre do
interior, dai pelo lado de fora ( sem roda, e sem protetor paralama), virei o cilindro mestre para
baixo com aste apontando para o chão precionei algumas vezes, e observei que o ar vai todo
para o reservatório. BELEZA DEU PEDAL.

2. Porém, não deu embreagem, ou seja olhando embaixo pela caixa seca, sem um borracha dá
para ver o platô ele este sendo acionado só que o curso não é o suficiente para deixa livre o disco.

3. Dei partida ( ela esta no cavalete) com a primeira engatada, piso na embreagem a roda não para
de girar, daí pisei no freio com embreagem presionada lá embaixo, o MOTOR não morre.

4. O que você acha que poderia ser, como o conjunto foi todo retificado, pode ser o disco que é
com uma espessura muito grande????? OU atuador da caixa seca com problema????

5. Se eu deixar o motor funcionando e pisar na embreagem e no freio ela vai se ajustar sozinha???

Grato
Marcelo Macedo

Walter L. L. Casitta
15/01/2006, 23:22
Marcelo,

É difícil opinar a distancia, mas o procedimento que você fez, tira o ar apenas do cilindro mestre e da tubulação. Agora eu acho que falta tira o ar do cilindro auxiliar e então creio que deveria refazer aquele primeiro procedimento das 4 bombeadas, segura e sangra...

Walter L. L. Casitta
15/01/2006, 23:29
Ou simplesmente soltar o parafuso da sangria e deixar o óleo escorrer aos poucos que ele acaba trazendo o ar junto enquanto você cuida de manter o reservatório cheio.

Marcelo Macedo
19/01/2006, 20:26
Walter,


Já havia sangrado o atuador e não somente o cilindro mestre. Estava faltando muito pouco para dar embreagem. Eu consegui sair no trânsito com ela, só na hora de saídas (com veículo parado) eu desligava o motor engatava primeira e ia andando normal 2. 3. 4. 5 marchas normal.

Fui com ela até o PLINIO FREIOS, para que eles verificassem se era o atuador ou ar no sistema
e foi negativo a parte hidráulica estava OK funcionando normalmente.

Daí fui até a ROPLADISC para que verificassem qual o motivo de não estar livrando totalmente
o disco. Pedi que descessem o cambio pois só poderia ser o conjunto fora de medida plâto/disco/volante.

Desceram o cambio e o diagnóstico que o Rovilson me passou foi:

1. Algumas Rangers que ele fez trabalha com as molas do plâto quase retas e outros modelos trabalham com as molas mais em cone, ou seja com as pontas mais para fora que é onde encosta
o rolamento do atuador. Logo aí estava o motivo de não estar livrando totalmente o disco.

2. Ele fez a mudança no plâto e irão montar amanhã.

3. Será que esta diferença é pelo fato de umas serem 4X4 e outras não. A minha Explorer é 4X4.

SOLUCIONADO O PROBLEMA. 8) :lol: :D

Um grande abraço.

Marcelo Macedo