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Ver Versão Completa : Defender Puma - Velocidade Máxima na 5ª e como usar a 6ª Marcha.



Dio Reis
01/08/2014, 10:04
Olá!

Estou com uma dúvida quanto a velocidade máxima (digo velocidade máxima de cruzeiro, sem forçar o motor e viajar tranquilo) que posso rodar de 5ª marcha na Defender Puma. Pois quando estou a 110km/h de 5ª, o motor parece pedir uma 6ª marcha...Mas quando passo pra 6ª a rotação vai lá pra baixo e agora o motor me pede mais aceleração...! E não dá pra ficar rodando de 6ª marcha a 120-140km/h nessas nosssas estradas...Resumindo, gostaria de saber de vocês qual marcha usar para rodar na média a 110km/h, velocidade que acho tranquilo rodar em longas distâncias (+- 300km) em uma Puma. Quanto a 6ª marcha, lí por aqui que seria mais para viajens onde não mudaria muito a velocidade, grandes retas e etc...

msassazawa
01/08/2014, 22:06
Também tenho a mesma duvida.

alexsmith
02/08/2014, 18:15
Ao invés de responder tecnicamente, vou responder como eu procedo. Basicamente, eu sempre mantenho o giro abaixo dos 3000rpm e acima dos 1000rpm. Se a quinta começou a sofrer um pouco, já largo a sexta pra aliviar. Se, por outro lado, a sexta começar a sofrer, eu baixo pra quinta. Vou sempre controlando de acordo com a necessidade do momento, sempre evitando forçar, seja pra mais rpm ou pra menos. Dá pra sentir isso no carro.

Sobre velocidade, minha 110 deve ter passado dos 110km/h em - talvez - uma oportunidade. Minha "velocidade de cruzeiro" é 90km/h. E sexta marcha a 90km/h é bem tranquilo. A sexta tem muito mais potência do que a gente imagina. Experimenta pisar mais fundo em uma ladeira leve quando estiver a uns 80/90km/h. O motor dá conta tranquilo.

Reforçando: essa é minha opinião enquanto usuário. Estou longe de ser um expert. :)

Abraço!

Dio Reis
03/08/2014, 22:31
Ao invés de responder tecnicamente, vou responder como eu procedo. Basicamente, eu sempre mantenho o giro abaixo dos 3000rpm e acima dos 1000rpm. Se a quinta começou a sofrer um pouco, já largo a sexta pra aliviar. Se, por outro lado, a sexta começar a sofrer, eu baixo pra quinta. Vou sempre controlando de acordo com a necessidade do momento, sempre evitando forçar, seja pra mais rpm ou pra menos. Dá pra sentir isso no carro.

Sobre velocidade, minha 110 deve ter passado dos 110km/h em - talvez - uma oportunidade. Minha "velocidade de cruzeiro" é 90km/h. E sexta marcha a 90km/h é bem tranquilo. A sexta tem muito mais potência do que a gente imagina. Experimenta pisar mais fundo em uma ladeira leve quando estiver a uns 80/90km/h. O motor dá conta tranquilo.

Reforçando: essa é minha opinião enquanto usuário. Estou longe de ser um expert. :)

Abraço!


Basicamente, também vou por aí, mantendo essa média de rpm. Valeu pelo comentário, pois vejo q estou no caminho certo!

Wilsonbelem
04/08/2014, 00:39
A 6ª então fica como overdrive no puma. Uma rotação confortável em cruzeiro pra mim e na media de 2,3. Nessa rotação usando a ultima marcha na caixa da disco tenho uns 120km/h. Subidas leves e medias ela da conta sem reduzir. Concordo com o alexsmith, O seu puma deve até se sair melhor que isso usando a 6ª.

Evand®ofm
04/08/2014, 08:47
Wilsonbelem,

aproveitando o embalo e o giro...
fiz um passeio de 2000km outro dia... 120km/h em uma média de 2500rpm e 140km/h a 3000rpm... na Castelo Branco prox a Sorocaba onde me passou uma Disco 4 voando baixo dei uma esticada a 160km/h pra andar pelo menos por um tempo junto com ela... mas ela não gostou não e foi mais um pouco além... ai voltei para os 140... achei fantástico o desempenho, e o melhor ponto de ultrapassagem é na subida, o TD5 responde muito forte e desenvolve muito bem...
o pessoal da Def q me desculpe mas não sei se teria paciência para os 90km/h




A 6ª então fica como overdrive no puma. Uma rotação confortável em cruzeiro pra mim e na media de 2,3. Nessa rotação usando a ultima marcha na caixa da disco tenho uns 120km/h. Subidas leves e medias ela da conta sem reduzir. Concordo com o alexsmith, O seu puma deve até se sair melhor que isso usando a 6ª.

msassazawa
04/08/2014, 11:23
Que paciência tem o alexsmith, andando a 90 km/hora num def Puma. A minha velocidade de cruzeiro também num def Puma e de 100 a 120 km/hora em 6* marcha, e ainda sobra motor.

Wilsonbelem
04/08/2014, 13:08
É Evandro nossos td5 falam alto:) quando puder, da uma remapeada com o pessoal da td5inside e sobe um pouco a pressao pra 1,35 na wastegate. Ainda fica bem dentro dos limites pra motor original. Mas o puma grita mais alto que os nossos se não estou enganado. Agora aqui todos nos, land rover e veiculo cruzador, pegar estradas pra andar acima dos 120 perde um pouco a graça eheheheh mete lá 110 e curte a viajem.

Beto Priolli
04/08/2014, 15:27
É Evandro nossos td5 falam alto:) quando puder, da uma remapeada com o pessoal da td5inside e sobe um pouco a pressao pra 1,35 na wastegate. Ainda fica bem dentro dos limites pra motor original. Mas o puma grita mais alto que os nossos se não estou enganado. Agora aqui todos nos, land rover e veiculo cruzador, pegar estradas pra andar acima dos 120 perde um pouco a graça eheheheh mete lá 110 e curte a viajem.

Wilson,num tópico aqui do fórum o Clemente diz que a pressão da turbina tem que ser 1bar, nem mais, nem menos.Quando troquei a minha(turbina) o pessoal da TKturbos regulou para 1bar(assisti pessoalmente a regulagem)que era o recomendado pela fábrica.Levar ela até 1,4bar não prejudica o motor?O carro vai render mais nas altas?Os pistões não vão trabalhar um pouco acima do normal?Abçs

Evand®ofm
04/08/2014, 15:43
é tipo... senta o dedo, tira o pé e deixa a Disco te levar...

473082



É Evandro nossos td5 falam alto:) quando puder, da uma remapeada com o pessoal da td5inside e sobe um pouco a pressao pra 1,35 na wastegate. Ainda fica bem dentro dos limites pra motor original. Mas o puma grita mais alto que os nossos se não estou enganado. Agora aqui todos nos, land rover e veiculo cruzador, pegar estradas pra andar acima dos 120 perde um pouco a graça eheheheh mete lá 110 e curte a viajem.

Wilsonbelem
04/08/2014, 20:05
Beto, o Clemente e bem criterioso mesmo. Elevar a pressao requer mais esforço sim e consequentemente mais desgaste das peças. Eu fiz por minha conta assim como o remapeamento (que o sittich também fez). Mas sabendo dosar o pe vamos embora.. Elevei a pressao na verdade em 0,15 pois a minha sempre deu 1,17 bar original. E um acréscimo quase simbólico :) Alem disso a própria land rover estipulou a limitação em 1,4. Até nesse limite não vejo perigo serio não.

Dio Reis
08/08/2014, 11:09
Wilsonbelem,

aproveitando o embalo e o giro...
fiz um passeio de 2000km outro dia... 120km/h em uma média de 2500rpm e 140km/h a 3000rpm... na Castelo Branco prox a Sorocaba onde me passou uma Disco 4 voando baixo dei uma esticada a 160km/h pra andar pelo menos por um tempo junto com ela... mas ela não gostou não e foi mais um pouco além... ai voltei para os 140... achei fantástico o desempenho, e o melhor ponto de ultrapassagem é na subida, o TD5 responde muito forte e desenvolve muito bem...
o pessoal da Def q me desculpe mas não sei se teria paciência para os 90km/h


Td5 a 160hm/h? É chipada? Acho que nunca cheguei a isso na minha Puma...

Evand®ofm
08/08/2014, 15:51
Dio, não é chipada não... mas vai tudo isso sim, só não arrisco ver qual o limite...


Td5 a 160hm/h? É chipada? Acho que nunca cheguei a isso na minha Puma...

fabio.boni
22/09/2014, 15:33
Olá a todos, eu viajo a 100/110 e utilizo a 5a e 6a, as vezes esqueço na 5a um tempao. A minha faz uma média de 8.5 km/l

aproveitando um tópico sobre Defender com motor Puma, minha garantia acaba agora em dezembro e não pretendo fazer mais na concessionaria ( pois entendem que cobram caro para olharem superficialmente e seguirem o manual )

Alguém tem alguma oficina para indicar em Sao Paulo - SP

ENOC
24/09/2014, 13:19
The Specialist (http://www.thespecialist.com.br) O Luiz Fraga é o papa das land rover

ENOC
24/09/2014, 13:30
a minha 110 2008 puma faz 10.5

alexsmith
26/09/2014, 10:54
A minha também, Enoc.