PDA

Ver Versão Completa : Como melhorar o conforto e segurança da Toyota Bandeirante



Rene
01/01/2004, 16:45
Olá pessoal,
Gostaria de saber se alguém tem alguma dica como melhor o conforto do meu Jipe Toyota Capota de Aço Curto ano 2001 (todo original), porque principalmente para quem viaja no banco traseiro sente muito cada oscilação da pista.
Muito obrigado

Renê P. Frantz
Porto Alegre/rs
rene@publi.com.br

guimsn
01/01/2004, 23:13
heheheh VENDE E COMPRA ALGO CONFORTAVEL!!!! hehehhehe

POAMNPAP!!!!!

monge
01/01/2004, 23:48
Fala Gente.... :D

Vc pode tentar trocar os bancos :D
Amortecedores mais macios :D

TEnho um amigo que tem uma band curta, está usando pneus grabbers 35", amortecedores rancho 9000, e os bancos são da ranger. :D

Está pulando menos, mas ainda pula bem...

[]'s

Eugênio

FabioRivetti
10/03/2004, 01:54
Renê, tenho um Toyota 97 com pneus 33 e "algumas muitas" modificações na suspenção tanto para acomodar os pneus como para melhorar suas caracteristicas On/Off Road.
Passe o setup do seu jipe, incluindo modificações, para que possamos dar uma opnião mais especifica.
Os amortecedores rancho 9000 com regulangem melhoram bastante o conforto, mas não oferecem vantagem em materia de desempenho, na minha opnião.

Abraço
Fabio Rivetti

jcarlos
19/03/2004, 11:36
Eu coloquei o KIT FESS feito pelo meu mecêanico...Melhorou muuuito...E ainda coloquei os amortecedores TurboGás da Ranger importada...

Dé Carli

renner
26/03/2004, 21:48
Amigos, esse desconforto que o meu quase chará Rene reclama, é somente no banco traseiro? Para o motorista e o passageiro também é desconfortável? Pergunto isso porque estou querenco comprar uma Band pra viagens longas com a família.

Bernardo
25/05/2004, 13:04
Amigos, esse desconforto que o meu quase chará Rene reclama, é somente no banco traseiro? Para o motorista e o passageiro também é desconfortável? Pergunto isso porque estou querenco comprar uma Band pra viagens longas com a família.

Amigo, é o seguinte: Eu tenho uma Toyota jeep curto super equipado, ano 1991. Porém, é o seguinte, quem viaja no banco da frente não sente as "porradas" eu fiz uma vez esse teste passando em um quebra mola, a parte frente passa tranquila, mas quando passa a traseira se tiver alguem atrás sentirá um tremendo desconforto. Eu tenho um amigo, que trabalha com suspenções, ele falou que existe um amortecedor chamado rancho que custa em média R$500,00 cada um que alivia as pancadas da parte traseira do veículo, porém, como o preço não fica muito em conta, ele descobriu que colocando os quatros amortecedores de f4000 o carro fica sem impactos e terá o mesmo efeito que os amortecedores rancho.
Você também falou que queria comprar uma Toyota Bandeirante, pois você está falando com a pessoa certa!!! Eu tenho uma toyota ano 1991 super equipada (snorkel, quebra mato, estrivos, escapamento alto, freio a disco, guincho mecanico, pneus Bf goodrich 33x12,5 rodas de liga leve, ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, direção hidráulica, som cd. etc. O carro está impecável, não precisa fazer nada, motor, tração, redução, lataria e mecanica tudo ok em perfeito estado, assim como todos os outros componentes do veículo.) Caso se interesse favor entrar em contato. bernardonogueira@hotmail.com se quiser, posso lhe enviar fotos do veículo. è so entrar em contato. :roll:

Bernardo
25/05/2004, 13:04
Amigos, esse desconforto que o meu quase chará Rene reclama, é somente no banco traseiro? Para o motorista e o passageiro também é desconfortável? Pergunto isso porque estou querenco comprar uma Band pra viagens longas com a família.

Amigo, é o seguinte: Eu tenho uma Toyota jeep curto super equipado, ano 1991. Porém, é o seguinte, quem viaja no banco da frente não sente as "porradas" eu fiz uma vez esse teste passando em um quebra mola, a parte frente passa tranquila, mas quando passa a traseira se tiver alguem atrás sentirá um tremendo desconforto. Eu tenho um amigo, que trabalha com suspenções, ele falou que existe um amortecedor chamado rancho que custa em média R$500,00 cada um que alivia as pancadas da parte traseira do veículo, porém, como o preço não fica muito em conta, ele descobriu que colocando os quatros amortecedores de f4000 o carro fica sem impactos e terá o mesmo efeito que os amortecedores rancho.
Você também falou que queria comprar uma Toyota Bandeirante, pois você está falando com a pessoa certa!!! Eu tenho uma toyota ano 1991 super equipada (snorkel, quebra mato, estrivos, escapamento alto, freio a disco, guincho mecanico, pneus Bf goodrich 33x12,5 rodas de liga leve, ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, direção hidráulica, som cd. etc. O carro está impecável, não precisa fazer nada, motor, tração, redução, lataria e mecanica tudo ok em perfeito estado, assim como todos os outros componentes do veículo.) Caso se interesse favor entrar em contato. bernardonogueira@hotmail.com se quiser, posso lhe enviar fotos do veículo. è so entrar em contato. :roll:

Wallace
25/05/2004, 14:40
Oi Bernardo,

Os da F4000 ou outro qualquer nunca vão substituir um Rancho 9000X, simplesmente porque o 9000X tem regulagem, ou seja, você mesmo ajusta se quer o amortecedor mais duro ou mais mole.
Eu vendo cada rancho 9000X por US$ 125,00 cada.
Se quiser existe também os controles internos que permite até regular os amortecedores até com o veiculo andando.

monge
26/05/2004, 10:24
Oi Bernardo,

Eu vendo cada rancho 9000X por US$ 125,00 cada.
Se quiser existe também os controles internos que permite até regular os amortecedores até com o veiculo andando.

Wallace, um amigo meu tem os ranchos 9000 com controle interno. :D

Só que ele conseguiu partir uma mangueira que vai pra um amortecedor e não acha em lugar nenhum esta mangueira.

Vc tem dela ou consegue importar? Quanto tá valendo uma mangueira destas? E se tem alguma mais resistente?

[]'s

Eugênio

Caio
26/05/2004, 10:47
Só dando mais palpite, os amortecedores da OMP funcionam muito bem, claro que não podemos comparar com um Rancho e suas N posições de regulagem. O ajuste não é dos mais práticos, tem que usar uma chave 24 e conhecer bem o comportamento do carro,mas o custoxbeneficio compensa.

PalpiteII: O preço de uma Band toda equipada vc compra uma Hilux SW , que no meu ponto de vista para viagens longas é um pouco mais confortavel, sem perder as caracteristicas off-road.

Wallace
26/05/2004, 12:23
OMP... só pode ser piada né.
Vai mudar a carroceria por uma de madeira?
Vai trocar o motor por um cavalo?

Caio
26/05/2004, 15:36
Gostaria de uma opinião menos emotiva e mais técnica :lol: :lol: :lol:

Bernardo
28/05/2004, 12:10
Oi Bernardo,

Os da F4000 ou outro qualquer nunca vão substituir um Rancho 9000X, simplesmente porque o 9000X tem regulagem, ou seja, você mesmo ajusta se quer o amortecedor mais duro ou mais mole.
Eu vendo cada rancho 9000X por US$ 125,00 cada.
Se quiser existe também os controles internos que permite até regular os amortecedores até com o veiculo andando.

Amigo, Um amigo meu dos toyoteiros apelidado por ruskaya me mandou um e-mail dizende que com os amortecedores da ranger o carro ficaria 80% mais confortável. Eu sei que o rancho, é um amortecedor do caralho, pois vc pode regular a altura do carro, etc. mas para você colocar os ranchos nas 4 rodas, custaria em média R$2.000.

Bernardo
29/05/2004, 11:26
Só dando mais palpite, os amortecedores da OMP funcionam muito bem, claro que não podemos comparar com um Rancho e suas N posições de regulagem. O ajuste não é dos mais práticos, tem que usar uma chave 24 e conhecer bem o comportamento do carro,mas o custoxbeneficio compensa.

PalpiteII: O preço de uma Band toda equipada vc compra uma Hilux SW , que no meu ponto de vista para viagens longas é um pouco mais confortavel, sem perder as caracteristicas off-road.

Mas amigo, jamais uma hilux poderá ser comparada à uma toyota bandeirante bem conservada e bem equipada. Eu tenho uma Band 1991, e não trocaria em uma hilux 2004. Pois o Que vale é a paixão por toyota bandeirante :)

Eduardo Chaves
29/05/2004, 14:22
... Eu sei que o rancho, é um amortecedor do caralho, pois vc pode regular a altura do carro, etc. ...

Só esclarecendo, o amortecedor Rancho NÃO regula a altura do veículo, existe 5 ou 9 regulagens entre mais firme e mais macio, conforme a necessidade e o tipo de terreno...

[]'s...

Caio
31/05/2004, 07:52
Valor sentimental não tem preço :lol: :lol: :lol: :lol:

Wallace
31/05/2004, 21:10
Oi Bernardo,

Só que o ruskaya comprou ranchos 9000 X comigo...;-)
Não sei se está usando, pois parece que tinha pedido um tamanho pequeno (foi ele que pediu, não pediu ajuda).

cristiano
14/07/2005, 11:30
Wallace, Pode me informar o Rancho ideal para a minha Toyota ? e quanto fica cada ? Obrigado.

JackDaniel
14/07/2005, 14:18
heheheh VENDE E COMPRA ALGO CONFORTAVEL!!!! hehehhehe

POAMNPAP!!!!!

Engraçado.... o dono de um samurai falando que a band é desconfortável... :palmas:

Na verdade o que me deixa muito contente com o conforto da minha bandeirantes é justamente o fato de eu ter tido um samurai por uns dois anos antes de comprar a toyota! :D Nada contra o samuka, é um jipe muito legal e confiável, mas pula pra k#r%lh*! Quando pegava estrada de terra e cascalho parecia q tava andando num cavalo com trote seco!

E a minha toyota é "original", desde amortecedores, feixe de mola, canela fina..... O único desconforto q sinto é quando saio na BR, - o mb314 andando no asfalto, quando aspirado, deixa um pouco a desejar :oops:

[]'s guardando dinheiro pro turbo...

Daniel Jorgensen
Band 64

David Brew
15/07/2005, 14:52
Renner, em 1989 encomendei meu Bandeirante curto/aco com a idea de usar em viagems para Chile, Argentina, etc.
Logo vi meu engano! Primeiro viagem de 300+ km e eu estava dormindo na direcao. Muito barulho, muito lento, muito duro.
Ta bom, nunca fiz as viagems mas fiquei com ele para meu carro do dia-dia e nao estou rependido.
No momento estou pensando em comprar um SW4 para usar em viagem mais longo mas sem vender o Band (tambem, os filhos nao iam deixar!!!).

Pode fazer ele mais confortable e tem muitos pessoas quem usa para viajar muito. Hoje, eu nao ia comprar um Band por isso, ia comprar algo differente.

Boa sorte.
David

Amigos, esse desconforto que o meu quase chará Rene reclama, é somente no banco traseiro? Para o motorista e o passageiro também é desconfortável? Pergunto isso porque estou querenco comprar uma Band pra viagens longas com a família.

I2MF
06/05/2006, 21:19
Já vi fazem de tudo para aumentar o conforto das Bands mas nada resolveu, até que descobrir que para se ter conforto em uma Band o certo é mudar de estrada. Procure andar por estradas retas, sem lombas ou buracos.
Mas para isso de que adianta uma Band? Qualquer carro servo.
Quem quer conforto não pode ter jipe...rs.rs..rs..

marcio meira rocha
06/05/2006, 21:44
I2MF

Falou bonito

Quem quer conforto não pode ter jipe...rs.rs..rs


Márcio

Maurício C Oliveira
14/08/2008, 23:31
Sou usuário recente do Fórum 4x4 Brasil e ao pesquisar sobre amortecedor não identifiquei uma solução para o meu problema e peço ajuda aos mais experientes. Tenho uma Band Longa ano 96/97 (BJ50L-VB) e pretendo melhorar o conforto dos passageiros no banco traseiro. Já troquei os bancos, uso pneus Goodrich AT 265/75 R16, suspensão original e pretendo colocar amortecedores Rancho RS 9000X. Ao consultar o catálogo da Monroe, revendedor Rancho no Brasil, verifiquei que o produto só é recomendado para Bandeirantes até o ano de 93. Uso o veículo em viagens com a família, em asfalto e estradas de terra e também em trilhas leves. Não busco obter o conforto de um 4x4 tipo Hilux, sei que tenho um jipe e que o conforto não é o seu ponto forte. Alguém já instalou amortecedores Rancho em Band 94 ou mais nova? Qual foi o modelo? Precisou de adaptação? Alguém sabe explicar qual é a diferença entre a suspensão da Band 93 e 94? Agradeço pela atenção.

Nota: Não pretendo trocar de veículo por outro mais confortável.

Torezan
15/08/2008, 00:55
Não sei qual o efeito, mas acredito que os amortecedores do tipo joelho poderiam ajudar. Há algum tempo abri um tópico sobre estes amortecedores, mas parece que caiu no esquecimento.
Abraços a todos.

Luiz Antonio C. Bodon
15/08/2008, 07:54
Ja tive Bandeirante curta e longa e, com relação a conforto, esqueça....o forte dela é a resistência e seu baixo custo de manutenção.;)

cristiano
15/08/2008, 09:16
Olá pessoal,
Gostaria de saber se alguém tem alguma dica como melhor o conforto do meu Jipe Toyota Capota de Aço Curto ano 2001 (todo original), porque principalmente para quem viaja no banco traseiro sente muito cada oscilação da pista.
Muito obrigado

Renê P. Frantz
Porto Alegre/rs
rene@publi.com.br

A curta é mais desconfortável no banco traseiro exatamente porque as pessoas vão sentadas no eixo traseiro, a longa ameniza mais. No mais, as dicas de amortecedores, não andar com a calibragem muito alta, bancos melhores resolvem bem.

guilhermeabreu
15/08/2008, 15:20
BAND 90 AÇO CURTA

Já relatei aqui no forum sobre as modificações que tinha em minha BAND , modificações estas que os amigos que andavam nela e tb tinham BAND achavam que a minha era MUITO MAIS CONFORTÁVEL do que as deles .

Basicamente mudei :
1- Os jumelos originais troquei pelos do 1313 .
2- Entre cada mola do feixe , coloquei aquelas fitas " plasticas " ? que vem no feixe de molas do UNO . Comprei 6 jogos daquelas fitas e distribuí nos feixes de molas traseiroas e dianteiros .
3- Toda a forração interna era de carpete da cintura para baixo e veludo da cintura para cima .
4- Tinha ar e dir. de fábrica , andava com os vidros fechados e com o som ligado , parecia que estava nas núvens , EXAGERNDO LÓGICO .
5- 2 Bancos de VECTRA na frente , 2 bancos PROCAR daqueles todo fôfo na traseira .

QUEM TEM UMA BAND , NÃO PODE EXIGIR MUITO CONFORTO , MAS A MINHA BAND ERA " BEM CONFORTÁVEL " E LINDA . TODOS QUE ANDAVAM NELA FICAVAM IMPRESSIONADOS COM O SILENCIO E CONFORTO DELA . DEIXOU SALDADES .

Bernardo Hoelz
15/08/2008, 15:38
As coisas mais simples pra se fazer em uma band pra melhorar o conforto são:
- Colocar pneus mais largos.
-Trocar os bancos dianteiros por individuais mais macios.

Assim já se percebe um melhor conforto no carro, mas meu conselho pra melhorar bastante o conforto é claro colocar os amortecedores rancho.

Abraços

guilhermeabreu
16/08/2008, 01:10
BAND 90 AÇO CURTA

Já relatei aqui no forum sobre as modificações que tinha em minha BAND , modificações estas que os amigos que andavam nela e tb tinham BAND achavam que a minha era MUITO MAIS CONFORTÁVEL do que as deles .

Basicamente mudei :
1- Os jumelos originais troquei pelos do 1313 .
2- Entre cada mola do feixe , coloquei aquelas fitas " plasticas " ? que vem no feixe de molas do UNO . Comprei 6 jogos daquelas fitas e distribuí nos feixes de molas traseiroas e dianteiros .
3- Toda a forração interna era de carpete da cintura para baixo e veludo da cintura para cima .
4- Tinha ar e dir. de fábrica , andava com os vidros fechados e com o som ligado , parecia que estava nas núvens , EXAGERNDO LÓGICO .
5- 2 Bancos de VECTRA na frente , 2 bancos PROCAR daqueles todo fôfo na traseira .

QUEM TEM UMA BAND , NÃO PODE EXIGIR MUITO CONFORTO , MAS A MINHA BAND ERA " BEM CONFORTÁVEL " E LINDA . TODOS QUE ANDAVAM NELA FICAVAM IMPRESSIONADOS COM O SILENCIO E CONFORTO DELA . DEIXOU SALDADES .


ESQUECI DE DIZER :

6- Coloquei pneus 31" x 10,5" x 15" BF MUD , mas se fosse hoje teria colocado os BF ALL TERRAIN .

Hoje tenho um ENGESA com pneus 33" X 12,5" X 15" BF ALL TERRAIN .

Na BAND para colocar o 33" precisaria de fazer pequenas modificações para caber , e o 31" cai como uma luva .

E a opção do ALL TRRRAIN é apenas por fazer menos barulho , pq na lama com o motor MB OM 314 ou OM 364 ele tem pouco giro e na lama tanto o pneu MUD OU ALL TERRAIN enchem de lama e vira um SLIC e fica ruim de andar na lama do mesmo jeito , ísto é : com pouco giro no motor os pneus não limpam a lama que esta agarrada nos sulcos dos pneus .

Francisco Bicalho
16/08/2008, 13:39
No meu Bandeirante fiz algumas coisas que ajudaram bastante:

1- Buchas de Poliuretano nos Jumelos
2- Calços TopKits de 1"
3- Amortecedores à Gás (uso os Cofap, mas adoraria ter os Rancho 9000)
4- Calibrar os pneus com 28 libras em estradas esburacadas.

Essas mudanças tiram muito daquele queixo duro do Bandeirante na configuração original.

Existe uma outra opção interessante, que é usar feixes de molas parabólicos. As molas parabólicas são diferentes, porque elas são mais espessas nas extremidades e no centro, eliminando a fricção entre as lâminas. Isso, supostamente ajuda muito na maciez do carro, e melhora a estabilidade ao mesmo tempo, pois cada lâmina pode ser mais rígida, e dessa forma elimina-se uma ou mais lâminas do feixe. No caso desse kit da PSS http://www.parabolicsuspension.com/toyota/lc40.htm eles usam apenas duas lâminas para o Land Cruiser. Alguns veículos de carga já são fabricados no Brasil com molas parabólicas, como algumas picapes Ford, e caminhões leves da Mercedes. Existe uma fábrica em S. Bernardo que produz feixes parabólicos, a Rassini http://www.rassini.com.br/nhk.htm (clique na setinha amarela dentro do círculo branco para achar as parabólicas) mas não fabricam nada nas medidas do Bandeirante. Fico curioso em saber se juntássemos um grupo substancial de Bandeirantes se eles não produziriam uma tiragem especial para os nossos Toyotas, mas para isso a gente tem que se organizar.

Na verdade a gente está um pouco na idade da pedra dos feixes de molas, porque existem vários avanços na tecnologia de suspensão em lâminas, e não precisamos usar as mesmas molas de caminhões peso pesados no Bandeirante que está mais para peso mosca. Abaixo, dois sites com algumas opções de tecnologia mais nova para molas.

http://www.activesuspension.com/

http://www.nobreakline.com.br/airlift/index.htm

Jamais trocaria os freixes de molas do meu Bandeirante por molas helicoidais. Acho feixes de mola muito mais interessantes, que ajudam a colocar o Bandeirante na cadegoria de caminhão, e não de automóvel.

Abraços;
Chico

Maurício C Oliveira
24/08/2008, 17:31
Alguém já instalou amortecedores rancho em Band 94 ou mais nova? Qual foi o modelo? Precisou de adaptação? Alguém sabe explicar qual é a diferença entre a suspensão da Band 93 e 94?

Agradeço o retorno.

Glauco mendes
24/08/2008, 18:08
Pessoal ñ sei se ajuda recentemente comprei um jogo de amortecedores RANCHO PATAGONIA, de um amigo que tem loja no uruguai e com preço bem bom em relação ao brasil, lá ele tem todos os modelos rancho, ainda ñ instalei mas ñ vai ser preciso modificar nada na band.

Rui
24/08/2008, 22:01
Glauco...

Seria possivel me passar o contato desse seu amigo??

Ele enviaria produtos para Sao Paulo?


um abraço

Glauco mendes
25/08/2008, 11:49
Glauco...

Seria possivel me passar o contato desse seu amigo??

Ele enviaria produtos para Sao Paulo?


um abraço
Meu caro Rui ñ sei te dizer se ele faz isso,estarei perguntando a ele pois tenho seu msn, mas se for o caso eu faço o envio para ti,segue ai meu perfil no msn para conversarmos: mendes_glauco@hotmail.com

Abs............

guilhermeabreu
25/08/2008, 19:23
MAURÍCIO C OLIVEIRA

Tive uma BAND 90 , e vários amigos tb e um deles tinha uma 95 , não me recordo se tem diferença de suspensão nas de 93 para tras e após 94 , ACHO que não tem diferença , mas tb não tenho certeza no que estou falando , resumindo : NÃO ADIANTOU EM NADA MEU RELATO .

Vamos aguardar alguem que tenha mais conhecimento da causa para te informar correto .

ABRAÇO

dalmo cruz torres
02/05/2009, 00:49
No meu Bandeirante fiz algumas coisas que ajudaram bastante:

1- Buchas de Poliuretano nos Jumelos
2- Calços TopKits de 1"
3- Amortecedores à Gás (uso os Cofap, mas adoraria ter os Rancho 9000)
4- Calibrar os pneus com 28 libras em estradas esburacadas.

Essas mudanças tiram muito daquele queixo duro do Bandeirante na configuração original.

Existe uma outra opção interessante, que é usar feixes de molas parabólicos. As molas parabólicas são diferentes, porque elas são mais espessas nas extremidades e no centro, eliminando a fricção entre as lâminas. Isso, supostamente ajuda muito na maciez do carro, e melhora a estabilidade ao mesmo tempo, pois cada lâmina pode ser mais rígida, e dessa forma elimina-se uma ou mais lâminas do feixe. No caso desse kit da PSS http://www.parabolicsuspension.com/toyota/lc40.htm eles usam apenas duas lâminas para o Land Cruiser. Alguns veículos de carga já são fabricados no Brasil com molas parabólicas, como algumas picapes Ford, e caminhões leves da Mercedes. Existe uma fábrica em S. Bernardo que produz feixes parabólicos, a Rassini http://www.rassini.com.br/nhk.htm (clique na setinha amarela dentro do círculo branco para achar as parabólicas) mas não fabricam nada nas medidas do Bandeirante. Fico curioso em saber se juntássemos um grupo substancial de Bandeirantes se eles não produziriam uma tiragem especial para os nossos Toyotas, mas para isso a gente tem que se organizar.

Na verdade a gente está um pouco na idade da pedra dos feixes de molas, porque existem vários avanços na tecnologia de suspensão em lâminas, e não precisamos usar as mesmas molas de caminhões peso pesados no Bandeirante que está mais para peso mosca. Abaixo, dois sites com algumas opções de tecnologia mais nova para molas.

http://www.activesuspension.com/

http://www.nobreakline.com.br/airlift/index.htm

Jamais trocaria os freixes de molas do meu Bandeirante por molas helicoidais. Acho feixes de mola muito mais interessantes, que ajudam a colocar o Bandeirante na cadegoria de caminhão, e não de automóvel.

Abraços;
Chico

Chico, fiquei muito interessado nesas molas, será que conseguimos unir uma turma para comprar alguns conjuntos dessas molas para experimentarmos em nossos toyotas?

cesarzubek
02/05/2009, 14:29
Dalmo,

Também tenho interesse nessas molas, creio que conseguimos mais gente para esta empreitada.
Lógico que tudo depende dos valores que for sair.
Abraços,

guilhermeabreu
02/05/2009, 19:25
AMIGO DALMO


( Jamais trocaria os freixes de molas do meu Bandeirante por molas helicoidais. Acho feixes de mola muito mais interessantes, que ajudam a colocar o Bandeirante na cadegoria de caminhão, e não de automóvel. )

Não sei não , tive uma BAND 90 completa de tudo que se possa imaginar , tenho saudades dela , mas hoje tenho uma SW4 93 e um ENGESA modificado com MWM 2.8 turbo/intercooler , nem posso chamar ele de ENGESA pois tem 4 ferios a disco ventilados da BAND , hidrovácuo da BAND , embreagem hidráulica da BAND , caixa de transferencia ( T-CASE ) da BAND , estas substituições foram feitas para melhor pq as da BAND são superiores com relação aos do ENGESA , mas O PONTO MAIS FORTE QUE O ENGESA TEM COM RELAÇÃO A BAND , É EXATAMENTE NA SUSPENSÃO QUE O DO ENGESA É " MUITO SUPERIOR " , pois dá muito mais conforto do que as da BAND , ( JÁ ESPERIMENTEI OS DOIS BAND E ENGESA QUE AINDA TENHO ) , só NÃO VOLTARIA PARA A BAND por causa da suspensão , mas ficaria MUITO MAIS BARATO eu colocar MOLAS HELICOIDAIS EM UMA BAND do que eu ter feito tudo ísto que fiz num ENGESA .

Só fiz ísto pq na época estava sem grana e surgiu a oportunidade de eu comprar este ENGESA em um leilão por R$5.100,00 , pois minha vontade era de comprar outra BAND .

Com ísto VÍ E SENTI que uma SUSPENSÃO COM MOLAS HELOCOIDAL É MUITO MELHOR EM TODOS OS SENTIDOS " PRINCIPALMENTE NO QUESITO CONFORTO " .

Eu tenho meu ENGESA 4 anos , e vinha um pouco insatisfeito com O EXCESSO DE MACIEZ do ENGESA , ele balançava muito lateralmente e passava insegurança , MAS RESOLVÍ DEFINITIVAMENTE TROCANDO AS MOLAS HELICOIDAIS ORIGINAIS DELE QUE TEM 14,8mm DE EXPESSURA DE FIO POR MOLAS COM FIO DE 16mm AGORA SIM FICOU COMO DEVE SER : firme sem ficar duro , estável sem ficar desconfortável , no asfalto é um automóvel , na terra/lama/costelas de vaca/buraqueira/facões é um trator , MUITO BOM O RESULTADO FINAL .

CONCLUÍNDO :

SE EU TIVESSE UMA BAND NÃO TROCARIA ELA POR NADA , " TROCARIA APENAS OS FEIXES DE MOLAS POR MOLAS HELICOIDAIS COM UMA BOA CALIBRAGEM COMO ESTA MEU ENGESA HOJE .

ABRAÇÃO A TODOS , adoro meu ENGESA e continuo FÃ DAS BANDS .

OBS: Detesto os WYLLIS por serem EXTREMAMENTE DUROS , até um dia que andei em um WYLLIS MODIFICADO COM MOLAS HELICOIDAIS , mudei meu conceito , TERIA SIM UM WYLLIS MAS COM MOLAS HELICOIDAIS , conforto de um automóvel em um BRAVO E PIONEIRO 4X4 . É só vcs experimentarem andar em WYLLIS modificado COM MOLAS HELICOIDAIS pra vcs verem a diferença , e qta diferença .

dalmo cruz torres
02/05/2009, 20:00
Dr . Guilherme, como está, e o Coração Valente? Dr. Guilherme, eu sou apaixonado pelos Engesas, inclusive eu tenho muita, muita mas muita vontade de montar um com a carroceria da Cinfel, mas também tenho muito, muito mas muito pouco dinheiro....Já tive uma Toyota Bandeirantes, e acho que ela é muito dura mesmo(não consegue ser mais dura que os Jeep Willys, que eu nunca gostei), mas consegui uma por bom preço, de bom ano, que me saiu muito mais barato do que eu teria que gastar num engesa(minha paixão), então estou procurando meios de deixar a Toyota mais confortável, pois vou usa-la muito para viajar com a família. Mas não quero sair dos feixes, comuns ou parabólicos, pois acho que eles são muito resistentes, e gosto muito dessa caracteristica nas Toy. Tava olhando as suspensões pneumáticas e gostei muito, acho que ia ficar um Cadilac com elas, que acha?

maxdelta
02/05/2009, 20:39
AMIGO DALMO
Não sei não , tive uma BAND 90 completa de tudo que se possa imaginar , tenho saudades dela , mas hoje tenho uma SW4 93 e um ENGESA modificado com MWM 2.8 turbo/intercooler , nem posso chamar ele de ENGESA pois tem 4 ferios a disco ventilados da BAND , hidrovácuo da BAND , embreagem hidráulica da BAND , caixa de transferencia ( T-CASE ) da BAND , estas substituições foram feitas para melhor pq as da BAND são superiores com relação aos do ENGESA , mas O PONTO MAIS FORTE QUE O ENGESA TEM COM RELAÇÃO A BAND , É EXATAMENTE NA SUSPENSÃO QUE O DO ENGESA É " MUITO SUPERIOR " , pois dá muito mais conforto do que as da BAND , ( JÁ ESPERIMENTEI OS DOIS BAND E ENGESA QUE AINDA TENHO ) , só NÃO VOLTARIA PARA A BAND por causa da suspensão , mas ficaria MUITO MAIS BARATO eu colocar MOLAS HELICOIDAIS EM UMA BAND do que eu ter feito tudo ísto que fiz num ENGESA .

Por isso que eu desisti de vender a band, todo mundo quando quer colocar algo que fique resistente, põe da band! Um amigo meu, disse: "Os melhores equipamentos pra colocar em um carro são da band e do JPX, só que a Band vc encontra peça em qualquer buraco!"

Manutenção da minha band: Mola(sempre quebra uma mola do feixe), troca de óleo e filtros, freios(tambor é irritante, ainda tem o traseiro), embreagem(reparo) e aperto dos parafusos!



Com ísto VÍ E SENTI que uma SUSPENSÃO COM MOLAS HELOCOIDAL É MUITO MELHOR EM TODOS OS SENTIDOS " PRINCIPALMENTE NO QUESITO CONFORTO " .

Eu tenho meu ENGESA 4 anos , e vinha um pouco insatisfeito com O EXCESSO DE MACIEZ do ENGESA , ele balançava muito lateralmente e passava insegurança , MAS RESOLVÍ DEFINITIVAMENTE TROCANDO AS MOLAS HELICOIDAIS ORIGINAIS DELE QUE TEM 14,8mm DE EXPESSURA DE FIO POR MOLAS COM FIO DE 16mm AGORA SIM FICOU COMO DEVE SER : firme sem ficar duro , estável sem ficar desconfortável , no asfalto é um automóvel , na terra/lama/costelas de vaca/buraqueira/facões é um trator , MUITO BOM O RESULTADO FINAL .

CONCLUÍNDO :

SE EU TIVESSE UMA BAND NÃO TROCARIA ELA POR NADA , " TROCARIA APENAS OS FEIXES DE MOLAS POR MOLAS HELICOIDAIS COM UMA BOA CALIBRAGEM COMO ESTA MEU ENGESA HOJE .

ABRAÇÃO A TODOS , adoro meu ENGESA e continuo FÃ DAS BANDS .

Bom saber! Experiências futuras! Agora que decidi ficar com a band, estou com dúvida em duas coisas: mola helicoidal ou mola pneumática!



OBS: Detesto os WYLLIS por serem EXTREMAMENTE DUROS , até um dia que andei em um WYLLIS MODIFICADO COM MOLAS HELICOIDAIS , mudei meu conceito , TERIA SIM UM WYLLIS MAS COM MOLAS HELICOIDAIS , conforto de um automóvel em um BRAVO E PIONEIRO 4X4 . É só vcs experimentarem andar em WYLLIS modificado COM MOLAS HELICOIDAIS pra vcs verem a diferença , e qta diferença .

Tem três coisas que eu gosto no willys: é bonito, o motor pode gerar alto torque e velocidade, e qualquer coisa que vc adapta fica bom!

Jipe vermelho em anexo, do Dail de bom jardim, o jipe willys dele parece um carro! E tb tem karaokê, uma televisão de 20 polegadas e 2 microfones

O jipe azul é de um amigo(o jipe era rosa), ele se comporta de maneira excelente na trilha o carro se torce todo! E ainda por cima é confortável, mais que uma band!

Quem for mudar a band pra mola helicoidal, coloca as foto, quem já tem põe tb!

Valeu

dalmo cruz torres
02/05/2009, 21:06
Gostei das molas pneumáticas trabalhando em conjunto com o feixe. E das parabólicas também.

guilhermeabreu
02/05/2009, 21:16
CARO MAXDELTA

Confirmando as minhas exposições , obrigado pelas fotos ilustrativas das minhas falas , conheço o DAIL de Bom Jardim , já estive lá com meu ENGESA num INDOOR fui desclassificado pq não tinha santo antonio e nem cinto de segurança , mas estava na categoria de original , MAS É COMPREESÍVEL MINHA DESCLASSIFICAÇÃO ( questão de segurança e REGULAMENTO ) mas fui só pra distrair mesmo .

AMIGO DALMO

Tenho que sair agora , depois posto umas dicas que fiz na minha BAND que melhorou muito no quesito conforto e que custou muito pouco e com um efeito muito grande .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
03/05/2009, 00:06
DALMO

Estou de volta , mas respeitando o seu gosto , mas ao mesmo tempo melhorando o conforto da sua BAND :

1º - Vc teria que vedar ela toda para não entrar água , retirando o teto e os curvões colcando massa de calafetarpor baixo , massa de calafetar por cima e recolocar as peças novamente , tanto nos curvões , qto no teto , assim melhora bastante as infiltrações de água , sem falar em colocar silicone nas borrachas do parabrisa , tanto por dentro como por fora .

2º - Na suspensão , eu coloquei jumelos do 1113 ou 1313 , não me lembro direito , mas ficou muito bom e já deu uma amaciada no conjunto , ele tem bucha de metal e tem graxeira , se aguenta caminhão imagina na BAND .

3º - Qdo coloquei os jumelos , aproveitei e desmontei os feixes de molas , E COLOQUEI AQUELA FITA DE NYLON QUE VEM NOS FEIXES DE MOLAS DO UNO , comprei 6 jogos e distribuí entre as molas , ESTE É O PULO DO GATO , o feixe de molas ficou muito mais macio e sem nenhum barulho de mola batendo uma na outra .

Lembrando que a minha BAND e de outros amigos daqui teimava sempre de ficar com a traseira mais arreada e a traseira direita mais arreada do que a esquerda , com ísto coloquei uma mola grande a mais em cada feixe traseiro e UMA MOLA DE EXSPESSURA MAIS FINA A MAIS AINDA NO FEIXE TRASEIRO DIREITO , com ísto , o feixe traseiro ficou com 5 molas no lado traseiro ESQUERDO e 6 molas no feixe traseiro DIREITO , sendo uma mais fina na espessura . Com ísto NUNCA MAIS A TRASEIRA ARREOU E NEM DESNIVELOU COM O ,LADO DIREITO MAIS ARREADO .

4º - Coloquei pneus MUD 33" X 10,5" X 15" e usava com 26 libras de pressão , UM LUXO , e com esta medida , vc não tem que mexer em nada na suspensão , hoje colocaria o mesmo pneu só que um A/T ( ALL-TERRAIN ) pq a BAND o motor é de baixo giro , e na trilha , mesmo o MUD enche de lama e vira SLIC , e no uso do dia a dia faz barulho . Já com o 33" tem que mexer na altura da suspensão e até recortar a caixa de rodas para não roçar .

5º - No interior , vichemaria , ficou um desbunde , ou melhor : UM LUXO SÓ , todo o fundo e as laterais até a cintura , ou seja até abaixo do curvão , só no caixote , foi todo ACARPETADO com carpete alto na cor preta .
Da cintura para cima incluíndo o teto bancos e as portas foram revestidos de veludo preto navalhado .

AMIGO DALMO , todo mundo que andava em minha BAND babava , fiacavam impressionados com o silencio dentro dela , não batia nada , parecia automóvel 0KM .

Desta forma , minha esposa andava nela e nem reclamava de nada , até gostava de dirigir , MUITÍSSIMO CONFORTÁVEL .

Vale a pena seguir estas dicas , os amigos reclamavam que daquele jeito ficaria ruim de limpar qdo fizesse trilhas de lama , NUNCA TIVE PROBLEMA EM LIMPAR , pq a lama sai com extrema facilidade do carpete e veludo , NUCA DEIXEI DE FAZER TRILHA pq tinha este acabamento , e na poeira , não sujava pq tinha ar condicionado de fábrica , só a patroa que reclamava que congelava o joelho dela , mas ERA SÓ ALEGRIA .

ESPERO QUE TENHA AJUDADO A DAR MAIS CONFORTO NA SUA BAND COM FEIXES DE MOLAS .

ABRAÇÃO

dalmo cruz torres
03/05/2009, 00:33
Dr. Guilherme, ajudou demais, vou seguir a risca suas dicas. Assim que ela der uma adiantada na reforma eu posto umas fotos aqui. Só uma última pergunta, vc lembra de qual veículo era a lâmina a mais que usava no feixe traseiro esquerdo?

guilhermeabreu
03/05/2009, 00:43
DALMO

Boa pergunta , mas infelismente não sei te responder , na época eu acompanhava o serviço no posto de molas , hoje sou amigo de todos os funcionários de lá , mas na época , perguntei a els se tinham uma mola da mesma largura da mola da BAND mas de espessura menor , o rapaz do almoxarife foi la dentro e veio com a mola que coloquei , posso perguntar a ele de que carro era aquela mola , mas se vc tiver acesso a um posto de molas por aí pode perguntar tb .
Como trabalho toda semana num distrito próximo daqui e pego a BR101 e este posto de molas é por lá tb , e passo toda semana em frente , vou perguntar pra vc .

Só por curiosidade , a sua BAND tb fica com o lado traseiro direito mais arreado do que o lado esquerdo ? E de que ano é a sua BAND mesmo ?

E qdo vc fizer toda esta reforma , não quero ver só as fotos não , eu vou fazer uma visita a vc para ver ao vivo , metido eu eim ? Me oferecer para fazer uma visita a vc né ?

ABRAÇÃO

Amadeus_band
04/05/2009, 00:17
É, a minha também fica com a direita mais arriada! Quanto ao conforto jumelos altos deixam bem mais desconfortável, na terra batida tenho que usar 20 lbs, pra não pular tanto.
Trocar os bancos é a primeira coisa, colocar feltro também é muito bom, coloquei na parede corta fogo, agoro estou querendo colocar no capô, aí sim!

dalmo cruz torres
04/05/2009, 11:49
Guilherme, não esquenta, vc tá convidado a vir conhecer a Band!
Guilherme, não sei que lado fica mais arreado, é que ela já veio desmontada; Ela era da secretaria de meio ambiente de MG, foi vendida em um leilão e o comprador começou a desmontá-la para reformar, mas desistiu e tava vendendo a toyota. Eu comprei a Toyota e retirei-a da oficina que começou a reforma, então ela veio toda desmontada.
Ela é ano 98.

onduty
04/05/2009, 14:15
Bom galera

Minha band esta saindo da reforma e gostaria de uma informação, esses forros q coloca na parede corta fogo (parece um cobertor grosso com uma das faces com um tipo de tinta preta para não entrar água) se eu colocar na parede corta fogo , no capo, e no assoalho, melhoraria o barulho interno da band ?

E essas fitas de nylon dos feixes de molas do uno (???) , consigo encontrar em qualquer auto peças ?

Valeu

guilhermeabreu
05/05/2009, 00:27
AMIGO DALMO

É o lado direito traseiro que fica mais arreado , como a do AMADEUS BAND , e todos os outros TOYOTEIROS .

Ela ainda esta com as partes de teto e laterais desmontados ? Se tiver dá pra fazer o que falei na montagem para evitar infiltração de água .


ONDUTY

É as fitas de nylon dos feixes de molas do UNO mesmo , encontra em qquer loja de autopeças , deve usar uns 6 jogos , sendo que cada jogo deve estar na faixa dos R$ 20,00 , pois os meus qdo coloquei ha 10 anos atras foram R$8,50 cada jogo destas fitas .

O feltro para colocar na parede corta fogo , só não pode ter betumem ou asfalto , senão ele derrete com o calor que faz alí , assim como no torpedo da caixa de marcha que tb é um local de muito calor , chega até a queimar o pé Qdo vc encosta alí sem proteção na lata , êta caixa de marcha quente sô . A minha mesmo com toda a forração que tinha , ainda assim esquentava até o meu sapato .

ABRAÇÃO e boas reformas .

JAIME
05/05/2009, 12:02
AMIGO DALMO

É o lado direito traseiro que fica mais arreado , como a do AMADEUS BAND , e todos os outros TOYOTEIROS .

Ela ainda esta com as partes de teto e laterais desmontados ? Se tiver dá pra fazer o que falei na montagem para evitar infiltração de água .


ONDUTY

É as fitas de nylon dos feixes de molas do UNO mesmo , encontra em qquer loja de autopeças , deve usar uns 6 jogos , sendo que cada jogo deve estar na faixa dos R$ 20,00 , pois os meus qdo coloquei ha 10 anos atras foram R$8,50 cada jogo destas fitas .

O feltro para colocar na parede corta fogo , só não pode ter betumem ou asfalto , senão ele derrete com o calor que faz alí , assim como no torpedo da caixa de marcha que tb é um local de muito calor , chega até a queimar o pé Qdo vc encosta alí sem proteção na lata , êta caixa de marcha quente sô . A minha mesmo com toda a forração que tinha , ainda assim esquentava até o meu sapato .

ABRAÇÃO e boas reformas .

Estas fitas fazem de fato diferença prática no conforto??? É só desmontar o feixe de molas e inseri-las entre as mesmas? Comprei e vou substituir os calços da minha Band pelos da TOPKITS. Se a fita é boa vou colocar também.

Amadeus_band
05/05/2009, 14:06
O feltro para colocar na parede corta fogo , só não pode ter betumem ou asfalto , senão ele derrete com o calor que faz alí , assim como no torpedo da caixa de marcha que tb é um local de muito calor , chega até a queimar o pé Qdo vc encosta alí sem proteção na lata , êta caixa de marcha quente sô . A minha mesmo com toda a forração que tinha , ainda assim esquentava até o meu sapato .

ABRAÇÃO e boas reformas .

Opa, na minha eu coloquei feltro betumado e uma manta asfáltica por cima, na parede corta fogo e no cambio pelo lado interno. Periodicamente eu tiro a manda pra checar se há infiltrações, e nunca percebi o betume derretido, aliás, o desagradavel é que minha mão fica suja de betume :?. Mas quanto ao calor, não notei nenhuma diferença, o assoalho fica "quentinho" como sempre, muito bom nos dias frios :lol:.


Minha band esta saindo da reforma e gostaria de uma informação, esses forros q coloca na parede corta fogo (parece um cobertor grosso com uma das faces com um tipo de tinta preta para não entrar água) se eu colocar na parede corta fogo , no capo, e no assoalho, melhoraria o barulho interno da band ?
Valeu

Diminui o barulho sim, mas eu notei, depois de fazer isso, que o barulho vem do capô também!O que eu pretendo agora é forra-lo também!

guilhermeabreu
06/05/2009, 10:06
CARO JAIME

Pode colocar as fitas tranquilo e não fica caro , VALE MUITO ESTE INVESTIMENTO BARATO .

AMADEUS BAND , fico feliz em teu forro não ter derretido por causa do calor .

ABRAÇÃO

CAMPOSW
17/05/2009, 22:37
salve pessoal !

No meu jeep willys eu instalei espaçadores a cada 2 molas . totalizando 3 por feixe .
retirei a 2° mola que é a mais grossa , afinal é uma questão de adequar a sua necessidade . como eu não carrego peso ( diminui a resistencia ).

vale lembrar que cada modelo de veiculo vai ser preciso pensar :pensativo:
e analisar a situaçao :
peso , largura , tipo de pneus , altura , tudo isso influi a estabilidade do veiculo .

no meu caso : ele tem um kit de alargador de feixes de mola traseiro que ajuda bastante . o carroceria fica mais estavel em curvas de alta .

No geral ,a instalaçao foi muito barata , e a diferança no conforto foi espetacular . agora eu posso andar de jeep o dia todo que não me sinto incomodado com o conforto .
tinha a ideia de colocar amortecedores turbo gas da ranger , mas do jeito que ficou não está me fazendo falta . mas se colocar com certeza vai melhorar mais ainda .

abraço !

maxdelta
18/05/2009, 00:08
salve pessoal !

No meu jeep willys eu instalei espaçadores a cada 2 molas . totalizando 3 por feixe .
retirei a 2° mola que é a mais grossa , afinal é uma questão de adequar a sua necessidade . como eu não carrego peso ( diminui a resistencia ).

vale lembrar que cada modelo de veiculo vai ser preciso pensar :pensativo:
e analisar a situaçao :
peso , largura , tipo de pneus , altura , tudo isso influi a estabilidade do veiculo .

no meu caso : ele tem um kit de alargador de feixes de mola traseiro que ajuda bastante . o carroceria fica mais estavel em curvas de alta .

No geral ,a instalaçao foi muito barata , e a diferança no conforto foi espetacular . agora eu posso andar de jeep o dia todo que não me sinto incomodado com o conforto .
tinha a ideia de colocar amortecedores turbo gas da ranger , mas do jeito que ficou não está me fazendo falta . mas se colocar com certeza vai melhorar mais ainda .

abraço !
Na realidade vc está deixando a mola trabalhar mais folgada! Deve ter melhorado e muito o conforto!

estyvybeykr
18/05/2009, 20:14
Na minha band fiz o seguinte: coloquei entre cada lamina, um pedaço de chapa "18" de aproximadamente uns 15 cm de comprimento e a mesma largura do feixo, furadas ao centro. Vi isso nas molas dos chassis dos Onibus onde trabalhei. E por enquanto não pude rodar muito em terrenos acidentados ou erozões pra ver como ficou, porem no paralelepipedo a melhora foi significativa.

CAMPOSW
19/05/2009, 09:49
Fica muito bom , no meu percebi que as molas trabalham mais silenciosas, quando a suspensao entra em ação ela não estalá mais , como está com espaçadores fica mais facil dela movimentar .

já faz um ano e meio que adaptei e mão quebrou nenhuma mola , e antes disso as molas todas já eram bem velhas .

tem um topico , sobre conforto , incluindo as molas ,amortecedores e com fotos :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39250)


abraço !

dalmo cruz torres
27/06/2009, 10:54
Pessoal, finalmente o meu jipe foi pintado, segunda feira eu começo a montagem dele, agora surgiu uma questão; Onde encontro a guarnição para as dobradiças? Será que dá certo fazer outras usando borracha mais rígida um pouco? Para usar entre o teto e o caixote, nas laterais, t em que ser a borracha original ou dá certo fazer uma? Vc poderiam indicar uma loja que tenha essas borrachas com bom preço?

Torezan
27/06/2009, 21:36
[QUOTE=CAMPOSW;884879]salve pessoal !

No meu jeep willys eu instalei espaçadores a cada 2 molas . totalizando 3 por feixe .

vale lembrar que cada modelo de veiculo vai ser preciso pensar :pensativo:
e analisar a situaçao :
peso , largura , tipo de pneus , altura , tudo isso influi a estabilidade do veiculo .

No geral ,a instalaçao foi muito barata , e a diferança no conforto foi espetacular . agora eu posso andar de jeep o dia todo que não me sinto incomodado com o conforto .

Gostei muito da idéia, seria possível instalar estes espaçadores na Bandeirante Picape? Perderei capacidade de carga? Existe o risco de quebrar alguma lâmina quando carregar com carga total?
Quanto custou a adaptação(material e mão de obra)?
Abraços,

Bira IJC
30/06/2009, 17:12
Salve pessoal!

Quero dar um depoimento sobre alguns serviços que fiz recentemente na minha band (96, curta, capota de aço), procurando seguir algumas dicas e conselhos que andei vendo neste tópico e aqui ficam algumas impressões:

Molas: mandei dar uma geral na suspensão, desmontei, arqueei para deixá-la nivelada (pois o jipe estava pendendo para esquerda), e tentei convencer o moleiro a fazer a tal adaptação dos calços entre as molas. Para minha surpresa, o cara desaconselhou totalmente. ele é de opinião que colocar esses calços (ou espaçadores) seria deixar o feixe funcionando com "molas quebradas", fazendo as lâminas trabalharem sem o devido apoio. E concluiu dizendo que ele não faria um serviço prá quebrar mais cedo ou mais tarde. Perguntei sobre as tais fitas de nylon, e ele falou que isso tá blz, e que muitos clientes de vans (ducato, etc) tb utilizam deste expediente para reduzir o barulho e aumentar a suavidade, pois diminui fricção entre as lâminas. Resolvi colocar as fitas em todos os 4 feixes.
Deixei a frente com o setup original, aproveitei e troquei as buchas do jumelo, que eram de PU amarelo e estavam bem folgadas, pelas feitas de pneu. Acho que vale a pena dizer aqui que uso jumelos e amortecedores originais (fica prá próxima, rsrsrs!). Bom, deixei os feixes traseiros com 4 molas cada, sendo 3 lâminas + a última mais grossa e sem arqueamento (contra-mola), que só trabalha perto do limite do curso e/ou com bastante carga. Essa opção se deu por eu andar mais com o carro vazio ou meia carga.
Resultado>>> A traseira ficou mais mole e baixou um pouco. Quando comprei já estava com 5 molas atrás, o que deixava a traseira empinadinha, mas era dura prá kct. Agora está um pouco mais confortável do que antes, mas o jipe aderna mais nas curvas. Não notei melhora significativa que eu possa atribuir ao uso das fitas.

Calços de carroceria: troquei os calços originais pelo da Topkits de 1". Segundo o fabricante é a medida ideal para se trabalhar. A arriada que deu na traseira pelo trabalho nas molas quase compensou (no visual) pelo pequeno aumento na altura.
Resultado>>> Acho que contribui para melhorar, mas decididamente não é milagroso.

Bancos: substitui os dianteiros originais por um par de Rallye Design (não lembro o modelo, são de segunda mão).
Resultado: Agoooooora sim! De tudo que fiz esse investimento foi onde realmente senti maiores diferenças. O banco tem apoio para lombar, apoios laterais, reclina, chega prá trás e tem encosto de cabeça.
Resultado>>> Rodei quase 900km numa tacada e cheguei surpreendentemente sem dores nas costas.

Calibragem: Coisa à toa, mas eu senti que faz muita diferença!!!! No BF 235/85x16 eu ando agora com 26 na frente e 24 atrás.
Resultado>>> muda bastante o comportamento do jipe, fica mais pesado e o barulho de arrasto dos pneus aumentou, melhorou o conforto notavelmente em pequenas trepidações do piso.

Conclusão (e meus 2 centavos): as vezes a gente fica empolgado e pensa que encontrou a fórmula secreta, imaginando que vai dar um verdadeiro salto de patamar, mas quando o faz, acaba vendo que não é láááá aquela coisa toda...
No geral, senti que o jipe agora é outro, mas é bem difícil avaliar a melhora trazida individualmente por cada componente nesssa mexida geral.
Por fim, fica o aviso: cuidado com as expecativas.:mrgreen:

Abraços

marcvale
30/06/2009, 20:44
Olá Bira,
Também tive o mesmo problema de desnivelamento na suspensão traseira, lado direito, do meu Bandeirante. No meu caso, o defeito situava-se na baixa qualidade dos feixes. Mesmo assim o vendedor argumentou que o problema localizava-se na diferença existente entre os lotes de fabricação. Como os feixes pertenciam a lotes diferentes, a dureza dos mesmos não seguiam o mesmo padrão...Pouco convincente, creio. Mesmo assim, tudo foi sanado com correção de arqueamento, sem ônus para mim. Foi pensando no item "Conforto", que no meu Bandeirante, Aço, Curto, ano 1985, resolvi manter a originalidade quanto à suspensão (Feixes dianteiros com 3 lâminas de 8 mm de espessura # Feixes traseiros com 3 lâminas, sendo 1ª e 2ª lâminas com 8 mm e a 3ª lâmina com 11 mm de espessura, respectivamente). Feita esta opção, percebi que a suspensão traseira se encontrava um pouco mais baixa, em relação à dianteira, e como achei a sua montagem muito interessante, principalmente quanto ao efeito da 4ª lâmina, atuando apenas em exigências mais extremas, peço que você poste algumas fotos dos feixes do seu Toyota.
Um abraço,

Salve pessoal!

Quero dar um depoimento sobre alguns serviços que fiz recentemente na minha band (96, curta, capota de aço), procurando seguir algumas dicas e conselhos que andei vendo neste tópico e aqui ficam algumas impressões:

Molas: mandei dar uma geral na suspensão, desmontei, arqueei para deixá-la nivelada (pois o jipe estava pendendo para esquerda), e tentei convencer o moleiro a fazer a tal adaptação dos calços entre as molas. Para minha surpresa, o cara desaconselhou totalmente. ele é de opinião que colocar esses calços (ou espaçadores) seria deixar o feixe funcionando com "molas quebradas", fazendo as lâminas trabalharem sem o devido apoio. E concluiu dizendo que ele não faria um serviço prá quebrar mais cedo ou mais tarde. Perguntei sobre as tais fitas de nylon, e ele falou que isso tá blz, e que muitos clientes de vans (ducato, etc) tb utilizam deste expediente para reduzir o barulho e aumentar a suavidade, pois diminui fricção entre as lâminas. Resolvi colocar as fitas em todos os 4 feixes.
Deixei a frente com o setup original, aproveitei e troquei as buchas do jumelo, que eram de PU amarelo e estavam bem folgadas, pelas feitas de pneu. Acho que vale a pena dizer aqui que uso jumelos e amortecedores originais (fica prá próxima, rsrsrs!). Bom, deixei os feixes traseiros com 4 molas cada, sendo 3 lâminas + a última mais grossa e sem arqueamento (contra-mola), que só trabalha perto do limite do curso e/ou com bastante carga. Essa opção se deu por eu andar mais com o carro vazio ou meia carga.
Resultado>>> A traseira ficou mais mole e baixou um pouco. Quando comprei já estava com 5 molas atrás, o que deixava a traseira empinadinha, mas era dura prá kct. Agora está um pouco mais confortável do que antes, mas o jipe aderna mais nas curvas. Não notei melhora significativa que eu possa atribuir ao uso das fitas.

Calços de carroceria: troquei os calços originais pelo da Topkits de 1". Segundo o fabricante é a medida ideal para se trabalhar. A arriada que deu na traseira pelo trabalho nas molas quase compensou (no visual) pelo pequeno aumento na altura.
Resultado>>> Acho que contribui para melhorar, mas decididamente não é milagroso.

Bancos: substitui os dianteiros originais por um par de Rallye Design (não lembro o modelo, são de segunda mão).
Resultado: Agoooooora sim! De tudo que fiz esse investimento foi onde realmente senti maiores diferenças. O banco tem apoio para lombar, apoios laterais, reclina, chega prá trás e tem encosto de cabeça.
Resultado>>> Rodei quase 900km numa tacada e cheguei surpreendentemente sem dores nas costas.

Calibragem: Coisa à toa, mas eu senti que faz muita diferença!!!! No BF 235/85x16 eu ando agora com 26 na frente e 24 atrás.
Resultado>>> muda bastante o comportamento do jipe, fica mais pesado e o barulho de arrasto dos pneus aumentou, melhorou o conforto notavelmente em pequenas trepidações do piso.

Conclusão (e meus 2 centavos): as vezes a gente fica empolgado e pensa que encontrou a fórmula secreta, imaginando que vai dar um verdadeiro salto de patamar, mas quando o faz, acaba vendo que não é láááá aquela coisa toda...
No geral, senti que o jipe agora é outro, mas é bem difícil avaliar a melhora trazida individualmente por cada componente nesssa mexida geral.
Por fim, fica o aviso: cuidado com as expecativas.:mrgreen:

Abraços

CAMPOSW
01/07/2009, 11:16
[QUOTE=Bira IJC;919445]Salve pessoal!

Quero dar um depoimento sobre alguns serviços que fiz recentemente na minha band (96, curta, capota de aço), procurando seguir algumas dicas e conselhos que andei vendo neste tópico e aqui ficam algumas impressões:

Bira , toda modificaçoes que fazemos nos jeep , sempre vão melhorar um aspecto e piorar em outro .
no seu caso , como vc retirou molas atras , o jeep pode perder um pouco o conforto em curva , mas é muito melhor voce tirar o pé na curva do que ir pulando a estrada toda .
se eu não carregase peso na minha band , que é pkp , tambem faria isso .
Agora sobre os espaçadores , o uso na band é realmente mais complicado que no willys , porque a band tem menos molas , mais larga e mais plana .
no caso teria que ser espaçadores muito finos pra tirar o atrito , mas o segredo pra não quebrar é a ponta das molas é estarem encostando bem uma na outras . como a mola dá band é plana aí fica mais dificil .
vc tem fotos aí das fitas ?
abraço !:concordo:

Bira IJC
01/07/2009, 13:13
Marcvale e CamposW,

A band estava tão cabrita qdo comprei que, quando fiz minha primeira viagem, fiquei com o pensamento fixo em mexer em tudo que eu pudesse para tentar amaciá-la um pouco :-D. O que mais me incomodava era o fato da traseira quicar muito. Nem mexia! Agora acho que está trabalhando correto, sinto o molejo ao passar em buracos e aderna um pouco nas curvas, o que considero normal num jipe pesado. Sobre isso, concordo contigo, é só entrar devagar e com mais carinho nas curvas que dá tudo certo.

vai uma foto do feixe traseiro e a configuração das molas com as fitas instaladas. Vale observar que o grampo c/rolete da contra-mola não está prendendo as outras três, deixando-as trabalharem livremente naquele espaço.

Abraços,
Bira.

CAMPOSW
01/07/2009, 13:36
Bira , a ultima mola , a mais grossa , na verdade ela está ajudando a ganhar um pouco a altura da traseira e ao mesmo tempo ela está lá sem ação , mas na hora que vc quiser colocar peso as molas vão encostar , nivelar e ela vai trabalhar .

é a mola de 2° estagio .
abraço !

marcvale
02/07/2009, 11:59
Campos.
Com o devido respeito, ao meu ver a espessura da última mola não influi no ganho de altura e sim na resistência à carga aplicada nos feixes. O ganho de altura só pode ser obtido com a ação dos seguintes componentes, isoladamente ou combinados: Aumento no Arqueamento das lâminas; Aumento da Altura dos Jumelos e a mais laboriosa, a Modificação da suspensão para SPOA. Desse modo, a inserção de mais lâminas ou a variação nas espessuras das mesmas, além do efeito que ocorre na resistência dos feixes, implica apenas no aumento do tamanho dos grampos de fixação dos feixes.
Um abraço,
Márcio Valença.

Bira , a ultima mola , a mais grossa , na verdade ela está ajudando a ganhar um pouco a altura da traseira e ao mesmo tempo ela está lá sem ação , mas na hora que vc quiser colocar peso as molas vão encostar , nivelar e ela vai trabalhar .

é a mola de 2° estagio .
abraço !

dalmo cruz torres
05/04/2010, 00:19
Pessoal, alguém tem novidades de como melhorar o conforto na band?

Bambu
25/04/2010, 23:35
Pessoal, alguém tem novidades de como melhorar o conforto na band?

Novidades não, mas segui o conselho do colega e coloquei bancos Rallye Design, modelo Stradalle, na dianteira. Pra ter uma idéia a patroa parou de reclamar do desconforto. Fiquei tão feliz que substitui o original traseiro por 2 individuais tipo da Land, mas que ficam virados pra frente. Estou pensando em instalar cinto de 3 pontos atrás, mas ainda não achei informação suficiente no site.

Felipe Françoso
26/04/2010, 00:14
Pessoal,

Troquei o jogo de molas de minha Band, quando fui comprar o vendedor disse: você quer o normal ou reforçado? Claro que o reforçado, amigo do céu...ficou 10! Pena que muito mais duro, ao por peso fica macio, mas não ando o dia todo com peso, porém ganhei nas trilhas, os pneus 33 ou 34 e alguma coisa por serem recapados não pegam na lata e a altura ficou ótima.
Quanto ao conforto, passei em um moleiro próximo que me orientou a remover o 2º feixe por ser o mais grosso e que aparentava resistir mais aos outos, e adicionar um contra feixe em baixo, mas fazendo isso ele afirmou que eu perderia altura, consequentemente resistência na trilha, por isso ainda não fiz. (a idéia dos bancos é ótimo, vou fazer também).

Fotos nos links abaixo.

http://img29.imageshack.us/img29/2332/dsc00210dh.jpg
http://img687.imageshack.us/img687/3848/dsc00209ni.jpg
http://img52.imageshack.us/img52/7567/dsc00215zw.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/1328/dsc00212pm.jpg

marcvale
27/04/2010, 22:03
Olá, Felipe.
Não sei se o problema é do meu micro, mas não estou conseguindo abrir as 3 últimas fotos contidas nos links que você postou. É como se apenas partes delas estivessem disponíveis.
Dá prá você verificar?
Grato,
Márcio.

JAIME
27/04/2010, 23:19
[QUOTE=Felipe Françoso;1147880]Pessoal,

Troquei o jogo de molas de minha Band, quando fui comprar o vendedor disse: você quer o normal ou reforçado? Claro que o reforçado, amigo do céu...ficou 10! Pena que muito mais duro, ao por peso fica macio, mas não ando o dia todo com peso, porém ganhei nas trilhas, os pneus 33 ou 34 e alguma coisa por serem recapados não pegam na lata e a altura ficou ótima.
Quanto ao conforto, passei em um moleiro próximo que me orientou a remover o 2º feixe por ser o mais grosso e que aparentava resistir mais aos outos, e adicionar um contra feixe em baixo, mas fazendo isso ele afirmou que eu perderia altura, consequentemente resistência na trilha, por isso ainda não fiz. (a idéia dos bancos é ótimo, vou fazer também).


Felipe,

Estou impressionado com o numero de molas da sua Band. contei 8. A minha tem cinco com laminas plasticas entre as mesmas e já acho muito dura. Com cinco molas fica muito firme, bem alta. Uso no maximo 25 libras no pneu se nào não dá. Estou pensando até em tirar uma mola.

Sds

Jaime

marcvale
28/04/2010, 11:13
Jaime.
Se a altura do teu Toyota estiver ajustada ao tamanho dos pneus ora utilizados e além disso, você não vai praticar nenhum radicalismo, creio que pode tirar, sim. A minha suspensão está (+ -) como a figura apresentada pelo Bira, ou seja, feixes traseiros com 4 lâminas, sendo as 3 primeiras conforme configuração padrão: 7cm de largura x 8mm de espessura e a 4ª e última lâmina, com 7 cm de largura x 11mm de espessura. Note que a última lâmina, serve como contra-mola. É perceptível que a mesma não fica unida às demais. O veículo, quando sujeito às condições operacionais de baixo peso transportado, trabalha segundo a ação das 3 lâminas por feixe. Só então, quando submetido a um aumento da carga transportada, é que ocorre o contato das 3 primeiras lâminas com a 4ª. A partir desse momento, a memsa proporcionará maior resistência ao conjunto.
Sds.

Márcio Valença.

James Nicodemos
28/04/2010, 23:26
Caros caamradas toyoteiros.
O nosso grande trabalho é melhorar a arquitetura de um veículo que pelo projeto já tem mais de 50 anos, isso é dificil, mas, algumas modificações podem em cada caso, melhorar ou piorar o conforto. Eu tenho uma toyota 1988, já comprei com o sitema de feixe de molas com jumelos lubrificados; ao meu ver eu sinto pouca diferença em relação aos não lubrificados. O certo seria colocar amortecedores qualificados para uma melhor perfomance nas duas situações, ou seja, circulação urbana e estradeira. Como havia relatado o projeto de nossa toyota é da década de 50, qual seja FJ 40, após esse projeto a toyota veio aprimorando so projetos, porém, por motivos óbvios e lucrativos, o nosso país não foi agraciado com os novos projetos que os nossos países vizinhos tiveram, a exemplo Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e até mesmo a venezuela. Os projetos mais modermos, como é o caso das séries FJ 45, 55, 60, 70, 80 e a atual prado, foram implemtnadas diversas modificações buscando o conforto, sem prejudicar a durabilidade, confiabilidade e respeitabilidade do produto toyota. Em todos esse projetos posteirores ao nosso, todos eles a aprtir da série 70, receberam sistema de molas helicoidais na frente e mantiveram o feixe de molas traseira.
Assim sugiro, que vc coloque o calços da topkits, coloque aquelas fitas que são usadas nas molas do uno, troque os amortecedores para os da ranger 2002 em diante, ou se, qusier gastar mais um pouco colque os amortecedores rancho 9000, ou, iroman, troque os bancos por outros de projetos mais modernos, como o do crossfox, hi-lux SW4, corolla, observando sempre que os bancos devem ser aqueles que possuem trilhos na mesma estrutura dos mesmos.
Esse é apenas uma sugestão que ao meu ver é a mais proveitosa e não se gasta muito.

abraço grande camarada.

JAIME
02/05/2010, 19:23
A minha Band ja tem calços TopKits e laminas plasticas, o que tambem recomendo veementemente a todos pois somem rangidos, ruidos, etc, parece carro novo. Não tem influencia na macies do conjunto, por isto penso em retirar uma mola e trocar o banco por um Rallye. Amortecedores os meus são originais e novos.

Francisco Bicalho
03/05/2010, 10:17
Jaime

As 'laminas plásticas' que você se refere são as fitas (distanciais da Fiat) que ficam entre cada lâmina de aço do feixe de molas?

Obrigado
Chico

Felipe Françoso
04/05/2010, 00:24
Caro Mauricio, boa noite!

As fotos estão normais, se ainda não conseguir visualizar, me mande uma MP que te envio as fotos.

Felipe Françoso
04/05/2010, 00:28
Jaime, boa noite!

São 8 lâminas na traseira, pois como disse, essas são as tais reforçadas, mas lhe garanto, a altura e vantagem que ganhei nas trilhas, estou pensando sériamente em não amaciar tirando algumas lâminas, antigamente essa toyota vivia torta, peca para um lado, dai ia até o moleiro e entortava para o outo lado, assim que instalei os novos molejos, nossa, da água para o vinho, nunca mais entortou, posso dar a torção que for, as rodas taseiras não pegam na lata.

JAIME
04/05/2010, 21:31
Jaime, boa noite!

São 8 lâminas na traseira, pois como disse, essas são as tais reforçadas, mas lhe garanto, a altura e vantagem que ganhei nas trilhas, estou pensando sériamente em não amaciar tirando algumas lâminas, antigamente essa toyota vivia torta, peca para um lado, dai ia até o moleiro e entortava para o outo lado, assim que instalei os novos molejos, nossa, da água para o vinho, nunca mais entortou, posso dar a torção que for, as rodas taseiras não pegam na lata.

Pois é Felipe, o que penso é que com cinco laminas se obtem o mesmo resultado. Minha Band é muito alta, sobra muito espaço entre o penu e al lateral do paralama. Certamente posso colocar um pneu bem maior. Tenho esta configuração há muito tempo e ela nunca cedeu. Será que cinco laminas não serão suficientes para você??

JAIME
04/05/2010, 21:36
Jaime

As 'laminas plásticas' que você se refere são as fitas (distanciais da Fiat) que ficam entre cada lâmina de aço do feixe de molas?

Obrigado
Chico

Caro Francisco. Quando fui instalar as fitas distanciais da Fiat a que se refere, o moleiro me disse que elas eram estreitas e algo frageis para a Band. Ele tinha fitas distanciais mais largas e parrudas, vendida a metro e usadas em veículos pesados. Assim, aceitando a sugestão bastante coerente, as instalei. Ficou excelente e se somou ao conforto dos calços Top Kits que instalei no mesmo momento. Cara, quando tirei a Band da oficina parecia que estava comprando um carro zero, sem ruidos, passava em paralelepipedo e nada de barulhos e assim continua. Show de bola.

Nelson Calderari Sobrinho
04/05/2010, 23:09
Pessoal de tanto ler como melhorar o conforto da bandeirante, apesar de não ter muita experiência, também vou dar meu pitaco. Primeiramente digo que possuo há 4 anos um band cd 92,OM 364, carroceria de madeira, sendo eu o segundo dono da vermelhona e sobre conforto digo que quando a comprei era como dizem alguns colegas deste fórum um cabrito, sendo assim logo que a comprei, coloquei ar, condicionado que fico "meia boca", direção hidráulica que ficou boa, e fiz a reforma geral na mesma desmontando-a por inteiro e essa sim a reforma ficou ótima, aí fui em alguns postos de molas aqui da minha city e andei conversando sobre como deixá-la mais macia e depois e ouvir várias idéias, como inverter os jumelos dianteiros, acabei tirando três molas do eixo traseiro de cada lado e duas do eixo dianteiro aí sim ficou ótima bem mácia, parecia outro carro os amigos que iam comigo para as pescarias elogiavam a maciez da bruta, eu ficava todo "besta", mas resumindo por poucas vezes durante o ano eu colocava em média de 350 a 500 kg na bruta (de tres a seis vezes por ano em média) mas aí começou a quebrar a mola mestre da dianteira que após ter tirado duas de cada lado ficaram apenas com quatro e na traseira após tirar três de cada lado ficando apenas com cinco de cado lado e ficava sempre arriando um lado mais que o outro, sendo assim nesses quatro anos e alguns meses que a tenho, já a arquei os molejos duas vezes, devolvi uma mola de cada lado na dianteira, ficando com cinco molas e uma também na traseira, ficando a traseira com seis de cada lado, mas de novo apesar dela andar noventa por cento do tempo vazia já arriou de novo, sendo assim a mesma está novamente no posto de molas, desde ontem onde vou arquear novamente os molejos, devolver mais uma mola de cada lado na traseira, a qual ficará com sete molas mas usando as idéias de alguns aqui do fórum estou colocando um pedaço de chapa de aço, de 15cm de comprimento e da largura das molas e um pouco mais fino que as mesmas, ou seja, vou colocar 04 colocar 04 chapas em cada molejo dianteiro e seis em cada molejo traseiro, sendo assim estarei voltando quase que a configuração que estava quando a comprei, ou seja, com 05 molas na dianteira (cada molejo) e sete na traseira, passei lá no moleiro hj, a tarde, após o meu trabalho e o ele já tinha colocado os "calços" entre as molas dianteira e até amanhã a tarde estará pronto os dois traseiro, eu acho que vai dar certo, ou seja, vai continuar macia e com quase todas as molas, ah não quis colocar as fitas das molas do uno fiat, porque pelo que li aqui no fórum a maioria disse que melhorou no sentido de barrulho, ranger etc, mas a minha neste quesito e bem tranquila, apesar de ser uma band, não bate nada não fica rangindo, sendo assim após ficar pronta e eu dar uma andada na buraqueira volto aqui para dizer como que ficou, se continua macia, se melhorou etc, se alguém quizer até tiro umas fotos e coloco aqui no site, bem por enquanto é isso.

Felipe Françoso
05/05/2010, 00:19
Será que cinco laminas não serão suficientes para você??

Então Jaime, tenho certo receio de optar pela diminuição das lâminas e sofrer a redução de altura, mas certamente precisarei fazer isto, nun futuro bem próximo, pois dura do jeito que tá não vai dar, hehehe, já me estorou muita coisa devido a rigidez, suporte de jumelo, suporte dos coxins da lataria, dobradiça se partiu ao meio, nossa, agora acho que nada mais irá partir, não sobrou nada para kikar la atrás, hhhauahuhau.

Forte abraço

Nelson Calderari Sobrinho
06/05/2010, 02:39
como mencionado no tópico acima, resolvi copiar a idéia de alguns foreiros, a exemplo do Camposw, Estyvybeykr, e coloquei as chapas de aço de 15cm, comprimento, largura 7cm, com um furo no meio e um pouco mais fina que as molas, sendo que hj a tarde quando sai do "moleiro", no qual havia arqueado os quatro molejos e trocado todas as buchas colocando de borrocha, andei uns 1000 metros numas ruas esburacadas e fiquei impressionadíssiiiiiiiiiiiiiiiimo com o resultado ficou muito maciaaaaaaaa mesmo e olha que minha band pelo fato de ser cd e estar com molas a menos tanto na dianteira como na traseira ja era macia, andei um pouco no asfalto tbem até deixá-la em outro oficina para trocar dois terminais da barra de direção, sendo que vou pegá-la somente amanhã a tarde após meu trabalho, mas foi impressionante o resultado, antes tinha entre meu sonhos de consumo para minha band, amortecedores rancho ou procomp, pois este sonho acabou, com a grana que iria gastar para trocar os ex-sonhados amortecedores vou usar a parte da grana para outras configurações que pretendo (quando sobrar tempo R$) tipo freio a disco, alongamento, turbina etc. Para resumir acho que a formula postada neste fórum por alguns apaixonados por band, no quesito conforto este deve ser o melhor e o mais barato, bão pelo menos para mim deu muiiiiiiiiiiiiito certo, e olha que gastei uns míseros R$20,00 para fazer isso, sendo que as chapas de ferro um amigo meu que vende ferragens aqui na city me deu de sobras que ele jogaria fora ou venderia a R$0,15 o kg, a despesa foi só para furar as chapas que um cara cobrou R$1,00 por chapa, como eu já ia fazer o arqueamento o "moleiro" não cobrou nada para colocar as chapas entre as molas, ah eu coloquei uma chapa entre cada mola e como já disse acima e não me canso de dizer ficou bótimo.

Francisco Bicalho
06/05/2010, 10:01
Nelson, se você puder, bota umas fotos do esquema no fórum.

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
06/05/2010, 10:04
Caro Francisco. Quando fui instalar as fitas distanciais da Fiat a que se refere, o moleiro me disse que elas eram estreitas e algo frageis para a Band. Ele tinha fitas distanciais mais largas e parrudas, vendida a metro e usadas em veículos pesados. Assim, aceitando a sugestão bastante coerente, as instalei. Ficou excelente e se somou ao conforto dos calços Top Kits que instalei no mesmo momento. Cara, quando tirei a Band da oficina parecia que estava comprando um carro zero, sem ruidos, passava em paralelepipedo e nada de barulhos e assim continua. Show de bola.
Boa notícia, Jaime

Onde fica esse moleiro que tem essas lâminas de plástico?

Obrigado, e abraço;
Chico

mourao
06/05/2010, 11:06
Nelson usou qual espessura?Vou colocar na minha também e penso em algo de 5mm!
Se der põe fotos por favor!

André CO
06/05/2010, 11:36
como mencionado no tópico acima, resolvi copiar a idéia de alguns foreiros, a exemplo do Camposw, Estyvybeykr, e coloquei as chapas de aço de 15cm, comprimento, largura 7cm, com um furo no meio e um pouco mais fina que as molas, sendo que hj a tarde quando sai do "moleiro", no qual havia arqueado os quatro molejos e trocado todas as buchas colocando de borrocha, andei uns 1000 metros numas ruas esburacadas e fiquei impressionadíssiiiiiiiiiiiiiiiimo com o resultado ficou muito maciaaaaaaaa mesmo e olha que minha band pelo fato de ser cd e estar com molas a menos tanto na dianteira como na traseira ja era macia, andei um pouco no asfalto tbem até deixá-la em outro oficina para trocar dois terminais da barra de direção, sendo que vou pegá-la somente amanhã a tarde após meu trabalho, mas foi impressionante o resultado, antes tinha entre meu sonhos de consumo para minha band, amortecedores rancho ou procomp, pois este sonho acabou, com a grana que iria gastar para trocar os ex-sonhados amortecedores vou usar a parte da grana para outras configurações que pretendo (quando sobrar tempo R$) tipo freio a disco, alongamento, turbina etc. Para resumir acho que a formula postada neste fórum por alguns apaixonados por band, no quesito conforto este deve ser o melhor e o mais barato, bão pelo menos para mim deu muiiiiiiiiiiiiito certo, e olha que gastei uns míseros R$20,00 para fazer isso, sendo que as chapas de ferro um amigo meu que vende ferragens aqui na city me deu de sobras que ele jogaria fora ou venderia a R$0,15 o kg, a despesa foi só para furar as chapas que um cara cobrou R$1,00 por chapa, como eu já ia fazer o arqueamento o "moleiro" não cobrou nada para colocar as chapas entre as molas, ah eu coloquei uma chapa entre cada mola e como já disse acima e não me canso de dizer ficou bótimo.


Quase fiz isso na minha mas achei que o "entremolas" forçaria mais ainda o atrito que as pontas das molas menores fazem sobre as maiores...
Pensei em colocar uma "moedinha" na ponta e a única coisa que encontrei meio custo-benefício foram umas que são usadas nas S-10...
Outra coisa que pensei foi em dar uma esmerilhada em angulo nas pontas das molas pra acomodar melhor o novo arqueamento, mas acredito que a MO ficaria meio cara..
Ainda penso nesse up-grade.
Será que não força mesmo as pontas?
abs

Nelson Calderari Sobrinho
07/05/2010, 12:35
Pessoal a minha band ainda está na oficina, onde deixei para trocar os terminais da barra de direção e já aproveitando que lá eles mexem em ar condicionado também, mandei dar um geral no ar, visto que que o ar só saía forte do lado do carona, e ainda assim não estava funcionando, então mandei arrancar aquele "console" onde saía o ar em três lugares, no lado do carona, no centro e no cantinho ao lado do motora e colocar apenas uma caixa de saída de ar universal no centro e se possível uma atrás para melhorar a refrigeração, se der ainda hj a tarde vou lá e tiro umas fotos dos molejos ou então até terça ou quarta da semana que vem que poderei postar juntamente com as fotos dos molejos também as fotos da "dapitação" do ar.

mourao
07/05/2010, 15:33
Ficamos aguardando;sabe a espessura que usou?Em reformas seja de carros ou casa, o cara não é o orçamento e sim o JÁ QUE.....,isso mata.

fabiano soriano
07/05/2010, 20:56
No meu coloquei os calços da mesma espessura das molas aprox. 8mm, no comprimento 10mm a mais de cada lado da base e rebati as pontas das molas para encostar nas molas superiores. Ficou muito bom, senti uma grande diferença, ao passar nas mesmas ruas esburacadas de sumaré...bem mais suave.

segue uma foto da instalação no moleiro.

JAIME
08/05/2010, 00:02
Boa notícia, Jaime

Onde fica esse moleiro que tem essas lâminas de plástico?

Obrigado, e abraço;
Chico

Francisco,

Este moleiro fica em Friburgo-RJ. Vou verificar endereço e posto aqui no Forum.

mourao
08/05/2010, 08:17
Cara 8 mm não é muito?Mudou bastante ou só um pouco?
Abrs.

fabiano soriano
08/05/2010, 11:23
Cara 8 mm não é muito?Mudou bastante ou só um pouco?
Abrs.
Ficou bom, passando em valetas e buracos o carro não bate tanto, na trilha leve ficou muito bom também, parece que não inclina tanto quanto antes...em chão batido..as famosas costelinhas não obtive diferença significativa, ainda parece que vai desmontar tudo rsrsrsrs.
Espero melhorar ainda mais com mais 2 upgrades:dance:.

Um será os calços topkits "plus"...e o outro os 4 rancho que comprei, vou instalar um de cada vez para poder verificar a real diferença de cada um e do conjunto depois.

abrass

Francisco Bicalho
08/05/2010, 19:29
Francisco,

Este moleiro fica em Friburgo-RJ. Vou verificar endereço e posto aqui no Forum.
ôpa!

Já estava pensando em levar o carro em NF para dar uma geral no Marcos Aurelio da ToyoMar.

Aliás, gostaria de perguntar a galera de NF como anda o status dos antigos ToyoMarcos; continuam em oficinas separadas? O telefone do Marcos Aurelio, o magrinho não o que tem cara de alemão (correto?) ainda é o (22) 2521-0690?

Abraços;
Chico

maxdelta
10/05/2010, 18:13
Posso vê o telefone deles depois eu posto, nunca lidei, com eles, mas estão separados sim, a briga foi feia! Separados porém a 6 metros de distância!

[]s

Nelson Calderari Sobrinho
11/05/2010, 15:15
Pessoal ainda estou devendo as fotos dos molejos, pois a band ainda está na oficina e a net da minha casa está desde sábado com problemas, devo resolver este problema hj e ainda hj mesmo devo retirá-la daquela oficina mas para levar para outra kkkkkkkkkkkk, para entortar as alavancas do câmbio e da tração devido a adaptação do ar condicinado que colequei apenas um cx universal no centro, quanto aos que perguntaram sobre a espessura dos "calços ou chapas" de aço que coloquei nos quatro molejos é de 6,3mm ou 1/4. Se der ainda hj posto as fotos dos molejos e do ar.

mourao
12/05/2010, 11:31
Pessoal ainda estou devendo as fotos dos molejos, pois a band ainda está na oficina e a net da minha casa está desde sábado com problemas, devo resolver este problema hj e ainda hj mesmo devo retirá-la daquela oficina mas para levar para outra kkkkkkkkkkkk, para entortar as alavancas do câmbio e da tração devido a adaptação do ar condicinado que colequei apenas um cx universal no centro, quanto aos que perguntaram sobre a espessura dos "calços ou chapas" de aço que coloquei nos quatro molejos é de 6,3mm ou 1/4. Se der ainda hj posto as fotos dos molejos e do ar.
Obrigado pela espessura vou colocar amanhã!Voce colocou algum calço entre a última mola (de cima para baixo)e a contra-mola(aquele menor e mais espessa) no feixe traseiro?
Abrs.

JAIME
12/05/2010, 23:27
ôpa!

Já estava pensando em levar o carro em NF para dar uma geral no Marcos Aurelio da ToyoMar.

Aliás, gostaria de perguntar a galera de NF como anda o status dos antigos ToyoMarcos; continuam em oficinas separadas? O telefone do Marcos Aurelio, o magrinho não o que tem cara de alemão (correto?) ainda é o (22) 2521-0690?

Abraços;
Chico

Francisco,

Foi o Marcos (O moreno ) quem levou minha Band ao moleiro e fez o serviço, colocação das fitas. Colocou tambem os calços Top Kits. O tel atual é (22) 25210690, o mesmo. Eles estão em oficinas separadas, porém bem próximas.

Nelson Calderari Sobrinho
13/05/2010, 00:27
Bem eu coloquei calço entre todas as molas, sem exceção no quatro molejos.
A band agora tá na auto elétrica, acho que devido ao grande tempo parada lá para adaptar o ar descarregou a bateria e hj a deixei na elétrica para dar uma carga lenta até amanhã cedo e só depois vou levar no lanterneiro para que o mesmo com solda de oxigênio aqueça as alavancas tanto do câmbio quanto da tração no lugar, sem que seja preciso desmontar e só depois, talvez amanha a tarde, vou poder andar com a band, digo andar pelo menos uns 30 km para fazer o teste final do molejo, visto que só andei bem pouquinho aqui na cidade, mas se a mesma ficar pronta amanhã quero avaliar melhor o "mexida" nos molejos e também ver como ficaram com os novos pneu que foram trocados, sendo que eu estava usando 235/85/16 e estes se desgastaram com menos de 30 mil km e agora coloquei quatro originais da f250, ou seja, 265/75/16 acho que são da mesma altura, mas acho que devem rodar bem mais porque são lisos e os comprei "barato", tendo saído os 4 zero km a R$ 1.600,00, sendo que o preço médio de cada pneu destes aqui na minha city está por volta dos R$ 700,00 e só consegui a R$ 400,00, porque aqui o pessoal que compra F250 zero km vai na loja onde comprei os referidos pneus e troca os originais pelos acho que 315 yokohama e pelo preço que o vendedor pega os pneus, ele os repassa ele me disse que essa semana deve entrar mais dois jogos.

Francisco Bicalho
13/05/2010, 12:25
Francisco,

Foi o Marcos (O moreno ) quem levou minha Band ao moleiro e fez o serviço, colocação das fitas. Colocou tambem os calços Top Kits. O tel atual é (22) 25210690, o mesmo. Eles estão em oficinas separadas, porém bem próximas.

Obrigado Jaime

O Marcos Aurelio (moreno) é um excelente mecânico. Como estava já pensando em levar o carro lá com uma lista de coisas pra ele fazer, o contato dele com esse moleiro amarra tudo direitinho. Uma das coisas que pretendo fazer com Marcos é a famosa adaptação do freio de mão à disco, porque esse sistema a tambor é uma bomba. Devo levar o carro lá no mês que vem.

Você fica onde no Rio, Jaime?

Abraço e obrigado mais uma vez;
Chico

mourao
13/05/2010, 19:21
Ficou bom, passando em valetas e buracos o carro não bate tanto, na trilha leve ficou muito bom também, parece que não inclina tanto quanto antes...em chão batido..as famosas costelinhas não obtive diferença significativa, ainda parece que vai desmontar tudo rsrsrsrs.
Espero melhorar ainda mais com mais 2 upgrades:dance:.

Um será os calços topkits "plus"...e o outro os 4 rancho que comprei, vou instalar um de cada vez para poder verificar a real diferença de cada um e do conjunto depois.

abrass
Fabiano pelo foto vi que voce tem 4 lâminas no feixe da frente e não colocou calço entre os dois últimos,cert?E no traseiro quantas lâminas tem?Fez o mesmo em relação as duas últimas lâminas?
Abrs.

mourao
13/05/2010, 19:22
Bem eu coloquei calço entre todas as molas, sem exceção no quatro molejos.
A band agora tá na auto elétrica, acho que devido ao grande tempo parada lá para adaptar o ar descarregou a bateria e hj a deixei na elétrica para dar uma carga lenta até amanhã cedo e só depois vou levar no lanterneiro para que o mesmo com solda de oxigênio aqueça as alavancas tanto do câmbio quanto da tração no lugar, sem que seja preciso desmontar e só depois, talvez amanha a tarde, vou poder andar com a band, digo andar pelo menos uns 30 km para fazer o teste final do molejo, visto que só andei bem pouquinho aqui na cidade, mas se a mesma ficar pronta amanhã quero avaliar melhor o "mexida" nos molejos e também ver como ficaram com os novos pneu que foram trocados, sendo que eu estava usando 235/85/16 e estes se desgastaram com menos de 30 mil km e agora coloquei quatro originais da f250, ou seja, 265/75/16 acho que são da mesma altura, mas acho que devem rodar bem mais porque são lisos e os comprei "barato", tendo saído os 4 zero km a R$ 1.600,00, sendo que o preço médio de cada pneu destes aqui na minha city está por volta dos R$ 700,00 e só consegui a R$ 400,00, porque aqui o pessoal que compra F250 zero km vai na loja onde comprei os referidos pneus e troca os originais pelos acho que 315 yokohama e pelo preço que o vendedor pega os pneus, ele os repassa ele me disse que essa semana deve entrar mais dois jogos.
Sua Band esta com quantas lâminas na dianteira e na traseira?

Nelson Calderari Sobrinho
14/05/2010, 13:15
Mourão a minha band é uma cd, com carroceria de madeira e está com 5 lâminas por molejo na dianteira e 7 nos molejos traseiros, somente ontem consegui tirar a band da auto elétrica, para dar uma volta e andei aproximadamente uns 30km e estrada de "chão", mas volto a afirmar ficou bem macia, mas ainda não fiz o teste no asfalto para ver se como ficou em relação a estabilidade, mas acho que não mudou, sendo que ontem andei até 80kmh na estrada de "chão" e não percebi mudança. Sei que ainda tô devendo as fotos, em breve postarei.

JAIME
15/05/2010, 22:43
Obrigado Jaime

O Marcos Aurelio (moreno) é um excelente mecânico. Como estava já pensando em levar o carro lá com uma lista de coisas pra ele fazer, o contato dele com esse moleiro amarra tudo direitinho. Uma das coisas que pretendo fazer com Marcos é a famosa adaptação do freio de mão à disco, porque esse sistema a tambor é uma bomba. Devo levar o carro lá no mês que vem.

Você fica onde no Rio, Jaime?

Abraço e obrigado mais uma vez;
Chico

Francisco,

Atualmente moro em Cabo Frio, mas vou frequentemente a Friburgo porque tenho minha filha e neto morando lá.
Interessante que conversei com o Marcos e ele me disse que esta adaptação do freio feita por ele divulgada aqui no Forum é lenda. Ele nunca fez isto, mas pretende um dia fazer.Não entendi!!!!!

Daniel Gomes
16/05/2010, 14:42
Pessoal quanto sai em média a mão de obra para colcocar os calços topkits, estou afim de comprar os de 1" e colocar na minha band. carroceria de aço longa ??

Francisco Bicalho
16/05/2010, 17:28
Francisco,

Atualmente moro em Cabo Frio, mas vou frequentemente a Friburgo porque tenho minha filha e neto morando lá.
Interessante que conversei com o Marcos e ele me disse que esta adaptação do freio feita por ele divulgada aqui no Forum é lenda. Ele nunca fez isto, mas pretende um dia fazer.Não entendi!!!!!
Hm

A impressão que eu tive é que ele era 'expert' no assunto...

De volta a prancheta.

Mudou tudo, porque a coisa principal da minha lista era essa adaptação do freio de mão... Obrigado pela chamada.

Abraço;
Chico

fabiano soriano
17/05/2010, 20:15
Fabiano pelo foto vi que voce tem 4 lâminas no feixe da frente e não colocou calço entre os dois últimos,cert?E no traseiro quantas lâminas tem?Fez o mesmo em relação as duas últimas lâminas?
Abrs.
Extamamente, foram 2 calços por feixe de mola, tanto dianteiro, quanto traseiro, o motivo de não colocar o calço entre as duas últimas molas é devido a última mola (com espessura maior e reta) só será utilizada com muita carga e daí o conjunto de molas terá que trabalhar completamente, e se vc colocar calço entre estas molas o risco de quebra acredito ser bem maior, pois o esforço/deformação da mola será muito grande.

mourao
17/05/2010, 20:26
Ela não fiou balançando muito ao passar em pequenos barucos?Qual o número de lâminas na dianteira e traseira da sua Band?

mourao
17/05/2010, 20:27
Fabiano não precisa responder são 4 em todos,agora que me toquei!

mourao
17/05/2010, 20:36
A minha esta com 5 lâminas na traseira e acho que vou tirar uma visto que não carrego carga mas tenho medo dela ficar balançando muito,para cima e para baixo,ao passar em buracos e depressões!

mourao
17/05/2010, 21:00
Extamamente, foram 2 calços por feixe de mola, tanto dianteiro, quanto traseiro, o motivo de não colocar o calço entre as duas últimas molas é devido a última mola (com espessura maior e reta) só será utilizada com muita carga e daí o conjunto de molas terá que trabalhar completamente, e se vc colocar calço entre estas molas o risco de quebra acredito ser bem maior, pois o esforço/deformação da mola será muito grande.

Valeu Fabiano vou experimentar os calços e devo tirar uma lâmina na traseira, depois relato como ficou!
Abrs.

fabiano soriano
17/05/2010, 21:43
Valeu Fabiano vou experimentar os calços e devo tirar uma lâmina na traseira, depois relato como ficou!
Abrs.
Legal, não esqueça de pedir para o moleiro rebater as pontas das molas para ficar encostada na mola de cima.

boa sorte:concordo:

mourao
18/05/2010, 18:55
Legal, não esqueça de pedir para o moleiro rebater as pontas das molas para ficar encostada na mola de cima.

boa sorte:concordo:

Mas as duas primeiras molas(de cima para baixo) ficam,pelo menos na minha,viradas uma dentro da outra(tipo virola no olhal),ou seja a ponta da segunda vira e envolve a ponta da primeira onde vai a bucha;arquiar a segunda assim mesmo?

fabiano soriano
18/05/2010, 23:26
Mas as duas primeiras molas(de cima para baixo) ficam,pelo menos na minha,viradas uma dentro da outra(tipo virola no olhal),ou seja a ponta da segunda vira e envolve a ponta da primeira onde vai a bucha;arquiar a segunda assim mesmo?

As duas primeiras não....o meu também é assim, só rebati as demais e mantive reta a última (de espessura maior).

mourao
26/05/2010, 07:14
Fabiano realmente a mudança é sensível;como havia falado tirei uma lâmina do feixe traseiro,que estava com 5 lâminas,e coloquei os calços de chapa 14(cerca de 6mm) entre as mesmas total de duas por feixe,e ficou muito bom,bem mais macio e menos impacto "sêco" nos buracos.
Vale a pena;quem for aqui do Rio e precisar,tenho algums calços sobrando!
Abrs.

Albieri,R.J.
26/05/2010, 07:40
Mourao,

minha band esta com 33" 12.5 e 7 feixos de mola. Devido aos pneus, nao posso retirar os feixos. voce acha que colocando esses calços, posso tirar ao menos duas molas sem que os pneus fiquem raspando na lata? Como "faço" ou consigo esses calços?

mourao
26/05/2010, 09:34
Mourao,

minha band esta com 33" 12.5 e 7 feixos de mola. Devido aos pneus, nao posso retirar os feixos. voce acha que colocando esses calços, posso tirar ao menos duas molas sem que os pneus fiquem raspando na lata? Como "faço" ou consigo esses calços?

Albieri me liga que te explico:
(021) 8141-9951
Estou com problemas no computador.

elmestizo
26/05/2010, 09:43
Pessoal,

A experiencia alheia é válida, mas é quase sem fundamento.

Explico:

Estamos falando de veículos velhos, ou antigos, como queiram, provavelmente com as molas originais. Ou seja, cansadas e fadigadas pelo uso.

Com mais de 20 anos... teve gente que já rodou com o jipe no talo, sempre vazio, etc... ou seja... não dá pra traçar um perfil de utilização.
Isso tudo, sem considerar a salada mista de molas que já existem nos feixes por ai....

O correto seria comprar um jogo de feixe de molas NOVO e trocar. ver como fica e depois disso "adaptar" ao seu uso.

E por fim.. CONFORTO É RELATIVO. Eu acho meu jipe mto confortavel, minha esposa não... e por ai vai!!!

Abrasss

mourao
26/05/2010, 10:32
Pessoal,

A experiencia alheia é válida, mas é quase sem fundamento.

Explico:

Estamos falando de veículos velhos, ou antigos, como queiram, provavelmente com as molas originais. Ou seja, cansadas e fadigadas pelo uso.

Com mais de 20 anos... teve gente que já rodou com o jipe no talo, sempre vazio, etc... ou seja... não dá pra traçar um perfil de utilização.
Isso tudo, sem considerar a salada mista de molas que já existem nos feixes por ai....

O correto seria comprar um jogo de feixe de molas NOVO e trocar. ver como fica e depois disso "adaptar" ao seu uso.

E por fim.. CONFORTO É RELATIVO. Eu acho meu jipe mto confortavel, minha esposa não... e por ai vai!!!

Abrasss

No meu caso funcionou e bem!
Cada mola trabalhando separada,como nas parabólicas,exercem menos resistência e consequentemente mais flexão,absorvendo melhor as trepidações.

mourao
26/05/2010, 10:58
Algumas fotos!
O calço que se encontra,no feixe traseiro,entre a contra-mola(lâmina curta de 11mm) e a sapata,só esta para manter a altura,problema com os grampos,na exerce função.

mourao
26/05/2010, 10:59
Última foto!

André CO
26/05/2010, 13:11
Bem interessante Morão! Só uma pergunta, as pontas das molas mais curtas ficam forçando nas superiores?
Estou estudando uma estratégia para minha suspa, vai desde molas helicoidais na trazeira até o estudao das molas usadas na gringa, que são mais compridas e largas...Preciso encontrar as especificações destas...
Mas ainda não descartei a possibilidade destes calços!
abs

Albieri,R.J.
26/05/2010, 15:00
Mourao,

anotei seu cel, qualquer coisa ligo. Os calços foram feitos com pedaços de outras molas? Percebi que a mangueira do suspiro é nova... ela esta mais compridra pra elevar o suspiro do diferencial (saindo no cofre do motor)? è facil fazer?

()s

mourao
26/05/2010, 15:13
Bem interessante Morão! Só uma pergunta, as pontas das molas mais curtas ficam forçando nas superiores?
Estou estudando uma estratégia para minha suspa, vai desde molas helicoidais na trazeira até o estudao das molas usadas na gringa, que são mais compridas e largas...Preciso encontrar as especificações destas...
Mas ainda não descartei a possibilidade destes calços!
abs

De cima para baixo: as duas primeiras molas não foram mexidas,a receira tem as pontas,ou o terço das pontas,rebatidas para tocar na mola de cima,ou seja,antes de apertar ofeixe com o pino central,deve ficar um epaço entre estas lâminas(2 e 3)onde entrará o calço,a última,como é uma contra-mola não se mexe.
Ne realidade na dianteira ou traseira,tendo 4 lâminas por feixe,s´se arqueia a terceira de cada um e cada um levará dois caocços no total!
Não é nenhuma "Brastemp",continua sendo uma Band com feixe de molas,mas melhora bastante.
Abrs.

mourao
26/05/2010, 15:19
Mourao,

anotei seu cel, qualquer coisa ligo. Os calços foram feitos com pedaços de outras molas? Percebi que a mangueira do suspiro é nova... ela esta mais compridra pra elevar o suspiro do diferencial (saindo no cofre do motor)? è facil fazer?

()s
Não,mandei cortar de chapa nova;a mangueira é nova sim,comprei os "nipos"(bicos) novos e adaptei uma mangueira do calibre da saída do bico e deixei pouco abaixo da tampa do radiador na frente e por dentr do chassi,na altura do assoalho atrás, é super fácil,na Arauto em São Cristovão tem os bicos e as mangueiras e braçadeiras na esquina da Arauto.
Quanto a altura que voce perguntou,deve alterar cerca de 4 mm na altura,visto que estará retirando uma mola de cerca de 7 a 8 mm e colocando um calço de 6mm,vai perder 2 mm por mola retirada.quase nada!

mourao
26/05/2010, 15:23
Não,mandei cortar de chapa nova;a mangueira é nova sim,comprei os "nipos"(bicos) novos e adaptei uma mangueira do calibre da saída do bico e deixei pouco abaixo da tampa do radiador na frente e por dentr do chassi,na altura do assoalho atrás, é super fácil,na Arauto em São Cristovão tem os bicos e as mangueiras e braçadeiras na esquina da Arauto.
Quanto a altura que voce perguntou,deve alterar cerca de 4 mm na altura,visto que estará retirando uma mola de cerca de 7 a 8 mm e colocando um calço de 6mm,vai perder 2 mm por mola retirada.quase nada!

Na ponta das mangueiras coloquei os suspiros que ficam presos na carcaça do diferencial,ou seja, o nipo tem a mesma rosca e é comprido para entrar a mangueira,na outra extremidade entra o suspiro,também preso por braçadeiras.

mourao
26/05/2010, 15:48
Fotos dos supiros:

mourao
26/05/2010, 15:49
Na frente!

mourao
26/05/2010, 15:52
Na frente!
Se precisar de algo me ligue!

mourao
26/05/2010, 15:59
Faltou esta última!

elmestizo
26/05/2010, 16:32
Mourão,

Vamos tomar cuidado e manter o assunto do tópico, se necessário vamos abrir outro, pls!!!

mourao
26/05/2010, 16:40
Mourão,

Vamos tomar cuidado e manter o assunto do tópico, se necessário vamos abrir outro, pls!!!
Deixa comigo vou tentar manter a linha,sorry!!!

André CO
26/05/2010, 19:04
Alguém ja cogitou em colocar suspa a ar? Como de busão?

JAIME
26/05/2010, 19:28
Alguem já pensou em colocar suspenção nos bancos dianteiros como existe nos onibus iterestaduais? É um sistema relativamente simples de mola e pequeno amortecedor utilizado nos bancos dos onibus.Este sistema é simples e proderia ser desenvolvido até por uma das oficinas adaptadoras de 4x4 para venda no mercado.

André CO
26/05/2010, 22:38
Alguem já pensou em colocar suspenção nos bancos dianteiros como existe nos onibus iterestaduais? É um sistema relativamente simples de mola e pequeno amortecedor utilizado nos bancos dos onibus.Este sistema é simples e proderia ser desenvolvido até por uma das oficinas adaptadoras de 4x4 para venda no mercado.


Já vi uma longa com um banco destes, era de scania, um luxo no meu ponto de vista mas nunca andei numa, será que não pula mais?

JAIME
27/05/2010, 17:03
Não pula porque tem mola e amortecedor.

elmestizo
27/05/2010, 17:22
Essa eu queria ver...

Pelos bancos que vi em caminhões, jamais caberia um desses na band sem grandes alterações.

Abrass

André CO
27/05/2010, 19:08
Essa eu queria ver...

Pelos bancos que vi em caminhões, jamais caberia um desses na band sem grandes alterações.

Abrass


Sim sim, ao que me lembro o sujeito tinha tirado a bateria e o tanque debaixo...

JAIME
27/05/2010, 20:12
Acho que adaptar o sistema do caminhão ou onibus de fato e dificil pela altura excessiva. O que acho que se pode pensar é no desenvolvimento de um sistema especifico para a Band. Claro que não é trivial porem não é imossivel.

hercilio.neto
27/05/2010, 20:26
Calços Topkits nos bancos, fariam alguma diferença? Inclusive no banco trazeiro, que no meu jipe fica apoiado e fixado na caixa de roda.

HERCILIO NETO

JAIME
27/05/2010, 20:54
Não fariam diferença alguma. Tenho TopKits em minha Band. São excelentes para eliminar ruidos mas não teem nenhum efeito significativo para impactos no sentido de imprimir maior conforto.

fabiano soriano
27/05/2010, 23:49
Fabiano realmente a mudança é sensível;como havia falado tirei uma lâmina do feixe traseiro,que estava com 5 lâminas,e coloquei os calços de chapa 14(cerca de 6mm) entre as mesmas total de duas por feixe,e ficou muito bom,bem mais macio e menos impacto "sêco" nos buracos.
Vale a pena;quem for aqui do Rio e precisar,tenho algums calços sobrando!
Abrs.

Muito boa a adaptação dos calços......ficaram bem parecidos com os que fiz na minha band, também mantenho o conjunto de molas com um pouco de graxa entre as molas para auxiliar na flexão e tirar ruídos....acho que também ajuda um pouco.

Um item que quero checar também são os meus jumelos, pois são jumelos altos e estão praticamente retos (em pé)...com muito pouca inclinação o que faz com que todo o impacto que as molas sofrem sigam diretamente para o chassi sem "filtrar" nada.

fabiano soriano
28/05/2010, 01:09
Putz...imaginem........jumelos com amortecimento embutido!!!

Então teríamos,

Calços entre as molas + jumelos com amortecedores embutidos + calços topkits (plus) + amortecedores rancho + pneus 33" com pressão de 28 lbs + bancos rallye design com amortecedores nos bancos tipo cavalo da volvo globetrotter.

Eureka!!!

Seria a mesma coisa de estar flutuando na trilha....rsrsrsrs

Mas a loucura é válida...no meu ponto de vista:shock:

Albieri,R.J.
28/05/2010, 10:30
Um item que quero checar também são os meus jumelos, pois são jumelos altos e estão praticamente retos (em pé)...com muito pouca inclinação o que faz com que todo o impacto que as molas sofrem sigam diretamente para o chassi sem "filtrar" nada.

Fabiano,

estou com o mesmo problema. e pra agravar a situaçao, estou com 7 feixos de mola. fui ate o moleiro e ele disse que se tirar, os pneus (33" 12.5) irao raspar na lataria. Alguma recomendaçao? de qualquer forma voltarei no moleiro e proporei os calços entre as molas. vamos ver o que ele diz...

Abraço

elmestizo
28/05/2010, 10:33
Rafael,

Troque todas as molas... por NOVAS.... e veja o que acontece.. depois tu pensa em upgrades!!!

Abrasss

Albieri,R.J.
28/05/2010, 10:49
El,
quanto voce acha que sai trocar todas as molas por novas?

elmestizo
28/05/2010, 10:55
Boa pergunta...

chuto 300 por feixe!

abrass

Albieri,R.J.
28/05/2010, 11:53
Ui nenem... entao uns 3k pra trocar tudo? ou voce quis dizer 300 por todos os feixes de cada lado (x 2= 600)?
De qualquer forma, vou continuar quicando por um bommm tempo.

Obrigado El.

Abraço

elmestizo
28/05/2010, 13:40
300 cada lado...

Cesar Machado
28/05/2010, 18:55
Qual o "seu" Moleiro?

Sugiro que converse co o Renato da Molas Carioca ( nunca lembro o nome da rua, mas fica atrás da Brasil Diesel, em Olaria)

O cara está acostumado a mexer com bands e certamente vale a visita.

Um abraço

Cesar

Konan
13/06/2010, 16:10
Oi Bernardo,

Os da F4000 ou outro qualquer nunca vão substituir um Rancho 9000X, simplesmente porque o 9000X tem regulagem, ou seja, você mesmo ajusta se quer o amortecedor mais duro ou mais mole.
Eu vendo cada rancho 9000X por US$ 125,00 cada.
Se quiser existe também os controles internos que permite até regular os amortecedores até com o veiculo andando.

Estou interessado nesses amortecedores para minha toyota hilux, voce tem? ano 95, cabine simples, diesel, 4x4... obrigado
Qualquer coisa responde para konan_lang@hotmail.com
Muito obrigado

fabiano soriano
16/07/2010, 23:33
Ficou bom, passando em valetas e buracos o carro não bate tanto, na trilha leve ficou muito bom também, parece que não inclina tanto quanto antes...em chão batido..as famosas costelinhas não obtive diferença significativa, ainda parece que vai desmontar tudo rsrsrsrs.
Espero melhorar ainda mais com mais 2 upgrades:dance:.

Um será os calços topkits "plus"...e o outro os 4 rancho que comprei, vou instalar um de cada vez para poder verificar a real diferença de cada um e do conjunto depois.

abrass

Instalei os 4 rancho na band e o que posso dizer é que melhorou em 20% o conforto e estabilidade melhorou uns 30%, a frente foi incrível a melhora, ficou muito bom, antes eu já tinha 4 amortecedores a gás da ranger (parece os rancho 9000, pois quando fui retirá-los eles abriram sozinhos, igual aos rancho), mas com os rancho senti a diferença. Ficou muito bom passando por buracos e valetas na cidade, antes, qualquer um destes obstáculos eu tinha que me preparar e ficar esperto para passar por eles e o rumo que a band ia tomar depois de transpor estes obstáculos, agora passo com uma segurança e uma suavidade que antes eu não sentia. A traseira estou deixando na posição nº3, mas ainda estou fazendo testes para ver qual a melhor opção, porém ainda balança bastante com o jipe vazio. (ainda não testei o jipe carregado e nem fora de estrada). Como tenho pneus 33" e jumelos altos, em curvas a band melhorou bastante, obvio que ainda faço as curvas com cautela, mas eu sinto muito mais segurança e consigo até fazer as curvas com maior velocidade, daí os 30% de estabilidade melhorada.

Detalhe que optei por utilizar os rancho 9000 com regulagem apenas na traseira e na frente coloquei rancho 5000 sem regulagem.

Segue anexo fotos dos rancho instalados.

Valeu:concordo:

Ismael Reghin Filho
03/09/2010, 22:27
Pessoal, alguns postaram o seguinte, troquem tudo por novo primeiro.
Pois bem. Mandei trocar todas as molas da band e ao dar uma passada na oficina do seu Clóvis, aqui em Londrina - PR, percebi o quanto estavam gastas as molas da camionete.
Elas chagaram a desgastar, entrando umas nas outras.
Vale lembrar, com o feixe colocado no lugar (antes de desmontar) voce não consegue perceber que estão entrandi umas nas outras.
Então penso o seguinte: ... a maioria das bands são de alguns anos e como alguém falou (não me recordo, mais tá no tópico), sabe-se lá como foi o uso da band antes de voce comprar. A nossa era da fazenda, meu pai mandou fazer um sobre-caixão de madeira para colocar em cima da carroceria, também de madeira. Ficou da altura da cabine e ela entrava na roça de milho e saia cheia aos tubos com milho em espiga, hahaha.....
TROQUEM AS MOLAS PRIMEIRO, depois vão fazendo o resto !!!

minhastrilhas
27/02/2011, 18:58
Fotos dos supiros:

Mourao,

o que são estas placas entre as molas??? servem para ruido? não enrigecem o sistema do feixe?
grato.

guilhermeabreu
27/02/2011, 20:01
Mourao,

o que são estas placas entre as molas??? servem para ruido? não enrigecem o sistema do feixe?
grato.

MINASTRILHAS

Acho que eu fui um dos precursores das FITAS ENTRE AS MOLAS .

Ha 15 anos atras tive uma BAND aço curta 90 espetacular , um luxo só , comprei de um dono só toda acarpetada da cintura para baixo e veludo da cintura para cima ar d.h. de fábrica mas fazia muito barulho das molas qdo descia uma guia e molas batendo nos jumelos .

TROQUEI OS JUMELOS PARA O S JUMELOS DO CAMINHÃO 1313 ou 1113 não me lembro direito .

COLOQUEI UMAS FITAS PLÁSTICAS do feixe de molas do UNO . Comprei 6 jogos destas fitas a R$8,50 cada jogo , hoje deve estar por uns R$20,00 e distribuí nos 4 feixes de mola , minha nossa senhora , minha BAND virou um automóvel , sem ruído nenhum mais de bater de molas e fez ficar bem mais macio o rolar dela .

Agora recentemente outros tem COLOCADO UMAS FITAS DE CHAPA que tb fazem o mesmo efeito das de plástico que eu coloquei .

Vc perguntou se não vai endurecer , PELO CONTRÁRIO vai amaciar mais o conjunto simplesmente pq vc VAI SEPARAR UMA MOLA DA OUTRA DEIXANDO ELAS LIVRES PARA FAZER O SEU TRABALHO , ou seja amortecer os impactos do solo vergando com mais facilidade .

canzilao
27/02/2011, 20:11
Esses dias ouvi de um dono de Toyota que ele trocou as molas da Toy por um jogo da mercedinha 608, que é alguns centimetros maiores que a da Toy, sendo assim necessario reajustar os pontos de apoio, e com isso ela ficou muito macia.
voce ja ouviu ou viu algo a respeito de uma adaptação assim?
Abraços.

guilhermeabreu
27/02/2011, 20:34
Esses dias ouvi de um dono de Toyota que ele trocou as molas da Toy por um jogo da mercedinha 608, que é alguns centimetros maiores que a da Toy, sendo assim necessario reajustar os pontos de apoio, e com isso ela ficou muito macia.
voce ja ouviu ou viu algo a respeito de uma adaptação assim?
Abraços.

CANZILAO

Não entendí direito a sua pergunta .

Vc esta AFIRMANDO que o cara trocou AS MOLAS DA BAND PELAS MOLAS DO 608 ????

Ou o cara trocou os JUMELOS DA BAND pelo do 608 .


Se foi as MOLAS nunca ouví falar ,mas te digo que se trocou as MOLAS as molas do 608 devem serem mais longas e mais grossas , logo teria que ter menos molas no feixe , é bem provável que possa ter ficado mais macio , E PARA ÍSTO TERIA SIM QUE TROCAR A POSIÇÃO DOS JUMELOS ( ponto de apoio ) .

Mas esta resposta tem que aguardar outros opinarem , pq eu nunca ouví falar disto . E olha que aqui em Campos tem muitas BANDS .

canzilao
28/02/2011, 00:01
CANZILAO

Não entendí direito a sua pergunta .

Vc esta AFIRMANDO que o cara trocou AS MOLAS DA BAND PELAS MOLAS DO 608 ????

Ou o cara trocou os JUMELOS DA BAND pelo do 608 .


Se foi as MOLAS nunca ouví falar ,mas te digo que se trocou as MOLAS as molas do 608 devem serem mais longas e mais grossas , logo teria que ter menos molas no feixe , é bem provável que possa ter ficado mais macio , E PARA ÍSTO TERIA SIM QUE TROCAR A POSIÇÃO DOS JUMELOS ( ponto de apoio ) .

Mas esta resposta tem que aguardar outros opinarem , pq eu nunca ouví falar disto . E olha que aqui em Campos tem muitas BANDS .
Guilherme ele me disse que trocou todo o conjunto por um da 608, porem nao me recordo de quantas laminas ele deixou no conjunto, e me disse que fica excelente em termos de maciez, e que o traseiro ele jogou pra dianteira.
Infelizmente essa band fica em uma cidade longe de goiania, mais na primeira oportunidade que eu tiver vou ate ela e faço fotos da adaptação realizada.
Minha duvida é por conta de ainda nao ter feito nada na turbulenta, e o chassi tbm vai ganhar um trato na desmontagem, alias eu nem sei por onde começar primeiro, visto que as partes de latas estao quase todas compradas, e falta o kit de turbo e o trato no chassi.
abração.

guilhermeabreu
28/02/2011, 12:39
Guilherme ele me disse que trocou todo o conjunto por um da 608, porem nao me recordo de quantas laminas ele deixou no conjunto, e me disse que fica excelente em termos de maciez, e que o traseiro ele jogou pra dianteira.
Infelizmente essa band fica em uma cidade longe de goiania, mais na primeira oportunidade que eu tiver vou ate ela e faço fotos da adaptação realizada.
Minha duvida é por conta de ainda nao ter feito nada na turbulenta, e o chassi tbm vai ganhar um trato na desmontagem, alias eu nem sei por onde começar primeiro, visto que as partes de latas estao quase todas compradas, e falta o kit de turbo e o trato no chassi.
abração.

AMIGO CANZILAO

O que fiz e ficou muito bom foi :

JUMELOS DO 1313 ou 1113 + FITAS DO FEIXE DE MOLAS DO UNO 6 jogos distribuídos nos 4 feixes da BAND .

Agora este do 608 se ficou bom e vc ver como foi feito , pode ser tb , mas sugiro de vc achar esta BAND e andar nela , PQ AS VEZES O QUE É BOM PARA O CARA LÁ É RUIM PRA VC . E neste caso vc terá que gastar mais pq as modificações são maiores .

E no meu caso , foi só colocar o JUMELO do caminhão no mesmo local do original e as FITAS .

Agora vc decide .

canzilao
28/02/2011, 22:37
Guilherme vc que é um cara entendido em Band, me tira ai uma duvida que tenho e ainda nao morreu: oque é o jumelo Revolver??
Eu vejo e o conheço pelo desenho, mais e suas vantagens e desvantagens em relação a um jumelo original ou um de 1313 como é no caso da sua viatura??
E pra matar mais uma questão, vou mesmo de troca de jumelos e fitas, pois vai ser mais barato e rapido pra rodar a minha maquina, pois essa demora ja ta me moendo as ideias.

guilhermeabreu
28/02/2011, 23:52
Guilherme vc que é um cara entendido em Band, me tira ai uma duvida que tenho e ainda nao morreu: oque é o jumelo Revolver??
Eu vejo e o conheço pelo desenho, mais e suas vantagens e desvantagens em relação a um jumelo original ou um de 1313 como é no caso da sua viatura??
E pra matar mais uma questão, vou mesmo de troca de jumelos e fitas, pois vai ser mais barato e rapido pra rodar a minha maquina, pois essa demora ja ta me moendo as ideias.

CANZILAO

O JUMELO REVOLVER foi feito para que a BAND ou outro 4x4 qualquer aumentar a abertura da suspensão , pois a articulação deste jumelo ébem maior do que os convencionais .

Eu sugiro em colocar o do caminhão 1313 ou 1113 , não me lembro direito , pela simples razão de achar com facilidade, é garantido o serviço , da pouquíssima manutenção , tem lubrificação com graxeira das buchas que são de bronze e qdo estas buchas gastarem o que demora muito , é só trocá-las , acab definitivamente com as folgas das molas no jumelo assim como acabam definitivamente o barulho de bater de molas , e o ato de jumelar faz com que o molejo fique mais macio , eu sempre irei recomendar este tipoo de jumelo , embora não veja muitos daqui colocarem , mas aqui em Campos , todos que tem BAND qdo querem melhorar o conforto , colcam este jumelo do caminhão .

Só tem um detalhe caso vc opte em colocar este jumelo , vc na frente do lado direito , TEM QUE CORTAR A ORELHA DO JUMELO senão ele irá ficar em cima da numeração do chassi e qdo for fazer a vistoria , terá que retirar o jumelo para poder ver o número do chassi , só ísto . Neste caso a fixação dele será só por baixo , no meu caso eu soldei ele no chassi , usei por 4 anos sem nenhum problema e nunca precisei de trocar as buchas de bronze .

E realmente estas modificações de colocar os jumelos do 1313 e colocar as fitas de plástico ( UNO ) ou de aço ( feitas com chapa recorata da largura da mola ) , é serviço num posto de molas de 01 dia , vc leva a BAND de manhã e pega a tarde .

cristiano
01/03/2011, 06:57
CANZILAO

O JUMELO REVOLVER foi feito para que a BAND ou outro 4x4 qualquer aumentar a abertura da suspensão , pois a articulação deste jumelo ébem maior do que os convencionais .

Eu sugiro em colocar o do caminhão 1313 ou 1113 , não me lembro direito , pela simples razão de achar com facilidade, é garantido o serviço , da pouquíssima manutenção , tem lubrificação com graxeira das buchas que são de bronze e qdo estas buchas gastarem o que demora muito , é só trocá-las , acab definitivamente com as folgas das molas no jumelo assim como acabam definitivamente o barulho de bater de molas , e o ato de jumelar faz com que o molejo fique mais macio , eu sempre irei recomendar este tipoo de jumelo , embora não veja muitos daqui colocarem , mas aqui em Campos , todos que tem BAND qdo querem melhorar o conforto , colcam este jumelo do caminhão .

Só tem um detalhe caso vc opte em colocar este jumelo , vc na frente do lado direito , TEM QUE CORTAR A ORELHA DO JUMELO senão ele irá ficar em cima da numeração do chassi e qdo for fazer a vistoria , terá que retirar o jumelo para poder ver o número do chassi , só ísto . Neste caso a fixação dele será só por baixo , no meu caso eu soldei ele no chassi , usei por 4 anos sem nenhum problema e nunca precisei de trocar as buchas de bronze .

E realmente estas modificações de colocar os jumelos do 1313 e colocar as fitas de plástico ( UNO ) ou de aço ( feitas com chapa recorata da largura da mola ) , é serviço num posto de molas de 01 dia , vc leva a BAND de manhã e pega a tarde .

Olá Guilherme, como vai? Também tenho um Bandeirante que busco incessantemente melhorar o conforto a cada dia.

Eu cheguei a levantar esse serviço de troca dos jumelos pelo do 1313, mas surgiram algumas dúvidas importantes.

- Soldas perto da numeração do chassi podem remeter a adulteração do mesmo, fiquei nessa dúvida na época e acabei não fazendo.

- No feixe dianteiro, somente o suporte do jumelo é deslocado para a frente, é isso? Do outro lado permanece na mesma posição e original?

- No feixe traseiro, o jumelo é deslocado para trás e o suporte permanece no local?

Já vi alguns adaptarem esses jumelos do 1313 somente na traseira exatamente por causa desse problema de soldar perto da numeração do chassi.

Talvez com fotos bem detalhadas da posição dos jumelos na longarina nos ajude a entender a posição exata da instalação, acredito que isso interfira no conforto, mas o moleiro experiente deve saber as posições corretas para não deslocar os diferenciais e nem alterar o trabalho do mesmo.

mourao
01/03/2011, 09:44
Mourao,

o que são estas placas entre as molas??? servem para ruido? não enrigecem o sistema do feixe?
grato.

Cara desculpe a demora em responder; acho que Abreu já disse tudo,estas placas de metal afastam uma mola da outra e assim elas trabalham livres umas das outras,suavizando o sistema ,tem a largura do feixe,a espessura de 6mm(se não me engano) e o comprimento o suficiente para ficarem amparadas pelos grampos que abraçam o feixe de molas.Funciona muito bem,gostei da melhora.
Abraços.

minhastrilhas
02/03/2011, 10:07
Cara desculpe a demora em responder; acho que Abreu já disse tudo,estas placas de metal afastam uma mola da outra e assim elas trabalham livres umas das outras,suavizando o sistema ,tem a largura do feixe,a espessura de 6mm(se não me engano) e o comprimento o suficiente para ficarem amparadas pelos grampos que abraçam o feixe de molas.Funciona muito bem,gostei da melhora.
Abraços.


Mourao,
tudo tranquilo. T;a entendido o esquema.
Na verdade nao sei o que fazer.... amortecedor, top kit, bancos, espaçadores mola... será que vai melhorar mesmo o conforto??????

guilhermeabreu
02/03/2011, 10:33
Olá Guilherme, como vai? Também tenho um Bandeirante que busco incessantemente melhorar o conforto a cada dia.

Eu cheguei a levantar esse serviço de troca dos jumelos pelo do 1313, mas surgiram algumas dúvidas importantes.

- Soldas perto da numeração do chassi podem remeter a adulteração do mesmo, fiquei nessa dúvida na época e acabei não fazendo.

- No feixe dianteiro, somente o suporte do jumelo é deslocado para a frente, é isso? Do outro lado permanece na mesma posição e original?

- No feixe traseiro, o jumelo é deslocado para trás e o suporte permanece no local?

Já vi alguns adaptarem esses jumelos do 1313 somente na traseira exatamente por causa desse problema de soldar perto da numeração do chassi.

Talvez com fotos bem detalhadas da posição dos jumelos na longarina nos ajude a entender a posição exata da instalação, acredito que isso interfira no conforto, mas o moleiro experiente deve saber as posições corretas para não deslocar os diferenciais e nem alterar o trabalho do mesmo.

AMIGO CRISTIANO

VAMOS POR PARTES :

1- Com certeza esta solda que é feita só do lado direito , pq tem que cortar a orelha do jumelo , daí ele só é fixado por baixo , usa parafuso + solda para garantir , NÃO DA SUSPEIÇÃO DE ADULTERAÇÃO , pq o vistoriador irá ver que foi apenas para fixação do JUMELO , pois não será seccionado o chassi , pode ficar tranquilo , no pior das hipóteses , vc vai antes no DETRAN e pergunta se terá problema , tenho certeza que não terá .

2- No feixe dianteiro SÓ SERÁ RETIRADO A FIXAÇÃO DO SUPORTE DO JUMELO ORIGINAL para ser colocado o JUMELO do 1313 no mesmo local , não será deslocado nem para frente e nem para tras pq as molas permanecerão as mesmas .

3- No feixe traseiro , será mesma coisa , SÓ SERÁ RETIRADO O SUPORTE DOS JUMELOS ORIGINAIS para serem fixados os JUMELOS do 1313 , não mexendo nem para frente e nempara tras , pçois as molas permanecerão as mesmas .

guilhermeabreu
02/03/2011, 10:36
Olá Guilherme, como vai? Também tenho um Bandeirante que busco incessantemente melhorar o conforto a cada dia.

Eu cheguei a levantar esse serviço de troca dos jumelos pelo do 1313, mas surgiram algumas dúvidas importantes.

- Soldas perto da numeração do chassi podem remeter a adulteração do mesmo, fiquei nessa dúvida na época e acabei não fazendo.

- No feixe dianteiro, somente o suporte do jumelo é deslocado para a frente, é isso? Do outro lado permanece na mesma posição e original?

- No feixe traseiro, o jumelo é deslocado para trás e o suporte permanece no local?

Já vi alguns adaptarem esses jumelos do 1313 somente na traseira exatamente por causa desse problema de soldar perto da numeração do chassi.

Talvez com fotos bem detalhadas da posição dos jumelos na longarina nos ajude a entender a posição exata da instalação, acredito que isso interfira no conforto, mas o moleiro experiente deve saber as posições corretas para não deslocar os diferenciais e nem alterar o trabalho do mesmo.

AMIGO CRISTIANO

VAMOS POR PARTES :

1- Com certeza esta solda que é feita só do lado direito , pq tem que cortar a orelha do jumelo , daí ele só é fixado por baixo , usa parafuso + solda para garantir , NÃO DA SUSPEIÇÃO DE ADULTERAÇÃO , pq o vistoriador irá ver que foi apenas para fixação do JUMELO , pois não será seccionado o chassi , pode ficar tranquilo , no pior das hipóteses , vc vai antes no DETRAN e pergunta se terá problema , tenho certeza que não terá .

2- No feixe dianteiro SÓ SERÁ RETIRADO A FIXAÇÃO DO SUPORTE DO JUMELO ORIGINAL para ser colocado o JUMELO do 1313 no mesmo local , não será deslocado nem para frente e nem para tras pq as molas permanecerão as mesmas .

3- No feixe traseiro , será mesma coisa , SÓ SERÁ RETIRADO O SUPORTE DOS JUMELOS ORIGINAIS para serem fixados os JUMELOS do 1313 , não mexendo nem para frente e nempara tras , pçois as molas permanecerão as mesmas .

É um serviço extremamente simples para ser feito , ísto sendo feito numa oficina de molas que aqui normalmente existem várias no contorno da cidade na BR101 .

E digo de cadeira que melhora muito os ruídos do bater de molas e o conforto , por faciltar o trabalho das molas fazendo um andar mais macio .

guilhermeabreu
02/03/2011, 10:40
Mourao,
tudo tranquilo. T;a entendido o esquema.
Na verdade nao sei o que fazer.... amortecedor, top kit, bancos, espaçadores mola... será que vai melhorar mesmo o conforto??????

MINASTRILHAS

NÃO SEI O PQ DA SUA DÚVIDA QDO VC DIZ :

" Na verdade nao sei o que fazer.... amortecedor, top kit, bancos, espaçadores mola... será que vai melhorar mesmo o conforto?????? "

Vc fazendo ísto tudo que enumerou COM CERTEZA VC IRÁ MELHORAR O CONFORTO DA SUA BAND , na minha só não fiz o que vc enumerou acima , os TOP KITS que não existiam na época e trocar os amortecedores pelos RANCHO , mas estas coisas SÓ CONTRIBUEM PARA MELHORAR O CONFORTO e não piorar .

VAI FUNDO QUE EU TE GARANTO QUE VC NÃO SE ARREPENDERÁ DO DINHEIRO INVESTIDO .

feitosac
06/03/2011, 00:05
Minhastrilhas,
Como o Guilherme falou, pode fazer voce nao vai se arrepender.
Fiz isto tudo na minha, só nao botei mortecedor Rancho, botei os Turbogás da Ranger.
Não arrependo, de nada, aliás o Guilherme ja andou na minha Band e viu o quanto é macia.
Abraços.

hercilio.neto
28/05/2011, 23:39
Companheiros,

Alguém sabe se é possível utilizar esses calços no feixe da Band?
Isso melhoraria o conforto?

294845

marciorank@gmail.com
30/05/2011, 21:52
nunca vi este tipo de calço, estou querendo mexer na suspençao da minha band que esta impossivel de anda, acho que vou tirar uma mola e vou colocar aqueles separadores entre as molas para diminuir o atrito entre elas, se vc colocar estes calços ai me avise como ficou.


abraço.

mauromosc
01/03/2012, 15:07
Pessoal,

alguém saberia dizer qual amortecedor de ranger seria o mais indicado para a Bandeirante? Eu gostaria de saber o ano certinho para poder comprar e substituir os atuais.

Um abraço,

dudu83
01/03/2012, 18:11
Pessoal,

alguém saberia dizer qual amortecedor de ranger seria o mais indicado para a Bandeirante? Eu gostaria de saber o ano certinho para poder comprar e substituir os atuais.

Um abraço,


o traseiro da ranger qualquer ano serve, mas o da band mesmo acima de 93 ja é dupla açao e custa baratinho...

mauromosc
01/03/2012, 18:27
Dudu,

mas com relação ao conforto, seria a mesma coisa?

dudu83
01/03/2012, 19:43
Dudu,

mas com relação ao conforto, seria a mesma coisa?

acho que sim os que uso na ranger e na band sao da mesma linha "cofap super" a diferença é que os da ranger tem um pouco mais de curso e custao o dobro, aqui na minha regiao nao tem muita opçao de marcas como o da band custa R$75 e fica bom so to usando eles em uma das band uso procomp , sao melhores mas nao jusitifica a diferença de preço....

Carlo Pecca
02/03/2012, 08:55
Pessoal
Para Band/90 qual o amortecedor recomendado, considerando trafegar mais em asfalto puxando um trailer de 700Kg?

Dimasi
02/03/2012, 14:31
No seu caso o original é o mais indicado. Colocar um procomp ou rancho só vai te fazer gastar mais, com resultados modestos. Esses amortecedores são indicados para quem tem a viatura levantada e quer mais curso p trilhas.
Abs

Ronaldo Petri
02/03/2012, 16:30
Pessoal, alguém tem alguma dica sobre como fazer uma inspeção nos amortecedores? A minha CD está com a traseira muito dura, bate seco, as vezes tenho a impressão que os amortecedores estão travados. Sobre a molas, será que vale a pena tirar umas lâminas e deixar igual os jipes já que não vou carregar peso? Já ouvi dizer também que deixar aquelas lâminas curtas com menos tensão (desarquear) melhora também, alguém já fez isso?

dudu83
02/03/2012, 17:36
Pessoal, alguém tem alguma dica sobre como fazer uma inspeção nos amortecedores? A minha CD está com a traseira muito dura, bate seco, as vezes tenho a impressão que os amortecedores estão travados. Sobre a molas, será que vale a pena tirar umas lâminas e deixar igual os jipes já que não vou carregar peso? Já ouvi dizer também que deixar aquelas lâminas curtas com menos tensão (desarquear) melhora também, alguém já fez isso?

é bobagem mexer nas molas, troca os amortecedores a band cd originalmente ja é bem mais macia que o jipe, lembrando que amortecedor se troca no maximo a cada 40.000 km....

rbata
02/03/2012, 17:41
Para quem tem caçamba.... poderia testar colocar alguma carga na traseira normalmente ela fica mais estável... deve quicar menos.... deve ficar mais assentada...sei-lá... não custa nada tentar.

pilotothiago
02/03/2012, 18:12
é bobagem mexer nas molas, troca os amortecedores a band cd originalmente ja é bem mais macia que o jipe, lembrando que amortecedor se troca no maximo a cada 40.000 km....

So esclarecendo uma duvida, pickup que roda mais com a caçamba vazia, se troca os amortecedores com quantos KM rodados + ou - ???

ALVARO ANGELO
02/03/2012, 18:49
Pessoal, alguém tem alguma dica sobre como fazer uma inspeção nos amortecedores? A minha CD está com a traseira muito dura, bate seco, as vezes tenho a impressão que os amortecedores estão travados. Sobre a molas, será que vale a pena tirar umas lâminas e deixar igual os jipes já que não vou carregar peso? Já ouvi dizer também que deixar aquelas lâminas curtas com menos tensão (desarquear) melhora também, alguém já fez isso?

Caro Ronaldo
Duas coisas que já fiz e deu certo para mim. 1) Mandei fazer uma cobertura de fibra de vidro para a caçamba com o dobro da espessura normal (reforçada) para ficar mais pesada atrás (funcionou bem). Antes andava com dois sacos de areia na caçamba. 2) Passei a usar pneus AT na medida de 32 polegadas, sem precisar mexer em nada na suspensão e aí melhorou mais um pouco. Por enquanto é isto, quando tiver tempo vou substituir os bancos originais.
Abr
Alvaro Angelo

Carlo Pecca
02/03/2012, 19:05
No seu caso o original é o mais indicado. Colocar um procomp ou rancho só vai te fazer gastar mais, com resultados modestos. Esses amortecedores são indicados para quem tem a viatura levantada e quer mais curso p trilhas.
Abs
Valeu Dimasi e obrigado pelo dica. Creio que no final desse mês já possa apanhar a minha Ban. lá em Colatina(ES).
Abs

estyvybeykr
02/03/2012, 20:22
Já foi bastante comentado o assunto Suspenção de Band por aqui, e irei colocar novamente minhas conclusões e experiências.

Quando trabalhei no seguimento de transporte urbano(Ônibus) notei que a grande maioria dos veículos são montados sobre o chassi de caminhões, pesquisei a fundo com varios ferreiros (mecânicos especializados em suspenção de buzão) do por que o onibus não ser tão duro como os caminhões.

A explicação é a seguinte, entre cada lamina ou mola existe uma pequena chapa 18 pressas tambem pelo pino central, fazendo com que as laminas tenhão uma flexibilidade melhor, assim não ficam tão duras ao molejo.

Existem tambem quem ao invez das chapas, ultilizam fitas de um tipo de plastico resistente que atuam da mesma forma.


Na minha fiz de chapa e ficou muito melhor, mesmo não tendo trocado os amortecedores ainda.


Estevão

Dimasi
03/03/2012, 14:27
Estevão e Carlo,
A turma do VQQ tá marcando um encontro dia 14 na lagoa. Apareçam por lá para trocar ideias e reforçar o time das bands.
Abs

estyvybeykr
03/03/2012, 15:01
Estevão e Carlo,
A turma do VQQ tá marcando um encontro dia 14 na lagoa. Apareçam por lá para trocar ideias e reforçar o time das bands.
Abs

Fabiano não vou prometer, estou com minha coluna vertebral no bagaço depois de levantar meu estepe.
Tava andado igual aos homens das cavernas kkkkkkkkkkkkk.

Não estou nem dirigindo pra ver se a bagaça volta ao normal, mas se até dia 14 estiver melhor irei fazer o possivel pra estar por lá tambem.


Forte abraço.


Estevão

canzilao
04/03/2012, 14:46
Cara vêio não pode pegar peso assim, vc ta ficando é velho, não é gatinho.

estyvybeykr
04/03/2012, 14:51
Cara vêio não pode pegar peso assim, vc ta ficando é velho, não é gatinho.

Não se preocupa não gatinho que depois dos 40tinhas os outros chegam mais rapido kkkkkkkkkkkkk

Carlo Pecca
04/03/2012, 15:37
[QUOTE=estyvybeykr;1641056]Fabiano não vou prometer, estou com minha coluna vertebral no bagaço depois de levantar meu estepe.
Tava andado igual aos homens das cavernas kkkkkkkkkkkkk.

Fabiano, aonde é o encontro e que horas começa?
Estevão quer carona?

estyvybeykr
04/03/2012, 16:32
[QUOTE=estyvybeykr;1641056]Fabiano não vou prometer, estou com minha coluna vertebral no bagaço depois de levantar meu estepe.
Tava andado igual aos homens das cavernas kkkkkkkkkkkkk.

Fabiano, aonde é o encontro e que horas começa?
Estevão quer carona?


Carlo amigão fica tranquilo, tô tentando de tudo pra não perder esse VQQ,(como se já não tivesse perdido todos os outrosKKKK).

Vamos ver como ficará essa minha recuperação durante a semana, hojé mesmo já consegui sair de casa de zequinha é claro.

Estevão

Dimasi
04/03/2012, 20:43
Até o dia 14 tem tempo para recuperar ou piorar de vez KKKKK
O encontro é as 20:00h no parque dos patins. Geralmente a turma fica no quiosque Arabe.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95142-i-encontro-v-q-q-vai-quem-quer-de-inverno-dos-toyoteiros-do-rio-de-janeiro-92.html
Abs

Carlo Pecca
05/03/2012, 18:25
OK, to nessa!

Francisco Bicalho
06/03/2012, 09:22
Não fariam diferença alguma. Tenho TopKits em minha Band. São excelentes para eliminar ruidos mas não teem nenhum efeito significativo para impactos no sentido de imprimir maior conforto.

JAIME, você não deve lembrar como era antes, mas comparado com os calços originais de borracha os Topkits ajudam muito a tirar a quina dura dos pequenos solavancos. Eles são muito mais macios que a borracha, e naturalmente ajudam a melhorar o conforto. não sei se você tem 1/2" (1) ou 1" (2) peças, mas, em combinação com jumelos em PU, aquelas pastilhas em nylon entre as lâminas das molas e
amortecedores bons, o conforto do Bandeirante melhora significativamente.

Abraço;
Chico

Carlo Pecca
06/03/2012, 22:00
Pessoal esses calços Topkits ainda são vendidos?
Caso Negate, alguém já mandou fazer cópia desses calços em torneiro mecânico?
Por último o material desses calços são de PU?

dudu83
06/03/2012, 23:11
Pessoal esses calços Topkits ainda são vendidos?
Caso Negate, alguém já mandou fazer cópia desses calços em torneiro mecânico?
Por último o material desses calços são de PU?

Os top kits ate onde eu sei nao sao mais vendidos, sao fabricados de neoprene, não é possivel fabrica-los em torno... uso esse material em sistemas de apoio de pontes ainda esse mes entro em contato com meu fornecedor pra estudar a viabilidade da fabricaçao de um apoio parecido com o top kits....

Dimasi
07/03/2012, 09:39
Dudu, se vc conseguir isso, vai ter uma clientela grande.

Carlo Pecca
08/03/2012, 15:44
Blz, vamos aguardar a sua consulta, boa sorte!

rodiney
22/03/2012, 11:33
E ai Dudu, conseguiu alguma coisa?
Tb estou precisando dos calços.
Abc

Arthur.Baja
31/03/2012, 00:15
Pessoal,sou novato de tudo aqui,mas vou tentar contribuir.

Tenho uma band 73..a susp dela sempre bateu um pouco..até q um dia resolvi trocar as buchas do coxim do amortecedor e colocar umas de Poliuretano e não é q melhorou o conforto ? achei q ela ficou super macia e ja nao faz tanto barulho na susp.
Comprei na garra 4x4 segue link.

Bucha do Coxim do Amortecedor - Garra 4X4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Buchas+e+Calcos&produto=Bucha+do+Coxim+do+Amortecedor&dept_id=38&pf_id=BC002)

pauloalberto
31/03/2012, 02:36
Dudu,
Seria tudo de bom se vce conseguisse algo parecido com os topkits......
Coloquei os calços originais(que devem ser de 5 categoria) , que são ums porcarias.....já reapertei umas 2 vezes...daqui a pouco já nao tem mais nada lá....
abs

DeMelo
31/05/2012, 12:52
Cara vêio não pode pegar peso assim, vc ta ficando é velho, não é gatinho.

Canzilao,
Estou começando minha vida nas Bands agora e, pelo que vi do seus posts, vc é de goiânia, verdade? Se for, tem alguma indicação de oficina especializada em Toy em goiânia?

LUCABONA
08/07/2022, 10:20
Como deixar a Toyota Bandeirante mais confortavel e segura? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=v7qw6FSb0qA&t=1s)

Nesse vídeo falamos um pouco sobre como deixar uma Toyota Bandeirante mais confortável e segura para o uso no dia a dia da cidade: dicas, acessórios, itens de segurança, etc. Confere aí e compartilha com aquele seu amigo toyoteiro! // Lista de Itens e Acessórios- Direção Hidráulica- Ar Condicionado- Vidros Elétricos- Freio a Disco- Manta Acústica- Carpete de Borracha- Faróis de Led- Velocímetro Digital- Marcador de Combustível Digital- Bancos de Fiat Punto em Couro original- Snorkel- Jumelos Pickup Comfort- Som mp3 e alto-falante JBL- Bagageiro de teto sob encomenda- Eixo Flutuantes- Pneus Hankook AT- Escadinha para teto#toyotabandeirante (https://www.youtube.com/hashtag/toyotabandeirante) #detoyotaporai (https://www.youtube.com/hashtag/detoyotaporai) #4x4 (https://www.youtube.com/hashtag/4x4) #offroad (https://www.youtube.com/hashtag/offroad) #viagem (https://www.youtube.com/hashtag/viagem) #fj40 (https://www.youtube.com/hashtag/fj40) #toyota (https://www.youtube.com/hashtag/toyota) #toyotabrasil (https://www.youtube.com/hashtag/toyotabrasil) #mundooffroad (https://www.youtube.com/hashtag/mundooffroad)

ALVARO ANGELO
08/07/2022, 12:08
Como deixar a Toyota Bandeirante mais confortavel e segura? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=v7qw6FSb0qA&t=1s)

Nesse vídeo falamos um pouco sobre como deixar uma Toyota Bandeirante mais confortável e segura para o uso no dia a dia da cidade: dicas, acessórios, itens de segurança, etc. Confere aí e compartilha com aquele seu amigo toyoteiro! // Lista de Itens e Acessórios- Direção Hidráulica- Ar Condicionado- Vidros Elétricos- Freio a Disco- Manta Acústica- Carpete de Borracha- Faróis de Led- Velocímetro Digital- Marcador de Combustível Digital- Bancos de Fiat Punto em Couro original- Snorkel- Jumelos Pickup Comfort- Som mp3 e alto-falante JBL- Bagageiro de teto sob encomenda- Eixo Flutuantes- Pneus Hankook AT- Escadinha para teto#toyotabandeirante (https://www.youtube.com/hashtag/toyotabandeirante) #detoyotaporai (https://www.youtube.com/hashtag/detoyotaporai) #4x4 (https://www.youtube.com/hashtag/4x4) #offroad (https://www.youtube.com/hashtag/offroad) #viagem (https://www.youtube.com/hashtag/viagem) #fj40 (https://www.youtube.com/hashtag/fj40) #toyota (https://www.youtube.com/hashtag/toyota) #toyotabrasil (https://www.youtube.com/hashtag/toyotabrasil) #mundooffroad (https://www.youtube.com/hashtag/mundooffroad)



O barulho da movimentação da viatura está atrapalhando bastante.
Alvaro Angrlo

LUCABONA
08/07/2022, 14:09
Obg amigo, concordo. Vamos evoluir nos próximos... só uma obs: não é barulho, é sinfonia... rsrs.. brincadeira.. abs!

ALVARO ANGELO
10/07/2022, 14:53
Obg amigo, concordo. Vamos evoluir nos próximos... só uma obs: não é barulho, é sinfonia... rsrs.. brincadeira.. abs!


Olá
A pergunta agora é: você usa jumelos de 9 ou 13 cms ?
Alvaro Angelo

LUCABONA
12/07/2022, 20:15
Olá
A pergunta agora é: você usa jumelos de 9 ou 13 cms ?
Alvaro Angelo


Fala Álvaro!
9 👊

ALVARO ANGELO
13/07/2022, 07:45
Fala Álvaro!
9 👊


Olá.
Coloquei o de 13 cms, e a viatura passou a inclinar um pouco nas curvas. Vou desfazer.
Alvaro Angelo

CAPT GOTTLIEB
17/07/2022, 19:19
Alvaro, no meu ONÇA coloquei jumelos Confort de 9 cm e não percebi modificação nas curvas, porém meu ONÇA tem barra estabilizadora e isto diminui o "rolling" nas curvas. A grande mudança deste jumelo foi amortecer bem aquelas ondulações nas estradas de terra, principalmente aquilo que chamamos "costela de vaca". Mas este jumelo Confort tem um tamanho bem maior que o original e isso pode prejudicar que faz trilhas mais pesadas e precisa de um vão livre mais elevado.

579386 579387 579388

ALVARO ANGELO
18/07/2022, 10:04
Alvaro, no meu ONÇA coloquei jumelos Confort de 9 cm e não percebi modificação nas curvas, porém meu ONÇA tem barra estabilizadora e isto diminui o "rolling" nas curvas. A grande mudança deste jumelo foi amortecer bem aquelas ondulações nas estradas de terra, principalmente aquilo que chamamos "costela de vaca". Mas este jumelo Confort tem um tamanho bem maior que o original e isso pode prejudicar que faz trilhas mais pesadas e precisa de um vão livre mais elevado.

579386 579387 579388


Olá Capitão.
Tudo bem por aí ?
Acredito que as inclinações nas curvas estão acontecendo por causa da altura dos jumelos (13cms). Além disso estou usando pneus 32 polegadas que também ajudam a band a ficar mais alta. Vou passar para os jumelos de 9 cms.
Estou usando os pneus de 32" porque não precisei de fazer nenhuma alteração na suspensão.
Quanto a barra estabilizadora vou pesquisar o seu uso também na traseira. Não faço trilhas, é só estrada ruim de terra e lama para as fazendas da região.
Abs
Alvaro Angelo